Sunteți pe pagina 1din 11

O novo ISS:

Lei Complementar n 116/03

1. INTRODUO O objetivo do presente estudo avaliar, apenas na superfcie, os termos da Lei Complementar n 116, de 31 de julho de 2003, que dispe sobre o Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza (que doravante chamaremos de ISS) e seus impactos no plano municipal. No est ao nosso alcance fazer grandes digresses no campo do Direito Tributrio, no entanto, faremos alguns comentrios, artigo por artigo, comparando-os, inclusive, com os dispositivos revogados do conhecido Decreto-Lei 406/68. A Lei Complementar n 116, de 31 de julho de 2003, vigente desde sua publicao em 01/08/2003, trouxe algumas modificaes para o imposto municipal sobre servios de qualquer natureza estabelecido no art. 156, II da CR/88. O 3 do art. 156 do CR/88 ordena que uma lei complementar iria dispor sobre trs questes relevantes que so: (1) a fixao de alquotas mximas e mnimas, (2) a excluso das exportaes de servios da incidncia do imposto e (3) a forma e condies em que isenes, incentivos e benefcios fiscais seriam concedidos. Lamentavelmente a LC 116/03 no cumpre o mandamento constitucional, pois a lei omissa quanto fixao de alquotas mnimas e quanto s formas e condies em que isenes, incentivos e benefcios fiscais seriam concedidos. A imposio de alquotas mnimas e a regulamentao dos benefcios fiscais envolvendo o ISS eram medidas indispensveis ao controle da guerra fiscal que se estabelece, principalmente, nas regies metropolitanas brasileiras, onde grandes bancos, seguradoras e empresas de vigilncia prestam servios na capital e se estabelecem, juridicamente, em cidades satlites, onde a alquota , em alguns casos, at 10 vezes menor. O silncio eloqente do Legislador nos remete a inteno velada de no acabar com a guerra fiscal, pois dela beneficiam-se, certamente, inmeros grandes prestadores de servios, entre eles grandes bancos e empreiteiras. Alm desta omisso lamentvel, a LC 116/03 mostra-se tmida e destinada a no mudar muita coisa no cenrio deste imposto municipal que, alis, o nico imposto do municpio que incide sobre a atividade econmica propriamente dita.

2. DESENVOLVIMENTO Vejamos algumas modificaes:

Art. 1 O Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza, de competncia dos Municpios e do Distrito Fe deral, tem como fato gerador a prestao de servios constantes da lista anexa, ainda que esses no se constituam como atividade preponderante do prestador.

O caput do art. 1 repete o caput do art. 8 do Decreto-Lei 406/68 (1), ora revogado, acrescendo, no entanto, (1) a competncia ao Distrito Federal para instituio e cobrana do ISS em seu territrio e a (2) prescindncia da atividade de servios preponderante para fins de incidncia tributria do ISS. Quanto primeira diferenciao, apenas repete o contido no art. 147 da CR/88. Quanto a segunda diferenciao, salutar na medida que orienta o destinatrio principal da norma, o sujeito passivo, no sentido de que o imposto devido mesmo que este no preste servios regularmente.
1 O imposto incide t ambm sobre o servio proveniente do exterior do Pas ou cuja prestao se tenha iniciado no exterior do Pas.

Segundo o 1 do art. 1, nos casos em que o imposto devido no local da prestao do servio (art. 3, I a XXII) e o estabelecimento do prestador se localiza no exterior, haver a incidncia tributria, sendo que o imposto s ser cobrado, obviamente, nos casos de substituio tributria (art. 6).
2 Ressalvadas as excees expressas na lista anexa, os servios nela mencionados no fica m sujeitos ao Imposto Sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao - ICMS, ainda que sua prestao envolva fornecimento de mercadorias.

O 2 repete a soma dos 1 e 2 do art. 8 do DL 406/68, no entanto, no h mais a meno quanto a tributao das mercadorias fornecidas com servios no constantes da lista, at porque este no assunto afeto legislao especfica do ISS, sendo assunto prprio das normas tributrias do ICMS.
3 O imposto de que trata esta Lei Complementar incide ainda sobre os servios prestados mediante a utilizao de bens e servios pblicos explorados economicamente mediante autorizao, permisso ou concesso, com o pagamento de tari fa, preo ou pedgio pelo usurio final do servio.

