Sunteți pe pagina 1din 19

URBANIZAO E QUALIDADE DE VIDA NO DISTRITO DE ICOARACI BELM/PARA/BRASIL

Maria de Jesus Benjamin da Silva Mario Benjamin Dias2


1

RESUMO O processo de urbanizao trouxe para as cidades dois problemas graves: a excluso social e a especulao imobiliria. No sentido de reverter a degradao do meio ambiente urbano, de acordo com o Estatuto da Cidade Lei Federal 10.257, promulgada em 10 de julho de 2001,cabe ao administrador municipal fornecer os instrumentos necessrios para planejar a cidade que desejamos e controlar o uso da propriedade, a fim de que no prejudique a qualidade de vida dos cidados O objetivo deste trabalho fazer uma reflexo sobre o conceito de qualidade de vida, destacando os possveis indicadores e ndices utilizados pa ra avaliar tal qualidade e como os mesmos podem contribuir na evoluo das Polticas Pblicas voltadas para a problemtica urbana e a qualidade de vida dos moradores citadinos em detrimento de uma acelerada urbanizao, resultado de um processo desvinculado de aes mnimas de planejamento.no Distrito Administrativo de Icoaraci, pertencente a Regio Metropolitana de Belm/Par/Brasil. PALAVRAS CHAVES: Urbano-ambiental, Qualidade de vida; Segregao. Urbanizao INTRODUO Nas ltimas dcadas as preocupaes com relao qualidade de vida nas cidades tm se intensificado, haja vista que o adensamento populacional, sem o devido planejamento, tem gerado uma srie de conseqncias negativas vida urbana, tais como, enchentes, trfego intenso de veculos, sobrecarga do transporte urbano e todo o tipo de poluio (ar, gua e visual). De acordo com o Relatrio da Situao Mundial das Cidades 2006/07, do Programa da Organizao das Naes Unidas, pela primeira vez na histria, a populao dos centros urbanos iria ultrapassar a de reas rurais 3. Assim, mantendo-se os ndices de crescimento e de urbanizao, o Brasil em 2020 possuir 55 milhes de pessoas vivendo em favelas .
Prof Dr em Cincias Humanas rea de concentrao Geografia Urbana pela faculdade de Filosofia Letras e Cincias Humanas pela Universidade de So Paulo, professora da Faculdade Ipiranga Belm/Par .e-mail mbenjamindasilva@hotmail.com . 2 - Prof Dr em Cincias Humanas rea de concentrao Geografia Urbana pela Faculdade de Filosofia Letras e Cincias Humanas pela Universidade de So Paulo. Professor Dr. Escola de Aplicao da Universidade Federal do Par. E-mail mbenjamindias@hotmail.com. 3 Programa das Naes Unidas, para Assentamentos Humanos (UN-Habitat), relatrio apresentado na abertura do Frum Mundial Urbano Vancouver/Canad. Fonte: Agncia Estado 17/06/06.
1

Sem sombra de dvida, isso preocupante, pois, alm da excluso social gerada pela expanso horizontal das cidades em periferias despidas de equipamentos urbanos e servios, observam-se tambm no processo de urbanizao a valorao de reas nobres e a especulao imobiliria, que promove a verticalizao das edificaes, o parcelamento do solo e, por conseqncia, a sobrecarga das estruturas urbanas j estabelecidas. MILAR (2005, p. 717) expressa esta mesma preocupao ao apontar que:
Os elevados ndices de urbanizao e, inversamente, os baixos nveis de urbanismo vm criando situaes insustentveis para o Poder Pblico e a coletividade. O inchao doentio dos centros urbanos (aumento desregrado da populao) no tem encontrado o contrapeso das estruturas urbanas necessrias (moradia, trabalho, transporte e lazer), gerando-se da formas endmicas de males urbanos. E o que pior o fascnio das cidades e a concentrao populacional crescem sem o necessrio controle quantitativo e qualitativo desse crescimento

O objetivo deste trabalho fazer uma reflexo sobre o conceito de qualidade de vida, destacando os possveis indicadores e ndices utilizados para avaliar tal qualidade e como os mesmos podem contribuir na evoluo das Polticas Pblicas voltadas para a problemtica urbana e a qualidade de vida dos moradores citadinos em detrimento de uma acelerada urbanizao, resultado de um processo desvinculado de aes mnimas de planejamento. no Distrito Administrativo de Icoaraci, pertencente a Regio Metropolitana d e Belm. Esta descrio configura a realidade vivida em diversas cidades brasileiras, em particular naquelas criadas de forma impar nas margens dos imensos rios da regio amaznica, que se apresenta como um pequeno centro urbano que vive um ntido processo de expanso desde o incio do sculo, acentuado nas duas ultimas dcadas Uma das mais srias conseqncias deste intenso processo de urbanizao , sem dvida, a deteriorizao das condies ambientais na rea urbana desses municpios. Que de acordo com DIAS 2007 pg 41)
o principal fator gerador da forte concentrao populacional nas cidades resultante, da forte migrao impulsionada por uma srie de fatores como: o xodo rural, a crescente concentrao de terras que deu origem aos latifndios mecanizados e monocultores, a m distribuio de renda associada a essa crescente concentrao nas mos de uma minoria, o fraco

desenvolvimento econmico que no capaz de gerar mercado de trabalho maioria da populao ativa, entre outros

