Sunteți pe pagina 1din 3

Abertura Ecnomica

Nos anos 90, o Brasil promoveu um expressivo processo de abertura comercial, que teve erros e acertos. As empresas foram expostas a um choque de competitividade, mediante o acirramento da concorrncia com os produtos importados. As alquotas mdias de importao no Brasil foram gradativamente reduzidas, dos 43% vigentes em 1990, para 10,7% em 2005. A abertura comercial brasileira dos anos 90 trouxe algumas lies importantes. Primeiro, que muito desfavorvel reduzir alquotas de importao associadas valorizao cambial. O perodo 1994-1998, de valorizao cambial, provocou uma forte reestruturao em vrios setores. O impacto foi expressivo sobre o valor adicionado da produo e provocou um substancial aumento de US$ 200 bilhes no passivo externo, decorrente principalmente dos dficits na balana comercial e de servios. Segundo, toda abertura deveria ser precedida de melhora nos fatores sistmicos de competitividade, o to conhecido "custo Brasil", que envolve as carncias de infra-estrutura e logstica, estrutura tributria, condies de financiamento desfavorveis etc. Algo cuja melhora evoluiu muito pouco na ltima dcada e meia, embora esse fosse sempre um pressuposto. Note-se que o nvel atual das alquotas mdias de importao no Brasil equivalente aos da frica do Sul e China, ambos com 10,4%, Rssia, 9,8% e bem abaixo dos da ndia, com 29,8%, Vietn 18,5%, Tailndia 16,2% e Mxico 16,0% (ver grfico abaixo). Essa comparao, por si s, j desfaz o mito de que as alquotas de importao no Brasil so elevadas. O mesmo se pode dizer especificamente sobre as alquotas de importao dos produtos industriais, que de 10,8% no Brasil, em comparao mdia de 13,8% (ver, a respeito, "Avaliao da Estrutura Tarifria Brasileira" Nota Tcnica n. 8, de Sandra Rios e Edson Velloso, da CNI). No bojo das negociaes internacionais, nos mbitos multilateral, regional e bilateral, preciso levar em conta todos esses aspectos e sempre associar eventuais concesses de reduo tarifria abertura de acesso a mercados para os exportadores brasileiros. No sensato para o Brasil trocar eventual acesso ao mercado de bens agrcolas dos demais pases, mediante a reduo de proteo para bens industriais e de servios nos quais h viabilidade de

produo local. A abertura da economia, desde que bem conduzida, pode gerar ganhos de competitividade. Ela tem que levar em conta os impactos comerciais, sociais, econmicos e tecnolgicos. Por todos esses motivos, no deveramos repetir erros passados na relao entre abertura comercial e competitividade. Evitar a valorizao prolongada da moeda e promover a melhora nos fatores de competitividade so aspectos cruciais para o desenvolvimento do Pas.

Poltica de privatizaes na dcada de 1990


O lanamento do programa de privatizao em 1990 foi feito em um ambiente macroeconmico que apresentava muitas dificuldades, a inflao era altssima, o desequilbrio macroeconmico era enorne e no havia um acordo para a dvida externa. No processo de privatizao, pode-se destacar trs fases: a primeira foi em 1990, no incio do governo Collor, quando o objetivo principal era a reforma do Estado, quebrando com o modelo antigo, em que o discurso que prevalecia era tirar o Estado das atividades produtivas e faz-lo voltar s suas atividades bsicas, dentre as quais destaca-se a necessidade de investimentos em educao, sade, saneamento e habitao. Na segunda fase do programa de privatizao com o Presidente Itamar Franco, o nmero total das privatizaes superaram as privatizaes da primeira fase. Mas as indefinies sobre os rumos e objetivos das privatizaes caracterizaram o perodo 1993-1995. a partir de 1996, com o governo Fernando Henrique Cardoso, que se inicia a terceira fase em que a privatizao d o grande salto e comea a ser percebida como tendo um papel fundamental a desempenhar em processo de estabilizao.

Resumo

Os anos 90, como os 80, foram denominados por parte da literatura econmica como mais um perodo de "dcada perdida". Ainda que essa ltima dcada disponha de caractersticas da poltica econmica distinta em relao aos anos 80, h quem afirme que os motivos desse comportamento possam ser explicados por conseqncias inevitveis da irresponsabilidade governamental de perodos anteriores e de decises tomadas no mbito da definio da poltica econmica interna nesses ltimos dez anos. A supremacia crescente do "mercado", do financeiro e do privado sobre o pblico tambm contribuiu para esse quadro, conforme o demonstram as vrias indagaes que se encontram neste artigo. Ele analisa o sentido da poltica econmica nos anos 90, com destaque insero brasileira no processo das reformas "neoliberais", bem como o processo de privatizao ao longo desses anos, confrontando-o com os fins que exerceu na agenda do setor pblico nesse perodo. Por fim, trata da dinmica das contas pblicas nos diversos perodos da dcada e avalia seu impacto na adoo de uma nova diretriz de poltica fiscal.

S-ar putea să vă placă și