Sunteți pe pagina 1din 7

www.concursosnobrasil.com.

br

UnB/CESPE INSS

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas respostas. Sempre que utilizadas, as siglas subsequentes devem ser interpretadas com a significao associada a cada uma delas, da seguinte forma: CF = Constituio Federal de 1988; CLT = Consolidao das Leis do Trabalho; INSS = Instituto Nacional do Seguro Social; LER/DORT = leso por esforo repetitivo/distrbio osteomuscular relacionado ao trabalho; OIT = Organizao Internacional do Trabalho; PCMSO = programa de controle mdico de sade ocupacional; RENAST = Rede Nacional de Ateno Integral Sade do Trabalhador; RGPS = regime geral da previdncia social; RPPS = regime prprio de previdncia social dos servidores pblicos federais; STJ = Superior Tribunal de Justia; SUS = Sistema nico de Sade.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto para os itens de 1 a 10 A Revolta da Vacina
1

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

40

O Rio de Janeiro, na passagem do sculo XIX para o sculo XX, era ainda uma cidade de ruas estreitas e sujas, saneamento precrio e foco de doenas como febre amarela, varola, tuberculose e peste. Os navios estrangeiros faziam questo de anunciar que no parariam no porto carioca e os imigrantes recm-chegados da Europa morriam s dezenas de doenas infecciosas. Ao assumir a presidncia da Repblica, Francisco de Paula Rodrigues Alves instituiu como meta governamental o saneamento e reurbanizao da capital da Repblica. Para assumir a frente das reformas, nomeou Francisco Pereira Passos para o governo municipal. Este, por sua vez, chamou os engenheiros Francisco Bicalho para a reforma do porto e Paulo de Frontin para as reformas no centro. Rodrigues Alves nomeou ainda o mdico Oswaldo Cruz para o saneamento. O Rio de Janeiro passou a sofrer profundas mudanas, com a derrubada de casares e cortios e o consequente despejo de seus moradores. A populao apelidou o movimento de o bota-abaixo. O objetivo era a abertura de grandes bulevares, largas e modernas avenidas com prdios de cinco ou seis andares. Ao mesmo tempo, iniciava-se o programa de saneamento de Oswaldo Cruz. Para combater a peste, ele criou brigadas sanitrias que cruzavam a cidade espalhando raticidas, mandando remover o lixo e comprando ratos. Em seguida o alvo foram os mosquitos transmissores da febre amarela. Finalmente, restava o combate varola. Autoritariamente, foi instituda a lei de vacinao obrigatria. A populao, humilhada pelo poder pblico autoritrio e violento, no acreditava na eficcia da vacina. Os pais de famlia rejeitavam a exposio das partes do corpo a agentes sanitrios do governo. A vacinao obrigatria foi o estopim para que o povo, j profundamente insatisfeito com o bota-abaixo e insuflado pela imprensa, se revoltasse. Durante uma semana, enfrentou as foras da polcia e do exrcito at ser reprimido com violncia. O episdio transformou, no perodo de 10 a 16 de novembro de 1904, a recm-reconstruda cidade do Rio de Janeiro em uma praa de guerra, onde foram erguidas barricadas e ocorreram confrontos generalizados.
Internet: <www.ccs.saude.gov.br> (com adaptaes).

O texto apresenta marcadores que evidenciam a progresso da narrativa, tais como Ao mesmo tempo (R.22) e Finalmente (R.27). 5 Na linha 40, a expresso confrontos generalizados desempenha a funo sinttica de complemento de ocorreram. Cada um itens a seguir apresenta uma proposta de reescritura do perodo A vacinao obrigatria foi o estopim para que o povo, j profundamente insatisfeito com o bota-abaixo e insuflado pela imprensa, se revoltasse. (R.33-35). Julgue-os quanto correo gramatical e coerncia com as ideias do texto.
6

O fato de haver vacinao compulsria, foi apenas mais um dos elementos para que a populao do Rio, insatisfeita com o bota-abaixo e insuflada pela imprensa, se revoltasse. 7 O povo por estar insatisfeito com o bota-abaixo e influenciado pela imprensa se revoltou contra a vacina. 8 A vacinao obrigatria foi o elemento essencial para que ocorresse a Revolta da Vacina, embora a populao j estivesse muito insatisfeita com o bota-abaixo e sendo insuflada pela imprensa. 9 A populao do Rio fez uma revolta por causa da vacinao obrigatria, uma vez que j estava insatisfeita com o botaabaixo e insufladas pela imprensa. 10 O fato de a vacinao contra a varola ser obrigatria levou o povo a se revoltar, embora houvesse outros motivos, tais como o bota-abaixo, alm da motivao da imprensa. No que se refere tica no servio pblico, julgue os itens a seguir.
11 12 13

14

15

16

Com base na leitura do texto acima, julgue os itens de 1 a 5.


