Sunteți pe pagina 1din 5

As formalidades para a execuo da ordem de busca esto elencadas no artigo 245, seus pargrafos e artigos 247 a 250 do Cdigo.

As normas so relativas expedio da ordem, forma de execut-la, especialmente, quanto ao momento, iniciativa, ao contedo e finalidade do mandado, execuo, ao executor, horrio, forma, outra circunscrio, ao termo de enceramento ou auto circunstanciado. Busca domiciliar: A casa do cidado um dos nicos lugares que ele pode dispor de poderes quase irrestritos. A constituio garante a inviolabilidade da casa do indivduo, ningum podendo adentrar nela a no ser nas hipteses j descritas ou com o consentimento do morador. A expresso casa deve abranger: - habitao definitiva ou morada transitria; - casa prpria, alugada ou cedida; - dependncias da casa; - qualquer compartilhamento adotado; - aposento ocupado de habitao coletiva em penses, hotis e casas de pousada; - estabelecimentos comerciais e industriais; - barco, trailler, cabine de trem ou navio e barraca de acampamento; - reas comuns em condomnio vertical ou horizontal. Portanto, h necessidade de ordem escrita de autoridade judiciria para penetrar-se no domiclio, salvo se esta estiver presente (hiptese menos comum) ou se houver consentimento do morador. O mandado judicial deve: - indicar, o mais precisamente possvel, a casa em que ser realizada a diligncia e o nome do respectivo proprietrio ou morador; ou, no caso de busca pessoal, o nome da pessoa que ter que sofre-la ou os sinais que a identifiquem; - mencionar os motivos e os fins da diligncia (No se admite mandado genrico, permitindo devassa na residncia a fim de se apreender qualquer objeto ou documento a critrio da autoridade policial. Tambm no se admite mandado para um nmero indeterminado de residncias, como todas as casas de uma favela, de uma rua inteira ou de uma quadra); - ser subscrito pelo escrivo e assinado pela autoridade que o fizer expedir. - As buscas domiciliares sero realizadas de dia, salvo se o morador consentir que se realizem noite. Busca pessoal: Quando os objetos que devem ser apreendidos so portteis e se encontram em poder de algum que os traga consigo,ou que se supe traz-los, a busca, em vez de ser domiciliar, ser pessoal, procedendo-se mesma por meio da revista Em suma, a busca pessoal feita comumente sem mandado da autoridade, pois, de acordo com o jargo policial, a atitude suspeita a autoriza. Como dispensvel o mandado em caso de suspeita, a exceo tornou-se regra, pois comumente a busca ou revista feita sob tal pretexto, ignorando-se a exigncia de ordem da autoridade. Busca em veculos: A busca em veculo ora pode ser considerada pessoal, ora domiciliar. Depende da utilizao do veculo. Quando o veculo utilizado como casa, h necessidade das cautelas inerentes busca domiciliar. J quando a revista for levada a efeito em veculos, com destinao exclusiva de meio de transporte, as regras a serem observadas so as mesmas da busca pessoal Busca realizada em escritrio de advocacia:

O advogado tem assegurado por lei a inviolabilidade de seu escritrio ou local de trabalho, de seus arquivos e dados, de sua correspondncia e de suas comunicaes, inclusive telefnicas e afins. Considerando que o conceito de casa descrito na CF inclui tambm o escritrio de advocacia, todos os requisitos exigidos para a busca e apreenso domiciliar fazem-se, do mesmo modo, necessrios realizao desta medida em escritrios de advocacia. Assim, devem ser respeitadas todas as garantias constitucionais conferidas inviolabilidade do domiclio. S que, no h dvidas de que essa inviolabilidade no signifique um direito fundamental absoluto. O Cdigo de Processo Penal em seu artigo 243 dispe sobre: no ser permitida a apreenso de documento em poder do defensor do acusado, salvo quando constituir elemento do corpo de delito. Ou seja, s poder ser apreendido o documento em poder do advogado que integrar o corpo de delito da ao criminosa. No podendo ser apreendido quaisquer documentos que no tenham relao com o fato investigado e que no constituam o corpo de delito. Documentos em poder do defensor no podem ser apreendidos. A plenitude de defesa que a Constituio garante, a segurana que o advogado deve oferecer ao cliente para que possa confiar, como convm aos interesses da prpria Justia, so bens, so coisas boas, que preciso proteger e resguardar, ainda que da possa advir algum prejuzo, o qual no ser maior do que o inconveniente de permitir a apreenso dos documentos confiados ao defensor (Helio Tornagui). Mirabete esclarece: a proibio restrita ao documento, no se estendendo a outras coisas como armas, instrumentos ou produtos do crime, etc. Alm disso, a apreenso do documento permitida quando: se trata de elemento de corpo de delito, como, por exemplo, de falsidade documental, de estelionato por meio de contrato etc; Alm disso, conforme esclarece Clademir Missagia, a deciso que determinar a busca em escritrio de advocacia dever esclarecer detidamente o objeto da diligncia, pelo fato de que h limites decorrentes do direito e sigilo profissional. ilegal a deciso que defere uma ordem geral de apreenso. E alm do que, h necessidade de determinao judicial pelo juiz criminal, sem esta, no podendo a polcia varejar o domiclio ou o escritrio profissional do advogado, em nenhuma hiptese e a nenhum pretexto.

