Sunteți pe pagina 1din 14

GEOGRAFIA DA REALIDADE E REALIDADE GEOGRFICA: subjetividade e cincia presentes em conceitos geogrficos que caracterizam a vida BELO, Evelyn Monari

Prof. Dr. Adjunta nas Faculdades Integradas Claretianas, Rio Claro S.P., Brasil; Prof. Dr. atuante nas sries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pblica Municipal de Ensino de Rio Claro S.P., Brasil. evelyn_monari@terra.com.br; evelynmonari@yahoo.com.br

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar ao leitor uma compreenso da realidade observada, percebida e vivida pelo homem, ator efetivo do espao geogrfico e responsvel por profundas transformaes em seu meio ambiente. Os conceitos Geografia da realidade e realidade geogrfica so decorrentes da anlise de imagens que obtemos a partir da leitura de diferentes tipos de textos, que carregam consigo a importncia da interpretao dos conceitos que constituem o conhecimento geogrfico. Comprovar de que maneira o homem constitui sua prpria compreenso da realidade foi a proposta para a elaborao da tese de doutorado da autora, que utilizou para anlise as apostilas de Geografia Ensino Mdio referentes ao programa de Educao a Distncia Telecurso 2000, associando-as a textos de carter didtico e literrio, sendo este Os Sertes, de Euclides da Cunha. Consolidando a anlise proposta, foram utilizados diferentes textos de carter cientfico com o propsito de formular questes reflexivas e at comprobatrias da importncia das imagens que elaboramos e/ou evocamos durante o processo de (re)construo do conhecimento. Como produto, encontramos imagens que nos permitem uma viso do mundo associada a aspectos elementares de nosso cotidiano, nem sempre valorizado ou considerado como integrante do saber submetido aos rigores da cincia.

PALAVRAS-CHAVE Geografia Realidade Imagens

INTRODUO

Imagens

sempre

so

elementos

que

consubstanciam

compreenso do mundo e, portanto, esto presentes na constituio do espao geogrfico. Sendo o homem o principal ator transformador deste espao geogrfico, imprescindvel uma anlise sobre o conhecimento transmitido por meio de textos escritos. A leitura de diferentes tipos de textos pressupe um processo de interpretao, no qual o leitor se depara com diferentes possibilidades de compreenso de um determinado assunto. Portanto, temos nesta condio a elaborao e/ou a evocao de imagens que determinam o entendimento de uma realidade prpria, particular, ou seja, peculiar a cada indivduo. Resultante desta afirmao, temos a Geografia da realidade e a realidade geogrfica, dois conceitos que traduzem um conhecimento vasto e prprio a cada homem que associado ao conceito realidade geogrfica. Identific-los no contexto de vida das pessoas reflete a importncia da Geografia Humana, valorizando o conhecimento e a vivncia, tomando como elementos fundamentais nesta busca pela compreenso do mundo a interpretao da vida.

1.

Compreender a realidade ou entender a Geografia?

Imaginemos a vida como um grande palco, no qual diferentes atores expressam sua arte na manifestao de seu prprio conhecimento. Eis um motivo para a anlise proposta neste artigo. Atuando como docente, identificar de que maneira a leitura de um texto pode se tornar um elemento que interfere na compreenso humana se torna uma certeza. Esta certeza, porm, no pode ser tomada como verdadeira, pois somos, constantemente, submetidos a testes e avaliaes, independentemente da situao considerada. Na perspectiva de anlise proposta neste artigo, a submisso a testes e avaliaes corresponde a situaes de ensino, sejam elas ocorrncias internas ou externas escola. No processo de educao formal, que ocorre em unidades escolares devidamente credenciadas, autorizadas e reconhecidas por rgos responsveis por tal funo, o processo de (re)transmisso do conhecimento se constitui como uma etapa que deve assegurar a fidedignidade das informaes (re)transmitidas. Em outras palavras, trata-se da comprovao que conduz uma nova ideia ou fato aceitao expressa, por sua vez, na atividade acadmica por meio do rigor cientfico. Ento, surge uma primeira questo neste artigo: em que consiste comprovar o que temos como definio quando nos submetemos a experimentar um novo universo gerado pelo conhecimento? Inicialmente, necessrio que estejamos atentos ao mundo, quilo aos diferentes elementos que conduzem nossas vidas. Nesta vastido encontraremos, certamente, toda gama possvel de (re)interpretao da realidade. Portanto, compreender a realidade no uma tarefa to simples ou mesmo obsoleta.

