Sunteți pe pagina 1din 15

Eixo: POBLACIN, GNERO E IDENTIDAD CULTURAL. A importncia da memria no processo de reinveno da identidade e territorialidade quilombola Dra.

Simone Rezende da Silva1 Universidade de So Paulo srezende@usp.br As comunidades quilombolas no Brasil enfrentam diversos obstculos na garantia de seus direitos aos seus territrios ancestrais e neste contexto de lutas identidades poltico/culturais so criadas ou recriadas. O processo de territorializar-se ou reterritorializar-se impe a construo de identidades polticas e culturais que entram em conflito com as territorialidades impostas e identidades estabelecidas e, em geral, dominantes no tempo e no espao. A recriao de histrias narradas e recuperadas na bibliografia e em campo remete no s s relaes identitrias com o territrio, remete principalmente a uma dor profunda de perceber-se marginalizado pela histria construda pelos dominadores. Desta forma, a memria reelaborada, reinventada num patamar de liberdade e luta organizada por seus territrios orienta a conformao de novas identidades, como a de quilombola. Assim, esta pesquisa parte dos relatos orais de populaes quilombolas para entender as relaes existentes entre memria, territrio e identidade quilombola.

Introduo O caminho escolhido para se empreender um estudo acerca de populaes negras, no caso, comunidades quilombolas e suas relaes com o territrio foi o do trabalho com a memria.
1 Ps-Doutorando do Programa de Ps-Graduao em Geografia Fsica da Universidade de So Paulo.

A recriao de histrias narradas e recuperadas na bibliografia e em campo remete no s s relaes identitrias com o territrio, s relaes sociais, remete principalmente a uma dor profunda de perceber-se marginalizado pela histria construda pelos dominadores. Essa conscincia do lugar a que foi destinado pela sociedade e a conseqente determinao em mudar de lugar ou mudar este lugar, nos informada pela memria reelaborada, reinventada num patamar de liberdade e luta poltica e social por seus territrios, isto , em uma vivncia de liberdade que norteia a seletividade das lembranas. O processo de territorializar-se ou reterritorializar-se impe a construo de identidades polticas e culturais que entraro em conflito com as territorialidades impostas e identidades estabelecidas e, em geral, dominantes no tempo e no espao. Contudo, para uma definio dos fundamentos tericos nesta pesquisa, concluiu-se ser necessrio ir ao mago do problema, problema este que no se restringe luta de comunidades quilombolas por seus territrios ancestrais. O problema posto para a pesquisa nos coloca a necessidade da reflexo sobre uma categoria conceitual debatida e estudada por outros campos das cincias humanas: a constituio da idia de raa, que no contexto da colonizao das Amricas e instituio do capitalismo colonial eurocentrado, foi conveniente, pois que implicou na classificao social a partir do que se denominou raas. Assim o negro africano foi classificado como pertencente a uma raa inferior, a qual estava destinada a funo de servir como escravo. A desumanizao do negro no foi um acaso, e sim uma conseqncia perversa das questes econmicas, polticas e culturais em jogo naquele momento e que de certo modo permanecem at nossos dias, visto que o negro, via de regra, continua a ser marginalizado econmica e socialmente, alm ainda de estar sob uma sujeio cultural em nossa sociedade, e mesmo dentro de uma aparente (e politicamente correta) democracia racial. Segundo Anbal Quijano: A idia de raa, em seu sentido moderno, no tem histria conhecida antes da Amrica. Talvez se tenha originado como referncia s diferenas fenotpicas entre conquistadores e conquistados, mas o que importa que desde muito cedo foi

