Sunteți pe pagina 1din 23

Atente para os seguintes enunciados.

I A retificao do registro civil para incluso do patronmico materno admitida pela lei, j que no configura mudana de nome. A excluso do agnome que se reporta ao nome do av paterno consectrio natural da incluso do sobrenome da me. II No constando vedao legal a que as despesas de implantao de rede de gua potvel em loteamento sejam custeadas pelos adquirentes dos lotes, em havendo previso contratual originria e vinculante nesse sentido, procedente a ao de cobrana intentada pela empresa empreendedora contra os compradores inadimplentes com tal obrigao. III imprescritvel a ao de investigao de paternidade, como tambm o a de petio de herana. IV Sero os da lei anterior CC/1916 os prazos, quando reduzidos por este CC/2002, e se, na data de sua entrada em vigor, j houver transcorrido mais da metade do tempo estabelecido na lei revogada. V A ao de sonegados tem natureza declaratria, porque o autor pede a aplicao da pena de sonegados quele que descumpriu seu dever de herdeiro e/ou de inventariante, de declarar no inventrio a existncia de bem do esplio. Assinale a alternativa correta.

a) Todas as alternativas esto incorretas;

b) As alternativas III, IV e V esto corretas;

c) Todas as alternativas esto corretas;

d) Apenas as alternativas II e III esto corretas;

e) As alternativas I, IV e V esto corretas.

Assinale a alternativa incorreta.

a) No regime de participao final nos aquestos, cada cnjuge possui patrimnio prprio, consoante disposto na lei, e lhe cabe, poca da dissoluo da sociedade conjugal, direito metade dos bens adquiridos pelo casal, a ttulo oneroso, na constncia do casamento;

a) As alternativas I, II e IV esto corretas;

b) Se o casamento dos nubentes menores de idade se der por suprimento judicial de vontade, o regime de bens entre os cnjuges ser, necessariamente, o de separao obrigatria de bens;

b) Todas as alternativas esto corretas;

c) Somente a alternativa III est correta;

c) No podem casar o adotante com quem foi cnjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante;

d) Todas as alternativas esto incorretas;

e) As alternativas II, IV e V esto corretas.

d) Se o devedor da obrigao garantida pela primeira hipoteca no se oferecer, no vencimento, para pag-la, o credor da segunda pode promover-lhe a extino, consignando a importncia e citando o primeiro credor para receb-la e o devedor para pagla;

Observe as seguintes afirmaes. I Nos casos em que a interdio for promovida pelo Ministrio Pblico, no se nomear defensor ao suposto incapaz. II Podem os cnjuges, ou a entidade familiar, mediante escritura pblica ou testamento, destinar parte de seu patrimnio para instituir bem de famlia, mesmo que ultrapasse um tero do patrimnio lquido existente ao tempo da instituio. III O direito prestao de alimentos recproco entre pais e filhos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigao nos mais prximos em grau, uns em falta de outros. IV No processo em que haja interesses de menores, colidam ou no os interesses desses com os de seus pais ou representantes, o Ministrio Pblico deve sempre intervir, como tambm, haver a necessidade de nomeao de curador especial aos menores. V admissvel alterao do regime de bens, mediante autorizao judicial em pedido motivado de ambos os cnjuges, apurada a procedncia das razes invocadas e ressalvados os direitos de terceiros. Assinale a alternativa correta.

e) O usufruturio tem direito a posse, uso, administrao e percepo dos frutos, todavia, no pode exercer o direito de retomada do imvel para uso de descendente, pois, para tal, no ele equiparado ao proprietrio.

Julgue o prximo item, referente s relaes de parentesco no direito de famlia. A afinidade constitui liame jurdico firmado entre um cnjuge ou convivente e os parentes consanguneos ou civis do outro, decorrente de matrimnio vlido ou de unio estvel, extinguindo-se a afinidade em linha reta e colateral com a dissoluo do casamento ou unio estvel.

Certo

Errado

Avalie as assertivas abaixo: I) A guarda unilateral ser requerida pelo pai ou pela me e ser conferida ao genitor que revele melhores condies de exerc-la a guarda compartilhada somente ser decretada em se verificando consenso entre os genitores quanto a ela, em ao especfica originalmente prroposta na forma consensual. II) A autorizao dos pais, ou de seus representantes legais, para casamento de filho com dezesseis anos somente poder ser revogada at a data da publicao dos proclamas. III) No devem casar o tutor com a pessoa tutela enquanto no cessar a tutela e no estiverem saldadas as respectivas contas. IV) O casamento de brasileiro celebrado no estrangeiro dever ser registrado em cento e oitenta dias, a contar da volta de um ou de ambos os cnjuges ao Brasil, no cartrio de seu respectivo domiclio. Est(o) CORRETA(S) :

ane e Carlos constituram uma unio estvel em julho de 2003 e no celebraram contrato para regular as relaes patrimoniais decorrentes da aludida entidade familiar. Em maro de 2005, Jane recebeu R$ 100.000,00 (cem mil reais) a ttulo de doao de seu tio Tlio. Com os R$ 100.000,00 (cem mil reais), Jane adquiriu em maio de 2005 um imvel na Barra da Tijuca. Em 2010, Jane e Carlos se separaram. Carlos procura um advogado, indagando se tem direito a partilhar o imvel adquirido por Jane na Barra da Tijuca em maio de 2005. Assinale a alternativa que indique a orientao correta a ser exposta a Carlos.

a) Por se tratar de bem adquirido a ttulo oneroso na vigncia da unio estvel, Carlos tem direito a partilhar o imvel adquirido por Jane na Barra da Tijuca em maio de 2005.

a) Apenas a assertiva III .

b) Carlos no tem direito a parti lhar o imvel adquirido por Jane na Barra da Tijuca em maio de 2005 porque, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se s relaes patrimoniais entre os mesmos o regime da separao total de bens.

b) Apenas as assertivas III e IV.

c) Apenas as assertivas II e III.

d) Apenas a assertiva I.

c) Carlos no tem direito a partilhar o imvel adquirido por Jane na Barra da Tijuca em maio de 2005 porque, em virtude da ausncia de contrato escrito entre os companheiros, aplica- se s relaes patrimoniais entre os mesmos o regime da comunho parcial de bens, que exclui dos bens comuns entre os consortes aqueles doados e os sub-rogados em seu lugar.

e) Todas as assertivas.

Assinale a nica alternativa CORRETA.

d) Carlos tem direito a partilhar o imvel adquirido por Jane na Barra da Tijuca em maio de 2005 porque, muito embora o referido bem tenha sido adquirido com o produto de uma doao, no se aplica a sub-rogao de bens na unio estvel.

a) No regime da comunho parcial entram na comunho as obrigaes provenientes de atos ilcitos, quando reverterem em proveito do casal, e os subrogados.

A, vivo (ainda no fez inventrio de sua falecida esposa), 80 anos, trs filhos maiores, deseja se habilitar para casar com B, 50 anos, solteira. Assinale a alternativa correta acerca deste possvel casamento:

b) Podem os pais, independentemente de autorizao judicial, alienar imveis dos filhos menores quando demonstrada necessidade ou evidente interesse da prole.

a) O casamento vlido, contudo no ser facultado aos cnjuges opo de regime de bens que ser o da separao de bens obrigatria.

c) Para os efeitos de impenhorabilidade, de que trata a Lei 8.009/1990, se o casal possuidor de vrios imveis utilizados como residncia, a impenhorabilidade reca ir sobre o de menor valor, ainda que outro tenha sido registrado, para esse fim, no Registro de Imveis.

b) O casamento vlido, mas o regime ser o legal, ou seja, o da comunho parcial de bens.

c) O casamento vlido e o casal poder pactuar o regime que melhor lhes aprouver.

d) Em regra, a tutela cede lugar curatela quando o tutelado cai sob poder familiar ou atinge a maioridade.

e) Os tutores so obrigados a prestar contas da sua administrao ainda que os pais dos tutelados tenham disposto em contrrio.

d) O casamento no ser vlido, eis que o vivo ainda no fez o inventrio de sua falecida esposa e deu partilha aos herdeiros.

Acerca da capacidade para o casamento, assinale a alternativa correta:

a) O casamento dos maiores de dezesseis e menores de dezoito anos vlido, mas necessita de autorizao dos pais ou representantes legais ou suprimento judicial.

a) Os impedimentos podem ser opostos, at o momento da concluso do processo de habilitao, por qualquer pessoa capaz.

b) A autorizao dos pais requisito para a validade dos casamentos contrados por menores de vinte e um anos.

b) Casamento putativo produz efeito perante o cnjuge que se encontrava de boa f.


c) A denegao do consentimento de ambos os pais no poder ser suprida pelo juiz, apenas se houver a denegao de um s dos genitores poder haver suprimento judicial.

c) O regime de bens na unio estvel o da comunho parcial, todavia este regime tem que ser estipulado atravs de contrato escrito.

d) O casamento nunca poder ser realizado sem a presena da autoridade competente para presidir o ato.

d) O casamento dos menores de dezesseis anos ser vlido, desde que autorizado por ambos os pais. Assinale a alternativa correta:

Acerca da invalidade matrimonial, esto corretas todas as afirmativas abaixo, EXCETO:


a) nulo o casamento do enfermo mental sem o necessrio discernimento para os atos da vida civil.

a) Presumem-se concebidos na constncia do casamento os filhos havidos por inseminao artificial heterloga, desde que tenha prvia autorizao do marido.

b) anulvel o casamento de quem no possua capacidade de consentir ou manifestar de modo inequvoco o consentimento.

b) Parentesco por afinidade na linha reta extinguese pela dissoluo do casamento.

c) anulvel o casamento celebrado por autoridade incompetente.

c) Tanto a suspenso quanto a destituio do poder familiar podem ser perante apenas um filho.

d) nulo o casamento celebrado por menores de dezesseis anos, por se tratar de agente absolutamente incapaz.

d) nulo o casamento do vivo ou viva que tiver filho do cnjuge falecido, enquanto no fizer inventrio dos bens do casal e der partilha aos herdeiros.

