Sunteți pe pagina 1din 6

ALFABETIZAR E LETRAR - MARLENE CARVALHO SINOPSE Por que muitas professoras consideram difcil ensinar a ler?

Para que serve a leitura do ponto de vista das crianas? Que diferena existe entre ser alfabetizado e ser letrado? Para um menino de 12 anos no seria prefervel aprender a ler com algo mais interessante do que a lio do pato? Que textos escolher para as crianas? Por que as professoras se calam sobre a prpria prtica? Por que to difcil o dilogo entre pesquis adores universitrios e professores do ensino fundamental? Estas so algumas das questes levantadas e discutidas por Marlene Carvalho em "Alfabetizar e Letrar - Um Dilogo entre a Teoria e a Prtica". Neste livro, dirigido a professores e alunos de curs os de pedagogia e institutos superiores de formao de professores, a autora argumenta que possvel alfabetizar crianas e adultos, isto , ensinar-lhes o cdigo alfabtico, e, ao mesmo tempo, com a mesma nfase, convid-los a participar da aventura do conhecimento implcita no ato de ler.

O tema foi iniciado pela professora Rosineide Magalhes (CFORM/UnB). Vimos primeiro que a leitura e a escrita devem ser concebidas dentro de prticas sociais, tornando o aluno capaz de participar de sua comunidade de forma efetiva.

Conceitos: Letramento: conjunto de prticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito. HOUAISS, 2004 Alfabetizao: um processo dentro do letramento e, segundo Magda Soares, a ao de ensinar/aprender a ler e a escrever. A criana, mesmo no alfabetizada, j pode ser inserida em um processo de letramento. Pois, ela faz a leitura incidental de rtulos, imagens, gestos, emoes. O contato com o mundo letrado muito entes das letras e vai alm delas. Sendo assim chegamos seguinte pergunta: Para que serve a escrita ento? Segundo a professora Rosineide Magalhes, no texto Letramento como Prtica Social , a escrita e a leitura so consumidas, hoje, pelas pessoas como meio de sobrevivncia, com o objetivo de formao acadmica, profissional, integrao e interao social, resoluo de problemas cotidianos, condio de entender o mundo e suas tecnologias. H diferentes tipos de letramentos associados a diferentes domnios sociais, por exemplo: letramento tecnolgico, literrio, religioso. O letramento autnomo aquele que acontece somente dentro da escola, desvinculado do mundo. Tais formas esto includas ou no letramento formal, legitimado; ou no informal, incidental. Para aprofundamento terico utilizamos um material do livro Letramento: um tema em trs gneros de Magda Soares. A autora coloca trs perguntas ao longo do texto e mostra vrios exemplos para levar a compreenso do termo letramento. So elas: Qual o significado dessa palavra letramento? Por que surgiu essa nova palavra, letramento? Onde fomos buscar essa nova palavra, letramento? Preparei o material da aula na tutoria respondendo tais questionamentos. Coloquei tambm o letramento na educao infantil, que se d basicamente por meio da oralidade e das mltiplas linguagens.

Slides: Letramento na EI Em outro momento trabalhamos com o texto: A Organizao de Atividades Culturalmente Significativas de Zilma Ramos de Oliveira, para tratar do trabalho pedaggico com mltiplas linguagens. Ns lemos o texto e respondemos o seguinte roteiro de trabalho:

1 - Identifique as diferentes linguagens presentes nas atividades da educao infantil. Linguagens corporal, plstica, musical, dramtica, oral, escrita, natural, emocional. 2 - Como podemos organizar as linguagens no currculo da educao infantil? Devem-se prever momentos e atividades, no cotidiano escolar, que contemplem todas as linguagens. Fazendo com que a criana se torne capaz de utilizar com eficincia as diferentes formas de se comunicar. Na educao infantil o currculo deve ser flexvel e pensado a partir daquilo que se constitui o meio de desenvolvimento da criana e das praticas sociais que ali acontecem. 3 - O jogo na educao infantil constitui diferentes linguagens? Reflita e argumente. Sim, o jogo constitudo pelas linguagens corporal, simblica, oral, dentre outras. Isso proporciona o desenvolvimento de processos psicolgicos como a memria e a capacidade de se expressar utilizando as diversas linguagens. 4 - Estabelea a relao jogo x desenvolvimento da criana x linguagem. Piaget descreve as fases do jogo: Jogos de exerccio sensrio motor: Simples exerccios motores por prazer. Jogos simblicos: Meio de assimilao do real e de auto-expresso. Satisfazer o eu por meio da transformao do real em funo de seus desejos (liquidao de conflitos, compensao de necessidades no satisfeitas, inverso de papis). Jogos de regras: Conduta ldica que supe relaes sociais claras, pois a regra uma ordenao, uma regularidade imposta pelo grupo, sendo que sua violao considerada uma falta. Com a teoria de Piaget percebemos que o desenvolvimento acontece na interao da criana com o ambiente que o cerca. Mais precisamente, com a interveno, a ao do sujeito nesse processo. No jogo, a criana experimenta seu meio, as relaes sociais ali existentes e formula hipteses sobre o funcionamento da lngua e as testa em novos encontros sociais.