construda como referncia a supostas estruturas biolgicas diferenciais entre esses grupos. A formao de relaes sociais fundadas nessa idia, produziu na Amrica identidades sociais historicamente novas: ndios, negros e mestios, e redefiniu outras. Assim, termos como espanhol e portugus, e mais tarde europeu, que at ento indicavam apenas procedncia geogrfica ou pas de origem, desde ento adquiriram tambm, em relao s novas identidades, uma conotao racial. E na medida em que as relaes sociais que se estavam configurando eram relaes de dominao, tais identidades foram associadas s hierarquias, lugares e papeis sociais correspondentes, como constitutivas delas, e consequentemente, ao padro de dominao que se impunha. Em outras palavras, raa e identidade racial foram estabelecidas como instrumentos de classificao social bsica da populao. (QUIJANO, 2005, p. 228 e 229). A cor da pele foi eleita a caracterstica fenotpica principal para a definio de raa, o que outorgava legitimidade dominao imposta pelas conquistas europias nas Amricas e posteriormente na expanso colonial pelo mundo. A idia de raa passou a ser a naturalizao da relao entre dominadores e dominados. So conhecidos os nomes dos mais desenvolvidos e sofisticados deles [povos originrios das Amricas]: astecas, maias, chimus, aimars, incas, chibchas, etc. Trezentos anos mais tarde todos eles reduziam-se a uma nica identidade: ndios. Esta nova identidade era racial, colonial e negativa. Assim tambm sucedeu com os povos trazidos foradamente da frica como escravos: achantes, iorubas, zulus, congos, bacongos, etc. No lapso de trezentos anos, todos eles no eram outra coisa alm de negros. (QUIJANO, 2005, p. 249) 2.
2 Segundo Kabengele Munanga Congos e Bacongos referem-se ao mesmo povo, pois os nomes de povos ou grupos culturais vo precedidos de prefixos classificadores: mu, indicando o singular e ba indicando o plural. Exemplos: mukongo (mu-kongo) individuo que pertence etnia kongo; plural bakongo (bakongo).

O resultado do poder colonial teve conseqncias culturais claras que chegam atualidade. Os povos inferiorizados foram despojados de suas singulares identidades histricas, culturas, etc., e a imposio de uma nova identidade inventada inferior, subalterna, racial, colonial e negativa implicava o despojo de seu lugar na histria da produo cultural da humanidade. Analisando a formao cultural de nosso pas percebem-se as marcas dessa histria colonial. No Brasil, particularmente os portugueses colonizadores exterminaram3 grande parte das diversas etnias indgenas existentes. Trouxeram como mercadoria os negros africanos, tambm de diferentes etnias, para o trabalho escravo e instituram assim uma sociedade de dominantes (brancos europeus) e dominados (negros, indgenas, mestios). A sobreposio entre classe social e cor continuou mesmo depois da abolio da escravatura no Brasil. Imigrantes europeus e asiticos (brancos e amarelos) vm embranquecer nosso pas e a lgica classe e cor perpetua-se. Nossa estrutura fundiria concentrada (nas mos dos brancos) e a emergncia do capitalismo colonial/mercantil e posteriormente de mercado inserido no mundo globalizado, propiciou a continuidade da relao cor/classe nos processos de dominao e excluso. Foi nesta lgica de desenvolvimento tambm baseado na expropriao de recursos e substituio dos ecossistemas naturais por culturas de interesse do mercado mundial que boa parte de nossa Mata Atlntica desapareceu, cedendo lugar s lavouras de cana, caf, arroz, etc. Da apropriao indgena da floresta, passou-se dominao capitalista da mesma, que engendrou relaes sociais desiguais e expropriatrias. Os remanescentes das florestas atlnticas que no foram capitalizados pela agricultura de exportao, ou pela urbanizao, tornaram-se, em muitos casos, o lugar dos povos excludos ou marginalizados pelo sistema vigente. Muitos negros procuraram sobreviver das florestas residuais e desenvolveram ali um modo de vida, uma territorialidade ajustada explorao de recursos florestais e pequena agricultura, que vez por outra ameaada. Para analisar dois mbitos desta questo. A territorialidade dos negros
3 Seja pelo assassinato, seja pelo contgio de doenas desconhecidas pelas populaes indgenas, seja pelo trabalho forado que levava morte ou ao suicdio.

