Sunteți pe pagina 1din 13

TERRITORIALIDADES OU FRAGMENTOS NA PAISAGEM: PRODUTORES FAMILIARES AGROECOLGICOS EM RONDNIA-BRASIL

GIANASI, Lussandra. M.

RESUMO Neste artigo prope-se discutir uma parte do tema de doutorado1 e do Projeto Procad CAPES2 "Agricultura familiar, sustentabilidade ambiental e territorialidades na Amaznia". Dessa forma, sero analisados teoricamente a territorialidade ou fragmentao da paisagem dos sistemas agroecolgicos na agricultura familiar em Rondnia. Este estudo apresenta uma breve discusso sobre os agricultores familiares agroecolgicos para no estado de Rondnia. O foco deste trabalho est na inicial discusso terica sobre a questo dos territrios, microterritorialidades ou fragmentos da paisagem para a rea de pesquisa.
Palavras chaves: Rondnia, agroecologia, paisagem-territrio, agricultura familiar.

1. Apresentando a rea de pesquisa e a problemtica a ser discutida.

O estado de Rondnia, no Brasil tem algumas especificidades na histria rural e do seu desenvolvimento scio-econmico em geral. Esta singularidade refere-se aos projetos de colonizao planejados e instalados na rea. O Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA), realizou a implementao oficial dos projetos de colonizao de terras para assegurar a ocupao do espao, em um primeiro momento. Alguns deles comearam em 1970 no governo militar com os programas de integrao nacional (PIN). Dados apontam que de 1970 a 1999, quase 700 mil famlias foram assentadas por programas de reforma agrria no Brasil, somando 370.000 assentamentos de 1995-1999" (Ludewigs, et al., 2009). Foram implantados trs tipos de projetos: integrado de colonizao (PIC), assentamento dirigido (PAD) e assentamento
1

Novas Territorialidades no Arco de Desmatamento de Rondnia: Agricultura e as questes scio-econmico-ambientais. Em desenvolvimento na UFMG e financiada pela FAPEMIG Fundao de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
2

Entre o Ncleo Terra e Sociedade Grupo de Estudos em Geografia Agrria, Agricultura Familiar e Cultura Camponesa e o Laboratrio de Geografia Agrria e Agricultura Familiar, vinculados ao Programa de Ps-Graduao em Geografia e ao Departamento de Geografia do IGC/UFMG e ao Ncleo de Pesquisas Agro-ambientais do Programa de Ps-Graduao em Geografia da Universidade Federal Fluminense UFF, financiado pela Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES).
*

Doutoranda do Departamento de Geografia, _Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Geocincias e Pesquisadora do Laboratrio de Geografia Agrria e Agricultura Familiar

rpidos (PAR) em vrias regies de Rondnia (Filho, 2006). Nos anos 1970, foram distribudos pequenos lotes de 100 hectares (ha), diminuindo para 50 ha em 1980 (Pacheco, 2009). A criao de projetos de colonizao oficial em Rondnia gerou desmatamento da floresta amaznica (Inpe, 2006), que foram substitudas por agricultura e pastagem indiscriminadamente. "A alta converso de florestas em fazendas de gado foi promovido pelo governo durante as dcadas de 1970 e de 1980, atravs de iniciativas de colonizao e de emprstimos de crdito altamente subsidiado" (Hecht, 1985; Escada et al, 2003)."A falta de infra-estrutura e de suporte tcnico cria incentivos para os agricultores mudarem de uma agricultura anual e perene para a pecuria" (Ludewigs, et al., 2009) O desmatamento foi naquela poca a melhor maneira de atingir o objetivo de adquirir os direitos da terra, era a forma de mostrar ao governo que a rea foi obtida, transferido o uso aos posseiros e utilizada. . Fearnside (1993) demostra que 70% do desmatamento atribuvel grande escala de uso da terra pela pecuria. Homma et al. (1995) menciona que 50% do desmatamento na Amaznia devido aos pequenos produtores e rotao de culturas. Como se pode perceber, na literatura h discordncias quanto ao papel da pequena agricultura e, no caso deste artigo, dos agricultores agroecolgicos no processo de desmatamento. Ponto que ser aprofundado na pesquisa de doutorado e que aqui trar-se- somente questes e anlises superficiais. Mas para se no desmatar surge por parte do estado e de Organizaes no governamentais (ONGs) uma alternativa: nova postura a esses agricultores no derrubar a floresta que ainda existe. Ento em 1988, a Secretaria de Planejamento do Estado de Rondnia (SEPLAN, 1988) produziu um plano para o estado de Rondnia, dividindo o seu territrio em seis (6) ''diferentes zonas agroecolgicas e econmicas'', conforme mostrado por Bowder et al., (2004). Essa diviso era para dar suporte ao Plano Agropecurio e Florestal de Rondnia (PLANAFORO) que foi um fracasso e ainda hoje corre processo contra acusados de desvio de verbas. No entanto, aps essa categorizao houve a mais nova que o Zoneamento Ecolgico Econmico de Rondnia