No encontro com a professora Mrcia Gondim, fizemos a tcnica da tempestade de idias com os conceitos de letramento e alfabetizao. Alfabetizao Ensinar o cdigo escrito Signos e seus significados Ensinar a leitura Codificao e decodificao Participao em um mundo desconhecido Letramento Refletir, interpretar Leitura e compreenso de textos Leitura de mundo Funo social Respeito s diferenas culturais Prticas sociais que utilizam a escrita Libertao, construo da autonomia Na exposio terica, Mrcia abordou pontos que serviram de base para reformular as idias colocadas no incio e construir nossos prprios conceitos. So eles: Competncia lingstica: todo falante nativo de uma lngua possui, a capacidade de se comunicar adquirida culturalmente. Competncia comunicativa: a capacidade de transitar em diferentes domnios sociais, adquirida na escola. O papel da escola trabalhar a competncia comunicativa sem desvalorizar a cultura do aluno, aquilo que traz de seu meio social. Mostrar as diferentes formas de falar. A escola o ambiente de letramento e o professor o agente. Quanto fala no existe certo ou errado, existe o adequado ou inadequado a determinadas situaes. Ratificao da fala: repetir de acordo com a norma padro sem constranger. Para cada contexto social temos uma forma de falar. No processo de educao acontece a transposio da cultura do lar para a escolarizada, elas se somam na escola. Para Magda Soares alfabetismo outro termo para designar letramento. O conceito de alfabetizao para Magda Soares restrito, refere-se apenas ao aprender/ensinar a ler e escrever. J Emlia Ferreiro coloca que no precisa usar outro termo (no caso letramento) para designar algo que j deveria estar dentro do processo de alfabetizao. Na aula estidamos o texto Alfabetizao e Letramento: Caminhos e descaminhos de Magda soares. Eu trabalhei especificamente com minhas turmas as facetas da aprendizagem da leitura e da escrita. Aps a explicao as cursistas identificaram cada uma das facetas em algumas atividades prticas descritas nos fascculos do Mdulo 3.

Facetas da aprendizagem da leitura e da escrita: 1 - Faceta fnica: envolve o desenvolvimento da conscincia fonolgica, imprescindvel para que a criana tome conscincia da fala como um sistema de sons e compreenda o sistema de escrita como um sistema de representao desses sons, e a aprendizagem das relaes fonema-grafema e demais convenes de transferncia da forma sonora da fala para a forma grfica da escrita. 2 - Faceta da leitura fluente: exige o reconhecimento holstico de palavras e sentenas. 3 - Faceta da leitura compreensiva: supe ampliao de vocabulrio e desenvolvimento de habilidades como interpretao, avaliao, inferncia, entre outras. 4 - Faceta da identificao e uso adequado das diferentes funes da escrita, dos diferentes portadores de texto, dos diferentes tipos e gneros de texto. Na tutoria, promovemos uma palestra com a professora Madalena Torres sobre alfabetizao e letramento, cujo material est disponibilizado abaixo :

Slides: Alfabetizao e Letramento

Conceitos de letramento: Do ponto de vista social, o letramento um fenmeno cultural relativo s atividades que envolvem a lngua escrita. A nfase recai nos usos, funes e propsitos da lngua escrita no contexto social (SOARES, 2006). Processo de insero e participao na cultura escrita . (VAL, 2006) Compreenso e uso efetivo da lngua escrita em prticas sociais diversificadas . (Ibid) Possibilidades de participao nas prticas sociais que envolvem a lngua escrita (Ibid) Saber utilizar a lngua escrita nas situaes em que esta necessria, lendo e produzindo textos (BATISTA, 2003 in VAL, 2006, p. 19). Conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades, necessrio para usar a lngua nas prticas sociais (BATISTA, 2003 in VAL, 2006, p. 19). ... entendido como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em prticas sociais (SOARES, 2004). O letramento abrange o processo de desenvolvimento e o uso dos sistemas da escrita nas sociedades, ou seja, o desenvolvimento histrico da

escrita refletindo outras mudanas sociais e tecnolgicas, como a alfabetizao universal, a democratizao do ensino, o acesso a fontes aparent emente ilimitadas de papel, o surgimento da internet. (KLEIMAN, 2005). Conceitos de alfabetizao: Processo especfico e indispensvel de apropriao do sistema da escrita, a conquista dos princpios alfabtico e ortogrfico que possibilitem ao aluno ler e escrever com autonomia (VAL, 2006, p. 19). A alfabetizao diz respeito compreenso e ao domnio do chamado cdigo escrito, que se organiza em torno de relaes entre a pauta sonora da fala e as letras (e outras convenes) usadas para represent-la, a pauta, na escrita (VAL, 2006, p. 19). A alfabetizao se ocupa da aquisio da escrita por um indivduo ou grupo (BATISTA, 006)

Fichamento do livro: Alfabetizar e Letrar de Marlene Carvalho Textos: Alfabetizao e Letramento: Caminhos e Descaminhos - Magda Soares Prticas de Letramento na Educao Infantil: O Trabalho Pedaggico no Contexto da Cultura Letrada - Ceclia Goulart Livro: Letramento: um tema em trs gneros

Magda Soares

Planos de aula: 20.05, 03.06, 24.06, 17.06, 01.07, 29.07 Sites: Letra Magna Letramento Unicamp

http://www.helomartins.com.br/temas/alfabetizacao-e-letramento.html

S-ar putea să vă placă și