1

17 18 19

O texto faz um histrico da Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro, mostrando explicitamente o ponto de vista do autor acerca do tema. Caso se retire a conjuno e (R.5) e se coloque, em seu lugar, um ponto final seguido de letra maiscula, no se altera a interpretao do texto. Mantm-se o sentido do texto e a correo gramatical caso se retire a vrgula que vem logo depois de Este (R.12).

20

O mandato dos membros da comisso de tica pblica ser de dois anos, no sendo permitidas recondues. A secretaria executiva da comisso de tica pblica ser vinculada Casa Civil da Presidncia da Repblica. Qualquer cidado poder provocar a atuao da comisso de tica pblica visando apurao de infrao tica imputada a agente pblico, rgo ou setor especfico de ente estatal. Pessoas que exercem cargos de natureza eventual, temporria ou excepcional no podem ser submetidas a procedimentos de apurao por meio da comisso de tica pblica. Qualquer procedimento instaurado para apurao de prtica em desrespeito s normas ticas dever ser mantido com a chancela de reservado, at que seja concludo. As penalidades de demisso, suspenso ou advertncia devem ser aplicadas pela comisso de tica pblica quando forem constatados, apurados e comprovados ilcitos penais, civis, de improbidade administrativa ou de infrao disciplinar. Os agentes pblicos que estejam em gozo de licena no podero ser submetidos s normas do cdigo de tica. Toda ausncia injustificada do servidor ao seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico. Uma perseguio sofrida por um servidor por parte de seu chefe imediato motivo justo para a alterao no trato desse servidor com o pblico e com seus colegas de trabalho. dever do servidor pblico comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico, exigindo as providncias cabveis.
1

Cargo: Perito Mdico Previdencirio

www.concursosnobrasil.com.br

UnB/CESPE INSS

A respeito do direito constitucional, julgue os itens seguintes.


21 22 23

37

Na remoo de ofcio, o prprio interesse pblico que exige a movimentao do servidor, dentro do mesmo quadro a que pertence, para outra localidade ou no.

O direito vida compreende somente o direito de uma pessoa de continuar viva. A liberdade de manifestao do pensamento no constitui um direito absoluto. Quando um jornalista denuncia fatos de interesse geral, como os relacionados s organizaes criminosas especializadas no desvio de verbas pblicas, est juridicamente desobrigado de revelar a fonte da qual obteve suas informaes.
38

A punio administrativa do agente pblico depende do processo civil ou criminal a ser instaurado pela mesma falta disciplinar.

Acerca da organizao administrativa da Unio, julgue os itens que se seguem.


39 40

s autarquias no deve ser outorgado servio pblico tpico. Os atos dos dirigentes das entidades paraestatais no se sujeitam ao mandado de segurana e ao popular, porque essas entidades tm personalidade de direito privado.

24

A desapropriao rural por interesse social para fins de reforma agrria pode ser executada pela Unio e pelos estados membros.

25 26

O filho do embaixador da China no Brasil, caso nasa em territrio nacional, considerado brasileiro nato. Um brasileiro naturalizado pode tomar posse em um cargo de juiz federal.

Acerca do controle e responsabilizao da administrao, julgue os prximos itens.


41

No controle jurisdicional do ato disciplinar, compete ao Poder Judicirio apreciar a regularidade do procedimento luz dos princpios do contraditrio, da ampla defesa e do devido processo legal, podendo proceder a incurses no mrito administrativo, mesmo porque a CF assegura que no se excluir da apreciao jurisdicional ameaa ou leso a direito.

A respeito da administrao pblica, julgue os itens subsequentes.


27 28

O INSS est inserido na administrao direta do Estado. possvel a acumulao remunerada de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas.
42

Para a configurao do ato de improbidade decorrente de leso a princpios administrativos, no se exige a existncia de dano ou prejuzo material.

