Sunteți pe pagina 1din 15

A formao continuada e o desenvolvimento profissional dos professores de Geografia da rede municipal de Concrdia SC

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins1

Resumo: Considerando a importncia da formao continuada como um espao imprescindvel para o aprimoramento do exerccio da docncia e desenvolvimento das potencialidades profissionais, o presente texto se prope fazer um recorte sobre o tema apresentando uma atividade realizada no ano de 2009, que faz parte de um programa de formao continuada realizado com professores de Geografia da rede municipal de Concrdia SC. Partindo de estudos tericos e metodolgicos realizado desde 2007, os professores organizaram uma proposta de trabalho para as aulas de Geografia para ser desenvolvido durante o ano letivo. Com o objetivo de socializar esses projetos, apresentamos as atividades realizadas pelas professoras Silvane Cantelli Espao urbano e espao rural, realizado com uma turma de 6 srie; e Marisa Richard - gua: a importncia de no poluir os recursos hdricos, desenvolvido com alunos de 7 e 8 sries.

Importncia da formao continuada

As transformaes ocorridas na sociedade provocaram mudanas no pensamento cientfico que repercutiram na educao como um todo. A eficincia dos mtodos e os
1

Professora responsvel pela formao continuada dos professores de Geografia da rede municipal de Concrdia - SC.

fundamentos tericos so questionados, levando necessidade de rever prticas que caracterizam o dia a dia dos professores, os quais precisam estar sempre atentos a questes do mundo contemporneo e compreenso da dinmica que envolve o espao geogrfico. Alm de uma slida formao inicial, preciso que o professor tenha uma formao permanente, que contribua para o seu desenvolvimento profissional e seja integrada com sua prtica. Para Hypolito:
A modernidade exige mudana, adaptaes, atualizaes e aperfeioamento. Quem no se atualiza fica para trs [...] a concepo moderna de educador exige um slida formao cientfica, tcnica e poltica, viabilizadora de uma prtica pedaggica crtica e consciente da necessidade de mudanas na sociedade brasileira. (2004, p. 01).

Ser professor numa sociedade globalizada significa muito mais que transmisso de contedo. necessrio construir habilidades e competncias para atuar num mundo recheado de tecnologias, privilegiando prticas transformadoras e fazendo da escola um espao de resistncia excluso e seletividade. O autntico professor acredita no homem que est no aluno, a quem busca conferir o imenso privilgio de acreditar em si, desde a segurana afetiva at as capacidades adquiridas (Marques, 1995, p. 155). O compromisso profissional de um educador a aprendizagem dos educandos, contudo, para isso ele precisa adequar os conhecimentos recebidos na universidade para serem trabalhados em sala de aula, considerando a faixa etria, as expectativas e o contexto onde esto inseridos os sujeitos. Veiga Neto (1994) esclarece:
Aquilo que se ensina nas escolas no nem o saber acadmico nem mesmo uma simplificao desse saber, mas uma forma muito particular de conhecimento a que se denomina saber escolar, o qual se origina do saber acadmico que, num complicado processo de transposio didtica, foi transformado, adaptado e recontextualizado para depois se ensinado. (p.40).

Como vemos, o modelo de escola existente tem deixado muito a desejar em razo da viso homognea e padronizada dos contedos e prticas desenvolvidos no seu dia a dia, assumindo uma viso monocultural da educao. Isso se expressa em diferentes manifestaes de mal-estar, em tenses e conflitos denunciados tento por educadores (as) como por estudantes (Veiga Neto, 1994, p. 160). Falar do papel da escola hoje implica destacar as mudanas da sociedade ligadas s transformaes e os avanos tecnolgicos, cientficos e nos meios de comunicao que

influenciaram no mercado de trabalho, impulsionando o processo de qualificao profissional. Essa nova realidade exige que a escola repense seu papel e sua organizao. Segundo Libneo, a escola tem funes nucleares que devem ser mantidas, porm outras precisam ser revistas:
Precisa rever os processos, os mtodos, as formas de educar, ensinar e aprender. Para que isso acontea, preciso que os professores compreendam que a escola no mais a nica agncia de transmisso do saber. Na verdade, ela nunca deteve sozinha esse papel, mas hoje fundamental que os educadores percebem que a educao ocorre em muitos lugares. (2007, p. 25).