De acordo com Belo e Antonio Filho (2008, p.635, grifos do autor):

Vivemos em um mundo complexo, repleto de elementos que abarcam consigo valores, afetos e diferentes formas de compreenso e/ou interpretao humana. Inseridos em um espao geogrfico estamos a todo momento em contato com uma nova realidade. As diferentes relaes estabelecidas entre homem e meio ambiente determinam a maneira pela qual compreendemos esta realidade.

Sendo a realidade um produto das diferentes relaes, um mundo repleto de elementos , certamente, um ambiente propcio confirmao da Geografia enquanto cincia. Uma cincia to abrangente, que busca apoio em diferentes reas do conhecimento na tentativa de explicar o mundo e suas contradies no poderia ser questionada sobre seu objeto de estudo. Entretanto, pens-la em contexto educativo pens-la como verdadeiro objeto de transformao e, nesta perspectiva, compreend-la como objeto de estudo pode resultar no questionamento de sua fidedignidade no mundo acadmico-cientfico. Portanto:

O conhecimento geogrfico aponta-nos diferentes possibilidades e/ou caminhos a serem seguidos na (re)descoberta, (re)construo e (re)apropriao do saber presente no mundo. Se o espao geogrfico o nosso meio ambiente, independentemente da ocorrncia de interferncias diretas ou indiretas da ao humana no podemos perceb-lo e interpret-lo sem as imagens que encontram-se presentes no mundo. (BELO, 2003, p. 247)

Em meio a tais afirmaes, o ttulo deste tpico nos convida a analisar as imagens como elementos que constituem a realidade e nos propem dvidas que geram novas formas de conhecimento. Compreendemos a realidade ou entendemos a Geografia?

Eis um questionamento pertinente ao trabalho de (re)construo e (re)transmisso do conhecimento e que expressa a subjetividade presente nos conceitos Geografia da realidade e realidade geogrfica. O trabalho educativo caracterizado pela atividade docente evidencia a possibilidade de:

[...] interpretao da realidade a partir de imagens que retratam sua compreenso por meio de textos que constituem a fundamentao do conhecimento cientfico [...]. (BELO; ANTONIO FILHO, 2007, p.181)

Considerando, ento, a efetivao da disciplina Geografia nas escolas, podemos observar a importncia da compreenso do leitor diante das informaes obtidas a partir da leitura de diferentes tipos de textos. Tomando como referncia os textos de carter didtico, literrio e cientfico, temos em mos diferentes possibilidades de anlise de uma mesma realidade. Entretanto, no podemos desconsiderar que tais textos assemelham-se nos permitem um verdadeiro jogo com o simbolismo presente na estrutura e no arranjo das palavras, pois, manifestando o pensamento humano, no podemos desconsiderar que:

[...] Todo pensamento humano uma re-presentao, isto , passa por articulaes simblicas. Ao contrrio do que afirmou um psiquiatra que esteve durante algum tempo na moda, no homem no h uma soluo de continuidade entre o imaginrio e o simblico. Por conseqncia, o imaginrio constitui o conector obrigatrio pelo qual forma-se qualquer representao humana. (DURAND, 2004, p.41, grifos do autor)

Em suma, a representao humana abordada pelo autor, neste artigo, representa a (re)interpretao do leitor diante do conhecimento proporcionado pelo ato da leitura.

Buscando elementos para a compreenso da Geografia enquanto cincia bem como para a comprovao da veracidade das informaes que se constituem na realidade complexa e, simultaneamente, subjetiva e complexa:

[...] podemos considerar a importncia atribuda interpretao de um texto por todos os que se submetem condio de leitores. Temos, nestas argumentaes, a presena da compreenso da realidade a partir de conceitos prprios, que, de certa forma, poderiam at ser considerados produtos, ou seja, imagens de uma realidade construda a partir da (re)aquisio e da (re)construo do conhecimento. (BELO; ANTONIO FILHO, 2008, p.640)

Sendo o homem o principal ator das transformaes ocorridas no mundo, buscar a compreenso por meio de um conhecimento considerado verdadeiro e confivel se torna condio indispensvel para que o conhecimento geogrfico seja vlido e aceito como produto da atividade cientfica. Ento, de que forma os textos contribuem com a (re)interpretao da realidade que o leitor adquire conforme avana seu conhecimento?

2.

Imagem versus texto: uma contradio?