(ZEE) de 2007 que divide a rea em 3 reas prioritrias (SEDAM, 2007). O zoneamento Socioeconmico-Ecolgico do estado de Rondnia foi o primeiro e nico no Brasil aprovado e reconhecido pelo Ministrio do Meio Ambiente, Ministrio da Agricultura e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA. Foi validado em todas as estncias, culminando com a manifestao da Casa Civil da Presidncia da Repblica, atravs do DECRETO N o 5.875, DE 15 DE AGOSTO DE 2006, onde "Fica adotada a Recomendao n 003, de 22 de fevereiro de 2006, do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA".3 Dessa forma, o estado de Rondnia se cerca via estudos, pesquisas e leis do desmatamento, para a promoo do uso sustentvel do espao.
"Como alternativa, muitas das principais e organizaes agncias integrados de de ambientalistas florestais na no-governamentais implementao de

desenvolvimento tm adotado atividades sustentvis e agroprojetos conservao e desenvolvimento. Olhando desta perspectiva a floresta e a conservao do solo so necessrias para a sustentabilidade da agricultura em reas de reforma agrria no longo prazo "(Fearnside, 2001).

Se a urgncia parar o desmatamento alguns autores tm dito que os projetos alternativos com pequenos produtores familiares so muito importantes (Becker, 2004; Ferraz et al, 2009; Browder et al, 2004), mas eles no so a soluo, se no se detectar e resolver problemas na cadeia de produo e nas outras aes que se tambm so necessrias.

1.1.

Os produtores agroecolgicos: mercado, cadeia de produo, fair trade e comrcio Justo

Do ponto de vista socioeconmico, a teoria econmica neoclssica nos mostra que os agricultores competitivos e eficazes so naturalmente selecionados pelo mercado (Ludewigs, et al., 2009), sejam eles agroecolgicos ou no. Ento
3

http://www.sedam.ro.gov.br/images/stories/acervo_tecnico/cartilhaZEERO/sedam%20cartilha.pdf

tem-se ai um problema, porque para os agricultores agroecolgicos a produo em pequena escala e atingi um mercado diferente, s vezes local, internacional mas inconstante para venda dos seus produtos, principalmente os dos sistemas agro-florestais (SAF), caf orgnico, cacau, coco, pupunha, cupuau, aa e coco. Eles podem ser eficazes, dentro da sua lgica de trabalho e produo, mas no h competitividade entre eles e os produtores convencionais, que por exemplo, utilizam-se de agrotxico para atingirem esse objetivo. Em Rondnia, os produtores familiares agroecolgicos, que tambm produzem a policultura, so responsveis pelo abastecimento de supermercados e mercados dirios (feiras livres, sacoles, etc), oferecendo produtos de baixo custo para as pessoas advindos do "cinturo verde " para o abastecimento das cidades (Binsztok, 2008). Esses produtos tm um mercado local para sustentar o ciclo de produo, mas alguns outros produtos h perda por causa da fraca cadeia de distribuio existente, distncia dos mercados, etc. Este mercado agroecolgico baseada em uma lgica difereciada, no capitalista: promover prticas ambientais, tais como o uso de matria orgnica como adubo em substituio de insumos qumicos, contribuir para o aumento da qualidade de vida e de gerao de renda aos agricultores familiares.
"Deve ser tico e solidrio, tambm inclui aes como a erradicao do trabalho escravo e trabalho infantil, eliminao da discriminao de gnero, raa e religio, a preservao da sade e do meio ambiente, respeito aos direitos trabalhistas, histrico e cultural da identidades locais e regionais. Funciona em questes relacionadas com a gesto do processo produtivo, a eliminao da intermediao comercial especulativa, garantia de pagamento justo aos pequenos produtores, para incentivar a criao de associaes e de cooperativas e de instrumentos de garantia para a obteno de informaes divulgadas a todos os atores envolvidos " (Binsztok, 2008).