A cidade de Belm sofreu um adensamento demogrfico que culminou com o surgimento de reas perifricas, rumo ao seu interior e ocupao dos distritos oriundas principalmente de ocupao de terras particulares ou margem de vegetaes ciliares, onde a qualidade de vid a demonstra indicies muito aqum dos preconizados, devido a quase total ausncia de servios de saneamento bsico e onde as condies do ambiente naturais sofrem fortes impactos negativos. Portanto, cumprindo o que est estabelecido na Constituio, em 10 de julho de 2001, foi promulgada a Lei Federal 10.257, denominada Estatuto da Cidade, que estabelece normas de ordem pblica e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurana e do bem-estar dos cidados, bem como o equilbrio ambiental. Ao se analisar o enunciado da lei e as diretrizes gerais estabelecidas no Estatuto da Cidade observa-se uma clara preocupao do legislador com relao harmonizao entre os fatores econmicos 4, ambientais e sociais urbanos, onde exatamente esta integrao caracteriza a garantia do direito a cidades sustentveis 5. De acordo com a Constituio Federal de 1988 que estabelecer a Poltica urbana no Ttulo VII Da Ordem Econmica e Financeira, os aspectos sociais e ambientais tambm fazem parte deste conceito e sua anlise e aplicao deve ser integrada com os vrios outros temas tratados em nossa Carta Maior Em Belm os espaos reservados ao uso comum da populao no apresentam arborizao suficiente ao equilbrio ambiental e mostram a precariedade dos servios de manuteno. Tal realidade, ora se manifesta, pela ausncia de mecanismos de gesto ambiental na cidade de Belm, especificamente no distrito . No existe a preocupao de se implementar medidas preventivas de situaes como as descritas anteriormente, pois at se
-Apesar da Constituio Federal de 1988 estabelecer a Poltica urbana no Ttulo VII Da Ordem Econmica e Financeira, os aspectos sociais e ambientais tambm fazem parte deste conceito e sua anlise e aplicao deve ser integrada com os vrios outros temas tratados em nossa Carta Maior 5 -terra urbana, moradia, ao saneamento ambiental, infra-estrutura urbana, ao transporte e aos servios pblicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras geraes. 5 (...) urbanismo objetiva a organizao dos espaos habitveis visando realizao da qualidade de vida humana. Jos Afonso da Silva (2006, p. 31)
4

desconhece os potenciais problemas que podero advir de tais situaes. Sem um planejamento, muito bem elaborado, baseado na realidade diagnstica, o processo de expanso urbana em Icoaraci, muito provavelmente, em um futuro bem prximo, tornara a cidade em um lugar insalubre, com decrscimo da qualidade de vida e esgotamento dos recursos naturais que, necessariamente fazem parte da estrutura urbana desta cidade, tornando -a praticamente um lugar insustentvel. Entre todos os componentes que devem interagir na busca de um desenvolvimento sustentvel para Belm, a participao da populao imprescindvel. na capacidade de agir e reagir de seus atores principais, que so os moradores, que novos rumos podero ser tomados em um processo de urbanizao que contemple o desenvolvimento e o espao natural. Sabe-se tambm que a produo energtica na Amaznia suficiente para atender a demanda e seus impactos ambientais negativos refletem um dos mais graves riscos a contaminao dos mananciais que cortam a cidade. Dessa forma dizer que as cidades constituem os mais caractersticos ecossistemas da terra, sendo palco das atividades humanas nas mais distintas regies desde perodos bem remotos. Em sua maioria, tanto as metrpoles como as pequenas cidades configuram seus desenvolvimentos baseados no sistema capitalista, que aps a revoluo industrial , direcionou a produo do espao urbano em que a dicotomia homem -natureza foi sendo imposta contnua e gradativamente. Ao analisarmos as cidades em um contexto mundial, observamos, pois, que apesar das peculiaridades de cada uma, a maioria reflete em seu espao urbano a ao antrpica no espao natural, revelando um contraste que quase sempre culmina com a degradao ambiental. Essa situao percebida com maior facilidade nos pases perifricos, onde se constata a queda assustadora da qualidade de vida Para trabalhar o termo qualidade de vida corre-se o risco de se falar de uma panacia, ou de termos que no esto relacionados com essa categoria difusa, muito ampla, subjetiva. Para a definio deste conceito buscou -se, alm da observao emprica, as reflexes de vrios autores dos quais destacam -se Jannuzzi (2004;pg 67); Lefebvre (2002;pg 28); Lynch (1994;pg 96); Schwartzman (1974;pg 49) e Souza (2002;pg 60) entre outros.