na Mata Atlntica e a territorializao e ajuste a um modo de vida que mantm remanescentes de floresta se buscou trabalhar com a historicidade povocultura-ambiente. Por isso ao analisar-se as comunidades quilombolas, faz-se necessrio observar a historicidade do processo que as levam ao atual estado de disputa territorial. Podendo-se antecipar que no vivemos em uma democracia racial. A formao territorial do Brasil d-se sob a gide colonial. A Pindorama, terra das palmeiras, como era chamado este pas por seus povos originrios, foi conquistada pelo colonizador europeu que aqui desenvolveu sua prtica de dominao marcada pela apropriao dos espaos e pela explorao intensa dos recursos naturais, bem como dos povos aqui encontrados e que foram considerados de classe inferior, portanto, passveis de serem consumidos. A colonizao , antes de tudo, uma relao sociedadeespao. A relao de uma sociedade que se expande e os lugares onde se realiza tal expanso, num contexto no qual os naturais do lugar so concebidos como atributos do espao, uma sorte de recurso natural local. (MORAES, 2005, p. 68). E essa a lgica que persistir em nossa histria, pois dos colonizadores europeus passamos as elites nacionais cujo projeto territorial e scio-econmico para o pas eram exatamente os mesmos, o de apropriao e consumo dos espaos e das gentes. Assim, a independncia um ato formal que no altera a vida scio-econmica do Brasil. O regime escravocrata, o latifndio e a concentrao de riquezas apenas fortaleceram-se. muitas das determinaes coloniais permanecem vigentes mesmo aps os processos de emancipao poltica de tais pases, uma vez que a nova ordem poltica construda sobre o arcabouo econmico e social gerado no perodo colonial. (MORAES, 2005, p. 91). Desta forma, a fronteira florestal, na qual primeiro os indgenas e depois os negros e mestios vo buscar abrigo, permanentemente alcanada pela

expanso das atividades econmicas hegemnicas. De acordo com Antonio Carlos Robert Moraes (2005, p. 68) os atrativos evidentes os imediatamente encontrados comandavam a instalao inicial dos colonizadores, mas os espaos desconhecidos atuavam constantemente no imaginrio, fazendo da expanso progressiva um elemento sempre presente. Este autor chama estes espaos desconhecidos de fundos territoriais, pois se constituem em verdadeiras reservas aos interesses hegemnicos. Fundos territoriais, constitudos pelas reas ainda no

devassadas pelo colonizador, de conhecimento incerto e, muitas vezes, apenas genericamente assinaladas na cartografia da poca. Trata-se dos sertes, das fronteiras, dos lugares ainda sob domnio da natureza ou dos naturais. Na tica da colonizao, so os estoques de espaos de apropriao futura, os lugares de realizao da possibilidade de expanso da colnia. (MORAES, 2005, p. 69). Embora no caso da Mata Atlntica, por exemplo, esta tenha sido extremamente consumida, ainda hoje possvel verificar a presena de uma fronteira florestal ocupada por variadas populaes tradicionais, entre as quais, muitas quilombolas, as quais constituram ao longo de geraes seus territrios. Neste trabalho adotou-se uma concepo de territrio integradora que transita da definio poltica cultural, pois se preocupa mais com o processo de territorializao como domnio e apropriao do espao por populaes quilombolas do que propriamente com o conceito de territrio. De acordo com Haesbaert (2004, p. 16) Cada um de ns necessita, como um recurso bsico, territorializar-se. No nos moldes de um espao vital darwinista-ratzeliano, que impe o solo como um determinante da vida humana, mas num sentido muito mais mltiplo e relacional, mergulhado na diversidade e na dinmica temporal do mundo. O territrio foi visto como um espao fsico (no qual a Mata Atlntica se desenvolveu), mas tambm como um espao de referncia para a construo da identidade quilombola. Estes territrios so alvos de diversos conflitos e disputas, pois via de