Superior Tribunal de Justia HABEAS CORPUS N 149.008 - PR (2009/0190819-0) HABEAS CORPUS . INQURITO POLICIAL. POSSIBILIDADE DE, EM TESE, REALIZAR-SE BUSCA E APREENSO EM ESCRITRIO DE ADVOCACIA. MEDIDA QUE, TODAVIA, NO PODE SER UTILIZADA COMO INCIO DAS INVESTIGAES POLICIAIS. ILEGALIDADE. ORDEM PARCIALMENTE CONCEDIDA, TO-SOMENTE PARA DECLARAR IMPRESTVEIS OS ELEMENTOS COLHIDOS NA BUSCA E APREENSO REALIZADA, SEM PREJUZO DE QUE SE INSTAURE O DEVIDO INQURITO POLICIAL E, SE FOR O CASO, PROCEDA-SE AO INDICIAMENTO DO PACIENTE, BEM COMO SEJAM TOMADAS TODAS AS MEDIDAS LEGAIS CABVEIS. 1. Os escritrios de advocacia, como tambm os de outros profissionais, no so impenetrveis investigao de crimes. 2. Contudo, trata-se de evidente excesso a instaurao de investigaes ou Aes Penais com base apenas em elementos recolhidos durante a execuo de medidas judiciais cautelares, relativamente a investigados que no eram, inicialmente, objeto da ao policial. 3. Se a autoridade policial tem os elementos de suspeita, deve instaurar o devido Inqurito Policial; mas autorizar ou homologar a posteriori provas colhidas durante medida de busca e apreenso, se cria uma enorme insegurana para a sociedade.

4. Ordem parcialmente concedida, to-somente para declarar imprestveis os elementos de prova colhidos na busca e apreenso realizada, sem prejuzo que se instaure o devido Inqurito Policial e, se for o caso, proceda-se ao indiciamento do paciente, bem como sejam tomadas todas as medidas legais cabveis..