Saviani (2003) considera que a escola uma instituio que tem como papel a socializao do saber sistematizado e que existe para
propiciar a aquisio dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (cincia), bem como o prprio acesso aos rudimentos deste saber. As atividades da escola bsica devem organizar-se a partir dessa questo. Se chamarmos isso de currculo, poderemos ento afirmar que a partir do saber sistematizado que se estrutura o currculo da escola elementar. Ora, o saber sistematizado, a cultura erudita, uma cultura letrada. Da que a primeira exigncia para o acesso a esse tipo de saber seja aprender a ler e escrever. Alm disso, preciso conhecer tambm a linguagem dos nmeros, a linguagem da natureza e a linguagem da sociedade. Est a o contedo fundamental da escola elementar: ler, escrever, contar, os rudimentos das cincias naturais e das cincias sociais (histria e geografia humanas). (p. 15).

preciso destacar que a atuao do professor transcende os limites da sala de aula ou da escola, superando uma viso reducionista de que apenas uma questo de cumprir as tarefas ou realizar os cursos previstos pela instituio.
Supe que cada docente possa analisar o sentido poltico, cultural e econmico que a escola cumpre, como este sentido condiciona a forma pela qual as coisas ocorrem no ensino e o modo de assimilar a prpria funo, e como se introjetaram os padres ideolgicos sob os quais se sustenta tal estrutura educacional. (Contreras, 2002, p. 156-157).

Nessa perspectiva, o desafio de um curso de formao de professores de geografia o de formar um profissional que seja capaz de assumir os desafios de atuar na educao bsica de forma autnoma e tica, contribuindo no processo de aprendizagem dos seus educandos. Uma formao crtica e aberta possibilidade da discusso sobre o papel da Geografia na formao geral dos cidados, sobre as diferentes concepes da cincia geogrfica, sobre o papel pedaggico da Geografia escolar. (Cavalcanti, 2002, p. 21). A formao continuada de professores deve ser concebida como um processo dinmico, que oferea elementos tericos e metodolgicos para o desenvolvimento profissional. Deve possibilitar espaos para que os professores possam refletir sobre sua prtica docente, de modo a permitir que examinem suas teorias implcitas, seus esquemas de funcionamento, suas atitudes, etc, realizando um processo constante de auto-avaliao que oriente seu trabalho (Imbernn, 2001, p, 49). A proposta de um programa de formao continuada deve se apoiar em princpios e pressupostos que valorizem o professor como sujeito que tem uma prtica, tem experincias e saberes e precisa buscar o seu desenvolvimento pessoal e profissional para atender s necessidades educativas impostas pela sociedade do conhecimento. De acordo com Alarco (2003, p. 100), a formao o processo dinmico por meio do qual, ao longo do tempo, um profissional vai adequando sua formao s exigncias de sua atividade profissional. Para Mizukami (2002), o processo de formao de professores deve ser entendido como um continuum, ou seja, um processo de desenvolvimento para toda vida. Essa concepo amplia a noo de formao continuada, que deixa de ser considerada como um espao de cursos espordicos e passa a ser reconhecida como o estabelecimento de um fio condutor que v produzindo os sentidos e explicitando os significados ao longo de toda vida do professor, garantindo ao mesmo tempo, os nexos entre a formao inicial, a continuada e as experincias vividas (p.207). Candau (2008, p. 54) afirma que a formao continuada no pode se concebida como um processo de acumulao (de cursos, palestras, seminrios, de conhecimentos ou de tcnicas), mas, sim, como um trabalho que contribua para a reflexividade crtica sobre as prticas e tenha como referncia fundamental o saber docente, o reconhecimento e valorizao do saber docente. Nessa perspectiva, a formao continuada busca novos caminhos de desenvolvimento, deixando de ser compreendida com base no modelo clssico que 4