Os textos considerados como fundamentao para nossa anlise so os de carter didtico, literrio e cientfico. Os textos de carter didtico se referem s apostilas de Geografia, Ensino Mdio, que integram o material do Programa de Educao Distncia Telecurso 2000 (TC 2000). Para caracterizar o texto literrio, temos como apoio o texto de Os Sertes, de Euclides da Cunha e, para contrapor tais formas de (re)transmisso de informaes, textos cientficos so abordados como

elementos fundamentais na constituio de processos reflexivos que conduzem o homem na busca pelo conhecimento do mundo. Conforme pesquisa realizada anteriormente, podemos observar de que maneira os diferentes tipos de texto so apresentados no quadro a seguir:

QUADRO 11 Principais caractersticas dos textos literrio, didtico e cientfico


DIDTICO Explicao resumida. conteudista, LITERRIO Descrio completa. mais CIENTFICO Carter justificativo, pois a concretizao do conhecimento cientfico. Proximidade com a cincia geogrfica (tradicional). Estabelece com o leitor uma troca de idias porque provoca reflexes/questionamentos sobre uma realidade observada, pesquisada e levada a conhecimento acadmico para ser considerada ou no verdadeira.

Proximidade com a cincia geogrfica (tradicional). Carter controlador; Transmite informaes com o objetivo de estabelecer e manter a ordem social e sua hierarquia (status quo);

Proximidade com a cincia geogrfica (tradicional). Sua estrutura prxima da Geografia tradicional quando parte do geral para o pontual: A Terra (descrio fsica); O Homem (subjetividade); A Luta (integrao).

Org.: Belo, E. M. (2007)

De acordo com as ideias de Belo e Antonio Filho (2008, p 643):


Inseridos em um mundo dinmico, temos no espao geogrfico o elemento que pressupe a compreenso da realidade geogrfica, implcita na ao humana e que, portanto, impe sua presena e concretizao tornando essa mesma ao nica e necessria ao estabelecimento das dinmicas relaes presentes no mundo. Temos na Geografia da realidade a possibilidade de observao dos fatos que constituem a realidade geogrfica e, assim, as apostilas de Geografia do TC 2000 nos fornecem elementos
1

In: Belo (2009, p. 75).

suficientes para a compreenso da presena do HOMEM como responsvel pela sua transformao. Neste sentido, observamos os modos de produo como fator de anlise para a compreenso de uma nova realidade geogrfica e, consequentemente, de uma nova Geografia.

A compreenso do mundo a partir de tais colocaes se resume na identificao dos conceitos Geografia da realidade e realidade geogrfica, que caracterizam a tese defendida pela autora, na qual as definies encontradas expressam as diferentes vises do mundo no entendimento de uma nova Geografia que se manifesta em ambos, integrando-os e integrando homem e mundo em novas possibilidades de (re)construo do conhecimento. Em linhas gerais, o texto didtico determina o qu e como devemos ensinar. Temos, em mos, uma ideologia dominante que impe condies de vida. Porm:
Em ambos os casos, necessrio salientar que o processo de (re)construo e (re)transmisso do conhecimento compreendem a presena de uma ideologia dominante. Correspondendo a vises do mundo prprias a uma classe social, a ideologia dominante expressa valores a serem seguidos pelo fato de serem impostos e determinam, conseqentemente, formas de ao. Como anulam a compreenso da verdadeira realidade, consideramos esta ideologia dominante uma ideologia favorvel, pois atende s expectativas observadas como critrios para manuteno do [sic] ordem social (status quo). Assim, a Geografia da realidade e a realidade geogrfica so elementos distintos que se complementam para fundamentar a realidade observada e vivida. Relacionando as caractersticas dos textos didtico e literrio que apontamos anteriormente com o texto de carter cientfico, podemos considerar a particularidade de cada texto. Ao texto de carter cientfico cabe a condio reflexiva, diferente da passividade e aceitao expressas nas linhas e entrelinhas dos textos didtico e literrio. Expressa em sua subjetividade, a condio reflexiva do texto cientfico conduz nossos questionamentos. Na condio de leitores, verificamos que o processo de busca pelo conhecimento implica em seu processo de (re)construo. Ou seja, diante do (re)conhecer, questionamos uma realidade historicamente construda, identificada e percebida pelo homem. (BELO; ANTONIO FILHO, 2008, p.646)