A disposio quanto incidncia do imposto nos casos de servios da lista prestados mediante a utilizao de bens pblicos bastante clara, no entanto, a disposio seguinte, referente aos servios pblicos, est mal redigida. Entendemos que o sentido que mesmo que os servios da lista sejam servios pblicos stricto sensu, uma vez prestados indiretamente pelo particular, ser hiptese de incidncia tributria, mediante a condio, ainda, de que os servios sejam explorados economicamente por meio de tarifa ou pedgio.
4 A incidncia servio prestado. do imposto no depende da denominao dada ao

O dispositivo orienta a interpretao da lista de servios admoestando o intrprete de que a identificao de uma atividade como constante da lista se d pela investigao de sua natureza e no pela sua denominao.

Art. 2 O imposto no incide sobre: I - as exportaes de servios para o exterior do Pas;

O inciso I vem em cumprimento ao inciso II do 3 do art. 156 da CR/88, com redao pela EC n 03/93. Como j foi dito acima, dos trs incisos do 3 do art. 156 da CR/88, somente o inciso II foi cumprido na LC 116/03. A ironia que este era o nico dispositivo que dispensava cumprimento formal, pois o simples fato de a Constituio dizer que a lei complementar dever excluir da incidncia do ISS, as exportaes de servios, j impediria, por si s, a cobrana do ISS nestes casos. Ou seja, teria sido mais producente se a prpria EC n 03/93 tivesse excludo a incidncia do ISS nas exportaes de servios, j que a no-incidncia j tem assento constitucional, como se v no art. 150, VI.
II - a prestao de servios em relao de emprego, dos trabalhadores avulsos, dos diretores e membros de conselho consultiv o ou de conselho fiscal de sociedades e fundaes, bem como dos scios -gerentes e dos gerentes-delegados;

O inciso II tem o mesmo contedo axiolgico do pargrafo nico do art. 10 do DL 406/68 (2). No entanto, o critrio de excluso foi modificado: o DL 406/68 exclua o contribuinte que prestasse servios em relaes de emprego e relaes institucionais, do rol dos sujeitos passivos do ISS, enquanto que a LC 116/03 exclui a hiptese do rol de incidncia do imposto.
III - o valor intermediado no mercado de t tulos e valores mobilirios, o valor dos depsitos bancrios, o principal, juros e acrscimos moratrios relativos a operaes de crdito realizadas por instituies financeiras.

Os incisos I e II tratavam das hipteses de no incidncia do ISS, listando duas atividades sobre as quais o imposto no poderia ser cobrado. O inciso III, no entanto, procura impedir que determinados valores relacionados a servios tributados com o ISS sirvam de base de clculo do imposto. s o que se pode deduzir da expresso "o imposto no incide sobre valores...". Os impostos no incidem sobre valores, incidem sobre hipteses fticas tipificadas em lei como bastantes para fazer surgir o foco tributante. Parece ser que algum ficou temeroso de que os valores intermediados nos mercados de ttulos, os valores de depsitos bancrios e os valores das operaes de crditos fossem utilizados como base de clculo, e resolveu inserir a no art. 2 o impedimento para tanto. Se foi este o intento, melhor teria sido inserir a proibio no art. 7, que trata da base de clculo do ISS.
Pargrafo nico. No se enquadram no disposto no inciso I os servios desenvolvidos no Brasil, cujo resultado aqui se verifique, ainda que o pagamento seja feito por residente no exterior.

No fosse este dispositivo e o contribuinte poderia faturar o servio contra uma filial do tomador no exterior, mesmo beneficiando-se aqui do servio prestado, deixando assim de pagar o tributo.
Art. 3 O servio considera -se prestado e o imposto devido no local do estabeleci mento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do