chamado de comrcio justo e economia solidria ou Fair trade (Grninger, et al, 2002;. Singer, 2002). Pode ser visto como uma parceria entre produtores e consumidores que trabalham para ultrapassar as dificuldades enfrentadas pelo mercado formal para aumentar seu acesso ao mercado e promover o processo de desenvolvimento sustentvel. As organizaes de Fair Trade esto tornando-se um importante canal de distribuio de produtos orgnicos na Europa, englobando produtos como banana, cacau, mel, ch e caf (UNCTAD, 1999 citado in Souza, 2002). Mas o comrcio justo no est bem desenvolvido no Brasil. Devido a no presena de cadeias de mercado eficientes para esses produtos, mesmo em Rondnia, a dependncia total do mercado europeu e, por vezes, os compradores no seguem as regras do comrcio justo, ou seja, de privilegiar os pequenos produtores. (Binsztok, 2008). Tambm observa-se no campo e nas entrevistas a falta de organizao para a titulao de produtos e a certificao dos mesmos que assegure a compra por esse nicho de mercado. Para entender melhor esse processo a UNCTAD, (1999) citado por Souza, 2002 explica que:
Para ser rotulado como orgnico, tanto a produo como o processamento precisam ser monitorados por certificadores credenciados. Nos pases exportadores de produtos orgnicos, a certificao pode se feita por organizaes locais, por parcerias entre agncias locais e internacionais, por organizaes internacionais ou por uma de suas filiais. Em alguns casos, os servios de certificao podem ser subcontratados ou ainda realizados por grupos de pequenos produtores, desde que sejam desenvolvidos mecanismos de inspeo e de controle interno, conforme os padres da agricultura orgnica.

Alm disso, para ser um agricultor agroecolgico necessrio muito mais esforo fsico e trabalho da famlia em comparao com os produtores convencionais e ainda adequar-se aos parmetros internacionais do fair trade, se quiser obter valor de produo condizentes com o trabalho realizado. E o ganho para esses produtores ecolgicos deve ser o reconhecimento por essa ao por parte do governo e da sociedade. Pois o produto final deles a

conservao da natureza via trabalho diferneciado com a terra e com o ambiente. Mas, o governo est deixando de lado essa responsabilidade, ou melhor no esto dando a real valorizao, e as ONGs esto tentando fazer esse papel em Rondnia. H hoje a atuao das ONGs: Terra Sem Terra Males, financiado a partir de 2003 pelo Cafod (Catholic Agency Found for Oversea Development), agncia inglesa catlica de cooperao para o desenvolvimento, Comisso Pastoral da Terra (CPT) via Padre Ezequiel e agentes do governo estadual e federal. Mas no to fcil realizar essa tarefa, como a de criar cadeias de mercado e pequenas unidades de produo para esses produtores agroecolgicas, assist-los tcnica e financeiramente e capacit-los para as demandas existentes na cadeia de produo. Por exemplo, alguns pequenos despolpadores de frutas instalados, no tm sido utilizados em plenitude ou totalmente, falta avaliar as medidas e implantadas e tambm a forma de assistncia a esses produtores.

2. rea de pesquisa

A ea de estudo portanto, localiza-se no Estado de Rondnia na Amaznia Legal na federao do Brasil, como mostrado na figura 1 e as entrevistas analisadas na figura 2.

