Sunteți pe pagina 1din 35

SUMRIO

1. Mdulo de combustvel equipado com bomba eltrica 2. Regulador de presso de combustvel 3. Vlvula injetora de combustvel - Kit de Reparo 4. Atuador de marcha lenta (IAC) 5. Sensor MAp ou Sensor de presso absoluta 6. Sensor de rotao / pMS - CKp 7. Carburador

13 17

20 23 26

S egui r em Frente

MDUlO DE COMbUStVEl EQUIpADO COM bOMbA EltRICA

Princpio de funcionamento
A bomba de combustvel tem a funo de transport-lo Guarnio sob presso a um tubo distribuidor localizado no motor, gulad onde esto fixadas as vlvulas injetoras. A bomba R e Pressoo r de fornece sempre mais combustvel do que o necessrio para o sistema. O excedente retorna ao tanque atravs Tubo Corrugado de uma tubulao equipada de um regulador, que pode estar montado no tubo distribuidor ou na prpria carcaa da bomba eltrica no interior do tanque. Quando a bomba de combustvel encontra-se instalada Pr-Filtro dentro do tanque, equipada com pr-filtro, tubo corrugado, guarnio de vedao, regulador de presso, medidor de nvel e carcaa (copo), esse conjunto denominado mdulo de combustvel. O mdulo de combustvel possui componentes e funes importantes dentro do sistema de injeo eletrnica e deve ser preservado. por isso, preciso ter cuidados especiais quando realizarmos qualquer tipo de manuteno.

Pr-filtro da bomba de combustvel


Princpio de funcionamento
O pr-filtro um elemento confeccionado com filamentos tranados de abertura controlada. Essa malha tem a funo de filtrar o combustvel que ele entre na bomba e evitar que possveis impurezas contidas no tanque comprometam seu perfeito funcionamento.

Abertura da
malha

Localizao
O pr-filtro est localizado dentro do tanque de combustvel geralmente na extremidade da bomba ou do pescador.

Manuteno preventiva
O pr-filtro da bomba de combustvel um componente fundamental para assegurar o perfeito funcionamento e a vida til da bomba. Sendo assim, a DS recomenda a verificao peridica a cada 30 mil quilmetros em veculos movidos a gasolina e 20 mil quilmetros nos movidos a lcool. A troca deve ser feita sempre que a bomba de combustvel for substituda.

Lembrete:
O fato do pr-filtro estar limpo aps um longo contato com o combustvel no significa que ele est apropriado para o uso novamente. Caso a abertura da malha esteja menor, a bomba trabalhar forada e reduzir seu tempo de vida.

| 3

MDUlO DE COMbUStVEl EQUIpADO COM bOMbA EltRICA

Tubo corrugado
Descrio e funo
O tubo corrugado, uma espcie de mangueira, tem como funo principal fazer a passagem de combustvel da bomba eltrica flange (tampa) do mdulo de combustvel. O tubo deve suportar toda presso da linha (que pode variar, dependendo o modelo do veculo) e ser flexvel para no atrapalhar os movimentos do mdulo. Os modelos de bomba eltrica que usam esse tipo de mangueira possuem o bico de sada estriado. O tubo deve ser substitudo sempre que for desconectado da bomba.

Diagnstico equivocado...

Cuidado!

perda rpida de presso na linha e falta de potncia em alta podem ser causadas por vazamentos no tubo corrugado, consequentes de trincas.

Guarnio da flange do mdulo de combustvel


Descrio
A guarnio da flange uma espcie de borracha de vedao que responsvel por fazer o selamento na montagem do mdulo de combustvel no tanque. Esta guarnio impede que o combustvel vaze do tanque e tambm no permite a entrada de impurezas. Localizao Encontrada na flange do mdulo de combustvel ou do pescador.

NOTA
Sempre que for realizada a substituio da bomba de combustvel, o aplicador deve fazer no s uma limpeza no interior do tanque como tambm a troca do pr-filtro, tubo corrugado e da guarnio da flange.

4 |

MDUlO DE COMbUStVEl EQUIpADO COM bOMbA EltRICA

Na Prtica
Como efetuar o reparo no mdulo de combustvel?
Antes de iniciarmos o reparo do mdulo de combustvel, devemos atentar a alguns detalhes: 1 - Conferir a tenso (em volts) de alimentao da bateria, verificando se a tenso do alternador que chega at os terminais est entre 13,5V e 14,7V. 2 - Verifique a corrente (em amperes) do alternador, comparando com a especificao do veculo. 3 - Analise a tenso (em volts) de alimentao na bomba de combustvel em funcionamento, deve ser igual tenso de alternador. 4 - Com o sistema despressurizado, conecte o manmetro na linha de combustvel, funcione o motor e verifique se a presso est dentro dos limites especificados, que variam de acordo com o veculo. 5 - Desconecte a mangueira de retorno e verifique o volume de combustvel que a bomba est fornecendo com o auxilio de um rotmetro acoplado na linha ou coletando o combustvel com um bquer graduado na linha de retorno. A vazo mnima dada em litros/hora e deve ser consultada nos manuais do fabricante (na maioria dos veculos, a vazo mnima aceitvel de 64 litros/hora). 6 -Conecte novamente a mangueira e, ainda com o manmetro, avalie a estanqueidade do sistema, desligando a ignio e verificando se existe queda de presso, quedas acentuadas no sistema indicam vazamentos na linha de presso.

