Sunteți pe pagina 1din 13

HISTRIA DAS RELAES INTERNACIONAIS.

1. Objecto e mtodo

I. Objecto da Histria das Relaes Internacionais.

Constitui objecto do curso o estudo da Histria das Relaes Internacionais. Importa, em primeiro lugar, proceder fixao do conceito e do contedo desta disciplina. Podemos apresentar uma primeira definio de Histria das Relaes Internacionais como a disciplina jurdica que tem por objecto o estudo da teoria e da prtica histrica das relaes internacionais. Um aspecto que sempre devemos ter em vista prende-se com a insero da Histria das Relaes Internacionais num curso de Direito. Deste modo, a nossa preocupao prende-se com uma abordagem jurdica para o tema. Estudamos a Histria das Relaes Internacionais nas suas ligaes com a histria do direito internacional. Parte da Histria do direito e, portanto, Histria especial do direito, o estudo histrico das relaes internacionais no pode ser desenquadrado da dogmtica jurdica, nem compreendida sem uma referncia constante Histria geral do direito.

II. Delimitao perante disciplinas afins.

A distino entre a Histria das Relaes Internacionais e disciplinas prximas pode constituir uma tarefa difcil. Assim, a Histria Diplomtica, a Histria do Direito Internacional Pblico e a Histria Poltica Internacional so necessariamente afins e complementares e a sua distino recproca tem um certo carcter arbitrrio. Para que a disciplina tenha um cunho formativo, a preocupao vai centrar-se no estudo dos conceitos e temas luz dos quais foi sendo entendida a teoria das relaes internacionais. Neste sentido, mais do que uma histria poltica das relaes internacionais, propomo-nos apresentar a evoluo histrica das teorias das relaes internacionais, que desenvolvemos em paralelo com a prpria evoluo da sociedade poltica europeia. A definio do objecto da Histria das Relaes Internacionais exige o estudo conjugado da filosofia jurdica e poltica, da histria do direito internacional e da histria poltica europeia. Deste modo, a Histria das Relaes Internacionais torna-se tambm uma disciplina da dogmtica jurdica, votada a explicar a formao histrica dos conceitos e institutos que actualmente suportam as relaes internacionais. Assim, enquanto que a Histria do Direito Internacional Pblico tem como objecto de estudo a dogmtica de um ramo especfico do direito, a Histria das Relaes Internacionais

preocupa-se em comparar esse estudo dogmtico com a histria poltica, cultural, econmica e social. A Histria das Relaes Internacionais assenta metodologicamente numa dvida permanente quanto ao alcance e motivao dos dados normativos e das construes doutrinrias - isto , compreende que em face da falta de autenticidade do Estado seja necessrio empreender o estudo da relao entre os elementos normativos - os tratados, as leis, as declaraes de intenes - e a dogmtica jurdica, com a sua prtica efectiva. Tambm neste sentido, descrevendo a distncia que vai entre o direito internacional e o nascimento de uma cincia do direito internacional, com Grcio. Integramos neste estudo a participao de Portugal na Histria das Relaes Internacionais ou, dito de outro modo, estudamos esta disciplina em funo dos autores portugueses e da participao portuguesa nessa evoluo histrica.

III. Mtodo.

A Histria das Relaes Internacionais sugere um campo de actuao mais vasto do que a histria do direito internacional, superando algumas das dificuldades tericas que podemos associar formao histrica do conceito de direito internacional. Uma longa discusso histrica debate se o conceito de direito internacional apenas prprio da experincia crist do Estado e das relaes internacionais. Contudo, podemos pensar na existncia de relaes internacionais a propsito de povos e de Estados que no conhecem o direito internacional e que baseiam as suas relaes em puras situaes de facto: guerra, conquista, domnio, escravido. O critrio adoptado claro: o direito no se confunde com a cincia do direito; assim, o facto de faltar uma reflexo intencional e crtica sobre o direito, no significa a inexistncia de ordem jurdica. A histria do direito internacional tambm no deve ser confundida com a histria da cincia do direito internacional, isto , da emergncia de uma teoria e de uma dogmtica especfica relativamente aos problemas de relacionamento internacional dos Estados e dos povos. Perante a impossibilidade de uma histria mundial das relaes internacionais, concentramo-nos na histria europeia. Pelo seu interesse formativo, estudamos o nascimento da Europa moderna e as etapas de formao do mundo contemporneo. Para usarmos a expresso de um dos mais clebres internacionalistas de final do ancien rgime, a gnese do direito das gentes europeu (Martens) pode associar-se a uma reflexo intencional sobre os mecanismos das relaes internacionais, isto , do aparecimento de uma literatura especfica, seja pelo prisma da teologia, da poltica, ou do direito.

