Sunteți pe pagina 1din 12

500

Questes comentadas Informtica para concursos

Para sobreviver no futuro, voc deve tornar-se um viciado em novidades

500
Questes comentadas Informtica para concursos

Demo do e-book

Para adquirir o e-book 500 Questes comentadas de Informtica para concursos acesse o site:

www.odiferencialconcursos.com.br

SUMRIO
APRESENTAO....................................................................................3 HARDWARE, SOFTWARE E BACKUP...................................................4 SISTEMA OPERACIONAL E GERENCIAMENTO DE ARQUIVOS......42 EDITOR DE TEXTO...............................................................................87 PLANILHA............................................................................................135 INTERNET, INTRANET E SEGURANA NA REDE..........................181 CORREIO ELETRNICO...................................................................225 RESPOSTAS......................................................................................248 BIBLIOGRAFIA...................................................................................390

Para sobreviver no futuro, voc deve tornar-se um viciado em novidades

500
Questes comentadas Informtica para concursos

APRESENTAO
O e-book de questes comentadas de informtica objetiva atingir os candidatos a concursos pblicos, meta visada por grande parte da populao brasileira. Isto por que esses empregos oferecem excelentes salrios e estabilidade financeira a quem os busca, promovendo, assim, a sua realizao pessoal. Aqui sero encontradas mais de 500 questes de informtica com as respectivas respostas comentadas, facilitando a rpida absoro dos contedos, bem como a memorizao dos mesmos. Esse e-book teve uma elaborao voltada para os princpios didticos a fim de proporcionar ao estudante dessa disciplina bastantes conhecimentos, facilitando, dessa forma, a sua aprovao em concurso. Acreditando que esse e-book far diferena em sua busca pela aspirada aprovao, subscrevo-me desejando-lhe sucesso!

Wilma G. Freitas

Para sobreviver no futuro, voc deve tornar-se um viciado em novidades

500
Questes comentadas Informtica para concursos

QUESTES

1. A parte de um disco fsico que funciona como se fosse um disco fisicamente separado denomina-se: a) Trilha. b) Setor. c) Partio. d) Cilindro. e) Seo.

2. Marque V, se a assertiva for VERDADEIRA e F, se for FALSA: Para o funcionamento adequado do computador, a quantidade de memria RAM a ser instalada deve ser dimensionada em funo do tipo de operaes/processamento que ele dever executar. O contedo armazenado na memria RAM perdido quando o computador desligado. ( ) VERDADEIRA ( ) FALSA

3. Analise as seguintes afirmaes relativas a conceitos bsicos de hardware e software. I. O BIOS Basic Input / Output System (sistema bsico de entrada e sada) a primeira camada de software do sistema, responsvel por dar a partida no micro. O BIOS fica armazenado em um chip na placa me. II. Um drive um conjunto de rotinas que permitem ao sistema operacional acessar um dado perifrico. O drive funciona como uma espcie de tradutor entre o dispositivo e o sistema operacional. Um buffer uma pequena rea de memria rpida usada para melhorar a velocidade de acesso a um determinado dispositivo. Podem ser encontrado em HDs gravadores de CD e outros dispositivos. Os barramentos podem ser divididos em seriais e paralelos. Os barramentos seriais transmitem dados atravs de uma srie de fios de forma serial, onde 8 bits (um byte) trafegam de cada vez.
Para sobreviver no futuro, voc deve tornar-se um viciado em novidades

III.

IV.

500
Questes comentadas Informtica para concursos

Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) b) c) d) e) I e II. II e III. III e IV. I e III. II e IV.

4. A figura acima mostra parte de uma janela do Windows Explorer, executado em um computador cujo sistema operacional o Windows XP. Com base nessa figura, julgue o item a seguir, relativo ao Windows Explorer e ao Windows XP. Se a lixeira no estiver vazia, para esvazi-la, suficiente clicar com o boto direito do mouse sobre e, na lista que aparece em decorrncia dessa ao, clicar em Esvaziar Lixeira, realizando as confirmaes necessrias. ( ) FALSO ( ) VERDADEIRO
Para sobreviver no futuro, voc deve tornar-se um viciado em novidades

500
Questes comentadas Informtica para concursos

5. Com relao ao Windows XP, assinale a opo correta: a) Ao se aplicar um clique duplo sobre o cone correspondente Lixeira do Windows XP, realizada a operao de esvaziamento da lixeira, ou seja, os itens armazenados na lixeira so apagados. b) Por meio de recurso do Painel de Controle, possvel ajustar a velocidade do clique duplo do mouse. c) O aplicativo Windows Media Player permite a execuo de arquivos digitais de vdeo, mas no de arquivos de udio. d) Ao se clicar o boto Iniciar, exibida uma lista com diversas opes, entre as quais a opo Minhas Imagens, que, quando clicada, faz com que inicie o aplicativo Windows Media Player. e) A barra de tarefas do Windows XP posicionada na parte inferior da tela, no sendo possvel, nessa verso do Windows, colocar essa barra em outra posio da tela.