Os itens 1, 2, e 3 so caractersticas eltricas que podem levar o aplicador ao engano no momento do diagnstico. J os itens 4, 5 e 6, mostram defeitos como alterao na presso, vazo e estanqueidade do sistema que so evidncias de uma possvel anomalia nos itens que compem o mdulo de combustvel: bomba de combustvel pr-filtro filtro da linha de combustvel tubo corrugado regulador de presso

| 5

MDUlO DE COMbUStVEl EQUIpADO COM bOMbA EltRICA

Constatada a necessidade de reparo no mdulo, poderemos iniciar o procedimento de manuteno:


1 - Aps ter despressurizado o sistema, desconecte as mangueiras de entrada e sada, o conector eltrico e o sensor de nvel do tanque.

2 - Retire o mdulo de combustvel, soltando os parafusos ou trava, e comece a desmont-lo removendo o medidor de nvel e o pr-filtro.

3 - Remova a guarnio e fique atento parar ver se no h deformidades na tampa, como trincas e outros, pois em caso de vazamento, o cheiro de combustvel no interior do veculo ficar muito forte

4 - para sacar o regulador de presso, necessrio tirar a trava de arame com o auxlio de uma chave de fenda

5 - Solte a trava de fixao e retire a tampa inferior do mdulo para ter acesso bomba eltrica

6 |

MDUlO DE COMbUStVEl EQUIpADO COM bOMbA EltRICA

6 -Desconecte os terminais eltricos e o tubo corrugado e, assim, a desmontagem estar completa

7 - Antes de comear a montagem do mdulo, o aplicador deve fazer uma limpeza geral no caneco e na flange. 8 - Inicie a montagem instalando o novo regulador de presso em seu alojamento, (no esquecendo de lubrificar os anis oring) fixando-o por meio da trava de arame.

9 -logo aps, monte o tubo corrugado na bomba eltrica com o auxlio de um soprador trmico, mas antes inspecione o bico da bomba, pois ele no deve apresentar deformidades que possam causar vazamentos

Lembrete:
Caso o aplicador no possua um soprador trmico, outra maneira de dilatar o tubo corrugado mergulhando sua extremidade em gua fervente e aguardar em torno de dois minutos. A gua fervendo tem temperatura aproximada de 100C, o que garante a dilatao sem deformar o tubo

NOTA
Nunca aquea a extremidade do tubo diretamente no fogo, pois a pea pode sofrer deformaes permanentes.

| 7

MDUlO DE COMbUStVEl EQUIpADO COM bOMbA EltRICA

10 - Agora, ainda com o auxilio de um soprador trmico, conecte o tubo corrugado na flange do mdulo.

NOTA
No necessria a aplicao de abraadeira nos tubos corrugados da DS.
11 - Acomode o novo pr-filtro interno, o oring e o anel de vedao na tampa inferior, ajuste este conjunto na entrada da bomba e encaixe a tampa no corpo do mdulo. A posio correta destes itens fundamental para o bom funcionamento do conjunto

12 - Instale o pr-filtro externo com o mximo de cuidado para no sujar a malha ou danificar a trava

13 -Monte novamente o medidor de nvel e acople seu conector e o da bomba eltrica

14 - Antes de montar o mdulo novamente no veculo, deve-se fazer uma inspeo detalhada do interior do tanque, para remover qualquer tipo de sujeira. 15 - Durante a instalao, o aplicador deve tomar o cuidado de no encaixar a guarnio retorcida ou danific-la, use sempre algum tipo de lubrificante.

8 |

REGUlADOR DE pRESSO DE COMbUStVEl

Princpio de funcionamento
O regulador tem como funo ajustar a presso em toda linha de combustvel, desde a sada da bomba at os bicos injetores. Os modelos mais comuns possuem duas cmaras isoladas entre si por um diafragma, onde uma cmara fica em contato com o combustvel e a outra com o vcuo do coletor de admisso.

O regulador constitudo por uma membrana (diafragma) e uma mola. Este diafragma controla uma vlvula que se abre e fecha de acordo com a presso do combustvel. Quando a presso na linha est abaixo da calibrada no regulador, a vlvula permanece fechada at que a bomba consiga pressurizar o sistema, ultrapassado o valor ideal de presso na linha, o regulador abre a vlvula, permitindo que o excesso de combustvel retorne ao tanque.

No sistema monoponto, normalmente h um canal de desvio chamado bypass, esse canal possibilita a queda de presso na linha assim que a bomba de combustvel para de funcionar. J no sistema multiponto, esse canal no existe, portanto, a presso de linha se mantm por um perodo, mesmo depois de desligada a bomba de combustvel.

| 9

REGUlADOR DE pRESSO DE COMbUStVEl

Localizao
O regulador de presso pode estar montado em trs posies, dependendo do sistema de injeo eletrnica utilizado:

No corpo de borboleta (sistema monoponto), conhecido como diafragma monoponto;

Na extremidade do tubo distribuidor (sistema multiponto);

No mdulo de combustvel, junto bomba de combustvel (sistema multiponto returnless);

NOTA
Em geral os reguladores de presso nos sistemas multi-point vem gravados com a presso de trabalho. porm, no sistema monoponto, o diafragma no descreve a presso e em alguns sistemas permite at regulagem atravs da tampa. presso de trabalho no sistema monoponto: Marelli: Gasolina (0,8 1,2 bar) / lcool (1,3 1,7 bar) Bosch: Gasolina (0,8 1,2 bar) / lcool (1,3 1,7 bar) Rochester: Gasolina ou lcool (1,8 2,2 bar)

10 |

REGUlADOR DE pRESSO DE COMbUStVEl

Na Prtica
Como testar o regulador de presso da Strada 1.5 (motor Fiasa)?
1 - Medir a presso de calibrao da pea
- Instale o manmetro na linha de presso e d partida no motor. - Retire a mangueira da tomada de vcuo do regulador. - A presso lida deve estar em torno de 3,0 bar.

