Sunteți pe pagina 1din 6

Implantes odontolgicos com diferentes conexes protticas: resistncia mxima ao torque aplicado

Dental implants with different prosthetic connections: maximum resistance to the torque applied

Michel Aislan Dantas SOARES1, Vinicius Augusto PEREIRA1, Nelis Evangelista LUIZ2

RESUMO Desde a dcada de 1960, quando o cientista sueco PerIngvar Brnemark constatou que o titnio, em contato com o tecido sseo integrava-se com facilidade, os implantes dentrios osseointegrados vm se tornando a melhor opo para reabilitao bucal existente. A busca por uma congurao adequada levou ao aparecimento de implantes com diversas geometrias internas e com conexes protticas diferentes, visando diminuir a fadiga gerada ao parafuso, vedao biolgica, resistncia mecnica, esttica do paciente, entre outras. A nalidade desse estudo foi vericar a resistncia mecnica do implante com seu respectivo dispositivo de insero com trs conguraes de conexo prottica: hexgono interno, hexgono externo e cone morse. Foram realizados ensaios de torque nos trs diferentes modelos de implantes e seus respectivos dispositivos de montagem, visando quanticar a sua resistncia ao torque de escoamento. Palavras-chave: Osseointegrao. Implantes dentrios. Torque.

ABSTRACT Since the 1960, when the Swedish scientist Per-Ingvar Brnemark, observed that the titanium in contact with the bone tissue, is incorporated with ease, the osseointegrated dental implants has become the best option for existing oral rehabilitation. The search for a suitable conguration led to the emergence of implants with different geometry and internal connections with different prosthetic, to reduce the fatigue generated by screw, organic seal, mechanical strength, aesthetics of the patient and others. The purpose of this study was to assess the strength of the implant with its respective device insertion with three prosthetics connection settings: internal hexagon, external hexagon and morse Taper. Torque tests were performed in three different models of implants and their mounting devices to quantify the resistance to torque ow. Key words: Dental implants. Torque. Osseointegration.

Endereo para correspondncia: Michel Aislan Dantas Soares Rua Arroio Arapongas, 45 - Apto. 12-B - Santa Etelvina II-B Guaianazes 08485-440 - So Paulo - So Paulo - Brasil E-mail: michelaislan@uol.com.br
Recebido: 17/06/2009 Aceito: 31/07/2009
1. Graduando em Tecnologia Mecatrnica, Universidade Nove de Julho. Projetista, SIN - Sistema de Implante, So Paulo, SP, Brasil. 2. Doutor em Engenharia Mecnica. Gerente de Engenharia, SIN - Sistema de Implante, So Paulo, SP, Brasil.