Dividimos a exposio nas seguintes partes: Primeira parte: o nascimento do mundo moderno, de Vesteflia a Viena (1648 a 1815); Segunda parte: a hegemonia europeia, do Tratado de Viena Sociedade das Naes (1815-1918);

Terceira parte: a tragdia da guerra e os caminhos da paz, da Sociedade das Naes aos nossos dias (1918 em diante). A propsito de cada uma destas pocas estudamos, sucessivamente: A \ Os conceitos fundamentais e os seus tratadistas; B \ A apreciao terica, jurdica e poltica, das relaes internacionais.

A diviso em partes obedece apenas a consideraes de ndole pedaggica. As datas tm carcter marcadamente simblico e traduzem a necessidade de periodificar o ensino. Adicionalmente, tm a vantagem de nos permitir identificar conceitos e caractersticas marcantes de certa poca ou de autores em concreto. Contudo, necessrio notar, desde j, a importncia atribuda aos tratadistas anteriores a Vesteflia, que preparam metodologicamente e explicam as suas disposies, conceitos e tcnicas. Considerando que o mtodo de estudos compreende a existncia de aulas prticas, devem elas ser dedicadas ao estudo de autores (juristas, polticos, diplomatas, filsofos) e instrumentos de direito internacional (tratados, convenes, concordatas ...) cujo contedo formativo seja considerado mais relevante. Como elementos de avaliao, os alunos so convidados realizao de trabalhos de investigao sobre estas temticas. A metodologia da investigao e da apresentao destes elementos ser definida de modo geral.

IV. Referncias bibliogrficas.

Como simples guia bibliogrfico, podemos indicar neste lugar as principais obras bsicas para o estudo da Histria das Relaes Internacionais.

Principal bibliografia portuguesa. Pedro Soares Martnez, Histria Diplomtica de Portugal, s.l., Verbo, 1986; Jos Calvet de Magalhes, Breve Histria Diplomtica de Portugal, 2., Mem Martins, EuropaAmrica, 1990; Eduardo Vera-Cruz Pinto, Apontamentos de histria das relaes internacionais, Lisboa, AAFDL, 1998; Jorge Borges de Macedo, Histria Diplomtica Portuguesa. Constantes e Linhas de Fora. Estudo de Geopoltica, s. l., Instituto de Defesa Nacional, 1987; Eduardo Brazo, Histria Diplomtica de Portugal, 2 vols., Lisboa, Livraria Rodrigues, 1932-1933; Lus Soares de Oliveira, Histria Diplomtica. O Perodo Europeu. 1580-1917, Lisboa, Pedro Ferreira, 1994; Antnio Vianna, Introduo aos Apontamentos para a Historia Diplomatica Contemporanea. 1789-1815, Lisboa, 1907 e 1922. Como auxiliares de estudo, podem recomendar-se a Histria da Europa, de Joo Ameal, e a Histria de Portugal, de Joaquim Verssimo Serro.

Principal bibliografia estrangeira. Podemos apontar como principal bibliografia recomendada, a completar com as indicaes de cada captulo, as seguintes obras: Pierre Renouvin, Histoire des relations

internacionales, 8 vols., Paris, 1953-1958; Pierre Renouvin / Jean-Baptiste Duroselle, Introduction lhistoire des relations internacionales, 4 ed., Paris, Armand Collin, 1991; Henri Kissinger, Diplomacia, Lisboa, Gradiva, 1996. Como obras de sntese, podem ver-se: A. Truyol y Serra, Histria do Direito Internacional Pblico, Lisboa, INP, 1996; Sverine Pacteau e Franois-Charles Mougel, Histoire des relations internationales (1815-1993), 4 ed., Paris, PUF, 1988; Henri Legohrel, Histoire du droit international public, Paris, PUF, 1996. Nas colectneas dos Cours de lAcadmie de Droit International, de Haia, podem ser encontrados valiosos estudos histricos, nomeadamente de Korf (1923), Nippold (1924), Le Fur (1932), Guggenheim (1958) e Dupuis (1989). As obras clssicas de histria do direito internacional (v.g., de Nys, Nussbaum, Rommen, Pillet, Pradelle) so mencionadas mais abaixo. Para a histria diplomtica e o direito diplomtico, v. J. Droz, Histoire diplomatique de 1648 1918, Paris, Dalloz, 1972; K. Hamilton e R. Langhorne, The Practice of Diplomacy, London, Routledge, 1994.