2 - Analisar a presso da linha em condies normais


- Ainda com o motor funcionando, instale a mangueira do vcuo novamente no regulador. - Verifique se a presso no manmetro est em torno de 2,5 bar, ou seja, 0,5 bar a menos que a presso descrita na pea.

3 - Conferir as condies do diafragma


- Ainda com o motor funcionando, troque a mangueira do vcuo por uma transparente.

- O regulador em bom estado no permite passagem de combustvel pela mangueira em direo ao coletor.
Nota: caso isso ocorra, sinal de que o diafragma est danificado.

- Reinstale a mangueira original.

4 - Verificar a estanqueidade da vlvula


- Desligue o veculo. - Note no manmetro a queda de presso. - A queda deve ser lenta, caso isso no ocorra, sinal de falta de vedao na vlvula do regulador de presso.

Caso o regulador de presso no apresente as condies descritas acima ou revele qualquer tipo de falha, substitua-o.

| 11

REGUlADOR DE pRESSO DE COMbUStVEl

INFORmAes ImPORTANTes
- Verifique na etiqueta da embalagem se a aplicao est adequada ao veculo. - Despressurize o sistema antes da troca do regulador. - Utilize lubrificante no anel oring para facilitar seu encaixe e evitar danos. - Verifique o estado geral das abraadeiras e mangueiras fixadas aos componentes (caso as mangueiras apresentem deformaes, devero ser substitudas). - Analise o estado do filtro de combustvel, pois impurezas podem prejudicar o funcionamento do regulador.

Os defeitos mais frequentes no regulador e suas consequncias:

Vazamento interno na vlvula


Caracterizado pela perda rpida de presso quando o veculo desligado. Consequncia: partida longa.

Presso fora do especificado:


Presso alta Consequncia: possvel dano bomba de combustvel e alto consumo. Presso baixa Consequncia: falha do motor em alta rotao.

Diafragma danificado:
Consequncia: vazamento do combustvel para a cmara de vcuo, comprometendo a presso da linha e o funcionamento do motor.

12 |

VlVUlA INJEtORA DE COMbUStVEl KIt DE REpARO

Princpio de funcionamento
A vlvula injetora, chamada popularmente de bico injetor, tem a funo de pulverizar o combustvel no coletor de admisso nos sistemas multiponto ou no tbI (corpo de borboleta) quando o sistema for tipo singlepoint. Essas vlvulas funcionam por meio de eletroms, comandados pela UCE. Com as informaes recebidas dos sensores, a UCE determina o volume de combustvel a ser injetado e orienta os bicos injetores. As vlvulas injetoras devem responder com total eficincia, liberando exatamente o volume calculado pelo mdulo de comando. Os injetores so componentes de extrema preciso, pois dosam o combustvel de acordo com a necessidade do motor, desde a marcha lenta at os regimes de alta potncia.

modelos de Kits para reparo

para que isso ocorra, os bicos tm um alvo do jato e um tipo de pulverizao pr-determinado pelo fabricante do sistema de injeo eletrnica. porm, esse componente vital para o bom funcionamento do motor pode sofrer contaminaes, obstrues e acmulo de substncias prejudiciais, devido ao tempo de uso e m qualidade do combustvel.

| 13

VlVUlA INJEtORA DE COMbUStVEl KIt DE REpARO

Anel Oring

Localizao
Os componentes do kit de reparo, formado por orings, ponteiras e filtros, so montados como parte integrante do bico injetor. Manuteno Preventiva Recomendamos que nas revises programadas pelo fabricante do carro, sejam verificados os parmetros de funcionamento dos bicos injetores. Caso o veculo apresente alguma anomalia, o aplicador deve fazer a limpeza do bico e novamente, fazer uma verificao completa no sistema de injeo.

Filtro interno

Bobina

Anel de encosto Anel Oring Ponteira

Itens a serem observados antes e depois de uma limpeza dos bicos injetores
- tempo de injeo (dentro dos valores citados pelo fabricante) - tenso da sonda lambda (valor prximo de 50 mV. significa mistura pobre) - presso da linha de combustvel (dentro do valor especificado) - teste do sistema de ignio (cabos, velas e copos)

14 |

VlVUlA INJEtORA DE COMbUStVEl KIt DE REpARO

Na Prtica
Como realizar a limpeza do bico injetor do VW Gol 1.6 Totalflex?

