Sunteți pe pagina 1din 14

SADE NEONATAL - ENFERMAGEM EM NEONATOLOGIA

UTI NEONATAL - INFORMAES PARA OS PAIS


JULIANA SILVA DE ALMEIDA

Na unidade de cuidados intensivos neonatais so internados os recm -nascidos (RN) prematuros, que correm risco de vida e necessitam de cuidados 24h por dia, bem com aqueles que sofreram algum problema ao nascimento.

BREVE HISTRICO
A histria do surgimento da Neonatologia relatada por AVERY (1984) em seu livro "Neonatologia, Fisiologia e Tratamento do Recm-Nascido". Segundo esse livro, a Neonatologia, como especialidade, surgiu na Frana. Um obstetra, Dr. Pierre Budin, resolveu estender suas preocupaes alm da sala de parto e criou o Ambulatrio de Puericultura no Hospital Charit de Paris, em 1882. Posteriormente, chefiou um Departamento Especial para Debilitados estabelecido na Maternidade por Madame Hery, antiga parteira chefe. Em 1914, foi criado por um pediatra, Dr. Julius Hess, o primeiro centro de recm-nascidos prematuros no Hospital Michel Reese, em Chicago. Depois disso, foram criados vrios outros centros, que seguiram os princpios de um obstetra, Dr. Budin e de um pediatra, Dr. Hess, para a segregao dos recm-nascidos prematuros com a finalidade de lhes assegurar enfermeiras treinadas com dispositivos prprios, incluindo incubadoras e procedimentos rigorosos para a preveno de infeces. Um centro criado em 1947 na Universidade do Colorado, alm dos cuidados prestados aos prematuros, possua leitos para mes com gravidez de risco para parto prematuro e programas de treinamento para serem ministrados em todo o Colorado.

Sil l l i

i i l i l i i

i i i l i

l i i l li i i i i i i i

i i i i E l i l

i E l i i l i l x Schaffer cujo li ro sobre o assunto, "Diaseases of the Newborn", foi publicado pri eira vez em 1960 . Esse livro junto com o "Physiology of the Newborn Infant", de Clement Smint, constituem a base do novo campo. (AVE et al., 1984) Na instalao de uma unidade de atendimento ao RN e gestante tem sido utilizado o modelo de "Sistema de Regionais Integrado e Hierarquizado". Este modelo tem implcito a assistncia integral gestante e ao RN, sendo a ateno efetuada dentro do nvel hierrquico em que o caso for indicado. Ao nvel de maternidades, o sistema prev trs nveis (I, II e III) com um adequado sistema de referncia e contra-referncia entre eles. Esses nveis so:
y

PRIMRIO: ser feito o acompanhamento de gestante e Recm-Nascido (RN) de baixo risco, identificando e encaminhado os casos de maior risco para os prximos nveis, para melhor assistncia. SECUNDRIO: acompanhar gestantes e RN de baixo e mdio risco, selecionando e encaminhado casos de maior risco para os Centros mais habilitados para o seu atendimento. TERCIRIO: destinado ao atendimento de gestantes e RN de alto risco e internao de RN com alguma patologia, transportados de outras unidades, para a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN).

A UTIN pode ser dividida nas seguintes reas:


y

Sala de Admisso (primeiros cuidados ): local aonde ocorre a recepo do RN de parto no contaminado e onde permanecero em observao durante as primeiras 4 horas de vida. Sala para RN em Observao (opcional): Destinado aos RN com mais de 4 horas de nascimento que, embora no patolgicos, estejam por algum motivo impedidos de fazerem uso do alojamento conjunto. Sala de Cuidados Intermedirios: Indicada para os RN que precisam de tratamento simples por problemas no infecciosos, ou para RN que sairam da fase aguda da doena, mas ainda necessitam de cuidados especficos de enfermagem. Sala de Cuidados Especiais (Includo Unidade de Tratamento Intensivo): Destinado a RN de alto risco que necessitem de recursos fsicos e humanos especializados para prestao de cuidados mdicos hospitalares constantes. Isolamento: Destinado a RN com diagnstico confirmado de processo infeccioso. Os RN que forem encaminhados para este setor devero a permanecer at a alta.

Outras reas: por e emplo, Sala de Amamentao.

RECURSOS HUMANOS

A assistncia a um RN e ige vigil ncia constante de pessoal competente e bem treinado.

