Sunteți pe pagina 1din 2

Microbiologia

Microbiologia o ramo da biologia que estuda os microrganismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactrias, fungos e vrus. Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia feita com mtodos de bioqumica e gentica. Tambm relacionada com a patologia, j que muitos organismos so patogenicos.

Conceito
Micrbios possuem caractersticas beabas do fundo dos organismos sicrobaticos que os tornam os modelos de organismos ideais. Foi descoberta a origem das bactrias, tendo sido anterior a origem de outros corpos, tais como protozorios, eucariotes e vrus. Dentre os citados, o ltimo a se desenvolver foram os protozorios, por tratar-se de seres com uma complexidade maior:

So muito pequenos, ento eles no consomem muitos recursos Alguns possuem ciclos de vida bastante curtos (aprox. 30 minutos para E. coli, desde que esteja na presena das condies ptimas de crescimento) Clulas podem sobreviver facilmente em isolamento das outras clulas Eles podem-se reproduzir por diviso mittica, permitindo a propagao de clones idnticos em populaes Eles podem ser congelados por longos perodos de tempo. Mesmo se 90% das clulas so mortas pelo processo de congelamento, h milhes de clulas em um mililitro da cultura lquida.

Estes traos permitiram que Joshua e Esther Lederberg pudessem dirigir um elegante experimento em 1951 demonstrando que adaptaes evolutivas surgem melhor da preadaptao do que da mutao dirigida. Para isto, eles inventaram a replicao em placa, que permitiu que eles transferissem numerosas colnias de bactrias para locais especficos de uma placa de petri preenchida com gar-gar para regies anlogas em diversas outras placas de petri. Aps a replicao de uma placa com E. coli, eles expuseram cada uma das placas a fagos. Eles observaram que colnias resistentes aos fagos estavam presentes em partes anlogas de cada placa, possibilitando-os concluir que os traos de resistncia aos fagos existiam na colonia original, que nunca havia sido exposta aos fagos, ao invs de surgirem aps as bactrias terem sido expostas aos vrus. A extensiva caracterizao dos micrbios tem nos permitido o uso deles como ferramentas em outras linhas da biologia:

Bactrias (especialmente Escherichia coli) podem ser usadas para reduplicar DNA na forma de um (plasmdeo). Este DNA frequentemente modificado quimicamente in vitro e ento inserido em bactrias para selecionar traos desejados e isolar o produto desejado de derivados da reao. Aps o crescimento da bactria e deste modo a replicao do DNA, o DNA pode ser adicionalmente modificado e inserido em outros organismos.

Bactrias podem tambm ser usadas para a produo de grandes quantidades de protenas usando genes codificados em um plasmdeo. Genes bacteriais tem sido inseridos em outros organismos como genes reprteres. O sistema de hibridao em levedura combina genes de bactrias com genes de outros organismos j estudados e os insere em uma clula de levedura para estudar interaes proticas em um ambiente celular. E tambm vista na area da computao.

S-ar putea să vă placă și