1 - Desconecte a tomada eltrica da bomba de combustvel durante o funcionamento do motor (para despressurizar a linha de alimentao de combustvel). 2 - Retire o tubo de alimentao com os bicos injetores (flauta), juntamente com o chicote eltrico. 3 - Retire as travas dos bicos e remova-os do tubo (flauta). 4 - Remova os filtros internos e anis orings dos bicos. 5 - Instale os bicos em uma cuba com ultrassom, (sem tocar no fundo da mesma, pois isso pode danific-la) deixe que o equipamento faa a limpeza por aproximadamente 20 minutos. 6 - Efetue a montagem dos filtros e anis orings novos. 7 - Faa o teste de estanqueidade, pulverizao e vazo (os quatro bicos devem apresentar mesmo volume). 8 - Estando os quatro bicos iguais, faa a remontagem do conjunto na ordem inversa, tomando o cuidado de lubrificar os anis orings. 9 - Monte o conjunto tubo de alimentao, bicos e chicote eltrico no veculo. 10 - Faa um teste do sistema por meio de um equipamento de diagnstico (scanner). 11 - Observe a tenso da sonda lambda e tempo de injeo, que devem estar dentro dos parmetros estabelecidos pelo fabricante e mostrados no scanner como valores de referncia.

Lembrete:
fundamental trocar os filtros, pois eles podem apresentar contaminaes e impurezas tambm dos anis orings, cuja funo vedar a sada do combustvel e a entrada de ar falsa no coletor.

| 15

VlVUlA INJEtORA DE COMbUStVEl KIt DE REpARO

Consequncias da falta de manuteno:


Com a inteno de manter os bicos injetores com suas caractersticas originais, preciso realizar limpeza, troca dos anis orings e substituio dos filtros, pois ele pode reter impurezas que diminuem o volume injetado, provocando assim algumas irregularidades, como:

funcionamento irregular do motor consumo elevado perda de potncia dificuldade de partida a frio

Diagnstico equivocado...

Cuidado!
Algumas das anomalias citadas acima podem ser provenientes de outros fatores. para que possamos ter certeza do entupimento do filtro ou m vedao dos anis orings, deve-se verificar:

a presso e vazo da linha de combustvel velas e cabos de ignio sensores do sistema tempo de injeo; se ele estiver acima do estabelecido
pelo fabricante, necessrio uma limpeza nos bicos.

16 |

AtUADOR DA MARChA lENtA (IAC)

Princpio de funcionamento
A finalidade do atuador da marcha lenta, tambm conhecido como IAC (Idle Air Control) e motor de passo, controlar a rotao do motor em regime de marcha lenta. Esta vlvula controlada pela unidade de comando (UCE) e possui um motor de passo que dependendo da carga do motor, aumenta ou diminui a passagem de ar para o coletor de admisso atravs de um desvio chamado bypass, no corpo de borboleta. Durante a marcha lenta a posio do obturador calculada baseando-se nos sinais de voltagem, temperatura do lquido de arrefecimento (ECt) e carga do motor (MAp).

Localizao
O atuador da marcha lenta encontrado no corpo de borboleta, geralmente fixado por dois parafusos ou encaixado sob presso (tipo snap-in).

Lembrete:
No tente girar, puxar ou empurrar a ponta do obturador na tentativa de observar sua movimentao, pois isso pode danificar seus componentes internos, prejudicando seu funcionamento. Esses movimentos s devem ocorrer sob ao de comandos eltricos.

| 17

AtUADOR DA MARChA lENtA (IAC)

Na Prtica
Procedimento de troca
O atuador j vem pr-ajustado em uma posio de autorregulagem da marcha lenta, bastando simplesmente trocar o componente, ligar o motor e aguardar por dois minutos pela estabilizao da pea.

Ateno! No realizar nenhum tipo de teste no produto antes da instalao no veculo. O chicote defeituoso devido ao uso excessivo do aparelho de teste, bateria com carga baixa e a perda do pr-ajuste de fbrica frequentemente levam o mecnico a uma falsa sensao de que o atuador da marcha lenta est com defeito.

Reconhecimento da posio de marcha lenta Se a posio do obturador for modificada antes de sua instalao ou a marcha lenta no estabilizar aps a partida, devemos realizar o procedimento abaixo para o ajuste da posio do obturador em relao ao orifcio de passagem do ar. desligue o motor e aguarde 30 segundos ligue a chave de ignio sem dar partida e aguarde 15 segundos desligue a ignio e espere por 30 segundos d partida no motor e espere estabilizao da marcha lenta Quando esse procedimento realizado, a UCE faz um reset do motor de passo levando-o at o final de seu curso e em seguida, torna a posicion-lo com um determinado nmero de passos, se a rotao do motor continuar alta ou oscilando, significa que a distncia do obturador em relao ao orifcio da passagem de ar est grande, sendo assim, devemos aproxim-lo com o ajuste de um aparelho de teste de atuador* ou executar o seguinte procedimento: desconecte o plugue do atuador ligue a ignio e aguarde 15 segundos conecte o chicote com a ignio ligada desligue a ignio e guarde 15 segundos d a partida

18 |

AtUADOR DA MARChA lENtA (IAC)

Ajuste com o aparelho de teste


1- Com o veculo desligado, retire o chicote do atuador e instale-o no aparelho de teste. 2- pulsione o atuador na direo sacar at que o obturador faa batente no alojamento do corpo de borboleta. 3- Retire o dispositivo, conecte novamente o chicote, ligue a ignio, aguarde 15 segundos e d a partida.

Diagnstico equivocado...