42

Innov Implant J, Biomater Esthet, So Paulo, v. 4, n. 2, p. 42-47, maio/ago. 2009

ARTIGOS CIENTFICOS

Soares MAD, Pereira VA, Luiz NE

INTRODUO
A reabilitao de pacientes edntulos foi enormemente beneciada pelo desenvolvimento e aprimoramento dos implantes odontolgicos confeccionados em titnio. Atravs deles a ancoragem direta entre o implante e o tecido sseo, denominada de osseointegrao, foi obtida com sucesso. Em condies ideais, os implantes podem promover reteno, estabilidade e suporte de prteses dentrias totais ou parciais, xas ou removveis com qualidade comparvel aos dentes naturais1,6,10. A osseointegrao foi denida por Brnemark8 como sendo o fenmeno de uma conexo estrutural direta e funcional entre o tecido sseo e a superfcie de um implante em funo (suportando carga). Sendo os primeiros estudos sobre microcirculao e vascularizao ssea realizados na Universidade de Lnd na Sucia em 1952. O sucesso clnico dos implantes osseointegrados gerou um grande aumento de seu uso em todo mundo, sendo que os percentuais de sucesso atingem 93% para implantes mandibulares e 84% para os maxilares, em estudos de 15 anos de acompanhamento realizados por Brnemark9. Alm disso, os prognsticos de sucesso esto entre 90% e 100%, independentemente do tipo de implante, de sua superfcie e do desenho da prtese, segundo relatos de casos5,19. O crescente sucesso, a introduo e a popularizao desse sistema estimularam o surgimento de vrios sistemas alternativos de implantes7 com geometrias e conexes protticas variadas. Os implantes com conexo hexagonal externa (HE), desenvolvidos por Brnemark, so at hoje os sistemas mais utilizados. A grande vantagem do sistema HE sua simplicidade e previsibilidade adquiridas durante anos de casusticas favorveis14. Uma caracterstica importante do sistema HE a grande variedade de componentes protticos que facilitam a escolha da soluo adequada para cada caso20. A insero dos implantes de hexgono externo feita por intermdio de um montador que, xado ao hexgono, transmite o torque gerado pelo motor e a chave ao implante18. Porm, recentemente um novo modelo de implante foi anexado linha de implantes de hexgono externo; trata-se dos implantes com torque interno. Esse modelo foi lanado com o objetivo de aumentar a resistncia do implante a torques elevados, preservando as dimenses do hexgono externo para adaptao da protese13. Os implantes com conexo hexgono interno (HI) apresentam como vantagem principal sua alta resistncia mecnica. Uma caracterstica desse sistema o fato de no possuir montador. Dessa forma o transporte e a instalao do implante so realizados pelo mesmo modelo de chave, reduzindo assim o tempo cirrgico e a possibilidade de contaminao do implante18. Esse tipo de implante confere maior resistncia ao torque durante o procedimento de insero do implante no alvolo cirrgico. Alguns autores armam que ele tambm aumenta a estabilidade2. Outro tipo de conexo a cnica interna, tambm conhecida como cone morse. Este conceito foi desenvolvido por Sthepen A. Morse em 1864 e muito utilizado na rea mecnica devido ao seu alto grau de resistncia e preciso. A conexo cnica interna

tem como grande vantagem a capacidade superior para suportar cargas transversais, pois possui uma maior rea de contato entre o implante e o abutment quando comparados implantes com mesma macrogeometria15. A conexo cnica interna tambm apresenta outras caractersticas como a diminuio de pontos de concentrao de tenso, especialmente sobre o parafuso de reteno, cuja funo ca restrita a produzir um aperto nal adequado entre o implante e o abutment. Os resultados de estudos sobre afrouxamentos de componentes com diversas conexes mostraram que o afrouxamento nos conjuntos com conexes cnicas internas so menores que nos conjuntos com outras conexes16. Com as diversas opes de conexes disponveis no mercado tornou-se necessrio compar-las com relao ao seu desempenho mecnico e funcional. Um dos objetivos deste artigo estabelecer uma contribuio sobre o comportamento mecnico destas opes, quando submetidos a altos valores de torque.

MATERIAL E MTODOS
Foram analisados quinze implantes, sendo cinco implantes com conexo hexgono externo (Figura 1), cinco implantes com conexo hexgono interno (Figura 2) e cinco implantes com conexo cnica interna (Figura 3), todos com instalao do tipo torque interno (realizada por chave) fornecidos pela empresa brasileira SIN - Sistema de Implante, So Paulo, SP, Brasil.

Figura 1 - Conjunto implante/chave de instalao com conexo hexgono externo.

Figura 2 - Conjunto implante/chave de instalao com conexo hexgono interno. Innov Implant J, Biomater Esthet, So Paulo, v. 4, n. 2, p. 42-47, maio/ago. 2009

43

Implantes odontolgicos com diferentes conexes protticas: resistncia mxima ao torque aplicado

Figura 4 - Esquemtica de ensaio de toro.

Os parmetros importantes usados nos ensaios de toro esto apresentados na Tabela 3.


