Sunteți pe pagina 1din 8

COPA 2014: EXPANSO DA SEGURANA PRIVADA

(POR ADELAR ANDERLE1) As regras gerais da FIFA sobre segurana nos estdios de futebol esto a desenhar um novo modelo de expanso da segurana privada no Brasil em razo da Copa 2014. O Regulamento de Segurana da FIFA2 disciplina exaustivamente tudo sobre a segurana nos grandes eventos futebolsticos, dentre eles os principais itens: princpios fundamentais, arredores e permetros do estdio, vias de acesso e evacuao, medidas e equipamentos de segurana, proteo contra fogo e primeiros socorros, proibio de bebidas alcolicas, cdigo de conduta, integrao da polcia de segurana pblica e os seguranas privados (seguranas privados) e suas tarefas. Seu campo de abrangncia est descrito no artigo 1:
Artigo 1. mbito de aplicao 1. As associaes/confederaes anfitris das competies da FIFA e dos Torneios Olmpicos de Futebol devero aplicar este regulamento (jogos da competio preliminar e final), quando estes eventos se encontrem sob a gesto operacional direta da FIFA. Este regulamento estabelece os requisitos bsicos; no entanto, caso as normas de segurana da respectiva confederao sejam mais estritas e exaustivas em relao a alguns ou todos os princpios estipulados no presente regulamento, o dito regulamento prevalecer.

Vide a imagem que abre o Regulamento de Segurana da FIFA, especificamente sobre o posicionamento dos seguranas privados:

Disponvel em http://es.fifa.com/mm/51/53/98/fifa_safety_regulations_es.pdf, acessado em 28.09.2009.

O Brasil no tem tradio com esse modelo integrado de segurana, no qual os PMs fariam a segurana nas vias pblicas e os seguranas privados no domnio territorial do estdio. A segurana no seu todo, interna e externa ao estdio, em dia de eventos, feito pelas Polcias Militares. No o momento de se abrir uma discusso acerca do papel das Polcias Militares no interior dos estdios, quando se apresentam duas vertentes: a primeira sustenta que os eventos, em tese, so privados e visam lucro, mesmo que ocorram
1

ADELAR ANDERLE, Delegado de Polcia Federal, atualmente exerce as funes de Coordenador-Geral de Controle de Segurana Privada da Polcia Federal, Mestre em Direito Constitucional, possui MBA Gesto em Segurana Pblica pela FGV, Professor Universitrio e da Academia Nacional de Polcia. 2 Disponvel em http://es.fifa.com/mm/51/53/98/fifa_safety_regulations_es.pdf, acessado em 28.09.2009.

em estdios pertencentes a entes pblicos, sendo que o emprego da PM na segurana interna deixaria um passivo de segurana pblica junto grande parcela da sociedade no engajada no evento; a segunda, que o evento uma diverso pblica de massa (brasileiro ama futebol) tornando-se uma questo de segurana pblica, o que legitima a ao da PM. Passando-se ao largo dessa discusso, o fato que o Regulamento de Segurana da FIFA estabelece o modelo de integrao, onde a PM faz a segurana externa e a segurana privada faz a segurana interna (orgnica do estdio ou por empresa especializada contratada), tudo sob a coordenao maior de um rgo de polcia de segurana pblica. Nessa composio, h um oficial de segurana da entidade desportiva (CBF), um oficial de segurana do estdio e a autoridade pblica da rea. Vide exemplos do Regulamento sobre o controle pblico:
Artigo 6 {...} Com a aprovao prvia das autoridades de segurana locais, a segurana interna poder ser garantida... Artigo 17 Oficial de segurana 1. Todas as confederaes e associaes designaro um oficial de segurana. A pessoa escolhida dever ter experincia no trato com as autoridades pblicas e a polcia, assim como conhecimentos relativos a organizao de jogos, o controle dos espectadores e qualquer outro assunto vinculado a manuteno da segurana e da ordem no evento 2. O oficial de segurana dever manter contato com as autoridades policiais, os servios de emergncias e os representantes dos torcedores. 3. O oficial de segurana ser responsvel por avaliar e tratar os riscos, e de tomar as medidas necessrias em coordenao com as medidas adotadas por foras policiais Artigo 22 Assistentes da ordem (seguranas privados) 4. A direo dos assistentes da ordem (diretores e subdiretores, assistentes chefes, e se houver, assistentes adjuntos chefes) dever participar de curso de aperfeioamento anual, ministrado por um policial experimentado, preferencialmente antes do inicio do evento. 8. Antes de determinar o nmero de assistentes, as foras de segurana locais devero ser consultadas;

