Sunteți pe pagina 1din 7

DIREITO CIVIL__________________________________________________________ 112 Marcos Flvio

CAPTULO 12 CONTRATOS NOES GERAIS


CONCEITO DE CONTRATO
O contrato uma das fontes da obrigao, embora haja polmica. As outras fontes so: a lei, o ato ilcito e os atos unilaterais de vontade. O Cdigo Civil no conceitua contrato, deixando esta tarefa para a doutrina. Para Maria Helena Diniz contrato o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurdica, destinado a estabelecer uma regulamentao de interesses entre as partes, com o escopo de adquirir, modificar ou extinguir relaes jurdicas de natureza patrimonial.

ELEMENTOS ESSENCIAIS DO CONTRATO O contrato espcie de negcio jurdico. H negcios jurdicos que no so contratos, a exemplo dos testamentos. O contrato tem os mesmos elementos essenciais do negcio, acrescentando-se o acordo de vontades. Os elementos essenciais do contrato, segundo a doutrina, so os seguintes: Agente capaz; Objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; Forma prescrita ou no defesa em lei Consentimento ou acordo de vontades. O Consentimento gerador do contrato h de abranger 3 aspectos: a) acordo sobre a natureza do contrato, se uma parte quer aceitar uma doao e a outra quer vender, contrato no h; b) acordo sobre o objeto do contrato; c) acordo sobre as clusulas que compem o contrato.

A NOES GERAIS
CC Arts. 421 a 426

A.1 DISPOSIES PRELIMINARES PREVISTAS NO CDIGO CIVIL Art. 421. A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato. A funo moderna do contrato no a de exclusivamente atender aos interesses das partes contratantes, como se o contrato tivesse existncia autnoma fora do mundo que o cerca. Por este ngulo, deve-se encarar a funo social do contrato como limite autonomia da vontade, que a liberdade de contratar. Quando a autonomia da vontade estiver em confronto com o interesse social este deve prevalecer. Art. 422. Os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso do contrato, como em sua execuo, os princpios de probidade e boa-f. Caio Mrio da Silva Pereira ensina que a boa-f objetiva, de que trata o artigo 422, no diz respeito ao estado mental subjetivo do agente representado pela boa-f subjetiva, mas sim ao seu comportamento de cooperao em determinada relao jurdica, mediante o qual o agente deve fazer o que estiver ao seu alcance para que a outra parte obtenha o resultado previsto no contrato, ainda que as partes assim no tenham convencionado, desde que evidentemente para isso no tenha que sacrificar interesses legtimos prprios.

DIREITO CIVIL__________________________________________________________ 113 Marcos Flvio

Art. 424. Nos contratos de adeso, so nulas as clusulas que estipulem a renncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negcio. Art. 423. Quando houver no contrato de adeso clusulas ambguas ou contraditrias, dever-se- adotar a interpretao mais favorvel ao aderente. Primeiro cabe definir que paritrios so os contratos em que as partes esto em p de igualdade na discusso e fixao das clusulas contratuais. Exemplo: compra e venda da cadelinha darling. Contratos de adeso so aqueles cujas clusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou servios, sem que o consumidor possa discutir ou modificar seu contedo. As clusulas no so debatidas porque uma das partes detm monoplio de direito ou de fato, e impe-nas em bloco, no cabendo outra parte modific-las: apenas aceita-as (aderindo) ou no ao estipulado. Exemplo: consrcio, planos de sade, fornecimento de energia eltrica, fornecimento de gua. O novo Cdigo Civil estabelece que diante de clusulas ambguas ou contraditrias, dever-se- adotar a interpretao mais favorvel ao aderente e que sero nulas as clusulas que estipulem a renncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negcio. Art. 425. lcito s partes estipular contratos atpicos, observadas as normas gerais fixadas neste Cdigo. Atpicos so os contratos cujas regras disciplinadoras so criadas pelas partes e no se encontram previstas nem no Cdigo Civil nem em leis especiais. So juridicamente permitidos, desde que obedeam s normas gerais e aos princpios da teoria geral dos contratos. A doutrina cita como exemplo o contrato de cesso de clientela e contrato de explorao de lavoura de caf. Art. 426. No pode ser objeto de contrato a herana de pessoa viva. Este dispositivo do Cdigo Civil enuncia hiptese de vedao absoluta de contratar. Art. 476. Nos contratos bilaterais, nenhum dos contraentes, antes de cumprida a sua obrigao, pode exigir o implemento da do outro. Esta a famosa clusula exceptio non adimpleti contractus cuja traduo exceo do contrato no cumprido. um meio de defesa da parte em dia com suas obrigaes contra a parte inadimplente. Por este dispositivo, a parte que no cumpriu com a sua obrigao no pode exigir do outro contratante o implemento de sua obrigao. Inicialmente, cabe definir contratos bilaterais, que so aqueles que geram obrigaes para ambos os contratantes. So conhecidos tambm por sinalagmticos. Exemplo: compra e venda, locao, doao com encargo (contrato pelo qual o doador impe ao donatrio uma prestao). Contratos unilaterais so os que impem obrigaes to somente a uma das partes. Exemplo: doao pura (o mesmo que doao sem encargos).