regra, so sobrepostos aos remanescentes florestais atlnticos, cobiados tanto para o avano de monoculturas como a do eucalipto e da cana-deacar, ou expanses urbanas, quanto para reas restritas preservao ambiental. Desta forma, podemos classificar estes conflitos como sendo essencialmente territoriais, visto que o que est em disputa so vises diversas sobre o mesmo espao e que vo resultar em concepes tambm diversas de territrio. Afinal, uma Unidade de Conservao constituda por um territrio jurdico e delimitado politicamente, assim como o empresrio do setor agrcola ver nestes remanescentes uma frente de expanso aos seus negcios. Contudo, em nosso histria tem-se ignorado que estes espaos j foram territorializados material e simbolicamente por populaes tradicionais. Nesta pesquisa, na qual lidamos por vezes com as subjetividades, com os desejos e nsias das comunidades quilombolas com as quais nos relacionamos, o territrio foi considerado antes de tudo, um espao de referncia para a construo da identidade quilombola, pois fsico-material, poltico, econmico e tambm simblico. A inveno de identidades poltico-cultural recorrente, ela acontece sempre que determinado grupo pe-se em movimento para reivindicar o que lhe essencial. No caso das comunidades quilombolas, a terra. Terra aqui entendida num sentido amplo, englobando a terra necessria para a reproduo material da vida, mas tambm a terra na qual o simblico paira, na qual a memria encontra lugar privilegiado, morada de mitos e lendas, fonte de beleza, inspirao e do sentido sagrado da coletividade, to essencial vida quanto a terra de trabalho. De acordo com Carlos Walter Porto Gonalves: A construo de uma identidade coletiva possvel no s devido s condies sociais de vida semelhantes, mas tambm por serem percebidas como interessantes e, por isso, uma construo e no uma inevitabilidade histrica ou natural. E, mais, na afirmao dessa identidade coletiva h uma luta intensa por afirmar os modos de percepo legtima da (di)viso social, da (di)viso do espao, da (di)viso do tempo da diviso da

natureza. (GONALVES, 2003, p. 379). necessrio ento entender a constituio da identidade quilombola face necessidade de luta pela manuteno ou reconquista de um territrio material e simblico. Por isso, talvez melhor do que discutir o conceito de territrio seja discutir o processo de territorializao dessas comunidades. A territorialidade adquire um valor particular, pois reflete a multidimensionalidade do vivido territorial pelos membros de uma coletividade. Os homens vivem, ao mesmo tempo, o processo territorial e o produto territorial por intermdio de um sistema de relaes produtivistas e simblicas. H interao entre os atores que procuram modificar tanto as relaes com a natureza como as relaes sociais. O homem transforma a natureza e a natureza transforma o homem. O processo de territorializao pressupe a tenso nas relaes estabelecidas, pois se um grupo se organiza em prol de territorializar-se ele est negando o lugar que lhe havia sido destinado, numa dada circunstncia espao-temporal, por outros grupos sociais melhor situados no espao social pelos capitais de que j dispem. Ou seja, quando uma comunidade quilombola se organiza e reivindica seus direitos sobre um territrio ancestral, quando ela luta para se territorializar, ela est negando o lugar marginal que lhe havia sido designado pela sociedade abrangente, seja por grandes empresas privadas que plantam eucalipto ou cana em seus territrios, seja pelo prprio poder pblico que lhes impe unidades de conservao ambientais estabelecendo uma nova territorialidade, esta de cima para baixo. Para o surgimento da mobilizao que busca a territorializao Gonalves (2001) enfatiza a importncia dos movimentos sociais, inventando de baixo, por baixo e para os de baixo, novos pactos, novas relaes, novos direitos nos interstcios e brechas desse complexo processo de reorganizao social. Todo movimento social se configura a partir daqueles que rompem a inrcia e se movem, isto , mudam de lugar, negam o lugar que historicamente estavam destinados em uma organizao social, e buscam ampliar os espaos de expresso

