Sunteți pe pagina 1din 16

ANLISE ESPACIAL DA OCORRNCIA DE MALRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO - BRASIL. Dirlene Ada Bacani SEDUC/MT, Estudante de Mestrado- Depto.

. Geografia ICHS - UFMT - BRASIL Peter Zeilhofer Prof. Programa de Ps-graduao em Geografia ICHS UFMT BRASIL Emerson Soares dos Santos Doutorando em Geografia Fsica- FFLCH/USP No Brasil, a regio da Amaznia Legal registra elevado nmero de casos de Malria, onde se insere o Estado de Mato Grosso. O presente estudo visa, com o auxlio de tcnicas de geoprocessamento, espacializar os dados de Malria em mapas temticos, descrevendo o nmero de casos por espcies de protozorios e utilizar variveis ambientais e socioeconmicas que possam explicar a ocorrncia da doena em determinadas reas do estado de Mato Grosso. Foram utilizados registros de casos ocorridos no ano de 2001, obtidos da SIVEPMalria. Atravs dos ndices de Moran Global e Local foi avaliada a estrutura espacial dos casos da malria. Foram registradas duas reas com correlao espacial positiva (p<0.05). Foi construda uma tabela de dados socioeconmicos e ambientais para anlises exploratrias, agregados por municpio. Atravs de Regresso Logstica (RL), trs variveis foram consideradas significativas; taxa de desmatamento, freqncia escolar e precipitao mdia anual. Em seguida, os coeficientes da RL resultantes foram aplicados para sobreposio dos planos de informao das variveis identificadas significativas, gerando uma representao do risco de ocorrncia de malria nos municpios no estado. Palavras-chave: malria, Mato grosso, anlise espacial. Eixo temtico: Cincia de Informao Geogrfica INTRODUO No ano 2000, foram notificados 1,14 milhes de casos de malria no Continente Americano, dos quais 53,6% foram registrados no Brasil. Entretanto, 99% dos casos so registrados na regio amaznica (LADISLAU,

2006), onde se insere o Estado de Mato Grosso. So mltiplos os fatores que influenciam a dinmica das doenas transmissveis como a malria na Amaznia, dentre eles podemos destacar: os fatores ambientais; os sciodemogrficos; os biolgicos e dos mdico - sociais; efetividade dos sistemas locais de sade e dos programas especficos de controle de doenas, etc. (PAHO, 2003 e SVS 2005). A partir da dcada de 1970, o Estado de Mato Grosso sofreu um intenso e rpido processo de ocupao advindo de projetos de colonizao pblicos e privado que ocasionaram uma forte presso sobre o meio ambiente. Essa colonizao originou assentamentos irregulares e desordenados, sendo que reas de floresta tropical foram ocupadas densamente; circunstncias que contriburam para uma elevao na densidade de mosquitos transmissores da malria, que aliada a outros fatores (precrias condies de moradia, condies de vida em geral), ocasionaram graves problemas de sade pblica (FERREIRA & LUZ, 2003). Devido alta incidncia e aos efeitos debilitantes para as pessoas acometidas, a malria se constitui com um importante potencial de influenciar o prprio desenvolvimento de uma regio. Dessa maneira se faz importante a anlise das variveis ambientais sobre as reas de incidncia e as condies sociais e antrpicas que poderiam favorecer a proliferao do vetor e a exposio de grande quantidade de pessoas doena. As ferramentas de geotecnologias tem sido atualmente muito utilizadas para analisar conjuntamente a dinmica espao-temporal de diversas doenas. Os mtodos de anlise espacial so particularmente teis para a criao ou delimitao de reas homogneas, definio de critrios de monitoramento e avaliao para uma determinada interveno, estabelecimento de prioridades para planejamento e alocao de recursos. (CRUZ, 1996). Neste contexto, este trabalho buscou espacializar dados de malria em mapas temticos, descrevendo o nmero de casos por espcies de protozorios, analisar a sua autocorrelao no estado de Mato Grosso e desenvolver um modelo de regresso logstica para anlise das relaes entre a doena e fatores socioambientais e o desenvolvimento de um mapeamento de risco, aplicando tcnicas de geoprocessamento.

