Sunteți pe pagina 1din 40

Em conformidade com a NT 17 da Lei 15.802/06 CBM-GO e em atendimento NR 07 e 23 da Portaria 3.214/1978 Lei 6.514/1977 Ministrio do Trabalho.

professor@dasilvasanta.com

NDICE ESTRUTURA DE BRIGADA.


Conceito-finalidade .............................................................................................. 3 Formao das brigadas de combate a incndio .............................................................. 4 Atribuies da brigada de combate a incndio .............................................................. 5 Diviso de competncias na brigada .......................................................................... 6 Recursos materiais .............................................................................................. 11 Sistemas de alarme e de comunicao ....................................................................... 12 Identificao ..................................................................................................... 12

PREVENO E COMBATE A INCNDIO


A qumica do fogo ............................................................................................... 13 O tetraedro do fogo .............................................................................................. 13 Combustveis .................................................................................................... 13 Oxignio .......................................................................................................... 14 Calor .............................................................................................................. 14 Pontos de temperatura .......................................................................................... 15 Mtodos de transmisso de calor ............................................................................. 16 Fenmenos Especiais .......................................................................................... 17 Mtodos de extino de incndios ............................................................................ 18 Classificao dos incndios ................................................................................... 19 Aparelhos extintores ............................................................................................ 20 Capacidade Extintora........................................................................................... 21 Classificao dos Extintores ................................................................................... 22 Mangueiras de incndio ....................................................................................... 24 Transporte e manuseio ......................................................................................... 25 Cuidados com as mangueiras ................................................................................. 25 Hidrante Esguichos ............................................................................................ 26 Sistema de segurana ........................................................................................... 27 Tabela padro dos extintores .................................................................................. 28 Manuteno dos extintores ..................................................................................... 29

PRONTO SOCORRISMO
Conceito de pronto socorrismo ................................................................................. 30 ABCDE do socorrista .......................................................................................... 30 Apenas Parada respiratria .............................................................................. 31 Parada cardaca ................................................................................................. 32 Estado de choque ............................................................................................... 33 Hemorragias ..................................................................................................... 33 Engasgo ........................................................................................................... 34 Fraturas .......................................................................................................... 34 Queimaduras .................................................................................................... 35 Convulses ........................................................................................................ 36
professor@dasilvasanta.com
1

APRESENTAO A BRIGADA DE COMBATE A INCNDIO uma organizao interna, formada pelos

empregados de uma empresa, preparada e treinada para atuar com rapidez e eficincia, em casos de combate a incndio. Este manual contm informaes bsicas necessrias preveno e extino ao princpio de incndio e operaes de salvamento direcionado a todos aqueles que exercem atividades em qualquer tipo de instalao, tanto industrial quanto comercial, ou a qualquer outra modalidade de servios, at mesmo residencial. Situaes que atinjam grandes propores devem ser administradas e resolvidas pelo Corpo de Bombeiros, pois exigem a aplicao de tcnicas especiais sendo necessrio inclusive, um plano de abandono de grande rea.

professor@dasilvasanta.com

1. CONCEITO-FINALIDADE DA BRIGADA

A BRIGADA DE COMBATE A INCNDIO uma organizao interna, formada pelos empregados de uma empresa, preparada e treinada para atuar com rapidez e eficincia, em casos de combate a principio de incndio. A Brigada de combate a incndio compe-se de um grupo de pessoas treinadas e habilitadas para operar os dispositivos de combate a incndio, dentro dos padres tcnicos bsicos essenciais. Cada componente de Brigada deve possuir no s tcnicas de salvamento em situaes de incndio, como tambm treinamento especfico para operaes de salvamento. Por ser uma organizao cujo princpio primordial zelar pelo bem estar de empregadores e empregados, a Brigada se estrutura autonomamente, mas por sua natureza, deve subordinar-se diviso de segurana da empresa ou o setor correlato. De acordo com a empresa, a Brigada de combate a incndio ter uma organizao especfica, contudo suas finalidades bsicas no se alteraro. Com base nesse ponto de vista, podemos enumerar as seguintes atribuies da Brigada: Fazer cumprir as normas de

preveno; extinguir princpios de incndio; facilitar as operaes de combate a incndio executadas pelo corpo de bombeiros e efetuar salvamentos..
1.1 CRITRIOS BSICOS PARA SELEO DE CANDIDATOS A BRIGADISTAS Os candidatos a brigadistas devem atender preferencialmente aos seguintes critrios bsicos: a) Permanecer na edificao; b) Preferencialmente possuir experincia anterior como brigadista; c) Possuir boa condio fsica e boa sade; d) Possuir bom conhecimento das instalaes; e) Ter responsabilidade legal; f) Ser alfabetizado.
Nota: Caso nenhum candidato atenda aos critrios bsicos relacionados, devem ser selecionados aqueles que atendam ao maior nmero de requisitos.

1.2 COMPOSIO DA BRIGADA DE INCNDIO A brigada de incndio deve ser composta pela populao fixa e o porcentual de clculo do Anexo A da NT 17, que obtido levando-se em conta o grupo e a diviso de ocupao da planta, conforme as condies a seguir:

professor@dasilvasanta.com

1 condio: Determinar a populao fixa da edificao, ou seja, aquela que regularmente permanece na edificao, conforme definio da NT 03. Observao: H casos especiais para a base de clculo, no qual o nmero de brigadistas est descrito na prpria tabela do Anexo A. Exemplo: prdios residenciais necessitam treinar todos os funcionrios do condomnio e um morador (ou empregado) por pavimento. 2 condio: Se a populao fixa (PF) for menor que 10 pessoas: Nmero de brigadistas por pavimento ou compartimento = [ populao fixa por pavimento ] x [ % de clculo da Coluna 1 (C1) do Anexo A (Coluna at 10 ) ], ou seja: n. brigadistas = PF x % C1 do Anexo A (at 10) 3 condio: Se a populao fixa for maior que 10 pessoas: Nmero de brigadistas por pavimento ou compartimento = [ ( populao fixa por pavimento de 10 pessoas ) x ( % de clculo da Coluna 1 do Anexo A ] + [ ( populao fixa por pavimento menos 10 pessoas ) x ( % de clculo da Coluna 2 ( C2 ) do Anexo A ) ]

2. FORMAO DAS BRIGADAS DE COMBATE A INCNDIO

Tomando-se por base as dimenses de cada empresa, a Brigada de combate a incndio que ir serv-la apresentar uma estrutura com um nmero maior ou menor de componentes. Cada caso aqui ser estudado separadamente, de acordo com a necessidade de preveno e combate a incndios, devendo o pessoal disponvel ser dividido taticamente, dentro dos princpios de coerncia e operacionalidade. Sempre haver, no entanto, um princpio bsico de organizao de Brigadas. A Brigada dever ser formada de tantas equipes de combate a incndio e salvamento quantas forem necessrias para proteger contra incndios instalaes prediais, mquinas, equipamentos e demais bens patrimoniais, bem como seus empregados. A diviso dos componentes de uma Brigada deve ser feita da forma mais simples e objetiva possvel. Para tanto deve haver uma distribuio coordenada de funes, a fim de que as equipes se tornem, de fato, operacionais e funcionais. O nmero de brigadistas deve levar em conta a disponibilidade de pessoal, bem como a arquitetura do prdio e as atividades desenvolvidas pela empresa, enfim, uma srie de variveis pode interferir na estruturao de uma Brigada. Seguindo o roteiro que hora damos, as adaptaes podem ser feitas com certa facilidade. O nmero de setores variar conforme a necessidade de cada empresa, levando-se em considerao o risco de incndio e a rea total a ser protegida.

professor@dasilvasanta.com

O organograma representar melhor as subdivises por Setor. *Aproveite para colocar os nomes dos respectivos componentes do seu setor no organograma.

OBS: O chefe da brigada, assim como o chefe de assessoria, poder acumular a funo de chefe de setor.

A BRIGADA FAZ PREVENO, MANTM EM TODOS OS COMPONENTES OU DEMAIS FUNCIONRIOS, O ESPRITO PREVENCIONISTA.

3. ATRIBUIES DA BRIGADA DE COMBATE A INCNDIO So atribuies da Brigada de combate a incndio: Combater princpio de incndio, efetuar salvamento e exercer a preveno de acordo com os planos existentes; Conhecer os riscos de incndio do prdio; Promover medidas de segurana, propostas pelo tcnico de segurana; Participar das inspees regulares e peridicas; Conhecer as vias de escape; Conhecer os locais de alarme de incndio e o princpio de acionamento do sistema; Conhecer todas as instalaes do prdio: Verificar as condies de operacionalidade dos equipamentos de combate a incndio e de proteo individual: Conhecer os princpios de funcionamento de todos os sistemas de extino de incndio (sprinklers, CO2, espuma); Atender imediatamente a qualquer chamado de emergncia;
professor@dasilvasanta.com
5

Agir de maneira rpida, enrgica e convincente em situaes de emergncia; A Brigada, ao trmino do expediente, ter que verificar as portas, janelas, arquivos, gavetas etc., se foram fechados, se os aparelhos eltricos foram desligados, se h pontas de cigarros nos depsitos de lixo e se todos os cinzeiros foram esvaziados.