A CBF, seguindo orientao do Regulamento da FIFA, publicou em seu site o modelo de segurana, ilustrado e interativo (permite clicar nos pontos vermelhos apenas no site) atravs de um desenho de estdio modelo:

Disponvel em http://www.copa2014.org.br, acessado em 28.09.2009.

Por decorrncia das novidades a serem implantadas no Brasil por ocasio da Copa 2014, este autor integrou uma comitiva de autoridades brasileiras em viagem de estudos Inglaterra, durante as discusses sobre o Estatuto do Torcedor, buscando parmetros. Os trabalhos se desenvolveram em Londres no ms de agosto de 2008. A comitiva brasileira foi composta por representantes do Poder Judicirio, Ministrio Pblico, Cmara dos Deputados Federais, Ministrio da Justia, Polcia Federal, Confederao Brasileira de Futebol e imprensa. Na Inglaterra fomos recebidos pelo Ministrio Pblico e visitamos a Procuradoria da Justia da Coroa Britnica, o Ministrio das Relaes Exteriores, os rgos policiais que cuidam da segurana do futebol e estdios de futebol (Arsenal e Wembley), quando observamos o funcionamento da segurana, inclusive, acompanhamos o jogo amistoso da seleo da Inglaterra contra a Repblica Tcheca. O modelo ingls segue as regras da FIFA. Resumidamente, aquela segurana assim pode ser descrita: toda a parte interna da segurana feita pela segurana privada, os chamados STWARDS (seguranas privados), e a POLICE (PM) fica de sobreaviso e s intervm quando h grave tumulto com necessidade de manuteno da ordem pblica ou quando necessrio o emprego do poder de polcia. Os STWARDS fazem a manuteno permanente da segurana nos estdios, preocupando-se com a segurana contra incndios, estrutura do estdio, at a fiscalizao da higiene nos restaurantes, atividade que chamam de SAFETY (tarefas de segurana permanentes). Durante os jogos so contratados STWARDS free lance em nmero suficiente para o pblico esperado na proporo de 1/100 torcedores, que so pessoas treinadas e cadastradas, podendo ser seguranas privados avulsos, policiais de folga, profissionais liberais (nos disseram que muitos profissionais liberais se inscrevem para participar e satisfazer seu lado policial latente). No Brasil, a Polcia Federal tem cadastrados 1.725.000 vigilantes, porm, apenas 452.000 possuem carteira assinada em empresas especializadas, o que representa mo-de-obra especializada abundante para os eventos. Os STWARDS permanentes orientam e supervisionam os free lance, e usam coletes diferenciados entre as duas categorias (nas bilheterias e controles de acesso trabalham de terno completo). O comando do evento fica numa sala em comum com a POLICE, com monitoramento de imagens internas e externas, estas num raio de 1 km. A diretoria do clube responsvel pela segurana do evento, atravs de seguranas prprios ou de empresa contratada. O Regulamento da FIFA cristaliza essa dinmica, do qual extramos vrios dispositivos para dar uma idia mais abrangente do modelo integrado (sublinhamos):
Artigo 9 salas para as foras de segurana e sistema de circuito fechado 1. As foras de segurana e os assistentes da ordem (seguranas privados) podero contar com salas de reunio e de armazenamento, assim como suficiente espao para o estacionamento de qualquer veculo exigido. 2. O servio de emergncia e primeiros socorros, a polcia, os Assistentes da ordem (seguranas privados) os bombeiros podero dispor de lugares para seus postos de comando. Eles tero uma viso geral de todos os estandes e, sempre que a construo do estdio permitir, de outras reas de interesse para a segurana. 3. Os postos de comando dos rgos de segurana constantes do N 2 se situaro, na medida do possvel, lado a lado (para formar uma central de segurana). A sala do locutor do estdio e o posto de controle da polcia estaro em lugares adjacentes. 4. As instalaes de deteno e de custdia estaro situadas em um lugar seguro e adequado, com capacidade para 20 pessoas. Alm disso, ser reservada uma sala para o posto de controle da polcia. Todas essas salas devero ser de fcil acesso. 5. Dentro e fora do estdio, principalmente em reas de entrada, sero instaladas cmeras de vdeo com aparelhos de telefoto.O sistema de monitoramento ser operado a partir do posto de controle da

