Sunteți pe pagina 1din 7

1 Prncipios Constitucionais do Processo. 1.

1 -Introduo:
Os Princpios normas gerais ou generalssimas, condensadas em valores ideolgicos como os ideais de justia, valores sociais, legitimidade trazendo harmonia ao sistema. Nesse norte, Celso Antnio Bandeira de Mello afirma: so, por definio, mandamentos nucleares de um sistema, verdadeiros alicerces dele, e ainda disposies fundamentais que se irradiam sobre diferentes normas, compondo-lhes o esprito e servindo de critrio para a sua exata compreenso e inteligncia, exatamente por definirem a lgica e a racionalidade do sistema normativo, no que lhe confere a tnica e lhe d sentido harmnico Dessa forma, os princpios ao se identificar com valores sociais inseridos em regras jurdicas tm a sua aplicao e eficcia imediata e direta, cabendo ao intrprete no caso concreto conciliar e utilizar as ferramentas jurdicas como a hierarquia e ponderao de valores. A Constituio Federal de 1988 enumera em seu art. 5 que tem como ttulo Dos Direitos e Garantias Fundamentais os princpios constitucionais do processo, os quais resultam da limitao das polticas do Estado como tambm os limites resultantes do regime federativo. Dentre os princpios constitucionais do processo elencados no rol do art. 5 sero analisados os de maior relevncia: o princpio do contraditrio e da ampla defesa, princpio da isonomia, do devido processo legal, do juiz natural, da proibio da prova ilcita, do duplo grau de jurisdio e da publicidade dos atos processuais, publicidade.

1.2 -Princpio do Contraditrio e da Ampla Defesa:


Tambm conhecido como Princpio da Bilateralidade da Audincia garantia basilar da Justia e a regra essencial do processo significando poder deduzir ao em juzo, alegar e provar fatos constitutivos de seu direito. o que a Constituio Federal em seu art. 5, inciso LV expe: Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. O contraditrio significa o direito informao (citao, intimao e notificao) e participao. No que diz respeito ao direito participao Bechara e Campos afirmam que tanto no direito a prova como no direito a atividade de argumentao, de natureza eminentemente retrica, que busca seduzir pelo poder da palavra, oral ou escrita2 . Conforme entendimento do professor Medina o princpio do contraditrio: Tem relevante aplicao em matria de prova. em funo da necessidade de

que as partes, representadas pelos respectivos advogados, possam participar da produo das provas, inclusive contraditando e inquirindo testemunhas, que no se admitem em Juzo, declaraes contidas em documentos particulares ou mesmas prestadas em Cartrio de Notas.Pelo mesmo fundamento a prova emprestada isto aquela que, produzida originariamente nos autos de determinado processo transplantada, mediante fotocpia autenticada ou certido, para os autos de outro processo -, quando tiver por substancia o depoimento s ser vlida se a sua produo originria houver ocorrido entre as prprias partes. Constituindo-se como requisito sine qua non do devido processo legal, a ampla defesa relativa a natureza dos processos apresentando conotaes distintas na esfera do processo civil, trabalhista e penal. Nos dois primeiros, por exemplo, se o ru e o reclamado citados regularmente no deduzirem suas defesas, sero considerados revis e se dar a presuno de veracidade dos fatos narrados. Lembra o professor Medina que na esfera penal: A falta de defesa tcnica no processo penal induz a nulidade absoluta, consoante estabelece o art. 564, III, c, do Cd. De Proc. Penal. J a mera deficincia da defesa configura nulidade relativa somente decretvel se houver prova de prejuzo ao ru. Podemos observar que o princpio do contraditrio e da ampla defesa informa que a possibilidade de participao nos atos processuais de extrema relevncia para que seja assegurada a igualdade de possibilidade s partes.