domiclio do prestador, exceto nas hipteses previstas nos incisos I a XXII, quando o imposto ser devido no local: I - do estabelecimento do tomador ou intermedirio do servio ou, na falta de estabelecimento, onde ele estiver domiciliado, na hiptese do 1 do art. 1 desta Lei Complementar; II - da instalao dos andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas, no caso dos servios descritos no subitem 3.05 da lista anexa; III - da execuo da obra, no caso dos servios descritos no subitem 7.02 e 7.19 da lista anexa; IV - da demolio, no caso dos servios descritos no subitem 7.04 da lista anexa; V - das edificaes em geral, estradas, pontes, portos e congneres, no caso dos servios descri tos no subitem 7.05 da lista anexa; VI - da execuo da varrio, coleta, remoo, incinerao, tratamento, reciclagem, separao e destinao final de lixo, rejeitos e outros resduos quaisquer, no caso dos servios descritos no subitem 7.09 da lista anex a; VII - da execuo da limpeza, manuteno e conservao de vias e logradouros pblicos, imveis, chamins, piscinas, parques, jardins e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.10 da lista anexa; VIII - da execuo da decorao e jardinage m, do corte e poda de rvores, no caso dos servios descritos no subitem 7.11 da lista anexa; IX - do controle e tratamento do efluente de qualquer natureza e de agentes fsicos, qumicos e biolgicos, no caso dos servios descritos no subitem 7.12 da lista anexa; X - (VETADO) XI - (VETADO) XII - do florestamento, reflorestamento, semeadura, adubao e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.16 da lista anexa; XIII - da execuo dos servios de escoramento, conteno de encostas e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.17 da lista anexa; XIV - da limpeza e dragagem, no caso dos servios descritos no subitem 7.18 da lista anexa; XV - onde o bem estiver guardado ou estacionado, no caso dos servios descritos no subitem 11.0 1 da lista anexa;

XVI - dos bens ou do domiclio das pessoas vigiados, segurados ou monitorados, no caso dos servios descritos no subitem 11.02 da lista anexa; XVII - do armazenamento, depsito, carga, descarga, arrumao e guarda do bem, no caso dos serv ios descritos no subitem 11.04 da lista anexa; XVIII - da execuo dos servios de diverso, lazer, entretenimento e congneres, no caso dos servios descritos nos subitens do item 12, exceto o 12.13, da lista anexa; XIX - do Municpio onde est sendo executado o transporte, no caso dos servios descritos pelo subitem 16.01 da lista anexa; XX - do estabelecimento do tomador da mo -de-obra ou, na falta de estabelecimento, onde ele estiver domiciliado, no caso dos servios descritos pelo subitem 17.05 da lista anexa; XXI - da feira, exposio, congresso ou congnere a que se referir o planejamento, organizao e administrao, no caso dos servios descritos pelo subitem 17.10 da lista anexa; XXII do porto, aeroporto, ferroporto, terminal rodovirio, ferrovirio ou metrovirio, no caso dos servios descritos pelo item 20 da lista anexa.

O art. 3 acaba com a discusso quanto ao local de prestao do servio e o local onde devido o imposto. Na sistemtica anterior a lei dizia (art. 12) (3) onde se considerava o local da prestao do servio, mas no dizia que no local da prestao do servio o imposto seria devido, dando margem ao argumento de que o imposto no seria devido no local da prestao do servio, mas no local onde foi concretizado o fato gerador , posio polmica defendida por alguns renomados tributaristas e que acabou pacificada no STJ (4). Agora a disposio expressa: o imposto devido no local do estabelecimento prestador do servio, ou, na falta, no domiclio do prestador, com exceo feita aos incisos I a XXII do art. 3, em que o imposto ser devido nos locais l indicados. Segundo o inciso I, os servios provenientes do exterior sero tributados no municpio onde est o estabelecimento do tomador dos servios ou, no havendo, o municpio onde o domiclio do prprio tomador. O imposto ser devido no local da prestao do servio nos casos dos incisos II a XIX, XXI e XXII. No caso de cesso de mo-de-obra do item 17.05 da lista, o servio ser devido no municpio onde se localizar o estabelecimento do tomador da mo-de-obra ou, no havendo, no municpio onde o domiclio do prprio tomador, segundo dico do inciso XX.
1 No caso dos servios a que se refere o subitem 3.04 da lista anexa, considera -se ocorrido o fato gerador e devido o imposto em cada Municpio em cujo territrio haja extenso de ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutos de qualquer natureza, objetos de locao, sublocao, arrendamento, direito de passagem ou permisso de uso, compartilhado ou no. 2 No caso dos servios a que se refere o subitem 22.01 da lista anexa, considera -se ocorrido o fato gerador e devido o imposto em cada Municpio em cujo territrio haja extenso de rodovia explorada.