4. DIVISO DE COMPETNCIAS NA BRIGADA 4.1 COMPETE AO CHEFE DA BRIGADA Planejar e coordenar programas de treinamento; Planejar e coordenar exerccios de combate a incndio, de salvamento e de evacuao do prdio; Comandar e coordenar as atividades de combate a incndio, de salvamento, de evacuao do prdio, em situaes de sinistro; Coordenar e controlar compras de equipamentos e acessrios, necessrios execuo, com segurana, das misses da Brigada; Normalizar as atividades da Brigada; Familiarizar-se com a localizao e operao das vlvulas do sistema de sprinklers, das bombas para acionamento dos sistemas preventivos, dos sistemas de gs inflamvel, das caixas de alarme, dos equipamentos eltricos etc.; Autorizar o desligamento da chave geral de eletricidade do prdio; Promover exerccios para avaliao do preparo e eficincia da Brigada; Atuar nos sinistros utilizando equipamento de proteo individual; Conhecer os mecanismos de funcionamento dos elevadores; Remanejar as equipes ou componentes da Brigada, em situao de emergncia; Relatar ao escalo superior, por escrito, todas as ocorrncias e atividades da Brigada que meream ser registradas.

4.2. COMPETE AO CHEFE DA ASSESSORIA Fiscalizar o cumprimento e o desenvolvimento dos programas de treinamento; Fiscalizar a aplicao dos exerccios de combate a incndio, salvamento e evacuao do prdio; Fiscalizar as compras de equipamentos e acessrios, necessrios execuo das misses da Brigada; Suprir os setores com equipamentos e recursos humanos; Promover cursos tcnicos, necessrios ao bom desempenho funcional e operacional da Brigada; Assessorar o chefe da Brigada no uso de suas atribuies; Inspecionar periodicamente os equipamentos de combate a incndio, de proteo individual e as condies de operacionalidade dos preventivos fixos e mveis; Coordenar os atendimentos de primeiros socorros, em ocasies de sinistros; Responder pela chefia da Brigada, no impedimento do titular, com todas as prerrogativas e atribuies; Atuar nos sinistros utilizando equipamento de proteo individual; Atender a qualquer chamado de emergncia de imediato; Avaliar as condies de preparo e eficincia da Brigada;
professor@dasilvasanta.com
6

Acompanhar a confeco de relatrios de ocorrncias e atividades da Brigada. 4.3. COMPETE AO CHEFE DE SETOR Comandar as equipes do seu Setor, nos exerccios de combate a incndio, de salvamento e de escape de pessoas do prdio, Comandar, em situaes de emergncia, as equipes de combate a incndio e de salvamento e proteo, do Setor sob sua responsabilidade; Autorizar a evacuao de pessoas do setor sob sua responsabilidade, em situaes de sinistro; Avaliar as condies de preparo e eficincia das equipes do setor sob sua responsabilidade; Executar os planos de combate a incndio, salvamento, escape e de proteo; Solicitar, ao Chefe da Brigada, o apoio de outros Setores, nas situaes de emergncia; Atuar nos sinistros, utilizando equipamento de proteo individual; Atender a qualquer chamado de emergncia, de imediato; Inspecionar diariamente, no Setor sob sua responsabilidade, os equipamentos de combate a incndio e de proteo individual, atestando as condies de operacionalidade dos mesmos; Providenciar a substituio ou reparo de equipamentos e acessrios danificados comunicando o fato ao Chefe da Assessoria; Fornecer dados para a confeco dos relatrios de ocorrncias e atividades da Brigada; e Cumprir e fazer cumprir as ordens emanadas dos escales superiores. 4.1 COMPETE EQUIPE DE CONTROLE DE PNICO Coordenar o escape de pessoas, em situaes de emergncia; Orientar as pessoas que se encontrem em local de sinistro; Conduzir, at local seguro, em carter de prioridade, pessoas idosas, crianas, gestantes e deficientes fsicos; Verificar, em situao de incndio ou no, as condies de iluminao e de acesso das vias de escape; Conhecer todas as sadas de emergncia e vias de escape; Atuar nos sinistros, utilizando equipamentos de proteo individual; Atender a qualquer chamado de emergncia, de imediato; Cumprir as ordens emanadas dos escales superiores e Fornecer ao Chefe do Setor dados para a confeco dos relatrios de ocorrncias e de atividades da Brigada

AJUDANTE E INSPETOR Ao primeiro sinal, os ajudantes devem: Orientar as formaes de filas e a direo a seguir; Apressar os retardatrios; Vasculhar rapidamente a rea para verificar se tudo est em ordem e ultimar a qualquer providncia necessria. Abrir as portas de sada e mant-las abertas durante o perodo de abandono, fechando, logo a seguir, as no necessrias para atender a servios de emergncia, assim como janelas em comunicao com outros setores;
professor@dasilvasanta.com
7

Dispensar especial ateno s pessoas que, por qualquer motivo, no estejam em condies de acompanhar o ritmo da sada das filas, fazendo-as formar outra fila ao lado destas; Fazer com que as filas se movimentem numa cadncia aproximada de, no mnimo, 70 passos em terreno plano e de 50 pessoas em escadas, no devendo exceder 130 passos por minuto, o que equivale a um andar rpido, sem correr; Vistoriar rapidamente o caminho a ser percorrido, a fim de evitar imprevistos; Destacar, na hora, outros funcionrios para servios de emergncia, tais como remoo de feridos, desobstruo de caminho etc.

CABEA-DE-FILA/SERRA FILA O cabea-de-fila tem a funo nica e exclusiva de levar a fila para a direo apontda pelos ajudantes, devendo andar em rtmo rpido, conforme recomendao, no excedendo 130 passos por minuto. O seu rtimo ser automaticamente acompanhado pelos outros componentes da fila. Quando a fila chegar ao local de concentrao, a cabea-de-fila assumir a posio na outra extremidade da mesma, a fim de gui-la de volta ao local de trabalho, to logo soar o alarme correspondente. TREINAMENTO Um treinamento constante dever ser dado a todo elemento da empresa ensinando-o a: a) saber localizar de imediato o equipamento de combate ao fogo; b) utilizar um extintor; c) engatar mangueiras; d) fechar uma rede "sprinklers" (chuveiros automticos contra fogo). Esse treinamento poder ser feito na prpria rea da fbrica quando possvel, e para efeito de economia, podero ser utilizados os extintores com carga vencida. Uma vez que o pessoal esteja plenamente adestrado ser conveniente, vez por outra, fazer exerccios reais provocando-se e extinguindo-se focos de incndio, afim de que no caso de um sinistro, os funcionrios saibam agir automaticamente. O pessoal efetivo da Brigada de Incndio receber um treinamento especializado, nas condies o mais prximo possvel do real e a intervalos menores. Da mesma forma o treinamento de abandono de locais dever atingir todos os funcionrios. Dever ser desenvolvido um trabalho inicial de conscientizao no qual os funcionrios recebero instrues tericas e prticas, apresentando-se todos os possveis encaminhamentos para sada ou para locais de refgio. Aps essa etapa, alguns alarmes falsos completaro o treinamento. Ser tambm interessante transmitir a todos os funcionrios alguns conhecimentos de primeiros socorros. Deve-se sempre recordar que, no combate ao incndio, os primeiros cinco minutos so os mais importantes e deles pode depender todo o xito ou fracasso da misso. Recomendaes para o caso de incndio: Toda a rea deve ser abandonada. Os curiosos e mesmo as pessoas de boa vontade s atrapalham; A brigada de incndio deve intervir e de acordo com as orientaes de seu chefe isolar a rea e dar combate ao fogo; A brigada no tem todos os recursos e no domina todas as tcnicas de combate ao fogo. Portanto, em caso de dvida, deve ser chamado, imediatamente, o Corpo de Bombeiros; Antes de se dar combate ao incndio, deve ser desligada a entrada de fora e ligada a emergncia;
professor@dasilvasanta.com
8

Quando o Corpo de Bombeiros chegar preciso explicar qual o tipo de fogo (classe A, B, C D ou E) e orientar os soldados do fogo sobre a rea do incndio; Em qualquer caso deve ser mantida a calma; deve-se atuar com serenidade e ningum deve tentar ser heri; Os equipamentos eltricos que no puderem ser desligados, mesmo em caso de incndio, devero possuir circuito eltrico independente e placa indicadora prxima aos seus dispositivos de comando.

