Sunteți pe pagina 1din 12

MORFOLOGIA CLASSES DE PALAVRAS

A gramtica portuguesa divide as palavras do idioma em dez classes. Dentre as dez, h duas que podemos chamar de bsicas ou nucleares: o substantivo e o verbo. Com apenas essas duas classes de palavras podem-se construir frases, tais como: Acidentes acontecem. (substantivo + verbo) Barulho incomoda. (substantivo + verbo)

1. SUBSTANTIVO Pertencem a essa classe todas as palavras que designam os seres em geral, as entidades reais ou imaginveis. Exemplos: mesa, lua, luz, fada, centauro, iluso, tristeza. 2. VERBO Pertencem a essa classe as palavras que designam aes, processos que ocorrem com os seres em geral. Exemplos: brilhar, correr, padecer, sorrir, pr, ter.

OS SATLITES DOS SUBSTANTIVOS 3. ADJETIVO Classe de palavras que servem para indicar as qualidades, as propriedades do substantivo. Exemplos: poroso leve giz branco frgil comprido (substantivo + adjetivos)

LOCUO ADJETIVA Trata-se de uma expresso formada de preposio mais substantivo, qualificadora de outro substantivo. Exemplos: de madeira de tijolo casa sem porta com varanda de praia (substantivo + locues adjetivas)

4. NUMERAL Classe que, em princpio, serve para indicar a quantidade dos substantivos, quantos so eles (um, dois, dez, o triplo, o qudruplo, um tero, um quinto). O numeral ordinal indica em que posio se localiza certo substantivo numa escala de nmeros dispostos em srie (dcimo, trigsimo, centsimo).

5. ARTIGO Classe que serve, basicamente, para indicar se o substantivo concebido como algo j definido e conhecido previamente, ou como algo indefinido e ainda no nomeado. Exemplos: I) Era uma vez um cordeiro e um lobo que bebiam gua beira de um crrego. II) Ento, o lobo disse para o cordeiro: Por que est voc sujando o crrego em que estou bebendo? Como se v, os artigos indefinidos (um) no trecho I servem para indicar que os substantivos cordeiro, lobo e crrego no haviam ainda sido citados, tratando-se, pois, de entidades indefinidas. No trecho II, os artigos definidos (o) indicam que os trs substantivos j so dados como conhecidos por terem sido anteriormente mencionados. Observao No interior da frase, a sequncia formada pelo substantivo e seus satlites chamada de grupo nominal. Exemplo: Os dois principais pilotos do Brasil abandonaram a corrida. (grupo nominal)

O SATLITE DO VERBO

6. ADVRBIO Como o prprio nome indica, pertencem a essa classe as palavras que se associam ao verbo para indicar as vrias circunstncias que envolvem a ao. Exemplos: suavemente ontem A aeronave pousou aqui longe (verbo + advrbios)

LOCUO ADVERBIAL Trata-se de uma expresso formada de preposio mais substantivo, modificadora do verbo. Exemplos: com suavidade por acaso A aeronave pousou sem atraso no deserto (verbo + locues adverbiais)

Observao O advrbio pode tambm ser associado: ao adjetivo Ayrton Senna era um piloto muito arrojado (substantivo + advrbio + adjetivo) a outro advrbio A notcia chegou muito cedo. (verbo + advrbio + advrbio)

7. PRONOME uma classe de palavras que serve para indicar uma das trs pessoas do discurso ou situar alguma coisa em relao a essas trs pessoas. Por conveno, considera-se:

1 pessoa: a que fala; 2 pessoa: aquela com quem se fala; 3 pessoa: aquela de quem se fala. PRONOME ADJETIVO Vem sempre associado a um substantivo da frase. Exemplo: Chegou a sua encomenda (pronome adjetivo + substantivo)

PRONOME SUBSTANTIVO Vem sempre num lugar que prprio de substantivo. Exemplo: Chegou notcia sobre o governador (substantivo) Ele no quis dar entrevistas (pronome substantivo)

CONECTIVOS Duas classes de palavras possuem a funo de conectar elementos da frase: a preposio e a conjuno.

8. PREPOSIO Classe de palavras que serve para estabelecer conexo entre uma palavra e outra. Exemplo: Um homem de chapu me olhou com desconfiana. (preposio) As preposies mais usuais so: a, ante, aps, at com, contra de, desde em, entre para, perante, por sem, sob, sobre.

9. CONJUNO Classe de palavras que estabelece conexo entre uma orao e outra. Exemplo: S me declararam que o tempo estava bom.(conjuno)

10. INTERJEIO Pertencem a essa classe palavras invariveis que exprimem, de maneira inarticulada (impossvel de segmentar), sentimentos e reaes de natureza emocional. Exemplos: Ah! Oh! Al! Ol!