29 30

O prazo de validade de um concurso pblico de trs anos, podendo ser prorrogado duas vezes, por igual perodo. Ao servidor que ocupe exclusivamente cargo em comisso ser aplicado o regime geral de previdncia social.

Com relao aos servios pblicos, julgue os itens a seguir.


43

Acerca do direito administrativo, julgue os itens a seguir.


31

Os servios pblicos propriamente ditos so aqueles em que a administrao pblica, reconhecendo sua convenincia para os membros da coletividade, presta-os diretamente ou permite que sejam prestados por terceiros, nas condies regulamentadas e sob seu controle.

Segundo a Escola Legalista, o direito administrativo pode ser conceituado como o conjunto de leis administrativas vigentes em determinado pas, em dado momento.

32

O sistema administrativo ampara-se, basicamente, nos princpios da supremacia do interesse pblico sobre o particular e da indisponibilidade do interesse pblico pela administrao.

44 45

A delegao do servio pblico pode ser feita sob as modalidades de concesso, permisso e autorizao. As fundaes autrquicas, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista so espcies de entidades paraestatais.

33 34

A jurisprudncia no fonte de direito administrativo. Povo, territrio e governo soberano so elementos do Estado.
46

O servio pblico, ao ser concedido ao particular, que o executa por sua conta e risco, remunerando-se por tarifas, passa a caracterizar-se como sendo privado.

Julgue os itens de 35 a 38, a respeito dos agentes pblicos.


35

A demisso ou a destituio de cargo em comisso, por valerse do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica, no incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo pblico federal, pelo prazo de cinco anos.

47

A permisso discricionria e precria, embora possam esses atributos ser mitigados em certos casos, diante do interesse administrativo.

Acerca do ato administrativo, julgue os itens seguintes.


48 49

36

A investidura o ato pelo qual o agente pblico vincula-se ao Estado. A investidura poltica realiza-se, em regra, por eleio direta ou indireta, mediante sufrgio universal, ou restrito a determinados eleitores, na forma da CF, para mandatos nas corporaes legislativas ou nas chefias do Poder Executivo.

O ato administrativo pode ser perfeito, vlido e ineficaz. A alterao da finalidade do ato administrativo expressa na norma legal ou implcita no ordenamento da administrao caracteriza o desvio de poder.

50

O ato administrativo pendente pressupe um ato perfeito.


2

Cargo: Perito Mdico Previdencirio

www.concursosnobrasil.com.br

UnB/CESPE INSS

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Uma paciente de 56 anos de idade, obesa, submetida h 10 dias cirurgia baritrica, deu entrada ao pronto atendimento com queixa de dor torcica do tipo pleurtica, h dois dias. O quadro no momento apresenta piora da dor, acompanhada de dispneia sbita e intensa, embora mostrasse estabilidade hemodinmica com exame fsico normal. O ecocardiograma indicou hipocinesia do ventrculo direito e presso de artria pulmonar de 40 mmHg. A dosagem de CKMB massa e troponina, RX de trax e o eletrocardiograma solicitados estavam normais. Com base nesse caso clnico, julgue os itens a seguir.
51

Acerca das diretrizes de apoio conduta mdico pericial do INSS em relao aos seus segurados, julgue os itens subsequentes.
58

O tratamento para hepatite C pode ser temporariamente incapacitante. A presena de adinamia, vmitos, diarreia ou artralgia, justifica o afastamento do trabalho por 30 a 60 dias, a partir da instituio da medicao. De acordo com a conduta mdico pericial do INSS, os motoristas segurados portadores de microangiopatia grave e irreversvel estaro definitivamente inaptos. Na doena do refluxo gastro-esofgico (DRGE), o broncoespasmo incapacitante, secundrio a DRGE, permite afastamento do trabalho por perodo de, no mximo, trinta dias. Na artrite reumatide, em razo de seus perodos de remisso e exacerbao, registrar as articulaes comprometidas e a restrio aos movimentos no tem valor comprobatrio de resposta ao tratamento institudo. Portadores de lpus eritematoso sistmico que exeram atividades sob exposio solar devero ser afastados de suas funes. No aspecto pericial, entende-se por estabilizao clnica no hipertiroidismo a compensao metablica aps o incio do tratamento medicamentoso, bem como a normalizao dos nveis de T3 e T4, mesmo que o TSH ainda permanea suprimido.