A e B so casados h seis meses, no possuem filhos nem bens comuns e desejam por fim ao casamento. Como h consenso entre eles, assinale a opo correta para este casal:

Assinale a alternativa correta:

a) O casal ter que propor uma separao judicial litigiosa, eis que esto casados h apenas seis meses.

a) O prazo para ser intentada a ao de anulao do casamento, a contar da data da celebrao, de 3 anos se houver coao.


b) O casal ter que propor o divrcio direto judicial, eis que extrajudicialmente no preenchem os requisitos da legislao em vigor (Lei 11441/07).

b) Ao nubente que der causa a suspenso do ato de celebrao do casamento, ser admitida apenas uma retratao no mesmo dia.


c) O casal poder se separar extrajudicialmente para, posteriormente converter em divrcio.

c) O casamento do menor em idade nbil, quando no autorizado por seu representante legal, s poder ser anulado se a ao for proposta em 120 dias, por iniciativa do incapaz, ao deixar de slo, de seus representantes legais ou de seus herdeiros necessrios.

d) O casal poder proceder ao divrcio direto extrajudicial.

d) nulo o casamento dos parentes afins em linha reta, e anulvel o casamento por incompetncia da autoridade celebrante.

Assinale a alternativa correta:

Considerando a obrigao de pagar alimentos, correto afirmar que

O bem de famlia, quer seja voluntrio ou legal, institui-se com o registro da escritura pblica no registro imobilirio competente. Esse bem permanece vinculado enquanto viver um dos cnjuges ou enquanto existirem filhos menores ou incapazes.

a) o esplio no deve prestar alimentos quele a quem o de cujus devia, mesmo quando vencidos aps a sua morte.

Certo

Errado

b) o menor no pode, sem a anuncia da me, sua representante legal, considerar quitada a obrigao do pai.

c) no se transmite, aos herdeiros do alimentante, a obrigao de prestar alimentos ao alimentando.

O imvel, urbano ou rural, destinado moradia da famlia impenhorvel. Por essa caracterstica, no responde por dvida civil ou bancria, mesmo quando se tratar de obrigao decorrente de fiana concedida em contrato de locao.


d) na ausncia do pai, os avs no podem ser chamados a complementar os alimentos dos netos.

Certo

Errado

e) o dever de prestar alimentos entre ex-cnjuges reveste-se de caractersticas indenizatrias.

Analise as proposies. I. nulo o casamento de quem no completou a idade mnima para casar. II. nulo o casamento contrado pelo enfermo mental sem o necessrio discernimento para os atos da vida civil.

Um casal de srios, no momento residentes no Brasil, casa-se na Sria, silenciando quanto ao regime de casamento a ser adotado. Durante a constncia da unio houve aquisio de patrimnio imobilirio, sendo que aps alguns anos houve sua ruptura, com o consequente divrcio e partilha de bens. Alega o marido que, por serem srios aplica-se a lei sria, em que a mulher teria direito a 1/6. Analisando a questo, apenas com os elementos dados, responda o posicionamento correto.

III. nulo o casamento por incompetncia da autoridade celebrante. IV. nulo o casamento de jovem com 17 anos completos, realizado sem autorizao dos seus pais. Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I, II e IV so corretas.

a) Apesar de o casamento ter sido realizado por estrangeiros, no caso concreto, o domiclio do casal est estabelecido no Brasil, devendo aplicar-se a legislao brasileira quanto ao regime legal de bens.

b) Todas so corretas.

c) Todas so falsas.

b) O regime de bens estabelecido na lei sria somente ter vigncia se comprovado o registro do casamento perante a autoridade diplomtica ou consular sria, provando-se o regime de bens ento adotado.

d) Apenas a II verdadeira.

Assinale a alternativa incorreta a respeito do regime de comunho parcial. c) Em se tratando de cnjuges estrangeiros, mesmo que seja celebrado no Brasil, vigorar o regime de casamento srio, se um dos cnjuges tiver residncia estabelecida naquele pas.

a) Entram na comunho os frutos dos bens particulares de cada cnjuge, percebidos na constncia do matrimnio.

d) A lei brasileira no faz distino entre a nacionalidade dos nubentes quanto s condies para a realizao de um casamento realizado no Brasil ou no exterior, devendo obedecer aos mesmos requisitos.

b) Exclui-se da comunho a herana recebida pelo cnjuge na constncia do casamento.

e) Se o casamento tivesse sido celebrado no Brasil, seria aplicada a lei brasileira quanto aos impedimentos dirimentes, s formalidades da celebrao e ao regime de bens, independentemente do domiclio.

c) Entra na comunho a doao recebida pelo cnjuge na constncia do matrimnio.

d) Entra na comunho o prmio de loteria que o cnjuge ganhou.

Assinale a alternativa incorreta a respeito do reconhecimento de filhos. Em relao adoo, o atual Cdigo Civil prev:

a) O reconhecimento de filho por testamento deve constar de disposio especfica, no sendo vlido reconhecimento manifestado incidentalmente.

a) S a pessoa maior de dezesseis anos pode adotar.

b) O reconhecimento poder ser feito por escritura pblica ou escrito particular, a ser arquivado em cartrio.

b) S a pessoa maior de vinte e um anos pode adotar.

c) O reconhecimento de filho maior depende de seu consentimento.

c) S a pessoa maior de dezoito anos pode adotar.

d) O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou ser posterior ao seu falecimento, se ele deixar descendentes.

d) S com o consentimento dos pais de quem se deseja adotar, em sendo este maior de dezoito anos, poder ser feita a adoo.

Assinale a proposio correta: Assinale a alternativa incorreta.


a) ineficaz o pacto antenupcial se no se seguir o casamento.

a) A remoo do tutor ou curador pode ser requerida pelo rgo do Ministrio Pblico ou por qualquer outra pessoa que tenha legtimo interesse.

b) A eficcia do pacto antenupcial, realizado por menor, fica condicionada aprovao de seu representante legal, salvo as hipteses de regime obrigatrio de separao de bens.

b) Em nenhuma hiptese o Ministrio Pblico poder elaborar o estatuto de fundao.

c) O pacto antenupcial poder ser feito por escritura pblica ou instrumento particular autntico, registrado no Registro de Imveis do domiclio dos cnjuges.

c) A escritura pblica de divrcio consensual, no havendo filho menor ou incapaz, somente ser lavrada pelo tabelio se nela o Ministrio Pblico interviu.

d) O Ministrio Pblico no pode exercer papel fiscalizador das fundaes.

d) O pacto antenupcial, para produzir efeitos perante terceiros, dever ser registrado no Registro de Imveis do domiclio dos nubentes.

Assinale a alternativa correta:

Em relao ao regime de bens entre os cnjuges, o atual Cdigo Civil prev:

a) A habilitao para o casamento poder ser dispensada, em caso de urgncia.


a) A impossibilidade de os nubentes, depois do casamento, estipular, quanto aos seus bens, o que lhes aprouver.

b) No possvel a escolha de outro regime de bens na unio estvel, alm do regime legal de comunho parcial, desde que feito por contrato escrito.


b) A impossibilidade de os nubentes estipular, quantos aos seus bens, o que lhes aprouver.

c) No possvel a realizao do divrcio sem a partilha dos bens.


c) A possibilidade de os nubentes, mediante autorizao judicial, estipular, quanto aos seus bens, o que lhes aprouver.

d) A unio estvel independe de declarao ou contrato escrito para seu reconhecimento.

d) A possibilidade de os nubentes, antes de celebrado o casamento, estipular, quanto aos seus bens, o que lhes aprouver.