3 Considera-se ocorrido o fato gerador do imposto no local do estabelecimento prestador nos servios executados em guas martimas, excetuados os servios descritos no subitem 20.01.

Os 1 e 2 tratam de servios cuja prestao ocorre em relao a estradas, dutos, condutos e outros elementos que ultrapassam os limites municipais. Em se tratando do 1, no caso, por exemplo, da locao de uma rede de dutos de uma companhia de telefonia para uma companhia de tev por cabo, rede esta que passe em vrios municpios, considerar-se- ocorrido o fato gerador em todos os municpios em cujos territrios passar a rede de dutos. Como o fato gerador ocorrer, ex lege, em todos os municpios, o sujeito passivo dever recolher o tributo em todos eles, no entanto, no poder ser submetido a bi-tributao. Para se identificar qual a cota-parte de cada sujeito ativo desta relao tributria mltipla mister aplicar o contido no 1 do art. 7. A hiptese do 2 j no to truncada quanto a hiptese do 1, uma vez que para os servios de explorao de rodovia mediante cobrana de preo ou pedgio, ainda est em vigor os 4 a 6 do art. 9 do DL 406/68 (5). Assim, o imposto ser calculado sobre a parcela do preo correspondente proporo direta da parcela da extenso da rodovia explorada, no territrio do Municpio, ou da metade da extenso de ponte que una dois Municpios O 3 prev que o ISS incidente sobre servios prestados em guas martimas ser devido no municpio onde estiver o estabelecimento do prestador. A utilizao da expresso "guas martimas" no nos parece um bom critrio, pois os servios prestados em baas, canais e foz de rios (que sofrem a afluncia das guas do mar) podem ser entendidos como prestados em guas martimas ou no. Isto permitir que municpios estabelecidos fora da zona terrestre da linha costeira venham disputar a instalao do estabelecimento de grandes prestadores de servios de reboque de embarcaes, atracao, desatracao, praticagem, capatazia, armazenagem, movimentao de mercadorias, apoio martimo, armadores, estiva, conferncia, logstica e congneres (Item 20.1), em evidente prejuzo aos municpios litorneos.
Art. 4 Considera -se estabelecimento prestador o local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar servios, de modo permanente ou temporrio, e que configure unida de econmica ou profissional, sendo irrelevantes para caracteriz -lo as denominaes de sede, filial, agncia, posto de atendimento, sucursal, escritrio de representao ou contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas.

Para evitar a prtica to comum at os dias de hoje, de empresas se instalarem juridicamente em "parasos fiscais de ISS" e efetivamente estarem estabelecidas numa grande centro, o art. 4 procurou firmar um critrio para interpretar o que seja "estabelecimento prestador". Segundo o dispositivo, ser estabelecimento prestador aquele em que o contribuinte desenvolve a atividade, independente de que denominao tenha dado ao estabelecimento. Na sistemtica anterior o art. 12 do DL 406/68 (6) definia o local prestador pelo estabelecimento do prestador. Havia, no entanto, controvrsia quanto ao que seria o estabelecimento do prestador. Na nova sistemtica o inverso, ou seja, define o -se estabelecimento do prestador segundo o local onde se desenvolve efetivamente a atividade.

Art. 5 Contribuinte o prestador do servio. Art. 6 Os Municpios e o Distrito Federal, mediante lei, podero atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crdito tributrio a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigao, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo -a a este em carter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigao, inclusive no que se refere multa e aos acrscimos legais. 1 Os responsveis a que se refere este artigo esto obrigados ao recolhimento integral do imposto devido, multa e acrscimos legais, independentemente de ter sido efetuada sua reteno na fonte. 2 Sem prejuzo do disposto no caput e no 1 deste artigo, so responsveis: I - o tomador ou intermedirio de servio proveniente do exterior do Pas ou cuja prestao se tenha iniciado no exterior do Pas; II - a pessoa jurdica, ainda que imune ou isenta, tomadora ou intermediria dos servios descritos nos subitens 3.05, 7.02, 7.04, 7.05, 7.09, 7.10, 7.12, 7.14, 7.15, 7.16, 7.17, 7.19, 11.02, 17.05 e 17.10 da lista anexa.