DIREITO CIVIL__________________________________________________________ 114 Marcos Flvio

QUESTES DA FUNDAO CARLOS CHAGAS


1. (TRE PE ANALISTA JUDICIRIA JANEIRO/2004, q.75) Considere: I. A funo social do contrato prevista no art. 421 do novo Cdigo Civil elimina o princpio da autonomia contratual. II. Em virtude do princpio da boa-f, positivado no art. 422 do novo Cdigo Civil, a violao dos deveres anexos constitui espcie de inadimplemento, independentemente de culpa. III. lcito s partes estipular contratos atpicos, observadas as normas gerais fixadas no novo Cdigo Civil. IV. O impedimento de contratar tendo por objeto a herana de pessoa viva tem uma nica exceo, expressamente prevista no novo Cdigo Civil. Quanto s normas gerais sobre contratos, so corretos APENAS (A))II e III. (B) I e II. (C) I e III. (D) II e IV. (E) III e IV. 2. (TRT ES ANALISTA JUDICIRIA E ADMINISTRATIVA MAIO/2004, q.47) A respeito dos contratos em geral, perante o Direito Civil brasileiro, INCORRETO afirmar que (A) a liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato. (B) lcito s partes celebrar contratos atpicos, observadas as normas gerais fixadas no Cdigo Civil. (C))pode ser objeto de contrato a herana de pessoa viva, tendo em conta o princpio da liberdade de contratar. (D) so nulas, nos contratos de adeso, as clusulas que estipulem a renncia antecipada do aderente ao direito resultante da natureza do negcio. (E) os contratantes so obrigados a guardar, na concluso do contrato e em sua execuo, os princpios de probidade e boa-f. 3. (TRT 4 REGIO TCNICO ADMINISTRATIVA E JUDICIRIA MAIO/2004, q.16) A respeito dos contratos em geral considere as afirmativas: I. A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato. II. Pode ser objeto de contrato a herana de pessoa viva. III. lcito s partes estipular contratos atpicos, observadas as normas gerais fixadas no Cdigo Civil. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I. (B) I e II. (C))I e III. (D) II. (E) II e III

DIREITO CIVIL__________________________________________________________ 115 Marcos Flvio