Arnaldo e Beatriz se casaram em 12 de fevereiro de 2001, pelo regime da comunho parcial de bens. Do casamento resultou o nascimento de gmeos, Cesar e Denise, ambos, hoje, com sete anos de idade. Arnaldo e Beatriz decidem

dissolver a sociedade e o vnculo conjugal pelo divrcio, ante a insuportabilidade da vida em comum. Por ocasio do divrcio, optam por realizar a partilha dos bens. Diante desses fatos, assinale a alternativa correta:

a) a guarda dos filhos do casal ser necessariamente compartilhada se os pais no entrarem em acordo sobre o tema.

a) A obrigao alimentar vincula-se relao de parentesco, enquanto se apresentar como necessria, e devida entre ascendentes e descendentes. Na falta de ascendentes e descendentes, a obrigao alimentar ser cumprida pelos colaterais, de forma exclusiva ou proporcional. Assim, persistindo a necessidade do alimentando, em regra, sobre todos os parentes recai a obrigao de suprir os alimentos ou fornecer-lhe hospedagem e sustento.

b) caso no cheguem a um acordo sobre o divrcio, somente ser possvel a Arnaldo e Beatriz obterem a dissoluo do vnculo conjugal se estiverem separados de fato h, pelos menos, um ano.

c) o divrcio do casal poder ser realizado mediante escritura pblica, em que dever constar, necessariamente, a definio sobre a guarda e a visitao dos filhos, bem como a fixao da prestao alimentar a eles devida. .

b) Na separao judicial de um casal, aquele que detiver a guarda dos filhos menores ou incapazes ser, alm de guardio, tambm administrador dos bens daqueles filhos. Por isso, o alimentante poder legitimamente ajuizar ao contra o guardio, objetivando a prestao de contas dos alimentos que foram pagos aos seus filhos.

d) integraro a comunho e, portanto, devero ser partilhados entre os divorciandos, os frutos advindos dos bens particulares de cada cnjuge, bem como os bens que em lugar de tais frutos tenham se subrogado.

c) possvel a penhora do imvel residencial, ainda que bem de famlia, quando o devedor o indicar penhora, pois pode livremente dispor da proteo legal de sua impenhorabilidade, sendo-lhe vedado, no entanto, nos embargos do devedor, alegar a impenhorabilidade do referido bem, pois, ao indic-lo penhora, ele perde a proteo que a lei lhe confere.

e) supondo que seja fixada a guarda compartilhada, as crianas residiro, necessariamente, parte do tempo na residncia do pai e parte do tempo na residncia da me, no havendo necessidade, nesse caso, de fixao de verba alimentar a ser paga por qualquer dos pais.

Acerca da tutela e da curatela, assinale a alternativa correta:

d) D No casamento realizado sob a gide do Cdigo Civil de 1916, no qual foi adotado o regime da separao de bens, por imposio legal em face da menoridade dos cnjuges, desde que tenha desaparecido a causa que determinou a adoo de regime legal e que no haja qualquer prejuzo aos cnjuges ou a terceiros, permitida a alterao do regime de bens adotado anteriormente para outro regime eleito pelo casal. Os efeitos da sentena que autoriza a mudana do regime de bens se operam a partir de seu trnsito em julgado.

a) caso ocorram danos ao patrimnio do tutelado causados por tutor do qual no se exigiu garantia legal, haver responsabilidade civil direta e imediata do juiz que se omitiu na exigncia da garantia.

Acerca das relaes de parentesco, julgue os itens abaixo. I Os cunhados no podem ser classificados juridicamente como parentes. II O parentesco por afinidade, na linha reta, no se extingue. III O direito brasileiro limita a relao de parentesco na linha colateral ao quarto grau. IV O direito civil brasileiro no protege juridicamente a fecundao heterloga, uma vez que no h previso legal nesse assunto. V O poder familiar exercido por ambos os genitores, ainda que a guarda seja deferida exclusivamente a um deles. A quantidade de itens certos igual a

b) a responsabilidade do tutor pelos danos causados ao tutelado , em regra, objetiva.

c) o Ministrio Pblico somente ter legitimidade para propor a interdio de algum em hiptese de doena mental grave.

d) nos casos em que a interdio for promovida pelo Ministrio Pblico, o juiz nomear defensor ao suposto incapaz; nos demais casos o Ministrio Pblico ser o defensor.

e) a legitimidade de um cnjuge para o exerccio da curatela do outro depende do regime de bens institudo entre eles.

a) 1.

b) 2.

Acerca do direito de famlia, assinale a opo correta.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

d) Casamento putativo aquele que foi contrado de boa-f, por ambos os cnjuges, que ignoravam a circunstncia que o faz anulvel; por tal razo, esse casamento no ser anulado e produzir todos os efeitos do casamento vlido.

No que diz respeito disciplina do regime de bens no casamento, assinale a opo correta.

a) Em inovao trazida pelo Cdigo Civil de 2002, existe a possibilidade legal de o cnjuge que se sinta prejudicado ante a postura perdulria do outro ajuizar ao visando alterao do regime de bens da comunho parcial para a separao absoluta.

e) Duas pessoas, desde que sejam casadas e que tenham residncia comum, podem ser nomeadas curadoras ou tutoras de uma mesma pessoa, pois, nesse caso, o exerccio da curatela, tal como da tutela, pode ser compartilhado. Podem, ainda, tais representantes delegar parcialmente a outras pessoas fsicas ou jurdicas o exerccio da curatela ou da tutela.

b) Desde que por motivos relevantes e mediante instituio por pacto antenupcial, o incio do regime de bens pode ocorrer antes da data de celebrao do casamento.

Transitada em julgado a sentena declaratria de nulidade absoluta ou relativa do casamento, o oficial do Cartrio onde foi realizado o casamento dever:

a) cancelar o assento do casamento, em ambos os casos, j que este perdeu a validade.

c) Os regimes de bens esto estabelecidos no Cdigo Civil em numerus clausus, de forma que no pode haver combinao entre eles para a formao de regime misto ou diverso dos demais.

b) cancelar o assento do casamento nulo, e, averbar a anulao margem do assento do casamento anulado.

d) No regime da participao final dos aquestos, integram o patrimnio prprio de cada cnjuge tanto os bens que possua ao casar quanto os adquiridos na constncia do casamento, a qualquer ttulo.

c) averbar a deciso margem do assento no "Livro de Registro de Casamento", em ambos os casos.


e) Se, no regime da comunho parcial de bens, no for possvel comprovar a data de aquisio de um automvel, haver presuno de que tenha sido adquirido antes do casamento.

d) retificar o assento do casamento, fazendo constar a anulao ou nulidade do casamento.

e) averbar a deciso no "Livro de Registro de Casamento Nulo e Anulvel".

No que concerne ao direito de famlia, assinale a opo correta.

a) Se uma pessoa casada em regime de comunho parcial de bens, na constncia do casamento, adquirir um imvel com o produto auferido com a alienao do patrimnio herdado de seu pai, esse imvel no se incluir na comunho e no ser objeto de partilha, caso sobrevenha a separao do casal, por ser bem particular de um dos cnjuges.

Os noivos, antes do casamento, realizam pacto antenupcial sobre o regime de bens. Mais tarde, o pacto antenupcial declarado nulo por defeito de forma. Neste caso:

a) vigorar o regime obrigatrio de separao de bens.


b) Denomina-se bem de famlia voluntrio o nico bem que a famlia tiver e nele residir. Esse bem, embora seja alienvel, impenhorvel e no responder por qualquer dvida. Entretanto, pode-se renunciar a essa proteo, bastando para isso a indicao do bem penhora em ao de execuo ou sua hipoteca em garantia de dvida.

b) vigorar o regime da comunho parcial de bens.

c) dever ser realizado novo pacto antenupcial.

d) vigorar o regime da comunho universal de bens.

c) Os vnculos colateral e em linha reta estabelecidos pela afinidade desaparecem com a dissoluo do casamento, seja pela morte, seja pelo divrcio.

e) o casamento tambm ser nulo.

O direito prestao alimentcia apresenta como caracterstica ser:

a) irrenuncivel, imprescritvel e impenhorvel.

Certo

Errado

b) personalssimo, transfervel e irrenuncivel. Em relao ao casamento religioso, o Cdigo Civil dispe que, EXCETO:

c) personalssimo, imprescritvel e compensvel.

d) irrenuncivel, prescritvel e impenhorvel.

a) o registro civil do casamento religioso, celebrado com as formalidades exigidas no Cdigo, poder ser promovido a qualquer tempo, desde a sua realizao, independentemente de habilitao.

e) personalssimo, imprescritvel e penhorvel.

Tlio divorciado de Maria desde 2001. A partir do divrcio, ele passou a morar com o seu filho mais velho. Tlio reside habitualmente em dois imveis que esto em seu nome: em uma casa em Petrpolis RJ, que vale aproximadamente R$ 150.000,00, e em um apartamento no Rio de Janeiro, que vale R$ 200.000,00. Do casamento com Maria, ele tem um outro filho de 13 anos de idade, que mora com Maria. Ocorre que Tlio no paga IPTU do apartamento do Rio de Janeiro h quatro anos. Em decorrncia do inadimplemento do referido imposto, o municpio do Rio de Janeiro pretende executar o imvel de Tlio. Tlio, por sua vez, alega que o referido imvel um bem de famlia e, portanto, no responde por suas dvidas de IPTU. Com relao situao hipottica apresentada e s determinaes da Lei n. 8.009/1990, julgue os itens que seguem. Os bens mveis que guarnecem o bem de famlia de Tlio no constituem bem de famlia.

b) o casamento religioso que atender as exigncias da lei para validade do casamento civil equipara-se a este, desde que registrado no registro prprio.

c) o registro do casamento religioso se submete aos mesmos requisitos exigidos para o casamento civil.

d) uma vez equiparado o casamento religioso ao casamento civil, produzir efeitos a partir da data de sua celebrao.

Quanto separao judicial, dispe o Cdigo Civil que:

a) o cnjuge, ainda que declarado culpado, no perder o direito de usar o sobrenome do outro.

b) o cnjuge inocente no poder renunciar ao direito de usar o sobrenome do outro.