59

Os resultados normais do D-dmero (ELISA) e da gasometria arterial descartam o diagnstico de tromboembolismo pulmonar nessa paciente. Nessa situao, caso se confirme pelo Doppler de membros inferiores o diagnstico de trombose venosa profunda, deve-se iniciar anticoagulao sistmica.

60

52

61

Um paciente de 33 anos de idade, com febre h dois dias, apresenta tosse produtiva e dor pleurtica. O exame fsico apresenta os seguintes resultados: FC 104 bpm; PA 110 mmHg 70 mmHg; 26 respiraes por minuto; 94% de saturao de oxignio (ar ambiente); 39 C de temperatura; ausculta cardaca normal e ausculta pulmonar com creptaes em base pulmonar esquerda. O RX de trax revela consolidao parenquimatosa em lobo inferior esquerdo. A partir desse caso clnico, julgue os seguintes itens.
53 54

62

63

Os dados expostos sugerem diagnstico de pneumonia, dispensando a realizao de outros exames complementares. Nessa situao, indicado, como primeira opo de tratamento, quinolona com espectro anti-pneumoccico, por via oral, sem necessidade de permanncia no pronto socorro, nem da 1. dose IV da quinolona.

Acerca do diabetes melito tipo 2 (DM 2), julgue os itens que se seguem.
55 56

As complicaes macrovasculares do DM 2 tambm esto associadas ao estado hiperglicmico ps-prandial. A meta desejvel para a hemoglobina glicada (A1C) a do nvel A1C < 7,0%, conforme posicionamento oficial atual da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Uma paciente de 72 anos de idade relata ter percebido, ao acordar 2 horas atrs, reduo da fora em membros superior e inferior esquerdos com desvio de rima direita. Os familiares relatam que a paciente, ao adormecer na noite anterior, estava normal. Apresenta antecedente de diabetes e hipertenso arterial sistlica isolada. Ao exame clnico, apresenta-se lcida e orientada no tempo e espao, com presso arterial de 176 mmHg 80 mmHg. O exame fsico revela hemiparesia esquerda completa proporcionada, com reduo da fora muscular. Os demais dados do exame fsico e neurolgico no apresentam alteraes significativas. A tomografia de crnio, sem contraste, normal. Considerando a situao hipottica acima, julgue o prximo item.
57

Segurado do INSS, pedreiro, 50 anos de idade, com infarto do miocrdio h 1 ano, ocasio em que se decidiu pelo tratamento clnico devido impossibilidade tcnica de revascularizao miocrdica, apresenta h 6 meses um quadro de dispneia aos esforos maiores que os habituais. H 3 meses, o quadro evoluiu para dispneia aos mdios esforos. Atualmente, apresenta dispneia aos mnimos esforos, a despeito do uso regular da medicao preconizada para sua condio e em doses mximas, embora negue dor precordial. O exame fsico apresenta os seguintes resultados: FC 68 bpm; PA 90 mmHg 70 mmHg; turgncia jugular a 30; estertores creptantes bibasais; ictus cordis propulsivo, ritmo cardaco em 3 tempos (B3); sem edema de membros inferiores. O ecocardiograma apresenta frao de ejeo de 33% e o eletrocardiograma mostra ritmo sinusal com bloqueio de ramo esquerdo. Com base nesse caso clnico, julgue os itens a seguir.
64 65

Trata-se de um paciente que pode ser aposentado por doena grave especificada em lei. Nesse caso, a frao de ejeo poderia, isoladamente, configurar esta condio mdico-pericial. Na maioria dos casos, entretanto, necessria uma avaliao conjunta dos diversos dados do exame clnico e dos achados complementares para melhor conceitu-la. A teraputica com carvedilol, enalapril e espironolactona est associada reduo da mortalidade em casos semelhantes ao apresentado nessa situao.
3

O quadro em questo teve incio duas horas atrs, quando a paciente acordou, pois o primeiro horrio que a doente foi vista em condies anormais.

66

Cargo: Perito Mdico Previdencirio

www.concursosnobrasil.com.br

UnB/CESPE INSS

De acordo com a Lei Orgnica da Assistncia Social e o Decreto n. 1.744/1995, julgue os itens que se seguem.
67

Acerca das portarias do Ministrio da Sade, julgue os itens que se seguem.


78

O benefcio de prestao continuada a garantia de 1 salrio mnimo mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso com 70 anos de idade ou mais e que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno e nem de t-la provida por sua famlia.

