Sunteți pe pagina 1din 14

ABAIARA: POPULAO EM MOVIMENTO Francisco Rmulo Costa Feitosa1 romulocosta_8@hotmail.com Jos Levi Furtado Sampaio2 joselevi@uol.com.

br Pedro Henrique Quaresma de Morais3 phqdemorais@hotmail.com 1. Debatendo os Aspectos Gerais Sobre Populao. Os estudos sobre a mobilidade populacional so de importncia significativa, porque a partir destes podemos compreender os fatores que impulsionam os movimentos efetivados por determinados seguimentos da sociedade e consecutivamente estudar como os processos de produo, reproduo humana contribuem na construo e destruio de espaos e territrios. As pesquisas tm apontado trs variveis essenciais para compreendermos a mobilidade das sociedades humana nos diversos espaos e territrios produzidos: a) natalidade; b) mortalidade e c) migraes. Estes fatores esto presentes historicamente no seio de qualquer agrupamento humano. Nas organizaes societrias que vivem sob a gide do capitalismo nas quais, a diviso social em classes determinante, encontramos caractersticas endgenas que podem dar a conformao das variveis anteriormente referidas. As categorias e natalidade, culturais mortalidade so e migraes pelos significam contextos, dialeticamente a expresso de organizaes sociais que seguem, conjunturas poltico-econmicas que orientadas determinaes do modo de produo hegemnico. Ao se estudar tais categorias cabem faze-lo, considerando as diversas escalas da natureza social. Essa ligao com o modo de produo social caracterizar, por exemplo, a intensidade dos fluxos populacionais (migraes), bem como atuar
1

Estudante de Geografia da Universidade Federal do Cear, membro do Laboratrio de Estudos Agrrios e Territoriais (LEAT). 2 Prof. Dr. de Geografia da Universidade Federal do Cear, membro do Laboratrio de Estudos Agrrios e Territoriais (LEAT). 3 Estudante de Geografia da Universidade Federal do Cear, membro do Laboratrio de Estudos Agrrios e Territoriais (LEAT).

como condicionante das taxas de crescimento ou no da populao (dialtica natalidade-mortalidade). No modo de produo capitalista a dinmica populacional relaciona-se com os processos de reproduo ampliada do mesmo. Isso quer dizer que o controle populacional obedece aos ditames do capital porque este ora proporciona aumento no contingente populacional, ora diminuio. Essas modificaes, alteraes s podem ser verificveis porque populao para o capital significa antes de tudo fora de trabalho. Isso quer dizer que a populao, fundamental, porque a responsvel direta pelas relaes que se estabelecem na produo do espao. Portanto, a fora de trabalho e o controle da populao tornam-se essenciais porque, e a partir delas sero criadas as condies de acumulao e manuteno da ordem social de classes. No cerne dessas condies relaciona-se o desenvolvimento tcnico-cientfico que possui fora de transformao. Seguindo essa lgica entendemos que, os processos polticos, econmicos e culturais inerentes ao capitalismo detm profunda relao com a dinmica populacional, porque est ligada diretamente aos mecanismos de reproduo da vida. Sendo assim, observemos que os movimentos populacionais no ocorrem aleatoriamente. Refletem as condies impostas pelo modo de produo social vigente em determinado momento histrico, em que so fundamentais as atenes em torno das relaes sociais de produo e distribuio dos bens de consumo social, que por sua vez, usam categorias necessrias ao entendimento da dinmica socioterritorial, como, espao, territrio e trabalho. Nesse contexto, o presente artigo objetiva fazer anlise geogrfica da dinmica populacional do municpio de Abaiara, no estado do Cear tomando os movimentos histricos de (re)produo do municpio, porem dentro de um recorte temporal, entre 1990 2010. Neste recorte queremos apresentar as mudanas ocorridas na populao abaiarense de forma a verificar os aspectos quantitativos e qualitativos, apontando as relaes intrnsecas aos movimentos populacionais em estudo.