GUARDAS EM SERVIO Os guardas em servio na rea de abandono, no trajeto das filas ou nos pontos de concentrao devero: Providenciar abertura das portas existentes no trajeto e mant-las abertas, usando cunhas ou outro meio, desde que isto no prejudique a passagem dos ocupantes da rea; Impedir a entrada na rea de veculos e pessoas de outros setores, com exceo feita ao pessoal do servio mdico e bombeiros; Impedir o trnsito na rea de concentrao e adjacncias; Acatar sempre as ordens dos responsveis pelo exerccio ou abandono real. SERVIO DE SEGURANCA Indicar as ocasies para os exerccios, acertando os detalhes com a gerncia e demais responsveis envolvidos; Fornecer ao gerente da rea os dados relativos ao exerccio de cada setor, que ele emita instrues gerais, que sero afixadas nos quadros de avisos; Estabelecer e enfatizar as medidas disciplinares relativas observao dos regulamentos do exerccio, incluindo as normas de segurana; Verificar as vias de sada, juntamente com os chefes de setores e tomar as providncias para a execuo do exerccio sem contratempos; Escolher os chefes de setores entre as pessoas que se propem a formar o grupo coordenador do abandono de local; Submeter a testes os componentes dos grupos, a fim de avaliar seus conhecimentos sobre o plano de abandono; Providenciar por escrito, as instrues do plano aplicveis a cada setor, incluindo as excees vlidas somente para os exerccios no que se refere a mquinas e operaes cuja parada possa causar prejuzos; Verificar que os grupos de abandono de local e de combate a incndio sejam independentes e que cada um saiba o que fazer no seu campo, sem interferir com o do outro. Informar os gerentes e outros administradores sobre as variaes e instrues especiais do programa; Dar aos guardas instrues especiais e especficas, de modo que se evitem contratempos em casos da presena necessria do Corpo de Bombeiros e de autoridades policiais credenciadas.

professor@dasilvasanta.com

EQUIPE DE PRIMEIROS SOCORROS A equipe de primeiros socorros dever atuar em conjunto com a brigada incndio e a equipe de abandono de locais e ser formada por: Mdico; Enfermeiro; Auxiliar de enfermagem; Ajudantes. 4.5. COMPETE EQUIPE DE SALVAMENTO Efetuar salvamento de pessoas, em situaes de sinistro; Aplicar os primeiros socorros (respirao boca-a-boca, massagem cardaca, etc.): Conhecer, em profundidade, os mecanismos de funcionamento dos elevadores; Remover materiais combustveis, com o fim de facilitar a penetrao da equipe de combate a incndio; Impedir o uso de elevadores para escape de pessoas, em situaes de incndio; Nivelar os elevadores para escape de pessoas, em situaes de incndio; Realizar operaes de arrombamento; Atuar nos sinistros, utilizando equipamentos de proteo individual; Atender a qualquer chamado de emergncia, de imediato; Cumprir as ordens emanadas dos escales superiores; e Fornecer ao Chefe do Setor dados para a confeco dos relatrios de ocorrncias e atividades da Brigada. 4.6. COMPETE EQUIPE DE PROTEO Desligar a corrente eltrica do Setor, to logo tome conhecimento da ocorrncia do incndio; Aguardar o socorro do Corpo de Bombeiros, na entrada principal do prdio e fornecer dados e orientaes necessrias (geralmente a equipe do setor 1); Remover materiais combustveis, com o fim de evitar a propagao do incndio; Desligar, aps o trmino de expediente, os equipamentos eltricos e luzes que no sejam necessrias segurana do prdio; Isolar e proteger os equipamentos, mquinas, arquivos, etc., ainda no atingidos pelo fogo; Conduzir aparelhos extintores e equipamentos de proteo individual para o local do evento, segundo orientao do Chefe da Brigada ou do setor; Verificar o estado de conservao dos equipamentos de combate a incndio, de salvamento e proteo e de proteo individual, diariamente; Atuar nos sinistros, utilizando equipamentos de proteo individual; Atender a qualquer chamado de emergncia, de imediato; Cumprir as ordens emanadas dos escales superiores e; Fornecer ao Chefe do Setor dados para a confeco dos relatrios de ocorrncias e de atividades da Brigada.

professor@dasilvasanta.com

10

4.7. COMPETE EQUIPE DE COMBATE A INCNDIO Combater princpios de incndio; Conhecer, em profundidade, a tcnica e ttica para utilizao de mangueiras e extintores; Conhecer a localizao dos alarmes, extintores e caixas de incndio; Investigar a origem de qualquer anormalidade no prdio, que seja indcio de princpio de incndio; Inspecionar, periodicamente, os equipamentos de combate a incndio e os avisadores automticos ou sob comando; Comunicar ao Chefe do Setor quaisquer irregularidades constatadas nas inspees; Atuar nos sinistros, utilizando equipamentos de proteo individual; Atender a qualquer chamado de emergncia, de imediato; Cumprir as ordens emanadas dos escales superiores; e Fornecer, ao Chefe do Setor, dados para a confeco dos relatrios de ocorrncias e de atividades da Brigada.

4.8 COMPETE EQUIPE DE APOIO Apoiar a equipe de combate a incndio no momento de sua atuao (dispondo corretamente as mangueiras, trazendo gua, improvisando filtros com lenos, etc.); Conduzir aparelhos extintores para o local de incndio, seguindo orientao do Chefe da Brigada ou do Setor; Prestar qualquer tipo de apoio, na ocasio do sinistro, caso no lhe caiba misso especifica; Atuar nos sinistros, utilizando equipamentos de proteo individual; Atender a qualquer chamado de emergncia, de imediato; Cumprir as ordens emanadas dos escales superiores; e Fornecer ao chefe do Setor dados para a confeco dos relatrios de ocorrncias e de atividades da Brigada. 5 RECURSOS MATERIAIS A instalao e distribuio dos equipamentos de combate a incndio, o armazenamento dos equipamentos de proteo individual e dos materiais de salvamento, far-se-o nos Setores da Empresa, em locais estratgicos, para que a Brigada possa atuar com eficincia e rapidez. Cada setor dever ter dimensionado, em tipo e em quantidade, de acordo com os riscos a proteger, os equipamentos e materiais discriminados a seguir: Mscaras contra gases Capacetes Botas de segurana Luvas Roupas de penetrao e de aproximao do fogo Perneiras Lanternas Cordas Equipamentos de primeiros socorros (ressuscitador, desfibrilador, etc.) Caixas de primeiros socorros Maca P de cabra Rdio "Hand Talk" (comunicador pessoal) Outros materiais podero ser adquiridos. Para tanto, recomenda-se serem consultadas firmas especializadas.
professor@dasilvasanta.com
11

6 SISTEMAS DE ALARME E DE COMUNICAO Os sistemas de alarme e de comunicao, para casos de incndio, devero ser instalados com o assessoramento de um Tcnico de Segurana, aps serem consultadas firmas especializadas no ramo. Como sugesto, nos locais onde existam sirenes e sistema de comunicao interna, poder ser utilizados cdigos que acionem a Brigada para o combate a incndio, rdio "Hand Talk uma boa opo para a comunicao entre os Setores da Brigada, em situaes de sinistro.

7 IDENTIFICAO Os componentes da Brigada devero ter sempre mo distintivo ou braadeiras que os identifique como membros dessas equipes. A utilizao destes se far em situaes de atuao nos sinistros ou treinamentos.

professor@dasilvasanta.com

12

PREVENO E COMBATE A INCNDIO


A QUMICA DO FOGO
Lavoisier, um cientista francs, afirmou e demonstrou que o fogo resultado de uma reao Qumica entre o combustvel e o oxignio. A essa reao qumica deu o nome de COMBUSTO. Mas o que reao qumica? Em linguagem bem simples: quando duas substncias diferentes so misturadas e dessa mistura surgem outras substncias totalmente diferentes, a temos a reao qumica. FOGO: uma reao qumica denominada combusto, onde ocorre a decomposio de uma substncia slida, lquida ou gasosa, em presena de um gs comburente (oxignio), liberando energia em forma de luz e calor.

O TETRAEDRO DO FOGO
A reao qumica COMBUSTO representada por um TETRAEDRO. Cada lado do tetraedro representa um elemento indispensvel para que haja a combusto: COMBUSTVEL; COMBURENTE; CALOR; A REAO EM CADEIA.

Mas lembre-se que o tetraedro apenas uma figura didtica que usada para facilitar a compreenso do fenmeno. O importante no se esquecer que o fogo resultado de uma REACO QUMICA entre combustvel e o oxignio, com a participao do calor.

professor@dasilvasanta.com

13

COMBUSTVEL
O COMBUSTVEL SLIDO queima-se em sua superfcie e em sua profundidade, ou seja, a queima acontece por fora e por dentro do material. Quando todo o combustvel for consumido, restaro resduos (cinzas). O

COMBUSTVEL LQUIDO a combusto s acontece na superfcie. Assim se colocarmos fogo num copo contendo lcool ou outro lquido combustvel qualquer, o fogo ir consumindo o lquido, de cima para baixo, at que o combustvel se acabe. Dentro do copo no sobrar nenhum resduo.

O GS INFLAMVEL que se encontrar suspenso no ar, em finssimas gotculas, na forma de nvoa, tambm est sujeito a entrar em combusto ao simples contato com uma fagulha e tambm de maneira explosiva.

OXIGNIO
O Oxignio o gs COMBURENTE que d vida chama. Com maior quantidade de oxignio a combusto tambm ser maior, isto , mais intensa, havendo o consumo mais rpido do combustvel e mais quente ser a chama. Para nosso estudo consideraremos apenas a seguinte composio do ar, em nmeros redondos:

OBS: Estudos demonstram que o Nitrognio no participa da combusto e que o oxignio o gs que reage quimicamente com o gs emanado do combustvel.

CALOR
O calor responsvel pela produo de vapores inflamveis nos corpos combustveis. A temperatura que vai provocar a produo dos vapores inflamveis varia de um combustvel para outro. Maneiras com a qual se adquire o calor: Atrito; Reao qumica; Energia eltrica; Radioatividade.

professor@dasilvasanta.com

14

O calor o componente que serve para dar incio ao fogo; que mantm e que incentiva a propagao. Os combustveis em geral, precisam ser transformados em gases para queimar, e a quantidade de calor necessrio para vaporiz-los varia de um corpo para corpo. Assim, a gasolina vaporiza a temperatura bem baixa, enquanto que a madeira, o carvo, etc., exigem mais calor, e assim sucessivamente. Variando o calor, podemos vaporizar quase todos os combustveis. Por outro lado, a temperatura de vaporizao do combustvel no suficiente para queim-lo, pois, para isto, precisamos aps a vaporizao, continuar a aquec-los at determinada temperatura varivel para cada corpo.