Ao refletir sobre as dificuldades para se fazer uma avaliao da qualidade de vida, Schwartzman (1974 ;pg 49) aponta alguns critrios possveis: liberdade de escolha; satisfao de necessidades psicolgicas fundamentais e a extenso do conceito de participao. Retomando Marshall 1988;pg 39 e considera que qualidade de vida tem a ver com expanso e consolidao dos direitos civis, polticos e sociais . Para ele o problema da qualidade de vida no prioritariamente de co nsumo e implica em uma noo clara e explcita de uma poltica de desenvolvimento social (Schwartzman, 1974, p. 107). Levam-se tambm em considerao as observaes de Jannuzzi sobre o conceito de Condies de Vida. Segundo ele tal conceito poderia ser operacionalmente traduzido como o nvel de atendimento das necessidades materiais bsicas para sobrevivncia e reproduo social da comunidade. Nesse caso as dimenses operacionais de interesse seriam as condies de sade, habitao, trabalho e educao dos indivduos da comunidade, dimenses para as quais existiriam estatsticas pblicas disponveis que possam ser combinadas em um sistema de indicadores sociais que represente , aproximada e operacionalmente, o conceito de condies de vida inicialmente idealizado (JANNUZZI, 2004, p. 19). Lefebvre discutiu a questo do optimum urbano criado por tericos soviticos em 1925 para mensurar, em termos de superfcie e de nmero de habitantes, o tamanho ideal de uma cidade para se ter qualidade de vida. O autor apontou as objees a esse tipo de medida dada dificuldade de definio de critrios para esse optimum. Ele tambm chamou a ateno para o fato de que o optimum desejvel na verdade o optimum administrvel, ou seja, exeqvel em determinado local e contexto (LEFEBVRE, 2002, p.90). Tal discusso nos remete a questes de difcil resposta. Quais seriam as referncias para criao de critrios de qualidade de vida: biolgicas, tecnolgicas, fsicas ou filosficas? Ou tais referncias se encontrariam em um somatrio de todas as outras citadas? No questionamento do controle de demandas, vale considerar o pensamento de SOUZA, que alm de apontar a relao entre qualidade de vida e satisfao de necessidades de uma parcela cada vez maior da populao, faz uma importante vinculao entre qualidade de vida, justia social e autonomia:

ma vez que o caminho democraticamente mais legtimo para se alcanarem mais justia social e melhor qualidade de vida quando os prprios indivduos e grupos especficos definem os contedos concretos e estabelecem as prioridades com relao a isso, podem-se considerar justia social e qualidade de vida como subordinados autonomia individual e coletiva enquanto princpio e parmetro. Da as duas faces da autonomia, a individual e a coletiva deverem ser entendidas como parmetros subordinadores [...]. Mais justia social e uma melhor qualidade de vida so, de um ponto de vista operacional, parmetros subordinados quele que o parmetro essencial do desenvolvimento scio-espacial, que a autonomia. (SOUZA, 2002, p.66, grifo nosso).

Identifica-se aqui uma ambigidade em relao qualidade de vida urbana. Como se discute, para que um espa o tenha qualidade necessrio que se tenha controle sobre ele, entretanto, a qualidade de vida depende da autonomia tanto individual quanto coletiva. Tal qualidade refere -se ento a escolhas e preferncias. No objetivo deste trabalho discutir a dimens o desta autonomia e deste controle. Entretanto, tais consideraes so importantes para se delimitar um conceito de qualidade de vida. A expanso urbana, no s da cidade de Belm, mais em quase todo o Brasil, se d cada vez mais de forma acelerada e desordenada, agravando a degradao do meio ambiente, a excluso social e, conseqentemente, diminuindo a qualidade de vida nas cidades. O estilo de desenvolvimento do sistema capitalista faz com que se estabelea uma relao de explorao do homem pelo homem e da natureza pelo homem. A metrpoles e centros regionais, Belm sofre com graves problemas urbanos ambientais, fruto de uma expanso urbana rpida que teve seu pice na dcada de 60, com o engajamento da regio ao cenrio nacional, atravs das polticas de implantao dos grandes projetos para a Amaznia. Diante desta situao houve a expanso da populao para os bairros e distritos prximos, para comportar tal crescimento populacional, a dinamizao da economia belenense e como resultado um maior consumismo. A partir deste momento a cidade de Belm e sua regio metropolitana vm crescendo cada vez mais juntamente com a sua populao, tendo esta um aumento considervel, levando em conta o crescimento vegetativo da mesma, a migrao de pessoas oriundas do interior paraense e de outros estados do exemplo das grandes

Brasil que optam por morar em Belm.

Atrelado a este crescimento o aumento da

populacional, est o aumento desenfreado dos problemas ambientais, sendo os principais: desmatamento; degradao de reas v erdes, concentrao asfaltica e de concreto, culminando com o surgimento de micro climas; poluio atmosfrica; poluio sonora e visual; poluio de mananciais e lenis freticos e o aumento da produo de lixo. Na Regio Metropolitana de Belm, a natureza do processo histrico da produo, apropriao, uso e consumo do espao, resultaram entre outros fatores, em um ambiente marcado pelas desigualdades sociais e ambientais, como resultantes de um processo mais amplo, no qual a segregao scioespacial-ambiental marcante no momento atual. O espao urbano, como produto desses processos, resulta em ambientes produzidos com paisagens diferenciadas, em funo dos conflitos de interesses sociais ou de classes que permeiam a sociedade. No processo de expanso do ncleo urbano de Icoaraci, as reas de cotas baixas passaram a ser alvos da ocupao pela populao de menor poder aquisitivo em funo de que estas, em grande maioria, localizam -se prximo e no interior dos bairros pioneiros, on de se encontram as principais funes e os equipamentos de consumo coletivos. O distrito de Icoaraci, aps sua integrao metrpole paraense, passou por um intenso movimento de ocupao de terras pblicas e privadas em funo do prprio processo de periferizao da cidade de Belm e do crescimento do distrito, passando a constituir -se em verdadeiros movimentos sociais em prol do direito de morar. Dessa forma, os proprietrios entraram em conflitos com os ocupantes e travaram verdadeiras batalhas judiciai s em busca da reintegrao de posse da propriedade. A luta pela terra urbana e o direito de morar tm se configurado como um processo de longa durao, pois a institucionalizao da Lei de Terras no pas proporcionou a concentrao destas nas mos daqueles que detinham maior poder econmico e poltico, enquanto parcelas da s populaes destitudas dessas condies, passaram a ser organizar em buscas de alternativas para adquiri-las, o que ganhou maior relevncia nas ltimas