Auxiliares de estudo. Como auxiliares para o estudo da Histria das relaes internacionais, podem aconselhar-se as seguintes obras de consulta e de recolha de fontes: Visconde de Santarm, Corpo diplomatico portuguez, I, Paris, 1846; Borges de Castro, Colleco de tratados, convenes e actos publicos celebrados entre a Coroa de Portugal e as mais potencias, desde 1640 at ao presente, Lisboa, 1856-8; Nova Colleco de tratados, convenes, contratos e actos publicos, 15 tomos, Lisboa, 1891-1921; J. F. Jdice Bicker, Supplemento colleco dos tratados ..., 22 tomos, Lisboa, 1872-9; Academia Real das Cincias de Lisboa, Corpo diplomatico portuguez, 16 vols., Lisboa, 1862-9; Eduardo Brazo, Colleco das concordatas estabelecidas entre Portugal e a Santa S desde 1238 a 1940, Lisboa, 1941.

Recolhas de fontes histrico-jurdicas internacionais encontram-se publicadas desde o sculo XVIII. Podemos destacar, como obra pioneira, a de G. W. Leibniz, Codex Iuris Gentium Diplomaticus, Hanoverae, Ammonii, 1693. Depois, as publicaes de dois huguenotes expatriados, T. Bernard (1658-1718), Recueil des Traits de Paix, 4 vols., Haia, 1700, e de Jean Dumont (ou Du Mont, 1666-1727), Corps universal diplomatique du droit des gens, Amesterdo e Haia, P. Brunnel, 1726 e 1731 (obra continuada por Jean Barbeyrac (1674-1744) e Jean Rousset de Missy (1688-1762). Em especial, reencontramos o fundador do direito das gentes da Europa, De Martens (1765-1821), com o seu Recueil des principaux traits, publicado inicialmente entre 1791 e 1801 (Gtingen, Jean Christian Dietrich), e depois continuado por outros at ao sculo XX. Modernamente, v. a coleco das Fontes Historiae Iuris Gentium, dirigidas por W. Grewe. Para o estudo da teoria das relaes internacionais, em sntese, v. Jos Adelino Maltez, Relaes Internacionais, Cascais, Principia, 2002 e Adriano Moreira, Teoria das Relaes Internacionais, Coimbra, Almedina, 1997. Para o direito internacional na poca actual, v. Andr Gonalves Pereira / Fausto de Quadros, Manuel de Direito Internacional Pblico, 3., Coimbra, Almedina, 1995.

V. Programa.

Cap. 1. Direito das gentes.

I. Cincia do direito das gentes. A Segunda Escolstica. Cultores portugueses. O jusracionalismo. Direito pblico universal. O ensino do direito das gentes na Universidade.

II. Fundamentos do direito das gentes. Consentimento de todos como fundamento do direito das gentes. Consentimento da maioria ou de uma maioria qualificada como fundamento do direito das gentes. Os Estados como sujeitos de direito das gentes.

III. Fontes do direito das gentes. Fontes e causa. O costume. O direito convencional. Relaes entre o direito das gentes e o direito nacional.

Cap. 2. Sujeitos do direito das gentes.

I. Os Estados.

A formao do conceito de Estado. Evoluo. As instituies do Estado. Os Estados no cristos e a relao com Estados cristos. Os sbditos do Estado; nacionalidade. Os estrangeiros. Expulso e extradio.

II. Os Estados soberanos. A soberania. A evoluo do conceito de soberania. Estados no soberanos. Reconhecimento internacional: dos Estados; das formas de governo; dos governos. O direito dos povos a disporem de si prprios. Extino dos Estados. Estados vassalos e protectorados. Associaes de Estados: federaes e confederaes.

III. Os Estados na comunidade internacional. A personalidade de direito internacional. Consequncias: igualdade, ttulos e hierarquia; dignidade. Jurisdio: sobre os nacionais no estrangeiro; sobre os estrangeiros no territrio nacional. Responsabilidade internacional dos Estados.

IV. O territrio e as fronteiras dos Estados. Conceito de territrio; tipos de territrio. O conceito de fronteira.

A evoluo das fronteiras. Territrios e domnios hdricos: rios; lagos; canais; golfos e baas; estreitos. Restries independncia territorial. Supremacia pessoal e supremacia territorial. Aquisio, transmisso e perda do territrio. O mar e o problema da liberdade dos mares. Jurisdio sobre o mar.

