Sunteți pe pagina 1din 7

Queimadores Industriais

Definio: Queimador o equipamento encarregado de processar a queima de um combustvel (gs ; liquido, slido) numa fornalha ou cmara de combusto. As principais funes de um queimador so; promover uma boa mistura ar combustvel de tal forma que a chama seja estvel e bem conformada. dosar o combustvel e o ar em propores que estejam dentro dos limites de flamabilidade para ignio e uma queima estvel. garantir que no haver retorno de chama nem descolamento. Permitir que o combustvel e o oxidante fiquem em contato o tempo suficiente para ocorrer e completar a reao de combusto. Na escolha ou projeto de um queimador alguns dos itens importantes so; Boa razo de reduo de queima: representa uma medida da flexibilidade de variao de cargas do queimador. definido como sendo a razo entre a liberao mxima de calor e a liberao mnima de calor. Um valor comum para queimador de leo 3/1, o que significa que o queimador capaz de operar no mximo com at 3 vezes a sua capacidade mnima de liberao de calor. Facilidade de operao Nvel de rudo baixo Emisso de SOX e NOX reduzidas. Emisso de particulados reduzida Baixa necessidade de manuteno.

Queimadores de gases Tipos de Chama: As chamas de gs, em processo de combusto contnua, so obtidas atravs da descarga contnua dos reagentes pelo bocal ou bocais do queimador; basicamente, estas chamas so classificadas em chamas de difuso ou chamas pr-misturadas, que por sua vez, dependendo da velocidade do escoamento podem ser laminares ou turbulentas. Chamas de difuso so obtidas ao se realizar descargas de gs combustvel e do comburente (ar ou oxignio) separadamente na regio onde ocorre a combusto.

Se as velocidades do gs e do comburente forem baixas (baixo nmero de Reynolds) a mistura entre o gs, o comburente e os produtos da combusto ser basicamente por difuso, estabelecendo-se portanto uma chama de difuso laminar. Exemplos; chamas de isqueiro, vela, lampio, fsforo, etc. Entretanto se pelo menos uma das velocidades for alta, elevado nmero de Reynolds, a mistura entre o gs, o comburente e os produtos da combusto ocorrer devido ao transporte macroscpico de massa caracterizando um escoamento turbulento, formando ento uma chama de difuso turbulenta; exemplos desta chama so os flares.

Chamas pr-misturadas so obtidas em queimadores que promovem a mistura dos reagentes, com teor de combustvel dentro dos limites de flamabilidade; antes da descarga pelo bocal. Dependendo da velocidade de escoamento da mistura, a chama poder ser laminar ou turbulenta. Os reagentes escoam atravs de bocais, tanto nas chamas de difuso como nas chamas pre-misturadas e para se obter uma chama estacionria necessrio que, a velocidade da mistura, onde ocorre a ignio, tenha o mesmo valor da velocidade de propagao da chama. A propagao da chama depende da natureza da mistura obtida no escoamento e das condies de contorno, paredes do queimador e da cmara de combusto. Devido influncia do escoamento na estabilizao, dimenso e formato da chama, conveniente introduzir alguns conceitos de aerodinmica do escoamento de jatos de gs com e sem rotao swirl, e a perturbao do jato na presena de obstculos. Jatos: O escoamento de um fluido (gs ejetor) descarregado por um bocal num meio gasoso denominado de jato. O gs ejetor arrasta os gases da vizinhana (gs arrastado) para o interior do jato e se expande geralmente em forma de cone como ilustrado na figura abaixo. importante observar que o jato composto pela mistura do gs ejetor com o gs arrastado. Nos queimadores, tanto o gs combustvel como o comburente podem ser o gs ejetor, formando um jato com mistura reagente.
Jato Livre

O jato pode ser dividido em vrias zonas; A primeira zona caracterizada pela existncia de duas regies, uma contendo somente o gs ejetor, descarregado pelo bocal, e na outra j h a formao da mistura dos gases. A segunda zona a da transio do formato dos perfis da concentrao e da velocidade,

A terceira zona denominada de jato estabelecido. Nesta os formatos dos perfis da concentrao e da velocidade so semelhantes para qualquer seo transversal do jato. Os jatos podem ser livres ou confinadas; Os jatos livres no so influenciados pela parede e h gases na vizinhana em abundncia em qualquer zona para se incorporar ao jato. Os jatos confinados so influenciados pelas paredes, e podem propiciar recirculao dos gases do jato quanto h insuficincia de gases da vizinhana a serem arrastados. O formato do jato depende da geometria do bocal. So apresentados a seguir trs tipos de jatos que so os mais utilizados: 1. jato livre com descarga por um bocal singular e rea simples, por exemplo circular. 2. jato livre com descarga por um bocal cuja rea de descarga anular, 3. jato livre com descarga de dois fluidos, por exemplo um escoamento anular concntrico com uma descarga circular,