A RENAST tem por fundamento, entre outros, a necessidade de articular, no mbito do SUS, aes de preveno, promoo e recuperao da sade dos trabalhadores urbanos e rurais, independentemente do vnculo empregatcio e tipo de insero no mercado de trabalho.

68

O benefcio de prestao continuada dever ser revisto a cada 5 anos, para reavaliar as condies que lhe deram origem.

79

Na gesto plena da ateno bsica, cabe ao municpio garantir o atendimento ao acidentado do trabalho e ao suspeito ou portador de doena profissional ou do trabalho, exclusivamente por meio de rede prpria, dentro de seu nvel de responsabilidade de ateno, assegurando todas as condies necessrias para o acesso aos servios de referncia, sempre que a situao exigir.

Considerando as diretrizes do Ministrio da Sade, em relao dengue, julgue os prximos itens.


69

So indicaes para internao: dor abdominal intensa e contnua; vmitos persistentes; hipotenso postural;
80

hipotermia; hemorragias ou diminuio da diurese.


70

A prova do lao dever ser realizada em todos os casos suspeitos. Essa prova considerada positiva quando houver 10 ou mais petquias em uma rea ao redor do polegar de um adulto.

O acompanhamento de pacientes portadores de sequelas relacionadas ao trabalho est includo no subsistema de autorizao de procedimentos ambulatoriais de alta complexidade/custo.

Em relao a epidemiologia, julgue os seguintes itens.


71

81

De acordo com a portaria de regncia, leses por esforos repetitivos, pneumoconioses e perda auditiva induzida por rudo so exemplos de agravos de notificao compulsria em rede de servios sentinela especfica, no SUS.

A histria natural das doenas pode ser subdividida em quatro fases: susceptibilidade, patolgica pr-clnica, clnica e de incapacidade residual.
82

72

Considerando o tabagismo e o cncer de pulmo, tem-se evidncias cientficas dos seguintes critrios de causalidade: consistncia da associao, temporalidade, efeito dose-resposta e plausibilidade biolgica.

Para a estruturao da RENAST, sero organizadas e implantadas, entre outras, aes na rede de Ateno Bsica e no Programa de Sade da Famlia.

Acerca das disposies constantes na CLT, julgue os itens subsequentes.


83

Quanto legislao referente ao SUS, julgue os itens seguintes.


73

Compete exclusivamente Unio elaborar as normas tcnicas e estabelecer os padres de qualidade e parmetros de custos que caracterizam a assistncia sade.

A legislao distingue o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domiclio do empregado, desde que esteja caracterizada a relao de emprego.

74

Compete direo estadual do SUS coordenar e, em carter complementar, executar aes e servios de vigilncia epidemiolgica.

84

Em regra, os preceitos constantes da CLT no se aplicam aos trabalhadores rurais, assim considerados aqueles que, exercendo funes diretamente ligadas agricultura e pecuria, no sejam empregados em atividades que, pelos mtodos de execuo dos respectivos trabalhos ou pela finalidade de suas operaes, classifiquem-se como industriais ou comerciais.

75

Caber Unio, aos estados, ao Distrito Federal e aos municpios financiar, com recursos prprios, o subsistema de ateno sade indgena.

76

No se incluem na modalidade de assistncia de atendimento e internao domiciliares os procedimentos mdicos.


85

Os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos que admitirem trabalhadores como empregados equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego.
4

77

Os servios de sade do SUS, da rede prpria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presena, junto parturiente, de um acompanhante durante todo o perodo de trabalho de parto, parto e ps-parto imediato, indicado pela prpria parturiente.

Cargo: Perito Mdico Previdencirio

www.concursosnobrasil.com.br

UnB/CESPE INSS

No que se refere legislao do trabalho, julgue os itens seguintes.


86

98

O PCMSO dever ter carter de preveno, rastreamento e diagnstico precoce dos agravos sade relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclnica, alm da constatao da existncia de casos de doenas profissionais ou danos irreversveis sade dos trabalhadores. O custeio dos procedimentos relacionados ao PCMSO deve ser repartido entre empregador e empregado. Os trabalhos realizados a cu aberto, pela sua prpria natureza, no exigem a instalao de abrigos. Compete exclusivamente s delegacias regionais do trabalho a fiscalizao do cumprimento das normas regulamentadoras rurais. Constitui falta grave a recusa injustificada do empregado ao cumprimento das disposies das normas regulamentadoras rurais.