EQUIPE MDICA EQUIPE DE ENFERMAGEM


A Equipe de Enfermagem da Unidade de Neonatologia dever permanecer sob a superviso constante de uma enfermeira com treinamento especfico em neonatologia. Todo pessoal au iliar deve ser submetido a treinamento prvio e mantido em atualizao constante e fi o no setor.

OUTROS PROFISSIONAIS DA EQUIPE DA UNIDADE NEONATAL


y y y y y

Assistente Social; Fonoaudiolgo; Nutricionista; Psiclogo; Fisioterapeuta, entre outros.

INDICAO PARA A UTIN:


y y y y

Bai o peso, <1500g, RN grande ou pequeno para a idade gestacional; Pr-termo ou prematuro; Filho de me diabtica; Malformao;

y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y

Suspeita de infeco congnita; Ictercia no-fisiolgica; Ps-maturidade ou ps-datismo; Asfixia perinatal; Trabalho de parto ou parto prolongado; Anomalias congnitas importantes; Anemia Aguda; Sndromes Hemorrgicas; Convulses; Pr e ps-operatrio de cirurgias; Prolapso de Cordo Umbilical; Sofrimento fetal crnico, subagudo, ou agudo; Placenta prvia ou descolamento de placenta; Parto difcil ou tocotraumatismo; Gravidez mltipla (gemelar); Parto cesrea (requer observao); Parto plvico (requer observao); Oligo e poliidrmio; Membrana hialina ou outra dificuldade respiratria; Sespis; Doena hemoltica; Cardiopatia congnita; Convulses; Cardiopatia congnita; RN sintomticos.

SALA DE ISOLAMENTO
s vezes necessrio que o RN permanea em isolamento, nestes casos a enfermeira ir orientar os pais como devem proceder e se ser necessrio, por exemplo, o uso de luvas ou mscara. So situaes que requerem isolamento, dentre outras:
y y y y y y y

Varicela, herpes zoster; Sarampo; Doena invasiva por Menigococo; Herpes simples; Rubola congnita; Colonizao por microrganismos multirresistentes; Outros processos infecciosos.

E UIPAMENTOS UTILIZADOS NA UTI NEONATAL

Quais so e para que servem:


y y y y y y y

Incubadora: mantm a temperatura e isola o RN. Possui controlador de temperatura. Monitor de freqncia cardaca: fornece os batimentos cardacos, dispara alarme quando ocorre alguma alterao nos batimentos do RN. Monitores de presso: fornecem o nvel pressrico do RN. Monitor de freqncia respiratria: indica quantas respiraes por minuto o RN apresenta. Oxmetro: indica qual a concentrao de oxignio atravs de um sensor na pele do RN. Bomba de Infuso: usada para manter um fluxo contnuo de lquido, evitando variaes sbitas do volume sangneo e da glicemia. Unidade de fototerapia: usada quando o RN apresenta ictercia precoce (com menos de 24h de vida) entre outros casos.

Estes so apenas alguns equipamentos encontrados na UTIN. Devido ao avano tecnolgico, tem sido constante a incluso de novos equipamentos para ajudar na assistncia do RN. Em caso de dvida, converse com a equipe da unidade para conhecer o tratamento do seu filho e poder ajudar neste tratamento.

muito importante que os pais participem dos cuidados do seu filho durante a internao na UTI NEONATAL, pois o contato entre pais e filhos essencial para o desenvolvimento do beb.

SE QUISER SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO, ESCREVA PARA NS OU USE SISTEMAS DE BUSCA
CAD? / YAHOO! / ALTAVISTA / LYCOS /

BIBLIOGRAFIA
AVERY, G.B. Neonatologia, Fisiologia e Tratamento do Recm-Nascido, 2. ed., Rio de Janeiro: Medsi, 1984, 1035p. FONTES, J.A.S. Perinatologia Social, So Paulo: Fundo Editorial BYK, Proceinx, 1984, 892p. DINIZ, E.M.A. et al. Manual de Neonatologia, So Paulo: Sociedade de Pediatria de So Paulo, Revinter, 1994, 342p. MIURA, E Neonatologia: Princpio e Prtica, Porto Alegre: Artes Mdicas, 1991. ALBANO, N; MIRANDA, L.E.V. Organizao da Unidade de Tratamento Intensivo. In: VIEGAS, D.; MORAIS, R.V. Neonatologia Clnica e Cirrgica, So Paulo: Livraria Ateneu, 1986, p. 367-70. VEIGAS, D.; GRAJWER, L.A.; GRINFELD, H.; SILVA, L.L.A A Assistncia ao Recm-Nascido de Alto Risco. In: VIEGAS, D.; MORAIS, R.V. Neonatologia Clnica e Cirrgica. So Paulo: Livraria Ateneu, 1986, p. 351-65. GRAJWER, L.A.;"Necessidades Bsicas de Equipamentos em uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN). In: VIEGAS, D.; MORAIS, R.V. Neonatologia Clnica e Cirrgica., So Paulo, Livraria Ateneu, 1986, p. 371-77.