EXERCCIOS

Texto para a questo 1 O trecho que segue uma estrofe do famoso poema de Manuel Bandeira Vou-me embora pra Pasrgada: Vou-me embora pra Pasrgada Aqui eu no sou feliz L a existncia uma aventura De tal modo inconsequente Que Joana a Louca de Espanha Rainha e falsa demente Vem a ser contraparente Da nora que nunca tive 01) Se, em vez de Rainha e falsa demente, o poeta tivesse escrito Rainha falsa e demente, seria correto dizer que: a) nessa nova verso, falsa e demente podem ser interpretadas como palavras pertencentes mesma classe morfolgica? Resposta:

b) falsa continua com o mesmo sentido? Resposta:

02) Observe as duas frases seguintes: (1) O presidente do Partido Nacionalista Revolucionrio Brasileiro (PNRB) disse que concorda com ideias de Hitler, mas no nazista.

(2) O presidente do Partido Nacionalista Revolucionrio Brasileiro (PNRB) disse que concorda com as ideias de Hitler, mas no nazista. Lendo-as com ateno, voc vai notar que uma delas contm uma contradio, outra no.Em qual delas h contradio? Explique por qu. Resposta: Questes 03 a 07 Levando em conta que os adjetivos se referem ao substantivo e concordam com ele; que os advrbios se referem ao verbo, ao adjetivo ou ao prprio advrbio e so invariveis, assinale: A) se a palavra destacada tem funo adjetiva; B) se a palavra destacada tem funo adverbial. 03) ( 04) ( 05) ( 06) ( 07) ( ) Dinheiro no importante; agora, muito dinheiro diferente. (Bernard Shaw). ) Pobre s come galinha quando um dos dois est doente. (Provrbio popular) ) Os ladres e traficantes bem-sucedidos nunca agem ss. ) Meia ma estava podre. ) A ma estava meio podre.

08) Observe o trecho que segue, extrado de uma publicidade da Philips veiculada na revista Veja (6/9/95, p.14): Embora sejamos conhecidos por fazer as melhores coisas, daqui por diante queremos ser conhecidos tambm por fazer as coisas melhor. 09) Explique a diferena de sentido entre estas duas passagens: a) fazer as melhores coisas. b) fazer as coisas melhor Resposta:

10) Os pronomes, na sua funo de indicar as pessoas do discurso, constituem uma opo para que se evitem repeties enfadonhas entre frases. O fragmento que segue contm vrias repeties. Reescreva-o evitando-as por meio do uso de pronomes.

Narciso, personagem da mitologia grega, foi amado pela ninfa Eco. Eco(1), no tendo conseguido conquistar Narciso(2), morreu de dor. Narciso(3), pelo ocorrido acima, foi condenado por Vnus a apaixonar-se pela imagem de Narciso(4), refletida nas guas serenas de um lago. Cado em loucura por no conseguir atingir o espectro de Narciso(5), entrou em delrio, at que os deuses transformassem Narciso(6) numa flor. A flor(7) recebeu o nome de Narciso(8).

Resposta:

11) As preposies, graas sua funo de subordinar uma palavra (ou grupo de palavras) a outra, funcionam como um importante indicador das conexes entre os termos da frase. Observem-se os enunciados que seguem: I. a) Os soldados cuidam dos prisioneiros. b) Dos prisioneiros cuidam os soldados. II. a) Os soldados vigiam os prisioneiros. b) Os prisioneiros vigiam os soldados. Como se v, em I a inverso dos termos no acarretou alteraode sentido; em II, a mudana de posio acarretou alterao de sentido. A partir da funo da preposio, explique essa diferena. Resposta:

12) A revista ISTO publica regularmente a seco Polmica, que confronta duas opinies sobre um tema atual, indicado por uma pergunta. Na edio de 13/12/95, a pergunta Os juros devem ficar altos? era respondida pelo economista Cludio Contador e pelo empresrio Moreira Ferreira. A julgar pelas passagens que transcrevemos a seguir, os dois debatedores entenderam a pergunta de maneiras diferentes, levados pelo duplo sentido do verbo dever:

a) Reescreva a pergunta tal como foi entendida por Cludio Contador. b) Reescreva a pergunta tal como foi entendida por Moreira Ferreira. c) possvel que os dois debatedores estejam simultaneamente certos em suas respostas? Se voc acredita nesta possibilidade, resuma o debate em uma nica frmula que rena as duas opinies, sem contradio. Resposta:

Texto para a questo 13 Pobre brasileiro estuda menos que o africano Os brasileiros que esto entre os 40% mais pobres, frequentam menos anos de escola do que a populao do mesmo extrato social em pases como Gana e Tanznia cujo PIB per capita , em mdia, trs vezes inferior ao do Brasil. A concluso est em relatrio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). (Folha de S. Paulo, 17.07.98, pg. 1.1)

13) A palavra pobre, primariamente, um adjetivo. Nesse contexto, porm, est funcionando como substantivo. A mesma anlise vlida para a palavra africano no mesmo trecho? Resposta:

As questes 14 e 15 fazem referncia ao seguinte texto: A um poeta Longe do estril turbilho da rua, Beneditino, escreve! No aconchego Do claustro, na pacincia e no sossego, Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua! Mas que na forma se disfarce o emprego Do esforo; e a trama viva se construa De tal modo, que a imagem fique nua Rica mas sbria, como um templo grego. No se mostre na fbrica o suplcio Do mestre. E, natural, o efeito agrade, Sem lembrar os andaimes do edifcio: Porque a Beleza, gmea da Verdade, Arte pura, inimiga do artifcio, a fora e a graa na simplicidade.