Captulo 3. Apreciao poltica das relaes internacionais.

I. A razo de Estado. A literatura poltica e o tema da razo de Estado. Razo de Estado e razo natural. A razo de Estado catlica. A razo de Estado e os homens de Estado. Mercantilismo e razo de Estado.

II. Os factores de grandeza, conservao e decadncia dos Estados. Os factores de grandeza, conservao e decadncia dos Estados. A grandeza, a conservao e a decadncia de Portugal.

III. A mentira e a dissimulao honesta nas relaes internacionais. A verdade. O segredo. Os mistrios de Estado.

A dissimulao honesta. Espies e agentes secretos.

Cap. 4. Guerra.

I. Composio dos diferendos internacionais. O tema da paz. A composio amigvel: negociao, bons ofcios e mediao. Arbitragem. A composio no amigvel: retorso; represlias; bloqueios; interveno. A paz perptua.

II. Guerra. Caractersticas gerais. Tipos de guerras e suas causas. Guerra justa. Partes na guerra.

III. Conduo da guerra. Declarao; comunicao; efeitos. A guerra e o territrio. A guerra e as pessoas. Mortos e feridos. Prisioneiros e refns. Ocupao, requisio, utilizao e destruio de coisas do inimigo. Assaltos, cercos e bombardeamentos. Conduo da guerra no mar. Arte da guerra.

IV. Relaes entre os beligerantes. Tipos de relao no beligerante. Passaportes, salvo-condutos, salvaguardas. Capitulao, trguas e armistcio. Responsabilidade pelos danos.

V. Relaes com os no beligerantes. Conceito de neutralidade. Evoluo da doutrina. Portugal e a neutralidade.

VI. Interveno. Interveno e ingerncia. Dever de no interveno. Direito de interveno.

VII. O comrcio internacional e os seus obstculos. Pirataria. Corso. Privilgios dos comerciantes estrangeiros. Navegao internacional. Aproveitamento do mar: navegao; pesca; explorao de recursos.

Cap. 5. Relaes diplomticas.

I. Diplomacia. Desenvolvimento das concepes diplomticas. O secretrio de Estado. Tipos e classes de enviados diplomticos. Embaixadores. Ministros plenipotencirios, residentes e encarregados de negcios. Cnsules.

II. As relaes diplomticas. Letras de crena, credenciais, plenos poderes, passaportes. O envio de mais do que um legado; passagem por Estado terceiro. Recepo do enviado diplomtico: modo e solenidade; recusa. Privilgios; inviolabilidade; extraterritorialidade. Cessao de funes: cumprimento de mandato; termo do mandato; chamamento; expulso.

III. As negociaes internacionais. O desenvolvimento da ideia de negociao internacional: conceito; partes; finalidade; bons ofcios e mediao. Negociaes bilaterais. Negociaes multilaterais: conferncias e congressos. Dinmica: declaraes; notificaes; protestos; renncia.

IV. Os tratados internacionais. Conceito, objecto e forma. Partes; o poder de negociar e concluir tratados. Consentimento; assinatura e ratificao. Troca das ratificaes. Reservas. Entrada em vigor. Interveno de terceiros: interveno; acesso; adeso. Cessao dos tratados: termo; denncia; alterao das circunstncias; resoluo.

Renovao e confirmao dos tratados. Interpretao.

V. Contedo dos tratados. Tratados internacionais na Idade Moderna. Aliana e amizade. Garantia e proteco. Tratados comerciais. Tratados em matrias alfandegrias e aduaneiras.

BIBLIOGRAFIA

Referncias bibliogrficas.

Como simples guia bibliogrfico, podemos indicar neste lugar as principais obras bsicas para o estudo da Histria das Relaes Internacionais.

Principal bibliografia portuguesa. Pedro Soares Martnez, Histria Diplomtica de Portugal, s.l., Verbo, 1986; Jos Calvet de Magalhes, Breve Histria Diplomtica de Portugal, 2., Mem Martins, EuropaAmrica, 1990; Eduardo Vera-Cruz Pinto, Apontamentos de histria das relaes internacionais, Lisboa, AAFDL, 1998; Jorge Borges de Macedo, Histria Diplomtica Portuguesa. Constantes e Linhas de Fora. Estudo de Geopoltica, s. l., Instituto de Defesa Nacional, 1987; Eduardo Brazo, Histria Diplomtica de Portugal, 2 vols., Lisboa, Livraria Rodrigues, 1932-1933; Lus Soares de Oliveira, Histria Diplomtica. O Perodo Europeu. 1580-1917, Lisboa, Pedro Ferreira, 1994; Antnio Vianna, Introduo aos Apontamentos para a Historia Diplomatica Contemporanea. 1789-1815, Lisboa, 1907 e 1922. Como auxiliares de estudo, podem recomendar-se a Histria da Europa, de Joo Ameal, e a Histria de Portugal, de Joaquim Verssimo Serro.

