Sunteți pe pagina 1din 9

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ

PRODUTO: Data:

G.L.P.
03/01/2011 N FISPQ: BR0401 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 1 de 9 todas anteriores

IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA G.L.P. BR0401 PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A. Rua General Canabarro 500 20271-900 - Maracan - Rio de Janeiro (RJ). 0800 78 9001 08000 24 44 33

Nome do produto: Cdigo interno de identificao: Nome da empresa: Endereo: Telefone: Telefone para emergncias:

IDENTIFICAO DE PERIGOS Gs extremamente inflamvel. Contm gs sob presso: pode explodir sob efeito do calor. Pode causar sonolncia e vertigem (efeitos narcticos).

PERIGOS MAIS IMPORTANTES

EFEITOS DO PRODUTO - Efeitos adversos sade humana: Em elevadas concentraes, causa asfixia atravs da reduo da concentrao de oxignio no ar. O contato com o gs liquefeito pode provocar queimaduras pelo frio (frostbite). Contribui para a formao do smog fotoqumico. Gs liquefeito. Gs extremamente inflamvel. Espontaneamente explosivo luz do sol com cloro. Forma mistura explosiva com o ar e agentes oxidantes. A combusto gera fumos anestsicos. Hipxia causada pela asfixia pode resultar em fadiga, deficincia visual e incoordenao motora, capacidade de alterar o julgamento, cianose, perda de conscincia e em casos severos, morte. Contato com o gs liquefeito pode causar queimaduras. A pele pode tornarse branca ou amarelada, com aspecto ceroso. Lquidos inflamveis Categoria 1 Gases sob presso - Liquefeito Toxicidade sistmica ao rgo-alvo aps nica exposio Categoria 3 - Sistema de classificao adotado: Norma ABNT-NBR 14725-Parte 2:2009. Adoo do Sistema Globalmente Harmonizado para a Classificao e Rotulagem de Produtos Qumicos, ONU. - Viso geral das emergncias: GS INFLAMVEL E PERIGOSO PARA A SADE HUMANA.

- Efeitos ambientais: - Perigos fsicos e qumicos: Perigos especficos:

- Principais sintomas:

- Classificao de perigo do produto:

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

G.L.P.
03/01/2011 N FISPQ: BR0401 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 2 de 9 todas anteriores

ELEMENTOS APROPRIADOS DA ROTULAGEM - Pictogramas

- Palavra de advertncia - Frases de perigo:

PERIGO Gs extremamente inflamvel. Contm gs sob presso: pode explodir sob efeito do calor. Pode causar sonolncia e vertigem (efeitos narcticos).

- Frases de precauo:

Mantenha afastado de calor [fascas] [e chama] [no fume]. Armazene em local fresco/baixa temperatura, em local bem ventilado [seco] [afastado de fontes de calor e de ignio]. Quando em uso no [fume] [coma] [ou beba]. No use em local sem ventilao adequada. Evite contato com olhos e pele. Use equipamento de proteo individual apropriado. Em caso de indisposio, consulte um mdico. Use meios de conteno para evitar contaminao ambiental. No permita o contato do produto com corpos dgua.

COMPOSIO E INFORMAO SOBRE OS INGREDIENTES Mistura de hidrocarbonetos. Gs de cozinha, gs liquefeito de petrleo, gs engarrafado.. 68476-85-7

>>>SUBSTNCIA Nome qumico ou comum: Sinnimo: Nmero de Registro CAS:

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

G.L.P.
03/01/2011 N FISPQ: BR0401 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 3 de 9 todas anteriores

Impurezas que contribuam para o perigo:

Ingredientes Propano Butano. Etano e mais leves. Pentano e mais pesados

Concentrao (%) 40 60 (v/v) 40 60 (v/v) Max. 15 (v/v) 0,5 2,0 (v/v)

CAS 74-98-6 106-97-8 (Etano) 74-84-0 (Pentano) 109-66-0

MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS Remover a vtima para local arejado. Se a vtima no estiver Inalao: respirando, aplicar respirao artificial. Se a vtima estiver respirando, mas com dificuldade, administrar oxignio a uma vazo de 10 a 15 litros / minuto. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel. Retirar imediatamente roupas e sapatos contaminados. Lavar a pele Contato com a pele: com gua em abundncia, por pelo menos 20 minutos, preferencialmente sob chuveiro de emergncia. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel.. Lavar os olhos com gua em abundncia, por pelo menos 20 Contato com os olhos: minutos, mantendo as plpebras separadas. Usar de preferncia um lavador de olhos. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel. Ingesto: No se aplica, produto gasoso. Proteo do prestador de socorros e/ou notas para o mdico: 5 Asfixiante simples.

MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO Neblina dgua, p qumico e dixido de carbono (CO2). Jatos dgua. No jogue gua diretamente no ponto de vazamento, pois pode ocorrer congelamento. Pode inflamar-se com o calor, fagulhas ou chamas. Vapores podem deslocar-se at uma fonte de ignio e provocar retrocesso de chamas. Manter-se longe dos tanques. Remover os recipientes da rea de fogo, se isto puder ser feito sem risco. Resfriar com neblina d'gua, os recipientes que estiverem expostos ao fogo, utilizando dispositivo manejado distncia, mesmo aps a extino do fogo. Se possvel, combater a favor do vento. No extinguir o fogo antes de estancar o vazamento. Em caso de fogo intenso em reas de carga, usar mangueiras com suporte manejadas distncia ou canho monitor. Se isso no for possvel, abandonar a rea e deixar queimar. Em ambientes fechados, usar equipamento de resgate com suprimento de ar.

Meios de extino apropriados: Meio de extino no recomendados:

Perigos especficos:

Mtodos especiais de combate:

Proteo de bombeiro/brigadista:

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

G.L.P.
03/01/2011 N FISPQ: BR0401 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 4 de 9 todas anteriores

Perigos especficos da combusto do produto: 6 -

Combusto gera fumos anestsicos.

MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

Precaues pessoais Remoo de fontes de ignio: Produto altamente inflamvel. Remova todas as fontes de ignio. Impea fagulhas ou chamas. No fume. Isole o vazamento de fontes de ignio. Usar botas, roupas e luvas impermeveis, culos de segurana hermticos para produtos qumicos e proteo respiratria adequada. Estancar o escapamento se isto puder ser feito sem risco.

Preveno da inalao e do contato com a pele, mucosas e olhos: Precaues ao meio ambiente: Mtodos para limpeza Procedimentos a serem adotados: Preveno de perigos secundrios:

No se aplica (produto gasoso).

Elimine todas as fontes de ignio do entorno.

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

Medidas tcnicas apropriadas - MANUSEIO Utilizar equipamentos de proteo individual (EPI) para evitar o Preveno da exposio do trabalhador: contato direto com o produto. Precaues e orientaes para manuseio seguro: Medidas de higiene: Manipular respeitando as regras gerais de segurana e higiene industrial. Higienizar roupas e sapatos aps o uso. Mtodos gerais de controle utilizados em Higiene Industrial devem minimizar a exposio ao produto. No comer, beber ou fumar ao manusear produtos qumicos. Separar as roupas de trabalho das roupas comuns.

Medidas tcnicas apropriadas ARMAZENAMENTO Armazenar em esferas pressurizadas ou tanques refrigerados. Em Apropriadas: local bem ventilado, temperatura ambiente, sob presso de 15 kgf/cm2 , distante de fontes de ignio. Inapropriadas: Temperaturas elevadas. Fontes de ignio. Contato com materiais incompatveis. Materiais seguros para embalagens Recomendados: No especificado.

CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

G.L.P.
03/01/2011 N FISPQ: BR0401 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 5 de 9 todas anteriores

Parmetros de controle especficos Limite de exposio ocupacional: Ingredientes G.L.P. Butano. Medida de controle de engenharia: TLV TWA (ACGIH) 1.000 ppm 800 ppm
. .

TLV STEL (ACGIH) NA NA

Manipular o produto em local com boa ventilao natural ou mecnica, de forma a manter a concentrao de vapores inferior ao Limite de Tolerncia.

Equipamento de proteo individual apropriado Nas operaes onde possam ocorrer projees ou respingos, Proteo dos olhos/face: recomenda-se o uso de culos de segurana ou protetor facial. Proteo das mos: Proteo da pele e corpo: Proteo respiratria: Luvas de proteo de PVC. Vestimenta impermevel. Em baixas concentraes, usar respirador com filtro qumico para vapores orgnicos. Em altas concentraes, usar equipamento de respirao autnomo ou conjunto de ar mandado. Manter chuveiros de emergncia e lavador de olhos disponveis nos locais onde haja manipulao do produto.