dcadas do sculo XX, em funo da s condies econmicas que o pas passou a vivenciar e poltica do Estado que pouco ou nenhum investimento em habitao popular realizou, conseqentemente obrigando parcelas da populao de menor ou nenhum poder econmico a ocupar terras urbanas como alternativas moradia. Analisando o ambiente urbano importante o enfoque dos problemas socioambientais, como segregao, periferizao, ausncia de polticas pblicas (escolas, sade, habitao entre outras) voltadas para uma grande parcela da populao colocando em evidncia que tais processos esto vinculados degradao social e ambiental. Partindo dessa premissa, compreendemos que o espao urbano, por sua natureza, dinmico, complexo e contraditrio em funo da forma de como produzido, e que hist oricamente est associado forma de sua ocupao e de seu uso, o que significa dizer que a sociedade, em seu processo de constituio, produz, reproduz, apropria e consome o espao como reflexo de seu prprio desenvolvimento . Partindo do pressuposto de qu e a cidade formada por espaos diferenciados, como produto da sociedade dividida em classe, e que esta se localiza de acordo com os nveis de renda, como materializao dessas aes encontrou classes e fraes de classes vivendo em espaos da cidade em condies precrias de vida. H, portanto, uma luta pelo direito cidade, cidadania plena e apropriao desta. Porm, necessrio se estabelecer uma indagao sobre as condies do ambiente na cidade. Se a cidade produto de relaes sociais, ela no um espao homogneo em funo do jogo de interesses dos agentes envolvidos, o que se pressupe afirmar que h injustia social em funo da excluso de massa de trabalhadores que esto margem dela, assim como existe concomitantemente uma injustia ambiental, que impe a parcelas significativas da populao a viverem margem da cidade, excludos de espaos, com melhores condies scio -ambiental a reproduo do homem. A discusso em torno da qualidade do ambiente das cidades, no momento atual, demonstra que essa situao no ocorre apenas no nvel local, mas tambm no mundial, e esto associadas forma de como o capitalismo se desenvolveu ao longo do processo histrico e de como as cidades so produzidas. Para (CARLOS, 2004, p. 146), pois o que de grada o meio

ambiente o modo como se realiza o processo de acumulao respondendo a uma lgica da reproduo capitalista, que por sua natureza, ao produzir a cidade, promove o processo de degradao e a segregao scio -espacialambiental. Desse modo, foi nas ltimas dcadas de sculo XX, que a populao carente, no somente a de Icoaraci, mas de outras localidades, passou a ocupar as reas urbanas inspitas ainda disponveis, as vrzeas dos rios e igaraps existentes no interior do ncleo, principalmente os do Tabocal em primeiro lugar, originando a ocupao denominada de posteriormente, a do Paracuri, Tenon Cubato e, e as margens da baa do Guajar,

produzindo a mesma lgica imprimida no contexto metropolitano, com nmero significativo de ocupaes no espao urbano. A partir desse perodo, as ocupaes urbanas no distrito de Icoaraci e na RMB, tornaram -se prticas corriqueiras, principalmente nos bairros mais afastados do ncleo pioneiro, onde ainda existia terra disponvel e, a maioria das vezes, com comprometimento ambiental, Nas dcadas passadas Belm foi considerada a capital com maior ndice de ocupaes de terras. O distrito de Icoaraci, como parte integrante da metrpole, no ficou livre desse processo, como bem demonstra o (quadro 1). As ocupaes ocorreram acompanhando os principais vetores de ligao com Belm e/ou com o ncleo urbano do distrito, com as margens da baa do Guajar, com as vrzeas dos rios e com os igaraps existentes nele. Os que, predominam nas ocupaes de terra e na periferia a populao de origem local. Um aspecto interessante que nos chama ateno diz respeito s ocupaes ao longo das vrzeas dos rios e igaraps, denominados moradores de rios urbanos, 6 pois grande parte desses moradores busca reproduzir o modo de vida rural como forma de enfrentar as adversidades do viver na cidade, que impe novas relaes, principalmente as monetarizada.

-Procuro denomin-los de moradores de rios urbanos em funo do modo de vida que essa populao procura reproduzir na cidade (possuem instrumentos de pesca, embarcaes, criam animais e cultivam determinadas plantas em giraus, extraem produtos naturais de reas florestas nas ilhas prximas da acidade etc.). Considero prematuro denomin-los de ribeirinhos urbanos, por falta de uma melhor discusso terica capaz de sustentar essa definio.