O caput art. 5 repete o caput art. 10 do DL 406/68. O art. 6 tambm no novo na sistemtica legal do ISS, uma vez que o art. 128 do CTN j permitia a instituio da responsabilidade tributria. A novidade fica por conta da responsabilidade tributria direta instituda no 2. Ali fica instituda a responsabilidade tributria do tomador ou intermedirio nos servios provenientes do exterior e numa srie de servios previamente listados. Caso o municpio queira dispensar, por lei, os servios referidos do instituto da responsabilidade tributria, no poder, o que se constitui num impedimento de duvidosa constitucionalidade.
Art. 7 A base de clculo do imposto o preo do servio.

O caput deste artigo repete o caput do art. 9 do DL 406/68 que, alis, no foi expressamente revogado pela LC 116/03. Os 1 a 3 do art. 9 tratam da possibilidade de diferenciao de alquotas, que podero ser fixas ou variveis, nos casos de servios prestados sob a forma de trabalho pessoal do prprio contribuinte. Tratam, ainda, da possibilidade de tal benefcio ser estendido a sociedades dos profissionais referidos no pargrafo anterior (profissionais liberais). A LC 116/03 poderia ter disciplinado esta que uma das questes mais polmicas envolvendo o ISS. Justamente por ser polmica provvel que alguns pusilnimes parlamentares tenham resolvido passar ao largo e acabaram por manter inclume o art. 9 do DL 406/68. Ocorre que a no revogao expressa do art. 9 no assegura, per si, que o mesmo continue vigente no sistema jurdico. que o 1 do art. 2 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil (Decreto-Lei n 4.657, de 4/09/1942) prev que a lei posterior revoga a anterior quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior. Diz o dispositivo mencionado:
Art. 2. No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue.

1. A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior.

Como se v, a lei posterior ir revogar a anterior em trs hipteses: (1) Quando expressamente o declare: o caso dos dos arts. 8, 10, 11 e 12 do DecretoLei n 406, de 31 de dezembro de 1968; os incisos III, IV, V e VII do art. 3 do DecretoLei n 834, de 8 de setembro de 1969; a Lei Complementar n 22, de 9 de dezembro de 1974; a Lei n 7.192, de 5 de junho de 1984; a Lei Complementar n 56, de 15 de dezembro de 1987; e a Lei Complementar n 100, de 22 de dezembro de 1999, todos citados no art. 10 da LC 116/03. (2) Quando seja com ela incompatvel: no podemos dizer que a LC 116/03 , em algum de seus dispositivos, incompatvel com o disposto no art. 9 do DL 406/68, portanto, no h, a priori, revogao por incompatibilidade. (3) Quando a lei posterior regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior: justamente o caso em tela, pois a LC 116/03 vem Dispor sobre o Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza, de competncia dos Municpios e do Distrito Federal, e dar outras providncias, como anunciado em sua ementa. Analisando o texto d LC a 116/03 vimos que o legislador no pretendeu alterar o ISS de que tratava o DL 406/68, antes, quis trazer baila uma nova lei complementar sobre o tema do ISS. Mais mal do que bem o legislador tratou, na LC 116/03, de fato gerador, no-incidncia, competncia tributria, sujeito passivo e ativo, substituio tributria, base de clculo e alquota, ou seja, o legislador regulou inteiramente a matria relativa ao ISS na LC 116/03, configurando a hiptese descrita na terceira parte do 1 do art. 2 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, e dando ensejo revogao a toda a matria sobre ISS no DL 406/68, sem que se possa alegar a preservao do art. 9 pela falta de sua revogao expressa. evidente que o intento legis foi o de preservar o art. 9 do DL 406/68, no entanto, tambm evidente que o intento dos legisladores, luz do disposto no 1 do art. 2 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, no poder prosperar, por expressa meno de uma norma que faz muito mais do que introduzir o Cdigo Civil, sendo verdadeiro diploma sobre a aplicao da lei ptria no tempo e no espao. Entendemos, portanto, que em relao ao art. 9 do DL 406/68 ocorreu a revogao por atrao, pela LC 116/03, de toda a matria dispondo sobre ISS, na forma do 1 do art. 2 do DL n 4.657/42. Com esta revogao fica extirpada de nosso sistema jurdico a possibilidade de diferenciao de alquotas nos casos de servios prestados sob a forma de trabalho pessoal do prprio contribuinte e a extenso deste benefcio s sociedades de profissionais liberais.
1 Quando os servios descritos pelo subitem 3.04 da lista anexa forem prestados no territrio de mais de um Municpio, a base de clculo ser proporcional, conforme o caso, extenso da ferrovia, rodovia, dutos e condutos de qualquer natureza, cabos de qualquer natureza, ou ao nmero de postes, existentes em cada Municpio.