PONTOS DE TEMPERATURA
PONTO DE FULGOR

No Ponto de Fulgor o combustvel j est produzindo vapores inflamveis, mas a quantidade ainda insuficiente para sustentar a combusto. Ao aproximarmos uma chama junto ao combustvel ele queima-se momentaneamente e, logo a seguir, a chama do combustvel se apaga, por falta do vapor inflamvel.

PONTO DE COMBUSTO No Ponto de Combusto o combustvel est produzindo vapores inflamveis em quantidade suficiente para sustentar a combusto. Ao aproximarmos uma chama junto ao combustvel ele queima-se continuamente, mesmo que retiremos a chama inicial.

PONTO DE AUTO-IGNIO Neste ponto o combustvel est produzindo vapores inflamveis e esses vapores esto to aquecidos que, ao simples contato com o oxignio do ar entram em combusto, sem necessidade da chama inicial. (Ex: fsforo branco).

PONTO DE IGNIO DOS COMBUSTVEIS SLIDOS: SUBSTNCIAS ALGODO/ABSORVENTE FIBRAS DE MADEIRA FUMO (TABACO) PAPEL DE JORNAL PAPEL SULFITE CARVO DE MADEIRA PONTO DE IGNIO 267 C 218 C 240 C 235 C 360 C 140/200 C

professor@dasilvasanta.com

15

Outro conhecimento, indiscutivelmente importante para fazer preveno ou combate a incndios, conhecer as formas de TRANSMISSO DE CALOR.

MTODOS DE TRANSMISSO DE CALOR

IRRADIAO: a transmisso de calor por meio de ondas. Todo corpo quente emite radiaes que vo atingir os corpos frios. O calor do sol transmitido por esse processo. So radiaes de calor as que as pessoas sentem quando se aproximam de um forno quente. Ondas calorficas que se transmitem atravs do espao.

CONDUO: A propagao do calor feita de molcula para molcula do corpo, por movimento vibratrio. A taxa de conduo do calor vai depender basicamente da condutividade trmica do material, bem como de sua superfcie e espessura. importante destacar a necessidade da existncia de um meio fsico.

CONVECO: uma forma caracterstica dos fludos. Pelo aquecimento, as molculas expandem-se e tendem a elevar-se, criando correntes ascendentes a essas molculas e corrente descendente s molculas mais frias.

um fenmeno bastante comum em edifcios, pois atravs de aberturas, como janelas, poos de elevadores, vos de escadas, podem ser atingidos andares superiores. Este fenmeno pode ocorrer tanto no plano vertical como no plano horizontal. o processo de transmisso de calor, que se faz atravs da circulao de um meio transmissor, gs ou lquido. o caso da transmisso do calor, atravs da massa de ar ou gases quentes, que se deslocam do local do fogo, podendo provocar incndios em locais distantes do mesmo. A proteo contra incndios, decorrentes de calor transmitido por conveco feita de forma a no deixar acumular ar ou gases quentes em locais que possuam combustveis, principalmente os de baixos pontos de ignio.

professor@dasilvasanta.com

16

REAO EM CADEIA O fenmeno qumico do fogo uma reao que se processa em cadeia. Aps a partida inicial mantida pelo calor produzido durante o processamento da reao. Assim na combusto do Carbono (C) para a formao de Dixido de Carbono (CO2), temos a seguinte reao: A cadeia de reao formada durante o fogo propicia a formao de produtos intermedirios instveis, principalmente radicais livres, prontos para combinarem com outros elementos, dando origem a novos radicais, ou finalmente a corpos estveis. Conseqentemente nas reas de fogo, sempre temos radicais livres, a quem cabe a responsabilidade de transferncia de energia qumica em calorfica, decompondo as molculas ainda intactas e, desta maneira, provocando a propagao do fogo, numa verdadeira reao. Conhecido o "TETRAEDRO DO FOGO", conclumos que so 4 as condies para que haja fogo. Portanto, basta retirar um dos lados do tetraedro do fogo e ele se extinguir. Portanto so 04 (quatro) os mtodos de extino de incndios.

FENMENOS ESPECIAIS
BACKDRAFT A combusto definida como oxidao, que uma reao qumica na qual o oxignio combina-se com outros elementos. O carbono um elemento naturalmente abundante, presente, entre outros materiais, na madeira. Quando a madeira queima, o carbono combina com o oxignio para formar dixido de carbono (CO2 ), ou monxido de carbono (CO ). Quando o oxignio encontrado em quantidades menores, o carbono livre ( C ) liberado, o que pode ser notado na cor preta da fumaa. Na fase de queima lenta em um incndio, a combusto incompleta porque no h oxignio suficiente para sustentar o fogo. Contudo, o calor da queima livre permanece, e as partculas de carbono no queimadas (bem como outros gases inflamveis, produtos da combusto) esto prontas para incendiar-se rapidamente assim que o oxignio for suficiente. Na presena de oxignio, esse ambiente explodir. A essa exploso chamamos Backdraft. A ventilao adequada permite que a fumaa e os gases combustveis superaquecidos sejam retirados do ambiente. Ventilao inadequada suprir abundante e perigosamente o local com o elemento que faltava (oxignio), provocando uma exploso ambiental. As condies a seguir podem indicar uma situao de Backdraft: Fumaa sob presso, num ambiente fechado; Fumaa escura, tornando-se densa, mudando de cor (cinza e amarelada) e saindo do ambiente em forma de lufadas; Calor excessivo (nota-se pela temperatura na porta); Pequenas chamas ou inexistncia destas; Resduos da fumaa impregnando o vidro das janelas; Pouco rudo; Movimento de ar para o interior do ambiente quando alguma abertura feita (em alguns casos ouve-se o ar assoviando ao passar pelas frestas).

professor@dasilvasanta.com

17

FLASHOVER Havendo combustvel suficiente, o volume e a temperatura dos gases aumentaro com o tempo e caso no haja nenhum tipo de proteo contra incndio atuando, a temperatura no compartimento poder atingir nveis tais que ocorra a ignio simultnea de todos os materiais combustveis presentes. Esta propagao abrupta conhecida como flashover. BLEVE BLEVE ou Bola de Fogo uma combinao de incndio e exploso, com uma emisso intensa de calor radiante, em um intervalo de tempo muito pequeno. uma exploso de gs ou vapor em expanso proveniente de um lquido em ebulio. Pode ser definido como o mais grave modo de falha de um recipiente: sua ruptura em dois ou mais pedaos, no momento em que o contedo lquido est acima do seu ponto de ebulio presso atmosfrica normal, geralmente resultante de uma exposio de recipiente a um incndio. BOIL OVER Fenmeno que ocorre devido ao armazenamento de gua no fundo de um recipiente, sob combustveis inflamveis, sendo que a gua empurra o combustvel quente para cima, durante um incndio, espalhando e arremessando-o a grandes distncias.

COMBATE AO FOGO Compreende o emprego da tcnica e ttica corretas no momento que surgir o incndio. Tcnica: Uso do equipamento correto. Ttica: obter maior proveito do equipamento.

EXTINO DO FOGO
O fogo se extinguir quando so retirados uns dos seus elementos.

MTODOS DE EXTINO DE INCNDIOS


RESFRIAMENTO / ABAFAMENTO /RETIRADA DO MATERIAL / EXTINO QUMICA RESFRIAMENTO - Corte no fornecimento de calor: RESFRIAMENTO. - Ex: sopro sobre uma vela. - Obs.: o mtodo de extino mais empregado. Consiste em roubar calor mais do que ele produzido na combusto, at que o combustvel fique abaixo do ponto de fulgor. professor@dasilvasanta.com 18

ABAFAMENTO Corte do fornecimento de O2 ABAFAMENTO. - Ex: Tampar uma vasilha. - Obs.: um dos mtodos mais difceis: necessita de aparelhos e produtos especficos. RETIRADA DO MATERIAL - Corte do fornecimento do combustvel: - Ex: corte do gs do fogo. - OBS: o mtodo mais simples, exigido fora fsica, meios de fortuna, no precisando de aparelho especializado. EXTINO QUIMICA: Os ps-qumicos utilizados na extino de incndios eram considerados como abafantes, devido ao CO2 gerado quando de sua modificao na presena do calor. Mas no era satisfatoriamente explicada esta ao de abafamento, porque as experincias indicam que os ps so mais eficientes que o prprio CO2.

CLASSIFICAO DOS INCNDIOS:


CLASSE A - Materiais Slidos / fibrosos - madeira, tecido, algodo, estopa, etc.

CARACTERSTICAS PRINCIPAIS: - Deixam resduos quando queimados. - Queimam em superfcie e profundidade MTODOS DE EXTINO: Resfriamento. CLASSE B - Liquido inflamvel e Combustvel - gasolina, leos, tintas, graxas, parafina. CARACTERISTICAS PRINCIPAIS: - Queimam em superfcie nunca em profundidade No deixam resduos quando queimados

MTODOS DE EXTINO: Abafamento Obs.: tambm os gases inflamveis esto includos nesta classe, mas s se deve apag-los se for possvel cortar o fornecimento de combustvel. Ex: Botijo de gs.

professor@dasilvasanta.com

19

CLASSE C - So equipamentos eltricos quando energizados. - O risco maior est na presena da corrente eltrica: - motor eltrico, transformador.

