Sunteți pe pagina 1din 3

A Felicidade, Desesperadamente (Andr Comte-Sponville) O livro a transcrio de uma conferncia-debate apresentada por Andr Comte-Sponville em 1999.

. Segundo o autor, a felicidade interessa a todo mundo, pois cada homem a procura, principalmente os filsofos, que desde o surgimento da filosofia a tinham como objeto de reflexo. Contudo, os filsofos da segunda metade do sculo XX deixaram de consider-la um problema filosfico. Andr Comte-Sponville resgata a felicidade determinandona como meta da filosofia e a ?verdade? como a norma da filosofia. Isso porque apesar de buscar a felicidade, o verdadeiro filsofo opta por uma tristeza real a uma felicidade ilusria. O autor diz que a sabedoria necessria por dois motivos: porque somos infelizes e porque somos mortais. Quando temos tudo para ser feliz e no somos, porque nos falta sabedoria. E sabedoria saber viver, aprender a viver. Sponville cita o desejo, conceituado por Plato como ?aquilo que nos falta?. E ser feliz ter aquilo que desejamos. Mas no momento que temos o que desejamos, o desejo acaba, pois aquilo j no nos falta mais. Ento procuramos por outros objetos de desejo. ?Na medida que o desejo falta, a felicidade perdida?. Segundo George Bernard Shaw, ?h duas catstrofes na existncia: a primeira quando nossos desejos no so satisfeitos; a segunda quando so?. O autor chama de ?armadilhas da esperana?, porque quando esperamos a felicidade e ela no

satisfeita, sofremos e nos frustramos. Quando satisfeita, nos entediamos e nos frustramos tambm. Para escapar deste ciclo o Sponville sugere trs estratgias: se divertir para esquecer, alimentar novas esperanas (fuga pra frente) e depositar esperanas em outra vida (salto religioso). Apesar da ?sugesto?, acha as alternativas insuficientes. Entretanto, Plato, Pascal, Schopenhauer e Sartre, ao falarem dessa ?felicidade esperada?, se esqueceram ou subestimaram o prazer e a alegria. Prazer e alegria existem quando desejamos o que fazemos, o que , o que no falta, Sponville define isso como felicidade em ato. Alm disso, para ele, Plato, Pascal, Schopenhauer e Sartre esqueceram tambm de separar o desejo da esperana. Para ele possvel desejar o que no falta, mas no possvel esperar o que no falta. Diferencia a esperana em trs tipos: a platnica, relativa falta, onde esperar desejar sem gozar; a que se refere ignorncia a partir do desejo, onde esperar desejar sem saber, afinal, nunca esperamos o que sabemos; e aquela que um desejo cuja satisfao no depende de ns, onde esperar desejar sem poder. Para desejar o gozando, temos o prazer. Para desejar sabendo, temos o conhecimento. Para desejar podendo, temos a ao. A esperana um desejo que no depende de ns, enquanto a vontade um desejo que depende de ns. No h esperana sem temor, nem temor sem esperana. O contrrio de esperar saber, poder e gozar. ?S esperamos o que no ; s gostamos do que ?.

O autor prope uma felicidade desesperadamente. Mas que no seja o desespero do suicida, mas simplesmente uma felicidade sem esperar. Para Spinoza o sbio no tem temor, logo, no tem esperana. O autor recusa o amor conceituado por Plato como ?desejo do que falta?, para dar suporte definio spinozana, que trata o amor por potncia, alegria. Sugere que as pessoas no amputem suas esperanas, mas que aprendam a pensar, querer mais e amar melhor. A felicidade no absoluta, mas um processo.

S-ar putea să vă placă și