875

1.750 Km

Brasil Estado de Rondnia

Fig. 1: Estado de Rondnia, rea de Pesquisa Organizao: Gianasi, L. M, 2011

Entrevistas rea de pesquisa

Fig. 2: Produtores entrevistados Municpios de Rondnia. Organizao: Gianasi, L. M, 2011

Foram visitados trinta e seis famlias de agricultores famlia, que pode ser visualizado na Figura 2 acima. Esses produtores esto localizados em oito (8) municpios, localizados em trs micro-regies, Alvorada do Oeste, Ariquemes e Ji-Paran no Estado de Rondnia. De todos esses apresentados,

20 so agroecolgicos, que utilizam-se de mtodos da permacultura, aagricultura orgnica e dos sistemas agro-florestais (SAF), (basea-se em tcnicas agrcolas que combinam espcies arbreas lenhosas (frutferas e/ou produtores de madeira) com a produo agrcola). Produzem tambm caf sem agrotxicos com sistema de sombreamento, horticultura, frutas, milho e feijo.

3. Questes para suscitar o debate terico

A discusso terica sobre esse assunto e seus desdobramentos na pesquisa geogrfica rural inicia-se pela questo espacial dos agricultores agroecolgicos em Rondnia. A amostragem espacial da pesquisa tem evidenciado que os agricultores esto localizados dispersamente e espaadamente nos municpios (figura 2). A inteno aqui discutir se h ou no um territrio-territorialidade ou micro-territorialidade da agricultura familiar agroecolgica. Alm disso, o desejo no esgotar o assunto, mas iniciar um debate sobre o tema. Portanto, parte-se do pressuposto terico vivenciado empiricamente que as propriedades esto localizadas longe umas das outros e a relao entre os agricultures familiares, que tem a mesma prtica agroecolgica, est sendo feita por ONGs, estado, em organizaes comunitrias, ou quando vendem seus produtos nas feiras dirias ou semanais. A interao dos agentes e produtores delimitada pela ligao entre o apoio tcnico e os projetos desenvolvidos em cada municpio. Esta discusso terica baseada em Sack (1986), Raffestin (1988), Arendt (1999), Saquet (2009), Haesbaert (2004) e Hendrich, (2009). Partindo desse pressuposto, de que h uma disperso e no contiguidade espacial dos agricultores busca-se o entendimento do arcabouo terico da rea via duas vertentes: 1. discutir se ocupao e uso podem conferir, mesmo estando distantes e pulverizados 2. fisicamente, a territorialidade como arcabouo de entendimento dessa anlise; ou se somente a noo de viver uma determinada situao de ocupao e uso pode produzir sentimentos de pertencimento a este

universo e estabelecer laos de identidade sem se manifestar no territrio.

Na literatura cientfica sobre o tema fato unnime que a relao principal que gera o territrio e a territorialidade o poder. No entanto, como coloca Saquet (2007) o conceito de territrio no unmime, no sentido de ser complexo e seu entendimento no to simples. O territrio um destes conceitos complexos, substantivos por vrios elementos, no nvel do pensamento e em unidade com o mundo da vida. Segundo Foucault (1978) citado por Saquet (2007 p.32) onde h poder h resistncia (...) Isto significa o carter estritamente relacional das relaes de poder (...). Estes pontos de resistncia esto presentes na trama do poder. De certa forma, observa-se na rea de estudo uma certa resistncia, primeiro do ponto de vista do paradigma dominante - o capitalismo, os produtores se ope a ele a partir de um novo modelo de vida agroecologia e se constituem como um poder de resistncia na rea de pesquisa. Mas por outro lado o que se v o medo. Um sentimento que se apresenta em todos os agroecolgicos, uns porque no tm meios e dinheiro para ajustar a pequena propriedade legislao ambiental vigente, deixando-os apreensivo sobre o futuro da agricultura e outros pelo motivo de se sentirem desamparados, merce da sorte. Isso mostra que o poder desses agricultores familiares limitado, juntos e ou separados no conseguem exigir mudanas. Isso significa: no h poltica que privilegie esta categoria de agricultores na rea de estudo. Eles no tm foras para lutar. A pulverizao espacial e a falta de apoio nas aes diversas que esse grupo apreende, parece ser um dos fatores que enfraquecem a relao de poder com o territrio. Pois a noo primordial do territrio articula ocupao e extenso, seja por materializao em mapas ou simplismente a presena esttica. Ocupa-se porque se busca domnio sobre uma extenso. Delimita-se porque h relao com outros domnios, outras posies oposio de outras extenses(Hendrich, 2009 p. 274). Continua o autor: o territrio no um fato

