Sunteți pe pagina 1din 4

Histria da famlia Qual o pro propsito do evangelho de Cristo?

? Ns sabemos que um dos propsitos de proclamarmos o evangelho o de levar a imortalidade e a vida eterna ao homens. O lder Boyd K. Packer ensinou: A vida uma jornada de volta ao lar, de volta presena de Deus no Seu reino celestial. As ordenanas e os convnios tornam-se nossas credenciais para entrarmos na Sua presena. Sermos dignos de receb-las a misso de toda uma vida; permanecermos fiis a elas o desafio da mortalidade. O batismo e a confirmao so as primeiras ordenanas necessrias para comearmos nossa caminhada rumo a uma vida exaltada ao lado do Pai Celestial. Alm disso, outras ordenanas so necessrias, e essas ordenanas essenciais so as realizadas dentro do Templo, l nos vamos aprender o propsito da vida e do plano do Pai celestial para a exaltao de seus filhos. Ns tivemos essa oportunidade de escolha, a maioria aqui escolheu entrar pelo caminho estreito e apertado, escolheu entrar nas guas do batismo. Muitos j receberam suas ordenanas do Templo, outros esto se preparando para isso. Ns tivemos esse privilgio porque conhecemos essas coisas durante o perodo de nossa vida terrena. Se cumprirmos com todos os requisitos necessrios ns vamos ter a oportunidade de ganhar a exaltao e voltar ao viver ao lado do nosso Pai Celestial e ganhar o mesmo tipo de vida que ele tem: uma vida eterna na condio de deuses. Sabemos que sem esses convnios e ordenanas nada disso ser possvel. Ento, o que ser daqueles que morreram sem ouvir o evangelho de Jesus Cristo ou de receber todas as ordenanas da salvao? O Pai Celestial um pai justo e misericordioso Ele preparou um meio para que TODAS as pessoas que j viveram nessa terra pudessem desfrutar das bnos do evangelho. Nas escrituras ns aprendemos que enquanto o corpo de Jesus jazia na sepultura aps a crucificao, Seu esprito foi para o mundo espiritual, e l Ele pregou para os espritos que estavam na priso. Por que priso? porque eles estavam na mesma condio de pessoas presas, pois estavam impedidos de continuar seu progresso na vida ps-mortal por no terem as ordenanas necessrias para prosseguir. Em D&C ns aprendemos que Cristo preparou pessoalmente a pregao do evangelho para os mortos, Ele instruiu e preparou os espritos fiis para que eles pudessem dar continuao pregao do evangelho do outro lado do vu. D&C 138:31 D&C 138:33-34 Ns vemos o que era ensinado a esses espritos. Eles aprenderam, e muitos continuam a aprender, as mesmas coisas que ns aprendemos aqui, f e arrependimento como condio de nos prepararmos para o batismo, e a necessidade de realizarmos convnios e ordenanas para podermos progredir e comear nossa caminhada rumo a exaltao, mas, com uma diferena todos esses convnios seriam VICRIOS.

Essa uma palavra que usamos muito na igreja. Batismo vicrio, trabalho vicrio, falamos que o templo um local de trabalho vicrio. Mas o que ser que isso significa? Vicrio significa por procurao, ou realizado por outra pessoa. A expiao de Cristo foi um ato vicrio, pois ele fez por ns algo grandioso que sozinho no conseguiramos realizar, e atravs desse ato ele nos proporcionou a oportunidade de Salvao. Uma coisa semelhante acontece com as pessoas que aceitam o evangelho do outro lado do vu, que aceitam receber o batismo, as ordenanas do Templo e viver de acordo com os padres do evangelho. Eles aceitaram, mas no podem realizar essas ordenanas sozinhos, pois so ordenanas que cabem ao plano terreno. O Pres. Kimball ensinou: A obra missionria no se limita a proclamar o evangelho a toda nao, tribo, lngua e povo que agora vivem sobre a Terra. O trabalho missionrio tambm continua alm do vu, entre os milhes, mesmo bilhes dos filhos de nosso Pai Celestial, que morreram sem ouvir o evangelho ou sem aceit-lo, enquanto viviam sobre a Terra. Nosso importante papel nessa parte da obra missionria realizar nesta Terra as ordenanas necessrias em favor daqueles que aceitam o evangelho no mundo espiritual. Ele est cheio de espritos que esperam ansiosamente que realizemos essas ordenanas terrenas para eles. Espero que eliminemos a linha divisria artificial que freqentemente colocamos entre a obra missionria e a obra genealgica e do templo, pois ambas fazem parte do mesmo trabalho redentor! (As Coisas Pertinentes Eternidade Expomo-nos a Perigos?, A Liahona, maio de 1977, p. 2). Para completar, o Pres, Hinckley afirmou: O grandioso e importante trabalho de pregar o evangelho de Cristo s pessoas deste mundo est no mnimo incompleto se tambm no proporcionar queles que se encontram em outra esfera esses ensinamentos e as ordenanas do evangelho necessrias a todos, para que eles avancem em direo vida eterna (Ensign, novembro de 1985, p. 60). Cada um de ns desempenha um papel vital na realizao das ordenanas pelos mortos. Podemos identificar aqueles que morreram e providenciar para que as ordenanas do templo sejam realizadas em seu favor. Ao servirmos queles que aguardam no mundo espiritual, podemos conhecer a bno de auxiliar o Salvador na grande obra de salvao. O Pres. Hinckley disse Esta obra, altruisticamente dada em benefcio daqueles que esto do outro lado do vu, assemelha-se muito mais obra vicria mpar realizada pelo Salvador do que qualquer outra que conheo. Ao servir no Templo ns estamos auxiliando o Salvador, e tambm estamos sendo salvadores para essas pessoas, pois atravs do nosso trabalho possvel que todas as beno da expiao cheguem at eles.

