Sunteți pe pagina 1din 5

Estudo sobre o trecho do historiador Pierre Vidal-Naquet, citado no artigo A histria hoje: dvidas, desafios, propostas, de Roger Chartier.

Por: Ana Maria Alves Muniz 1

A parte de autoria de Pierre Vidal-Naquet, no texto 2 de Roger Chartier consta que:

O historiador escreve, e essa escrita no nem neutra nem transparente. Ela se molda sobre as formas literrias, at mesmo sobre as figuras de retrica. (...) Que o historiador tenha perdido sua inocncia, que ele se deixe tomar como objeto, que se tome ele prprio como objeto, quem o lamentar? Resta que se o discurso histrico no se ligasse, atravs de quantos intermedirios se queira, ao que chamaremos, na falta de nome melhor, de real, estaramos sempre dentro do discurso, mas este discurso deixaria de ser histrico 3 .

Tal insero se liga ao discurso como passamos a observar a seguir. Roger Chartier, historiador francs, formado em Histria pela Universidade de Sorbonne, professor universitrio e pesquisador, dedica-se a vrias linhas de pesquisa, entre elas a histria do livro e leitura e da prpria historiografia, que o que estamos nos referindo 4. No processo da histria da historiografia, Roger Chartier examina, identifica os <obstculos epistemolgicos>, as propostas historiogrficas, o fazer histrico, no sentido de colaborar para o aperfeioamento da Histria 5.
1

E-mail: anamuniz@uol.com.br

CHARTIER, Roger. A histria hoje: dvidas, desafios, propostas. Dora Rocha (trad.). Artigo. In: Estudos Histricos. Rio de Janeiro: Cpdoc/FGV, v. 7, n. 13, 1994, pp. 97 a 113.
3

VIDAL-NAQUET, Pierre. (1987), apud CHARTIER, Roger. Idem, p.110.

LOPES, Jos Srgio Leite (Antroplogo). Apresentao. In: CHARTIER, Roger. Idem, p. 97 a 100. WEHLING, Arno. Historiografia e epistemologia histrica. In: A Histria Escrita: teoria e histria da historiografia. Jurandir Malerba (org.). So Paulo: Contexto, 2006, pp.175 a 189.
5

Ao refletir sobre a histria da historiografia de 1960 a 1990, Roger Chartier 6, no texto lido por ele no Seminrio <CPDOC 20 Anos> 7, ocorrido no Rio de Janeiro, no ano de 1993, comea pela sntese de uma situao de acontecimentos no campo da historiografia: Tempo de incerteza. nesse tempo que os obstculos epistemolgicos, traduzidos em crise da epistemologia, so analisados por ele enquanto dialoga com outros historiadores, sendo um deles, Hayden White. Dentre outras questes, conforme Chartier, foi amplamente fundamentada a noo de narrativa para os textos historiogrficos. Mas, o debate foi extenso, e entre os inmeros estudiosos, destaca-se Hayden White (1973, apud CHARTIER, 1994, p.104), que se empenhou em identificar regras que caracterizassem o discurso histrico, inclusive atravs das figuras de linguagem encontradas em todos os tipos de narrativa, segundo Chartier, e tambm debateu a ideia de no existir qualquer distino possvel entre fico e histria 8. Para alguns profissionais, havia sumido todas as diferenas entre o que era um tipo de narrativa e outro, ao exemplo de Hayden White, historiador estadunidense, que afirma que os contedos das narrativas histricas so to inventados como descobertos, mas, admite que os discursos histricos podem diferenciar quanto forma 9. Praticamente, White (1986, apud CHARTIER, 1994, p.110) delega ao leitor a identificao de quando uma coisa e quando outra, pois, diante de um texto histrico, menciona que: uma subjetividade especfica evocada e estabelecida no leitor, que deve admitir essa representao do mundo como realista. Com essa afirmativa, o autor pressupe que esse leitor seja dotado de conhecimentos prvios, e isso o ajuda a identificar o tipo de narrativa.

(Conforme Apresentao, Roger Chartier , tambm, diretor de estudos e pesquisas histricas da cole des Hautes tudes en Sciences Sociales, e participante da terceira gerao do grupo dos <Annales>). CHARTIER, Roger. Idem, Ibidem, p. 97 a 100.
7

CHARTIER, Roger. Ibidem, p. 113 (Estas informaes constam em Nota). WHITE, Hayden. (1975, 1978, 1986), apud CHARTIER, Roger. Ibidem, p.110. Idem.

Roger Chartier no concorda que as narrativas histricas sejam fices verbais, como quer Hayden White (1978, apud CHARTIER, p.110), e refora a posio de que o historiador tem procedimentos diferenciados do ficcionista, pois [...] mesmo que escreva de uma forma <literria>, o historiador no faz literatura e isto pelo fato de sua dupla dependncia [...] 10. A primeira dependncia tem relao com os documentos 11, sobre os quais o historiador se debrua para extrair os dados. A segunda tem relao com os critrios de cientificidade e s operaes tcnicas que so as do seu <ofcio> 12. Esses procedimentos, segundo Chartier (1994, p.110), se baseiam em: construo e tratamento dos dados, produo de hipteses, crtica e verificao de resultados, validao da adequao entre o discurso do conhecimento e seu objeto. Entendemos, assim, que a Histria se prende a operaes especficas, conforme Michel de Certeau, para quem as prticas historiogrficas sugerem um gesto de historiador 13.