1.3 - Princpio da Isonomia:


Assegura a Constituio Federal em seu art. 5, caput: Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e os estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade (...). A Carta Magna assegura o direito ao tratamento isonmico as partes, da seguinte forma tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata proporo de suas igualdades e desigualdades. Dessa forma, temos no artigo 125, I, do Cdigo de Processo Civil que artigo 125, I, que as partes devem gozar das mesmas faculdades e oportunidades processuais oferecidas, como tambm o artigo 4 do Cdigo do Consumidor, reconhecendo a fragilidade deste perante o fornecedor, o artigo 188 do Cdigo de Processo Civil, onde o Ministrio Pblico e a Fazenda Pblica tero um prazo quatro vezes maior para contestar e duas vezes maior para recorrer num litgio.

1.4 - Devido Processo Legal:


O artigo 5 inciso LIV, da Constituio Federal assegura que ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. Considerado como a fonte do demais princpios constitucionais do processo, o devido processo legal, a maior garantia do cidado de ter assegurado o direito de acesso ao Poder Judicirio garantido s partes o direito a um julgamento, direito de arrolar testemunhas e de notific-las para comparecerem perante os tribunais, direito ao

procedimento contraditrio, direito a assistncia judiciria gratuita para os pobres na forma da lei entre outros direitos. Segundo o professor Medina: Essencial plena observncia do principio a maneira como se efetiva o acesso a Justia. Este no h que se consistir, apenas, na previso, em lei, de meios de tutela para as leses ou ameaas a direitos, nem deve adstringir-se ao ingresso em Juzo, propriamente. Quando se fala em acesso justia tm-se em vista as condies oferecidas s pessoas para postular suas pretenses, sem entraves burocrticos ou financeiros. Os nus impostos as partes no podem ser de molde a tolher-lhes o exerccio do direito de ao. Nesse contexto, o princpio do devido processo legal desdobra-se em vrios incisos do artigo 5 da Constituio Federal como na presuno de inocncia (LVII), dispensa de identificao criminal para o civilmente identificado (LVIII), comunicao ao juiz competente da priso efetivada (LXII) e demais incisos.

1.5 - Princpio da Publicidade:


Segundo os autores Bechara e Campos, o princpio da publicidade visa dar transparncia aos atos praticados durante a persecuo penal, de modo a permitir o controle e a fiscalizao, e evitar os abusos . Desse modo, a Constituio Federal em seus artigos 5, inciso LX Direitos e Deveres Individuais e Coletivos e no artigo 93, inciso IX Do Poder Judicirio, consagra o princpio da publicidade preocupando-se o legislador em coloca-lo como garantia individual e como norma de funcionalidade dos rgos do Poder Judicirio. Porm a lei em determinados casos, restries publicidade, como nas hipteses dos artigos 792, 1, 476, 481, 482 e 272 do Cdigo de Processo Penal, e nos casos descritos pelo artigo 155 do Cdigo de Processo Civil. o que informa o artigo. 5, inciso LX, da Constituio Federal, a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem.

1.6 - Princpio da Licitude das Provas


Dispe o art. 5, inciso LVI, so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos. O presente princpio trata-se de uma garantia individual com preocupao de ordem tica, dispostas tambm no Cdigo de Processo Civil como exemplo o artigo 332, aludido aos meios de prova moralmente legtimos, e no Cdigo de Processo Militar, em seu artigo 295 afirmando que qualquer espcie de prova, desde que no atente contra a moral, a sade ou a segurana individual ou coletiva, ou contra hierarquia ou disciplina militar. Amaral citando Djanira Maria Radams de S, entende que a prova lcita aquela derivada de um ato que esteja em consonncia com o direito ou decorrente da forma

legtima pela qual produzida .

1.7 - Princpio do Juiz natural:


Reza o artigo. 5, inciso LIII, da Constituio Federal que ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente. Segundo este princpio jurisdio s seja exercida por quem a Constituio Federal houver delegado a funo jurisdicional, a vedao da criao do Juzo ou Tribunal de exceo, que as regras de competncia sejam objetivas e anteriores ao fato a ser julgado. Dessa forma, Medina afirma : Colorrio imediato do due process of law, consiste o princpio do juiz natural na garantia de julgamento, tanto das aes cveis quanto das aes penais, por rgos judicirios preconstitudos, a que tais aes sejam atribudas pelas regras de competncia preexistentes, em virtude das quais o exerccio da funo jurisdicional caiba a juzes independentes e imparciais. E arremata: Em suma: o que o princpio do juiz natural pretende afastar a possibilidade de criao de juizes ad hoc e impedir o advento de simulacros de rgos judicirios que tenham o poder de julgar as causas para cuja a apreciao sejam institudos. Dessa forma, a Constituio Federal atribui funo jurisdicional, implcita ou explicitamente a determinado rgo, podendo este processar e julgar o autor de um crime.Interessante ressaltar que este rgo deve ser previamente constitudo, numa garantia contra tribunais de exceo.