preconiza a reciclagem dos professores, e passando a tratar dos problemas educacionais a partir de uma perspectiva que possibilite um trabalho de reflexo sobre as prticas pedaggicas e uma permanente construo da identidade profissional. Essa uma ao que precisa estar associada e partilhada com o coletivo no interior da escola. Fullan e Hargreaves (2000) consideram que essa uma ao que tem, ao mesmo tempo, uma responsabilidade individual e coletiva.
Responsabilidade individual significa que toda a ao gera conseqncias que o ator, eventualmente, enfrentar (Naisbitt; Aberdene, 1990, p. 298). Toda a pessoa responsvel pelo que faz, embora no isoladamente: Os indivduos buscam a comunidade; os que evitam a responsabilidade costumam se esconder no coletivo. (p. 28)

De acordo com Marques (2000), os cursos de formao inicial e de formao continuada tm de ter como pressuposto bsico a construo da identidade do educador. Este processo acontece no

jogo das relaes sociais no contexto da sociedade ampla diversificada, em que se correlacionam a diviso social do trabalho e a distribuio social do conhecimento, especificandose responsabilidades e comprometimentos. Torna-se imprescindvel ao coletivo da profisso saber como o inteiro sistema das determinaes sociais o atravessa e, reciprocamente, como ele, coletivo, atua sobre os dinamismos sociais. Competelhe entender-se, ele mesmo, sobre qual a especificidade de sua proposta poltica de insero ativa no todo das relaes sociais e no todo das relaes especficas dos saberes a partir de que e com que trabalha. (p. 61).

Para Imbernn (2001), a formao docente tem de estar pautada numa abordagem que privilegie o professor como sujeito do processo de ensino, que construa sua prtica num contnuo processo de reflexo sobre a atividade de ensinar, com condies de enfrentar diferentes situaes no seu cotidiano de trabalho; uma formao que promova a autonomia profissional, para que o professor seja capaz de produzir conhecimentos, articular teoria e prtica, interagir com seus pares, estar atento s transformaes e s necessidades de seus alunos.

Em uma sociedade democrtica fundamental formar o professor na mudana e para a mudana por meio do desenvolvimento de capacidades reflexivas em grupo, e abrir caminho para uma verdadeira autonomia profissional compartilhada j que a profisso docente precisa o conhecimento como o contexto. (p. 18).

preciso compreender a formao continuada como um processo abrangente, que oferea elementos tericos e metodolgicos ao professor para que ele possa melhorar a qualificao e a prtica pedaggica. No se trata de capacitar tecnicamente o professor, mas de possibilitar espaos de participao, reflexo e formao para que os professores aprendam a se adaptarem para poder conviver com a mudana e com a incerteza (Imbernn, p. 18). Cavalcanti (2002) salienta que para enfrentar os desafios postos atualmente na educao escolar o professor de Geografia tem de ter uma formao profissional consistente, aberta possibilidade de discusso sobre o papel da educao, em suas vrias dimenses, para a construo da sociedade e para a definio do papel da Geografia na formao geral do cidado (p. 112). Ainda segundo Cavalcanti:
O exerccio competente e compromissado do magistrio exige, realmente, uma constante formao terico-reflexiva, voltada para o exerccio da interdependncia entre ao e reflexo em sua prtica de ensino. H vrios entendimentos dessa proposta de formao, alguns valorizando o conhecimento prtico, outros buscando uma articulao mais efetiva entre teoria e prtica no processo de formao e na atuao docente. O professor crticoreflexivo, no meu entender, aquele profissional que tem competncia para pensar sua prtica com qualidade, crtica e autonomia, tendo como base referenciais tericos. (p. 112).

importante destacar que a formao continuada, numa perspectiva reflexiva, deve estimular o professor a refletir sobre novas formas de ensinar e assumir o compromisso de renovar-se, de buscar o conhecimento, de pesquisar e transformar a sua prtica , que deve estar iluminada pela teoria.