Para construir o artigo tivemos que fazer reviso bibliogrfica, consulta em censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, anlise dos dados populacionais do Cear, da mesorregio sul, das microrregies do Cariri e Brejo Santo, e do municpio de Abaiara. 2. Bases Histricas Para Anlise da Dinmica Populacional. Os alicerces que compreendem a dinmica populacional de Abaiara constituem construes histricas inscritas no territrio nacional, regional e local, ou seja, brasileiro, nordestino e cearense, especificamente nas nuanas que envolvem os processos de ocupao da regio sul do estado onde est localizado o municpio em estudo. A histria territorial municipal marcada pelo avano das foras de produo capitalista, que se fazem concretas por meio de interesses polticos e econmicos desencadeados pela elite europeia e nacional. As Bases da Formao Territorial do Brasil (Moraes) faz anlise dos processos geradores do territrio brasileiro. Moraes mostra os acontecimentos ocorridos no seio da sociedade europia que impulsionaram as condies necessrias constituio do Brasil. Esse movimento de produo espacial, o da consolidao do novo mundo se deram ocupando e colonizando espaos sociais pr-existentes e definindo as formas e contedos da futura nao. O contexto poltico e econmico europeu passava por profundas transformaes de suma importncia para constituio dos estados nacionais e Portugal desponta naquele momento como fora propulsora, pioneiro nas lutas que definem os estados nacionais. Esta ser a caracterstica dos portugueses na vanguarda da corrida expansionista, beneficiando-os nos processos de expanso territorial marcada pela colonizao das terras alm mar. O fortalecimento da burguesia mercantil com a acumulao de capital produzida nas colnias gerar condies propicias ao comando da nova ordem social, poltica e cultural de Portugal e demais naes envolvidas com a colonizao, o que ser de grande valia para compreendermos os movimentos populacionais desencadeados no Brasil na conformao territorial. Neste momento da historia nacional sero eliminados pelos estranhos parcela significativa dos ndios. Os chegantes a este espao em construo,

principalmente portugueses, sem esquecer, contudo, os escravizados africanos iro compor a populao da futura nao brasileira. A partir da ocupao portuguesa das atividades culturais, catequese religiosa e investimentos na economia: extrao de madeira, monocultura da cana-de-acar, minerao e pecuria, os invasores europeus lanam-se na conquista do espao usando como agentes os bandeirantes e jesutas. Seguindo as margens dos rios e os caminhos do gado, os desbravadores avanam sobre as reas que hoje conhecemos por regio do Cariri cearense. Cabe dar destaque que a organizao do espao caririense no se deu de forma pacfica, pelo contrrio, o conflito marca a disputa territorial entre os ndios cariri e europeus. Disputa que culminou com a matana generalizada dos nativos habitantes deste ambiente rico em recursos naturais. Sobre essa poro do sul do Cear, o cariri cearense, Sampaio (1986) afirma que
atravs dos rios e caminhos de gado que os invasores chagam ao vale habitado pela nao Cariri, um povo pescador, caador, que cultivavam mandioca, frutas e produziam redes e cermicas. (SAMPAIO, 1986)

O mesmo, ainda nos diz que


Os novos habitantes chagaram ali por dois caminhos. Os primeiros subiram o Jaguaribe at atingir o Salgado e os demais saram diretamente da Bahia, desceram o So Francisco, cruzaram o territrio da capitania de Pernambuco at atingirem o p da chapada do Araripe. (SAMPAIO, 1986).

Nesta parcela do atual territrio cearense foram acontecendo as construes, que possibilitaram a condio necessria para o crescimento e desenvolvimento da populao. Essa vai instalando ao longo dos caminhos, nas fazendas de explorao agrcola, pecuria, montando casas de farinha e engenhos de processamento de cana-de-aucar, produo de aguardente e rapadura. O caminhar do povo mesclado de branco, ndio e negros transformam o espao originando pequenos povoados. Ao longo do tempo essas construes vo ganhando cada vez mais expresso, favorecendo o surgimento de vilas, cidades e municpios.