definitivamente conquistado, h condies para seu surgimento que podem ser insatifatrias a sua manuteno, permanncia. Diante disso, houve condies para que os agricultores surgissem (planos de colonizao e apoio de algumas Ongs para mudana de vida agroecologia), principalmente em Rondnia, mas tambm h a dificuldade de se permanecer e combater as dificuldades de se permanecer nesse espao. Pois, Hendrich, (2009 p. 274) menciona que
necessrio ocupar, ter posse, fazer uso e conceber a ocupao e o uso. Ocupao, uso e representao so, por isso, aspectos constituintes da relao de poder que produz o territrio. O territrio e a territorialidade consistem em expresso geogrfica que no so simples ocorrncias, posio ou distribuio de objetos no espao. No simplismente paisagem.

Outro conceito importante relacionado com a discusso a unidade de rea de cada propriedade, a posse. Essa parte em si no uma territorialidade, mas em certa medida, a microterritorialidade essencialmente um territrio que se apia na identidade dos que dela participam, no vnculo que se estabelece entre ocupao e representao Hendrich, (2009 p. 276). Ento, tem que ser apreender no domnio e, por extenso, articular ocupao e dimenso. Ocupa uma vez que busca dominar uma extenso tambm. Ocupao, uso e representao so aspectos da relao de poder que produz o territrio.
A territorialidade uma construo a partir do estabelecimento de vnculos, em que o objeto do vnculo acercar-se e dominar uma extenso ou participar dela. O elo que se estabelece com o territrio o que diz se um ator tem controle sobre a rea ou se tem acesso e participa daquilo que sua extenso proporcina (Hendrich, 2009 p. 276).

4. CONSIDERAES FINAIS

Em Rondnia, percebe-se por meio dos pequenos produtores agroecolgicos que h uso e ocupao, mas so simples ocorrncias no espao, no

desmerecendo o valor da ao. Segundo Hendrich (2009 p. 277), o territrio antes de um fato consolidado, uma relao e, por isso, est sujeita instabilidades e posies que no lhe so concordantes, aquilo que lhe sustenta, seus elos constituintes tambm no so fixos, absolutos. A territorialidade que lhe d origem, ainda no consolidada, ter na criao dos elos entre o ator e o espao, a possibilidade de existncia. Esses agricultores podem criar o sentimento de pertencimento sem haver domnio espacial. Criam laos com o lugar, podem coexistirem com conflitos, novos ordenamentos territoriais (pastagem). De outro lado, uma vez vistos como uma simbologia de poder e auto afirmao tero seus direitos respeitados, o que no ocorre hoje. Por causa desses argumentos finalizo aqui no defendendo um territrio ou territorialidade, mas com questes que ajudaro a pensar sobre isto: Assim, podem se dizer que h territorialidades dos agricultores agroecolgicos, mesmo estando esparsos e dispersos? A agroecologia em Rondnia pode ser chamada de territrio de poder por causa de sua ocupao e ao, (cada dia menos - por causa do aumento da pastagem). A ligao entre a ocupao e representao espacial so aspectos importantes para o uso terico do territrio? Ou, inegavelmente, os agricultores familiares agroecolgicos em Rondnia no podem ser analisadas sobre o prisma da teoria do territrio?

5. Bibliografia

Hannah A, (1999) A Condio Humana. Traduo de Roberto Raposo; introduo de Celso Lafer. Rio de Janeiro, Forense Universitria. Becker B K (2004) Amaznia. Geopoltica na virada no milnio. So Paulo: Editora tica, 1991. 112p. (Srie Princpios).