O saber e o fazer da prtica pedaggica na sala de aula

Considerando a formao continuada como um importante espao de mudana e aprendizagem do professor e condio indispensvel para o desenvolvimento de uma educao de qualidade, este artigo apresenta uma etapa do projeto de formao continuada da rede municipal de Concrdia/SC, que realizamos no ano de 2009. O projeto em questo, desenvolvido desde 2007, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educao do municpio de Concrdia/SC com o objetivo de formao dos professores de Geografia da rede municipal. Possibilita a discusso de subsdios tericos e metodolgicos que conduzem melhoria da prtica docente e contribui para que os professores possam enfrentar os desafios do cotidiano e singularidades das aes educativas. A metodologia de trabalho compreende encontros peridicos, desde o ano de 2007, com os professores de Geografia, cuja programao inclui debate terico e oficinas pedaggicas. Desde o incio do projeto houve a preocupao de que as atividades propostas expressassem a necessidade dos professores, que buscam na formao continuada um espao para socializar suas experincias, relatar seus problemas de sala de aula e melhorar a prtica pedaggica. O ponto de partida deste trabalho foi o estudo da organizao curricular da Geografia em todos os anos do ensino fundamental. Aps esta etapa, procuramos planejar os encontros de forma dinmica, utilizando as avaliaes e sugestes feitas pelo grupo de professores. No ano de 2009, a proposta de formao foi realizada em duas etapas. Na primeira, realizada no ms de maio, os professores organizaram um projeto para ser desenvolvido com seus alunos nas aulas de Geografia. Cada professor podia organizar uma proposta de trabalho numa determinada turma, de acordo com a realidade da sua escola e o seu planejamento para o ano letivo, e, aps, socializ-la com os demais ao final do encontro. No retorno as suas escolas, os professores colocaram em prtica com seus alunos o que foi planejado e apresentaram a experincia aos colegas na segunda etapa da formao, que aconteceu no ms de setembro. Salientamos que o grupo formado por quinze professoras, mas neste texto apresentamos o projeto desenvolvido por duas professoras. 7

A professora Silvane Cantelli organizou um projeto que teve como ttulo Espao urbano e espao rural, trabalho que foi realizado com alunos de uma turma de 6 srie da Escola Bsica Municipal Giuseppe Sette e que teve como objetivo diferenciar o espao urbano do rural, destacando a importncia econmica de cada um destes espaos para uma determinada regio. Os trabalhos em sala de aula iniciaram com a organizao de um painel com recortes de gravuras que representavam os dois espaos, o rural e o urbano (Figura 1). Aps a organizao do painel procedeu-se a um debate sobre as caractersticas de cada um dos espaos, momento em que os alunos puderam expor suas ideias e sanar dvidas. Foi questionado sobre a importncia de cada espao, a relao estabelecida entre eles e a possibilidade de o espao urbano existir sem o rural. Durante o debate, os alunos relataram fatos ocorridos com eles, tanto no espao rural como no urbano. Foi essa uma oportunidade de ouvir muitas histrias interessantes envolvendo a vida e a famlia dos alunos. Figura 1-

Dando prosseguimento atividade, os alunos, individualmente ou em dupla, tiveram de elaborar um texto envolvendo o espao urbano e o espao rural. O texto deveria conter as informaes do painel e do debate proposto em sala de aula. Os alunos no 8

tiveram dificuldades para elaborar o texto, pois o tema tinha sido debatido exaustivamente em aula. Aps a elaborao do texto, a turma foi levada ao laboratrio de informtica para reproduo no projetor multimdia da histria do Chico Bento A vida na roa diferente, que descreve a histria de um primo do Chico Bento que vai passar uns dias em sua casa na zona rural e se depara com uma realidade diferente da que conhece na cidade, um espao urbano. Ele acaba sofrendo, pois est acostumado com as modernidades da vida na cidade. Foi dado espao aos alunos para que opinassem sobre a histria e as diferenas existentes entre a vida na zona rural e na zona urbana. Foi destacada a questo dos alimentos que so consumidos na zona urbana e na zona rural. Aps esta anlise, foi solicitado que cada aluno produzisse sua prpria histria em quadrinhos. Na figura 2 apresentamos a histria de um aluno da turma. Figura 2

