Sunteți pe pagina 1din 5

spectrum

157

DA INADEQUAO DO TERMO ANALFABETISMO E DA NECESSIDADE DE NOVOS CONCEITOS PARA A COMPREENSO DO APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA EM LNGUA PORTUGUESA
NILCE DA SILVA*

RESUMO O presente artigo apresenta novos conceitos acerca da aquisio da leitura e da escrita materna. Partimos do conceito de letrismo a-funcional desenvolvido pelo professor Jean Biarns, professor e pesquisador da Universit Paris-Nord, e decorrentes deste, tratamos dos conceitos de letrismo funcional, analfabetismo de resistncia e alfabetizao de opresso. Fundamentando nossa exposio, mostramos o preconceito existente nos termos analfabeto (destinado s pessoas que encontram-se em situao de pouca ou nenhuma escolarizao em sua prpria lngua materna). Finalmente, pretendemos contribuir para a compreenso do aprendizado da lngua materna, do ensino das primeiras letras e ainda, oferecer conceitos que possam contribuir com pesquisa nesta rea do saber.

PALAVRAS-CHAVE 1. letrismo a-funcional; 3. analfabetismo de resistncia; 5. alfabetizao; 2. letrismo funcional; 4. alfabetizao de opresso; 6. analfabeto

Prof Doutora do Departamento de Didtica e Metodologia do Ensino da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo.
*

spectrum INTRODUO Conhecer os trabalhos realizados pelo professor Jean Biarns nas escolas pblicas nos banlieus parisienses e o quadro terico que o mesmo constri, luz da teoria de D. Winnicott, sobre a relao estabelecida entre imigrantes e a lngua francesa, faz-nos perceber que a palavra analfabetismo (palavra que indica situao de desconhecimento da lngua escrita do seu pas natal) no satisfatria para compreender a relao estabelecida entre o Homem na cidade de So Paulo, pesquisa em nvel de doutoramento que realizamos desde 1998. Existe alguma pessoa que no se relaciona de modo algum com a lngua escrita de modo a ser considerado analfabeto no Brasil? Do nosso ponto de vista, a resposta : No. No existe nenhuma pessoa que no se relaciona com o mundo das letras. Sendo assim, h que se pensar em novas palavras que expliquem esta situao com diferentes nuances, conforme apresentaremos a seguir. Afirmamos que os termos analfabeto e analfabetismo precisam ser discutidos e retirados dos discursos dos nossos tempos, sejam eles proferidos por professores, formadores de professores, autoridades, alunos, entre outras pessoas. Nossa proposta conceitual apresenta letrismo funcional e letrismo afuncional, analfabetismo de resistncia e alfabetizao de opresso.

158

LETRISMO A-FUNCIONAL E LETRISMO FUNCIONAL A palavra analfabetismo, no Brasil, especificamente, encontra-se maculada e insuficiente como conceito no fenmeno do aprendizado e ou no aprendizado da leitura e da escrita da Lngua materna por pelo menos trs razes: 1- Retira do sujeito toda a sua responsabilidade sobre a sua situao. Ou seja, nada se fala sobre o que o sujeito faz do contexto que lhe cerca. 2- No explica porque nem todos os sujeitos reagem da mesma forma nesta situao, ainda que, saibamos que todos os sujeitos possuem um aparelho psquico pensante. 3- Porque analfabeto indica um modo pejorativo de referir-se a pessoas que no dominam a leitura e a escrita. Segundo J. Biarns (1996, 1998, 1999), todos possuem uma relao com a letra, com a escrita. Ele tambm no est de acordo com o conceito de analfabetismo funcional j que este salienta as falhas de competncias apresentadas por uma pessoa dentro das suas capacidades de utilizar-se da letra. O conceito de letrismo a-funcional permite-nos compreender qual o lugar da escrita dentro da relao Homem e realidade especialmente quando estamos no campo

spectrum da educao de crianas, jovens e adultos em situao de pouca ou nenhuma escolarizao no Brasil. A construo de letrismo a-funcional de grande importncia, isto porque, segundo tal conceito, ningum est totalmente fora da letra ou dentro da letra, procura, portanto, compreender a ou as funcionalidade(s) que construmos em nossa relao com a letra. Funcionalidades externas que implicam em comunicao com os outros; e funcionalidades internas, na economia psquica do sujeito. Nas palavras de Biarns: Personne ntant totalemente en dehors de la lettre, ni totalement dedans, le problme est alors de comprendre la ou les fonctionnalits que nous construisons dans nos rapports la lettre. Il est alors vident, et aujourdhui les statistiques le prouvent, que certains dentre nous donne ce raport une fonctionnalit externe` quasi nulle. Nous parlons de fonctionnalit externe` car cette a-fonctionnalit` se situe dans les rapports de communication, dans les rapports lautre. Par contre en interne`, cest dire dans lconomie psychique du sujet, ce rapport a-fonctionnel externe` la lettre est hautement fonctionnel. En substitution aux concepts dillettrisme ou danalphabtisme fonctionnel, nous proposons donc de parler de lettrisme afonctionnel`. Ce changemement de concept est dimportance car l o lillettrisme et analphabtisme fonctionnel` stigmatisent le sujet en faisant le seul porteur danormalit, de manques, le concept de lettrime a-fonctionnel` nous engage regarder le problme comme inclus dans un large sistme de significations diverses qua donn le sujet en relation avec son environnement son propre rapport la lettre. Lune de ces significations l engag construire une a-fonctionnalit de la lettre dans ses rapports lautre BIARNS, 1999, 104 A nossa adeso ao conceito letrismo a-funcional indica o princpio da no estigmatizao do sujeito. Tal definio parte de um amplo sistema de significaes diversas em que o sujeito, em relao com o seu meio, atribui significaes sua prpria relao com o sistema escrito.