De forma geral, as ocupaes urbanas imprimiram uma nova paisagem no espao urbano das cidades amaznicas, que tm se acentuado nas ltimas dcadas em funo da falta de investimentos em habitao popular, forando contingentes da populao a submeterem-se a viverem nesse ambiente. A populao que vive nas ocupaes formada, na maioria, por um contingente de mo-de-obra desqualificada para o mercado formal de trabalho urbano. Vivem sobremaneira no setor informal da economia, atividades que no requerem mo-de-obra especializada ou fazem pequenos trabalhos de forma precarizado. Este ltimo desperta relativa preocupao por estar interligado com a poluio dos mananciais e lenis freticos e pelo seu destino final ..Esta pesquisa se propes trazer para anlise a problemtica a tona, no que concerne a seu destino final que qualidade de vida e os problemas ambientais dessa pessoas que habitam os lugares insalubres do distrito e as mazelas sociais. Sabe-se que a qualidade de vida e os problemas ambientais urbanos esto correlacionados, porque a urbanizao um fato que traz consigo problemas que tem afetado a vida da popula o na cidade. Hoje j se sabe que qualquer alterao no ambiente, reflete numa cadeia de conseqncias. Essas alteraes influenciam na qualidade do meio urbano e conseqentemente na qualidade de vida das pessoas. Sabe-se da dificuldade em avaliar objetivamente um conceito abstrato e complexo como qualidade de vida. possvel, ento, se medir tal qualidade? Acredita-se que esta mensurao se d
no plano dos parmetros subordinados particulares ou das adaptaes singularizantes. Esses parmetros daro lugar a indicadores, elaborados para fazerem face a objetivos bem determinados. No se trata de todo modo, de uma construo apriorstica de indicadores pretensamente universais, a construo de indicadores dever, bem ao contrrio, se dar to prxima quanto possvel da realidade dos contextos valorativos dos grupos sociais especficos envolvidos. (SOUZA, 2002, p.82).

Infere-se que a escolha adequada de indicadores e a criao de ndices especficos para se medir qualidade de vida so um desafio. Um indicador social um recurso metodolgico, empiricamente referido, que informa algo

sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanas que esto se processando na mesma. o elo de ligao entre os modelo s explicativos da teoria social e a evidncia emprica dos fenmenos sociais observados (JANUZZI, 2004, p.15). JANNUZZI (2004, p.26-31) analisa as propriedades desejveis de um indicador social, das quais se destacam: a relevncia social, a validade, a confiabilidade, a cobertura, a sensibilidade, a comunicabilidade, a periodicidade na atualizao e a historicidade. O citado autor tambm apresenta a classificao bsica dos indicadores entre objetivos (ou quantitativos) e subjetivos (ou qualitativos). Os primeiros se referem a ocorrncias concretas ou entes empricos da realidade social, construdos a partir das estatsticas pblicas disponveis. Os indicadores subjetivos ou qualitativos, por outro lado, correspondem a medidas construdas a partir da avaliao dos indivduos ou especialistas com relao a diferentes aspectos da realidade, levantadas em pesquisas de opinio pblica ou grupos de discusso (JANNUZZI, 2004., p.20 -21) Como aponta publicao do Instituto Polis (1994), os indicadores so informaes quantitativas que expressam e procuram descrever um determinado aspecto da realidade ou apresentam uma relao entre vrios aspectos desta. Esto sempre sujeitos a opes polticas e a distintas vises dos aspectos da realidade. Assim, os indicadore s de qualidade de vida no podem e no devem ser considerados uma forma absoluta de explicao e comparao. Deve-se levar em conta as especificidades de cada situao, considerando-se variveis tais como a configurao econmica, a localizao geogrfica e outras condicionantes da qualidade de vida. Segundo JANNUZZI classifica os indicadores de qualidade de vida em:
1- Indicadores subjetivos: so construdos a partir do levantamento de um

conjunto amplo de impresses, opinies e avaliaes sobre diferentes aspectos do ambiente scio-espacial da populao, abordando a satisfao quanto ao domiclio, s facilidades existentes no bairro e s economias e deseconomias da vida do municpio, das condies materiais s aspiraes pessoais (JANNUZZI,2004, p.112). Ex: satisfao com a moradia, satisfao com o bairro, vizinhana ou cidade, inteno de mudar -se de domiclio, de cidade.