Figura 3 - Conjunto implante/chave de instalao com conexo cnica interna. Tabela 3 - Parmetros utilizados nos ensaios. Nmero de amostras Temperatura Velocidade do ensaio Comprimento exposto L Fios de rosca expostos Equipamento de ensaio 5 de cada modelo 26,2 C 2 RPM 2,29 mm 2 os Termomec Ortho

Nas amostras de implantes ensaiados foi utilizado como matria-prima o titnio comercialmente puro grau 4 de acordo com a norma NBR ISO 5832-24 (Tabela 1). O titnio atualmente considerado o material de melhor escolha para a confeco dos implantes osseointegrados devido a sua tima biocompatibilidade.
Tabela 1 - Composio qumica do titnio comercialmente puro Grau 4 conforme NBR ISO 5832-24. N 0,03 C 0,1 H 0,0125 Fe 0,3 O 0,25 Ti Balano

As chaves de instalao (montadores) foram confeccionadas em ao inoxidvel ABNT 420B (Tabela 2), temperado e revenido, apresentando dureza nal de aproximadamente 50 HRC.
Tabela 2 - Composio qumica do ao inoxidvel ABNT 420B conforme NBR 56013. C 0,15 min Mn 1,00 Si 1,00 P 0,04 S 0,03 Cr 12,00 14,00

ENSAIOS
Os ensaios mecnicos de toro foram executados nas dependncias do CCDM (Centro de Caracterizaes e Desenvolvimento de Materiais) e visam quanticar o torque escoamento suportado pelo conjunto implante/chave de instalao. Os implantes foram xados seguindo a esquemtica da Figura 4.

Para efeito de comparao tomou-se como referncia os valores de torque de escoamento para a anlise dos resultados. Todo material quando submetido a um carregamento externo sofre modicaes na sua microestrutura; essas modicaes podem causar deformaes irreversveis ou em certos casos levar ruptura do material17. At certo nvel de torque aplicado, o material trabalha no regime linear elstico, isto , segue a lei de Hooke e a deformao linear especca proporcional ao esforo aplicado. Acima de um certo valor de torque, os materiais comeam a se deformar plasticamente, ou seja, ocorrem deformaes permanentes. O ponto no qual estas deformaes permanentes comeam a se tornar signicativas chamado de limite de escoamento. Durante a deformao plstica, o torque necessrio para continuar a deformar um metal aumenta at um ponto mximo, chamado de torque mximo. A deformao angular correspondente fratura chamada de ngulo de ruptura. Assim, possvel obter a curva torque-ngulo de rotao (Figura 5), que varia conforme o material analisado12-21.

Figura 5 - Curva tpica de ensaios de torque mximo e ngulo de ruptura21.

44

Innov Implant J, Biomater Esthet, So Paulo, v. 4, n. 2, p. 42-47, maio/ago. 2009

ARTIGOS CIENTFICOS

Soares MAD, Pereira VA, Luiz NE

RESULTADOS
A Tabela 4 apresenta os resultados de torque de escoamento suportado pelos implantes HE, HI e CM nos ensaios de toro.
Tabela 4 - Resultados dos ensaios de toro em implantes torque de escoamento (N.cm). Amostras 1 2 3 4 5 Mdia Desvio padro Hexgono Externo 221,00 241,00 117,00 245,00 213,00 207,40 52,28 Hexgono Interno 286,00 299,00 281,00 300,00 300,00 293,20 9,04 Cone Morse 195,00 202,00 194,00 195,00 197,00 196,60 3,21

DISCUSSO
Os resultados obtidos so relacionados resistncia do conjunto implante/chave de instalao e os seguintes fatores podem interferir nesses valores. RESISTNCIA DO IMPLANTE A resistncia do conjunto implante/chave de instalao pode ser inuenciada pela rea resistente do implante, no seu tero cervical ou pela espessura de parede entre a geometria externa e interna do implante onde aplicado o torque. Essa geometria/espessura tambm no segue uma padronizao e cada fabricante e/ou conexo prottica apresenta uma forma diferente. No caso dos implantes analisados, a geometria se apresenta da seguinte forma: Hexgono externo: dimetro da plataforma com 4,1 mm e espessura mnima de parede onde aplicado o torque de 1,05 mm; Hexgono interno: dimetro da plataforma com 4,5 mm e espessura mnima de parede de 1,00 mm; Cone morse: dimetro da plataforma com 4,5 mm e espessura mnima de parede de 1,25 mm.