MTODOS DE EXTINO: Desligar a energia eltrica e trat-los como classe A e B, Resfriamento ou Abafamento. CLASSE D - Metais pirofricos: - Alumnio em p Magnsio, Selnio, Antimnio, Ltio, Cdmio, Potssio, Zinco, Titnio, Sdio e Zircnio.

MTODO DE EXTINO: Abafamento ou Extino Qumica. Obs.: a classificao acima e tambm adotada pela TSIB - Taxa de Seguro Incndios do Brasil - circular N 19188. CLASSE E - Substncias radioativas: - urnio, csio, cobalto, rdio... MTODO DE EXTINO: Extino qumica PQS especial. OBS: os bombeiros devem estar munidos de EPI's especiais para radioatividade.

APARELHOS EXTINTORES
AGENTES EXTINTORES Agente Extintor todo material que aplicado ao fogo, interfere em sua reao qumica, provocando uma descontinuidade de um ou mais lados do tetraedro do fogo, alterando as condies para que haja fogo. Os agentes extintores podem ser encontrados nos estados lquidos, gasosos ou slidos. Existe uma variedade muito grande de Agentes Extintores. No nosso estudo, citaremos apenas os mais comuns. So os que possivelmente teremos que utilizar em caso de incndios: - gua; - Espuma (qumica e mecnica); - Gs Carbnico (CO2); - P Qumico Seco; - Agentes Halogenados; - Agentes improvisados (areia, cobertor, tampa de vasilhame, etc.).

professor@dasilvasanta.com

20

APARELHOS EXTINTORES Os aparelhos extintores so vasilhames fabricados com dispositivo que possibilitam a aplicao do Agente Extintor sobre os focos de incndio. Normalmente os Aparelhos Extintores recebem o nome do Agente Extintor que neles contm. Os Aparelhos Extintores destinam-se ao combate imediato de pequenos volumes. So de grande utilidade, pois podem combater a maioria dos incndios, cujo princpio so pequenos focos, desde que, manejados adequadamente e no momento certo. O xito no emprego dos extintores depende dos seguintes fatores: a) De uma distribuio adequada dos aparelhos pela rea a proteger; - de manuteno adequada e eficiente; - de pessoa habilitada a manejar aparelhos na extino de incndios; - Quanto ao tamanho, os extintores podem ser: - portteis; - sobre-rodas (carretas); Quanto o sistema de funcionamento eles podem ser: - qumicos; - pressurizados (presso interna); - pressurizveis (presso injetada). Os extintores so equipamentos que, contendo uma limitada quantidade de um determinado Agente Extintor, no devem ser considerados como infalveis e, como tal, capaz de realizar milagres. Desde que fabricados e mantidos de acordo com as normas tcnicas brasileiras, distribudos racionalmente e operados tecnicamente, funcionam satisfatoriamente. CAPACIDADE EXTINTORA

O que capacidade extintora? Capacidade extintora o tipo e tamanho do fogo que o extintor pode apagar, conforme ensaios descritos na ABNT NBR 9443 (Ensaio de fogo em engradado de madeira), ABNT NBR 9444 (Ensaio de fogo em lquido inflamvel) e ABNT NBR 12992 (Ensaio de condutividade eltrica). O tipo de fogo caracterizado pela classe (A, B e C) e o tamanho, pelo grau (numrico, correspondente s dimenses e volume dos corpos utilizados nos respectivos ensaios). Quais so as classes de fogo e como deve ser o extintor com capacidade de extino de cada classe de fogo?
CLASSES DE FOGO A Fogo em materiais slidos que deixam resduos (por exemplo: madeira, papel, tecido e borracha). B Fogo em lquidos, gases e graxas, combustveis ou inflamveis. C Incndios que envolvem equipamentos eltricos energizados. APTIDO DO EXTINTOR DE INCNDIO CONFORME RESOLUO 152/2003 Equipamento destinado a combater fogo classe A, com grau de capacidade extintora mnima 1A ou 2-A Equipamento destinado a combater fogo classe B, com grau de capacidade extintora mnima 5B, 10-B ou 20-B Equipamento destinado a combater fogo classe C, cujo agente de extino do fogo tenha condutividade eltrica desprezvel

professor@dasilvasanta.com

21

Os graus por classe de fogo dos extintores para veculos automotores previstos na Resoluo 152 / 2003 so os expostos na tabela abaixo: GrauClasse 1-A 2-A 5-B 10-B 20-B Quantidade e arranjo de elementos de madeira no engradado (ABNT NBR 9443) 50 elementos em 10 camadas de 5 elementos cada 78 elementos em 13 camadas de 6 elementos cada No aplicvel No aplicvel No aplicvel Volume do lquido inflamvel Classe A: ABNT NBR 9443 Classe B: ABNT NBR 9444 1 litro 2 litros 58,5 litros 117 litros 245 litros

Comparao entre o extintor de p BC e o extintor de p ABC CLASSES DE FOGO A Estofamento, painis, revestimentos, pneus. B Gasolina, lcool, diesel, leos lubrificantes e graxa. C Bateria, fiaes eltricas. EXTINTOR DE P BC No extingue Extingue Extingue EXTINTOR DE P ABC Extingue Extingue Extingue

CLASSIFICAO DOS EXTINTORES


GUA PRESSURIZADA: 1) CAPACIDADE: 10 a 75 litros; 2) APLICAO: incndios de classe "A"; 3) PRINCPIO DE OPERAO: presso interna - CO2, N2 no prprio cilindro metlico, arrasta a gua quando o gatilho acionado; 4) MODO DE USAR: - levar o extintor ao local do fogo; - colocar-se distncia segura; - retirar o pino de segurana; - empunhar a mangueira e dirigir o jato base do fogo (observar sempre a direo do vento); 5) ALCANCE DO JATO: 12 a 14 metros; 6) REA APROXIMADA DE EXTINO: 1,5 a 2,0 metros quadrados; 7) TEMPO DE USO: 1 minuto. GUA PRESSO INJETADA 1) CAPACIDADE: 10 litros; 2) APLICAO: incndios de classe A; 3) PRINCPIO DE OPERAO: ao ser aberto o cilindro auxiliar, o CO2 Impulsiona a gua quando o gatilho acionado; 4) MODO DE USAR: - levar o extintor ao local do fogo; - colocar-se distncia segura;

professor@dasilvasanta.com

22

- abrir a vlvula da ampola; - empunhar a mangueira e dirigir o jato base do fogo (observar sempre a direo do vento); 5) ALCANCE DO JATO: 15 a18 metros; 6) TEMPO DE DESCARGA: 1 minuto; ESPUMA MECNICA 1) CAPACIDADE: 10 litros; 2) APLICAO: incndios de classe "A" e B; 3) PRINCPIO DE OPERAO: pr- mistura passa pelo difusor, succionando ar para a formao de espuma; 4) TIPOS: Pressurizados e presso injetada; 5) TAXA DE EXPANSO: 1 x 8 - 80 litros de espuma; 6) TEMPO DE DESCARGA: 1 minuto; 7) REA DE EXTINO: aproximadamente 3 metros quadrados; 8) MODO DE USAR: - levar o extintor ao local do fogo; - colocar-se distncia segura; - abrir o registro de propelente (presso injetada); - puxar o pino de segurana e retirar o esguicho proporcionador do porta-esguicho, empunhando-o; - acionar o gatilho, dirigindo base do fogo (sendo classe "B": anteparo). ESPUMA QUMICA 1) CAPACIDADE: 10 litros; 2) APLICAO: classes "A" e "B"; 3) CARGA: a) CMARA EXTERNA: gua + 600 gramas de bicarbonato de sdio + 70 gramas de estabilizador (saponina, alcauz); b) CMARA INTERNA: 1,5 litros de soluo: gua + 800 gramas de sulfato de alumnio. 4) PRINCPIO DE OPERAO: com a inverso do extintor as solues se misturam e reagem quimicamente formando espuma; OBS: ABNT - EB17 - ATUALMENTE NO ESTO SENDO FABRICADOS. 5) MTODO DE OPERAO: - Verificar se o bico est entupido; - Levar o extintor ao local do fogo; - Coloque se a uma distncia segura; - Atacar o fogo invertendo o extintor e dirigindo o jato contra um anteparo; - Aps o uso, deixe-o de tampa para baixo; P QUMICO SECO 1) 2) 3) 4) 5) CAPACIDADE: 1,2, 4, 6,8, 12, 20 kg; APLICAO: classes "B", C"; TIPOS: pressurizados e presso injetada; PRINCPIOS DE OPERAO: p expelido pelo gs contido no recipiente ou na ampola; MODO DE USAR: - levar o extintor ao local do fogo; - abrir a vlvula da ampola; - retirar o pino de segurana; - Pulverizar a rea de combusto.

professor@dasilvasanta.com

23

OBS: Antes de usar o extintor, verificar o manmetro, observando se ele indica que o extintor est carregado. GS CARBNICO 1) CAPACIDADE: 2, 4, 6, kg; 2) APLICAES: classes "B e C; 3) CARGA: C02 liquefeito sob presso; 4) PRINCPIO DE OPERAO: C02 expelido pela prpria presso interna que exerce (870 lbs/pol2); 5) MTODO DE OPERAO: - levar o extintor ao local do fogo; - retirar o pino de segurana; - retirar o difusor; - segurar na empunhadura, dirigir o jato base do fogo, movimentando o difusor em leque.