Certo Errado

c) decretada a separao judicial litigiosa, no lcito aos cnjuges restabelecer a sociedade conjugal.

Tlio divorciado de Maria desde 2001. A partir do divrcio, ele passou a morar com o seu filho mais velho. Tlio reside habitualmente em dois imveis que esto em seu nome: em uma casa em Petrpolis RJ, que vale aproximadamente R$ 150.000,00, e em um apartamento no Rio de Janeiro, que vale R$ 200.000,00. Do casamento com Maria, ele tem um outro filho de 13 anos de idade, que mora com Maria. Ocorre que Tlio no paga IPTU do apartamento do Rio de Janeiro h quatro anos. Em decorrncia do inadimplemento do referido imposto, o municpio do Rio de Janeiro pretende executar o imvel de Tlio. Tlio, por sua vez, alega que o referido imvel um bem de famlia e, portanto, no responde por suas dvidas de IPTU. Com relao situao hipottica apresentada e s determinaes da Lei n. 8.009/1990, julgue os itens que seguem. Supondo que o apartamento seja considerado como bem de famlia, ainda assim poder responder pela cobrana dos impostos devidos em funo do imvel familiar.

d) pe termo aos deveres de coabitao e fidelidade recproca e ao regime de bens.

O grau e a linha de parentesco entre primos, conforme o Cdigo Civil, :

a) segundo grau, na linha reta.

b) terceiro grau, na linha colateral.

c) quarto grau, na linha colateral.

d) quarto grau, na linha reta.

Na unio estvel, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se, quanto ao regime de bens:

a) a comunho total.

a) ocorrer em no mximo 15 (quinze) dias aps a afixao do edital e ensejar a remessa do procedimento ao Juiz, para deciso.

b) a separao total.

c) a comunho parcial.

b) poder ser efetuada tanto pelo Ministrio Pblico quanto por qualquer cidado, competindo a deciso ao Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais.

d) a participao final nos aquestos.

Acerca do direito de famlia, assinale a opo correta.

c) independe do procedimento de habilitao, podendo ser efetuada a qualquer tempo antes da celebrao do ato.

a) A ao de separao judicial tem carter pessoal, razo pela qual a legitimidade para sua propositura e a respectiva defesa so atribudas aos cnjuges, com exclusividade. Mas o curador, o ascendente ou o irmo, no caso de incapacidade do cnjuge, tm legitimidade representativa para propor a ao.

d) dever ser efetuada no prazo de 3 (trs) dias a contar da afixao dos proclamas, abrindo-se igual prazo para a deciso pelo rgo do Ministrio Pblico.

e) est sujeita a deciso pelo Juiz corregedor, a qual por sua vez poder ser objeto de recurso superior instncia.

b) Compete aos pais a obrigao de prestar alimentos aos filhos menores e incapazes, mas se os genitores no possurem capacidade econmica para prestar os alimentos, esses sero devidos pelos avs. Trata-se de responsabilidade solidria, podendo o menor propor ao de alimentos contra os pais, os avs ou apenas um deles.

Esto sujeitos curatela

a) somente os absolutamente incapazes.

b) somente os relativamente incapazes.

c) O casamento religioso poder ser inscrito no registro civil a qualquer tempo, bastando que se faa o requerimento perante a autoridade competente, instruindo com a certido ou prova equivalente da realizao do ato religioso. Todavia, o efeito jurdico desse casamento ser da data do registro, portanto, no retroagindo data da celebrao do casamento religioso.

c) os menores de 18 anos, os deficientes mentais e os excepcionais sem completo desenvolvimento mental.

d) aqueles que, por enfermidade ou deficincia mental, tiverem o necessrio discernimento para os atos da vida civil.

d) O casamento e a unio estvel foram equiparados pela CF, que, ainda, reconheceu a unio estvel como entidade familiar, sem fazer qualquer distino entre essa e o concubinato. Por isso, concluise que a norma infraconstitucional no poder faz-lo e deixar de reconhecer as conseqncias e atribuir efeitos jurdicos a qualquer unio de fato entre pessoas de sexos diferentes. Assim, nessas unies de fato, os bens que compem o patrimnio de ambos os companheiros, no caso de sucesso por causa da morte ou por ato entre vivos, sero partilhados e pertencem, em partes iguais, a ambos os companheiros, independentemente da origem ou do tempo da aquisio desses bens.

e) aqueles que, por causa duradoura, no puderem exprimir a sua vontade.

O casamento realizado diante de uma situao de urgncia ou "iminente perigo de vida", em que um dos nubentes, face ao seu estado demasiadamente grave, no possui tempo suficiente para se submeter s formalidades preliminares ordinariamente exigidas, nem para aguardar o comparecimento da autoridade celebrante conhecido como

e) A tutela o encargo deferido por lei a uma determinada pessoa, para administrar os bens de outra pessoa que, em virtude de sua incapacidade, no possa faz-lo por si. Destina- se a suprir a falta de capacidade, tem carter assistencial e compatvel com o poder familiar.

a) putativo.

b) nuncupativo.

c) de fato.

A oposio de impedimentos ao casamento

d) discricionrio.

e) de iure. De acordo com a sistemtica adotada pelo Cdigo Civil, o parentesco pode ser natural ou civil, de maneira que duas pessoas podem ser parentes por consaguinidade ou por afinidade, o que se d, por exemplo, em relao a determinada pessoa e aos ascendentes, descendentes e irmos de seu cnjuge.

anulvel o casamento

a) de quem no completou a idade mnima para casar, ainda que tenha resultado gravidez.

Certo

Errado

b) do incapaz de consentir ou manifestar de modo inequvoco, o consentimento, exceto se do casamento tiver resultado gravidez.

Com referncia a tutela, curatela, ausncia, casamento, relaes de parentesco e sucesso, julgue os prximos itens. De acordo com a sistemtica adotada pelo Cdigo Civil, o parentesco pode ser natural ou civil, de maneira que duas pessoas podem ser parentes por consaguinidade ou por afinidade, o que se d, por exemplo, em relao a determinada pessoa e aos ascendentes, descendentes e irmos de seu cnjuge.

c) de menor em idade nbil, quando no autorizado por seu representante legal, exceto se do casamento tiver resultado gravidez.

d) contrado por infringncia de impedimento.

e) contrado pelo enfermo mental sem o necessrio discernimento para os atos da vida civil.

Certo

Errado

Um casal, casado sob o regime de comunho parcial de bens, procura um Tabelio para a realizao de seu divrcio consensual. Cada cnjuge possui bens prprios, alm de imveis em comum. Os cnjuges explicam que desejam que o patrimnio comum seja atribudo integralmente esposa e que, em compensao, a esposa transfira um imvel de seu patrimnio pessoal ao marido, alm de determinada quantia em dinheiro. Neste caso, o Tabelio

Com referncia a tutela, curatela, ausncia, casamento, relaes de parentesco e sucesso, julgue os prximos itens. O casamento um instituto de mltiplos efeitos jurdicos, irradiando sua eficcia sobre a vida pessoal dos cnjuges. Em algumas hipteses, tais efeitos perduram mesmo depois do trmino da sociedade conjugal, como se d, por exemplo, no caso de divrcio, em que, em regra, o cnjuge pode manter o nome de casado.

a) dever negar-se a lavrar a escritura, pois o divrcio ser necessariamente judicial.

Certo

Errado

b) dever lavrar a escritura de divrcio, contemplando os negcios jurdicos tal como concebidos, mediante o pagamento dos tributos incidentes.

Assinale a alternativa falsa.

a) O prazo para a propositura da ao anulatria de casamento decadencial.

c) dever lavrar tantas escrituras pblicas quantos os negcios jurdicos envolvidos.

b) A dissoluo do casamento por morte de um dos cnjuges faz cessar o direito do cnjuge sobrevivo de ajuizar ao declaratria de nulidade.

d) dever lavrar uma escritura para o divrcio e outra para a transmisso do bem pessoal da esposa, mediante o pagamento dos tributos incidentes.

c) A ao declaratria de nulidade de casamento imprescritvel.

e) apenas poder lavrar a escritura de divrcio se houver aquiescncia do membro do Ministrio Pblico.

O casamento um instituto de mltiplos efeitos jurdicos, irradiando sua eficcia sobre a vida pessoal dos cnjuges. Em algumas hipteses, tais efeitos perduram mesmo depois do trmino da sociedade conjugal, como se d, por exemplo, no caso de divrcio, em que, em regra, o cnjuge pode manter o nome de casado.

d) A nulidade do casamento somente poder ser declarada em ao ordinria, no podendo ser proclamada de ofcio pelo juiz.

e) Os efeitos da sentena proferida na ao de nulidade retroagem data do casamento.

Certo

Errado

Assinale a alternativa falsa.

a) Se o filho morrer antes de iniciada a ao de investigao de paternidade, seus herdeiros ficaro inibidos para o ajuizamento, salvo se ele morrer menor e incapaz.

b) A pessoa que tenha sido criada desde tenra idade por outra pode exigir o reconhecimento, por sentena, de sua condio de filho adotivo.

c) A legislao vigente no possibilita a adoo do nascituro.

b) Se o filho, de maior ou menor idade, falecer aps ajuizada a ao de investigao de paternidade, seus herdeiros podero dar-lhe prosseguimento, salvo se julgado extinto o processo.

d) A adoo pode ser revogada nos casos em que se admite a deserdao, ou pela vontade das partes.

c) Se o suposto pai j for falecido, a ao de investigao de paternidade dever ser dirigida contra o respectivo esplio.

e) A adoo post mortem produz seus efeitos a partir do trnsito em julgado da sentena.

d) Em ao investigatria, a recusa do suposto pai a submeter-se ao exame de DNA induz presuno juris tantum de paternidade.