Jato em bocal anular

Jato de dois fluidos em bocais concntricos

Jatos com rotao Um jato poder ter trs componentes de velocidade, u, v e w, respectivamente nas direes axial (u), radial (v) e tangencial (w). Se houver componente tangencial de velocidade se diz que o jato possui um ndice de rotao (S) definido como a relao entre a componente axial do momento da quantidade de movimento tangencial ( I ) e a quantidade de movimento axial ( I x ) multiplicado por uma dimenso caracterstica no bocal de descarga.

S=

I I x ro

A figura ao lado mostra um queimador que promove um jato com rotao swirl.

O jato ejetor com rotao tambm arrasta os gases da vizinhana para o interior do jato, promovendo a mistura dos gases. Um jato com elevado ndice de rotao reduz consideravelmente a extenso das zonas potencial e de transio. A figura a seguir mostra esquematicamente a comparao do desenvolvimento do escoamento de um jato com e sem rotao.

Jato confinado sem rotao

Jato confinado com rotao

Exemplos de dispositivos para obteno de escoamento com rotao;

Tipos de queimadores: Os queimadores de gases combustveis podem ser divididos em aspirantes (de prmistura) e de queima direta Nos queimadores de queima direta o gs injetado puro, diretamente na zona de combusto, atravs de bicos com furos de pequeno dimetro. Estes queimadores normalmente apresentam baixo rudo, chamas longas e elevada reduo de queima Queimadores aspirantes: nos queimadores aspirantes a maior parte do ar de combusto aspirado pela expanso do gs combustvel num venturi, onde se misturam o ar e o gs combustvel. Assim o ar primrio apenas funo da vazo de gs combustvel. Mistura no bocal do queimador: Este sistema apresenta uma faixa ampla de operao, com possibilidade de reduo da potncia at 1:20; pode aquecer fornos a temperatura de at 1500oC. utilizado em qualquer aplicao industrial, assim como; fornos de tratamento trmico, fornos de aquecimento para forja e caldeiras. Em geral estes queimadores so instalados com pedra refratria para estabilizar a chama No apresentam risco de retorno de chama Requerem presses em torno de: para o gs 250 - 1500 Pa para o ar 1250 - 2000 Pa

Mistura parcial do comburente Este sistema promove a mistura parcial do combustvel e ar primrio, dentro dos limites de flamabilidade, com < 0,6, obtida atravs do ejetor, e a mistura encaminhada ao bocal ou bocais do queimador. A velocidade usual de descarga da mistura pelo bocal da ordem de 0,25 a 6 m/s. Os queimadores com bocal nico, normalmente possuem estabilizador de chama, cujo princpio o da recirculao de gases quentes, obtidos com a instalao de obstculos, tipo grelha, na sada do bocal.

descarga de um jato com mistura rica, < 0,6, necessrio uma quantidade considervel de ar secundrio, restringindo a sua utilizao para os casos em que o excesso de ar no indesejvel; e a sua temperatura de operao inferior a 900oC. Apresenta limitao de utilizao em cmaras pressurizadas, podendo ocorrer retorno de chama, em operaes inadequadas.

A ilustra um queimador, mostrando o ejetor, a regio da mistura e a cabea do queimador com diversos bocais de descarga; alm disso esquematizada a cabea de um queimador de bocal nico, com estabilizador de chama.

Mistura completa: (mistura prximo da estequimtrica) Este sistema utilizado em processos em que se requer controle da atmosfera, e a sua temperatura de operao com ar pode chegar a 1600oC. Normalmente utilizado em trabalhos de acabamento em artigos de vidro, cuja operao denominada requeima e que necessita de temperaturas elevadas e aquecimento localizado em certas regies da pea processada. A figura mostra um esquema, em que o ar utilizado como ejetor, arrastando o gs combustvel.

Mistura completa usando misturador mecnico: (mistura prximo da estequimtrica) Este sistema anlogo ao sistema anterior e indicado para ser usado em cmara pressurizada. O sistema pode suprir vrios queimadores; e necessria a instalao de sistema de segurana, constitudo de vlvula de reteno e vlvula corta chama.

S-ar putea să vă placă și