QUESTES DO CESPE 4 - (Tcnico Ministerial/MPPE/1996 CESPE-UnB) O contrato em que as clusulas j so preliminarmente estabelecidas por uma das partes e que sero aceitas ou no pela outra parte, sem direito a qualquer discusso, denominado: a) contrato de adeso. b) contrato-padro. c) contrato consigo mesmo. d) contrato de gaveta. e) contrato impositivo. GABARITOS 01 02 03 04 B - TEORIA DA IMPREVISO: Resoluo por Onerosidade Excessiva Art. 478. Nos contratos de execuo continuada ou diferida, se a prestao de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, poder o devedor pedir a resoluo do contrato. Os efeitos da sentena que a decretar retroagiro data da citao. Art. 479. A resoluo poder ser evitada, oferecendo-se o ru a modificar eqitativamente as condies do contrato. Art. 480. Se no contrato as obrigaes couberem a apenas uma das partes, poder ela pleitear que a sua prestao seja reduzida, ou alterado o modo de execut-la, a fim de evitar a onerosidade excessiva. Contratos de execuo continuada so os que se cumprem por meio de atos reiterados. Exemplos: contrato de prestao de servios, CC, art. 598; contrato de empreitada, art. 610; contrato de locao. Contratos de execuo diferida so aqueles em que a prestao de um ou de ambos os contraentes no se d em um s jato, mas a termo, no ocorrendo a extino da obrigao enquanto no se completar a soluo. Exemplo: entrega em determinada data futura do objeto alienado. Para Maria Helena Diniz, 3 vol., p.158 a onerosidade excessiva, oriunda de evento extraordinrio e imprevisvel, que dificulta extremamente o adimplemento da obrigao de uma das partes, motivo de resoluo contratual, por se considerar subentendida a clusula rebus sic stantibus (teoria da impreviso), que corresponde frmula de que, nos contratos de trato sucessivo ou a termo, o vnculo obrigatrio ficar subordinado, a todo tempo, ao estado de fato vigente poca de sua estipulao.

DIREITO CIVIL__________________________________________________________ 116 Marcos Flvio

C ARRAS OU SINAL A doutrina conceitua arras como a quantia em dinheiro, ou outra coisa mvel, que um dos contratantes d ao outro em antecipao, com o objetivo de assegurar o cumprimento da obrigao, evitando seu inadimplemento (estas so as arras confirmatrias). Se o contrato for cumprido normalmente, as arras devem ser devolvidas ou descontadas do preo. o que dispe o art. 417 do Cdigo Civil. ARRAS CONFIRMATRIAS Art. 417. Se, por ocasio da concluso do contrato, uma parte der outra, a ttulo de arras, dinheiro ou outro bem mvel, devero as arras, em caso de execuo, ser restitudas ou computadas na prestao devida, se do mesmo gnero da principal. No entanto, em caso de inexecuo contratual, as arras transformam-se em penitenciais. Se a inexecuo for de responsabilidade de quem deu as arras, este perd-las- para a outra parte que as reter. Se a inexecuo for de quem recebeu as arras, este devolv-las- em dobro, ou, na linguagem do novo Cdigo devoluo mais o equivalente. ARRAS PENITENCIAIS Art. 418. Se a parte que deu as arras no executar o contrato, poder a outra t-lo por desfeito, retendo-as; se a inexecuo for de quem recebeu as arras, poder quem as deu haver o contrato por desfeito, e exigir sua devoluo mais o equivalente, com atualizao monetria segundo ndices oficiais regularmente estabelecidos, juros e honorrios de advogado.
D - EVICO

a ao pela qual o adquirente (evicto) perde a posse ou a propriedade de determinado objeto, em virtude de sentena judicial, que os atribui a terceiro (evictor), reconhecendo que o alienante no era titular legtimo do direito que transferiu (Arnoldo Wald, Curso de Direito Civil Brasileiro, vol. II, pg. 229). O novo Cdigo Civil alude ao tema nos arts. 447 a 457. Figuras: Evicto - o adquirente que perde a coisa adquirida. Evictor - o terceiro que move a ao e ganha a coisa. Alienante aquele que transferiu (vendeu) a coisa mediante contrato. CC Art. 447. Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evico. Subsiste esta garantia ainda que a aquisio se tenha realizado EM HASTA PBLICA. CC Art. 448. Podem as partes, por clusula expressa, reforar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evico. Art. 450. Salvo estipulao em contrrio, tem direito o evicto (adquirente) alm da restituio integral do preo, ou das quantias que pagou, alm de: I - indenizao dos frutos que tiver sido obrigado a restituir; II - das despesas dos contratos e dos prejuzos que diretamente resultarem da evico;