Dissolve-se o casamento vlido

e) proibido reconhecer o filho na ata do casamento, para evitar referncia a sua origem extramatrimonial.

a) pela morte de um dos cnjuges, pela nulidade ou anulao do casamento, pela separao judicial ou pelo divrcio.

b) pela morte de um dos cnjuges, pela separao judicial ou pelo divrcio.

Assinale a alternativa verdadeira.

c) pela morte real de um dos cnjuges ou pelo divrcio direto ou por converso.

a) O regime de bens entre os cnjuges imutvel.

b) admissvel alterao do regime de bens, mediante escritura pblica, ressalvados os direitos de terceiros.

d) pela morte real ou presumida de um dos cnjuges ou pelo divrcio.

e) pela morte de ambos os cnjuges ou pelo divrcio direto.

c) Podem os nubentes adotar um dos regimes de bens estabelecidos no Cdigo Civil ou combin-los entre si, criando um regime misto.

d) Ressalvadas as hipteses em que o regime de separao de bens se faz obrigatrio, os nubentes podem livremente adotar um dos regimes estabelecidos no Cdigo Civil, vedada a possibilidade de criao de um regime misto.

Dadas as hipteses em que: a) um dos cnjuges descobre, aps o casamento, que o outro portador do vrus HIV, contrado anteriormente ao matrimnio; e b) o marido toma conhecimento do defloramento da mulher, ocorrido antes do casamento (error virginitatis), lcito afirmar tratar-se, respectivamente, de casamento

a) nulo e anulvel.

e) O regime de bens entre os cnjuges comea a vigorar desde a data do casamento, salvo se houver pacto antenupcial.

b) nulo e vlido.

c) vlido e vlido.

Assinale a alternativa verdadeira.

d) anulvel e anulvel.

a) A adoo de criana ou adolescente por casal homossexual admissvel sempre que ficar demonstrado que a medida atende o interesse do adotando.

e) anulvel e vlido.

O casamento o mecanismo mais adequado de proteo jurdica da famlia. Considerando essa afirmativa, marque a opo CORRETA.

a) nulo o casamento de quem no completou a idade mnima para casar.

Em relao ao casamento, quando anulado por culpa de um dos cnjuges, conforme dispe o Cdigo Civil, CORRETO afirmar que:

b) nulo o casamento do incapaz de consentir ou manifestar de modo inequvoco o consentimento.

a) o cnjuge culpado no continuar obrigado a cumprir as promessas que fez ao cnjuge inocente no contrato antenupcial;

c) nulo o casamento do menor em idade nbil, quando no autorizado por seu representante legal.

b) o cnjuge culpado no perder as vantagens havidas do cnjuge inocente;

d) nulo o casamento contrado pela pessoa que no revela higidez mental para expressar a vontade de casar.

c) o casamento deixa de produzir efeitos a partir da data da citao na ao prpria;

Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento (CF, art. 226, 3o ). O Cdigo Civil, NO reconhece a unio estvel na seguinte hiptese:

d) o cnjuge culpado continuar obrigado a cumprir as promessas que fez ao cnjuge inocente no contrato antenupcial.

Dispe o Cdigo Civil, expressamente, que se presumem concebidos na constncia do casamento os filhos:

a) se a pessoa viva tem filho do cnjuge falecido, e o inventrio dos bens do casal no se encontra encerrado.

a) havidos por inseminao artificial heterloga, mesmo que sem autorizao do marido;

b) se divorciada a pessoa, no houver sido homologada ou decidida a partilha de bens do casal.

b) nascidos nos trezentos dias, pelo menos, depois de estabelecida a convivncia conjugal;

c) se a pessoa casada no se achar separada de fato ou judicialmente.

c) nascidos nos cento e oitenta dias subseqentes dissoluo da sociedade conjugal, por morte ou separao judicial;

d) se, anulado o casamento da mul dissoluo da sociedade conjugal.

d) havidos, a qualquer tempo, quando se tratar de embries excedentrios, decorrentes de concepo artificial homloga.

A legislao em vigor trata da sucesso por morte no caso de unio estvel. De acordo com o Cdigo Civil, CORRETO dizer que o companheiro ou a companheira participar da sucesso do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigncia da unio estvel, nas seguintes condies:

Assinale a assertiva correta.


a) desde que no concorra com filhos comuns.

a) A anulao do casamento de menor, que no atingiu a idade nbil, no passvel de confirmao.

b) se concorrer com descendente s do autor da herana, tocar-lhe- cota igual que coube a cada um daqueles.

b) So de natureza prescricional os prazos para a anulao do casamento.


c) se concorrer com outros parentes sucessveis, ter direito a um tero da herana.

c) O casamento nulo, em nenhuma hiptese, produzir efeitos.


d) no havendo parentes sucessveis, ter direito metade da herana.

d) No passvel de anulao por motivo de idade de casamento de menor em que sobreveio gravidez.

e) A mulher maior de cinqenta anos s poder casar pelo regime da separao absoluta de bens.

correto afirmar:

a) anulvel o casamento contrado por infringncia de impedimento.

b) a autorizao tcita dos representantes legais do incapaz, para fins de casamento, no possui relevncia jurdica.


b) A decretao de nulidade de casamento pode ser promovida mediante ao direta, por qualquer interessado, ou pelo Ministrio Pblico, em qualquer hiptese.

c) a idade nbil 15 anos.

d) pressuposto legal para o deferimento do pedido de suprimento judicial de idade para casamento a demonstrao da maturidade do nubente que no atingiu a idade nbil.

c) nulo o casamento realizado pelo mandatrio, sem que ele ou o outro contraente soubesse da revogao do mandato, e no sobrevindo coabitao entre os cnjuges.

d) O casamento pode ser anulado por vcio da vontade, se houve por parte de um dos nubentes, ao consentir, erro essencial quanto pessoa do outro.

e) a anulao do casamento daquele que no atingiu a idade nbil pode ser requerida pelo prprio cnjuge menor, por seus representantes legais e por seus ascendentes, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a partir da cessao da incapacidade, no primeiro caso, e do casamento, nas demais hipteses.

e) Nenhuma das alternativas anteriores est correta.

Assinale a alternativa correta:

correto afirmar:

a) na linha colateral, o parentesco encerra-se no sexto grau, sendo, pois, para fins jurdicos, finito.


a) So devidos os alimentos quando quem os pretende tem bens suficientes, ou pode prover, pelo seu trabalho, prpria mantena, mas aquele, de quem se reclamam, pode fornec-los, em montante mais adequado.

b) o parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e aos irmos do cnjuge ou companheiro, no se extinguindo com a dissoluo do casamento ou da unio estvel.

b) O direito prestao de alimentos recproco entre pais e filhos, porm no extensivo a todos os ascendentes.

c) o parentesco pode ser natural ou civil. O primeiro decorre dos laos biolgicos, da consanguinidade. O segundo, de outra origem, sendo exemplo desta espcie de parentesco a inseminao artificial heterloga.

c) Podem os parentes, os cnjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatvel com a sua condio social, para atender apenas as necessidades com educao.

d) o ato de reconhecimento de filho nulo quando feito sob condio ou termo.

e) o castigo imoderado do filho pelo pai causa de extino do poder familiar.

d) Se o parente, que deve alimentos em primeiro lugar, no estiver em condies de suportar totalmente o encargo, sero chamados a concorrer os de grau imediato; sendo vrias as pessoas obrigadas a prestar alimentos, todas devem concorrer na proporo dos respectivos recursos, e, intentada ao contra uma delas, podero as demais ser chamadas a integrar a lide.

Julgue o item seguinte, relativo s relaes de parentesco. A destituio do poder familiar sobre o filho extingue o vnculo de parentesco, embora se mantenham os impedimentos com relao ao casamento.

e) Nenhuma das alternativas anteriores est correta.

Certo

Errado

O reconhecimento de filho Assinale a alternativa correta:


a) o casamento daquele que no alcanou 16 (dezesseis) anos ser permitido nos casos de gravidez.

a) pode ser revogado, quando feito por testamento.

b) pode ser feito apenas durante a vida do filho.

b) I, III e V.

c) depende do consentimento do filho, quando este for maior.

c) I, IV e V.

d) II, III e IV.

d) no pode ser impugnado pelo filho, quando este for menor.

e) III, IV e V.

e) havido fora do casamento permite que ele resida no lar conjugal, independentemente do consentimento do outro cnjuge.

Direito de Famlia.