Considere que trabalhadores que manipularam graxas e leos minerais tenham desenvolvido dermatite erosiva ocupacional. Nesse caso, recomendvel a limpeza da pele afetada com sabes abrasivos como medida adequada para a profilaxia contra a infeco secundria. A perfurao da membrana do tmpano uma forma grave do barotrauma do ouvido externo, decorrente de sbito aumento da presso do ar ambiental. As neoplasias malignas do pncreas relacionadas ao trabalho acometem preferencialmente o pncreas endcrino.

99

87 88 89

100

Julgue os prximos itens, relativos a indicadores de sade relevantes para a sade do trabalhador.
101

90

No Brasil, em 2007, o nmero de doenas ocupacionais registradas superou o nmero de acidentes de trajeto. Em 2006, as doenas profissionais com maior nmero de registros no Brasil foram as sinovites e tenossinovites de membros superiores. A taxa de acidentalidade proporcional especfica para determinada faixa etria expressa o risco especfico que esse subgrupo populacional de trabalhadores tem de se acidentar e calculada pela comparao entre o nmero de acidentes nessa faixa etria e aqueles ocorridos nas outras faixas etrias.

Considerando a legislao brasileira e as convenes internacionais da OIT acerca da sade do trabalhador, julgue os itens que se seguem.
91 92

102

A competncia do SUS para executar as aes de sade do trabalhador est expressa na CF. Cabe ao SUS participar da normatizao, fiscalizao e controle dos servios de sade do trabalhador nas instituies e empresas pblicas e privadas. Os inspetores do trabalho, desde que devidamente identificados, esto autorizados a entrar livremente e sem prvia notificao, a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer estabelecimento sujeito a inspeo, para retirar amostras de substncias e materiais manipulados no estabelecimento. A expresso servios de sade no trabalho designa um servio investido de funes preventivas, assistenciais e de reabilitao, encarregado de informar ao empregador, aos trabalhadores e aos seus representantes na empresa os requisitos necessrios para a melhor adaptao dos trabalhadores ao ambiente de trabalho. Os empregadores esto obrigados, dentro do possvel, a garantir que os agentes e as substncias qumicas, fsicas e biolgicas que estiverem sob seu controle no envolvam riscos para a sade do trabalhador. A OIT define como risco fsico vibrao todo tipo de energia vibratria transmitida ao organismo humano por estrutura slida ou lquida e que seja nociva sade.

103

93

Acerca de percia mdica, julgue os itens a seguir.


104

94

Para a concesso dos benefcios de penso por morte, decorrente ou no de acidente de trabalho, penso por auxliorecluso e de amparo social pessoa portadora de deficincia, a atuao da percia mdica se restringe comprovao de invalidez em dependente maior. Na avaliao da capacidade para os atos da vida civil, considera-se alienao mental todo caso de distrbio mental ou neuro-mental grave e persistente no qual, esgotados os meios habituais de tratamento, permanea alterao completa ou considervel da personalidade, destruindo a autodeterminao e o pragmatismo e tornando o indivduo total e permanentemente invlido para qualquer trabalho. Nesse caso, o incapaz s pode exercer seus direitos por meio de representante legal. Os trabalhadores expostos radiao ionizante podem se aposentar aps 25 anos de trabalho. Nos casos em que haja comprovada exposio ocupacional acima dos limites de tolerncia estabelecidos, esses trabalhadores fazem jus aposentadoria especial com 15 anos de trabalho. O trabalhador exposto vibrao far jus aposentadoria especial sempre que houver exposio de corpo inteiro e nas atividades em que se utilizam perfuratrizes e marteletes pneumticos.
5

105

95

96

106

Acerca das doenas ocupacionais, julgue os itens de 97 a 100.


97

Fadiga fsica, trabalho em turnos, situaes de conflito e de estresse, exigncias de produtividade, controle excessivo e relaes de trabalho despticas so fatores relacionados com a organizao do trabalho que tm sido considerados responsveis pela crescente ocorrncia de problemas e queixas gastrintestinais entre os trabalhadores, como quadros de dor epigstrica, regurgitao e aerofagia, diarreia e lcera pptica.