polcia, estar ligado a monitores da policia e permitir que se congelem imagens para a identificao de pessoas Artigo 10 Medidas de segurana para os times, rbitros e VIP 4. Os organizadores do jogo devero garantir a segurana dos times participantes e seus oficiais, assim como dos oficiais de jogos da FIFA, durante toda sua estadia, desde sua chegada at sua partida em colaborao com a polcia local. Artigo 19 Controles de Segurana 1. O controle de segurana dos espectadores ser realizado nas vias de entrada e sada dentro do permetro interno e externo do estdio, assim como nos pontos de ingresso s zonas no autorizadas ao pblico em geral. 2. Nos controles de segurana dos canais de entrada ser verificado se as pessoas: tm uma autorizao vlida para entrar no estdio; no portam armas ou objetos perigosos ou que sejam proibidos em virtude de disposies legais, includos cartazes agressivos ou racistas e dispositivos a laser; entrem sem bebidas alcolicas; no estejam sob a influncia de lcool ou outras substncias txicas. 3. Nos postos de controle, as pessoas e seus pertences sero revistados. 4. Qualquer pessoa que oponha a mencionada revista no poder ingressar no estdio. Os assistentes de ordem no devero revistar de maneira obrigatria s pessoas que se oponham. 5. Se objetos proibidos que violem as disposies do item n 2, forem encontrados devero ser entregues a polcia ou depositados em lugar provisrio de custdia. Se constatado algum delito, as foras de segurana podero deter temporariamente a pessoa e entreg-la a polcia sem demora. Se a pessoas renuncia ao direito de propriedade ao uso dos objetos proibidos e no cometeu algum delito que obrigue sua entrega a polcia, os objetos confiscados sero guardados em lugar seguro at sua destruio. 6. Se o controle de segurana evidencia que alguma pessoa est embriagada ou sob a influncia de outras substncias txicas, sua entrada ser proibida no estdio. Artigo 22 assistentes da ordem (seguranas privados) 1. A partir do momento em que o estdio abre suas portas, dever ser garantida e mantida a ordem. Isto implica na implementao das disposies estipuladas no presente regulamento. 2. Para realizar as tarefas listadas no pargrafo anterior ser constitudo um servio de ordem composto por assistentes de ambos os sexos. Estes assistentes devero ser maiores de idade e dignos de confiana, e devero ter experincia, particularmente em jogos de futebol. 3. Os assistentes da ordem (seguranas privados) devero usar uniformes, facilmente reconhecidos e refletivos. No mnimio, devero utilizar jaquetas com as palavras Assistentes da ordem (seguranas privados) (seguranas privados). Os assistentes chefes sero distinguidos pela cor diferente. 4. A direo dos assistentes da ordem (seguranas privados)- diretores e subdiretores, assistentes chefes, e se houver, assistentes adjuntos chefe dever participar de curso de aperfeioamento anual, ministrado por um policial experimentado, preferencialmente antes do inicio do evento. A informao dada a conhecer neste curso tambm dever ser comunicada aos demais membros da equipe; 5. Se a associao ou confederao quiser contratar os servios de uma empresa privada de segurana para desempenhar as funes dos assistentes da ordem (seguranas privados), dever assinar contrato que contenha os seguintes pontos: as tarefas a realizar (ver ponto 6); alcance das tarefas; postos a cobrir; horrios do pessoal; tempo necessrios para as tarefas; os direitos e obrigaes dos assistentes da ordem (seguranas privados) em relao aos espectadores; nmero e perfil do pessoal que ser contratado, assim como detalhes de sua experincia e qualificaes;