Quando Roger Chartier cita Pierre Vidal-Naquet, ele d um exemplo com o qual concorda, quanto autonomia do historiador na elaborao do discurso, para que este permanea no campo cientfico. No texto, Vidal-Naquet menciona, de acordo com suas pesquisas, que a escrita do historiador no nem neutra nem transparente [...] 14 : com no nem neutra, ele afirma a subjetividade do historiador, quando este marca a sua presena no discurso e d a sua interpretao a partir do que encontra e no encontra nos relatos ou nas provas que revelam e que no revelam tudo; nem transparente, refere-se aos discursos elaborados utilizando-se das figuras de linguagem, deixando o sentido da frase ofuscado. Vidal-Naquet,
10

CHARTIER, Roger. Ibidem, p. 110.

LE GOFF, Histria e memria. Bernardo Leito... [et.al.] (trad.). 5.ed. Campinas: Unicamp, 2003. (<documentum>, derivado de <docere>, <ensinar>, evoluiu para o significado de <prova>...). p.526.
12

11

CHARTIER, Roger. Ibidem.

CERTEAU, Michel de. A operao histrica. In: LE GOFF, Jacques e NORA, Pierre (direo). Histria: novos problemas. Teho Santiago (trad.). Rio de Janeiro: F. Alves, 1995,p.17.
14

13

VIDAL-NAQUET, Pierre. (1987). Ibidem.

quando observa, tambm admite que o historiador utilize as formas literrias, inclusive as figuras metfora, metonmia, sindoque, ironia. Enquanto discorda de Hayden White, quanto ao fazer literatura, Roger Chartier concorda com Pierre Vidal-Naquet, que afirma que o historiador no faz literatura mesmo empregando as figuras de linguagem, e ainda entendemos que, o uso das formas figurativas no campo da historiografia, opcional ou por questes de estilo. Paul Marie Veyne cita um dos princpios da historiografia, mencionando que o campo da Histria pode ser isso ou aquilo, mas preciso que tudo o que nele se inclua tenha, realmente, acontecido 15. o que Vidal-Naquet (1987) enuncia com a palavra real, que o historiador no pode desprender-se dos fatos ou de seus indcios, dos documentos, das provas. Segundo VidalNaquet, se o historiador desvincula seu discurso do que passou de fato, a narrativa deixa de ser histrica para ser ficcional. Fico aquilo que no verdadeiro ou no corresponde realidade 16, e tem entre suas caractersticas o descompromisso com o que tenha acontecido, desse modo ela no precisa ser fiel aos fatos, enquanto este da Histria um princpio, conforme mencionado.

Segundo Roger Chartier, e de acordo com Pierre Vidal-Naquet, o historiador ao praticar as operaes especficas da Histria, poder produzir uma narrativa ou uma tese cientfica dentro de seu campo, e este profissional, dentro destas prticas, poder agir com liberdade, ainda que esta seja controlada.

VEYNE, Paul Marie. Como se escreve a histria. Foucault revoluciona a histria. Alda Baltar e Maria Auxiadora Kneipp (trad.) 4.ed. Braslia: Universidade de Braslia, 1998, p.25. FICO. Infopdia: Enciclopdia e Dicionrio Porto Editora. Disponvel em: <http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa-ao/fic%C3%A7%C3%A3o> Acesso: ago/2011.
16

15

Referncias Bibliogrficas

CERTEAU, Michel de. A operao histrica. In: LE GOFF, Jacques e NORA, Pierre (direo). Histria: novos problemas. Teho Santiago (trad.). Rio de Janeiro: F. Alves, 1995. CHARTIER, Roger. A histria hoje: dvidas, desafios, propostas. Dora Rocha (trad.) In: Estudos Histricos. Rio de Janeiro: Cpdoc/FGV, v. 7, n. 13, 1994. LE GOFF, Histria e memria. Bernardo Leito... [et.al.] (trad.). 5.ed. Campinas: Unicamp, 2003. (<documentum>, derivado de <docere>, <ensinar>, evoluiu para o significado de <prova>...). VEYNE, Paul Marie. Como se escreve a histria.Foucault revoluciona a histria. Alda Baltar e Maria Auxiadora Kneipp (trad.) 4.ed. Braslia: Universidade de Braslia, 1998. VIDAL-NAQUET, Pierre. Les assassins de La mmoire. Um Eichmann de papier et autres tudes sur Le rvisionisme (Paris, La Dcouverte, 1987), p. 148-149. Apud CHARTIER, 1994. WEHLING, Arno. Historiografia e epistemologia histrica. In: A Histria Escrita: teoria e histria da historiografia. Jurandir Malerba (org.). So Paulo: Contexto, 2006. WHITE, Hayden. Metahistory: the historical imagination in the ninteenthcentury (Baltimore e Londres, The Johns Hopkins University Press, 1973); The tropics of discourse: essays in cultural criticism (Baltimore e Londres, The Johns Hopkins Unversity Press, 1978), e The content of the form: narrative discourse and historical imagination (Baltimore e Londres, The Johns Hopkins University Press, 1986). Apud CHARTIER, 1994.

Dicionrio

FICO. Infopdia: Enciclopdia e Dicionrio Porto Editora. Disponvel em: <http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa-ao/fic%C3%A7%C3%A3o> Acesso: ago/2011.

S-ar putea să vă placă și