O 1 do art. 7 complemento obrigatrio do contido no 1 do art. 3. Quanto a este ltimo fazemos remisso ao comentrio daquele outro.
2 No se incluem na base de clculo do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza: I - o valor dos materiais fornecidos pelo prestador dos servios previstos nos itens 7.02 e 7.05 da lista de servios anexa a esta Lei Complementar;

O dispositivo visa excluir da base de clculo os materiais fornecidos na prestao de servios de execuo de obras de construo civil e reformas, conforme alguns acrdos j vinham reconhecendo (7).
Art. 8 As alquotas mximas do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza so as seguintes: I - (VETADO) II - demais servios, 5% (cinco por cento).

A CR/88, no 3, I, do art. 156, obriga que a lei complementar que venha tratar do ISS estabelea a alquota mnima do ISS. O Congresso Nacional ignorou solenemente a advertncia constitucional e, certamente dobrando-se aos lobbys dos grandes prestadores de servios (estabelecidos nas capitais e beneficiados com a guerra fiscal nas regies metropolitanas), resolveu estabelecer apenas as alquotas mximas. A fixao da alquota mnima tem funo de preservar o Errio Pblico Nacional dos maus gestores pblicos que diminuem abusivamente as alquotas do ISS para atrair aqueles que esto localizados nos grandes centros. Esta atitude deixa frgil o fisco dos grandes centros e acaba por produzir vantagens indevidas ao setor de servios, em detrimento da captao de tributos pela Federao como um todo. J a fixao de alquotas mximas tem por objetivo preservar o contribuinte dos abusos quanto ao poder de tributar. Como se v, o Congresso Nacional primou pela defesa do contribuinte do ISS, cujos maiores expoentes so bancos e empreiteiras, e deixou mingua o interesse do Errio Pblico, do qual dependem aqueles que tem na assistncia do Estado o seu nico meio de sobrevivncia. Portanto, a LC 116/03 de forte ndole liberal e marcada pelo descaso com relao ao interesse geral.

3. CONCLUSO O que faz espcie ao operador do direito, quando se debrua sobre a LC 116/03, o descumprimento de comandos preceptivos constitucionais, tanto os de fazer como de deixar de fazer. Que o legislador nacional descumpra os princpios da Constituio na atividade legislativa, at a j estvamos acostumados, ainda que isto seja um mal gravssimo, pior do que descumprir comando constitucional de contedo objetivo. No entanto, ver o Poder Legislativo descumprir disposies categricas e que saltam aos olhos, a realmente de por medo em qualquer cidado. Medo que a Constituio passe a ser mera pea decorativa e que grupos econmicos passem a ditar os rumos do Estado atravs de sua promscua atuao junto a um nmero (majoritrio) de parlamentares.

A LC 116/03 j nasce sem legitimidade. A inclinao de seus termos aos interesses dos grandes grupos prestadores de servios evidente e, neste caso, ou provocada de forma indevida e repugnante ou mera coincidncia, para aqueles que nela acreditam. No o nosso caso.

NOTAS Art. 8 O imposto, de competncia dos Municpios, sobre servios de qualquer natureza, tem como fato gerador a prestao, por empresa ou profissional autnomo, com ou sem estabelecimento fixo, de servio constante da lista anexa.
2 1

Art. 10:

Pargrafo nico. No so contribuintes os que prestem servios em relao de emprego, os trabalhadores avulsos, os diretores e membros de conselhos consultivo ou fiscal de sociedades.
3