159

ANALFABETISMO DE RESISTNCIA E ALFABETIZAO DE OPRESSO Afirmamos que em apenas um contexto o uso das palavras analfabeto e analfabetismo so suficientemente capazes de compreender o fenmeno do aprendizado da leitura e da escrita, conforme explicitaremos a seguir.

spectrum Segundo Serge Wagner (1990) podemos classificar as minorias sociais em trs tipos: Povos aborgenes: povos que habitam seu pas de origem h muito tempo, que possuem, porm, um estilo de vida tradicional, considerado arcaico, pelas sociedades industrializadas. Neste grupo, situam-se os nativos australianos, nativos brasileiros etc. Minorias estveis: Grupos estabelecidos no seu pas de origem h muito tempo e que possuem modos de vida prximos das sociedades industrializadas, como por exemplo: Bretes na Frana, canadenses franceses no Canad. Novas minorias : Designam pessoas que imigraram recentemente desejando a nacionalidade do pas que os acolhe; e ainda, minorias criadas por um processo de migrao interna no interior do prprio pas; tal como observamos no caso dos nordestinos que migram para a cidade de So Paulo. J o analfabetismo, nestas sociedades minoritrias, pode ser classificado em dois tipos: analfabetismo de opresso e analfabetismo de resistncia. O analfabetismo de resistncia pode ser utilizado quando a letra passa a ser um perigo muito grande de perda da identidade, sua a-funcionalidade torna-se uma arma eficaz contra essa perda fundamental. O fenmeno da resistncia, diga-se de passagem, tem sido a causa do insucesso de muitos programas de alfabetizao propostos no Brasil e no mundo. Ou seja, o analfabetismo de resistncia pode produzir o letrismo a-funcional. Em relao ao analfabetismo de opresso, afirmamos que o mesmo expressa a reao de integrao forada de um grupo minoritrio face ofensiva lingstica e cultural do grupo dominante. Finalmente, decorrncia dos conceitos apresentados at agora: letrismo a-funcional, novas minorias, analfabetismo de resistncia e alafabetizao de opresso, resta-nos definir o letrismo funcional. Este conceito abrange o grupo de pessoas que tm excelente controle da lngua escrita e falada do local em que se encontram inseridos, ou seja, pessoas capazes de fazer da lngua instrumento de comunicao e de garantia de seus direitos, alm, claro, de fazer com que a escrita e a fala sirvam como possibilidades de organizao das suas formas de pensar.

160

CONSIDERAES FINAIS Os conceitos de: letrismo a-funcional, letrismo funcional, analfabetismo de resistncia, alfabetizao de opresso parecem-nos os mais adequados para se compreender a compreenso do aprendizado da Lngua Portuguesa nos anos iniciais da escolarizao de crianas, jovens e adultos. Alm disso, mesmo no sendo o tema deste artigo, lembramos que os diferentes conceitos aqui apresentados alteram de modo substancial a prtica

spectrum pedaggica do professor; e ainda, oferecem possibilidade de avano na rea da pesquisa que trate desta temtica. Em suma, o termo analfabeto, analfabetismo podem fazer parte do passado da educao no Brasil, pois mostram-se preconceituosos e insuficientes; outros conceitos, tais como os apresentados aqui, so necessrios para a compreenso atual do tema que aqui abordamos.

161

BIBLIOGRAFIA APPLE, Michael W. e NVOA, Antnio (orgs.). Paulo Freire: Poltica e Pedagogia. Porto: Porto Editora, 1998. BIARNS, Jean. Jeunes et adults en chec, mais encore! Education, Paris, vol. 24, mars/mai. 1996. ______ Jean. Universalit, Diversit, sujet dans lespace pdagogique. Paris: LHarmattan, 1999. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. KLEIMAN, ngela (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prtica social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995. WAGNER, S.. In: Minorites Etnolinguistiques, analphabetisme et alphabetisation: Les francophones minoritaires du Canada, LIRE, L.IR.E. les actes du Colloque. Cultures et subcultures orales, cultures et subcultures de l ecrit dans le pays de la francophonie. Decembre, 1990.

S-ar putea să vă placă și