MANGUEIRA
O QUE MANGUEIRA DE INCNDIO? Mangueira de incndio o nome dado ao condutor flexvel utilizado para conduzir a gua sob presso da fonte de suprimento ao lugar onde deva ser lanada. Flexvel porque resiste a presses relativamente altas. 1) QUANTO AO DIMETRO As mangueiras de incndio mais usadas so as de dimetro 38 milmetros (1 ), 63 milmetros (2 ) e 75 milmetros (3). O dimetro refere-se medida interna das mangueiras. 2) COMPRIMENTO Por convenincia de transporte e manuseio, as mangueiras de incndio so utilizadas em comprimentos de 15 metros, sendo este o ideal para as mangueiras de dupla lona, 20 metros para mangueiras revestidas de borracha e 25 metros para as mangueiras de lona simples, com dimetros de 38 milmetros ou 63 milmetros. 3) ACONDICIONAMENTO As mangueiras de incndio devem ser acondicionadas, visando os servios de bombeiros, de quatro maneiras:
ZIG-ZAG EM P ZIG-ZAG DEITADA

ESGUICHO MANGUEIRA ESPIRAL MANGUEIRA ADUCHADA

EMPATAO

professor@dasilvasanta.com

24

TRANSPORTE E MANUSEIO:
PROCESSO ADUCHADA: A aduchada deve ser transportada sobre o ombro (do lado direito para profissionais destros e do lado esquerdo para profissionais sinistros) ou sob o brao junto ao corpo. 1) SOBRE O OMBRO: OBS: Empatao bem junto ao corpo. 2) JUNTO AO CORPO: OBS: A empatao dever ficar junto mo e voltada para trs

LANAMENTO DE MANGUEIRAS
Lanar ou estender mangueiras de incndio consiste em coloc-la em condies de trabalho na ocorrncia. Voc lana a mangueira aduchada e estende mangueira em espiral. 1) Para lanar mangueira aduchada: a) segure com a mo direita a unio que est por dentro, protegida pela ltima dobra, junto unio, contra o solo; b) impulsiona-se vigorosamente para frente, de modo a imprimir movimento rotativo mantendo firme cada extremidade (com a mo e o p), que a mangueira se desenrolar por completo: c) acopla-se a unio que estava mantida pelo p, e de posse da outra extremidade, caminha-se na direo em que deva ser estendida a mangueira: ACOPLAMENTO DE MANGUEIRAS 1) 2) 3) 4) Mtodo Mtodo Mtodo Mtodo de acoplamento de mangueira de incndio por um homem sobre o joelho: de acoplamento de mangueiras por um homem usando os ps: de acoplamento de mangueira por dois homens: para descarga de mangueiras:

CUIDADOS COM AS MANGUEIRAS


1) CONSERVAO ANTES DO USO: - As mangueiras novas devem ser retiradas das embalagens fornecidas pelo fabricante e armazenadas em local arejado livre de mofo e umidade, protegido da incidncia de raios solares. 2) CONSERVAO DURANTE O USO: - As mangueiras no devem ser arrastadas sobre o piso, bordas cortantes de muros, caixilhos, etc., nem deve ficar em contato com o fogo, leos, gasolina, cidos ou outras substncias que possa atac-las. As superfcies aquecidas danificam as lonas das mangueiras de fibra sinttica. 3) CONSERVAO DEPOIS DO USO: - Ao serem recolhidas aps o uso, devem ser testadas hidraulicamente (isto colocadas em um hidrante pressurizando-as com gua para ver se no h furos), alm de sofrerem severa inspeo visual, quanto ao estado da lona e das unies. Aps, as mangueiras aprovadas sero lavadas cuidadosamente com gua pura e, se necessrio, com sabo neutro. Escovas de fibras longas e macias podem ser usadas para remover a sujeira e os resduos do sabo impreguinado. O forro quando de borracha deve ser conservado com talco industrial, e as unies lubrificadas com talco ou grafite, evitando-se o uso de leo ou graxa.

professor@dasilvasanta.com

25

HIDRANTE
Os hidrantes so dispositivos existentes em redes hidrulicas, que possibilitam a captao de gua para emprego nos servios de bombeiros, principalmente no combate a incndios. HIDRANTE DE PAREDE: So aqueles utilizados nas empresas particulares em instalaes de proteo contra incndios, embutido em paredes (ou encostados a elas), a cerca de um metro do piso, podendo ser disposto em abrigo especial, onde tambm se acham os lances de mangueiras, esguichos e chaves de mangueiras: Elementos que compe o hidrante: - Reservatrio, canalizaes; - Registro, Junta de Unio (engate rpido); - Caixa de mangueira; - Esguichos; - Chave de mangueira;

ESGUICHOS
ESGUICHO AGULHETA um esguicho com o corpo cilindro cnico, em cuja extremidade de dimetro maior incorporado uma junta de unio (engate rpido) e na extremidade oposta, de menor dimetros, podem ser adaptadas e substitudas vrias "bocas mveis" ou "requintes" de diversos dimetros.

ESGUICHO REGULVEL Esse tipo de esguicho utilizado quando se deseja jato em forma de chuveiro, jato em forma de neblina e jato compacto. A mudana de ngulo obtida, girando-se a parte anterior do esguicho, que se movimenta para frente e para trs, na medida em que girado.

CHAVE DE MANGUEIRA OU STORZ Ideal para utilizao no sistema de hidrantes com acoplamentos de mangueiras de incndio, esguicho e outros acessrios que tenham conexo tipo storz de 1.1/2" ou 2.1/2" Facilita soltar mangueiras e conexes tipo storz com engate rpido.

professor@dasilvasanta.com

26

*GUARNIO DE HIDRANTES COM TRS BOMBEIROS*


Montagem de Linha Direta

2
BOMBEIRO NMERO 1:

a) FUNO: operador da linha de ataque; b) MISSO: transporta e acopla o esguicho na mangueira, aps o sistema montado, pede gua e direciona o jato ao foco de incndio.

BOMBEIRO NMERO 2:
a) FUNO: armador da linha de ataque; b) MISSO: faz o lanamento da mangueira (1 ou 2 ) e leva uma das extremidades ao Bombeiro nmero 1, aps auxilia na operao da linha de ataque.

BOMBEIRO NMERO 3:
a) FUNO: operador do registro. b) MISSO: responsvel pelo abastecimento da linha de mangueira, atravs da abertura do registro; devendo ficar sempre atento em caso de fechamento, se houver muita presso na rede de hidrantes, depois de aberto o registro dever auxiliar tambm na operao da linha de ataque.

SISTEMA DE SEGURANA
ALARME Manual: um equipamento que informa um princpio de incndio quando acionado por uma pessoa. Automtico: Este equipamento opera quando influenciado por determinados fenmenos fsicos, qumicos que acompanham o incndio. Ex: fumaa, calor. DETECTORES Trmico: Atua numa escala de temperatura pr-determinada. De Fumaa: Sensvel s variaes da composio da atmosfera pela percepo dos gases formados na combusto. SPRINKLER um sistema de proteo atravs de chuveiros automticos instalados ao longo de tubulaes dotados de dispositivos especiais que funcionam por elevao de temperatura. Possui um bulbo de vidro no qual se encontra determinado volume de fludo especial, controlado com preciso. O aumento da temperatura sobre esse bulbo ir fazer com que o liquido se expanda e rompa a ampola, dando assim, passagem gua que atua somente sobre as reas afetadas. Esse sistema controlado por meio de uma vlvula que, ao ser acionada, Dar um alarme mecnico local, remoto ou por indicao em painis de comando.

professor@dasilvasanta.com

27

TIPO DE EXTINTORES PORTTEIS


GUA PRESSURIZADA ESPUMA MECNICA GS CARBNICO P QUMICO SECO P.Q.S PRESSURIZADO

AREIA E GRAFITE FINO E SECO

INCNDIOS

A
MADEIRA, PAPEL TECIDOS, ETC.

SIM
EXCELENTE

SIM
BOM QUANDO DE SUPERFCIE

SIM
EM CASOS PEQUENOS, DE SUPERFCIE

SIM
EM CASOS PEQUENOS, DE SUPERFCIE

EM CASOS PEQUENOS, DE SUPERFCIE, PORM EXCELENTE P/ ALGODO SOLTO

B
LQUIDOS E GASES INFLAMVEIS GASOLINA LEOS TINTAS

NO
O LQUIDO INCENTIVA O FOGO

SIM
EXCELENTE

SIM
BOM

SIM
EXCELENTE

SIM
EM CASOS PEQUENOS, DE SUPERFCIE

DE

C
EQUIPAMENTOS ELTRICOS LIGADOS TRANSFORMADORES MOTORES, ETC

NO
CONDUTOR ELTRICO

NO
CONDUTOR ELTRICO

SIM
EXCELENTE

SIM
BOM, DANIFICA O EQUIPAMENTO

NO
DANIFICA O EQUIPAMENTO

CLASSES

D
METAIS COMBUSTVEIS: MAGNSIO, TITNIO, CARBURETO

NO
PROVOCA EXPLOSO

NO
PROVOCA EXPLOSO

NO
PROVOCA EXPLOSO

SIM
EXCELENTE

SIM
EXCELENTE

FEITOS

MOLHA E RESFRIA

ABAFA E RESFRIA

ABAFAMENTO ABAFAMENTO ABAFAMENTO

Retirar o pino de Retirar o pino de Retirar o pino de Retirar o pino de segurana; segurana; segurana; segurana; FUNCIONAMENTO Empunhar o gatilho e o Empunhar a Empunhar o gatilho Empunhar a difusor; e mangueira e o e o esguicho; e mangueira e o Apertar o gatilho, gatilho; e DOS EXTINTORES Apertar o gatilho, gatilho; e dirigindo o difusor Apertar o gatilho e lanando a espuma por toda a extenso Apertar o gatilho e dirigir o jato para a MANUAIS contra o fogo dirigir o jato para a do fogo base do fogo. base do fogo
ALCANCE DO JATO RECARGA CONTROLE PARA INCNDIOS DE MAIORES PROPORES
12 A 14 METROS JATO INTERMITENTE 8 A 10 METROS 1 A 3 METROS JATO INTERMITENTE 3 A 6 METROS JATO INTERMITENTE