DIREITO CIVIL__________________________________________________________ 117 Marcos Flvio III - s custas judiciais. Art. 451. Subsiste para o alienante esta obrigao, ainda que a coisa alienada esteja deteriorada, exceto havendo dolo do adquirente. cc art. 457. no pode o adquirente demandar pela evico se sabia que a coisa era alheia ou litigiosa. cc art. 455 . se parcial, mas considervel, for a evico, poder o evicto (adquirente) optar entre a resciso do contrato e a restituio da parte do preo correspondente ao desfalque sofrido. Se no for considervel, caber somente direito a indenizao. E - VCIOS REDIBITRIOS Vcio redibitrio o defeito ou vcio oculto da coisa, no conhecido pelo adquirente, em virtude de contrato comutativo. Ao adquirente, restam duas opes: mover uma ao redibitria, quando enjeitar a coisa ou uma ao quanti minoris, para demandar o abatimento no preo. CC Art. 441. A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vcios ou defeitos ocultos, que a tornem imprpria ao uso a que destinada ou lhe diminuam o valor. (ao redibitria) Pargrafo nico. aplicvel a disposio deste artigo s doaes onerosas. CC Art. 442. Em vez de rejeitar a coisa redibindo o contrato (ao redibitria), pode o adquirente reclamar abatimento do preo.(ao quanti minoris) CC Art. 443. Se o alienante conhecia o vcio ou defeito da coisa restituir o que recebeu com perdas e danos; se o no conhecia, to-somente restituir o valor recebido, mais as despesas do contrato. CC Art. 444. A responsabilidade do alienante subsiste ainda que a coisa perea em poder do alienatrio, se perecer por vcio oculto, j existente ao tempo da tradio.
QUESTO DA FUNDAO CARLOS CHAGAS 1.(TRE RN ANALISTA ADMINISTRATIVA Julho / 2005, q.49) Nos termos do Cdigo Civil Brasileiro, se houver vcios ou defeitos ocultos na coisa recebida em virtude de contrato comutativo, (A) (B) (C) (D) no pode a coisa ser rejeitada, cabendo ao alienatrio, to-somente, reivindicar o abatimento do preo. pode a coisa ser rejeitada, se o vcio ou defeito a torne imprpria ao uso a que destinada, ou lhe diminuam o valor. pode a coisa ser rejeitada, mas o alienante ter o direito de ser ressarcido das despesas decorrentes da tradio da coisa. no haver responsabilidade para o alienante, se a coisa perecer em poder do alienatrio, ainda que em razo de vcio oculto j existente ao tempo da tradio.

DIREITO CIVIL__________________________________________________________ 118 Marcos Flvio


(E) o alienante somente ser responsvel se a coisa mvel perecer no prazo mximo de 60 (sessenta) dias, aps a tradio, e desde que o perecimento ou defeito decorra de vcio oculto j existente ao tempo da tradio.

QUESTO DA COVEST 2. (Procurador da Sudene/1994/Covest) Evico: a) a rejeio da coisa recebida por contrato cumutativo. b) a perda da coisa adquirida, antes de pago o seu preo. c) a perda da coisa adquirida, por fora de deciso judicial. d) a perda da coisa adquirida, por caso fortuito, roubo, ou furto. e) n.d.r. QUESTO DO CESPE 3 - (Juiz Estadual/PE/2000) Assinale a opo correta no que se refere teoria dos contratos: a) os contratos so espcies do gnero fato jurdico lato sensu, em que a vontade irrelevante. b) o vcio ou defeito visvel e aparente caracteriza o vcio redibitrio. c) as arras em dinheiro consideram-se, sempre e em qualquer caso, uma maneira de confirmar a realizao do contrato. d) nos contratos bilaterais, qualquer dos contraentes, mesmo antes de cumprida a sua obrigao, pode exigir o implemento da do outro. e) o contrato de compra e venda espcie de contrato bilateral-oneroso. 4 - (Tcnico Judicirio da 3 entrncia/2001 TJPE CESPE - UnB) Assinale a opo correta a) Os contratos so espcies do gnero negcio jurdico. b) O vcio, ou defeito visvel e aparente, caracteriza o vcio redibitrio. c) As arras em dinheiro consideram-se sempre e em qualquer caso, uma maneira de confirmar a realizao do contrato. d) Nos contratos bilaterais, qualquer dos contraentes, mesmo antes de cumprida a sua obrigao, pode exigir o implemento da do outro. e) Os negcios jurdicos so sempre celebrados por duas partes. GABARITOS: 01 _________ 02 __________ 03 _____________ 04 ________________

S-ar putea să vă placă și