MATERIAIS E MTODOS rea de Estudo O local do estudo o Estado de Mato Grosso, situado a oeste da regio Centro-Oeste, a maior parte de seu territrio ocupada pela Amaznia Legal sendo o extremo sul do Estado pertencente ao Centro-Sul do pas. Ocupa uma rea de 906.806,9 km2 e sua capital a cidade de Cuiab (figura 1). O Estado est dividido em 141 municpios, distribudos em 5 mesorregies, subdivididas num total de 22 microrregies. A populao de 2.803.274 habitantes (IBGE 2006), com densidade populacional de 2,6 hab./km2. O analfabetismo no Estado de 10,1%, a mortalidade infantil 21,6%, a expectativa de vida de 72,6 anos (IBGE/2005). O IDH do estado de 0,773 (PNUD/2000).

Figura 1 - rea em Estudo: Estado de Mato Grosso por Meso e Microrregies.

Coleta de Dados Os dados sobre os nmeros de casos de malria foram agrupados a nvel estadual e municipal. Os mesmos foram adquiridos no Sistema de Informao e Vigilncia Epidemiolgica (SIVEP), que um banco de dados informatizado administrado pela Secretaria de Vigilncia em Sade (SVS) do Ministrio da

Sade. Dados censitrios e as estimativas populacionais foram obtidos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Dados socioeconmicos foram buscados no IBGE (2000). Os tipos de Biomas, Vegetao e evoluo do desmatamento foram extrados de mapas temticos disponibilizados pelo IBGE (2000) e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMAMT), disponveis em formato digital na escala de 1:250.000, desde 1992. A integrao (edio, agregao espacial etc.) e anlise dos dados espaciais (interpolao de dados de precipitao, anlise do modelo numrico de terreno etc.) foram efetuadas a partir do software ArcGIS 9.3 (ESRI, Redlands). O pr-processamento e classificao supervisionada de imagens de satlite MODIS (3.2.2) foram efetuadas a partir de software SPRING, 5.0 (Inpe 2009). Anlise espacial O principal nvel de agregao espacial foram os limites dos atuais 141 municpios de Mato Grosso. Os dados foram agregados por municpios e consolidados em uma tabela sinttica, relacionada com uma camada espacial dos limites administrativos (municpios), a partir da foi possvel analisar todas as variveis exploratrias e relacion-las com ocorrncia de casos da doena. Os mapas temticos ilustraram a distribuio da densidade de casos de malria, por municpio, em todo o Estado, bem como os indicadores ambientais e socioeconmicos considerados significativos. Autocorrelao espacial Para o estudo do padro espacial, foram utilizados os ndices de Moran global e local (LISA), conforme metodologia proposta por Atanaka-Santos (2006). O ndice global que fornece uma medida geral da associao espacial existente no conjunto de dados mede o grau de correlao espacial entre os pares de vizinhana, ponderado pela proximidade geogrfica. Regresso Logstica Utilizando-se do software SPSS 10.0, realizaram-se regresses logsticas mltiplas para verificar a influncia dos fatores scio-ambientais no nmero de casos de malria no territrio mato-grossense.

Inicialmente, para avaliar a variao da probabilidade de ocorrer a doena, foi realizada regresso logstica com doze variveis explanatrias pelo mtodo backward conditional. Para clculo da Regresso Logstica, os valores dos casos de malria foram recodificados para o sistema binrio atribuindo valores de corte (cut values) para IPA maiores que 0,5.

Mapeamento de risco de ocorrncia de malria Aps realizadas as regresses e obtidos os coeficientes das variveis significativas foi executado o modelo descrito abaixo para o cruzamento dos mapas. Esta operao de cruzamento de mapas foi realizada no software ArcGis 9.3 utilizando a ferramenta Map Algebra. P = 1/[ 1 + exp.(a + b.x1+ c.x2 +
d.x3 ...)Com: x = fator explanatrio a = coeficiente b, c , d ... = coeficiente de cada varivel explanatria
. 1,

x x2, x3..= variveis explanatrias

P = probabilidade

RESULTADOS

Colniza(1), Rondolndia(2), Aripuan(3), Gacha do Norte(5), e Nova Ubirat(4) so os municpios que apresentaram maior IPA em 2001 - Figura 2.

