Sunteți pe pagina 1din 2

FOLHA DE PARIQUERA

folhadepariquera.blogspot.com
BOLETIM INFORMATIVO MENSAL PARIQUERA-AU, 16 DE AGOSTO DE 2011 ANO I N 01 TIRAGEM: 500 EXEMPLARES DISTRIBUIO GRATUITA

Escola Presidente Vargas amplia acesso nossa histria


A Escola Estadual Presidente Vargas completou 72 anos no ltimo dia 10 de junho e quem ganhou o presente foi a populao de Pariquera-Au: um Memorial Histrico repleto de fotografias e recortes que contam a histria da cidade. Imagens de homens trabalhando na construo do Hospital Regional Vale do Ribeira (H.R.V.R.), desfiles cvicos, personalidades famosas, como a famlia Zanela, e muito material raro. Sem sombra de dvida, algo para encher os olhos. O Diretor Nilson Roberto Rodrigues vem trabalhando no resgate de nossa histria no de hoje. Alm de contar com um canal no YouTube, onde j publicou parte de um grande acervo de vdeos (recuperados de fitas VHS), tambm est escrevendo um
Sandro Sashz

livro: A Histria Contextualizada de Pariquera-Au para Crianas. Ainda incompleto, traz dados interessantes, como uma relao de imigrantes que se inicia no ano de 1868 com Guilherme Goedke. A escola tambm possui sala de vdeo e biblioteca, tudo bem conservado, com espaos amplos e bem iluminados, refletindo um trabalho de paixo e entrega ao ensino pblico do municpio. Um de seus prximos atos ser reativar a sala de informtica, passo importante para a incluso digital.

Prefeito Zildo Wach e o Diretor Nilson em imagem publicada pela revista poca.

ENSINO PBLICO DESTAQUE


A rede de ensino pblico disponvel na cidade de Pariquera-Au motivo de orgulho para todos os seus cidados: 1. Sobram vagas no Ensino Fundamental e Mdio; 2. H transporte gratuito de qualidade para buscar e devolver as crianas em suas casas. Parte da frota, operada pela empresa Mina do Vale, conta com monitores; 3. A merenda, elaborada por uma nutricionista, tem cardpio apropriado para o crescimento fsico e intelectual dos estudantes; 4. So desenvolvidos projetos paralelos ao ensino convencional que buscam a participao de toda a sociedade, como a Escola da Famlia, realizado nos finais de semana; 5. Cuidados na manuteno dos prdios, constantes reformas que visam o aprimoramento de salas e quadras poliesportivas tambm so dados para se enfatizar.

Sala do Memorial Histrico.

Guaricana Tanzgruppe e o resgate da cultura alem


Herbert H. R. Schulz

Desde 1999 a Associao Cultural Guaricana Tanzgruppe vem trabalhando no resgate da cultura alem em PariqueraAu. Com cerca de 240 apresentaes realizadas em diversas cidades brasileiras, o grupo, presidido por Herbert Hans Rudolf Schulz, se firma como um dos mais tradicionais no Vale do Ribeira. Nascido em 07 de maio, nas instalaes da Festa das Naes, j teve a participao de mais de 500 jovens em suas aulas de dana folclrica, lngua alem e pesquisa de imigrao.

Filiado Associao Cultural de Gramado, RS, o Guaricana Tanzgruppe chegou a ser eleito Ponto de Cultura pela Secretaria de Estado da Cultura. Com trajes tpicos confeccionados por Iraci Godoi Schulz, os quase 70 jovens que freqentam atualmente as aulas ministradas no ptio da E.M.E.I. Abelhinha, meninos e meninas, podem aprender as danas tradicionais alems com um repertrio de mais de 150 msicas. No site Folha de Pariquera voc pode acessar mais informaes do projeto.