6. Para que um documento Word tenha um cabealho diferente na primeira pgina, em relao s demais, deve-se assinalar a caixa de seleo correspondente na: a) Opo Cabealho e rodap, no menu Exibir. b) Aba Margens, em Configurar pgina, no menu Arquivo. c) Aba Editar, em Opes, no menu Ferramentas. d) Aba Layout, em configurar pgina, no menu Arquivo. e) Opo Cabealho e rodap, no menu Formatar.

7. No que se refere aos produtos do pacote MS Office 2003, considere: I. No MS Word 2003, ao salvar um documento atravs da opo Salvar como..., pode-se escolher extenses do tipo .doc, .rtf, .htm, .dot e outras, o que permitir que outras verses do Word e at mesmo outros processadores de texto possam utiliz-lo. II. Por tratar-se de um aplicativo de planilha eletrnica, no qual o essencial o tratamento da relao entre suas linhas e colunas, o MS Excel 2003, ao contrrio do MS Word, so conta com o recurso de verificao de ortografia, em seu menu Ferramentas. No Power Point 2003, apesar dos slides utilizarem o esquema, de cores do slide mestre, slides individuais podem ter seus prprios esquemas de cores, pois nem todos precisam seguir o slide mestre.

III.

Para sobreviver no futuro, voc deve tornar-se um viciado em novidades

500
Questes comentadas Informtica para concursos

correto o que consta apenas em: a) b) c) d) e) I II III I e III II e III

8. No Microsoft Excel 2003, verso em Portugus, configurao original, a) Pode-se atribuir nomes nicos a clulas ou intervalos; a nica restrio que este nome no pode ser utilizado para referenciar a clula em uma frmula. b) Quando em uma clula na qual deveria aparecer um nmero aparece # # # # #, significa que houve um erro no clculo do nmero referido. c) Se digitarmos a frmula =SOMA(A1:A3), teremos o aparecimento de um valor de erro do tipo #NOME? d) Um valor de erro #N/D ocorre quando um valor se encontra disponvel para uma funo ou frmula. e) Endereos relativos so endereos de clulas em relao planilha onde foram definidos, e endereos absolutos so endereos de clulas em relao pasta de trabalho onde foram definidos.

9. Observe a seguinte janela do Internet Explorer:

Ela disponibilizada quando acionado o menu: a) Editar. b) Arquivo. c) Favoritos. d) Exibir. e) Ajuda

Para sobreviver no futuro, voc deve tornar-se um viciado em novidades

500
Questes comentadas Informtica para concursos

10. O campo Cco... no envio de uma mensagem de correio eletrnico usando o Microsoft Outlook serve para: a) Fornecer os endereos das pessoas que devem receber a mensagem. A mensagem ser enviada com a solicitao de confirmao de leitura. b) Fornecer os endereos das pessoas que devem receber a mensagem, mas cujos endereos devem ficar ocultos para os destinatrios da mensagem. c) Definir a prioridade no envio da mensagem. d) Acrescentar o endereo do destinatrio ao catlogo de endereos. e) Fornecer os endereos das pessoas que devem receber a mensagem. A mensagem ser enviada sem o endereo do remetente.

Para sobreviver no futuro, voc deve tornar-se um viciado em novidades

500
Questes comentadas Informtica para concursos

RESPOSTAS 1. Resposta: C
Comentrios: Partio Atravs do sistema operacional ou de programas especficos (como o fdisk, por exemplo), possvel criar parties em um HD. Para que um HD seja utilizado, necessrio que tenha pelo menos uma partio. Cada uma tratada como uma unidade independente pelo sistema operacional.

2. Resposta: V
Comentrios: RAM (Random Access Memory - Memria de Acesso Randmico) a memria onde so armazenados dados e programas que esto sendo utilizados pela CPU. uma memria voltil, o seu contedo alterado dinamicamente e destrudo quando se desliga o computador. O processador gasta o mesmo tempo para acessar qualquer posio de memria na RAM.