2- Indicadores objetivos: a) Indicadores de criminalidade e homicdios: nvel

de segurana pessoal calculado a partir dos registros administrativos das Secretarias de Segurana Pblica; b) Indicadores de alocao de tempo: controle individual d o tempo dirio, em especial para atividades de convvio familiar e social, lazer, esporte e cultura a partir do indicador de tempo gasto com transporte de casa para o trabalho ou escola; c) Indicadores Ambientais: aqueles que dizem respeito disponibilid ade de recursos naturais, forma de uso destes e aos resduos gerados no seu consumo. Deriva -se de informaes censitrias sobre infra-estrutura urbana, mortalidade por causas especficas, alm de pesquisas institucionais com prefeituras ou concessionria s de servios pblicos sobre o destino final e tratamento de dejetos e de coleta de lixo. Apesar das limitaes em termos de validade e confiabilidade, um indicador muito utilizado em relatrios de indicadores sociais a taxa de urbanizao a qual dimensiona a parcela da populao nacional ou regional que reside em reas urbanas, e, portanto, em tese, com maior acessibilidade aos bens pblicos, servios bsicos de infra-estrutura urbana e servios sociais, que esto interligados com a falta de infra-estrutura que se manifesta pelo no investimento em polticas sociais capazes de garantir melhor atendimento, como da sade, educao, saneamento, transporte, entre outras, sendo que a maioria de sua populao, ao necessitar de melhores servios, tem que se deslocar at Belm. Ademais, apesar das indstrias empregarem grande nmero de operrios, elas no so suficientes para absorver a grande massa de trabalhadores locais que se vem obrigados a procurar em Belm, mercados que sejam capazes de absorv -los e vice-versa, por isso, contribuem para sobrecarregar o sistema de transporte coletivo bastante precrio e deficitrio. A cidade, enquanto obra humana apresenta diferentes ambientes, expressos na paisagem, nas reas centrais e periferias (loteamentos clandestinos, reas de baixadas, ocupaes urbanas, entre outras). Em muitos casos, esses ambientes caracterizam um mesmo padro de ocupao, ou seja, de forma espontnea, sem preocupao, por parte do Estado, de um ordenamento territorial em que a qualida de do ambiente, no levado em

considerao, compromete-o seriamente, resultando, na maioria das vezes, na deteriorao da qualidade de vida. O que pode ser apontado como responsvel por essa situao, a ausncia de polticas pblicas urbanas, articula das ao planejamento integrado com maior participao popular. Partindo do pressuposto de que a cidade formada por espaos diferenciados, como produto da sociedade dividida em classe, e que esta se localiza de acordo com os nveis de renda, como materializao dessas aes, encontramos classes e fraes de classes vivendo em espaos da cidade em condies precrias de vida. H, portanto, uma luta pelo direito cidade, cidadania plena e apropriao desta. Porm, necessrio se estabelecer uma indagao sobre as condies do ambiente na cidade. Se a cidade produto de relaes sociais, ela no um espao homogneo em funo do jogo de interesses dos agentes envolvidos, o que se pressupe afirmar que h injustia social em funo da excluso de massa de trabalhadores que esto margem dela, assim como existe concomitantemente uma injustia ambiental, que impe a parcelas significativas da populao a viverem margem da cidade, excludos de espaos, com melhores condies scio -ambiental a reproduo do homem. A discusso em torno da qualidade do ambiente das cidades, no momento atual, demonstra que essa situao no ocorre apenas no nvel local, mas tambm no mundial, e esto associadas forma de como o capitalismo se desenvolveu ao longo do processo histrico e de como as cidades so produzidas. O distrito, enquanto lugar especfico na metrpole, ganha relaes no plano do mundial por apresentar um perfil com caractersticas de cidade comercial e uma significativa atividade industrial para os padres amaznicos, tendo em vista que uma variedade de produtos beneficiados localmente faz parte dos produtos exportveis para o mercado mundial, alm de servios que atendem a populao local e do entorno, apresenta nveis de carncia, em determinados aspectos que s so satisfeitas na cidade de Belm. Nesse sentido, possvel compreender o ambiente produzido em Icoaraci, tendo em vista a presso demogrfica pela ocupao e uso do solo urbano pela

populao em geral e, em particular, de baixo poder aquisitivo associado ao crnico dficit de moradia para a classe trabalhadora que migrou para Icoaraci em busca de melhores condies de vida, em funo das atividades econmicas que passaram a ser desenvolvidas localmente. Tendo por base essa realidade, o di scurso sobre a questo do ambiente tambm se configura na ausncia e/ou carncia de saneamento, atendimento sade, escolas, transportes, etc. Nesse contexto duas outras dimenses da anlise tambm ajudam a compreender essa questo. Uma delas est centrada na questo do direito cidade; e a outra, no papel do Estado. como afirma Carlos:
Constatamos que ao ser identificado idia de qualidade de vida o direito cidade esvaziado e o debate se resume constatao das situaes que surgem das novas condies de raridades com as quais nos deparamos: a gua, o ar, o espao. O debate, circunscrito ao minimalismo que ignora que estas raridades devam ser entendidas como momentos de nico momento histrico; um momento crtico onde a abundncia se torna raridade como produto de um modelo de crescimento da economia capitalista, ignora a contradio que funda a realidade (CARLOS, 2004, p. 137)

