Sunteți pe pagina 1din 2

PLANO DE ENSINO - 2011 / 2 SEMESTRE (Verso no vlida como documento) CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS Curso: ENGENHARIA CIVIL Semestre:

1 Turno: Diurno/Noturno Disciplina: CLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I C/H semanal: 3 Professor(es) Executor(es): Ailton Antonio de Sousa Carlos Henrique de Jesus Costa C/H semestral: 60

Professor Responsvel: Carlos Henrique de Jesus Costa

EMENTA Estudo sistematizado do Clculo Diferencial e Integral enfatizando a motivao e compreenso intuitiva do contedo, favorecendo o uso desta ferramenta como um instrumento poderoso na resoluo de problemas em cincias quantitativas como a Engenharia.

OBJETIVOS Adquirir o conhecimento necessrio de Clculo Diferencial e Integral para a compreenso tanto de disciplinas bsicas como Fsica, Qumica, Mecnica Geral, Resistncia dos Materiais e Fenmenos de Transporte, como tambm de disciplinas especficas. Adquirir conhecimento para avaliar e desenvolver solues de problemas de sua habilitao especfica e multidisciplinar. Ser capaz de analisar os modelos empregados no estudo das questes de Engenharia. Consolidar conhecimentos tericos. Desenvolvimento e aplicao de modelos matemticos e fsicos a partir de informaes sistematizadas (percepo espacial). Pesquisar, visando o aprimoramento e a atualizao em sua rea de ao. Interpretar resultados, fazer conjecturas, levantar hipteses, deduzir, concluir etc. Avaliar criticamente os modelos pr-estabelecidos. Percepo do conjunto e capacidade de sntese. Raciocnio lgico e compreenso intuitiva. Capacidade crtica com relao a conceitos de ordem de grandeza, participao em grupo de modo harmnico em busca do sucesso conjunto. Respeito, pacincia e perseverana nas atividades executadas. Assumir compromisso com a execuo das tarefas que lhe so atribudas, as quais compreendem, no mnimo, o estudo, a reviso e o aprofundamento do assunto abordado em cada aula, execuo de exerccios resolvidos em livros e de exerccios propostos e a pesquisa em Bibliotecas e na Internet.

Cognitivos

Habilidades

Atitudes

UNID. C/H CONTEDO I 2 Plano de Ensino Apresentao e discusso do Plano de Ensino, focando objetivos, contedos, estratgias, avaliao e bibliografia. Derivadas - Interpretao Geomtrica e Cinemtica (retas tangentes a um grfico) - Regras de derivao: soma, produto, quociente e de funes compostas (regra da cadeia) - Derivadas de ordem superior (sucessivas) - Derivao implcita Integrais Indefinidas - Acrscimo de funo e diferencial total - Antiderivada ou primitiva de uma funo - Tabelas de primitivas imediatas - Propriedades de Integrais - Aplicao de equaes diferenciais e movimento retilneo (cinemtica) Tcnicas de Integrao - Tcnicas de Integrao: mudana de varivel

II

14

III

12

pd4ml evaluation copy. visit http://pd4ml.com

IV

12

- Integrao por substituio - Integrao por partes - Integrao por fraes parciais - Integrao de funes trigonomtricas Integrais Definidas - Definio: a integral definida como limite de uma soma - Teorema do valor mdio - Aplicao da Integral definida: reas de figuras planas em coordenadas cartesianas e polares - Aplicao da Integral definida: Volumes de slidos de revoluo por cortes, discos e anis circulares - Aplicao da integral definida soluo de problemas fsicos e de engenharia Avaliao Presencial Provas, Trabalhos, Seminrios, Outros.

16

VI

ESTRATGIA DE ENSINO - Exposio e discusso (debate) do contedo. - Execuo de trabalhos e/ou listas de exerccios (individual e/ou grupo) como atividade de aula e extraclasse. - Resoluo e prtica de exerccios aplicados, valendo-se do processo de aprendizagem significativa. - Audiovisual. - Auxlio de monitoria. - Utilizao de Ambiente Virtual de Aprendizagem Blackboard: atividades online, fruns de dvidas para atendimento extraclasse etc.

AVALIAO - Prova Regimental: 5,0 pontos. - Avaliao Parcial: 3,0 pontos. - Atividades: 2,0 pontos.

BIBLIOGRAFIA Bsica: BOULOS, P. Calculo Diferencial e Integral. Sao Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004. STEWART, J. Calculo. 4. ed. Sao Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. THOMAS JUNIOR, G. B. Calculo. 10. ed. Sao Paulo: Addison-Wesley, 2005. Complementar: FLEMMING, D. M.; GONCALVES, M. B. Calculo a: Funcoes, Limite, Derivacao, Integracao. 5. ed. Sao Paulo: Makron Books do Brasil, 2004. GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Calculo. 5. ed. Rio de Janeiro: Ltc-Livros Tecnicos e Cientifi, 2009. PISKOUNOV, N. S. (. S. Calculo Diferencial e Integral. 18. ed. Porto: Edicoes Lopes da Silva, 2000. SIMMONS, G. F. Calculo Com Geometria Analitica. Sao Paulo: Pearson Makron Books, 2010. SWOKOWSKI, E. W. Calculo Com Geometria Analitica. 2. ed. Sao Paulo: Makron Books do Brasil, 1995.

pd4ml evaluation copy. visit http://pd4ml.com

S-ar putea să vă placă și