Cuidado!
Vale lembrar que o controle de marcha lenta no depende apenas do atuador e sim de diversos fatores: Descrio dos defeitos possveis causas

!
- Sonda lambda - Sensor de temperatura do ar - Sensor de temperatura da gua - Sistema de alimentao de combustvel - Motor de passo (IAC) - Entrada falsa de ar no coletor - Sensor MAp - Carga baixa de bateria - Sensor de temperatura do ar - Sensor de temperatura da gua - Motor de passo (IAC)

Marcha lenta irregular

Marcha lenta muito alta

Por isso, de fundamental importncia a anlise individual dos elementos que contribuem para o controle da marcha lenta.

| 19

SENSOR MAp OU SENSOR DE pRESSO AbSOlUtA

O que presso absoluta?


presso absoluta a presso total exercida em uma superfcie, ou seja, a presso medida no manmetro somada atmosfrica. portanto a presso absoluta ser sempre positiva ou nula. A presso que medimos na bomba de vcuo uma presso manomtrica que sofre influncia da presso atmosfrica. por esta questo, o aplicador deve ficar atento, pois a maioria das tabelas de referncia de valores de MAp so representativas presso atmosfrica ao nvel do mar. Quanto maior a altitude da regio, menor a sada em volts no sensor, o que leva o aplicador a um diagnstico equivocado, penalizando a pea.

Sensor MAP (Manifold Absolute Pressure)


O sensor de presso absoluta (MAp) informa unidade de comando (UCE) a presso absoluta medida dentro do coletor de admisso nos diversos regimes de funcionamento do motor. O valor obtido somado informao da temperatura de ar. Com esses dados, o sistema identifica a massa de ar que est sendo admitida, calcula o avano da ignio e o tempo de abertura do bico injetor, buscando sempre a ideal relao combustvel/ar. Outra funo do sensor MAp medir a presso atmosfrica local todas as vezes em que a ignio ligada. Este tipo de informao ajuda o sistema a se adequar automaticamente s variaes de altitude.

Sensor MAP integrado


Nos veculos mais modernos, encontraremos outro tipo de sensor MAp, o integrado, cuja funo informar, alm da presso no coletor de admisso, a temperatura do ar. A temperatura do ar medida atravs de um termistor integrado ao sensor MAp. Este termistor um elemento resistivo de coeficiente negativo que, medida que aumenta a temperatura do ar, a sua resistncia eltrica diminui. Localizao Nos veculos mais antigos, o sensor MAp est fixado em alguma parte prxima ao motor e ligado ao coletor por meio de uma mangueira, j nos veculos mais modernos, que utilizam o MAp integrado, o sensor vem parafusado diretamente sobre o coletor de admisso (no utiliza mangueira de tomada de presso).

20 |

SENSOR MAp OU SENSOR DE pRESSO AbSOlUtA

Na Prtica
Como testar o sensor MAP do Astra 2.0 8V?
1 - Verificar a alimentao do sensor
- ligue a ignio sem dar partida no motor - Desconecte o chicote do sensor MAp - Ajuste o multmetro na escala Vdc - Insira as pontas de prova nos terminais 1 e 3 do chicote - A tenso observada deve estar em torno de 5V.
Lembrete:

O aplicador no deve esquecer de conferir a tenso da bateria antes de comear os testes.

2 - Analisar o sinal do sensor MAp


Motor desligado - Encaixe novamente o chicote do sensor MAp - Ainda com o multmetro na escala Vdc e a ignio ligada, verifique a tenso nos terminais 1e4 - A tenso lida deve ser aproximadamente 3,8V Motor ligado - D partida e funcione o motor em regime de marcha lenta. - Verifique novamente nos terminais 1 e 4 o sinal do sensor.
- A tenso deve ficar prxima de 1,2V.
Lembrete:

Os testes devem ser efetuados com o ar-condicionado desligado.

Opo O aplicador tambm pode usar uma bomba de vcuo para analisar o funcionamento do sensor MAp. Desta forma, compara-se o valor da depresso aplicada contra o valor de tenso da tabela.

Depresso (mmhg) tenso Volts(VDC)


NOTA

0 3,8

100 3,3

200 2,7

300 2,2

400 1,7

500 1,2

600 0,7

> Regime de Marcha Lenta <

A tabela acima apropriada para o modelo Astra 2.0 8V. O aplicador deve procurar nos manuais a tabela referente ao modelo de veculo analisado, sempre lembrando que estes manuais trazem os valores na altitude do nvel do mar. Ento, fique atento: quanto maior for a altitude local, menor ser o sinal enviado pelo sensor MAp UCE.

| 21

SENSOR MAp OU SENSOR DE pRESSO AbSOlUtA

3 - Medir a resistncia do sensor de temperatura do ar


- Retire o sensor do coletor de admisso - Ajuste o multmetro para leitura de resistncia hmica - Analise a resistncia eltrica nos terminais 1e2 - A resistncia deve estar aproximadamente 2K a 25C
Lembrete:

O termistor (sensor de temperatura) do tipo NTC, ou seja, medida que aumenta a temperatura do ar, sua resistncia eltrica diminui.

Diagnstico equivocado...

Cuidado!
Um sensor MAp sem defeito pode ser condenado em consequncia de um diagnstico equivocado, pois ele sofre direta influncia eltrica e mecnica. por isso, durante a anlise do funcionamento do sensor, o aplicador deve verificar: 1 - Se a mangueira de tomada de presso do sensor (caso exista) est furada, dobrada ou entupida 2 - Entradas falsas de ar 3 - Falta de sincronismo da correia dentada 4 - Vlvulas presas 5 - Catalisador entupido 6- E no menos importante, se a mangueira do sensor MAp est posicionada na tomada de vcuo abaixo da borboleta de acelerao

Quais so os efeitos de um sensor MAP defeituoso? O mau funcionamento do sensor prejudica diretamente o clculo da massa de ar admitida pelo motor e consequentemente o volume de combustvel injetado, deixando assim, a mistura podre ou rica, e trazendo efeitos no controle da marcha lenta, na resposta s aceleraes e no consumo de combustvel.