A autora desta pgina bolsista de Iniciao Cientfica da FAPESP. Orientadora: Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes Agradecimentos: Profa. Ian Nogueira do Vale pela reviso do texto e cesso das fotos.

COORDENAO | SUB-ESPECIALIDADES | BIBLIOTECA ONLINE | RECURSOS INTERNET | EDUCAO | PESQUISA | EVENTOS | CASOS CLNICOS | COLABORADORES | MAIS... | NOVIDADES | CONTATO

Infeco
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Esta pgina ou seco foi marcada para reviso, devido a inconsistncias e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistncia e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{reviso-sobre}} para associar este
artigo com um WikiProjeto.

Esta pgina precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008). Sinta-se livre para edit-la para que esta possa atingir um nvel de qualidade superior.
brasiliro) Uma infeco (tambm infeo (port ) (AO 1990: infeco ou infeo)[1] a colonizao de um organismo hospedeiro por uma espcie estranha. Numa infeco, o organismo infectante procura utilizar os recursos do hospedeiro para se multiplicar(com evidentes prejuzos para o hospedeiro). O organismo infectante, ou patognico, interfere na fisiologia normal do hospedeiro e pode levar a diversas consequncias. A resposta do hospedeiro a inflamao.

ndice
[mostrar]
y

[editar] Agentes Infecciosos


Os agentes infecciosos, na maioria das vezes, so seres microscpicos tais como vrus, bactrias, fungos, parasitas (muitos macroscpicos), virions e prons. Os prons esto associados a vrias doenas, como por exemplo, a Encefalopatia Espongiforme Bovina , uma doena que acomete o gado conhecida como "doena da vaca -louca" ou a sua variante humana a doena de Creutzfeldt-Jakob. Desta definio conclui-se que em todas as infeces existe uma inflamao, mas nem todas as inflamaes so infeces. A inflamao definida como a presena de edema (inchao), hiperemia (vermelhido), hiperestesia (dor ao toque), aumento da temperatura no local e, s vezes, perda de funo. Assim, uma simples queimadura de sol j produz uma inflamao, pois a pele fica vermelha, ardida, quente e inchada. Mas, em princpio, no existe infeco pois no h bactrias ou vrus causando esta inflamao. J uma amigdalite aguda, vulgarmente chamada de dor de garganta, apresenta na garganta todos os aspectos da inflamao e mais a presena de bactrias ou vrus que produziram esta inflamao. A infeco pode levar a formao de pus, num processo conhecido por supurao

[editar] Infeco comunitria


Infeco comunitria " a infeco presente ou em incubao no acto de admisso do paciente, desde que no relacionada com internamento anterior no mesmo hospital". So tambm comunitrias: 1. As infeces associadas a complicaes ou extenso da infeco j presente na admisso, a menos que haja troca de microrganismo ou sinais ou sintomas fortemente sugestivo da aquisio de nova infeco. 2. Infeco em recm nascido, cuja aquisio por via transplacentria conhecida ou foi comprovada e que tornou-se evidente logo aps o nascimento (ex: Herpes simples, toxoplasmose, rubola, citomegalovirose, sfilis e AIDS). Adicionalmente, so tambm consideradas comunitrias todas as infeces de recm-nascidos associadas com ruptura da bolsa amnitica superior a 24 horas. Infeco a simples colonizao. Quando esta agride o organismo caracteriza como -se doena infecciosa. Infeco algo irregularmente acontecido por ter RNA junto ao ribossomo viral.