Sendo o casamento realizado sob o regime da comunho parcial de bens, entram na comunho aqueles adquiridos na constncia da sociedade conjugal,

a) Quando no houver, por ocasio do divrcio, acordo entre o pai e a me quanto guarda unilateral do filho menor, ser ela concedida preferencialmente para a me.

a) apenas a ttulo oneroso por ambos os cnjuges.

b) As causas impeditivas geram a anulabilidade do casamento.

b) considerados instrumentos de profisso pertencentes a cada um dos cnjuges.

c) As relaes no eventuais entre o homem e a mulher, impedidos de casar, constituem concubinato e no unio estvel.

c) pela herana recebida por qualquer dos cnjuges, salvo clusula testamentria impondo incomunicabilidade.

d) por doao a qualquer dos cnjuges.

d) O direito do marido contestar a paternidade dos filhos nascidos de sua esposa prescreve em quatro anos, podendo os herdeiros prosseguirem na ao em caso de falecimento do autor.

e) por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou despesa anterior.

e) Na curatela, sendo curador o cnjuge, no separado judicialmente ou de fato, no poder ele ser obrigado a prestar contas.

O direito prestao de alimentos obedece s seguintes regras: I. recproco entre pais e filhos e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigao nos mais prximos em grau, uns em falta de outros. II. Na falta de ascendentes e de descendentes, cabe a obrigao aos irmos germanos, mas no aos unilaterais, salvo se apenas unilaterais houver. III. Se o parente, que deve alimentos em primeiro lugar, no estiver em condies de supor totalmente o encargo, sero chamados a concorrer os de grau imediato. IV. Na falta dos ascendentes, cabe a obrigao aos descendentes, independentemente da ordem de sucesso. V. Sendo vrias as pessoas obrigadas a prestar alimentos, todas devem concorrer na proporo dos respectivos recursos, e, intentada ao contra uma delas, podero as demais ser chamadas a integrar a lide. Esto corretas APENAS Sobre Regime de Bens entre cnjuges, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Exceto quando depender de suprimento judicial, ou em se tratando de casamento pelo regime da separao absoluta, nenhum dos cnjuges pode, sem autorizao do outro, prestar fiana ou aval.

b) No regime de participao final nos aquestos, cada cnjuge tem direito, na dissoluo da sociedade conjugal, alm do patrimnio prprio, metade dos bens adquiridos pelo casal na constncia do casamento, a ttulo oneroso.

c) Se no lhe seguir o casamento, o pacto antenupcial ineficaz.

a) I, II e III.

d) Os bens doados ou herdados com clusula de incomunicabilidade e os sub-rogados em seu lugar so excludos da comunho, exceto se for a universal.

Assinale a proposio falsa:

d) todas as proposies so falsas.

a) considerado nulo o casamento celebrado por pessoa que, destituda da competncia exigida na legislao, exera publicamente as atribuies de juiz de casamentos e, nessa condio, tenha feito o registro do ato no Registro civil;

Analise as proposies e assinale a nica alternativa correta. I - No regime da separao legal de bens o marido no necessita do consentimento da mulher para alienar imvel adquirido na constncia do casamento. II - Ainda que transcrito no registro civil, anulvel casamento celebrado por juiz de paz fora de sua competncia territorial. III - Se o pacto antenupcial no se fez por escritura pblica, o regime de bens entre os cnjuges ser o da comunho parcial.

b) mostra-se anulvel o casamento contrado por algum que, no instante do consentimento, revela-se incapaz de assentir ou de manifestar inequivocamente aquele consentimento;

c) afigura-se anulvel o casamento daquele cuja idade mnima para casar no restou implementada;

a) apenas uma das proposies falsa.

d) no se enquadra como anulvel o casamento do menor em idade nbil, mesmo que no autorizado por seus representantes legais, se estes houverem, por qualquer modo, assentido na sua aprovao.

b) apenas uma das proposies verdadeira.

c) todas as proposies so verdadeiras.

A alienao operada por ascendente em proveito de descendente considerada:

d) todas as proposies so falsas.

a) lcita, desde que exista expresso consentimento dos demais descendentes, somado ao assentimento tcito do cnjuge do vendedor;

Aplica-se unio estvel o regime da comunho parcial de bens, no se exigindo dos companheiros prova do esforo comum para a aquisio dos bens.

b) anulvel, exceto se os outros descendentes e o cnjuge do alienante tiverem consentido de maneira expressa;

Certo

Errado

c) nula de pleno direito, a no ser que os demais descendentes hajam assentido expressamente;

Ajuizada ao de separao judicial por insuportabilidade da vida em comum, ainda que o autor no faa prova do motivo alegado, o juiz poder decretar a separao do casal.

d) inexistente, salvante a hiptese de os outros descendentes e o cnjuge do vendedor consentirem expressamente.

Certo

Errado

Acerca do direito das famlias, assinale a opo correta. Analise as proposies e assinale a nica alternativa correta. I - Prescinde de outorga conjugal a venda de bem imvel da sociedade pelo scio casado em regime de comunho parcial de bens. II - O cnjuge, mesmo culpado pela separao, assiste direito aos alimentos indispensveis subsistncia. III -- A impenhorabilidade do bem de famlia legal no impede a constituio de hipoteca judicial sobre o bem.

a) Atualmente, somente possvel a dissoluo da sociedade conjugal com o divrcio.

b) O reconhecimento do filho havido fora do casamento pode preceder o nascimento somente na hiptese de o pai apresentar risco de morrer devido a problemas graves de sade.

a) apenas uma das proposies falsa.

b) apenas uma das proposies verdadeira.

c) Apesar do princpio da igualdade, que, entre outros aspectos, probe a discriminao baseada no sexo, cabe ao pai a administrao dos bens dos filhos menores ou daqueles que estejam sob a sua autoridade.

c) todas as proposies so verdadeiras.

d) O bem de famlia, por ser o bem de residncia, isento de execuo por dvidas posteriores sua instituio, salvo a execuo de dvidas que provierem de tributos relativos ao prdio ou de despesas de condomnio.

garantia, por aplicao do princpio do pacta sunt servanda.

e) O tutor pode se escusar da tutela, sendo que, para tanto, deve fundamentar o seu pleito. Entre as razes que justificam tal escusa, inclui-se a idade do tutor, se este tiver mais de sessenta anos de idade, ou o fato de ele ser militar em servio.

b) A responsabilidade dos avs pelo pagamento de penso aos netos subsidiria e complementar dos pais, de sorte que aqueles somente respondem pelos alimentos na impossibilidade total ou parcial destes.

c) O aval, embora seja instrumento exclusivo do direito cambirio, pode subsistir em folha anexa a este.

Com relao aos institutos do direito de famlia; do conflito de normas jurdicas no espao; dos ttulos de crdito e da responsabilidade civil; da posse e da prescrio e das vrias espcies de contrato, assinale a opo correta.

d) abusiva a promessa de compra e venda que envolva safra agrcola com fixao futura de preo. A determinao do preo em data futura representa condio potestativa, vedada pelo ordenamento jurdico civil.

a) A ao de indenizao do segurado em grupo contra a seguradora prescreve em um ano, e a contagem do prazo deve ter incio a partir da data em que o segurado tome conhecimento da prpria incapacidade laboral, permanecendo suspenso entre a comunicao do sinistro e a recusa do pagamento da indenizao.

e) O testamento um ato solene que deve submeter-se a numerosas formalidades, as quais no podem ser descuradas ou postergadas, sob pena de nulidade. Dessa forma, deve o aplicador do direito inclinar-se por no aproveitar o testamento quando nele existirem vcios formais, a despeito da essncia do ato.

b) Em ao de investigao de paternidade cumulada com anulao de registro de nascimento, ajuizada no Brasil por cidad portuguesa em face de cidado portugus, com a concepo, o nascimento e o registro ocorridos na Repblica de Portugal, o ordenamento portugus que deve ser considerado pelo juiz na soluo da lide, ainda que a autora seja domiciliada no Brasil.

De acordo com o Cdigo Civil esto sujeitos a tutela

a) os prdigos.

b) os excepcionais sem completo desenvolvimento mental.

c) Para que o protesto de ttulos emitidos sem a existncia do dbito gere direito a indenizao por danos morais, necessria a comprovao dos prejuzos suportados.

c) aqueles que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para os atos da vida civil.

d) A constituio de hipoteca sobre imvel de terceiro caracteriza ato inequvoco de turbao da posse.

d) os deficientes mentais, os brios habituais e os viciados em txicos.


e) revogvel o reconhecimento voluntrio da maternidade, mesmo que ele esteja isento de vcios na manifestao da vontade e que exista ligao socioafetiva entre me e filho, pois tal reconhecimento no pode prevalecer sobre a verdade biolgica.

e) os filhos menores cujos pais decaram do ptrio poder.

O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorizao de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto no atingida a maioridade civil. Se houver divergncia entre os pais

No que concerne disciplina jurdica da sucesso testamentria, das vrias espcies de contrato e da sociedade, do direito patrimonial no direito de famlia, dos ttulos de crdito e do negcio jurdico, assinale a opo correta tendo por base a jurisprudncia do STJ.

a) assegurado a qualquer deles recorrer ao juiz para soluo do desacordo.


a) Em contrato locatcio ainda em vigor, que tenha sido estipulado por prazo determinado, no possvel a exonerao da fiana prestada por scio-fiador sociedade afianada, mesmo aps a retirada de alguns dos scios originais, em funo dos quais se deu essa

b) o casamento no ser realizado.

c) prevalece a vontade paterna.

d) prevalece a vontade materna.

a) no precisar de expressa autorizao judicial, no havendo, tambm necessidade de comprovao documentalmente do parentesco.

e) prevalece a vontade paterna, ressalvado me o direito de recorrer ao juiz para soluo da divergncia.

b) precisar de expressa autorizao judicial, havendo dispositivo legal neste sentido.