Precaues especiais:

PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS Gasoso e incolor. Caracterstico. No aplicvel. No disponvel. No disponvel. No disponvel. No disponvel. Inflamvel. (LIE) Butano:1,9% Propano:9,5%
2

Aspecto: Odor: Ph: Ponto de fuso/ponto de congelamento: Ponto de ebulio inicial e faixa de temperatura de ebulio: Ponto de fulgor: Taxa de evaporao: Inflamabilidade: Limite inferior/superior de inflamabilidade ou explosividade: Presso de vapor: Densidade de vapor:

Propano:2,2%

(LSE)

Butano:8,5%

15 kgf/cm (mximo) @37,8 C. Butano: 2,046 e Propano: 1,56.

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

G.L.P.
03/01/2011 N FISPQ: BR0401 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 6 de 9 todas anteriores

Densidade: Solubilidade: Coeficiente de partio noctanol/gua: Temperatura de auto-ignio: Temperatura de decomposio: Viscosidade: Faixa de destilao: Ponto de combusto:

0,5 0,6. Na gua: insolvel. Em solventes orgnicos: bastante solvel. No disponvel. Butano: 405 C e Propano: 466 C . No disponvel. No disponvel. No disponvel. No disponvel.

10

ESTABILIDADE E REATIVIDADE Estvel sob condies usuais de manuseio e armazenamento. Pode reagir com agentes oxidantes. Em combusto libera vapores anestsicos, monxido e dixido de carbono.

Estabilidade qumica: Materiais/substncias incompatveis: Produtos perigosos da decomposio:

INFORMAES TOXICOLGICAS Por inalao pode causar tonteira. Pode causar irritao das vias Toxicidade aguda: areas superiores e dificuldade respiratria. Liquefeito praticamente no prejudicial porque muito voltil e evapora rapidamente, porm pode causar queimadura por baixa temperatura. O contato com o lquido pode causar queimadura por baixa temperatura. Em altas concentraes atua como asfixiante simples por reduzir a Toxicidade crnica: concentrao de oxignio no ar. Efeitos especficos: No aplicvel. 12 INFORMAES ECOLGICAS Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produto No passvel de causar danos vida aqutica. Ecotoxicidade: No passvel de causar danos ao solo. Persistncia e degradabilidade: Potencial bioacumulativo: esperada rpida degradao e baixa persistncia. No esperado potencial de bioacumulao.

11

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

G.L.P.
03/01/2011 N FISPQ: BR0401 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 7 de 9 todas anteriores

13

CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO

Mtodos recomendados para tratamento e disposio aplicados ao O tratamento e a disposio do produto devem ser avaliados tecnicamente, caso a caso. Outros mtodos consultar legislao federal e estadual: Resoluo CONAMA 005/1993, NBR 10.004/2004. Restos de produtos: Manter restos do produto em suas embalagens originais, fechadas e dentro de tambores metlicos, devidamente fechados, de acordo com a legislao aplicvel. O descarte deve ser realizado conforme o estabelecido para o produto, recomendando-se as rotas de processamento em cimenteiras e a incinerao. Produto: Embalagem usada: Nunca reutilize embalagens vazias, pois elas podem conter restos do produto e devem ser mantidas fechadas e encaminhadas para serem destrudas em local apropriado. Neste caso, recomenda-se envio para rotas de recuperao dos tambores ou incinerao.

14

INFORMAES SOBRE TRANSPORTE Decreto n 96.044, de 18 de maio de 1988: Aprova o regulamento para o transporte rodovirio de produtos perigosos e d outras providncias. Agncia Nacional de transportes terrestres (ANTT): Resolues N. 420/04, 701/04, 1644/06, 2657/08, 2975/08 e 3383/10. DPC Diretoria de Portos e Costas ( Transporte em guas brasileiras) Normas de Autoridade Martima (NORMAM) NORMAM 01/DPC: Embarcaes Empregadas na Navegao em Mar Aberto. NORMAM 02/DPC: Embarcaes Empregadas na Navegao Interior. IMO International Maritime Organization ( Organizao Martima Internacional) International Maritime Dangerous Goods Code (IMDG Code) Incorporating Amendment 34-08;2008 Edition. DAC -Departamento de Aviao Civil: IAC 153-1001. Instruo de Aviao Civil Normas para o transporte de artigos perigosos em aeronaves civis. IATA International Air Transport Association ( Associao Nacional de Transporte Areo) Dangerous Goods Regulation (DGR) - 51 1075 GS LIQUEFEITO DE PETRLEO 2.1

Regulamentaes nacionais e internacionais Terrestre:

Hidrovirio:

Areo:

Nmero ONU: Nome apropriado para embarque: Classe e subclasse de risco principal e subsidirio:

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

G.L.P.
03/01/2011 N FISPQ: BR0401 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 8 de 9 todas anteriores

Nmero de risco: Grupo de embalagem:

23 -

15

REGULAMENTAES

Regulamentaes: Regulamentaes: Decreto Federal n 2.657, de 3 de julho de 1998 Norma ABNT-NBR 14725-4:2009 16 OUTRAS INFORMAES

Informaes importantes: Esta FISPQ foi elaborada baseada nos conhecimentos atuais do produto qumico e fornece informaes quanto proteo, segurana, sade e ao meio ambiente. Adverte-se que o manuseio de qualquer substncia qumica requer o conhecimento prvio de seus perigos pelo usurio. Cabe empresa usuria do produto promover o treinamento de seus empregados e contratados quanto aos possveis riscos advindos do produto. Siglas: ACGIH - American Conference of Governmental Industrial Hygienists CAS - Chemical Abstracts Service DL50 - Dose letal 50% STEL Short Term Exposure Level TLV - Threshold Limit Value TWA - Time Weighted Average Bibliografia: ECB] EUROPEAN CHEMICALS BUREAU. Diretiva 67/548/EEC (substncias) e Diretiva 1999/45/EC (preparaes). Disponvel em: http://ecb.jrc.it/. Acesso em: outubro de 2010. [EPI-USEPA] ESTIMATION PROGRAMS INTERFACE Suite - United States Environmental Protection Agency. Software. [HSDB] HAZARDOUS SUBSTANCES DATA BANK. Disponvel em: http://toxnet.nlm.nih.gov/cgibin/sis/htmlgen?HSDB. Acesso em: outubro de 2010. [IARC] INTERNATIONAL AGENCY FOR RESEARCH ON CANCER. Disponvel em: http://monographs.iarc.fr/ENG/Classification/index.php. Acesso em: outubro de 2010. [IPCS] INTERNATIONAL PROGRAMME ON CHEMICAL SAFETY INCHEM. Disponvel em: http://www.inchem.org/. Acesso em: outubro de 2010. [IPIECA] INTERNATIONAL PETROLEUM INDUSTRY ENVIRONMENTAL CONSERVATION ASSOCIATION. Guidance on the application of Globally Harmonized System (GHS) criteria to petroleum substances. th Version 1. June 17 2010. Disponvel em: http://www.ipieca.org/system/files/publications/ghs_guidance_17_june_2010.pdf. Acesso em: outubro de 2010. [IUCLID] INTERNATIONAL UNIFORM CHEMICAL INFORMATION DATABASE. [s.l.]: European chemical Bureau. Disponvel em: http://ecb.jrc.ec.europa.eu. Access in: outubro de 2010. [NIOSH] NATIONAL INSTITUTE OF OCCUPATIONAL AND SAFETY. International Chemical Safety Cards. Disponvel em: http://www.cdc.gov/niosh/. Acesso em: outubro de 2010. [NITE-GHS JAPAN] NATIONAL INSTITUTE OF TECHNOLOGY AND EVALUATION. Disponvel em: http://www.safe.nite.go.jp/english/ghs_index.html. Acesso em: outubro de 2010. [PETROLEUM HPV] PETROLEUM HIGH PRODUCTION VOLUME. Disponvel em: http://www.petroleumhpv.org/pages/petroleumsubstances.html. Acesso em: outubro de 2010.

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

G.L.P.
03/01/2011 N FISPQ: BR0401 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 9 de 9 todas anteriores

[REACH] REGISTRATION, EVALUATION, AUTHORIZATION AND RESTRICTION OF CHEMICALS. Commission Regulation (EC) No 1272/2008 of 16 December 2008 amending and repealing Directives 67/548/EEC and 1999/45/EC, and amending Regulation (EC) No 1907/2006 of the European Parliament and of the Council on the Registration, Evaluation, Authorization and Restriction of Chemicals. [SIRETOX/INTERTOX] SISTEMA DE INFORMAES SOBRE RISCOS DE EXPOSIO QUMICA. Disponvel em: http://www.intertox.com.br. Acesso em: outubro de 2010. [TOXNET] TOXICOLOGY DATA NETWORKING. ChemIDplus Lite. Disponvel em: http://chem.sis.nlm.nih.gov/. Acesso em: outubro de 2010.

S-ar putea să vă placă și