Um aspecto interessante que nos chama ateno diz respeito s ocupaes ao longo das vrzeas dos rios e igaraps, denominados moradores de rios urbanos, pois grande parte desses moradores busca reproduzir o modo de vida rural como forma de enfrentar as adversidades do viver na cidade, que impe novas relaes, principalmente as monetarizadas No processo de ocupao da terra urbana, comum a mercantilizao dos barracos nas ocupaes, decorrente de suas transferncias ainda quando essas se encontram sem as mnimas condies de habitabilidade. Esse processo, em grande parte, corre com a retirada da cobertura veget al, a demarcao dos lotes e a construo das primeiras habitaes, com materiais dos mais diversos, o que refora uma concepo de que grande parte das pessoas que participam do movimento transformou o mesmo em um grande negcio, ocupa-se e vende-se, para ocupar mais adiante. Em contraposio, a essa tendncia, as ocupaes nas vrzeas e na orla de Icoaraci esto relacionadas ao modo de vida rural, o que, de certa forma, mantm essas populaes fixadas nesses lugares. As ocupaes mais antigas se

transformaram em parte integrantes dos bairros, e so atualmente ocupadas pelo segundo ou terceiro proprietrio. Poucos so os moradores originrios da primeira ocupao, principalmente ao longo dos eixos rodovirios de ligao com a cidade. De forma geral, as ocupaes urbanas imprimiram uma nova paisagem no espao urbano das cidades amaznicas, que tm se acentuado nas ltimas dcadas em funo da falta de investimentos em habitao popular, forando contingentes da populao a submeterem-se a viverem nesse ambiente. A populao que vive nas ocupaes formada, na maioria, por um contingente de mo-de-obra desqualificada para o mercado formal de trabalho urbano. Vivem sobremaneira no setor informal da economia, atividades que no requerem mo-de-obra especializada ou fazem pequenos trabalhos de forma precarizado. Partindo da compreenso de que a cidade formal, do ponto de vista da ordem, do plano urbanstico, sofre a carncia de inmeros equipamentos e servios de consumo coletivo, podemos imaginar as ocupaes irregulares, freqentemente sem saneamento, energia, transporte pblico coletivo, postos de sade, escolas, posto policial, onde so potencializadas suas carncias cada vez mais, refletindo e reforando a segregao scio espacial-ambiental freqente nas cidades brasileiras, que alm de conviverem com as questes relacionadas raridade desses elementos naturais, tm que conviver com a ausncia do Estado e suas polticas sociais. A situao do ambiente local torna -se, a cada dia, bastante preocupante. Estudos realizados por meio de levantamentos do sensoriamento remoto revelaram a situao atual do distrito. Dessa forma, nas reas prximas aos rios e igaraps, os problemas so mais graves, tendo em vista que os depsitos de lixo e dejetos humanos so lanados na prpria calha dos rios, que aliados deposio de entulhos por empreendimentos comerciais voltados para a venda de materiais de construo que depositam seus resduos na foz dos mesmos, provocam o assoreamento, comprometendo, dessa maneira, o ecoss istema fluvial, e, em

conseqncia do fluxo e refluxo das mars, transportam diariamente resduos poluentes para o ecossistema maior da baa do Guajar e furo do Maguari. Outro grave problema encontrado e considerado muito srio que por falta de autonomia econmica e poltica, o distrito carece de polticas pblicas setorizadas voltadas a dirimir as questes sociais mais prementes. Coisas que a vem acontecendo em nvel distrital que ele vem sendo contemplado no Plano Diretor de Belm, recebendo um trat amento homogeinezante, como se os problemas apresentados na cidade de Belm fossem os mesmos dele. Na verdade, Icoaraci apresenta problemas especficos que requerem solues especficas do ponto de vista da cidade, do urbano e do ambiente. O planejamento como forma de interveno do Estado sobre o espao refora a ideologia no sentido da homogeneizao que encobre as contradies postas pela forma de produo, reproduo e dominao do espao atravs da reproduo do capitalismo. No que se refere aos proble mas no ambiente, possvel identificar os de diversas naturezas, porm, os de maiores gravidades, a nosso ver e que chama bastante ateno, a ocupao dos igaraps Paracuri, Tabocal, orla da baa do Guajar, margem do furo do Maguari, reas do igarap no Tenon e reas de baixadas disseminadas no interior do ncleo urbano que podem ser identificados como os de maiores dimenses no ambiente, variando de forma de ocupao em geral por populaes de menor poder aquisitivo, com habitao de forma popular, c onstrudas com materiais dos mais diversos. Assim como na periferia dos bairros mais afastados do ncleo central. Para clculo do IDH da pesquisa no Distrito de Icoaraci so considerados indicadores para anlise: perfil scio-economico do universo da populao por meio de entrevista, num total de 382 pessoas; a segunda, estava relacionada infra -estrutura local; e a terceira, compreenso da populao sobre as condies ambientais nos bairros (esperana de vida ao nascer). O instrumento utilizado na pesquisa de campo foi composto por trs partes: a primeira procurou diagnosticar o perfil socioeconmico
sade, educao,