Art. 12. Considera-se local da prestao do servio:

a) o do estabelecimento prestador ou, na falta de estabelecimento, o do domiclio do prestador; b) no caso de construo civil, o local onde se efetuar a prestao. c) no caso do servio a que se refere o item 101 da Lista Anexa, o Municpio em cujo territrio haja parcela da estrada explorada. (Alnea acrescentada pela Lei Complementar n 100, de 22.12.1999, DOU 23.12.1999). 116028016 PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTRIO AGRAVO REGIMENTAL RECURSO ESPECIAL ISS FATO GERADOR LOCAL DA PRESTAO DO SERVIO RECURSO ESPECIAL TEMPESTIVO SMULA N 07/STJ INAPLICABILIDADE I A Primeira Seo desta Corte j pacificou o entendimento de que, para fins de incidncia do ISS, importa o local onde foi concretizado o fato gerador, como critrio de fixao de competncia e exigibilidade do crdito tributrio, ainda que se releve o teor do art. 12, alnea "a", do Decreto-Lei n 406/68. II Sendo o acrdo recorrido publicado no dia 30 de junho, tem-se como tempestivo o Recurso Especial interposto no dia 15 de agosto, a teor do artigo 184, 2, do CPC. III Inocorre o bice contido na Smula n 7 desta corte, quando para dirimir o Recurso Especial se dispensa a anlise do fatos contidos nos autos. IV Precedentes. V Agravo regimental improvido. (STJ AGRESP 334188 RJ 1 T. Rel. Min. Francisco Falco DJU 23.06.2003 p. 00245)JCPC.184 JCPC.184.2 4 Na prestao do servio a que se refere o item 101 da Lista Anexa, o imposto calculado sobre a parcela do preo correspondente proporo direta da parcela da extenso da rodovia explorada, no territrio do Municpio, ou da metade da extenso de ponte que una dois Municpios. (Pargrafo acrescentado pela Lei Complementar n 100, de 22.12.1999, DOU 23.12.1999)
5 4

5 A base de clculo apurado nos termos do pargrafo anterior: I - reduzida, nos Municpios onde no haja posto de cobrana de pedgio, para sessenta por cento de seu valor; II - acrescida, nos Municpios onde haja posto de cobrana de pedgio, do complemento necessrio sua integralidade em relao rodovia explorada. (Pargrafo acrescentado pela Lei Complementar n 100, de 22.12.1999, DOU 23.12.1999) 6 Para efeitos do disposto nos 4 e 5, considera-se rodovia explorada o trecho limitado pelos pontos eqidistantes entre cada posto de cobrana de pedgio ou entre o mais prximo deles e o ponto inicial ou terminal da rodovia. (Pargrafo acrescentado pela Lei Complementar n 100, de 22.12.1999, DOU 23.12.1999)
6

Art. 12. Considera-se local da prestao do servio:

a) o do estabelecimento prestador ou, na falta de estabelecimento, o do domiclio do prestador; b) no caso de construo civil, o local onde se efetuar a prestao. c) no caso do servio a que se refere o item 101 da Lista Anexa, o Municpio em cujo territrio haja parcela da estrada explorada. (Alnea acrescentada pela Lei Complementar n 100, de 22.12.1999, DOU 23.12.1999) 11004095 DIREITO FISCAL ISS ISS CONSTRUO CIVIL DEDUO DO VALOR DOS MATRIAS FORNECIDOS PELO PRESTADOR DE SERVIOS Embora a Constituio atribua competncia ao Municpio, para instituir imposto sobre servios, reservou, no entanto, Lei Complementar a definio sobre a base do clculo respectivo. No tendo sido ainda editada tal Lei, prevalece o C.T.N., com as modificaes ditadas por leis, que o alteraram, tendo ele sido recepcionado pela atual Carta Magna. Considerando-se que a base do clculo desse imposto, para tal contribuinte, o preo do servio, dele deduzidos os valores dos materiais fornecidos pelo prestador respectivo e o das sub-empreitadas, no pode lei municipal alterar, ou revogar tal disposio. Sob o argumento de que se cuida de iseno heternoma, incompatvel com o atual sistema constitucional, pois tal se trata, em realidade, de matria relativa base do clculo, que a limitao legal incidncia tributria e cuja competncia legislativa da Unio Federal. Em assim fazendo, violou a Edilidade, direito lquido e certo do contribuinte. Desprovimento do recurso voluntrio e confirmao do julgado, em reexame necessrio. (TACRJ AC 3895/94 (Reg. 33941) 6 C. Rel. Juiz Luiz Odilon Gomes Bandeira J. 02.08.1994) (Ementrio TACRJ 02/95 Ementa 38317)
7

S-ar putea să vă placă și