Sunteți pe pagina 1din 3

A Geopoltica da sia Central

Robson Coelho Cardoch Valdez1

A regio da sia Central composta pelo Cazaquisto, Quirguisto, Uzbequisto, Turcomenisto e Tajiquisto. Alm destes pases, a regio abrange tambm parte dos territrios da Rssia, China, Afeganisto, ndia, Ir, Monglia e Paquisto. Como se no bastasse a complexidade tnica, religiosa e cultural que compe o pano de fundo deste cenrio, a sia Central ganhou notoriedade mundial com o desmoronamento do bloco sovitico, do qual era parte estratgica, aps a queda do muro de Berlim em 1989. A oportunidade de conduzir as relaes econmicas e polticas destes pases com independncia em relao Moscou deu a cada uma destas naes a possibilidade de barganhar uma posio de destaque no tabuleiro de poder regional junto Rssia e aos demais pases da regio como a China e do mundo como a Europa e os Estados Unidos. Em relao aos Estados Unidos, a regio ganha relevncia devido poltica internacional norteamericana de combate ao terrorismo, implementada aps os ataques de 11 de setembro de 2001. A importncia estratgica destes novos pases da regio se deve, por exemplo, presena de armas nucleares da antiga Unio Sovitica na regio, principalmente no Cazaquisto, e pelas grandes reservas de petrleo e gs no Cazaquisto e no Turcomenisto respectivamente. A presena de armas nucleares na regio dificulta a articulao autnoma destes pases, devido ao interesse russo em manter os laos de dependncia e cooperao tanto na rea militar quanto econmica. O temor de uma proliferao nuclear na regio chama a ateno dos Estados Unidos que temem o uso deste arsenal por parte de grupos terroristas islmicos que se concentram na regio, como o caso do Movimento Islmico do Uzbequisto, que atua principalmente na regio do Ferghana Valley. Alm dos Estados Unidos e Rssia, A China e o Ir desenvolvem cooperao na rea de produo e explorao de gs e petrleo. Exemplo deste interesse a construo do oleoduto IrTurcomenisto (1998) e do gasoduto Turcomenisto-China em 2006.

Mestrando em Relaes Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Bolsista CAPES. Bacharel em Economia pelo College of Staten Island CUNY-NY/USA. robsonvaldez@hotmail.com

UZBEQUISTO O Uzbequisto um pas mediterrneo que faz fronteira com o Cazaquisto, Tajiquisto, Turcomenisto, Quirguisto e Afeganisto. Atualmente sua populao de aproximadamente 28.3 milhes de pessoas. A principal religio o Isl, praticado por 88% da populao; 9% dos Uzbek so ortodoxos e 3% professam outras religies. Quanto sua composio tnica, o Uzbequisto composto por 80% de uzbek, 5.5% de russos, 5% de kazakh, 2.5% de karakalpak, 1.5% de tatar e o restante da populao (2.5) compreende outras etnias. No Uzbequisto, o principal idioma falado o uzbek (74%), o russo (14%) e o tajik (4%). A atuao do Movimento Islmico do Uzbequisto (MIU) colocou o pas no centro da guerra ao terror implementada pelos Estados Unidos aps os atentados de 11 de setembro de 2001. Este grupo, definido pelos Estados Unidos como terrorista, atua principalmente na regio do Ferghana Valley. O Ferghana Valley uma regio estratgica de difcil acesso que faz fronteira com o Quirguisto e o Tajiquisto. Outro ponto preocupante na poltica externa do Uzbequisto o fato de uma parte considervel de sua populao viver em reas conflituosas no Tajiquisto e no Afeganisto, o que leva o governo Uzbek a querer intervir em conflitos alm de suas fronteiras. Internamente, o governo do Uzbequisto tenta conter o crescimento de grupos islmicos fundamentalistas como o MIU e seus laos com o Taliban, assim como as crticas ao governo autoritrio do lder Islam Karimov. Karimov tem se mantido no poder desde 1991. Karimov era o primeiro secretrio do partido comunista no Uzbequisto em 1989 e foi eleito presidente do pas em 1991 logo que o pas tornou-se independente neste mesmo ano. Aps seu primeiro ano de governo, Karimov baniu os partidos de oposio BIRLIK (Unidade) e ERK (Liberdade). Em 1995, karimov conseguiu mais um termo por meio de um referendo e em 2000 foi reeleito pra mais um mandato. Em 2007 Karimov conseguiu manter-se no poder e desfruta desde ento seu terceiro mandato. Todo esse processo poltico que manteve Karimov no poder foi fortemente contestado pela comunidade internacional. No entanto, no h sinais de que mudanas drsticas venham a acontecer no horizonte poltico do pas. O governo de Karimov frequentemente apontado pela comunidade internacional de violao de direitos humanos, perseguir opositores e de impedir o livre exerccio da imprensa no pas.

Em maio de 2005, o governo central reprimiu violentamente protestos contra a priso de pessoas acusadas de serem extremistas islmicos na cidade de Andijan. Segundo do governo, 190 pessoas morreram no confronto enquanto que testemunhas afirmaram que centenas de pessoas morreram nos confrontos. Este fato gerou, mais uma vez, uma avalanche de crticas da comunidade internacional. Em resposta, o governo central expulsou as foras americanas de suas bases no pas (Khanabad) e procurou reforar seus laos com Moscou. Porm, em 2008, o peso estratgico do pas (localizao estratgica na guerra contra o Taliban no Afeganisto e suas reservas de petrleo e gs) influenciou o retorno das relaes com o ocidente. A Unio Europia (UE) e o Banco Mundial cancelaram as sanes impostas ao pas devido aos confrontos de Andijan, em maro de 2008 o governo uzbeque permitiu os EUA utilizarem as bases areas de Termez (sul do pas) para suas operaes no Afeganisto e, em 2009, a UE removeu o embargo de armas ao pas. No mbito regional, a deciso do pas de se desligar do sistema distribuio de energia eltrica criou um contencioso envolvendo o Quirguisto e o Tajiquisto, os pases mais pobres da sia Central. A sada do Uzbequisto do sistema energtico regional ameaa tanto o Quirguisto quanto o Tajiquisto que dependem fortemente da oferta de gs e eletricidade proveniente deste sistema. Esta deciso do governo central decorrente dos investimentos de aproximadamente 1 bilho de dlares em novas linhas de energia. No entanto, suspeita-se de uma deciso poltica baseada no fato de Quirguisto e Tajiquisto estar trabalhando juntos em projetos hidroeltricos que poderiam restringir o fluxo de gua para o Uzbequisto. Assim o primeiro impacto seria sentido na produo de algodo, que o principal produto da economia uzbeque.

S-ar putea să vă placă și