Aps essas atividades, procedeu-se a leitura de um texto que abordava informaes sobre o espao urbano e o espao rural, com posteriores comentrios e algumas atividades. Para encerrar os trabalhos foi solicitado que os alunos, em duplas, reproduzissem em uma

cartolina uma imagem sobre o espao urbano e sobre o espao rural (Figura 3). Eles poderiam escolher um espao s ou reproduzir ambos no mesmo cartaz, os quais foram expostos na escola.

Figura 3 -

Com a anlise dos trabalhos apresentados pelos alunos da professora Silvane, percebe-se a riqueza de detalhes e o esmero demonstrado na realizao das atividades propostas. Isso evidencia que, quando o professor faz uma opo metodolgica que compreende estratgias para estimular a criatividade e o envolvimento dos alunos com o que proposto em sala de aula, o retorno pode ser percebido na qualidade dos trabalhos apresentados. Com certeza, a professora conseguiu atingir seus objetivos de entendimento dos conceitos de espao rural e espao urbano e permitiu aos seus alunos demonstrarem suas habilidades com o desenho, que serve como aliado ao ensino da Geografia. O projeto desenvolvido pela professora Marisa Richard teve como ttulo gua: a importncia de no poluir os recursos hdricos, foi realizado com as turmas de 7 e 8 sries das escolas Municipal Naes e Municipal Waldemar Pfeiffer e teve como objetivo desenvolver aes concretas sobre o uso racional dos recursos hdricos, conscientizando os alunos e seus familiares sobra a importncia do sair do discurso e partir para a prtica 10

A atividade foi iniciada com o estudo dos mapas dos recursos hdricos de Concrdia, Santa Catarina (bacias hidrogrficas), e do aqfero Guarani. Aps essa tarefa, foi realizada uma visita ao rio dos Queimados que nasce no interior de Concrdia e atravessa toda a rea urbana da cidade, passa por comunidades da zona rural do municpio e desgua no lago da barragem de It. Durante a caminhada, os alunos observaram a mata ciliar e o lixo depositado s margens. Foi analisada a qualidade da gua em trs pontos diferentes do rio: na nascente, na altura do Parque de Exposies Atlio Francisco Xavier Fontana, (nestes dois locais a gua praticamente limpa) e na altura onde a Sadia tem suas lagoas (nas quais faz o tratamento do esgoto e despeja a gua resultante no rio dos Queimados). Neste ltimo ponto, a gua apresentava nveis de contaminao superiores aos esperados para que fosse incorporada ao rio dos Queimados, alm do odor muito desagradvel (Figura 4). Figura 4

Visitou-se a Indstria de Artefatos de Cimento Concrdia (IACC), que capta gua das chuvas para o uso na sua produo e na limpeza de caminhes e da prpria empresa. A quantidade de gua que pode ser armazenada em vrias caixas de 25000 litros suficiente para oitenta a noventa dias de produo, ou seja, a empresa praticamente no necessita de gua da rede pblica ou de poo artesiano. Esta empresa tambm tem a preocupao muito grande com os resduos de suas obras, os quais so levados para um galpo de triagem, onde tudo separado e reutilizado ou vendido para empresas de reciclveis (Figura 5).

11

No decorrer do desenvolvimento desta atividade, os alunos tambm pesquisaram temticas como polticas publicas e gerenciamento dos recursos hdricos; Agncia Nacional das guas, a legislao e as normativas sobre o uso da gua e sobre o aqfero Guarani. Aps a pesquisa, organizaram apresentaes com imagens, histrias em quadrinhos e teatro, que tambm envolveram a visita ao rio dos Queimados e IACC. Os alunos foram divididos em grupos, e apresentaram o resultado dos seus trabalhos para os alunos e para a comunidade escolar. (Figura 5). Figura 5

