Sunteți pe pagina 1din 5

Prof.Msc.

Claiton Moro Franchi Fundamentos de Eletrotcnica

1. CARGA ELTRICA
Um corpo pode se apresentar eletrizado com carga negativa ou positiva, assim como pode ser eletricamente neutro. Diz-se que um corpo neutro quando a quantidade de cargas positivas igual quantidade de cargas negativas, ou seja, quando o nmero de prtons igual ao nmero de eltrons. Se um corpo apresenta falta de eltrons, isso significa que ele est eletrizado com carga positiva. Se, ao contrrio, apresenta excesso de eltrons, significa que ele est eletrizado com carga negativa.

Falamos de falta ou excesso apenas de eltrons, porque so essas partculas que, pelo fato de se encontrarem externamente aos tomos, podem eventualmente ficar livres. Os prtons, partculas de cargas positivas, estando no ncleo, participam de fenmenos elementares de eletricidade, mas sem apresentar mobilidade.

A Eletrosttica preocupa-se com o estudo das propriedades eltricas dos corpos eletrizados e com as cargas em repouso.

O Coulomb Toda material possui uma carga energtica originada pela energia das partculas elementares, ou seja os prtons e eltrons, esta quantidade de energia ou carga eltrica pode estar equilibrada ou desequilibrada. Ela est equilibrada quando possui o mesmo nmero de prtons ou eltrons, quando isto no ocorre dissemos que a matria possui um desequilbrio energtico ou est carregado, observe que este termo utilizado tanto para corpos carregados com carga positiva, ou seja, excesso de prtons em sua estrutura, como para quando ele est carregado com carga negativa, isto quer disser, que o corpo possui eltrons excedentes. Para representar a carga energtica de um corpo utilizamos a letra Q, e para indicarmos que o corpo est carregado positivamente ou negativamente adicionamos um sinal correspondente a positivo ( + ) e a negativo ( - ), assim as representaes ficam +Q ou -Q, para cargas positiva ou negativas. A diferena de carga pode ser medida e sua unidade o Coulomb representado pela letra C, por exemplo, os eltrons ou os prtons possuem uma carga eltrica equivalente a -0,16 x 10-18C ou +0,16x10-18C respectivamente, ento para sabermos a carga de uma corpo basta contarmos qual o nmero de eltrons ou prtons excedentes que +18 saberemos quantos Coulomb este determinado corpo possui, assim fica fcil notar que 6,25x10 eqivale a 1 (um ) Coulomb.

1 Coulomb = 6,25x1018 eltrons ou prtons

Exemplo 1. Uma barra metlica possui um desequilbrio energtico devido a falta de 2 milhes de eltrons, calcule qual a carga eltrica existente neste corpo e qual sua respectiva polaridade. Dados: 2 000 000 prtons Fazendo uma simples regra de trs temos: 1C xC = 6,25x1018 prtons = 2,0x10 prtons
6

Conhecido: 1 C = 6,25x1018 prtons logo; a carga existente no corpo igual a 0,32.10-12 C.

CESUMAR

Prof.Msc. Claiton Moro Franchi Fundamentos de Eletrotcnica

2. DIFERENA DE POTENCIAL
Podemos em muitas situaes comparar os fenmenos da eletricidade com os fenmenos da mecnica fsica, pois foi devido a ela que se foram tiradas muitas concluses ou teorias sobre os circuitos eltricos para comearmos a falar sobre diferena de potencial eltrica vamos inicialmente fazer uma analogia com a mecnica clssica. Imagine dois reservatrios de gua localizados em diferentes nveis.

O que aconteceria se fizssemos um buraco no fundo do reservatrio de cima (1) e colocssemos um cano ligando-o ao reservatrio de baixo (2)? claro que toda a gua se deslocaria naturalmente para o reservatrio (2) e que, nesse deslocamento, sua energia potencial iria diminuir.

Suponha agora que voc queira que o escoamento de gua continue. Para isso , necessrio que a gua que se acha no reservatrio (2) retorne ao reservatrio (1). Mas este retorno no ocorre espontaneamente, e sim mediante o recebimento de energia por parte da gua. Com auxlio de um balde, voc pode fornecer essa energia, pegando a gua do reservatrio de baixo e colocando-a no reservatrio de cima. Devido a seu esforo muscular, a energia que voc despende recebida pela gua sob forma de energia potencial.

Dessa forma, o escoamento se mantm. evidente que poderamos obter um resultado melhor se usssemos uma bomba hidrulica de recalque.

Observe que a gua que est embaixo a mesma que vai chegar em cima. No entanto, devido s posies diferentes, em cima a gua tem energia potencial maior do que embaixo. No esquema, indicamos este fato com os sinais (+) e (-). Continuando, voc poderia indagar: Mas, a bomba no precisa receber energia para recalcar a gua de (2) para (1)?
Redes de Computadores

Prof.Msc. Claiton Moro Franchi Fundamentos de Eletrotcnica

Sem dvida. E essa energia a bomba poderia receber ou de algum que realiza um esforo muscular ou de um motor eltrico:

Continuemos apenas com o motor. E o motor trabalha de graa? No. O motor, para funcionar, tambm precisa receber energia: a energia eltrica. Pela prtica, voc sabe que o motor ligado na tomada para receber essa energia. Esta operao (ligar na tomada) se faz para que passe um corrente eltrica pelo motor. Portanto, conclumos: A corrente eltrica que traz energia para o funcionamento do motor.

