Sunteți pe pagina 1din 2

Moral & tica A frase de Aristteles O homem um animal social, ajuda-nos a compreender que a vida humana uma vida

ida social e poltica (viver conviver). Essa convivncia surgiu devido necessidade do ser humano viver em sociedade. atravs da convivncia que o ser humano pode se realizar como um ser moral e tico (ou no). atravs da convivncia social que surgem as indagaes morais: o que devo fazer? Como agir em determinada situao? Como me comportar perante o outro? Diante da corrupo e das injustias, o que fazer? Qual a natureza dos juzos morais? Por que algo bom ou mal, certo ou errado, justo ou injusto?. O problema que nem sempre costumamos refletir e buscar os porqus de nossas escolhas, comportamentos e valores. Agimos por fora do hbito, costumes, tradio e imitao da maioria (nem todos, claro). Com isto, podemos perder nossa capacidade crtica diante da realidade. Em outras palavras, no costumamos ser ticos porque no temos percepo crtica, nem buscamos compreender e explicitar a nossa realidade moral. Moral o conjunto de normas, regras, costumes, etc. Ela no fixa nem permanente: muda com o passar do tempo e varia de povo para povo (ex: a moral islmica diferente da nossa, assim como a nossa diferente da moral das tribos indgenas). Os conceitos do bem, mal, dever, honestidade, conscincia, honra, etc. funcionam como categorias morais, ou seja, so valores. A opinio da maioria de um povo que determina alguns atos como sendo bons e outros e morais como sendo maus e imorais. Ela uma forma de controle social feito atravs de normas de comportamento, ou seja, um fenmeno de carter superestrutural. A tica um conjunto de princpios ou ideais que nos servem como referenciais para melhorar nossa qualidade de vida em sociedade. Assim como a moral, a tica tambm deve mudar, ampliar sua viso. Ex: A escravido, durante muito tempo, era tida como algo natural e s foi abolida no mundo s no final do sculo XIX. Ser tico significa almejar tudo aquilo que ajuda a melhorar o ambiente para que este seja cada vez mais saudvel. tica diferente de moral: Alguns diferenciam tica e moral de vrios modos: tica princpio - Moral a conduta, com ou sem o princpio; tica deve ser regra - Moral conduta com ou sem a regra; tica a teoria, o ideal - Moral a prtica, o dia a dia, o real. O termo thos (morada): significa atualmente, a cincia dos costumes ou filosofia moral, ou seja, uma crtica aos valores morais, uma postura humana, fruto de uma construo contnua at o final da vida. tica a arte da boa convivncia. Quando a gente comea a se questionar sobre a vida, comea um processo de entender o que somos, como a nossa existncia e como se forma uma conscincia que se constri refletindo. Na medida em que amplia a conscincia de si mesmo, torna-se livre, portanto responsvel.

Moral palavra que vem do latim mos, mores, designa os costumes, normas, tradies. Nesse sentido, est ligada a costumes, normas e tradies especficas de cada povo, vinculada a um sistema de valores, prprio de cada cultura e de cada caminho espiritual. Por sua natureza, a moral sempre plural. Existem muitas morais, tantas quantas culturas e estilos de casa. A moral dos yanomamis diferente da moral dos garimpeiros. Existem morais de grupos dentro de uma mesma cultura: diferente a moral do empresrio (visa o lucro) e a moral do operrio (visa o aumento de salrio). Aqui se trata da moral de classe. Existem as morais dos mdicos, advogados, comerciantes, psicanalistas, padres, catadores de lixo, etc. Todas essas morais devem estar ao servio da tica, tornando habitvel a moradia humana, a sociedade e a casa comum, o planeta Terra. Existem sistemas morais que permanecem inalterados por sculos, por exemplo: a poligamia entre os rabes e a monogamia das culturas ocidentais. De que forma se articulam a tica e a moral? a tica a juzada moral, devendo estar atenta s mudanas histricas, aos novos desafios derivados das transformaes sociais. Ela impe exigncias a fim de melhorar o comportamento, a convivncia, tornando a moradia humana mais honesta e saudvel. A tica acolhe transformaes e mudanas que atendam a essas exigncias. Sem essa abertura s mudanas, a moral se fossiliza e se transforma em moralismo, que a tendncia a priorizar apenas os aspectos morais na apreciao dos atos humanos... moralismo farisasmo, falsidade... no podemos confundir a moral com o moralismo, pois o moralismo a falsificao da moral" (Paulo Freire). O moralismo um vcio condenvel que perverte a moral. uma imposio a si ou a outros de regras duras, um juzo exterior e artificial. Muitos jovens, que condenam o moralismo de alguns adultos, caem no mesmo, ao adotar cdigos de conduta reprovveis com a tica (ex: no assumir seus erros, brincar com os sentimentos alheios, conversar na hora da aula, pichar paredes, ter preconceito contra os mais velhos, praticar o bullying mesmo inconscientemente, etc.). No basta sermos apenas morais, apegados a valores da tradio... Isso nos faria moralistas, fechados sobre o nosso sistema de valores. Cumpre tambm sermos ticos, abertos s mudanas saudveis. H pessoas que insistem em morar em suas casas antigas, sem delas cuidar e sem adaptlas s novas necessidades. Elas deixam de ser o que deveriam ser: aconchegantes, protetoras e funcionais. a moral desgarrada da tica. A tica convida a reformar a casa para torn-la novamente calorosa e til como habitao humana. A tica, portanto, desinstala a moral. Impede que ela se feche sobre si mesma. Obriga-a constante renovao no sentido de garantir a habitabilidade e a sustentabilidade da moradia humana: pessoal, social e planetria.

Concluindo, podemos dizer: a moral representa um conjunto de atos, repetidos, tradicionais. A tica um conjunto de atitudes que vo alm desses atos. A moral geralmente fechada em si mesmo. A tica deve ser sempre aberta vida com suas incontveis possibilidades. A tica nos possibilita a coragem de abandonar elementos obsoletos das vrias morais. Temos que ter a ousadia de assumir, com responsabilidade, novas posturas, de projetar novos valores, no por modismo, mas como servio moradia humana.
Texto adaptado do livro A guia e a galinha, Leonardo Boff. 3a. Ed. Ed. Vozes. 1997. p.90-96

S-ar putea să vă placă și