Tambm possvel perceber o envolvimento dos alunos da professora Marisa com o projeto proposto para ser desenvolvido nas aulas de Geografia. Pode-se destacar nesta atividade a sada de campo como uma estratgia metodolgica muito rica para aprendizagem da Geografia, o que permite aos alunos construir elos de ligao entre o que aprendem na teoria (na sala de aula) e o que eles vivenciam no meio visitado. Desse modo,

12

a Geografia deixa de ser simplesmente uma disciplina descritiva ou mera enumerao de dados de determinado lugar e contribui para a prtica da pesquisa e da anlise, estimulando a iniciativa e a atividade intelectual dos alunos.

Consideraes finais As reflexes aqui apresentadas, que resultaram de uma atividade realizada por professores de Geografia que fazem parte de um programa de formao continuada, indicam-nos que o processo de desenvolvimento profissional docente pode avanar se houver o envolvimento dos professores em projetos que possam promover a aprendizagem dos alunos com prticas prazerosas nas aulas de Geografia. Ao reconhecer e valorizar a prtica dos professores, este projeto possibilitou uma concepo de formao continuada que trouxe a prtica como elemento de anlise e reflexo, descartando uma formao essencialmente terica, que muitas vezes contribui para a falta de interesse e de envolvimento dos professores. Assim, o cotidiano da sala de aula, os problemas e dificuldades do dia a dia passaram a ser eixos de organizao da formao continuada. preciso destacar que nenhum programa de formao consegue dar conta de promover a melhoria da qualidade do ensino sem o envolvimento dos professores e o compromisso de repensar suas prticas. impossvel que o desenvolvimento profissional se efetive sem que o professor esteja de posse de um instrumental terico e metodolgico que possibilite enfrentar os desafios impostos pela educao nos dias de hoje. Nesse sentido, buscamos com este projeto promover espaos para que os professores pudessem refletir, debater sobre suas condies de trabalho, sobre a natureza do saber-fazer docente, sobre o papel da Geografia na formao dos seus alunos. Acreditamos que uma proposta de formao continuada com esta abordagem pode contribuir para reduzir a distncia entre o discurso acadmico e a realidade da escola e promover o desenvolvimento profissional dos professores.

13

Referncias bibliogrficas
ALARCO, Isabel. Formao continuada como instrumento de profissionalizao do magistrio de Ilma Passos Alencastro. 3. ed. Campinas: Papirus, 2003. CANDAU, V. M. (Org.). Magistrio: construo cotidiana. 6. ed. Petrpolis, RJ:Editora Vozes, 2008. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e prticas de ensino. Goinia: Alternativa, 2002. FULLAN, M. & HARGREAVES, A . A escola como organizao aprendente. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. HYPLITO, Dineia. (2004) Repensando a formao continuada.

http://www.conteudoescola.com.br acesso 20/10/2009. IMBERNN, Francisco. Formao docente e profissional: formar-se para a mudana e para a incerteza. So Paulo: Cortez, 2001. (Coleo Questes da nossa poca, 77). LIBNEO, J. C. A escola com que sonhamos aquela que assegura a todos a formao cultural e cientfica para vida pessoal, profissional e cidad. In: COSTA, Marisa Vorrober (Org.) A escola tem futuro? Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. P. 23-50. MARQUES, M. O. Escola, aprendizagem e docncia: imaginrio social e intencionalidade poltica. In: VEIGA, I. P. A. (Org). Projeto poltico-pedaggico da escola: uma construo possvel. Campinas. SP: Papirus, 1995. P. 143-156. MARQUES, M. O. A formao do profissional da educao. Iju: Uniju, 2000. MIZUKAMI, M.G. N.; REALI, A. M. Formao de professores: prtica pedaggica e escola. So Carlos: EdFSCar, 2002.

14

SAVIANI, D. Pedagogia histrico-crtica: primeiras aproximaes. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. VEIGA-NETO, A. J. Interdisciplinaridade: uma moda que est de volta? Porto Alegre: SMED, 1994.

15

S-ar putea să vă placă și