Sunteți pe pagina 1din 3

VESTIBULAR/2010

PROVA DE FILOSOFIA 01. Imagine-se em um centro urbano, observando pessoas que esto indo e vindo de diferentes lugares, cada uma movida por mltiplas razes. Pode-se, entre outros aspectos, identificar que cada pessoa impulsionada a realizar caractersticas que a distinguem de outros animais. Cada uma dessas caractersticas pode afirmar o homem como I. II. III. IV. V. ser histrico. ser religioso. ser que produz cultura. ser de conhecimento. ser que se realiza pelo trabalho.

Esto CORRETAS A) I e II, apenas. B) III e IV, apenas. C) I, II, III, IV e V. D) II, III e V, apenas. E) I e V, apenas.

02. (JC ONLINE -10.08.2009) Pesquisa divulgada pelo Ibope Inteligncia, em parceria com a rede global de pesquisas Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), revela que o Nordeste est bem mais preocupado que as demais regies do Pas: 44%. No Norte, os preocupados somam 34%. J as regies Sul e Sudeste apresentam ndice de preocupao de 36% e 31%, respectivamente. Para se chegar a essa afirmao, utilizou-se do Raciocnio A) Lgico Dedutivo. B) Lgico Indutivo. C) Lgico Analgico. D) Dialtico. E) Lgico Dedutivo e Indutivo.

03. Para agir no mundo, a pessoa humana utiliza-se de diferentes modalidades de conhecimento. Coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas a seguir que buscam expressar diferenas e caractersticas fundamentais de cada modalidade de conhecimento, conceituando: ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) senso comum como conhecimento irracional, de pouca influncia na formao de novos conhecimentos. cincia como um saber, que, na sua essncia, procura desvendar a natureza a partir, principalmente, das relaes entre causa e efeito. arte como um conhecimento que proporciona entender o mundo atravs da sensibilidade do artista. filosofia como um saber que se prope a oferecer um conhecimento, baseado na busca rigorosa da origem dos problemas, relacionando-os a outros aspectos da vida humana. mito como saber capaz de superar a subjetividade do homem, frente ao desconhecido.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA. A) F,V,V,V,F. B) V,V,F,F,V. C) F,V,F,V,F.


1

D) V,F,V,V,V. E) V,V,V,V,V.

VESTIBULAR/2010

04. Identifique qual dos contextos abaixo caracteriza um Raciocnio Lgico Dedutivo. A) Antnio adquiriu uma geladeira da marca RUFFER, porque sua colega tinha uma geladeira idntica que era muito resistente, prtica e confivel. B) Raimundo escolheu estudar na Universidade S. Joo Del Rey, j que todos os seus colegas estudavam nessa Universidade. C) Os torcedores vibraram com a vitria do Brasil, j que so brasileiros. D) Na minha escola, Joo gosta de cinema. E, ainda mais, Andr, Pedro, Mrio, Welliton, Jos Antnio... Enfim, na minha escola, todos gostam de cinema! E) Asa Branca ttulo de uma msica do cantor Luiz Gonzaga. Portanto, Asa Branca sucesso! 05. Identifique o contexto abaixo que caracteriza um Raciocnio Lgico Indutivo. A) A juza Mara Celeste da Cruz defende a realizao de um seminrio, pois acredita que ser a melhor forma de envolver todos. B) Aps ter almoado todos os dias, no decorrer de um ano, no restaurante BOM GOSTO S.A., o motorista Amaro Gomes afirma que esse estabelecimento no de boa qualidade. C) Estela conheceu a escola Paulo de Jesus e ficou apaixonada por ela no mesmo dia. D) Clia no votou nessas eleies, afirmando que todos os candidatos calam 40, ou seja, so todos iguais. E) Estes alunos votaram no presidente, j que pertencem ao seu partido.

Na questo 06, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas.

06. Cada sociedade, cada cultura, para sobreviver, estabelece para si valores sociais. Os valores so experincias fundamentalmente humanas que se encontram no centro de toda escolha de vida. Analise as sentenas abaixo e conclua. I 0 II 0 Uma herana , portanto, no seu todo herdada da cultura da comunidade a que pertencemos. 1 2 3 4 1 2 3 4 Importantes e fundamentais para a sociedade, na medida em que servem para que a essa subsista, mantenha a sua integridade e o seu desenvolvimento. Determinantes das prioridades de cada sociedade. Responsveis e determinantes dos parmetros da produo econmica nas diferentes sociedades. Uma herana , portanto, em parte, herdada da cultura da comunidade a que pertencemos.

VESTIBULAR/2010

S-ar putea să vă placă și