Superior Tribunal de Justia RECURSO EM MANDADO DE SEGURANA N 19.244 - RJ (2004/0163776-7) CRIMINAL. RMS. CRIMES CONTRA AS RELAES DE CONSUMO, A ORDEM TRIBUTRIA, A F PBLICA, CURRUPO ATIVA E PASSIVA E EXPLORAO DE PRESTGIO. BUSCA E APREENSO DE DOCUMENTOS DETERMINADA POR AUTORIDADE JUDICIAL, NO ESCRITRIO DE ADVOCACIA QUE ATENDE OS INVESTIGADOS. ILEGALIDADE DA DECISO. INVIOLABILIDADE DO ESCRITRIO DE ADVOCACIA. IMPOSSIBILIDADE DO EXAME DAS QUESTES. DILIGNCIA CUMPRIDA SEM PRVIA COMUNICAO OAB SECCIONAL. POSSIBILIDADE. RECURSO DESPROVIDO. I. Hiptese na qual foi determinada diligncia de busca e apreenso no escritrio de advocacia ora recorrente, de diversos documentos indicados como relacionados com investigao da Polcia Federal, na qual se apura a existncia de organizao criminosa voltada prtica de crimes contra as relaes de consumo, a ordem tributria, a f pblica, corrupo ativa e passiva e explorao de prestgio. II. A ausncia da deciso que determinou a busca e apreenso torna invivel a anlise de sua eventual ilegalidade. III.A falta de juntada da deciso monocrtica torna inexeqvel, tambm, a anlise dos argumentos relativos ilegalidade da apreenso por ferir o sigilo da profisso do advogado e em razo do fato de os documentos apreendidos no constiturem corpo de delito. IV. Institucionalizado como meio constitucional de defesa a direito lquido e certo ameaado por autoridade pblica, o mandado de segurana exige, para ser concedido, que se apresente prova pr-consituda da ilegalidade do ato que se pretende esconstituir, do abuso da autoridade e da violao ou ameaa ao direito lquido e certo. V. A celeridade do rito, pois, incompatvel com o eventual exame detalhado do contexto ftico-probatrio dos autos, que aqui se faria necessrio para avaliar a retensa ilegalidade da deciso monocrtica que determinou a busca e apreenso. VI. Se a busca e apreenso a ser realizada em escritrio de advocacia - for determinada por autoridade judicial, desnecessria a prvia comunicao ordem dos Advogados, tendo em vista que o Supremo Tribunal Federal suspendeu a eficcia da expresso "e acompanhada de representante da OAB" , constante do art. 7, inciso II, da Lei n. 8.906/94. VII.Precedentes do STF e do STJ. VIII. Autos que revelam que no caso, apesar de a Ordem dos Advogados no ter sido previamente comunicada da diligncia, a busca e apreenso foi acompanhada por advogado designado por aquela entidade, aps a requisio da autoridade policial condutora da ao. Inexistente, pois, qualquer ilegalidade. IX.Recurso desprovido.

Jurisprudncia favorvel e contraria quanto busca realizada em quarto de hotel no tocante a necessidade de ordem judicial.
PROVA PENAL - BANIMENTO CONSTITUCIONAL DAS PROVAS ILCITAS (CF, ART. 5, LVI)- ILICITUDE (ORIGINRIA E POR DERIVAO) - INADMISSIBILDADE - BUSCA E APREENSO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS REALIZADA, SEM MANDADO JUDICIAL, EM QUARTO DE HOTEL AINDA OCUPADO IMPOSSIBLIDADE - QUALIFICAO JURDICA DESSE ESPAO PRIVADO (QUARTO DE HOTEL, DESDE QUE OCUPADO) COMO "CASA", PARA EFEITO DA TUTELA CONSTITUCIONAL DA INVIOLABILIDADE DOMICILIAR - GARANTIA QUE TRADUZ LIMITAO CONSTITUCIONAL AO PODER DO ESTADO EM TEMA DE PERSECUO PENAL, MESMO EM SUA FASE PR-PROCESSUAL - CONCEITO