Em relao unio estvel,

c) no precisar de expressa autorizao judicial, desde que comprove documentalmente o parentesco.

a) s se configurar entre pessoas solteiras ou de qualquer modo desimpedidas de se casar.

d) precisar de expressa autorizao judicial ou de autorizao dos pais mediante escritura pblica.

b) aplica-se s relaes patrimoniais, no que couber, o regime da separao legal de bens.

e) precisar de expressa autorizao judicial ou de autorizao de Joana mediante escritura pblica.

c) os direitos sucessrios da companheira ou companheiro so iguais aos do cnjuge suprstite. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, a adoo de maiores de dezoito anos

d) constitucionalmente, pode caracterizar-se ainda que em relaes homoafetivas.


e) exige-se convivncia pblica, contnua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia, mesmo que o casal no conviva sob o mesmo teto.

a) depender da assistncia efetiva do Poder Pblico e de sentena constitutiva.

b) no depender da assistncia efetiva do Poder Pblico, mas dever ser realizada por escritura pblica.

De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, cada cnjuge ou companheiro aliado aos parentes do outro pelo vnculo da afinidade. O parentesco por afinidade limita-se aos

c) no depender da assistncia efetiva do Poder Pblico e poder ser realizada por escritura pblica ou particular.

a) ascendentes, aos descendentes, aos irmos e sobrinhos do cnjuge ou companheiro.

d) depender da assistncia efetiva do Poder Pblico, mas no necessita de sentena constitutiva, podendo ser realizada por escritura pblica.

b) ascendentes do cnjuge ou companheiro, apenas.

e) depender da assistncia efetiva do Poder Pblico, mas no necessita de sentena constitutiva, podendo ser realizada por escritura particular.

c) descendentes do cnjuge ou companheiro, apenas. Considere as seguintes assertivas a respeito do reconhecimento dos filhos: I. Quando a maternidade constar do termo do nascimento do filho, a me s poder contest-la provando a falsidade do termo, ou das declaraes nele contidas. II. O filho maior pode ser reconhecido sem o seu consentimento, desde que esse reconhecimento se faa por escritura pblica. III. O reconhecimento no pode ser revogado, nem mesmo quando feito em testamento. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro est correto o que se afirma APENAS em

d) ascendentes e aos descendentes do cnjuge ou companheiro, apenas.

e) ascendentes, aos descendentes e aos irmos do cnjuge ou companheiro.

Mrio tem 5 anos e filho de Joana e de Andr. Gilberto, irmo de Joana, pretende viajar para Gramado-RS, com seu sobrinho sem a companhia de sua irm e de seu marido Andr. Considerando que Gilberto possui 30 anos de idade e que todos residem em Porto Alegre, para essa viagem Gilberto

a) III.

b) I e III.

evitando-se sentimentos menores como a inveja, o cime, o rancor e o dio.

c) II e III. Analise as seguintes alternativas e assinale a assertiva INCORRETA.

d) I e II.

e) II.

a) O ser humano comete erros em suas aes. Quando, no entanto, ele induzido por outrem a praticar o ato que no planejava, h dolo de terceiro, justificando a anulao do ato jurdico.

Segundo as normas preconizadas no Cdigo Civil brasileiro, NO se presumem concebidos na constncia do casamento os filhos

b) Se algum pratica um ato contra o seu agressor, invivel outro meio regular de evit-lo, no poder ser responsabilizado civilmente pelos danos que venha a causar.

a) havidos, a qualquer tempo, quando se tratar de embries excedentrios, decorrentes de concepo artificial homloga.

b) nascidos cento e oitenta dias, pelo menos, depois de estabelecida a convivncia conjugal.

c) Se o tutor, imprevidentemente, causar prejuzos ao menor, em aplicaes de capitais a ele pertencentes, ficar responsvel pelo ato e obrigado a ressarci-lo pelos prejuzos.


c) nascidos nos trezentos dias subsequentes dissoluo da sociedade conjugal, por morte, separao judicial, nulidade e anulao do casamento.

d) Realizado o casamento de Maria com Antnio, condenado duas vezes por crime de pedofilia, o pai de Maria ajuza ao de anulao do casamento de sua filha.

d) havidos por fecundao artificial homloga, mesmo que falecido o marido.

Analise as seguintes alternativas e assinale a assertiva INCORRETA.

e) havidos por inseminao artificial heterloga, independentemente de prvia autorizao do marido.

a) Diz a lei que no podem casar os afins em linha reta, os irmos unilaterais, o adotado com o filho do adotante, os colaterais de quarto grau, sem prvia autorizao judicial.

Analise as seguintes alternativas e assinale a assertiva INCORRETA.

a) Os nubentes podem eleger regime de bens que melhor lhes convenha; posteriormente, permite-lhes a lei alterar o regime, com autorizao judicial, motivando os cnjuges comprovada inexistncia de prejuzos a terceiros.

b) A documentao, juntada na habilitao do casamento, dever ser remetida ao MP para proceder verificao e, estando em ordem, ser homologada pelo juiz.

c) lcito a terceiro opor em declarao escrita impedimento que inviabiliza o processo de habilitao do casamento, antes ou aps publicao dos editais.

b) O pacto antenupcial um contrato, feito, obrigatoriamente, por escritura pblica, lavrada no cartrio de registro de imveis, no qual os nubentes escolhem livremente o regime de bens, e ineficaz se no lhe seguir o casamento.

d) Como regra geral, os bens deixados em testamento com clusula de inalienabilidade so considerados bens fora do comrcio ou bens indisponveis pela vontade humana.

c) Os nubentes, sem idade nbil, que dependerem de autorizao judicial para casar, devero adotar o regime de separao obrigatria de bens, embora contrariando suas vontades e existncia de patrimnio prprio.

Analise as seguintes alternativas e assinale a assertiva INCORRETA.

d) A partilha de bens no inventrio ou no divrcio requer cuidados especiais, dividindo-os no s em igualdade de quantidade, mas de idntica qualidade,

a) Reconhecida a paternidade por sentena judicial, o herdeiro declarado requer o rompimento do testamento deixado por seu pai, que no o conhecia.

b) A meao do cnjuge, no regime de participao final nos aquestos, pode ser objeto de renncia ou cedida a beneficirio na vigncia do casamento.

IV - A aceitao e a renncia herana so atos de efeitos imediatos e irretratveis.

a) apenas uma das afirmaes acima est inteiramente correta.

c) Pais e filhos podem requerer a prestao de alimentos, reciprocamente, recaindo a obrigao nos mais prximos em grau, uns em falta dos outros.

b) apenas duas das afirmaes acima esto inteiramente corretas.

d) Emancipado o tutelado, dever o tutor ter as contas aprovadas pelo juiz, no produzindo efeitos a quitao exarada pelo menor.

c) apenas trs das afirmaes acima esto inteiramente corretas.

Assinale a alternativa correta quanto s afirmaes abaixo: I - A doao feita entre os cnjuges na constncia do casamento importa em antecipao de herana, vedando-se, porm, quando o regime de bens for o de separao obrigatria ou de comunho universal, bem como na hiptese em que, independentemente do regime de bens, prejudicar a legtima de herdeiro necessrio. II - Tanto a adoo como a reproduo assistida heterloga fazem cessar os vnculos jurdico-legais entre a criana e os parentes consanguneos. III - Na forma originria de aquisio da posse, que, via de regra, unilateral, os vcios de que se revestia a coisa no a acompanham, desde que se trate de posse nova. IV - Independente do momento em que fora feito o testamento, a sua abertura que determina a lei que o reger, da entender-se que um testamento perfeito ao tempo de sua elaborao possa no o ser quando de sua abertura.

d) Todas as quatro afirmaes acima esto inteiramente corretas.

e) Nenhuma das quatro afirmaes acima esto inteiramente corretas.

Julgue as asseres abaixo e assinale a alternativa correta: I - As sociedades integrantes dos grupos societrios e as sociedades controladas so solidariamente responsveis pelas obrigaes previstas no Cdigo de Defesa do Consumidor. II - Excepcionalmente, deferir-se- a tutela a estrangeiro, quando se mostrar mais favorvel aos interesses da criana ou adolescente; A tutela e a guarda pressupem, ao menos, a suspenso do poder familiar, sobretudo para resguardar situao peculiar ou de ausncia eventual dos pais.

a) Todas as afirmaes esto erradas.

a) Apenas I e II esto erradas.

b) Todas as afirmaes esto corretas.

b) Todas as asseres esto erradas.

c) Somente III est correta.

c) Apenas I e III esto erradas.

d) Somente II est errada.

d) Apenas II e III esto erradas.

e) Somente I est errada.

e) Todas as asseres esto corretas.

Considere as afirmaes abaixo e, em seguida, indique a alternativa que contenha o julgamento devido sobre elas: I - Na linha dos impedimentos por afinidade, no pode haver casamento entre os parentes afins em linha reta, ainda que se extinga o matrimnio, no havendo, porm, tal impedimento, se o relacionamento for proveniente de unio estvel. II - Pelo regime da participao final dos aquestos, h para os cnjuges a possibilidade de constituio de um patrimnio particular incomunicvel apenas durante o casamento. III - Sendo negcio jurdico translativo inter vivos, a cesso de herana pode ser avenada, ainda que vivo o hereditando.