Em suma, deste modo que se configura a gnese dos processos que manifestam a dinmica populacional da regio sul e, posteriormente, de Abaiara. 3. A Geografia Histrica da Populao Abaiarense. Dadas s condies de construo espacial, impulsionadoras dos movimentos populacionais do Cariri, vale conferir os ditames inerentes a constituio da populao abaiarense, foco de nosso estudo. Fruto dos processos polticos de construo territorial desencadeados na primeira metade do sculo XX, Abaiara eleva-se a condio de municpio cearense em 1957, onde at a presente data era apenas um distrito do municpio de Milagres. Situado na poro sul do Cear o municpio de Abaiara, guarda caractersticas scio-culturais e econmicas atreladas intimamente e, sobretudo, ao ambiente no qual a populao se estabeleceu. Tal fato constitui-se como elemento importante por se tratar da rea, que no estado do Cear, desfruta de condies naturais de grande relevncia para o desenvolvimento de prticas econmicas voltadas s atividades agrcolas. Conhecido como ilha de verdura o cariri cearense se destaca pelas particularidades naturais em que se encontra. A chapada do Araripe marca a condio de relevo elevado, e isso se articular com outros fatores responsveis e essenciais para o desenvolvimento populacional. Como exemplo de outros fatores referidos acima pode destacar: gua abundante, solos bons para o estabelecimento de atividades agropecurias, e vegetao exuberante. Essas condies so decorrentes dos processos naturais, que atuam como motor primeiro do desenvolvimento sociohistorico, pois a partir do seu uso e do incremento tcnico-cientfico, que envolve domnio, manipulao cada vez maior da natureza, outros condicionantes sero evidenciados. O poder do capital sempre atua no controle dos processos sociais atrelados ao mundo das mercadorias e/ou mercado de trabalho, seja de conteno demogrfica ou regulao da mobilidade da mesma.

Nesse curso a populao de Abaiara vai se construindo. A densidade da populao vai se organizando por meio da apropriao na medida em que vai se evidenciando as maiores possibilidades de obteno de recursos hdricos, no municpio. Em publicao pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) no ano de 1971, com foco na rea do Cariri, que teve como objetivo central subsidiar o planejamento dos centros regionais nordestinas verifica-se que aquele trabalho aponta a relao dos recursos naturais e suas implicaes na populao, de modo que a disponibilidade de gua no Cariri contribui para o aumento dos aglomerados populacionais:
(...) resultam, por um lado, da expresso agrcola da rea evidenciada na importncia de sua populao rural: 69,6%, do total da populao a encontrada. Resultam, tambm, da proliferao de pequenos ncleos urbanos, cujos contingentes populacionais contam em sua maioria com menos de 5.000 habitantes (...). (IBGE, 1971. p. 01).

Abaiara tem origem atravs dos processos, naturais, econmicos, polticos, culturais, que so inerentes a qualquer forma de organizao mas que so de municipal. A geo-histria de Abaiara marcada predominantemente pela presena de atividades agropecurias em que o cultivo de cana-de-acar, feijo, milho, mandioca, arroz, algodo fazem parte do cotidiano da populao. No contexto de conformao dos limites municipais havia necessidade de considerar a estrutura fundiria por ser essa definidora dos poderes ali existentes naquele momento. A centralizao das terras pelas elites locais garante aos proprietrios a explorao do trabalho humano, atravs de relaes sociais de produo desiguais, injustas que propiciam mobilidade da fora de trabalho, principalmente para fora da regio do Cariri. O poder exercido pela classe dominante transforma classe trabalhadora em sujeito social responsvel pela gerao de riqueza a ser apropriada pelos primeiros. Neste processo, os trabalhadores tm de seguir os ditames impostos pelos dominadores, tendo como consequncia a importncia significativa para compreenso da geo-histria

expropriao e explorao da fora de trabalho pelo capital, tendo a mesma que se movimentar de acordo com os interesses do poder dominante. Os dados histricos obtidos no curso da pesquisa apontam os movimentos realizados pela populao abaiarense. 4. Abaiara-Cariri em Nmeros: os primrdios da populao municipal. O censo demogrfico do IBGE do ano de 1960, revela que os 38 municpios que compem a grande rea de influncia do cariri cearense detinham o total de 703.347 habitantes, equivalentes a 21% da populao do estado, sendo 69,9%, ou seja, 489,787 pertenciam a reas rurais. Neste mesmo perodo, o emancipado municpio de Abaiara possua 5.690 habitantes. Os nmeros apresentados revelam a densidade demogrfica. Esta no uniforme, variando de 15 hab/Km a 300hab/Km, o que mostrar o carter diferenciado da ocupao humana. Constatou-se atravs dos dados que, com exceo do municpio de Juazeiro do Norte, as demais densidades elevadas coincidem com as reas onde mais intensa a atividade agrcola. importante observar a relao da densidade com as condies naturais, pois isso nos revela um tipo de interao na qual no podemos negligenciar. Desta maneira evidenciou-se que os municpios com dados equivalentes a 29,8% hab/Km a 14 hab/Km esto situados no Serto do Cariri: Brejo Santo, com 29,8 hab/Km; Jardim, com 28,6 hab/Km; Abaiara, com 27,6 hab/Km; Barro, com 23,2 hab/Km; Aurora, com 22,1 hab/Km; Milagres, com 22,8 hab/Km; Penaforte, com 21,1 hab/Km; Mauriti, com 20,1 hab/Km; e Jati, com 14,4 hab/Km. Em comparao observa-se na tabela a seguir a populao total da rea relativa ao Cariri em relao ao estado do Cear, considerando a situao dos domiclios nos anos de 1940, 1950 e 1960:

Tabela 1 Nmero de Habitantes

Cear
1940 1950 Pop. Total 2.091.032 2.695.450 Pop. 475.028 679.604 Urbana Pop. 1.616.004 2.015.846 Rural Fonte: IBGE, 1971. 1960 3.337.856 1.124.829 2.213.027 1940 515.183 105.936 395.005

Cariri
1950 630.657 149.433 481.314 1960 703.347 213.560 489.787

% sobre a populao do Cear 1940 1950 1960 24,6 23,3 21,0 22,3 24,4 21,9 23,8 18,9 22,1

Os nmeros mostram o crescimento contnuo dos habitantes, tanto para o conjunto do estado como para local. Todavia, este crescimento diferenciado nas reas urbanas e as rurais. O crescimento maior nas reas urbanas, caracterizando-o como continuo, progressivo, de forma ascendente. A populao rural, tem movimento de carter regressivo, conforme mostra os nmeros. No grupo de municpios do qual Abaiara, faz parte essa relao se d da seguinte maneira: Tabela 2 Variao da populao em relao situao do domiclio 1950 1960
Grupo de municpios Aurora (+ Milagres, Barro, Abaiara)
Fonte: IBGE, 1971.

% da populao rural em relao total 86,81

% da populao urbana em relao total 13,18

% da populao rural em relao total 82,37

% da populao urbana em relao total 17,62

Nota-se que os dados oferecidos permitem evidenciar o decrscimo da populao rural e, em contrapartida, o aumento da urbana. Resta-nos entender os porqus de tais mudanas. Consideramos que a essncia das transformaes observadas guarda profundos enlaces com a relao do capital com a fora de trabalho. Isso nos faz dizer, por exemplo, que o crescimento do nmero de pessoas nos ncleos urbanos condiz com a procura de melhores condies de vida, j que o contexto scio-econmico vivido no campo no favorece o desenvolvimento de

boas qualidades existenciais para o campons, visto as estruturas sociais presenciadas no mundo rural. necessrio dar destaque a dois pontos importantes no tocante aos fatores atrativos proporcionados pelas cidades: I) as condies materiais das cidades, responsvel por mobilizar a populao; II) mercado de trabalho, que pela sua essncia contribui fortemente para distribuio espacial da populao. O que foi expresso at aqui possibilita fazer analise dos dados municipais de Abaiara, porque esta resulta de pequenos movimentos econmicos locais e dos reflexos das estruturas macroeconmicas que refletem na vida cotidiana das localidades, portanto, investigar os movimentos da populao local nos ltimos vinte anos (1990-2010). 5. O Movimento Populacional de Abaiara 1990/2010. O movimento populacional de Abaiara ocorrido de 1990 a 2010 no escapa lgica imposta pelo modo de produo capitalista, porque h interesses imbricados diretamente ao controle demogrfico, os quais na essncia satisfazem a reproduo ampliada. A tabela a seguir aponta o crescimento da populao de Abaiara, por sexo e situao de domiclio, nos ltimos 20 anos: Tabela 3 Populao total, por sexo e condio de domiclio Situao de Domiclio Populao Residente Urbano Rural Total Homens Mulheres
1991 7.889
3.928 4.191 5.215 3.961 4.194 5.274 2.696 3.208 4.552 5.193 5.177 5.937

Abaiara 2000 8.385


2010 10.489

Fonte: Produzida pelos autores a partir dos dados do IBGE.