22 |

SENSOR DE ROtAO / pMS - CKp

Princpio de funcionamento
O sensor de rotao tem a finalidade de enviar ao mdulo de injeo um sinal eltrico que possibilita a sincronizao do sistema: tempo de injeo, avano de ignio, ponto morto superior do motor etc. Este sensor, montado com um im permanente e uma bobina, se relaciona com a roda fnica e produz um fluxo magntico alternando entre mximo, na posio do dente da roda, e mnimo, na cavidade dos dentes. Essa variao de fluxo magntico devido passagem dos dentes suficiente para gerar uma tenso eltrica que varia de acordo com a rotao do motor. Seu sinal considerado um dos sinais vitais para o incio do funcionamento do motor. Se o sensor de rotao no informar UCE que o motor comeou a girar, o motor no pega!

Localizao
Alguns sensores de rotao so encontrados na frente do motor, na polia, e outros j so montados sobre o volante do motor. Como mencionado acima, o sensor de rotao depende da roda fnica para enviar seu sinal UCE, portanto indispensvel que a distncia entre o sensor e a roda dentada esteja correta.

Proteo do sensor
O conjunto sensor de rotao constitudo basicamente por roda dentada (ou fnica), im permanente, ncleo ferro-magntico, bobina, fios da bobina, malha de blindagem e conector do sensor. O cabo do sensor completamente envolvido por uma malha metlica denominada malha de blindagem. Essa malha ligada a uma linha de aterramento e sua funo evitar que interferncias eletromagnticas atrapalhem no padro de pulsos emitidos pelo sensor.

| 23

SENSOR DE ROtAO / pMS - CKp

Na Prtica
Como testar o sensor de rotao do Celta 1.0 MPFI ?
1 - Medir a resistncia eltrica da bobina do sensor de rotao
- Desconectar o conector do sensor de rotao do chicote. - Selecionar o multmetro para leitura de resitncia hmica (). - Analisar a resistncia eltrica nos terminais 1 e 2 do sensor de rotao. - A resistncia deve estar entre 480 e 680 (ohms).

Detalhe do conector do sensor

Lembrete:

Cada sistema de injeo possui um sensor de rotao com valor especifico de resistncia, que varia de acordo com a bitola e com o nmero de voltas (espiras) da bobina.

2 - Conferir o aterramento da malha de blindagem


- Ajuste o multmetro para a escala Vdc - Confira a tenso da bateria - Conecte uma das pontas de prova do multmetro no fio ligado ao terminal 3 do sensor (lado do chicote) - O aplicador deve tocar a outra ponta de prova no positivo da bateria - Faa a leitura da tenso - A medida de tenso deve ser a mesma

NOTA

Caso no exista leitura ou for encontrada discrepncia, o aplicador deve ser mais criterioso na verificao do chicote do veculo e no condenar o sensor de rotao.

24 |

SENSOR DE ROtAO / pMS - CKp

3 - Ajustar a distncia entre o sensor e a roda


Com o auxlio de um pente de lminas, verifique a distncia entre o sensor e um dente da roda fnica. A folga deve ser entre 0,6 mm e 1,1 mm. O sensor tambm deve estar posicionado de modo que sua face esteja paralela face dos dentes
Lembrete:
Apenas uma minoria de modelos de veculos tem dispositivos de ajuste da posio contra uma maioria que esto fixados de uma maneira que no permite essa regulagem. Logo, se o sensor estiver fora da medida recomendada, o aplicador deve avaliar se o suporte de fixao no est danificado.

4 - Analisar a tenso de corrente alternada (sinal do sensor)


- Desconectar o conector do sensor de rotao do chicote - Selecionar o multmetro para leitura de corrente alternada (AC) - ligar o multmetro 1 e 2 do sensor de rotao - Acionar a partida e fazer com que o motor gire at que tenha feito a leitura - O resultado da leitura deve ser em torno de 2V
Lembrete:

O resultado pode variar de acordo com a velocidade do motor de partida, que proporcional carga da bateria.

Diagnstico equivocado...

Cuidado!
Alguns problemas podem mascarar a falha e levar aplicador ao erro. por isso, durante o diagnstico, deve-se ficar atento a alguns detalhes: - Fixao incorreta do sensor - Cabo eltrico (malha de blindagem) do sensor danificado - Roda fnica faltando dentes ou empenada - Acmulo de sujeira entre o sensor e a roda fnica

