Sunteți pe pagina 1din 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PROCESSO TC- 7336/08 Poder Executivo Municipal. Prefeitura de Soledade. Inexigibilidade de Licitao. Contratao de Bandas.

Irregularidade. Aplicao de multa. Recomendao. Representao ao MPE e Receita Federal RECURSO DE RECONSIDERAO contra o Acrdo AC1-TC0368/11 Conhecimento. No provimento.

ACRDO AC1-TC -

1782

/2011

RELATRIO: Em 17/03/11, os Membros da 1 Cmara, ao apreciar a Inexigibilidade de Licitao n 04/2008, realizada pela Prefeitura Municipal de Soledade, objetivando a contratao de bandas e atraes musicais (Fernando Mendes; Genildo e Ginaldo; e Banda Swing do Forr), destinadas aos festejos de emancipao poltica da cidade, atravs do Acrdo AC1-TC-0368/11, s fls. 78/81, publicado no DOE-TCE de 24/03/11, acordaram em: I. julgar irregulares a inexigibilidade de licitao n 04/2008 realizada pela Prefeitura Municipal de Soledade e o contrato dela decorrente;

II. aplicar multa pessoal ao Sr Jos Ivanildo Barros Gouveia, Prefeito Constitucional de Soledade, no valor de R$ 2.805,10 (dois mil, oitocentos e cinco reais e dez centavos), por infrao grave norma legal, com espeque no inciso II, art. 56, da LOTCE, assinando-lhe o prazo de 60 (sessenta) dias para recolhimento voluntrio (...); III. comunicar ao Ministrio Pblico Estadual para as providncias a seu cargo (apurao de potenciais crimes licitatrios e/ou atos de improbidade administrativa); IV. comunicar Receita Federal do Brasil acerca das somas manejadas para a realizao de eventos festivos, com vista verificao da regularidade fiscal da empresa no tocante declarao dos valores por ela auferidos; V. determinar o envio de cpia da Deciso em epgrafe para os autos do processo de Prestao de Contas da Prefeitura Municipal de Soledade, exerccio 20081, para subsidiar anlise. As eivas remanescentes no presente processo motivadoras da declinada deliberao foram as seguintes: 1. No consta razo da escolha do fornecedor nem justificativa de preos, de acordo com o art. 26, pargrafo nico, II e III da Lei 8.666/93; 2. 3. No foram previstos prazos e forma de pagamento, de acordo com exigncias da Lei 8666/93, no seu art. 55, III; No se pode aplicar o art. 25, III, da Lei 8.666/93, visto que no consta documento que comprove a exclusividade do contratante, conforme exigncia legal.

Inconformado com a deciso, o responsvel interps, tempestivamente, em 08/04/11, RECURSO DE RECONSIDERAO contra a deciso do supracitado Acrdo, apresentando, em suma, as seguintes alegaes: A RAZO DA ESCOLHA est devidamente fundamentada no processo licitatrio em tela, atravs da singularidade das bandas contratadas, inclusive com reconhecimento pela mdia nacional.

Processo-TC-3060/09-PCA-PM Soledade-2008

PROCESSO TC- 7336/08

fls.2

Quanto JUSTIFICATIVA DE PREOS, salientou que os valores contratados pela administrao so os mesmos exigidos pelas bandas em outras localidades de porte semelhante ao Municpio de Soledade. No tocante EXCLUSIVIDADE DO CONTRATANTE, explicou que, em cada regio, h um empresrio do ramo artstico que firma contrato com artistas consagrados pela crtica e a opinio pblica. Assim, o ente municipal contrata com o empresrio daquela praa, haja vista que o mesmo se constitui no profissional habilitado capaz de intermediar a contratao das bandas musicais que o mesmo representa. Ademais, trouxe baila o Acrdo AC1-TC 1.822/2010, que julgou regular, em 02/12/10, a inexigibilidade licitatria para contratao de bandas, atravs do Proc-TC-5880/08, onde o Relator, Conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima, suscitou a necessidade de maior razoabilidade no atinente exclusividade, bem como a justificativa de preo. E por fim, referiu-se s FALHAS FORMAIS, alegando no configurarem ato danoso para o municpio ou trazerem prejuzos insanveis na realizao da inexigibilidade, pois o contrato foi perfeitamente executado, em estrita harmonia com o interesse pblico.