organizao da equipe de Assistentes da ordem (seguranas privados), estrutura organizacional; identificao (vesturio) dos Assistentes da ordem (seguranas privados). 6. Os Assistentes da ordem (seguranas privados) tero principalmente as seguintes tarefas: realizar controle de segurana nas vias de acesso ao permetro externo e interno do estdio, assim como nos setores no autorizados ao pblico em geral; proteger as reas-chave (por exemplo, barreiras de catracas, bilheterias, vestirios dos times e dos rbitros, salas VIP e seus veculos, e representantes dos meios e suas respectivas instalaes tcnicas); Impedir o acesso e retirar pessoas que no tm permisso para entrar ou permanecer no estdio, que representem um risco de segurana devido ao consumo lcool e/ou drogas, ou que tenham sido impedidos de entrar nesse estdio em particular; controlar e revistar aos espectadores, assim como os objetos que tragam consigo ao ingressar no estdio e dentro dele; Impedir o acesso de toda pessoa que se oponha a revista; remover, reter e, em alguns casos, devolver o objeto que no podem entrar no estdio, seja em razo de disposio legal ou pelo regulamento do estdio; garantir a separao em setores distintos das torcidas rivais de acordo com suas entradas; evitar que os torcedores se mudem para setores para os quais suas entradas no permitem; assegurar que todas as rotas de entrada e sada e as sadas de emergncia permaneam desobstrudas; assegurar a presena de pessoal nas estradas e sadas, bem como nas sadas de emergncia localizadas nas reas dos telespectadores (em especial nas tribunas de p) a partir da abertura at o fechamento do estdio; impedir a entrada sem autorizao de torcedores a locais no autorizados ao pblico, particularmente ao campo e locais limtrofes; proteger os jogadores e oficiais da partida no momento de entrada e no de sada do campo de jogo; controlar o trfego de veculos e pedestres ao redor de todo o estdio; assegurar a aplicao das normas do estdio no caso em que o organizador do evento seja responsvel por isso; informar a polcia sobre qualquer incidente punvel de acordo com a lei; informar a polcia, o servio de primeiro socorros, o corpo de bombeiros e qualquer outro rgo competente sobre os incidentes que possam atentar contra a segurana nos casos em que eles no possam alertar imediatamente sobre o perigo. 7. As atribuies dos assistentes da ordem (seguranas privados) devero ser divididas em setores e subsetores, se possvel. Essas divises sero atribudas a gerentes ou lderes que tenham formao adequada para lidar com as mesmas. 8. O nmero dos assistentes da ordem (seguranas privados) contratados depender das particularidades locais (nmero de vias de entrada e sada, portas de emergncia, etc) do nmero estimado de torcedores e do nvel de risco do encontro. Regra geral estima-se um assistente por cada 100 torcedores. Antes de determinar o nmero de assistentes, as foras de segurana locais devero ser consultadas; 9. Todos os gerentes e os lderes devero portar dispositivos de intercomunicao (walkie-talkies) assim como todos os Assistentes da ordem (seguranas privados) que cubram reas de alto risco; 10. A localizao exata dos aparelhos de intercomunicao figurar em um plano geral de comunicaes, no qual se especificar tambm a posio de todas as foras de segurana. O plano de comunicaes ser distribudo s pessoas apropriadas.

Abaixo algumas ilustraes da viagem Inglaterra com comentrios que corroboram o modelo integrado:

Imagens fotografadas em 20 de agosto de 2008, pelo autor, Estdio Wembley, Londres, amistoso entre Inglaterra e Repblica Tcheca. Revista de pertences com seguranas privados, feminino e masculino.

Imagens fotografadas em 20 de agosto de 2008, pelo autor, Estdio Wembley, Londres, amistoso Inglaterra e Repblica Tcheca. Posicionamento dos seguranas privados.

Imagens fotografadas em 20 de agosto de 2008, pelo autor, Estdio Wembley, Londres, amistoso Inglaterra e Repblica Tcheca. Coletes com cores diferenciadas para os supervisores, permanente e free lance. Abaixo, vista panormica de posicionamento no estdio.