Os defeitos mais comuns do sensor que impedem o funcionamento do motor so: - Rompimento do fio interno, o que impede a frequncia de pulsos - Malha da blindagem do cabo rompida, permitindo a interferncia de frequncias externas nos sinais para UCE e provocando estouros no sistema de exausto - Chicote em contato com o escapamento, causando curto-circuito nos fios internos com a malha, devido ao derretimento do isolador do cabo. Consequncias provocadas pelo sensor defeituoso: - Motor falhando - Motor no pega no gera fasca nem injeta combustvel - Falta de potncia no motor (no abre giro)

| 25

CARbURADOR

Princpio de Funcionamento
Sendo principal componente do sistema de alimentao de um veculo e com funcionamento totalmente mecnico, o carburador tem a funo de realizar a mistura de ar com o combustvel e enviar essa mistura para o motor, na medida adequada s condies para que seu desempenho e consumo sejam perfeitos. Quanto ao comportamento do motor, as misturas so classificadas em quatro tipos fundamentais: - limite pobre: a chamada excessivamente lenta durar quase todo o tempo de expanso, provocando superaquecimento da cmara de combusto, tornando o funcionamento do motor bastante instvel. - Mistura econmica: mistura levemente pobre, fazendo com que a queima do combustvel seja completa, produzindo o mnimo de consumo especfico. - Mistura de mxima potncia: mistura levemente rica, fazendo com que o ar admitido seja totalmente aproveitado, produzindo mxima potncia. - limite rico: o excesso de combustvel dificulta a propagao da chama, provoca o resfriamento da cmara, inclusive com a extino da chama, tornando o funcionamento do motor irregular.

basicamente, o carburador constitudo de um reservatrio de combustvel (cuba), cujo nvel mantido constante por uma bia e uma vlvula de agulha. A vazo do ar controlada por meio de uma borboleta de acelerao. O ar passa por um venturi (difusor), aumentando a velocidade do fluxo, o que provoca a suco do combustvel que est na cuba atravs de um orifcio calibrado (gicleur). Com a variao de carga do motor (depresso) a quantidade de combustvel tambm varia, fazendo com que a relao ar/ combustvel se mantenha constante.

26 |

CARbURADOR

O carburador elementar no capaz de atender as mais diversas condies de utilizao de um veculo. para isso, o carburador deve ser dotado de diversos sistemas auxiliares, dentre os quais destacam-se: 1 - sistema de alimentao: controla a entrada de combustvel na cuba atravs da bia e da vlvula estilete 2 - sistema de marcha lenta: mantm o motor em funcionamento em baixa rotao 3 - sistema principal: mantm a alimentao da marcha lenta at a alta rotao 4 - sistema de acelerao rpida: quando necessrio o aumento de rotao rapidamente 5 - sistema suplementar ou de potncia: mantm o motor na acelerao mxima 6 - sistema de partida a frio: que atua para facilitar o funcionamento do motor de manh ou com temperatura abaixo de 18C De acordo com a evoluo da indstria automotiva e s exigncias de reduo de emisso de poluentes na atmosfera, surgiram os carburadores modernos do tipo duplo estgio e eletrnico, at que a injeo eletrnica foi incorporada aos veculos. Existem diversos modelos de carburadores, que variam em funo da potncia e do tipo de aplicao na qual utilizado. O carburador simples tem a alimentao do combustvel feita nos quatro cilindros; o de estgio duplo mais avanado tecnologicamente e alimenta dois cilindros por vez; e o de estgio duplo progressivo, na qual um funciona quando o carro est em baixa rotao e o outro quando o motor est em alto giro. A carburao um processo que comea no carburador e termina na cmara de combusto. Alm disso, sofre influncia de diversos fatores e componentes, como presso atmosfrica, filtro de ar, coletor de admisso, comando de vlvulas, ignio, estado de conservao do motor, sistema de arrefecimento, combustvel etc.

Manuteno Preventiva
A manuteno peridica do carburador deve ser realizada de 20 mil a 30 mil quilmetros rodados e consiste em uma reviso com desmontagem, limpeza de todos os componentes e regulagem ao trmino da manuteno. As ferramentas utilizadas para a desmontagem do carburador so simples, como chave de boca e chaves de fenda.

| 27

CARbURADOR

Na Prtica
Como realizar a manuteno do carburador h30 pic, que equipa o VW Fusca, braslia e Kombi, um modelo do tipo corpo simples, desenvolvido para equipar os motores arrefecidos a ar?
Desmontagem
1 - Retire o suporte e o filtro de ar, desconecte o cabo do afogador e as mangueiras e remova o carburador do motor. Depois, apie a pea firmemente numa morsa ou dispositivo de fixao e comece o processo de desmontagem, retirando a mola de retorno do acelerador.

2 - Retire o gargulante, ou gicleur, e desmonte-o para retirar a agulha

3 - Remova a tampa do carburador e, com cuidado, retire a haste que liga a borboleta de acelerao.

4 - Na tampa, com uma chave de boca, desaperte e retire a vlvula de agulha ou estilete, tambm chamada de vlvula da bia.

5 - Desencaixe, com cuidado, a bia de nvel de combustvel.

28 |

CARbURADOR

6 - Desaperte a manga misturadora, responsvel por medir a quantidade de ar e combustvel do sistema marcha lenta e principal, entre outros.

7 - Em seguida, retire a tampa da bomba de acelerao para ter acesso ao diafragma e mola de retorno.

8 - Remova a agulha de regulagem da mistura da marcha lenta. Na regulagem desse componente, tome cuidado para no apertar demais, pois isso pode provocar danos agulha. A pr-regulagem tem que voltar de duas a trs voltas.

9 - Desaperte o porta-gliceur e retire o principal, que controla a dosagem do combustvel para a mistura correta, e depois, com cuidado, retire-o do alojamento. No se esquea de trocar as juntas na hora da montagem.

