Sunteți pe pagina 1din 9

FORMAO DE OPERADORES DE GUINDASTE TELESCPICO HIDRULICO

OBJETIVO

Este treinamento tem como objetivo a introduo movimentao de cargas utilizando guindastes hidrulicos telescpicos, mveis e montados sobre pneus. Capacitando os participantes nas atividades envolvendo os equipamentos referidos, bem como anlise de obras com uso de guindastes.

GLOSSRIO
ANEMMETRO: Instrumento para medio da velocidade do vento. BOLA: Gancho de iamento do guindaste utilizado no jib ou quando o iamento for realizado somente com uma perna de cabo. CAPACIDADE BRUTA: a capacidade mxima indicada na tabela de cargas do fabricante para uma determinada configurao. CAPACIDADE LQUIDA: a capacidade do Guindaste na configurao em uso, menos o peso dos acessrios aplicados no Guindaste: Moito, Bola, Acessrios de Iamento, Balanas, etc. CAPACIDADE NOMINAL: a capacidade de iamento carga mxima indicada pelo fabricante. CARGA: todo e qualquer corpo, objeto de movimento. CARGA BRUTA: o peso da carga lquida, acrescido de seus acessrios de amarrao da carga (da ponta do gancho do moito para baixo).

GLOSSRIO
CARGA ESPECIAL: toda carga onde envolve riscos, tais como: Grandes raios de operao; Grandes alturas de movimentao; Locais confinados; Fatores de segurana considerados de risco; Utilizao de guindastes que necessitam de um estudo de logstica para a montagem e posicionamento do mesmo; Utilizao de dois ou mais guindastes. CARGA LQUIDA: o peso do corpo que ser movimentado. CARGA NORMAL: todo e qualquer corpo objeto da movimentao que no se enquadre como carga especial. CLULA DE CARGA: o dispositivo que informa ao guindaste o peso da carga iada. uma balana. CHAPAS: So chapas de ao ou madeiro de grandes resistncias utilizadas no patolamento. Ficam entre o solo e as sapatas do guindaste. COMPRIMENTO DA LANA: a medida linear, em metros, da distncia entre a base da lana e sua ponta.

GLOSSRIO
CONTRAPESOS: So os acessrios utilizados para o equilbrio do guindaste. Podem ser mveis ou no. DONO DA CARGA: a pessoa responsvel pela carga objeto da movimentao. Na maioria das vezes tambm o sinaleiro (rigger) da movimentao de cargas. DORMENTES: So madeiras de grande resistncia utilizadas no patolamento. Ficam entre o solo e as sapatas do guindaste. FATOR DE SEGURANA: a razo entre a capacidade lquida do equipamento de movimento de carga na configurao em uso e a carga bruta. FIM DE CURSO: Dispositivo localizado prximo ponta da lana. No permite que o moito ou a bola encoste nas roldanas da lana. GUINDASTE: Equipamento para movimentao e elevao de cargas, provido de lana fixa ou giratria, montado sobre base estacionria ou mvel. JIB: a extenso da lana principal do guindaste.

GLOSSRIO
JUMP: Ou by-pass o dispositivo para desativar os dispositivos de segurana do guindaste. MESA DE GIRO: Ou centro de giro o dispositivo prximo ao centro de gravidade do guindaste. Permite a movimentao horria da carga. MOITAO: o gancho principal do guindaste. NVEL: Eletrnico ou de bolha o dispositivo comprovao do nivelamento do guindaste.

que

permite

OPERADOR: o homem responsvel pela operao e locomoo do guindaste. o maior responsvel pela operao de movimentao de cargas. PATOLAMENTO: o posicionamento e nivelamento do guindaste atravs das patolas, sobre o solo para incio da operao. PATOLAS: So os apoios do guindaste para o patolamento.

GLOSSRIO
PERNAS DE CABOS a quantidade de voltas que o cabo de ao de iamento do guindaste d no moito. Quanto mais pernas de cabo, maior a capacidade de iamento do guindaste. PLANO DE MOVIMENTAAO DE CARGAS: um documento mais elaborado e realizado quando da necessidade de um maior detalhamento do planejamento. PLANO DE RIGGING: o planejamento elaborado rotineiras do guindaste.

para

as

operaes

PLATAFORMA INFERIOR: a parte inferior do guindaste formada pelo chassi de locomoo, cabine de direo, patolas, sistema de nivelamento, eixos e pneus. PLATAFORMA SUPERIOR: a parte superior do guindaste formada pela mesa de giro, cabine de operao, componentes de comando, sistema de iamento, contrapesos, lana, jib, cabos de ao e moito. RAIO DE TRABALHO: a distncia linear entre o centro de giro do guindaste e o centro de gravidade da carga.

GLOSSRIO
RIGGER: o homem responsvel por passar ao operador do guindaste todas as coordenadas da atividade. o responsvel pela sinalizao da operao de movimentao de cargas. RIGGING: Operao de equipamento. SAPATA: o apoio dos cilindros das patolas sobre o solo. SUPERLAO: So cabos de ao prprios para iamento de cargas. TABELA DE CARGA: uma tabela contendo a capacidade (altura, peso, raio de operao) de cada guindaste e demais informaes relevantes. Para uma operao segura deve-se respeitar os limites de altura e capacidade de carga de cada equipamento , o raio de operao tambem levado em conta neste calculo. TELESCPIOS: So os caixotes internos da lana.

S-ar putea să vă placă și