Imagens fotografadas em 20 de agosto de 2008, pelo autor, Estdio Wembley, Londres, amistoso Inglaterra e Repblica Tcheca. Aps passar pela porta giratria, o vigilante confere o ingresso. Tambm, abaixo imagem que demonstra o mesmo modelo empregado na Copa das Confederaes na frica do Sul/2009:

Disponvel em http://es.fifa.com/confederationscup/photogallery/gallery=1076743.html#1076729, acessado em 28.09.2009.

Uma vez demonstrado o modelo desenhado pela regulamentao da FIFA, de se alinhar a legislao ptria. A legislao brasileira j permite o emprego da segurana privada em estdios de futebol. A Portaria n 387/2006/DG/DPF, com base na Lei n 7.102/1983, estabelece dentre as atividades de segurana privada o emprego em eventos sociais, bem como permite a escolta armada e a segurana de pessoas:
Art. 1 , 4, So consideradas atividades de segurana privada: I - vigilncia patrimonial atividade exercida dentro dos limites dos estabelecimentos, urbanos ou rurais, pblicos ou privados, com a finalidade de garantir a incolumidade fsica das pessoas e a integridade do patrimnio no local, ou nos eventos sociais (Grifo nosso); III - escolta armada atividade que visa garantir o transporte de qualquer tipo de carga ou de valores, incluindo o retorno da guarnio com o respectivo armamento e demais equipamentos, com os pernoites estritamente necessrios; IV - segurana pessoal atividade de vigilncia exercida com a finalidade de garantir a incolumidade fsica de pessoas, incluindo o retorno do vigilante com o respectivo armamento e demais equipamentos, com os pernoites estritamente necessrios; Art. 13. A atividade de vigilncia patrimonial somente poder ser exercida dentro dos limites dos imveis vigiados e, nos casos de atuao em eventos sociais, como show, carnaval, futebol, deve se ater ao espao privado objeto do contrato (Grifo nosso).

E para modernizar a atividade de segurana privada h em andamento no Congresso Nacional um Projeto de Lei que estabelece o novo Estatuto da Segurana Privada (PL 4305/2004), que assim explicita o tema:
Art. 2 So atividades de segurana privada: III servio de segurana nos estdios de futebol, promovida pela pessoa fsica ou jurdica promotora do evento, conforme convenincia e oportunidade, com emprego nas bilheterias, controles de acesso e internamente nos estdios durante o evento principal, cujo planejamento operacional, medidas de controle e equipamentos previstos no 2 do art. 1 desta Lei sero elaborados de comum acordo com a polcia ostensiva responsvel pela segurana pblica para cada evento, podendo ainda a segurana privada fazer a segurana de rotina nas concentraes, estadias das equipes, acompanhamento nos deslocamentos, transporte de valores pessoais e das equipes e segurana nos locais de treino, conforme regulamentao infralegal;

Por concluso, o emprego do modelo integrado de segurana regulado pela FIFA, para seu emprego no Brasil, requer seja estabelecida uma clara fronteira entre o pblico e o privado. As foras de segurana pblica tm sua existncia pautada em assegurar e criar condies para o pacfico convvio social nos espaos pblico, dentro de sua misso constitucional de polcia ostensiva de preservao da ordem pblica, enquanto que a segurana privada protege e disciplina pessoas e patrimnio nos espaos privados. Os campos de atuao prprios de cada uma requerem integrao e complementaridade: a segurana privada complementa a segurana pblica e esta tem o domnio do todo. Gize-se que complementar no o mesmo que suplementar, a primeira tem o sentido de auxiliar; a segunda de substituir, o que no o caso: adota-se a forma complementar. O desafio para o Brasil para a copa de 2014 de promover a integrao pblico/privada, com o grande objetivo de reduzir a criminalidade. Acredita-se que se ocorrer a injeo de verbas pblicas na Copa 2014 para incrementar o modelo integrado, poder ocorrer sua continuidade ps Copa.

S-ar putea să vă placă și