DE "CASA" PARA EFEITO DA PROTEO CONSTITUCIONAL (CF, ART. 5, XI E CP, ART. 150, 4, II)- AMPLITUDE DESSA NOO CONCEITUAL, QUE TAMBM COMPREENDE OS APOSENTOS DE HABITAO COLETIVA (COMO, POR EXEMPLO, OS QUARTOS DE HOTEL, PENSO, MOTEL E HOSPEDARIA, DESDE QUE OCUPADOS): NECESSIDADE, EM TAL HIPTESE, DE MANDADO JUDICIAL (CF, ART. 5, XI). IMPOSSIBILIDADE DE UTILIZAO, PELO MINISTRIO PBLICO, DE PROVA OBTIDA COM TRANSGRESSO GARANTIA DA INVIOLABILIDADE DOMICILIAR - PROVA ILCITA - INIDONEIDADE JURDICA RECURSO ORDINRIO PROVIDO. BUSCA E APREENSO EM APOSENTOS OCUPADOS DE HABITAO COLETIVA (COMO QUARTOS DE HOTEL) SUBSUNO DESSE ESPAO PRIVADO, DESDE QUE OCUPADO, AO CONCEITO DE "CASA" - CONSEQENTE NECESSIDADE, EM TAL HIPTESE, DE MANDADO JUDICIAL, RESSALVADAS AS EXCEES PREVISTAS NO PRPRIO TEXTO CONSTITUCIONAL . - Para os fins da proteo jurdica a que se refere o art. 5, XI, da Constituio da Repblica, o conceito normativo de "casa" revela-se abrangente e, por estender-se a qualquer aposento de habitao coletiva, desde que ocupado (CP, art. 150, 4, II), compreende, observada essa especfica limitao espacial, os quartos de hotel. Doutrina. Precedentes . - Sem que ocorra qualquer das situaes excepcionais taxativamente previstas no texto constitucional (art. 5, XI), nenhum agente pblico poder, contra a vontade de quem de direito ("invito domino"), ingressar, durante o dia, sem mandado judicial, em aposento ocupado de habitao coletiva, sob pena de a prova resultante dessa diligncia de busca e apreenso reputar-se inadmissvel, porque impregnada de ilicitude originria. Doutrina. Precedentes (STF). ILICITUDE DA PROVA INADMISSIBILIDADE DE SUA PRODUO EM JUZO (OU PERANTE QUALQUER INSTNCIA DE PODER) - INIDONEIDADE JURDICA DA PROVA RESULTANTE DA TRANSGRESSO ESTATAL AO REGIME CONSTITUCIONAL DOS DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS . - A ao persecutria do Estado, qualquer que seja a instncia de poder perante a qual se instaure, para revestir-se de legitimidade, no pode apoiar-se em elementos probatrios ilicitamente obtidos, sob pena de ofensa garantia constitucional do "due process of law", que tem, no dogma da inadmissibilidade das provas ilcitas, uma de suas mais expressivas projees concretizadoras no plano do nosso sistema de direito positivo . - A Constituio da Repblica, em norma revestida de contedo vedatrio (CF, art. 5, LVI), desautoriza, por incompatvel com os postulados que regem uma sociedade fundada em bases democrticas (CF, art. 1), qualquer prova cuja obteno, pelo Poder Pblico, derive de transgresso a clusulas de ordem constitucional, repelindo, por isso mesmo, quaisquer elementos probatrios que resultem de violao do direito material (ou, at mesmo, do direito processual), no prevalecendo, em conseqncia, no ordenamento normativo brasileiro, em matria de atividade probatria, a frmula autoritria do "male captum, bene retentum". Doutrina. Precedentes. A QUESTO DA DOUTRINA DOS FRUTOS DA RVORE ENVENENADA ("FRUITS OF THE POISONOUS TREE"): A QUESTO DA ILICITUDE POR DERIVAO . - Ningum pode ser investigado, denunciado ou condenado com base, unicamente, em provas ilcitas, quer se trate de ilicitude originria, quer se cuide de ilicitude por derivao. Qualquer novo dado probatrio, ainda que produzido, de modo vlido, em momento subseqente, no pode apoiar-se, no pode ter fundamento causal nem derivar de prova comprometida pela mcula da ilicitude originria . - A excluso da prova originariamente ilcita - ou daquela afetada pelo vcio da ilicitude por derivao - representa um dos meios mais expressivos destinados a conferir efetividade garantia do "due process of law" e a tornar mais intensa, pelo banimento da prova ilicitamente obtida, a tutela constitucional que preserva os direitos e prerrogativas que assistem a qualquer acusado em sede processual penal. Doutrina. Precedentes . - A doutrina da ilicitude por derivao (teoria dos "frutos da rvore envenenada") repudia, por constitucionalmente inadmissveis, os meios probatrios, que, no obstante produzidos, validamente, em momento ulterior, acham-se afetados, no entanto, pelo vcio (gravssimo) da ilicitude originria, que a eles se transmite, contaminando-os, por efeito de repercusso causal. Hiptese em que os novos dados probatrios somente foram conhecidos, pelo Poder Pblico, em razo de anterior

transgresso praticada, originariamente, pelos agentes da persecuo penal, que desrespeitaram a garantia constitucional da inviolabilidade domiciliar . - Revelam-se inadmissveis, desse modo, em decorrncia da ilicitude por derivao, os elementos probatrios a que os rgos da persecuo penal somente tiveram acesso em razo da prova originariamente ilcita, obtida como resultado da transgresso, por agentes estatais, de direitos e garantias constitucionais e legais, cuja eficcia condicionante, no plano do ordenamento positivo brasileiro, traduz significativa limitao de ordem jurdica ao poder do Estado em face dos cidados . - Se, no entanto, o rgo da persecuo penal demonstrar que obteve, legitimamente, novos elementos de informao a partir de uma fonte autnoma de prova - que no guarde qualquer relao de dependncia nem decorra da prova originariamente ilcita, com esta no mantendo vinculao causal -, tais dados probatrios revelar-se-o plenamente admissveis, porque no contaminados pela mcula da ilicitude originria

S-ar putea să vă placă și