1 2 3

Figura 2 ndice parasitrio anual para 2001 Nm casos por 1000 hab.

O municpio de Colniza registrou 106,4 casos por 1000 habitantes, um ndice relativo a mais de 10% da populao. O segundo municpio a apresentar maiores nmeros de casos foi Nova Ubirat, com IPA de 84,3 seguido por Rondolndia com IPA de 58 e Gacha do Norte com 52,9 casos por 1000 habitantes. Pode-se perceber que todos os municpios com elevado risco de transmisso - de acordo com a metodologia de anlise do Programa Nacional de Controle da Malria, isto IPA igual ou acima de 50 casos por 1000 habitantes se encontram na Mesorregio Homognea do Norte Matogrossense. Os municpios que apresentaram maiores nmeros de casos de Malria, transmitidos pelo Plasmodium Vivax, foram Figura 3. Colniza(930), Sinop (802), Aripuan (664) e Nova Ubirat (542), respectivamente, nmeros 1, 6, 3 e 4 na

1 3 6 4

Figura 3: Nmero de casos por Plasmodium vivax

Os municpios que apresentaram maiores nmeros de casos de Malria, transmitidos pelo Plasmodium Falciparum esto localizados tambm na Mesorregio do Norte mato-grossense. So eles: Colniza (329) e Comodoro (257), respectivamente, nmeros 1 e 7 na (Figura 4).

Figura 4: Nmero de casos por Plasmodium falciparum

MORAN LOCAL O ndice de Moran local mostra a possvel correlao espacial entre os municpios vizinhos e os agrupamentos espaciais da doena no estado - Figura 5. Percebem-se dois focos de regies que apresentam correlao, ambas na mesorregio homognea do Norte mato-grossense. Mais especificamente nas microrregies de Aripuan abrangendo a microrregio de Alta Floresta; e o segundo foco, a microrregio de Paranatinga abrangendo uma parte da microrregio do Alto Teles Pires e a microrregio de Sinop.

Figura 5 - ndice local de Moran do IPA em 2001. Regies com desvio padro positivo alto indicam alta correlao positiva entre municpios vizinhos.

No foco a noroeste do estado, os municpios que apresentaram correlao espacial foram: Colniza, Aripuan, Juna, Rondolndia, Juruena, Nova Bandeirantes e Apiacs. No segundo foco, no mdio norte matogrossense, apresentaram correlao os municpios de: Gacha do Norte, Paranatinga, Nova Ubirat, Feliz Natal, Santa Carmen, Unio do Sul, Cludia, Vera e Sinop.

Variveis significativas no modelo da RL

Figura 06 ndices de freqncia escolar e precipitao

A figura (06) mostra os padres espaciais da taxa de freqncia escolar no estado de MT em 2000. Nota-se que as maiores taxas de freqncia escolar esto concentradas na regio sul do estado. Os municpios que apresentaram maior IPA - (figura 02), apresentaram tambm, baixo ndice de freqncia escolar.

Figura 07 ndices de desmatamento

As regies que apresentaram maior ndice de precipitao pluviomtrica esto localizadas na regio Norte e Noroeste. Os municpios da parte Sul apresentaram baixo ndice. Este resultado de uma influncia significativa positiva da precipitao no IPA corresponde com resultados obtidos por Lacaz et al. (1972) que salientam que as condies mesolgicas tm grande importncia na epidemiologia da malria e que a umidade relativa e a pluviosidade tm grande influncia na sobrevivncia dos plasmdios. A figura (10) mostra os padres espaciais da taxa de freqncia escolar no estado de MT em 2000. Nota-se que as maiores taxas de freqncia escolar esto concentradas na regio sul do estado. Os municpios que apresentaram maior IPA - (figura 06), apresentaram tambm, baixo ndice de freqncia escolar.