que, como j nos alertou Michel Foucault, tm fortes implicaes de ordem poltica. (GONALVES, 2001, p. 81). As reas escolhidas para a realizao deste estudo so emblemticas da sobreposio de territrios e dos conseqentes conflitos de territorialidades. em funo das disputas territoriais que identidades, como a quilombola, so forjadas. As territorialidades so institudas por sujeitos sociais em situaes historicamente determinadas. Se hoje existem territrios quilombolas por que em um momento histrico dado um grupo se posicionou aproveitando uma correlao de foras polticas favorveis e institui um direito que fez multiplicar os sujeitos sociais e as disputas territoriais. Territorializar-se significa ter poder e autonomia para estabelecer determinado modo de vida em um espao, para estabelecer as condies de continuidade da reproduo material e simblica deste modo de vida. A sobreposio de territrios implica necessariamente em uma disputa de poder. As comunidades quilombolas ao se organizarem pelo direito aos territrios ancestrais, elas no esto apenas lutando por demarcao de terras, as quais elas tm absoluto direito, mas, sobretudo elas esto fazendo valer seus direitos a um modo de vida.

Memria e territorialidade Para analisar a relao das comunidades quilombolas com e nos remanescentes de Mata Atlntica e seus conflitos territoriais foi necessrio buscar a memria dessas comunidades acerca dessas relaes, isto , encontrar a origem dos bairros rurais negros e sua posterior identificao quilombola, a forma pela qual as comunidades organizam a produo material, as relaes sociais e simblicas dentro de um determinado contexto espacial e cultural. Recolhendo entre membros idosos das comunidades visitadas suas lembranas de um tempo passado quando havia, segundo grande parte dos depoentes, mais fartura e liberdade, foi percebida a importncia das

lembranas

que

constituam

memria

individual

coletiva

das

comunidades. Desta forma, o aprofundamento acerca desta complexa categoria tornou-se indispensvel. O fenmeno da memria em si, pode ser entendido como capacidade do indivduo de guardar seletivamente certas informaes fazendo uso de funes psquicas e cerebrais e cognitivas. As pessoas fazem uso de sua memria o tempo todo. A cada instante, seja na reproduo de um gesto corporal que em uma tenra idade apreendemos e o usamos instintivamente, seja recordando a letra de uma msica ou onde deixamos determinado objeto. Contudo, ao mesmo tempo fazemos uso de nossa memria, recordando situaes boas ou ms pelas quais passamos, memrias estas que so subjetivas e que a cada momento podem aflorar de forma diferenciada de acordo ao contexto ou nossa percepo da vida naquele instante. A memria lida e reinterpretada pelos sujeitos, da a sua complexidade. Alguns autores acreditam que neste processo h sempre inveno. comum ouvirmos expresses como se no me falha a memria, memria de elefante, lapso de memria ou minhas memrias, a viso do senso comum sobre a memria de que esta seja um lugar profundo em ns, no qual guardamos nossas experincias, um depsito, uma espcie de caixa preta da qual tiramos e colocamos coisas, registros. No entanto esse retirar sempre uma leitura, mediada pelo sujeito que l. Porm, a memria mais que a vivncia armazenada de um indivduo, ela forma parte de um contexto social. O que guardamos e o que exclumos depende de nossas experincias sociais e coletivas. Muito embora os gegrafos tenham tradio no trabalho com entrevistas em suas anlises sociais, no h entre estes uma discusso terica consolidada e estabelecida acerca da memria como fonte de informao geogrfica, apesar de muitos trabalhos recentes valorizarem este aspecto. Buscou-se ento essa discusso, ainda que de forma preliminar e generalizada, na Psicologia, na Filosofia, nas Cincias Sociais e na Histria. Para esta pesquisa interessou a memria de indivduos enquanto parte de grupos sociais, pois atravs da reconstruo de fatos registrados na memria se reconstri uma viso do passado a partir do presente, contudo, como veremos essa reconstruo est impregnada da leitura simblica com