Os implantes com conexo hexgono interno (HI) foram os que apresentaram maiores valores de resistncia ao torque mdia 293,20 N.cm. A comparao mltipla de mdias atravs do teste de Tukey11 mostra que a resistncia mdia desse grupo estatisticamente diferente (p = 0,0023) mdia do grupo HE e diferente (p = 0,0010) da mdia do grupo CM. Os implantes com conexo hexgono externo apresentaram valores intermedirios de resistncia ao torque - mdia 207,40 N.cm. A comparao mltipla de mdias atravs do teste de Tukey revela que a mdia de resistncia desse grupo no difere estatisticamente (p = 0,8452) da mdia do grupo CM. A Figura 6 apresenta o grco de mdia e intervalo de conana (95%) dos implantes ensaiados.

REA DE CONTATO ENTRE O HEXGONO DO IMPLANTE E DA CHAVE A resistncia do conjunto implante/chave de instalao tambm pode ser inuenciada pela rea de contato entre o hexgono do implante e da chave de instalao. Quanto maior a rea de contato melhor a dissipao da fora durante o momento de instalao. No caso dos implantes e chaves analisados, a geometria e as dimenses apresentam-se da seguinte forma (Figura 7): Hexgono externo: dimenso do hexgono para torque 2,00 mm, rea de contato entre implante e chave de instalao de 9,66 mm2; Hexgono interno: dimenso do hexgono para torque 2,50 mm, rea de contato entre implante e chave de instalao de 15,12 mm2; Cone morse: dimenso do hexgono para torque 2,00 mm, rea de contato entre implante e chave de instalao de 9,66 mm2.

Figura 6 - Mdia e intervalo de conana (95%).

Figura 7 - rea de contato entre a chave e o implante. Innov Implant J, Biomater Esthet, So Paulo, v. 4, n. 2, p. 42-47, maio/ago. 2009

45

Implantes odontolgicos com diferentes conexes protticas: resistncia mxima ao torque aplicado

CONCLUSO
Nas condies usadas neste estudo os implantes com conexo hexgono interno apresentaram nvel de resistncia ao torque de escoamento estatisticamente diferente quando comparado aos implantes de hexgono externo e cone morse; Nas condies usadas neste estudo o nvel de resistncia ao torque de escoamento dos implantes de hexgono externo e cone morse so semelhantes; Todos os trs modelos de conexes apresentam alta resistncia ao torque de escoamento uma vez que o torque mximo para insero recomendado pelo fabricante de 80 N.cm.