Regresso Logstica para anlise de risco de ocorrncia de casos de malria. Para desenvolver o modelo de RL foram testadas as variveis exploratrias: Desmatamento, Altitude, Precipitao Pluviomtrica, ndice de Desenvolvimento Humano, Renda Per Capta, Expectativa de Vida ao Nascer, ndice de Alfabetizao de adultos, Taxa Bruta de Freqncia Escolar, ndice de Educao e Produto Interno Bruto. O modelo de RL resultante para a amostra em estudo inclui trs variveis independentes consideradas estatisticamente significativas (tabela 2), refletindo informaes relativas s caractersticas scio-ambientais que esto associadas a uma maior ou menor probabilidade de risco de ocorrncia de casos de malria, sendo elas: Taxa de Freqncia Escolar (p=0,052) (Figura 6), ndice de Precipitao pluviomtrica (p=0.002) (Figura 6) e Taxa de desmatamento (p=0.002) (Figura 7). O ndice de Freqncia escolar apresentou-se como constante negativa (Tabela 02), ou seja, to menor a freqncia escolar, maior a possibilidade de ocorrncia de malria. A varivel de desmatamento apresentou-se tambm

negativa, mostrando que quanto menor rea desmatada, maior a chance de risco de ocorrncia da doena. O ndice de precipitao apresentou-se positivo, ou seja, to maior a Precipitao Pluviomtrica, maior a possibilidade de ocorrncia de malria.

Tabela - 01 Coeficientes (B) da regresso logstica mltipla (Backward Conditional), utilizados para modelao espacial da probabilidade (logit) de ocorrncia de casos de malria.

B Desmatamento** -,057 Precipitao** Freq. Escolar* ,003 -5,495

S.E. ,018 ,001 2,832

Wald 9,676 9,306 3,764

df 1 1 1

Sig. 0,002 0,002 0,052

Exp(B) 0,945 1,003 0,004

* varivel significativa
* varivel significativa ** varivel altamente significativa B = estimativas dos parmetros das equaes; SE = erro padro; Wald = Estatstica de Wald; df = graus de liberdade; Sig = significncia da estatstica de Wald; Exp(B): ODDS

O clculo da regresso logstica mltipla resulta em uma classificao correta do conjunto de dados de 82,4%. (Tabela 02), indicando um desempenho satisfatrio do modelo. Observa-se porm acertos relativamente baixos na previso dos casos positivos (64,9%).

Tabela 02 - Matriz de confuso da regresso logstica mltipla (Backward Conditional), utilizados para modelao espacial da probabilidade (logit) de ocorrncia de caso de malria.

Modelado Observado 0 1 0 79 13 Exatido geral 1 9 24

Percentual acerto

89,8 64,9 82,4

A partir dos coeficientes (B) das variveis significativas, apresentadas na (Tabela 01) foi possvel o cruzamento dos planos de informao das respectivas variveis e a gerao do mapa de risco de ocorrncia de caso de malria. (Figura 06 ). Mapa de Risco de ocorrncia de casos de malria.

Figura 08 Risco de ocorrncia de malria

Ao analisar a figura (08), nota-se que as regies que apresentaram maior risco foram, a microrregio de Aripuan, no extremo noroeste de mato-