10 Retire agora o gargulante de acelerao rpida, responsvel por controlar a quantidade de combustvel injetada.

| 29

CARbURADOR

Outros componentes do carburador:

1 - A borboleta de acelerao e a borboleta do afogador no precisam ser desmontadas, mas devem ser inspecionadas atentamente e, se possvel, lubrificadas aps a limpeza.

2 - Inspecione o movimento da borboleta do afogador. Seu movimento deve ser livre. Aps a limpeza, seu eixo deve ser lubrificado. Este sistema funciona logo aps a partida a frio, dificultando a passagem de ar e enriquecendo a mistura.

3 - O difusor ou venturi, que nesse caso fundido na carcaa, tem a funo de aumentar a velocidade do fluxo do ar, criando a depresso para o arraste do combustvel.

Limpeza e aferies Antes de montar o carburador, todas as peas devem ser limpas. Existem produtos especficos no mercado que facilitam a limpeza e descarbonizao dos componentes e do carburador. As peas devem tambm ser inspecionadas quanto a trincas, empenamentos e folgas.

30 |

CARbURADOR

Alm disso, os gargulantes e a giclagem devem estar de acordo com as especificaes do fabricante para veculo, pois muito comum o retrabalho ou troca destes componentes pelos mecnicos. recomendvel tambm a troca dos componentes que apresentam desgastes e avarias durante sua utilizao, como diafragmas, vlvula de agulha, juntas, anis oring, entre outros. Com isso, prolongaremos o prazo de uma nova manuteno. As regulagens da marcha lenta, curso do pedal do acelerador e curso da borboleta do afogador so feitas diretamente no motor. Na bancada so medidos volume de injeo, nvel constante de combustvel na cuba, abertura positiva com afogador, alvo de jato, entre outros. O tcnico no pode esquecer, ao final do trabalho, de verificar se a regulagem atende ao programa de emisso de poluentes. 1) Verifique a planicidade da base do carburador, da tampa do diafragma de acelerao e da tampa do carburador, utilizando uma rgua graduada. de suma importncia para o bom funcionamento do carburador que estes componentes estejam com uma boa planicidade para que, na juno, no haja entrada falsa de ar, comprometendo a mistura.

| 31

CARbURADOR

Montagem e regulagens

1 - para saber se a bia est ou no encharcada necessrio obter seu peso. Utilize uma balana de preciso e compare o resultado com a especificao do fabricante ou troque este componente.

2 - Faa agora o teste da vlvula estilete: coloque 400mm/hg de depresso na bomba de vcuo e cheque o ponteiro, que no pode se movimentar por cerca de 30 segundos.

3 - Com o auxlio do manmetro, aplique a presso especificada pelo fabricante na linha de combustvel.

4 - Em seguida, retire a tampa do carburador e mea, com o paqumetro, a altura entre o corpo do carburador e o combustvel, sem retirar a bia. Caso esteja incorreto, altere o valor da arruela da vlvula estilete at o especificado. Essa altura deve ser de 19 1mm, incluindo a altura da junta. Se tiver menos combustvel, necessrio alterar o valor da arruela (de 0,5mm at 2 mm). Evite colocar mais que uma arruela, pois este procedimento prejudica a estanqueidade da vlvula de agulha.

32 |

CARbURADOR

5 - Verifique agora o volume de combustvel injetado, abrindo a borboleta de acelerao at o final e esperando terminar a injeo do combustvel, que ser depositado num bquer graduado. O resultado deve ser de 1,45 0,2ml por ciclo. Se multiplicado por dez, o valor ser o seguinte: 14,5 2 ml = 1,45cm3.

6 - para alterar o resultado, coloca-se mais ou menos arruelas de regulagem na haste da bomba de acelerao. Se o volume estiver acima, arruelas devem ser removidas. Com volume abaixo, adicione arruelas.

7 - Faa agora o teste de abertura positiva com afogador, com a ajuda do calibre de arame. A abertura positiva tem de ser 0,8 + 0,2 mm

8 - Com o carburador j montado no veculo, regule a marcha lenta da seguinte forma: primeiro ligue o motor, at que atinja a temperatura de trabalho, e verifique a rotao do motor.

9 - Continue o processo, acertando a regulagem da mistura ar/combustvel da marcha lenta. 10 - Monte o filtro de combustvel e cheque o controle de emisso de poluentes.

| 33

CARbURADOR

Dica para troca de pistes injetores


Os carburadores Weber modelo 228 utilizam no sistema de acelerao rpida pistes injetores. A troca dessas peas requer cuidado para no danificar o reparo de teflon, que apresenta vantagens em relao aos antigos reparos em couro, como caracterstica de anti-aderncia que resulta em menor atrito com poo do carburador e maior resistncia ao desgaste. Alm disso, ele no sofre ataque do combustvel, aumentando assim a durabilidade do componente e sua eficincia.

1- Retire a trava localizada na parte superior do pino injetor

2- Centralize o pisto com o anel de proteo no poo do carburador e insira o pisto no interior do poo

3- Monte agora a haste de acionamento

Consequncias provocadas pelo carburador defeituoso


Alguns sintomas de que o carburador precisa de manuteno so: desempenho ruim, alto consumo, marcha lenta instvel e falha na acelerao rpida (quando o motor engasga), entre outros.

34 |

DS, A SEGURANA DE UM pRODUtO NACIONAl.

S-ar putea să vă placă și