Neste contexto, os textos se manifestam como norteadores de um entendimento que, por vezes, subjetivo, intriga a compreenso da realidade e inibe o entendimento da Geografia como cincia que consubstancia o mundo. Se a cada forma de interpretao das imagens identificamos uma compreenso da realidade que, por sua vez, constitui uma viso do mundo (BELO, ANTONIO FILHO, 2008, p. 647), a Geografia da realidade e a realidade geogrfica se confundem na busca pela compreenso de peculiaridades prprias ao homem. Em outras palavras, temos na contradio entre informaes obtidas via texto e imagens a possibilidade de verificao de novas fontes de conhecimento. Os textos apresentados estabelecem formas de compreenso de uma realidade dinmica, que induz a um processo de elaborao e/ou evocao de imagens que resultam da leitura e interpretao das informaes que constituem os diferentes tipos de texto, nos quais se encontram a Geografia da realidade e a realidade geogrfica. importante salientar que temos na figura do leitor o leitor do mundo. Leigo ou pertencente a uma classe social considerada superior e, portanto, detentora de verdadeiras foras de dominao, o leitor tem em sua prpria imagem a presena de valores que implicam na manifestao de seu conhecimento. Submetido a processos de ensino e aprendizagem, o leitor pode ou no participar ativamente da (re)construo deste conhecimento. Entretanto, no lhe compete escolher com autonomia o que lhe convm: a liberdade de interpretao ou impossibilidade de expresso. Assim, podemos observar que:
Na condio de leitor do mundo, possvel considerarmos que o aluno do TC 2000 submetido a uma interpretao que resulta na identificao de uma viso do mundo inadequada e at mesmo imprpria, pois no corresponde sua realidade observada, que constitui sua vida diria. Retomando parte de nosso questionamento: qual esta realidade observada? (BELO, 2009, p. 77, grifos do autor)

Na busca por possveis resposta indagao da autora sobre a realidade observada, so necessrios alguns esclarecimentos. Entre tantos conceitos que constituem a Geografia, temos na Geografia da realidade e na realidade geogrfica a permissividade para a interpretao de um mundo dinmico que, sob a perspectiva de anlise que envolve a presena de diferentes vises do mundo, se caracteriza como um verdadeiro universo particular. Peculiaridades so presentes na estrutura de textos literrios, que carregam consigo elementos e valores integrantes a uma realidade prpria ao escritor. Sua viso do mundo e, portanto, sua compreenso da realidade impe a presena de seu estilo. Porm, enquanto o texto didtico expressa contedos de forma muito prxima ao texto cientfico, que procura confirmar ideias. Ainda neste contexto importante observarmos que um texto cientfico prope reflexes na medida em que o autor ou autores estabelecem um verdadeiro dilogo com o leitor e, o texto didtico, contrariamente, apresenta ao leitor conceitos fechados, certamente inquestionveis. Ento:

O texto literrio selecionado para esta anlise nos permite identificar a presena de caractersticas estruturais como a narrao e a descrio, responsveis pelas inmeras possibilidades de interpretao e, portanto, da elaborao das mais belas imagens a partir do ato da (re)leitura. Suas descries nos permitem observar, principalmente, a presena de uma adjetivao excessiva, caracterstica que pode ser considerada fundamental para a anlise dos textos de Euclides da Cunha. Temos neste autor um escritor de gnio, que representa, na realidade, a intelligentsia de sua poca, a elite pensante do Brasil. Ento, em funo destas caractersticas, identificamos tambm a presena da Geografia da realidade nesta obra literria. Se a cincia geogrfica capaz de abranger em totalidade os diferentes aspectos da vida humana, no h como negar que a compreenso e interpretao do mundo constituem uma Geografia articulada s diferentes situaes que constituem o mundo, o espao geogrfico. Esta a condio bsica para a concretizao da Geografia da realidade. (BELO, 2009, p. 83)

Realizando diferentes leituras e considerando diferentes tipos de texto, buscar a compreenso da realidade pressupe a busca pela comprovao cientfica como necessidade para que o objeto de estudo expresso nas imagens no se confunda ou mesmo se perca, descaracterizando a atividade acadmico-cientfica exposta nas peculiaridades da atividade cognitiva, caracteristicamente humana, conforme Sagan (2006, p. 50):
O processo da cincia pode parecer confuso e desordenado. De certo modo, ele . Se a cincia examinada em seu aspecto cotidiano, claro que se descobre que os cientistas experimentam toda gama de emoo, personalidade e carter humanos. Mas h uma faceta realmente extraordinria para quem est de fora: o grau de crtica considerado aceitvel ou at desejvel. [...]