[editar] Infeco Hospitalar


Ver artigo principal: Infeco hospitalar

pneumonia, infeco Infeco hospitalar ou Infeco Nosocomial toda infeco ( urinria, infeco cirrgica, ...) adquirida dentro de um ambiente hospitalar. A maioria das infeces hospitalares so de origem endgena, isto , so causadas por microrganismos do prprio paciente. Isto pode ocorrer por fatores inerentes ao prprio

paciente (ex: diabetes, tabagismo, obesidade, imunossupresso, etc.) ou pelo fato de, durante a hospitali ao, o paciente ser submetido a procedimentos invasivos diagnsticos ou teraputicos (cateteres vasculares, sondas vesicais, ventilao mecnica, etc.). As infeces hospitalares de origem exgena geralmente so transmitidas pelas mos dos profissionais de sade ou outras pessoas que entrem em contato com o paciente. No Brasil, para redu ir os riscos de ocorrncia de infeco hospitalar, um hospital deve constituir uma Comisso de Controle de Infeco Hospitalar (CCIH), que responsvel por uma srie de medidas como o incentivo da correta higieni ao das mos dos profissioanis de sade; o controle do uso de antimicrobianos, a fiscali ao da limpe a e desinfeco de artigos e superfcies, etc. Novidades Cientficas HOME Estudos apontam medidas de combate infeco hospitalar A infeco hospitalar causa de grande preocupao das instituies de sade do Brasil. Enquanto a mdia mundial de ndice de infeco 5%, o pas apresenta o porcentual de 15,5% entre os pacientes internados, conforme dados do Ministrio da Sade. Um nmero que assusta no s os pacientes, como tambm as instituies de sade, que, por conseqncia, tm suas despesas elevadas. Para evitar e tratar a infeco hospitalar, alm de permitir que o doente tenha um atendimento de qualidade e seguro, uma srie de estudos coordenados pelo Dr. Victor Rosenthal, especialista no assunto, revelou que programas de educao e implementao das melhores prticas no ambiente hospitalar associados utili ao de sistemas fechados de infuso podem redu ir, em alguns casos, em mais de 80% os riscos de infeco da corrente sangnea. As primeiras pesquisas comearam em 2000 na Argentina e nos anos seguintes hospitais de outros pases (Mxico, Brasil e Itlia) foram concludas e includos no projeto desenvolvido pela Baxter - empresa global e diversificada no segmento de sade nas reas de medicamentos, equipamentos mdicos e biotecnologia. O objetivo avaliar a incidncia de infeces da corrente sangnea nos centros estudados e como medidas de preveno podem redu ir o tempo de internao, a mortalidade e conseqentemente os custos hospitalares. Dados epidemiolgicos do Dr. Rosenthal, que lidera um consrcio internacional de controle de infeco hospitalar, j mostraram que o Brasil se destaca como um dos pases com maior ndice de infeces da corrente sangunea associada ao uso de cateteres venosos entre os pases que usam sistema aberto de infuso. Esses pases, segundo o especialista, possuem ndices bem superiores aos apresentados pelos padres norte-americanos. Para avaliar alternativas efica es no combate infeco hospitalar, o Dr. Rosenthal seguiu alguns critrios nos centros estudados. Primeiramente, foram medidos os nveis basais de infeco da corrente sangunea associadas ao uso de cateteres venosos centrais. Em seguida, foi introdu ido um programa educacional com toda a equipe de profissionais mdicos e de enfermagem a fim de colocar em prtica as diretri es de preveno estabelecidas pelo Centro de Controle de Doenas (CDC) como, por