categorias do presente, mais genericamente do que os recordadores so hoje. Por isso a memria pde ser utilizada para pensar uma questo to atual quanto a das populaes quilombolas. Segundo Pierre Nora, memria o vivido e a histria o elaborado. Ento a memria permite atualizar a histria a todo instante. Henri Bergson, filsofo da vida psicolgica, persegue em sua obra uma fenomenologia das lembranas. Suas proposies, muitas vezes polmicas, provocaram reaes na psicologia social que a ajudaram a repensar o papel das lembranas na conscincia atual. Para o autor o passado sobrevive de duas maneiras distintas: em mecanismos motores, ou seja, na repetio habitual do que aprendemos; e em lembranas independentes, o que implica em um trabalho do esprito, que busca no passado representaes pertinentes para serem inseridas em uma situao atual. A memria permitiria no s a relao do corpo atual com o passado, mas tambm interferiria no processo presente de representaes. [...] desde que pedimos aos fatos indicaes precisas para resolver o problema, para o terreno da memria que nos vemos transportados. Isso era de esperar, pois a lembrana conforme procuraremos mostrar na presente obra representa precisamente o ponto de interseo entre o esprito e a matria. (BERGSON, 1990, p. 4). Bergson distingue a memria em dois planos, a imagem-lembrana, que tem data certa, refere-se a uma situao definida, individualizada, e a memria-hbito que se incorporou s prticas do dia-a-dia. A memria-hbito parece fazer um s todo com a percepo do presente. Ele enfatiza a espontaneidade e a liberdade da memria, opondo-se dessa forma aos esquemas que a aprisionava em recnditos da mente humana. Tal seria essa liberdade que o passado se conservaria inteiro e independente no esprito. O passado, as lembranas, estariam latentes no inconsciente. Para Bergson relembrar reviver, pois ele acredita na memria como experincia unicamente individual, ele exclui o sujeito recordador de seu

contexto social e cultural. No h relao entre o sujeito recordador e as coisas ou outros sujeitos recordados. Defrontam-se apenas a subjetividade pura (fora espiritual prvia) e a pura exterioridade (matria limite e obstculo). Esta teorizao acerca da memria carece, portanto, do indivduo enquanto ser social. Contrapondo-se s idias de Bergson encontra-se a teoria psicossocial de Maurice Halbwachs, herdeiro e continuador das idias de mile Durkheim que enfatiza o papel que as representaes e idias dos homens exercem na sociedade, ou seja, do predomnio do social sobre o individual. Halbwachs desloca o eixo de interesse do indivduo para o social, ele no est interessado na memria propriamente dita e sim nas suas representaes sociais, como bem aponta o ttulo de sua grande obra Quadros sociais da memria (1994[1925]). Pois para ele o homem se caracteriza essencialmente por seu grau de integrao no tecido das relaes sociais, afinal um homem que se lembra sozinho do que os outros no se lembram como algum que enxerga o que os outros no vem. Talvez seja possvel admitir que um nmero enorme de lembranas reaparea porque os outros nos fazem record-las; tambm se h de convir que, mesmo no estando esses outros materialmente presentes, se pode falar de memria coletiva quando evocamos um fato que tivesse um lugar na vida de nosso grupo e que vamos, que vemos ainda agora no momento em que o recordamos, do ponto de vista desse grupo. [...] difcil encontrar lembranas que nos levem a um momento em que nossas sensaes eram apenas reflexos dos objetos exteriores, em que no misturssemos nenhuma das imagens, nenhum dos pensamentos que nos ligavam a outras pessoas e aos grupos que nos rodeavam. No nos lembramos de nossa primeira infncia porque nossas impresses no se ligam a nenhuma base enquanto ainda no nos tornamos um ser social. (HALBWACHS, 2006, p. 41 e 43). Isto quer dizer que boa parte do que somos, ou do que acreditamos ser,