Mas, se o motor consome energia, ento a corrente eltrica, ao sair dele, tem menos energia do que ao entrar. No esquema acima, tambm indicamos este fato com os sinais (+) e (-). Consequentemente deve existir um aparelho que reponha a energia que a corrente fornece ao motor, para que ela possa continuar circulando.

O dispositivo capaz de fornecer energia corrente eltrica chama-se gerador.

O terminal do gerador por onde a corrente chega com menos energia chamado de plo (ou borne) negativo e o terminal por onde a corrente sai com mais energia o plo (ou borne) positivo.

Smbolo do gerador:

Mas, se o gerador fornece energia s carga eltricas que o atravessam (corrente eltrica), ao mesmo tempo tambm est recebendo energia. Como um gerador recebe esta energia no nos interessa por enquanto, mas podemos dar um exemplo:

CESUMAR

Prof.Msc. Claiton Moro Franchi Fundamentos de Eletrotcnica

Um dnamo de bicicleta, por exemplo, um gerador que recebe energia do ciclista ao pedalar. Essa energia parcialmente fornecida corrente eltrica que acende a lmpada.

O gerador alimenta o circuito.

Mas, por que os eltrons comeam a se locomover ordenadamente, constituindo corrente eltrica? Para compreender este fato, precisamos entender o significado de um dos plos. J vimos que um tomo neutro, isto , tem carga total nula, pois nele o nmero de prtons igual ao nmero de eltrons. Se o tomo perde eltrons, fica ionizado com carga positiva ( um ction), e se ganha eltrons fica ionizado com carga negativa ( um nion). O mesmo ocorre com todos os corpos. Um corpo tem carga total zero, quando nele o nmero de cargas negativas igual ao nmero de cargas positivas. Se perde eltrons, esse corpo fica eletrizado com carga positiva e, se ganha eltrons, fica com carga negativa.

Com os plos de um gerador ocorre algo semelhante.

O plo positivo (+) um terminal em que h falta de eltrons, e o plo negativo (-) um terminal em que h excesso de eltrons.

Isso ocorre porque dentro do gerador existe um processo fsico ou qumico que leva os eltrons do plo positivo ao plo negativo. Devido a este processo surge um desequilbrio eltrico entre os terminais de um gerador. Tomemos como exemplo a pilha eltrica. Dentro deste gerador um processo qumico (reao qumica) faz com que os eltrons sejam obrigados a deixar o plo positivo e se localizar no plo negativo, criando assim um desequilbrio eltrico entre os plos. Este desequilbrio responsvel pela movimentao de cargas e, portanto, pela corrente eltrica.

O desequilbrio eltrico existente entre os plos de um gerador pode ser avaliado por meio de um grandeza fsica, indicada pela letra V, e que recebe o nome de diferena de potencial (ddp) ou tenso. Voltmetro o instrumento que serve par medir a diferena de potencial ou tenso. Sua unidade no Sistema Internacional volt (V).

Redes de Computadores

Prof.Msc. Claiton Moro Franchi Fundamentos de Eletrotcnica

Smbolo do voltmetro:

Voc vai compreender melhor se acompanhar atentamente o circuito abaixo. Considere um lmpada de lanterna ligada a uma pilha comum (V=1,5V), conforme o esquema:

Se os fios de ligao so metlicos, ento existem neles eltrons livres com muita mobilidade. Observe o que acontece no fio ligado ao plo positivo (+) da pilha. Os eltrons livres desse fio so atrados pelo plo positivo; esse fio fica com falta de eltrons e, portanto, se torna positivo. Mas, ao chegar ao plo positivo, esses eltrons so transportados para o negativo, pois o processo interno da pilha mantm esse desequilbrio. Esses eltrons, em grande nmero no plo negativo, caminham no fio at chegarem chave aberta. A param, como automveis numa estrada, diante de uma ponte elevadia que se encontra aberta.

Portanto, no h corrente eltrica no circuito enquanto a chave estiver aberta, pois os eltrons no se movimentam ordenadamente. A carga positiva de um dado lado da chave igual carga negativa dos eltrons que saram do lado positivo. E se fecharmos a chave? Os eltrons neutralizam o lado positivo da chave e so atrados pelo plo positivo do gerador. Mas cada eltron que chega ao plo positivo levado pelo processo externo ao plo negativo. A ento obrigado a dar uma volta no circuito, pois o gerador mantm sempre um desequilbrio eltrico entre os plos, isto , mantm sempre uma diferena de potencial.

No circuito h movimento ordenado de eltrons. Pelo circuito est passando uma corrente eltrica.

CESUMAR

S-ar putea să vă placă și