3. Resposta: D
Comentrios: I. Correta BIOS, em computao, a sigla Basic Input / Output System (Sistema Bsico de Entrada/Sada) que por vezes , erroneamente, descrito como sendo Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Bsico Integrado). O BIOS o primeiro programa executado pelo computador ao ser ligado. Sua funo primria preparar a mquina para que o sistema operacional, que pode estar armazenado em diversos tipos de dispositivos (discos rgidos, disquetes, CDs, etc.), possa ser executado. II. Incorreta Um drive um equipamento de leitura/gravao de discos, como drive de disquete e drive de CD-ROM ou DVD. A afirmativa faz referncia a driver (condutor, motorista) que geralmente designa o software correspondente. III. Correta Em cincia da computao, buffer uma regio de memria temporria utilizada para escrita e leitura de dados. Os dados podem ser originados de dispositivos (ou processos) externos ou internos ao sistema. Os buffers podem ser implementados em software (mais usado) ou hardware. Normalmente so utilizados quando existe uma diferena entre a taxa em que os dados so recebidos e a taxa em que eles podem
Para sobreviver no futuro, voc deve tornar-se um viciado em novidades

500
Questes comentadas Informtica para concursos

ser processados, ou no caso em que essas taxas so variveis. IV. Incorreta Nos barramentos seriais, a transferncia de um bit de cada vez, em sries. Normalmente so usadas em joystick, mouses, cmeras. Nos paralelos, a transferncia de vrios bits de uma vez, sendo usados em impressoras, scanners e unidade de HD.

4. Resposta: V
Comentrios: Ao se clicar o boto direito do mouse sobre cone da Lixeira, uma das opes disponveis Esvaziar Lixeira, que excluir definitivamente os arquivos que l estiverem.

5. Resposta: B
Comentrios: Boto Iniciar > Painel de controle > Mouse. Dentro da janela escolher a opo velocidade do clique duplo do mouse no controle deslizante.

6. Resposta: D
Comentrios: Na aba Layout da janela Configurar pgina (menu Arquivo), pode-se marcar a opo Diferente na primeira pgina, na rea destinada s definies de cabealho e rodap, para que o cabealho da primeira pgina seja diferente do das demais.

7. Resposta: D
Comentrios: I. (certa) Na janela Salvar Como, o usurio pode escolher o formato para o salvar arquivo, atravs do campo Salvar como tipo, o que permitir que o arquivo seja aberto por outros aplicativos, entre os quais: DOC. arquivo padro do word RTF - arquivo padro do wordpad (Ritch Text Format). TXT - arquivo do bloco de notas HTM - arquivo padro da Internet DOT arquivo modelo do word II. (errada) No Excel est disponvel o recurso de verificao de ortografia, do mesmo modo que no Word. Este recurso est disponvel no menu Ferramentas, atravs da tecla de Funo 7 (F7)

Para sobreviver no futuro, voc deve tornar-se um viciado em novidades

500
Questes comentadas Informtica para concursos

ou da ferramenta . III. (certa) O slide mestre define o padro dos slides de uma apresentao, mas, em qualquer ponto de uma apresentao, possvel utilizar configuraes diferentes para um slide, constituindo uma exceo.

8. Resposta: C
Comentrios: A funo que executa a soma SOMA, e no SOM. A digitao errada da sintaxe da frmula gera um erro do tipo #NOME?

9. Resposta: E
Comentrios: O menu ajuda fica disponvel durante toda a navegao pela internet, fornece um arquivo com o contedo de ajuda, dicas alm de um suporte on-line para esclarecimento de dvidas e envio de sugestes.

10. Resposta: B
Comentrios: Cco (Bcc blind carbon copy) fornecer os endereos das pessoas que devem receber a mensagem, mas cujos endereos devem ficar ocultos para os demais destinatrios.

Para sobreviver no futuro, voc deve tornar-se um viciado em novidades

500
Questes comentadas Informtica para concursos

BIBLIOGRAFIA
Sites http://www.clubedohardware.com.br/ http://www.guiadohardware.net/ http://www.baboo.com.br/ http://www.microsoft.com/pt/br/default.aspx MARULA, Marcelo e BENINI FILHO, Pio Armando. Informtica: Conceitos e Aplicaes. 1 Ed. Editora rica, 2005 Dicionrio http://www.clubedohardware.com.br/dicionario/ http://www.guiadohardware.net/termos/ SAWAYA, Mrcia Regina. Dicionrio de Informtica & Internet.1 Ed. Editora Nobel Sistema Operacional http://www.clubedohardware.com.br/pagina/windows http://www.baboo.com.br/page.asp?p=windows ANTONIO, Joo. Informtica para concursos: Teoria e questes. 3 Ed. rev.. e ampliada - Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2006. Hardware http://www.clubedohardware.com.br/pagina/armazenamento http://www.clubedohardware.com.br/pagina/placasmae http://www.clubedohardware.com.br/pagina/processadores http://www.gdhpress.com.br/hardware/ http://www.guiadohardware.net/artigos/ http://www.intel.com/ Internet http://www.clubedohardware.com.br/pagina/redes

Demo do e-book
Para adquirir o e-book 500 Questes comentadas de Informtica para Concursos acesse o site:

www.odiferencialconcursos.com.br
Para sobreviver no futuro, voc deve tornar-se um viciado em novidades

S-ar putea să vă placă și