Continuando, o Pres. Hinckley Ensinou: No final de tudo, caso o mundo seja salvo, seremos ns que teremos de salv-lo. No h escapatria. Nenhum outro povo na histria do mundo recebeu o tipo de mandamento que ns recebemos. Ns somos responsveis por todos que j viveram na Terra. Isso diz respeito histria da famlia e ao trabalho realizado no templo. Somos os responsveis por todas as pessoas que atualmente vivem na Terra, e isso diz respeito a nossa obra missionria; e seremos responsveis por todos os que ainda venham a viver sobre a Terra (Seminrio para presidentes de misso, 25 de junho 25 de 1999; citado em Church Is Really Doing Well, Church News, 3 de julho de 1999, p. 3). Olhem a grande responsabilidade que temos, somos responsveis por todos os povos que j viveram nessa terra. Em nenhuma outra dispensao foi ordenado um trabalho como esse. A salvao e o progresso das pessoas que j morreram esto em nossas mos. Ns podemos realizar isso atravs do trabalho de genealogia, da pesquisa da histria da famlia. Irmos ao templo sempre que pudermos algo maravilhoso, estamos proporcionando a salvao a muitas pessoas, mas melhor seria se fossemos ao templo e fizssemos o trabalho pelos nossos familiares. Somo aconselhados a realizarmos pelo menos o trabalho at a nossa quarta gerao, at nossos bizavs (EU, PAIS, AVS E BIZAVS pouca coisa, so informaes fceis de serem conseguidas), mas tambm somos incentivados a no pararmos, a no desistirmos mesmo diante das dificuldades. O pai Celestial ir nos abenoar, o trabalho no se tornar fcil, muitas vezes ele continuar s ser um trabalho difcil, mas passar a ser um trabalho gostoso, um trabalho prazeroso. Devemos sempre buscar o esprito do Senhor ao realizarmos o trabalho de genealogia. Nas escrituras ns aprendemos que o Esprito Santo um guia em nossa vida, e que, se vivermos de modo a sermos dignos de sua presena ele nos mostrar todas as coisas que devemos fazer. O mesmo acontece com o trabalho de genealogia. O Esprito nos guiar, nos inspirar por onde comeamos conduzir o trabalho. Certa vez eu estava em uma aula de histria da famlia no instituto, e o irmo Cano nos perguntou qual era nosso antepassado favorito, qual era a pessoa que quando ns passssemos para o outro lado do vu ns gostaramos de conhecer, ou mesmo de reencontrar; e pediu que ns contssemos o porqu disso, quem tinha sido essa pessoa e o que ela tinha feito. E ele disse que assim como ns temos um antepassado favorito, os nossos antepassados podem ter um descendente favorito. E que maravilhoso seria se ns fossemos essa pessoa favorita e que eles dissessem a pessoa que eu espero ansiosamente por conhecer Fulano, porque ele realizou as ordenanas do evangelho por mim. O trabalho no Templo une as famlias. Ns temos a promessa de que o Esprito de Elias converter o corao dos pais aos filhos e o corao dos filhos aos pais. E isso acontece sempre que realizamos as ordenanas do templo por algum familiar nosso. O lder Dennis B. Neuenschwander ensinou:

A histria da famlia forma elos entre as geraes de nossa famlia. E os elos que unem as geraes no so formados por acaso. Todo membro da Igreja tem a responsabilidade pessoal de estar eternamente formando esse tipo de elo para sua prpria famlia. A histria da famlia forma elos que levam ao templo. O trabalho de histria da famlia conduz-nos ao templo. A histria da famlia e o trabalho do templo so uma coisa s. A expresso histria da famlia provavelmente nunca foi vista sem se acrescentar a palavra templo. A pesquisa da histria da famlia deve ser a principal fonte de nomes para as ordenanas do templo. As ordenanas do templo so a principal razo da pesquisa de histria da famlia. O Presidente Gordon B. Hinckley disse: Todo o nosso imenso trabalho de histria da famlia est voltado para o trabalho do templo. No existe outro objetivo lder J. Richard Clarke, disse: Por meio da histria da famlia, descobrimos a mais bela rvore na floresta da criao: nossa rvore genealgica. Suas numerosas razes remontam ao passado, e seus ramos estendem-se pela eternidade. A histria da famlia a grande expresso do amor eterno. Ela nasce do altrusmo, e d-nos a oportunidade de assegurar a unidade familiar para sempre (Ensign, maio de 1989, p. 60). Ns acreditamos em famlias eternas, e atravs do trabalho do Templo poderemos um dia estarmos unidos como famlias eternas, no apenas com a famlia que conhecemos hoje, nossos pais, irmos, companheiros e filhos, mas sim como uma grande famlia, estando unidos a todos os nossos antepassados, estarmos unidos a pessoas que possibilitaram a nossa vinda a esta terra. Eu sei que fazendo o trabalho de histria da famlia essas pessoas nos tornaram familiares, pessoas que nunca conhecemos, que sabemos apenas o nome, se tornam pessoas conhecidas, que teremos o sentimento de intimidade. Eu sei que a promessa de ligar o corao dos pais ao filhos e dos filhos aos pais verdadeira.

S-ar putea să vă placă și