TIRAR A TAMPA E APLICAR

3 METROS

ANUAL

ANUAL PELA DATA


CARRETAS DE 75-150 LITROS SOBRE RODAS

CASO PERCA 10% POR PESO CADA 3 MESES


CARRETAS DE 10-2550-100 KG SOBRE RODAS

ANUAL

APS O USO
CADA SEIS MESES VERIFICAR MIDADE
CARRETAS DE 20-5070-100-200 LITROS SOBRE RODAS

PELO MANMETRO
CARRETAS DE 75-150 LITROS SOBRE RODAS

PELO MANMETRO
CARRETAS DE 20-5070-100 KG SOBRE RODAS

professor@dasilvasanta.com

28

MANUTENO DOS EXTINTORES SEGUNDO AS NBRs 12962 E 13845


Servio efetuado no extintor de incndio com a finalidade de manter suas condies originais de operao, aps sua utilizao ou quando requerido pr uma inspeo
Manuteno de primeiro nvel Manuteno se segundo nvel Manuteno de terceiro nvel ou vistoria NBR 13845
Processo de reviso total do extintor, incluindo-se a execuo de ensaios hidrostticos.

Manuteno que pode ser executada no local onde o extintor est instalado, geralmente efetuada no ato de inspeo, pois ele no necessita ser removido para oficina especializada. A manuteno de primeiro nvel consiste em: a) limpeza dos componentes aparentes b) reaperto de componentes roscados que no estejam submetidos presso; c) colocao do quadro de instruo d) substituio ou colocao de componentes, que no estejam submetidos presso, pr componentes originais; e) conferncia, pr pesagem, da carga de cilindros carregados com dixido de carbono.

Manuteno que requer execuo de servios com equipamento e local apropriados e pr pessoal habilitado.

A manuteno de segundo nvel consiste em: a) desmontagem completa do extintor; b) verificao da carga; c) limpeza de todos os componentes; d) controle de roscas; e) verificao das partes internas e externas, quanto existncia de danos ou corroso f) substituio de componentes, quando necessrios, pr outros originais; g) regulagem das vlvulas de alivio e/ou reguladora de presso, quando houver; h) ensaio de indicador de presso, conforme NBR 9654; i) fixao dos componentes roscados com torque recomendado pelo fabricante, quando aplicvel; j) pintura conforme padro estabelecido na NBR 7195, e colocao do quadro de instrues, quando necessrio k) verificao da existncia de vazamento l) colocao do lacre, identificando o executor. A manuteno de segundo nvel, por consistir em procedimento de carter preventivo e corretivo, dever ser executada a cada 12 meses.

A manuteno de terceiro nvel (vistoria) consiste em: a) ensaio hidrosttico do recipiente para o agente extintor e do cilindro para o gs expelente, quando houver; b) ensaio hidrosttico da vlvula de descarga e mangueira; c) remoo da pintura existente e aplicao de novo tratamento superficial do cilindro e componentes, onde necessrio (ver NBR 7195). A remoo da pintura existente deve preceder necessariamente ao ensaio hidrosttico; d) recarga do extintor de incndio conforme especificado na NBR 12962.

Antes da manuteno de 1 nvel tem a Inspeo: exame peridico efetuado por pessoal habilitado, que se realiza no extintor de incndio com a finalidade de determinar se este permanece em condies originais de operao.

professor@dasilvasanta.com

29

PRIMEIROS SOCORROS
CONCEITO DE PRONTO SOCORRISMO:
o tratamento imediato e provisrio dado a um paciente de acidente ou enfermidade imprevista, normalmente se presta no local do acidente, at que se possa colocar o paciente aos cuidados de um mdico. OBJETIVO: Evitar o agravamento das leses e a morte do paciente.

ABCDE do socorrista
OBS: A segurana no local fundamental para voc e para a vtima. Lembra-se do ABCDE? Esta ser a seqncia no atendimento vtima. A - VIAS AREAS Voc dever imobilizar a coluna cervical liberando as vias areas: - Segure a cabea da vtima na posio em que ela estiver, imobilizando assim a coluna cervical, chame-a, se ela responder normalmente porque as vias areas esto boas (A) e a pessoa respira bem (B). Neste momento ir para (C). Agora, se a vtima no responde normalmente, veja se h alguma coisa na boca impedindo-a de respirar, se tiver, retire-a. B RESPIRAO (ver, ouvir e sentir) Examinar a respirao (veja movimentos do trax, oua e sinta o deslocamento de ar), se ausente, faa 02 (duas) ventilaes (respirao boca-boca. Veja como na pg. 25). Agora, se houver respirao, analise sua qualidade: lenta e superficial ou rpida e profunda, ritmo regular ou irregular, tranqila ou ruidosa.

C CIRCULAO (PULSO) E GRANDES HEMORRAGIAS - Verificar o pulso na artria CARTIDA nos adultos e na artria BRAQUIAL nas crianas pequenas. A ausncia de pulso indica que o corao parou, inicie imediatamente as massagens cardacas (30 massagens. Veja como na pg.26). Agora, se h pulso, mas est fraco, indica estado de choque (veja na pg. 26). Caso constate hemorragias, controle-as.

professor@dasilvasanta.com

30

D ESTADO NEUROLGICO Verificar nvel de conscincia (AVDN): ALERTA; RESPONDE A ESTMULO VERBAL; RESPONDE A DOR; NO RESPONDE.

E EXPOSIO DA VTIMA Realizar exame da vtima da cabea aos ps.


HEMORRAGIA DO CRNIO SANGRAMENTO DA AORTA RUTURA DO FIGADO RUTURA DO BAO

TRAUMA (FRATURA DE FMUR E PELVIS)

APENAS PARADA RESPIRATRIA


a interrupo dos movimentos involuntrios da respirao. CAUSAS: sufocamento, afogamento, obstruo, traumas, etc. O TEMPO ESSENCIAL

0 ~ 4 MINUTOS LESO CERERAL IMPROVVEL

4 ~ 6 MINUTOS LESO CERERAL POSSVEL

6 ~ 10 MINUTOS LESO CERERAL MUITO PROVVEL

- O oxignio, que est presente na atmosfera em uma concentrao de cerca de 21%, essencial para a vida de todas as clulas. O crebro, o rgo principal para a vida consciente, comea a morrer se for privado de oxignio por at cerca de quatro minutos. Na liberao de oxignio da atmosfera para as clulas nervosas, existem dois componentes necessrios: - respirao e a circulao. A respirao (recebe oxignio atravs da vias areas do corpo) e a circulao de sangue enriquecido com oxignio so ambas necessrias. Qualquer distrbio das vias areas, da respirao, ou da circulao pode produzir imediatamente morte cerebral, PROTOCOLO DA RESPIRAO ARTIFICIAL 1- Verifique inconscincia - SE ESTIVER; 2- Deite a vtima de costas e chame auxlio; 3- Libere as vias areas; 4- Verifique a respirao se no respira, efetue duas ventilaes;

professor@dasilvasanta.com

31

5- Verifique o pulso, se tem pulso continue ventilando: * uma ventilao a cada 05 segundos adultos; * uma ventilao a cada 04 segundos crianas; * uma ventilao a cada 03 segundos - beb. Obs: verifique o pulso a cada minuto ou 12 ventilaes.

PARADA CARDACA
a cesso dos batimentos normais do corao. Causas: choque eltrico, traumas violentos, infartos, etc. PROTOCOLO DA PARADA CARDACA 1 Verifique inconscincia - se estiver; 2 Deite a vtima de costa e chame auxlio; 3 Libere as vias areas; 4 Verifique a respirao - se no respira; 5 Efetue duas ventilaes; 6 Verifique o pulso - se no tm pulso localize o corao e realize 30 massagens, como mostra as figuras.