Os dados da tabela 3 revelam informaes que, expressam matematicamente a dinmica populacional, aumento e diminuio, no entanto temos que alm dos nmeros. Vejamos o que lemos:
a) Na periodizao iniciadas em 1991, 2000 e 2010 percebe-se

aumento no expressivo da populao geral do municpio;

b) Constata-se que h mais mulheres no espao rural que no urbano e

este fato ocorre durante o tempo estudado;


c) Os domiclios aumentaram tanto na cidade quanto no campo,

prevalecendo s diferenas entre domiclios urbanos e rurais. Os dados apontam para varias situaes municipais, no que tange ao planejamento, porque quando a populao aumenta, cresce a demanda por creches, escolas, sade, gua, alimentao, produo agrcola, gerao de emprego, lazer e tantas outras necessidades. O aumento populacional pode garantir ao municpio ampliao dos recursos do Fundo de Participao dos Municpios, verbas para educao, agropecuria, sade, infraestrutura de estradas, transportes escolares, ambulncias, moradias. Dai a importncia de se compreender o que significa os dados demogrficos e seus efeitos sobre a produo do espao. No caso especifico de Abaiara a investigao que hora estamos desenvolvendo comea a revelar varias mudanas, chegada de pessoas aposentadas, trabalhadores retornando, as ruas sendo ampliadas, construo de conjuntos habitacionais, melhoria na sade e educao. Neste caso, o aumento do contingente demogrfico de Abaiara vem contribuindo para aplicao de capital pblico e privado no processo de reestruturao municipal, comprovado pelas construes espaciais realizadas ao longo dos 20 anos que estamos estudando. Desta maneira podemos considerar que a injeo de recursos pblicos e privados no municpio tem propiciado, criando condies favorveis ao crescimento da populao, principalmente pela migrao. Estes constructos representam e evidenciam atrativos no que diz respeito a dinmica populacional, porque proporcionam perspectivas de trabalho, culminando com aumento da fora de trabalho. Alm dos aspectos mencionados, no podemos deixar de frisar a permanncia de antigas formas espaciais, bem como de relaes sociais atreladas ao modo de vida local, vinculadas as propriedades rurais movidas pelos trabalhadores do campo. O melhoramento tcnico-cientfico da medicina contribui para frear o crescimento populacional. Associado as tcnicas, as prticas mdicas possibilitaram o aumento demogrfico, porque a preveno e tratamento da

populao, principalmente das mulheres no perodo pr-natal tem evitado a mortalidade infantil e das mes. Em Abaiara, este fato contribuiu, para o aumento dos habitantes, visto que os ndices relativos a natalidade-mortalidade foram alterados, porque as mortes infantis foram reduzidas. A melhoria do espao urbano importante para efetivao das modificaes que presenciamos nas cidades em decorrncia dos deslocamentos provenientes das reas. Parte deste movimento produto direto das polticas de desenvolvimento urbano comandadas pelo estado e pela maior circunstncia do capitalismo global. Estas constituem-se como protagonistas das materialidades construdas no municpio, tais como as que foram citadas acima, decorrentes do processo de desenvolvimento nas esferas de infraestrutura, comrcio e servios. No entanto, no que diz respeito a relao de crescimento dos populares e dos domiclios urbanos e rurais constata-se diferenciaes importantes, pois observamos variaes nos dados referentes aos nmeros percentuais referentes a situao domiciliar. Na dcada iniciada em 1991 e terminada em 2000, constatamos aumento de 18,9% no contingente urbano e de 2000 a 2010 o percentual subiu para 41,8%. Tomando as duas dcadas como referencia, ou seja, de 1991 a 2010 o aumento da populao urbana chega a 68,8%, significando forte mobilidade populacional seja no que tange a natalidade e migraes, no entanto, quando verificamos o dado absoluto de 1.856, fica demonstrado que os novos indivduos localizados nas reas urbanas no so to significativos, e no decorrer de vinte anos, esse aumento s atingiu o total de 2.600 pessoas, nos permitindo afirmar que as alteraes no conjunto da populao municipal so capazes de serem precisadas e analisadas com um bom planejamento. Os dados referentes aos domiclios rurais entre 1991 a 2000 indicam diminuio de 0,3% e entre 2000 e 2010 houve aumento em 14,6%. Quando tomamos o perodo de 1991 a 2010, o percentual foi de 14,3%. Observamos que na primeira dcada o municpio teve reduo de domiclios, em decorrncia do abandono do campo pelos trabalhadores rurais. J na dcada seguintes o crescimento vem atravs dos estmulos dados por diversas politicas pblicas que garantiram a populao no campo.