1.9 - Princpio da motivao das decises:


requisito de validade se tratando de um dos elementos formais dos pronunciamentos decisrios da Justia, ou seja o Estado se justifica, o qual o juiz motiva com preciso o seu julgado. Constituindo preceito de ordem pblica o princpio da motivao das decises visa proteger a Justia do arbtrio e da parcialidade. O princpio em tela tem uma funo poltica, pois permite a aferio da imparcialidade do julgador, da legalidade e da justia da deciso, por qualquer das partes, pelo prprio Poder Judicirio e por qualquer do povo. Nesse contexto, a Constituio Federal estatui, no artigo. 93, inciso IX, que: todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade, podendo a lei, se o interesse pblico o exigir, limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes. Diante disto, o Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul entendeu que: No cabe ao juiz apenas aderir explicitamente alguma das teses esposadas, fazendo remisso s razes das partes, reproduzindo seus argumentos, ou adotando, como forma de decidir, trabalho do MP ou dos demandantes, que

convalida simplesmente. Dessa forma, a Carta Magna visa repelir de modo incisivo as decises judiciais despidas de fundamentao, passveis de nulidade, sano essa prevista no prprio Cdigo Supremo. Destarte, sero considerados inconstitucionais quaisquer instrumentos normativos que exonerem o magistrado de motivar as suas decises, no podendo prevalecer qualquer entendimento jurisprudencial que deixe de aplicar o comando inserto no art. 93, IX da Constituio Federal.

1.11 - Princpio da Celeridade Processual :


Visando a economia processual com a sua razovel durao do processo, o legislador ao instituir o presente princpio buscou agilizar os processos judiciais em geral, principalmente na esfera processual civil, como tambm nos processos administrativos. Reza o artigo 5, inciso LXXVIII, da Carta Magna que, a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. Nesse norte, Medina afirma: Claro que a razovel durao do processo, preconizada pelo dispositivo em comento, no de fcil concretizao. No se trata porm, de preceito retrico cuja realizao prtica dependesse da maior ou menor dose de boa vontade do legislador, da autoridade administrativa ou do juiz. A razoabilidade de uma conduta, embora representando um conceito jurdico indeterminado, corresponde a principio jurdico em torno do qual j se estabeleceu toda uma doutrina, capaz de orientar tambm a interpretao do novo dispositivo concernente a tramitao dos processos.

1.12 - Consideraes finais:


Pelo exposto o processo, como manifestao do poder estatal, est enformado por amarras polticas que so princpios constitucionais, dos quais destacamos: princpio da legalidade ou do devido processo legal; princpio da jurisdio estatal; princpio do direito de ao e da defesa; princpio da igualdade das partes; princpio do juiz natural; princpio do contraditrio; princpio da isonomia; e princpio da publicidade. O princpio do acesso Justia no se esgota em si mesmo, pois exige a efetividade da jurisdio e uma resposta que d segurana jurdica, o que se traduz em direito a um processo justo. J o princpio da publicidade aparece pela primeira vez na Constituio Federal de 1988 e, alm de encerrar o direito transparncia absoluta dos julgamentos, exige, a fundamentao das decises.

2. Princpios do processo civil aplicveis ao processo do Trabalho. 2.1 -

Bibliografia FILGUEIRAS, Isaura Meira Cartaxo. Princpios constitucionais do processo. Jus Navigandi, Maio.2011. Disponvel em: http://jusvi.com/artigos/27345.

S-ar putea să vă placă și