grosso; a microrregio de Sinop e a microrregio de Arinos; todas localizadas na mesorregio do Norte mato-grossense. Os municpios que apresentaram risco acima de 0,8 foram: Colniza, Aripuan, Rondolndia, Cotriguau, Apiacs: Juna, Juruena, Nova.Bandeirantes, Paranata, Feliz natal, Cludia, Unio do sul, Marcelndia, Tabapor, Ipiranga do norte, Tapurah e Nova Maring, Nota-se que os municpios que apresentam alto risco apresentam baixo ndice de freqncia escolar, (figura 06); os maiores ndices de freqncia escolar esto apresentados nas regies sul e sudeste, onde o risco de ocorrncia da doena e baixo. A regio de alto risco apresenta tambm um elevado ndice de precipitao pluviomtrica, (figura 06). No que tange ao ndice de desmatamento, a regio de risco apresentou baixos ndices se comparados a outras regies do estado, (figura 07). Discusso Este trabalho procurou realizar uma anlise espacial da ocorrncia de malria em todos os municpios do Estado de Mato Grosso, no ano de 2001. A abordagem espacial incluiu a integrao de dados demogrficos, socioeconmicos e ambientais, promovendo o interrelacionamento das informaes de diversos bancos de dados. Foram elaborados mapas temticos qualitativos e quantitativos dos casos de malria e de aspectos socioambientais relacionados a possvel ocorrncia da doena. As variveis exploratrias que apresentaram significncia no modelo de regresso logstica com relao possibilidade de risco de incidncia de malria foram: taxa de desmatamento, taxa de freqncia escolar e ndice de precipitao pluviomtrica. Os municpios que apresentaram maior possibilidade de risco de ocorrncia da doena foram: Colniza, Rondolndia, Aripuan, Cotriguau e Apiacs. Apresentaram tambm elevado risco: Juna, Juruena, Nova Bandeirantes, Paranata, Feliz Natal, Cludia, Unio do Sul, Marcelndia, Tabapor, Ipiranga do Norte, Tapurah e Nova Maring. Percebeu-se que as

regies de alto risco so caracterizadas por alta precipitao pluviomtrica, baixo ndice escolar e baixo ndice de desmatamento. A partir da anlise exploratria e calculo do ndice Moran de autocorrelao local pode-se notar tambm que a malria, no estado de Mato Grosso no referido ano, tem sua distribuio predominantemente focal. Apresenta duas regies com alto IPA ambas localizadas na mesorregio homognea do Norte mato-grossense, que possuem autocorrelao espacial altamente significativa. Os municpios localizados nas regies homogneas do Sul, Sudoeste, Centro-sul e Nordeste mato-grossense, apresentaram baixo risco de ocorrncia de casos de malria. Este estudo demonstrou que a combinao de informaes de sade com as tcnicas de anlise espacial, uma vez mais, contribui para o entendimento da epidemiologia da malria em Mato Grosso, sobretudo contextualizando geograficamente os eventos com seus determinantes scio-ambientais. Espera-se que no futuro se possa planejar e programar atividades de preveno e controle de doenas em grupos homogneos segundo determinado risco, monitorar e avaliar intervenes direcionadas. BIBLIOGRAFIA ATANAKA-SANTOS, M. et al. Comportamento epidemiolgico da malria no Estado de Mato Grosso, 1980-2003. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 39(2):187-192, mar-abr, 2006. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Programa Nacional de Controle da Malaria - PNCM. 2 ed. Braslia; 2003. Disponvel em:<http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pncm.pdf>visitado 27/04/2010. CARVALHO, M. S. et al. Conceitos bsicos de sistemas de informao geogrfica e cartografia aplicados a sade. Organizao panamericana da sade, 2000. em:

FERREIRA, S. R; & LUZ, E. Malaria no Estado do Parana-Aspectos histricos e prognose. Curitiba, 129-156 HOSMER D.W. & LEMESHOW S., Applied logistic regression, Wiley Interscience, New York, 307 pp, 1989. . 2003. LACAZ, C. S. et al. Introduo Geografia mdica do Brasil. So Paulo; Ed. Edgard Blucher Ltda, 1972. LADISLAU, J, L, B. et al, Avaliao do Plano de Intensificao das Aes de Controle da Malria na regio da Amaznia Legal, Brasil, no contexto da descentralizao. Epidemiologia e Servios de Sade - 2006; 15(2):9-20. MINISTERIO DA SAUDE. Sistemas de Informaes geogrficas e analise espacial na sade publica. Textos Bsicos de Sade Braslia: VOL. 3, 2007. MINISTERIO DA SAUDE. A malaria no Brasil. Jarbas Barbosa da Silva Jnior. Boletim malaria N. 1 2005. http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/be_malaria_01_2005.pdf

SEPLAN,

Secretaria

Estadual

de

Planejamento.

Disponvel

em:<www.seplan.mt.gov.br > acesso em 28 abril de 2010.

S-ar putea să vă placă și