Perfumaria - Produtos Pronta Entrega

SOUZA VIDROS

Produtos Apcolas: Mel Silvestre Plen Apcola Desidratado Prpolis Extrato de Prpolis Cera de Abelha Captura de Enxame Velas de Cera de Abelha

Cpias de chaves Confeces de alianas em prata e em ouro 18K Consertos de jias e relgios

Linha completa de perfumes importados originais Consultor: Marcos A. Muniz de Paulo


Parcelamos em at 12 vezes sem juros

Vidros, Espelhos, Vidros Jateados, Box, Aqurios, Vidro Temperado, Box em Acrlico e Temperado, Quadros
Rua Joo Tobias Filho, 175 Tel.: (13) 3856-2159 / 9707-2103

Av. Dr. Carlos Botelho, 97 Centro Tel.: (13) 3856-1499 / 9154-0654 e-mail: marcos.muniz@yahoo.com.br

Editora Globo

Projeto ensina jud para crianas e jovens


Caravana Siga Bem

Curtas
APTA realiza encontro para piscicultores
Agricultores, produtores rurais familiares, tcnicos e estudantes podero aprender noes bsicas sobre a qualidade da gua e alimentao de peixes no prximo dia 25 no Polo Regional Vale do Ribeira, localizado BR 116, km 460. O evento, gratuito, comear s 08h00 e conta com 60 vagas. Maiores informaes podem ser obtidas atravs do telefone (13) 3856-1656.

Projeto Jud Para Todos se apresenta em evento da Caravana Siga Bem no posto Petropen.

o esporte de contato para meninos e meninas com idades entre 04 e 16 anos. s quintas-feiras, entretanto, as aulas acontecem na rea rural. Nascido em 2005, o projeto antes era acolhido no Centro de Eventos, um dos nicos locais com espaos disponveis na cidade. Juan Alexsander dos Santos (no canto esquerdo na foto ao lado), professor dos garotos e tambm diretor do departamento municipal de esportes, conta Folha de Pariquera que o curso j preencheu 220 vagas nesses seis anos de atividades. As aulas so ministradas gratuitamente e contam com recursos prprios da cidade, inclusive com a distribuio dos kimonos (ou judogui). Com as inscries abertas, uma tima opo para a juventude se manter longe de vcios.
SAIBA MAIS No ltimo dia 22 de maio foi realizado o 3 Torneio Inter Regional de Jud em Pariquera-Au.

O prdio do Centro Comunitrio de PariqueraAu (CECOPA) desde 2008 vem abrigando o projeto Jud para Todos, um programa que ensina

Hospital Regional tem novos horrios


O HRVR/CONSAUDE divulgou novos horrios de visitas que j entraram em vigor: Enfermarias e alojamento conjunto: das 11h00 s 19h00; UTI adulto: das 14h30 s 15h30 e das 19h30 s 20h30; UTI neonatal: das 14h00 s 15h00; Sada da visita UTI: 19h30 s 20h30; Controle das trocas de acompanhantes: 08h00, 12h00, 16h00 e 20h00. Para saber mais, ligue para o Balco de Informaes no telefone (13) 3856-9606.

Eu Amo Meu Brasil


Comemore a independncia do Brasil, participe da nova promoo da Folha de Pariquera e concorra a um corte de cabelo e escova.

Fortes chuvas causaram estragos na regio


Sandro Sashz

De acordo com o site UOL o temporal provocou alagamentos nos municpios de Barra do Turvo, Eldorado, Iporanga, Jacupiranga, Registro, Pariquera-Au, Sete Barras e Iguape. (...) Em Pariquera-Au, 80 pessoas ficaram desalojadas. Tambm tivemos problemas no fornecimento de energia eltrica. Os moradores da cidade sabem que por pouco tambm no entramos na lista de cidades em estado de emergncia.

DIGA NO S DROGAS!

Pariquera-Au sofreu diversos transtornos na enchente ocorrida em fevereiro de 2009.

Expediente
FOLHA DE PARIQUERA 16/08/2011 Ano I N 01
Folha.com

As fortes chuvas que atingiram nossa regio entre final de julho e incio deste ms causaram muito estrago, principalmente nas cidades circunvizinhas. Na verdade, o Vale do Ribeira foi manchete nos principais peridicos do pas por causa dos temporais, que atingiram as cabeceiras do Rio Ribeira.

Edio e Diagramao SANDRO SASHZ Em Eldorado 1.500 pessoas ficaram desabrigadas, e mais 4.500 desalojadas, ou seja: esto em casas de outras. Impresso D MORAES CPIAS

Cpias Papelaria Digitao Trabalhos escolares Fax Panfletos Convites Contratos Calendrios Impresso de fotos digitais etc Rua Davi Mendes Jnior, 77 Tel.: (13) 3856-4493 / 9787-4009

Camisetas Promocionais e toda linha de uniformes


Tel.: (13) 3856-1444
rwayuniformes@gmail.com Av. Dr. Fernando Costa, 96 Pariquera-Au - SP

S-ar putea să vă placă și