exemplo, a higiene correta das mos. E por fim, houve a substituio do sistema aberto de infuso utili ado nos hospitais, includos no estudo, por sistema fechado com bolsas flexveis, ou seja, aquele que no necessita da entrada de ar para seu funcionamento e escoamento total da soluo. Hospitais participantes No Brasil, o Hospital Santa Marcelina, em So Paulo, foi o centro estudado e teve como investigador principal o infectologista, Dr Reinaldo Salomo. Foram avaliados 1.127 pacientes em trs UTIs. Aps adotar as medidas descritas acima, foi registrada reduo de 54% nos ndices de infeco da corrente sangunea adquirida durante a internao e as despesas hospitalares diminuram significativamente, uma ve que na anlise comparativa, um paciente infectado permaneceu internado (utili ando recursos do hospital e antibiticos) em mdia 23 dias a mais que um paciente no-infectado. Na Argentina a diminuio de pacientes infectados foi de 64%, o que proporcionou uma reduo de 83% nos gastos do hospital para o tratamento de pacientes infectados e 91% na taxa de mortalidade. E no Mxico, a reduo de pacientes com infeco hospitalar atingiu 82%. Os dados consolidados do Brasil esto sendo apresentados pelo Dr Rosenthal nos mais importantes congressos mundiais de controle de infeco durante todo o primeiro semestre desse ano. Sistemas fechados de infuso sero obrigatrios Os sistemas fechados j so obrigatrios em diversos pases do mundo como Estados Unidos e Austrlia e, predominantes em pases vi inhos como a Colmbia. No Brasil, a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) determinou, conforme resoluo RDC 45, que a partir de 2008 todos os sistemas abertos de infuso devero ser substitudos pelos sistemas fechados. Alguns hospitais j utili am o sistema fechado com bolsas flexveis como o Hospital das Clnicas, Hospital Albert Einstein, Srio Libans, Santa Catarina e So Lui e vrios outros servios de sade do Brasil. Diferentemente dos recipientes rgidos e semi-rgidos, os sistemas fechados de infuso para solues parenterais que utili am bolsas flexveis, no necessitam de elementos externos adicionais, como entrada de ar e equipos com filtro. Essas bolsas so produ idas em PVC na sua maioria ou por outros tipos de plsticos. Desta forma, o sistema isolado e vedado, evita infeces por microrganismos do ambiente externo. A Baxter uma das empresas que introdu a bolsa plstica e os sistemas flexveis fechados. Presente h mais de 35 anos no mercado e utili ada em cerca de 140 pases, as bolsas flexveis Viaflex so consideradas um avano significativo na administrao com eficincia e segurana de solues e medicamentos aos pacientes.

[edi r] Resistnci B cteri na


A importncia da resistncia bacteriana aos antibiticos deve-se ao fato das bactrias que constituem a microbiota hospitalar estarem "acostumadas" a muitos antibiticos, ou melhor: os antibiticos usados no hospital em grande quantidade e diariamente vo matando as bactrias mais sensveis, deixando que as bactrias que tem resistncia ao antibitico usado sem concorrncia e livres para se multiplicarem, ocupando o espao

daquelas que morreram. Quando as bactrias resistentes causarem uma infeco, os antibiticos normalmente usados no surtiro efeito e ser necessrio utili ar antibiticos cada ve mais txicos, selecionando tambm bactrias cada ve menos sensveis a este, e criando um crculo vicioso. O grande problema atual a necessidade do uso racional destes antibiticos, tentando romper este ciclo.

[editar] Tip s de infeces


Existem 13 tipos:
     

y y y y y y y y y y y y

Infec e nfec c na adquirida atravs do ar e dos agentes infectantes ne e contidos Infec o critognica infec o de porta de entrada desconhecida. Infec o direta infec o adquirida por contacto com um indiv duo doente. Infec o endgena infec o devido a um microorganismo j existente no organismo, e que, por qualquer razo, se torna patognico. Infeco exgena infeco provocada por microorganismos provenientes do exterior. Infeco focal infeco limitada a uma determinada regio do organismo. Infeco indirecta infeco adquirida atravs da gua, dos alimentos ou por outro agente infectante, e no de indiv duo para indiv duo. Infeco nosocomial infeco adquirida em meio hospitalar. Infeco oportunista ou Oportunstica infeco que surge por diminuio das defesas orgnicas. Infeco puerperal infeco surgida na mulher de ilitada e com defesas diminudas, logo aps o parto. Infeco secundria infeco consecutiva a outra e provocada por um microorganismo da mesma espcie. Infeco sptica ou Septicemia infeco muito grave em que se verifica uma disseminao generalizada por todo o organismo dos agentes microorgnicos infecciosos. Infeco terminal infeco muito grave que, em regra, causa de morte.
 ! # " "      

[editar] Tabela
Quadro com os microrganismos mais frequentes relacionados com infeces em seres humanos.

Bact ias Cocos G am-positi os


$ % $

Aerbios

Estafilococos Estreptococos

Anaerbios Cocos G am-n ati os


& ) ' (

Peptococos Peptoetreptococos

Aerbios

Acinobacter Outros

Microaerfilos Anaerbios Bacilos G am-positi os n o-espo ulados


0 2 1 0

Naesseria
Veillonela

Corinebactrias
Aerbios

Listeria Lactobacilos Micobactrias Nocardia Actinomyces Bifidobactrias

Anaerbios

Eubactrias Lactobacillus Propioniobactrias

Bacilos G am-positi os n o-ent icos


3 5 3 6

Aerbios

Anerbios Bacilos G am-positi os ent icos


6 7

Aerbios

Bordetella Brucella C. granulomatis Franscisela Hemophilus


Actinobacilos

Citrobacter Escherichia coli Klebsiella sp.