muitas de nossas lembranas, ou mesmo de nossas idias, no so originais, e sim foram inspiradas nas conversas e vivncias com outras pessoas. Somos criativos, mas nunca originais, pois que a cultura sempre transmisso. Com o passar do tempo, elas tecem uma histria dentro de ns, acompanham nossa vida e so enriquecidas por experincias e embates. Parecem to nossas que no sabemos o ponto exato de entrada em nossas vidas, pois em geral, este um processo inconsciente. Neste sentido o contexto social e cultural de extrema importncia. O que definimos como nossa cultura estar na base de nossas lembranas. Ao contrrio de Bergson, para Halbwachs lembrar no reviver, refazer, reconstruir, repensar com imagens e idias de hoje as experincias do passado. E esta reconstruo depender de como o recordador insere-se em um meio social com o qual tem uma identidade mediante a qual se constitura a memria coletiva do grupo. Cada memria individual um ponto de vista sobre a memria coletiva. A cada instante refazemos nossas lembranas, a todo tempo inserimos novos elementos, nos deslocamos espacialmente, conhecemos novas pessoas, etc. A mudana de perspectiva nos impe novos conceitos sobre determinadas situaes. Halbwachs distingue ainda a memria do adulto da memria o velho. O adulto ativo (responsvel pela reproduo econmica e social da vida), em geral, no recorre s lembranas da infncia em face das questes do seu diaa-dia, estas esto reservadas para os momentos de lazer, de repouso, para ele a lembrana fuga. J para o velho as lembranas no so pontos de fuga no cotidiano, ele pode entregar-se mais detidamente a elas. Ele [o velho] no se contenta, em geral, de aguardar passivamente que as lembranas despertem, ele procura precislas, ele interroga outros velhos, percorre seus velhos papis, suas antigas cartas e, sobretudo, ele conta aquilo de que se lembra quando pese no ter fixado por escrito. Em suma, o velho se interessa pelo passado bem mais que o adulto, mas da no se segue que esteja em condio de evocar mais lembranas desse passado do que quando era adulto. (HALBWACHS, 1994, p.

104). Os velhos podem ser os guardies das tradies, no s porque eles as receberam mais cedo que os outros, mas tambm porque dispem do lazer necessrio para transmitir suas lembranas. Portanto, esse recordar tem tambm funo social. Particularmente a questo da memria dos velhos nos interessa, afinal nesta pesquisa ela teve lugar de destaque, no s porque os velhos, os antigos, como preferem dizer boa parte dos recordadores, foram testemunha de outros tempos, mas tambm porque quando exercem sua funo social de recordar, ou refazer o passado eles impulsionam o seu entorno social a agir no presente. Eles so como alicerces em uma casa em construo. De acordo com Paul Thompson inventar um passado imaginrio, que deve ter acontecido, uma forma de preservar suas crenas e sua ideologia, pois aquilo que o depoente acredita , para ele, mais importante do que aquilo que realmente aconteceu.

Bibliografia BERGSON, Henri. Matria e memria. Ensaio sobre a relao do corpo com o esprito. So Paulo: Martins Fontes, 1990. 204p. BOSI, Ecla. Memria e sociedade. Lembrana de velhos. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. 484p. GONALVES, Carlos Walter Porto. Geografando nos varadouros do mundo. Braslia: IBAMA, 2003. 590p. GONALVES, XXI, 2001. 298p. GONALVES, Carlos Walter Porto. Os (des)caminhos do meio ambiente. So Paulo: Contexto, 2000. 144p. HAESBAERT, Rogrio. O mito da desterritorializao. Do fim dos territrios multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, Carlos Walter Porto. Geo-grafas. Movimientos sociales nuevas territorialidades y sustentabilidad. Mxico: Siglo

2004. 395p. HALBWACHS, Maurice. Les cadres sociaus de la mmoire. Paris: Albin Michel, 1994. HALBWACHS, Maurice. A memria coletiva. So Paulo: Centauro, 2006. 189p. MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia. Pequena histria crtica. So Paulo: Hucitec, 1987. 138p. MORAES, Antonio Carlos Robert. Territrio e histria no Brasil. So Paulo: Annablume, 2005. 154p. QUIJANO, Anbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e Amrica Latina. In: Lander, Edgardo. A colonialidade do saber. Eurocentrismo e cincias sociais, perspectivas latino-americanas. So Paulo: CLACSO, 2005. p. 227-278. REZENDE-SILVA, Simone. Negros na Mata Atlntica.Territrios quilombolas e a conservao da natureza. 2008, 355p. Tese (Doutorado em Geografia Fsica) Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo. So Paulo, 2008.

S-ar putea să vă placă și