A Unidade Tcnica desta Corte, analisando a pea recursal, entendeu que o recorrente no acrescentou nenhum fato novo ao processo que pudesse modificar o entendimento anterior. Portanto, conclusivamente, entendeu que deve ser mantido in totum o Acrdo AC1-TC-0368/11. O rgo Ministerial emitiu Parecer da lavra da Procuradora Sheyla Barerto Braga de Queiroz, s fls. 134/137, de pronto, lembrando:
A principal controvrsia gira em torno da figura do empresrio exclusivo. difcil crer que um artista no proveniente do Estado da Paraba, a exemplo de Fernando Mendes, tenha como empresrio exclusivo, a quem cabe gerenciar permanentemente os direitos de imagem, a carreira e as finanas, o Sr. Ednaldo de Sousa Lima, empresrio individual (EPAE Ednaldo Promoes Artsticas) baseado no Municpio de Pirpirituba. J a se inviabiliza a inteligncia e incidncia do inciso III do artigo 25 da Lei das Licitaes e Contratos: est-se diante de um empresrio meramente intermedirio e temporrio, que provavelmente s faz aumentar o valor final pago pelos cofres pblicos, em relao quilo que, se contratado diretamente com os artistas, seria desembolsado.

Ex positis, alvitrou o Parquet o conhecimento do recurso de reconsiderao interposto pelo Prefeito Constitucional de Soledade, e, no mrito, o no provimento do pedido, confirmando-se o inteiro teor do Acrdo objurgado. O processo foi agendado para a presente sesso, com as intimaes de praxe.

VOTO DO RELATOR: O Recurso de Reconsiderao, segundo o art. 33 da Lei Complementar n 18/932, um instrumento processual onde o peticionrio almeja a reviso, por parte do julgador, da deciso. De acordo com o mesmo artigo, o instituto ser interposto dentro do prazo de quinze dias, e, ainda, dever atender aos pressupostos de admissibilidade, a saber: legitimidade e a tempestividade, ambos observados no caso concreto. Portanto, merecendo ser conhecido. Quanto ao mrito, frise-se que, como informado pelos rgos Tcnico e Ministerial, o insurreto, na tentativa de que seja revisto o julgamento desta Egrgia Corte de Contas, apresentou esclarecimentos no intuito de apontar regularidade para a inexigibilidade em exame, todavia, sem sucesso, tendo em vista que no foram trazidos aos autos fatos ou documentos modificativos do entendimento j expresso durante a instruo, o que torna, desta forma, irreversvel as decises emanadas no Acrdo AC1-TC-0368/11.
2

Art. 33. O recurso de reconsiderao, que ter efeito suspensivo, ser apreciado por quem houver proferido a deciso recorrida, na forma estabelecida no Regimento Interno, e poder ser formulado por escrito uma s vez, pelo responsvel ou interessado, ou pelo Ministrio Pblico junto ao Tribunal, dentro do prazo de quinze dias, contados na forma prevista no art. 30 desta Lei.

PROCESSO TC- 7336/08

fls.3

Ante o exposto, voto, acompanhando o entendimento do Parquet, pelo conhecimento do presente recurso, por estarem configurados os pressupostos de tempestividade e legitimidade, e, no mrito, pelo no provimento, mantendo-se, na ntegra, a deciso contida n o Acrdo AC1-TC-0368/11. DECISO DA 1 CMARA DO TCE-PB: Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC-7336/08, ACORDAM os membros da 1 Cmara do Tribunal de Contas do Estado da Paraba, maioria, na sesso realizada nesta data, em conhecer do recurso e, no mrito, negar provimento, mantendo-se, na ntegra, a deciso contida do Acrdo AC1-TC-0368/11. Publique-se, registre-se e cumpra-se. Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Coelho Costa Joo Pessoa, 28 de julho de 2011.

Conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima Presidente

Conselheiro Fbio Tlio Filgueiras Nogueira Relator


Fui presente, Representante do Ministrio Pblico junto ao TCE-Pb

S-ar putea să vă placă și