Principal bibliografia estrangeira. Podemos apontar como principal bibliografia recomendada, a completar com as indicaes de cada captulo, as seguintes obras: Pierre Renouvin, Histoire des relations internacionales, 8 vols., Paris, 1953-1958; Pierre Renouvin / Jean-Baptiste Duroselle, Introduction lhistoire des relations internacionales, 4 ed., Paris, Armand Collin, 1991; Henri Kissinger, Diplomacia, Lisboa, Gradiva, 1996. Como obras de sntese, podem ver-se: A. Truyol y Serra, Histria do Direito Internacional Pblico, Lisboa, INP, 1996; Sverine Pacteau e Franois-Charles Mougel, Histoire des relations internationales (1815-1993), 4 ed., Paris, PUF, 1988; Henri Legohrel, Histoire du droit international public, Paris, PUF, 1996. Nas colectneas dos Cours de lAcadmie de Droit International, de Haia, podem ser encontrados valiosos estudos histricos, nomeadamente de Korf (1923), Nippold (1924), Le Fur (1932), Guggenheim (1958) e Dupuis (1989). As obras clssicas de histria do direito internacional (v.g., de Nys, Nussbaum, Rommen, Pillet, Pradelle) so mencionadas mais abaixo. Para a histria diplomtica e o direito diplomtico, v. J. Droz, Histoire diplomatique de 1648 1918, Paris, Dalloz, 1972; K. Hamilton e R. Langhorne, The Practice of Diplomacy, London, Routledge, 1994.

Auxiliares de estudo. Como auxiliares para o estudo da Histria das relaes internacionais, podem aconselhar-se as seguintes obras de consulta e de recolha de fontes: Visconde de Santarm, Corpo diplomatico portuguez, I, Paris, 1846; Borges de Castro, Colleco de tratados, convenes e actos publicos celebrados entre a Coroa de Portugal e as mais potencias, desde 1640 at ao presente, Lisboa, 1856-8; Nova Colleco de tratados, convenes, contratos e actos publicos, 15 tomos, Lisboa, 1891-1921; J. F. Jdice Bicker, Supplemento colleco dos tratados ..., 22 tomos, Lisboa, 1872-9; Academia Real das Cincias de Lisboa, Corpo diplomatico portuguez, 16 vols., Lisboa, 1862-9; Eduardo Brazo, Colleco das concordatas estabelecidas entre Portugal e a Santa S desde 1238 a 1940, Lisboa, 1941.

Recolhas de fontes histrico-jurdicas internacionais encontram-se publicadas desde o sculo XVIII. Podemos destacar, como obra pioneira, a de G. W. Leibniz, Codex Iuris Gentium Diplomaticus, Hanoverae, Ammonii, 1693. Depois, as publicaes de dois huguenotes expatriados, T. Bernard (1658-1718), Recueil des Traits de Paix, 4 vols., Haia, 1700, e de Jean Dumont (ou Du Mont, 1666-1727), Corps universal diplomatique du droit des gens, Amesterdo e Haia, P. Brunnel, 1726 e 1731 (obra continuada por Jean Barbeyrac (1674-1744) e Jean Rousset de Missy (1688-1762). Em especial, reencontramos o fundador do direito das gentes da Europa, De Martens (1765-1821), com o seu Recueil des principaux traits, publicado inicialmente entre 1791 e 1801 (Gtingen, Jean Christian Dietrich), e depois continuado por outros at ao sculo XX. Modernamente, v. a coleco das Fontes Historiae Iuris Gentium, dirigidas por W. Grewe. Para o estudo da teoria das relaes internacionais, em sntese, v. Jos Adelino Maltez, Relaes Internacionais, Cascais, Principia, 2002 e Adriano Moreira, Teoria das Relaes Internacionais, Coimbra, Almedina, 1997. Para o direito internacional na poca actual, v. Andr Gonalves Pereira / Fausto de Quadros, Manuel de Direito Internacional Pblico, 3., Coimbra, Almedina, 1995.

S-ar putea să vă placă și