saneamento, taxa de urbanizao, renda per capita, IDH, longevidade

Para a definio de parmetros e construo de indicadores para qualidade de vida foi realizada a pesquisa de campo, realizada na rea de estudo, que deu-se atravs da aplicao de questionrio semi-aberto e de entrevistas, especialmente nas periferias e reas de ocupao nos bairros de Icoaraci. Atravs das informaes coletadas foi possvel delinear um perfil dos moradores sobre qualidade de vida . Nessa perspectiva, os resultados do trabalho foram de suma importncia e bastante reveladores por demonstrar as condies em que vive parcela significativa da populao, assim como evidncia as precrias condies em que essa populao vive, provocado pelo perverso processo de urbanizao que vem ocorrendo no pas, nas ltimas dcadas, demonstrando que a mesma extremamente excludente e segregadora e, que em funo dessas caractersticas, gera uma gama de problemas no ambiente da cidade relacionados s condies de vida de uma grande parcela da populao de Icoaraci que se encontram em estado de pobreza, de misria, de excluso scio -espacial-ambiental como conseqncia desse processo. .A primeira parte da pesquisa analisou o perfil socioeconmico da populao entrevistada. Nesta perceptvel o predomnio de pessoas do sexo feminino, a qual corresponde a 62 %, enquanto a masculina foi de 38 %. 110 Quanto ao grau de instruo, marcante a baixa escolaridade, a maioria no possui o Ensino Fundamental completo, Esse fato, de certa forma, est associado condio do migrante, principalmente das reas rurais dos municpios e/ou de outras regies, em que a permanncia na escola freqentemente prejudicada em funo de que a criana e/ou o jovem, nessa fase, so considerados como fora-de-trabalho na terra a complementar a renda familiar ou levada por sucessivos deslocamentos. Ao associarmos a varivel escolaridade e nveis de renda, esclarecemos porque mais de 50% dos entrevistados ganham at um salrio mnimo. Os estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa Econmica aplicada IPEA (2002) demonstram que a maioria da populao do distrito administrativo de Icoaraci recebe em mdia um e meio salrios mnimos, de renda mdia nominal dos chefes de famlia. Essa situao est relacionada em funo das condies financeiras limitadas dessas pessoas e por no possurem grandes

qualificaes profissionais. Quando chegam cidade, a insuficincia do mercado regular de trabalho e a especulao imobiliria fazem com que a moradia, nas reas com grande comprometimento no ambiente, sejam as nicas alternativas de moradia. Considerando as condies de vida dessa populao, possvel afirmar que os baixos salrios esto vinculados aos nveis de escolarizao, repercutindo na baixa qualificao da mo -de-obra da populao. Pois do universo da populao que foi entrevistada; 46 % no completaram o ensino fundamental; 16 % o mdio; e apenas 2 % o superior. O que significa dizer que a maioria da mo-de-obra no tem qualificao que reflete nos baixos salrios. mister destacar que fatores como a renda familiar da populao da periferia dos bairros de Icoaraci reflete tambm os dados da Regio Metropolitana de Belm revelados a partir da pesquisa realizada pelo IBGE, provenientes do censo de 2002. Para a realidade analisada, os sujeitos objeto da pesquisa revelaram uma situao bastante prec ria, haja vista viverem com renda mensal abaixo do que revelou a pesquisa do IBGE, Dessa forma, podemos inferir que a renda mensal de grande parte da populao. Renda mdia nominal do chefe de famlia na RMB -1991 entrevista insuficiente para suprir as necessidades O distrito de Icoaraci um espao no qual a urbanizao e o meio ambiente so processos que se apresentam com maior evidncias em bairros com srios problemas dessa natureza, tendo em vista que o distrito vem passando nas ltimas dcadas por um intenso crescimento urbano que atingiu a cidade, a nosso ver, sem ocorrer desenvolvimento econmico, poltico, social e cultural. no processo de produo e reproduo do espao, como resultante das relaes sociais, que compreendemos as questes relacionadas ao ambiente da cidade em constante processo de transformao. Entretanto, nas inmeras visitas de observaes, em contato direto com a populao nas reas na qual aplicamos os questionrios, possibilitou -nos identificar caractersticas e contradies na forma como vivem parcelas significativas da periferia. populao, levando-nos a denomin-las de acordo com Ferrara (1999) de periferias da

REFERENCIAS BILIOGRAFIA CARLOS, Ana Fani. Espao-tempo na metrpole. So Paulo : C ontexto, 2001 JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores Sociais no Brasil. Conceitos, Fontes de Dados e Aplicaes. 3.ed. Campinas, SP: Ed. Alnea, 2004. 141 p. DIAS, Mrio Benjamin Urbanizao e Ambiente Urbano no Distrito Administrativo de Icoaraci- Tese de Doutoramento Belm-PA- 2007. LEFEBVRE, Henri. A revoluo Urbana. UFMG, 2002. 178 p. PINSKIE, Carla Jaime (Orgs.): Histria da cidadania. So Paulo : Contexto, 2003, p. 99-417. Relatrio da Situao Mundial das Cidades 2006/07, RIBEIRO, Wagner Costa. Em busca da qualidade de vida In PINSKIE, SANTOS, Milton. A urbanizao brasileira. So Paulo : HUCITEC, 1993. SANTOS, Milton. Por uma economia poltica da cidade. So Paulo : HUCITEC, 1994. SCHWARTZMAN, Simon. Seminrio sobre Poltica de Desenvolvimento Social. Revista de Cincias Sociais. Fortaleza: v. 5, n. 2, p. 101 -111, 1974. SINGER, Paul. Economia poltica da urbanizao. So Paulo : Brasiliense, 1977. SOUZA, Marcelo. Mudar a Cidade. Uma introduo crtica ao planejamento e gesto urbanos. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2002, p.78. VEIRET, Ivette. Os riscos. So Paulo : Contexto, 2007. ZANIRATO, Silvia. A restaurao do Largo do Pelourinho: edificaes to bonitas de ser ver, histrias no to bonitas de se contar.(TEXTO) Revista de Histria, Vitria, v. 16, p. 323 -344, 2004.

S-ar putea să vă placă și