Proteus (ex. P. mirabilis) Providencia

Bacteroides
Anaerbios

Fusobacterium Campylobacter (ex. C. jejuni) Treponema

Espi ados
8

Borellia Leptospira

Fo mas "L" (sem parede celular) Fun os


@ 9

Micoplasma Bactrias na forma L

Aspergillus Blastomyces Candida (ex. C. albicans, C. Tropicalis) Coccoioides sp (ex. C. neoformans) Histoplasma capsulatum Paracoccidioides braziliensis Zigomicoses (ex. Mucors e Rhi opus)
Protozo rios
A

Leishmania Trypanosoma

Sepse
A sepse do recm-nascido (sepsis neonatorum) uma infeco bacteriana grave que se propaga por todo o corpo durante o primeiro ms de vida. A sepse afecta pelo menos 1 % dos recm-nascidos, mas responsvel por 30 % das mortes produzidas durante as primeiras semanas de vida. A infeco bacteriana cinco vezes mais frequente nos recm-nascidos que pesam menos de 3 kg do que nos nascidos no termo com peso normal. A sepse afecta o dobro de rapazes relativamente s raparigas. As complicaes durante o nascimento, como a ruptura prematura das membranas, uma hemorragia ou uma infeco na me, expem o recm-nascido a um maior risco de contrair este tipo de infeco.

Sintomas
Em mais de metade dos casos a sepse comea aproximadamente 6 horas depois do nascimento e dentro das 72 horas na grande maioria. A sepse que comea aos 4 dias do nascimento, ou posteriormente a este perodo, provavelmente uma infeco contrada na maternidade do hospital (infeco nosocomial). O recm-nascido com uma sepse costuma estar aptico, no chupa com energia, tem uma frequncia cardaca lenta e uma temperatura corporal flutuante (baixa ou alta). Outros sintomas incluem dificuldades respiratrias, convulses, nervosismo, ictercia, vmitos, diarreia e inchao do abdmen. Os sintomas dependem do lugar em que se originou a infeco e at onde se estendeu. Por exemplo, a infeco do coto do cordo umbilical (onfalite) pode causar uma sada de pus, pelo mesmo, ou uma hemorragia umbilical. A infeco da membrana que envolve o crebro (meningite) ou um abcesso cerebral podem causar coma, convulses, encurvamento e rigidez das costas ou abaulamento das fontanelas salientes (os dois espaos moles localizados entre os ossos do crnio). A infeco de um osso (osteomielite) pode limitar o movimento do brao ou da perna afectados. A infeco das articulaes pode causar inchao, calor, vermelhido e dor sobre as mesmas. A infeco do revestimento do abdmen (peritonite) pode causar um inchao do abdmen e diarreia com sangue.

Diagnstico
O organismo que causa a infeco pode indentificar-se colhendo amostras de sangue e cultivando uma amostra de tecido de qualquer parte do corpo que esteja claramente infectada. Determinadas provas de anlise de anticorpos podem ajudar a identificar o organismo. Tambm se examina microscopicamente e se cultiva uma amostra de urina em busca de bactrias. Se o mdico suspeita que a pessoa pode ter meningite extrai-se lquido da espinal medula (puno lombar). (Ver imagem da seco 6, captulo 78) Tambm podem recolher-se amostras dos ouvidos e do estmago para examin-las microscopicamente.

Prognstico e tratamento
A sepse do recm-nascido trata-se com antibiticos que se administram por via endovenosa. O tratamento comea antes de se terem os resultados das anlises laboratoriais, as quais determinaro mais tarde se necessrio mudar de antibitico. Em casos pouco frequentes, o beb tambm pode receber um preparado de anticorpos ou glbulos brancos purificados. Apesar dos antibiticos modernos e do cuidado intensivo, 25 % ou mais dos recm-nascidos com sepse morrem. O ndice de mortalidade duas vezes mais alto nos recm-nascidos pequenos do que entre os nascidos no termo e com peso normal.

S-ar putea să vă placă și