107

Cargo: Perito Mdico Previdencirio

www.concursosnobrasil.com.br

UnB/CESPE INSS

Uma bancria de 27 anos de idade queixa-se de dor e aumento da tenso na musculatura de regies cervical e dorsal. Durante o exame fsico, apresenta pontos dolorosos e bandas musculares na poro superior do msculo trapzio, que, quando estimulados ou pressionados, reproduzem o padro da dor referida. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens seguintes.
108

114

Lucas entrou no gozo de aposentadoria pelo RPPS em 16/11/2009. Nessa situao, Lucas poderia ter optado por filiar-se ao RGPS na qualidade de segurado facultativo, mediante ato volitivo de inscrio e pagamento da primeira contribuio.

115

Denise requereu exonerao do cargo que ocupava na administrao pblica federal, fato que se consumou em 16/11/2009. A partir dessa data, ela passou a viajar pelo Brasil, sem exercer qualquer atividade econmica, e no se filiou ao RGPS na qualidade que lhe seria legalmente permitida ento. Nessa situao, se sofrer um acidente em 27/12/2010, Denise no poder pleitear, perante o INSS, nenhum benefcio por incapacidade, pois no possuir a qualidade de segurado.

As caractersticas dos pontos dolorosos apresentados pela paciente em questo sugerem que sejam pontos-gatilho. Quando presentes na rea de referncia da dor, esses pontosgatilho so considerados ativos. Entretanto, quando se encontram apenas em reas assintomticas, so classificados como latentes.

109

Estudos sugerem que o diagnstico mais provvel para essa paciente definido como uma afeco lgica do aparelho msculo-tendneo-ligamentar que acomete msculos, tendes, fscias e ligamentos est presente na grande maioria dos pacientes com LER/DORT.
116

Pedro foi contratado para prestar servios no Brasil, em misso diplomtica norte-americana. Nessa situao, Pedro ser segurado obrigatrio da previdncia social brasileira, ainda que a legislao previdenciria dos Estados Unidos da Amrica expressamente lhe confira proteo.

110

Fatores como fadiga e isquemia muscular localizada, causados por contrao esttica, repeties, posturas inadequadas, alm de estresse emocional, podem estar envolvidos na gnese do quadro apresentado pela paciente em apreo.

A respeito dos benefcios e servios mantidos pelo INSS, julgue os itens que se seguem.
117

Prevalece no STJ o entendimento de que a mulher que renunciou aos alimentos na separao judicial tem direito a penso previdenciria por morte do ex-marido, comprovada a necessidade econmica superveniente.

Acerca

da

estrutura

dada

pela

CF

pelas

normas

infraconstitucionais seguridade social, julgue os itens seguintes.


111

perfeitamente admissvel que se estabelea uma base nica de financiamento para a seguridade social, desde que a administrao do sistema se mantenha democrtica e descentralizada.
118

De acordo com o entendimento do STJ, a renda mensal inicial da aposentadoria por invalidez concedida por transformao de auxlio-doena ser de 100% do salrio-de-benefcio que serviu de base para o clculo da renda mensal inicial do auxlio-doena, reajustado pelos mesmos ndices de correo dos benefcios em geral.

112

vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos beneficirios do RGPS, ressalvados os casos de atividades exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica e quando se tratar de segurados portadores de necessidades especiais, nos termos definidos em lei complementar.
119

Se determinada pessoa, que nunca exerceu atividade econmica nem contribuiu como segurado facultativo, tiver ingressado no RGPS em 5/2/2010, na qualidade de empregado, fraturar a perna direita em uma partida de futebol, ela no far jus a auxlio-doena, pois ainda no ter completado o perodo de carncia indispensvel concesso do benefcio.

Cada um dos itens de 113 a 116 apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada com relao ao RGPS e ao RPPS.
113

Joo aposentou-se pelo RPPS em 16/11/2009 e, a partir de ento, passou a prestar consultoria a diversas empresas do Distrito Federal, atividade que no interrompeu mesmo aps a sua contratao para trabalhar em misso diplomtica norteamericana localizada no Brasil. Nessa situao, Joo segurado obrigatrio do RGPS, ainda que j receba aposentadoria oriunda de regime prprio de previdncia.

120

Excludo o transporte do acidentado, ainda que necessrio, o servio de reabilitao profissional compreende o fornecimento de aparelho de prtese, rtese e instrumentos de auxlio para locomoo quando a perda ou reduo da capacidade funcional puder ser atenuada por seu uso, bem como dos equipamentos necessrios habilitao e reabilitao social e profissional.
6

Cargo: Perito Mdico Previdencirio

www.concursosnobrasil.com.br

S-ar putea să vă placă și