Em relao ao estado do Cear, bem como a mesorregio sul e as microrregies do Cariri e Brejo Santo, a tabela 4 nos permite verificar a variao da populao no perodo de 1991 a 2010, ou seja, 20 anos. Os dados constantes na tabela indicam situao diferenciada com relao ao municpio de Abaiara, porque a populao do Cear, Mesorregio do Cariri e serto do Cariri, em sua maioria do sexo feminino e quanto aos domiclios so dominantemente urbanas. importante lembrar que esse fenmeno da dominncia do sexo feminino, sempre foi assim, as mulheres sobrevivem mais ao nascerem e esto expostas a menos riscos que os homens. No que tange aos domiclios o domnio urbano segue a logica da urbanizao mundial como foi referido no inicio do texto, ou seja, os processos de crescimento urbano esto associados as tecnologias, melhoramentos via medicina, reduo da natalidade e mortalidade infantil, migrao, estrutura fundiria, ausncia de politicas agrcolas, educacionais que ajudem a manter a populao no campo. Tabela 4 Populao total, por sexo e domiclio Situao de Populao Residente Total Cear Homens Mulheres
3.276.404 3.802.187 4.329.989 358.418 407.521 454.037 250.534 288.726 341.543

Domiclio Urbano
4.162.007 5.315.318 6.343.990 407.225 509.256 618.517 324.150 400.678 497.077

Rural
2.204.640 2.115.343 2.104.065 279.966 280.006 258.144 152.436 154.824 161.595

1991 6.366.647 3.090.243 2000 7.430.661 3.628.474 2010 8.448.055 4.118.066 1991 2000 2010 1991 2000 2010
687.191 789.262 876.664 476.586 555.502 658.672 328.773 381.741 424.379 226.052 266.776 317.256

Mesorregio Sul

Cariri + Brejo Santo

Fonte: Produzida pelos autores a partir dos dados do IBGE.

Em comparao percebemos que os dados apreendidos de Abaiara seguem uma determinada lgica conferida em mltiplas escalas. Eles refere-se ao aumento cada vez maior na quantidade de populares e domiclios urbanos e declnio proporcional no nmero de pessoas que compem o quadro do campo. Nesse contexto, considera-se que a dinmica presenciada liga-se a maior quantidade de capital aplicada nos projetos de investimento nas reas urbanas, restando ao campo parcelas menores de insero monetria capitalista. 6. Consideraes Finais. Os dados apresentados ao longo do texto so de suma importncia, todavia, a interpretao quantitativa guarda em sua decomposio os fatores qualitativos imbricados dinmica demogrfica, levando-nos a enxergar a realidade para alm da matematizao. Constatou-se que os processos ligados aos movimentos populacionais apresentam relao ntima com o modo de produo hegemnico, atravs da lgica de reproduo. As variveis demogrficas como natalidade, mortalidade e migrao apresentam-se de maneira conectadas com o controle populacional para o processo produtivo, mostrando ser fruto das condies impositivas do capitalismo ao fator fora de trabalho. Apreendeu-se tambm que os movimentos populacionais so importantes fatores na construo do espao, pois so os seres humanos constituintes da populao os agentes fundadores deste processo. Embora seja munido de contradies, dentre elas, desigualdades scio-espaciais da sociedade de classes. Deste modo, conclui-se que a histria da dinmica populacional de Abaiara reflete as determinaes do capitalismo global por meio dos artifcios expansivos de (re)estruturao nos processos de produo, circulao e consumo dos bens sociais, satisfazendo assim as necessidades de acumulao de capital e lucro. 7. Referncias Bibliogrficas.

GADELHA DE OLIVEIRA, Daniel. Estudo das Manifestaes ScioCulturais no Municpio de Abaiara Cear. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal do Cear: Fortaleza, 2010. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA (IBGE). Subsdios ao Planejamento da rea Nordestina: Crato Juazeiro do Norte e sua rea de influncia. Ministrio de Planejamento e Coordenao Geral: Rio de Janeiro, 1971. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA (IBGE). Dados demogrficos de Estado do Cear. Disponvel em http://www.ibge.gov.br/home/. Acessado em 7 de janeiro de 2011. OLIVEIRA, Francisco. A Produo dos Homens: nota sobre a reproduo da populao sob o capital. In: A Economia da Dependncia Imperfeita. Editora Graal, 2004 SAMPAIO, Jos Levi Furtado. O Poder Poltico e a Estruturao do Espao Agrrio em Abaiara/Cear 1960 1986. Projeto de Dissertao. Recife, 1986. SZMRECSNYI, Tams. Quatro Ensaios Sobre a Economia Poltica da Dinmica Populacional. Campinas: Departamento de Economia e Planejamento Econmico, texto mimiografado 1984.

S-ar putea să vă placă și