Em poucas palavras, temos no processo de elaborao e/ou evocao de imagens a possibilidade de implantao de um processo de transformao que transgride a ordem positivista e determina novos arranjos, promovendo uma realidade que os dois conceitos defendidos pela autora procuram explicar que:
[...] a Geografia da realidade assegura a presena da realidade geogrfica e a realidade geogrfica determina a presena da Geografia da realidade. Em poucas palavras, podemos afirmar que ambas coexistem em um mesmo espao, distanciando-se e se aproximando, confirmando a simultaneidade apontada acima. (BELO, 2009, p. 159)

Para compreendermos a Geografia da realidade basta observar que pode ser definida como um conceito que traz consigo toda e qualquer possibilidade de interpretao de uma realidade extremamente dinmica, que criada e recriada constantemente. Trata-se de um conceito que pode ser, facilmente, confundido com a realidade geogrfica, uma vez que este conceito se manifesta quando o homem se apropria de um conhecimento, adquirindo verdadeiramente, o saber sobre um conhecimento expresso em sua vivncia e simboliza as condies de vida que a Geografia, enquanto cincia, tenta explicar. peculiar a um determinado grupo social e, por isto, integra a

Geografia da realidade que se constitui tendo como base a viso do mundo do leitor. Assim, podemos questionar: quais imagens o leitor pode elaborar e/ou evocar quando se encontra em contato com os diferentes tipos de texto aqui apresentados? Imagens ricas em experincias e vivncias, que retratam suas alegrias e tristezas, suas dificuldades e incompreenses diante das agruras que perpassam o caminho percorrido e, inquestionavelmente, constituem sua vida.

CONSIDERAES FINAIS

A anlise proposta neste artigo nos permite verificar a abrangncia que a Geografia assume diante da atuao do homem no palco da vida, conforme foi afirmado no incio deste artigo. Integrando um mundo complexo, o homem estabelece contato direto com uma nova realidade a todo o momento, instigado pela necessidade de busca pela compreenso de um conhecimento que se constitui de forma dinmica e prope questionamentos cada vez mais subjetivos sobre a realidade. Ento, qual a interpretao que possumos sobre esta realidade? Trata-se de uma questo que nos proporciona diferentes formas de compreenso bem como interpretao das relaes estabelecidas entre homens, atores das transformaes que consubstanciam o dinamismo expresso nas diferentes manifestaes do conhecimento. Nesta perspectiva, os conceitos elaborados e defendidos pela autora propem contato direto com a realidade, que, enquanto nova realidade, apontam uma forma de compreenso da Geografia, constituindo-se como Geografia da realidade e realidade geogrfica e propondo um questionamento que encerra este artigo mas no esgota a busca proposta at o presente momento: Temos apenas uma forma de interpretao da realidade que vivenciamos e experienciamos ou possvel compreender o mundo de diferentes maneiras, que correspondem a diferentes momentos e, portanto, se constituem nas peculiaridades inerentes ao homem e a cada situao? Imagens constituem a Geografia e, portanto, a Geografia da realidade e a realidade geogrfica se constituem a partir de imagens peculiares ao homem como ator principal da (re)construo do mundo.

REFERNCIAS

BELO, E.M.; ANTONIO, FILHO, F. D. Imagem: para qu e para quem? In: III Seminrio da Ps-Graduao da UNESP Rio Claro, 2003, p. 244-252. BELO, E.M.; ANTONIO, FILHO, F. D. Imagem: para qu e para quem? A importncia da (re)interpretao de textos para o conhecimento geogrfico. In: IV Seminrio da Ps-Graduao em Geografia da UNESP Rio Claro, 2004, p. 103-114. BELO, E.M.; ANTONIO, FILHO, F. D. Imagem: Geografia da realidade ou realidade geogrfica? In: VII Seminrio da Ps-Graduao em Geografia da UNESP Campus Rio Claro, 2007, p. 177-187. BELO, E.M.; ANTONIO, FILHO, F. D. Imagem: Geografia da realidade ou realidade geogrfica? Uma abordagem sobre a importncia das imagens obtidas a partir da leitura dos diferentes tipos de texto e sua contribuio na interpretao da realidade. In: 1. SIMPGEO SP. VIII Seminrio da PsGraduao em Geografia da UNESP Rio Claro, 2008, p. 635-648. BELO, E.M. Imagem: Geografia da realidade ou realidade geogrfica? Uma abordagem sobre a importncia das imagens obtidas a partir da leitura dos diferentes tipos de texto e sua contribuio na interpretao da realidade. [s.n.] (Tese de Doutorado). Instituto de Geocincia e Cincias Exatas. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009. DURAND, G. O Imaginrio: ensaio acerca das cincias e da filosofia da imagem. 3. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2004.

S-ar putea să vă placă și