14) Identifique as classes das palavras retiradas do texto, relacionando a primeira coluna segunda:

(... ) longe (... ) turbilho (... ) do claustro (....) no sossego (....) sua (....) emprego (... ) viva (... ) sem

( 1 ) adjetivo ( 2 ) substantivo ( 3 ) verbo ( 4 ) pronome ( 5 ) advrbio ( 6 ) conjuno ( 7 ) preposio ( 8 ) locuo adjetiva ( 9 ) locuo adverbial (10) locuo substantiva

A sequncia correta obtida : a) 1 - 5 - 9 - 9 - 4 - 3 - 3 - 5 b) 5 - 2 - 8 - 9 - 3 - 2 - 1 - 7 c) 5 - 1 - 10 - 8 - 4 - 3 - 1 - 6 d) 7 - 2 - 8 - 10 - 3 - 2 - 3 - 7 e) 9 - 5 - 9 - 8 - 4 - 3 - 1 6

15) Explique a diferena de sentido entre as duas frases abaixo: Os alunos inteligentes foram bem na prova. Os alunos, inteligentes, foram bem na prova.

Antes de responder s questes de n 16 a 18, leia atentamente o texto abaixo: O LEO A menina conduz-me diante do leo, esquecido por um circo de passagem. No est preso, velho e doente, em gradil de ferro. Foi solto no gramado e a tela fina de arame escarmento ao rei dos animais. No mais que um caco de leo: as pernas reumticas, a juba emaranhada e sem brilho. Os olhos globulosos fecham-se cansados, sobre o focinho, contei nove ou dez moscas, que ele no tinha nimo de espantar. Das grandes narinas escorriam gotas e pensei, por um momento, que fossem lgrimas. Observei em volta: somos todos adultos, sem contar a menina. Apenas para ns o leo conserva o seu antigo prestigio - as crianas esto em redor dos macaquinhos. Um dos presentes explica que o bicho tem as pernas entrevadas, a vida inteira na minscula jaula. Derreado, no pode sustentar-se em p. Chega-se um pi e, desafiando com olhar selvagem o leo, atira-lhe um punhado de cascas de amendoim.

O rei sopra pelas narinas, ainda um leo: faz estremecer a grama a seus ps. Um de ns protesta que deviam servir-lhe a carne em pedacinhos. - Ele no tem dente ? - Tem sim, no v ? No tem forade morder. Continua o moleque a jogar amendoim na cara devastada do leo. Ele nos olha e um brilho de compreenso nos faz baixar a cabea: conhecido o travo amargoso da derrota. Est velho, artrtico, no se agenta das pernas, mas um leo. De repente, sacudindo a juba, pe-se a mastigar o capim. Ora, leo come verde ! Lanalhe o guri uma pedra: acertou no olho lacrimoso e doeu. O leo abriu a bocarra de dentes amarelos, no era um bocejo. Entre caretas de dor, elevou-se aos poucos nas pernas tortas, sem sair do lugar, ficou de p. Escancarou penosamente os beios moles e negros, ouviu-se a rouca buzina de fordeco antigo. Por um instante o rugido manteve suspensos os macaquinhos e fez bater mais de pressa o corao da menina. O leo soltou seis ou sete urros. Exausto, deixou-se cair de lado e fechou os olhos para sempre 16) Assinale a opo em que as locues apresentadas desempenham respectivamente a funo de adjetivo e de advrbio: a) de compreenso - de repente. b) de ferra - dos animais . c) dos macaquinhos - de dentes. d) dez moscas - por um momento. e) no olho - da menina. 17) Nos trechos: "A menina conduz-me diante do..." "... sobre o focinho contei nove ou dez moscas," ":.. a juba emaranhada e sem brilho." Sob o ponto de vista gramatical, os termos sublinhados so, respectivamente: a) locuo adverbial - locuo adverbial - locuo adverbial. b) locuo conjuntiva - locuo adjetiva - locuo adverbial. c). locuo adjetiva - locuo adverbial - locuo verbal. d) locuo prepositiva - locuo adverbial - locuo adjetiva. e) locuo adverbial - locuo prepositiva - locuo adjetiva.

18) Na frase: "Derreado, no pode sustentar-se em p." o adjetivo estabelece com a orao uma relao de: a) causa e efeito. b) consequncia e incluso.

c) efeito e concesso. d) concesso e oposio. e) condio e proporo

S-ar putea să vă placă și