Binsztok, J. (2008) Transformaes scioespaciais da agricultura familiar na Amaznia. Scripta Nova. Revista Electrnica de Geografa y Ciencias Sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, 1 de agosto de 2008, vol. XII, nm. 270 (78). <http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-270/sn-270-78.htm> [ISSN: 1138-9788]. Browder J O, et al., (2008) Revisiting Theories of Frontier Expansion in the Brazilian Amazon: A Survey of the Colonist Farming Population in Rondnias Post-frontier, 19922002. World Development Vol. 36, No. 8, pp. 14691492 Browder J O, et al.,. Land Use Patterns in the Brazilian Amazon: Comparative Farm-Level Evidence from Rondnia. Human Ecology, Vol. 32, No. 2, April 2004. Escada M I S, Alves D S (2003) Dinmica da cobertura florestal como indicador para caracterizao de padres de ocupacoo em Rondnia, In: Epiphanio, J.C.N., Banon, G.J.F. (Eds.), XI Simpsio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Belo Horizonte (online): http://urlib.net/ltid.inpe.br/sbsr/2002/11.07.16.58 Fearnside, P. M. (2001). Land-tenure issues as factors in environmental destruction in Brazilian Amazonia: The case of southern Para. World Development, 29(8), 13611372 Fearnside, P.M., 1993. Deforestation in Brazilian Amazonia: the effect of population and land tenure. Ambio 22 (8), 537545 Ferraz S F de B, et al., (2009) Using indicators of deforestation and land-use dynamics to support conservation strategies: A case study of central Rondnia, Brazil. Forest Ecology and Management 257 - 15861595 Gallon A V. (2007) Produo Cientfica e Perspectivas Tericas da rea Ambiental. Disponvel em http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos72007/118.pdf Acesso em 31 de Ago. 09. Grninger B, et al. (2002) Fair Trade: Uma Introduo e Algumas Consideraes. In: FRANA, C. L. Comrcio tico e Solidrio. So Paulo: Fundao Friedrich Ebert/ILDES. p. 67-75 Haesbaert, R. (2004). O mito da desterritorializao: do fim dos territrios multi-territorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. Hecht S (1985). Environment, development and politics: Capital accumulation in the livestock sector in eastern Amazonia. World Development, 13(6), 663684 Hendrich, A. L. (2009) Conflitos Territoriais na estratgia da preservao da natureza. In: Saquet, M. A, et al., (2009) Territrios e Territorialidades. Teorias, processos e conflitos. Expresso Popular, So Paulo.

Homma A K O, et al. (1995) Reduco dos desmatamentos na Amaznia: Poltica agrcola ou ambiental? Paper read at XXXIII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 31 July3 August, at Curitiba, Paran INPE. Monitoramento da Floresta Amaznica Brasileira por Satlite. So Jos dos Campos, Brazil: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2006. Disponvel em: <http://www.obt.inpe.br/prodes/>. Acesso em: 10 de Outubro de 2009. Ludewigs T, et al. (2009) Agrarian Structure and Land-cover Change Along the Lifespan of Three Colonization Areas in the Brazilian Amazon. 8: 1348:1359 DOI 10.1016/j.worlddev.2008.08.018 Pacheco, P (2009) Agrarian Reform in the Brazilian Amazon: Its Implications for Land Distribution and Deforestation. 8: 1337-1347 DOI 10.1016/j.worlddev.2008.08.019 Raffestin, Claude. Rpres pour une thorie de la territorialit humaine. In: DUPUY, Gabriel et alli. Reseaux territoriaux. Caen: Paradigme, 1988. Saquet, M. A, et al., (2009) Territrios e Territorialidades. Teorias, processos e conflitos. Expresso Popular, So Paulo. SEPLAN (Secretaria de Planejamento para o Estado de Rondnia) (1998). Zoneamento como instrumento para o desenvolvimento sustentvel na Amaznia. Porto Velho SEDAM (Secretaria do estado de desenvolvimento ambiental). Zoneamento Socioeconmico-Ecolgico do Estado de Rondnia: Um Instrumento de Gesto Ambiental a Servio do Desenvolvimento Sustentvel de Rondnia. Porto Velho: SEDAM, 2007 Singer P (2002). Introduo Economia Solidria. So Paulo: Editora Perseu Abramo Summers P M, et al. (2004) Tropical forest management and silvicultural practices by small farmers in the Brazilian Amazon: recent farm-level evidence from Rondnia Forest Ecology and Management 192 (2004) 161177 Souza, M. C. M. et all. Pequenos produtores familiares e sua insero no mercado de cafs especiais: uma abordagem especial. Infomaes Econmicas, SP, vol. 32, n. 11, Nov. 2002.

S-ar putea să vă placă și