REFERNCIAS
1. Adell R, Lekholm U, Rockler B, Brnemark PI. A 15-year study of osseointegrated implants in treatment of edentulous jaw. Int J Oral Surg. 1981;10(6):387-416. Arvidson K, Bystedt H, Frykholm A, von Konow L, Lothigius E. Five-year prospective follow-up report of the Astra Tech Dental Implant System in the treatment of edentulous mandibles. Clin Oral Implants. 1998;9(4):225-34. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 5601: aos inoxidveis, classicao por composio qumica. Rio de Janeiro: A Associao; 2001. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR ISO 5832-2: implantes para cirurgia, materiais metlicos. Rio de Janeiro: A Associao; 2001. Attard NJ, Zargb GA. Immediate and early implant loading protocols: a literature review of clinical studies. J Prosthet Dent. 2005;94(3):242-58. Bahat O. Brnemark system implants in the posterior maxilla: clinical study of 660 implants followed for 5 to 12 years. Int J Oral Maxillofac Implants. 2000;15(5):646-53. Bondan JL. Anlise comparativa da preciso de adaptao entre componentes UCLA e implante de um mesmo sistema [thesis]. Porto Alegre (RS): Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Odontologia; 2007. Brnemark PI. Protesis tejido: integradas la osseo integracin em la odontologa clnica. Berlin: Quintessence; 1987. Brnemark PI, Zarb GA. Tissue integrated prostheses: osseointegration in clinical dentistry. Chicago: Quintessence; 1985. Buser D, Nydegger T, Hirt HP, Cochran DJ, Nolte LP. Removal torque values of titanium implants in the maxilla of miniature pigs. Int J Oral Maxillofac Implants. 1998;13(5):611-9. Button ST. Metodologia para planejamento experimental e anlise de resultados. Campinas : Universidade Estadual de Campinas; 2005. Callister WD Jr. Cincias de engenharia de materiais: uma introduo. So Paulo: LTC; 2002. Davi LR. Liberdade rotacional em implantes dentrios avaliadas pelos mtodos experimental e analtico [dissertation]. Uberlndia (MG): Universidade Federal de Uberlndia; 2006. Lenharo A, Evangelista NL, Ciuccio RL, Rudek I. Implantes de torque interno TRYON. So Paulo: SIN; 2006 [cited 2009 June]. Available from: http://www.sinimplante.com.br/cientico/tryon. pdf Mllersten L, Lockowandt P, Lindn LA. Comparison of strength and failure mode of seven implant systems: an in vitro test. J Prosthet Dent. 1997;78(6):582-91. Oliveira BRG. Biomecnica dos implantes dentrios de conexo externa, interna e cone morse [monograph]. Braslia (DF): Escola Brasiliense de Odontologia; 2007. Passos L. Apostila de cincia e tecnologia dos materiais. Limeira: Faculdades Integradas Einstein de Limeira; 2006. Soares MAD, Lenharo A, Jacomini Filho A, Ciuccio RL, Evangelista

2.

3.

4.

5.

AGRADECIMENTOS
Os autores agradecem ao CCDM - Centro de Caracterizao e Desenvolvimento de Materiais pelos ensaios mecnicos realizados, ao INEPO - Instituto Nacional de Experimentos e Pesquisas Odontolgicos e SIN - Sistema de Implante por terem fornecido as amostras, as instalaes e equipamentos necessrios realizao deste trabalho.

6.

7.

8. 9.

10.

11.

12. 13.

14.

15.

16.

17. 18.

46

Innov Implant J, Biomater Esthet, So Paulo, v. 4, n. 2, p. 42-47, maio/ago. 2009

ARTIGOS CIENTFICOS

Soares MAD, Pereira VA, Luiz NE

NL. Implante Cone Morse ultra rosqueante de torque interno Parte I: desenvolvimento do produto. Innov Implant J, Biomater Esthet. 2007;2(3):63-9. 19. Suzuki RM. Torque de remoo de implantes lisos e texturizados com e sem estabilidade primria associados ou no ao plasma rico em plaquetas [thesis]. Porto Alegre (RS): Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Odontologia; 2007. 20. Telles D, Coelho AB. Prteses SobreImplantes.com [monograph on the Internet]. Rio de Janeiro: SobreImplantes.com; 2006 [cited 2009 Mar 4]. Available from: http://www.sobreimplantes.com/ materialAcademico.asp#livro 21. Wiedenhoft AG, Griza S, Amorin HJ, Strohaecker T. Anlise de resistncia de parafusos cirrgicos canulados de ao inoxidvel. Anais del 8 Congresso Iberoamericano de Ingeniera mecnica; 2007 Oct 23-25; Crusco, Peru.

Innov Implant J, Biomater Esthet, So Paulo, v. 4, n. 2, p. 42-47, maio/ago. 2009

47

S-ar putea să vă placă și