Obs: Aps CINCO ciclos de 02(duas) ventilaes por 30(trinta) massagens, verifique o pulso, se no houver reinicie. MASSAGEM COM 02 SOCORRISTAS Faa 02 ventilaes primeiro socorrista; Faa 30 massagens segundo socorrista;

bservaes: 1 aps CINCO ciclos verifique o pulso; 2 antes de remover a vtima faa no mnimo 15 minutos de RCP; 3 s pare a RCP se: a vtima voltar; o socorro especializado assumir ou voc se cansar. 4 massagem em criana utilize uma das mos; 5 massagem em beb utilize dois dedos; 6 a RCP no poder ser paralisada por mais de 10 segundos.

professor@dasilvasanta.com

32

ESTADO DE CHOQUE
o colapso do sistema cardiovascular. Caracteriza-se por uma deficincia de circulao e oxigenao inadequada dos tecidos do corpo, por diminuio do volume do sangue ou por deficincia do sistema vascular. CAUSAS: Hemorragias graves; Envenenamento por produtos qumicos; Choque eltrico; Ataque cardaco; Dor intensa de qualquer origem; Infeco grave; Queimaduras graves; RECONHECIMENTO (SINAIS E SINTOMAS) Pele plida, mida e fria; Pulso fraco e rpido; Queda de presso; Pupilas dilatadas e opacas; Perfuso capilar lenta ou nula; Respirao curta e rpida; Lbios arroxeados; (descorados); Nuseas e vmitos; Tremores de frio; Tontura e desmaio; Sede, temor e agitao (choque hipovolmico); Rosto e peito vermelhos, coando, queimando e inchados (choque anafiltico). TRATAMENTO

HEMORRAGIAS
definida como a perda aguda de sangue circulante. RECONHECIMENTO (SINAIS E SINTOMAS) Sada de sangue pela ferida ou orifcios naturais do corpo; Presena de hematoma, (pele arroxeada); Queixa principal da vtima; Natureza do acidente; Sinais e sintomas do estado de choque.

professor@dasilvasanta.com

33

TRATAMENTO

Presso direta no ferimento; - Elevao do membro; - Compresso arterial; - ltimo recurso "torniquete" (no caso de amputao ou avulso do membro); - Colocar a vtima na posio deitada com a cabea virada para o lado; - Afrouxar a roupa; - Manter a vtima agasalhada; - Se necessrio, aplicar respirao artificial.

ENGASGO
a interrupo da respirao devido obstruo das vias areas superiores por um objeto qualquer ou devido a espasmo muscular.

RECONHECIMENTO (SINAIS E SINTOMAS) - Dificuldade em falar e respirar; - Pele arroxeada (cianose); - A vtima aponta para a garganta ou segura o pescoo.

FRATURA
a ruptura total ou parcial da estrutura ssea e/ou tendes e/ou ligamentos. Podem ser classificadas em fratura exposta, fratura fechada (simples ou trinca, galho verde e cominutiva), entorse e luxao.

professor@dasilvasanta.com

34

RECONHECIMENTO Dor local; - Hematoma; (pele arroxeada); - deformidade ou inchao; - Incapacidade ou limitao de movimentos; - Crepitao ssea (atrito entre as partes fraturadas); O QUE FAZER * Manter o membro na posio mais natural; * Imobilizar com talas rgidas ou improvisadas (deve atingir uma articulao acima e outra abaixo da leso), no amarre no local da fratura; * Usar maca para remoo. * No tente colocar o osso no lugar; * Curativo com gases, ou pano limpo no local do rompimento; * Colocar a tala para imobilizao (uma articulao acima e abaixo); * Remover a vtima com maca.

QUEIMADURAS
As queimaduras podem ser provocadas por acidentes com agentes fsicos, qumicos e por eletricidade lesionando a pele em extenso e profundidade. Classificao das queimaduras 1 Grau Dor e vermelhido local 2 Grau Dor,vermelhido e bolhas 3 Grau Necrose dos tecidos; Carbonizao; Formao de escaras; Ausncia de dor no local da leso; Queimaduras de 1 e 2 ao redor, causando dor intensa na vtima. Queimaduras trmicas Fogo nas vestes No permitir que a vtima corra, pois pode aumentar as chamas. Neste caso deve-se aplicar o abafamento com um tecido de algodo.

professor@dasilvasanta.com

35

Irrigar a rea queimada com gua limpa, na temperatura ambiente, para eliminar o calor e cessar queimadura. Remover as vestes que estejam queimadas. Remover imediatamente adornos (anis, pulseira, etc.) da rea atingida; Cobrir o ferimento com compressa de gaze estril ou plstico estril. Prevenir a hipotermia nas grandes queimaduras.

O que nunca fazer! Furar bolhas; Remover vestes aderidas queimadura; Passar sobre a queimadura quaisquer tipos de substncias; Utilizar gelo sobre a queimadura; Dar lquidos para a vtima beber. Queimaduras nos olhos Irrigar a leso com soro fisiolgico ou gua limpa; Cobrir os dois olhos com gaze seca estril. Queimaduras qumicas Ocorrem com cidos, lcalis e substncias desconhecidas. Irrigar a rea afetada em gua corrente no mnimo: 05 minutos para cidos; 15 minutos para lcalis ou produtos qumicos desconhecidos.

CONVULSES
A epilepsia (convulso) uma doena do sistema nervoso central que se caracteriza por causar crises de convulses (ataques) em sua forma mais grave. Existem dois tipos: Pequeno mal caracteriza-se por causar crises de ausncia (desligamento do meio ambiente) que podem ser breves (de 10 a 15 segundos) e passarem despercebidos, ou s vezes, mais duradouras. Grande mal causa os ataques ou convulses que se caracterizam por queda abrupta, perda de conscincia, contraes de toda a musculatura corporal em espasmos, aumento da atividade glandular com salivao abundante e vmitos. O QUE FAZER Proteger o doente e evitar complicaes; O paciente deve ficar com roupas leves e desapertadas; Vir-lo de lado para que no aspire as secrees ou o vmito para os pulmes; Encaminh-lo ao mdico. A epilepsia no contagiosa, no pega pela saliva.

DIGA-ME E ESQUECEREI, MOSTRE-ME E LEMBRAREI, ENVOLVA-ME E ENTENDEREI.


CONFCIO

professor@dasilvasanta.com

36

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS
GOIS (ESTADO). LEI 15.802 / 06 CDIGO ESTADUAL DE PROTEO CONTRA INCNDIO, EXPLOSO, PNICO E DESASTRES; ABNT - NBR 14.276 E 14277 e 15,219; NR 7 e 23 PORT 3.214/1978 Mtb; Manual Bsico para Bombeiros, AMORIM, Walter Vasconcelos; Manual de Brigadas de Combate Incndio, Eurivaldo Cunha e Edson Csar; IT- Instrues Tcnicas Bombeiros do Estado de So Paulo-SP; NT Normas Tcnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Gois.

professor@dasilvasanta.com

37

GLOSSRIO
ABRIGO Compartimento destinado ao acondicionamento de hidrante e de equipamentos de combate a incndio. ALARME Dispositivo eltrico destinado a produzir sons de alerta aos ocupantes de uma edificao, por ocasio de uma emer- gncia qualquer. BOMBA DE COMBATE A INCNDIOS Aparelho hidrulico especial destinado a recalcar gua. BOMBA AUXILIAR Aparelho hidrulico especial destinado a suprir deficincia de presso em uma instalao hidrulica de proteo contra incndio. CASA DE BOMBA DE INCNDIO um compartimento destinado especificamente ao abrigo de bombas de incndio ou auxiliar e demais apetrechos complementares a seu funcionamento. CANALIZAO Tubos destinados a conduzir gua para alimentar os equipamentos de combate a incndio. CHAVE DE MANGUEIRA Destina-se a completar o acoplamento e desacoplamento das juntas de unio das mangueiras. EDIFICAO Construo destinada a abrigar qualquer atividade humana, materiais ou equipamentos. ESGUICHO Pea metlica adaptada extremidade da linha das mangueiras, destinada a dar forma e direo ao jato d gua. EXTINTOR DE INCNDIO Equipamento de combate a princpio de incndios; existem de vrios tipos, tamanhos, modelos e processos de funcionamento. HIDRANTE Ponto de tomada dgua provido de vlvula de manobra e unio tipo engate rpido. HIDRANTE URBANO DE COLUNA Dispositivo existente na rede hidrulica pblica que possibi lita a captao de gua para os servios de combate a incndios. HIDRANTE DE PAREDE Dispositivo instalado no sistema hidrulico preventivo das edificaes para ser utilizado pela populao quando do combate a princpios de incndios. HIDRANTE DE RECALQUE Dispositivo existente no sistema hidrulico preventivo das edificaes para uso exclusivo do Corpo de Bombeiros, a fim de succionar ou recalcar gua. MANGUEIRA Condutor flexvel para conduzir gua do hidrante ao esguicho. PRESSOSTATO dispositivo que permite o acionamento automtico das bombas de combate a incndios.

professor@dasilvasanta.com

38

RESERVA TCNICA DE INCNDIO Volume dgua do reservatrio, previsto para permitir o primeiro combate a incndios, durante um determinado tempo. RESERVATRIO Compartimento destinado a armazenamento dgua. REQUINTE Pequena pea de metal, de forma cnica, tendo fios de rosca na parte interna da base, pelos quais so atarraxados na ponta do esguicho. o aparelho graduador e formador do jato. SISTEMA DE CHUVEIROS AUTOMTICOS (SPRINKLER) Instalao hidrulica de combate a incndio, constituda de reservatrio, canalizaes, vlvulas, acessrios diversos para combate de incndios por asperso de gua. SISTEMA HIDRULICO PREVENTIVO Instalao hidrulica predial de combate a incndio para ser manuseada pelos ocupantes das edificaes, at a chegada do Corpo de Bombeiros. CHUVEIRO AUTOMTICO (SPRINKLER) Pea dotada de dispositivo sensvel a elevao de tempe- ratura e destinado a espargir gua sobre o incndio. UNIO TIPO ENGATE RPIDO (JUNTA STORZ) Pea destinada ao acoplamento de equipamentos por en- caixe de (um quarto) de volta.

professor@dasilvasanta.com

39

S-ar putea să vă placă și