Leia com ateno as proposies abaixo: I - A defesa do direito liberdade de ir e vir concernente a todos os cidados, quando apreciado sob o ponto de vista do sujeito idoso, vai alm da que se debela pelo remdio do habeas corpus. II - A reclamao formalizada pelo consumidor perante os rgos ou entidades de defesa do consumidor e a instaurao de inqurito civil so causas obstativas da decadncia, previstas no Cdigo de Defesa do Consumidor. III - Poder ser deferida a adoo a pessoas separadas judicialmente, desde que j detivessem a guarda judicial antes da separao.

IV - O efeito da deciso retroagir, no caso de adotante falecido no curso do processo e antes da prolao da sentena concessiva da adoo, desde que tenha inequivocamente manifestado sua vontade para o ato. A quantidade de proposies corretas igual a:

b) A Lei n. 12.010, de 03 de agosto de 2009, enfatizou a importncia do instituto da adoo, tanto que determinou a obrigatoriedade na preparao psicossocial dos adotantes, incentivando a adoo de irmos biolgicos, alm de dificultar o caminho para a adoo internacional.

a) 0

c) Passou a ser admitida pela Lei n. 12.010, de 03 de agosto de 2009, a adoo por pessoas do mesmo sexo.

b) 1

c) 2

d) A adoo intuito personae e a promovida por escritura pblica passam a ser mecanismos teis para fomentar o instituto, atribuindo maior dignidade e proteo criana e ao adolescente.

d) 3

e) 4

Assinale a alternativa correta.

e) A manuteno do pretendente adoo no seio da famlia biolgica continua sendo prioridade legislativa; sendo invivel essa permanncia, porm, deve-se recorrer em primeiro lugar adoo internacional, vale dizer, quela na qual a pessoa ou casal postulante residente ou domiciliado fora do Brasil.

a) A publicidade do casamento requisito de ordem pblica, proibindo-se que o ato seja praticado a portas fechadas ou sem a publicao e fixao de proclamas em local visvel.

Considerando o que dispe o nosso Direito de Famlia, assinale a afirmativa INCORRETA.

b) Nuncupativo o casamento celebrado por autoridade incompetente.

a) Excepcionalmente, est previsto o casamento nuncupativo.

c) Putativo o matrimnio nulo ou anulvel contrado de boa-f por um ou por ambos os contraentes e que, em razo disso, produz efeitos at o dia da sentena anulatria.

b) O divrcio indireto dissolve parcialmente o vnculo matrimonial.

c) O grau de parentesco entre tio e sobrinho de 3 grau.

d) Em virtude do avano da tecnologia, perfeitamente possvel a realizao do matrimnio pela internet e/ou por via satlite, mesmo no havendo mandato especificamente outorgado pelos nubentes para tal fim.

d) O filho maior de 18 anos de idade no pode ser reconhecido sem o seu consentimento.

e) O casamento religioso ter efeitos civis, independentemente das exigncias de validade para o casamento civil, e desde que registrado no registro prprio.

No havendo registro de nascimento, ou apresentando-se este defeituoso, possvel a demonstrao da filiao por qualquer meio de prova, quando existirem veementes presunes resultantes de fatos j certos.

Em matria de adoo, levando em conta, especialmente, as modificaes introduzidas pela Lei n. 12.010, de 03 de agosto de 2009, assinale a alternativa correta.

Certo

Errado

a) Por meio da famlia extensa ou ampliada intensificam-se os laos de afeto entre adotante e adotado, muito embora a Lei n. 12.010, de 03 de agosto de 2009, ainda no tenha prestigiado as relaes de parentesco estabelecidas entre o adotante e os parentes do adotado.

O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e aos parentes do cnjuge ou companheiro at o quarto grau.

Certo

Errado

Em linha colateral, o parentesco provm de um s tronco comum de pessoas, sem descenderem uma da outra, limitado pela lei ao sexto grau.

hiptese em que compete ao outro progenitor o exerccio exclusivo do poder familiar.

Certo

Errado

e) Havendo discordncia entre os pais quanto ao exerccio do poder familiar que a ambos compete, cabe ao juiz solucionar o desacordo.

Quanto aos alimentos devidos em razo das relaes familiares, assinale a opo correta.

Assinale a alternativa correta: I. Aps homologao judicial, extingue-se o poder familiar pela emancipao derivada da concesso por ambos os pais ou de um deles na falta do outro, se o menor tiver 16 (dezesseis) anos completos. Se houver discordncia entre os pais na concesso ou no da emancipao assegurado o direito de um dos genitores ou de o menor recorrer ao Poder Judicirio. II. No basta o adultrio da mulher, com quem o marido vivia sob o mesmo teto, para ilidir a presuno legal da paternidade do filho. No entanto, a confisso materna, a critrio do juiz, pode ser considerada suficiente como meio de prova para a excluso da paternidade. III. A perda do poder familiar uma sano imposta por sentena judicial ao pai ou me que executar atos que a justificam, como por exemplo uso abusivo de lcool ou de entorpecentes, prtica de obscenidades no lar testemunhadas pelo menor ou submisso da criana ou adolescente a abuso sexual. IV. O Cdigo Civil prev que, se o pai ou a me que deve alimentos em primeiro lugar no estiver em condies de suportar totalmente o encargo, os avs podem ser obrigados a prestar alimentos aos netos. Esta obrigao no tem o carter de solidariedade mas o de subsidiariedade e de complementaridade.

a) Uma pessoa, maior e capaz, que seja credora de alimentos, pode ceder a outrem este direito apenas se a cesso se der em razo da existncia de obrigao da mesma natureza, como seria o caso de o credor ser devedor de penso alimentcia para um filho seu.

b) So irrenunciveis os alimentos devidos ao incapaz, o que, entre outras consequncias, impede que seu representante dispense, mesmo ocasionalmente, o recebimento da penso, sob pena de nulidade do ato de dispensa.

c) Por se tratar de prestao de trato sucessivo, necessrio que a penso alimentcia seja fixada em percentual do salrio do devedor ou em percentual sobre o salrio mnimo, vedando-se modo diverso, ainda que acrescido de previso de reajuste por ndice oficial.

d) Contrariando o carter personalssimo da obrigao alimentar, a lei civil autoriza que o credor de alimentos os cobre dos herdeiros do devedor, hiptese em que estes respondem pelo encargo no limite das foras da herana.

a) Somente as proposies I, III e IV esto corretas.

e) Os alimentos so imprescritveis, por se tratar de obrigao que atende a necessidade do momento, de modo que, uma vez fixados, possvel cobr-los a qualquer tempo, independentemente do prazo comum.

b) Somente as proposies III e IV esto corretas.

c) Somente as proposies II e IV esto corretas.

d) Somente as proposies II e III esto corretas.

Quanto ao poder familiar, assinale a opo correta.

e) Todas as proposies esto corretas.

a) A separao judicial, segundo o regime do Cdigo Civil vigente, no altera a relao entre pais e filhos.

Assinale a alternativa correta:

b) O filho no reconhecido pelo pai fica em poder da me e, na falta desta, o encargo da guarda compete aos avs maternos.

I. No pode casar o adotante com quem foi cnjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante. II. da essncia do ato a certido, de modo que o casamento somente pode ser provado por ela. III. nulo o casamento por violao de impedimento e anulvel aquele celebrado em desacordo com as regras da idade nbil. IV. Mesmo o casamento nulo, se celebrado de boa-f por ambos os cnjuges, produz efeitos em relao a estes e aos respectivos filhos at a data da sentena anulatria.

c) O poder familiar compete aos pais, sem que haja prevalncia de qualquer um deles, salvo no caso de unio estvel, situao em que prevalece a vontade materna.

d) Somente a falta ou o impedimento de um dos pais capaz de alterar a sua relao com o filho,

a) Somente as proposies I, II e IV esto corretas.

b) Somente as proposies I e III esto corretas.

Um menor foi deixado na residncia de um casal e ali conviveu por dois anos, at que se iniciasse o processo de adoo. Nessa situao, como o casal possui a guarda de fato do adotado, ser dispensada a realizao do estgio de convivncia nesse processo.

c) Somente as proposies I, III e IV esto corretas.

Certo

Errado

d) Somente as proposies II e III esto corretas

Quanto ao casamento e unio estvel, assinale a opo correta.

e) Somente as proposies III e IV esto corretas.

a) Na vigncia do regime matrimonial, o direito meao do cnjuge no passvel de renncia ou cesso.

No que se refere s relaes de parentesco, assinale a alternativa correta segundo o Cdigo Civil;

a) Bisav e bisneto so considerados parentes em linha reta.

b) De acordo com entendimento do STJ, a clusula do pacto antenupcial que exclui a comunicao dos aquestos no impede o reconhecimento de uma sociedade de fato entre marido e mulher para o efeito de dividir os bens adquiridos depois do casamento.

b) Av e neta so considerados parentes em linha colateral.

c) Tio e sobrinho so considerados parentes em linha reta.

c) De acordo com o entendimento sumulado pelo STJ, a mulher que renunciou aos alimentos na separao judicial no tem direito penso previdenciria por morte do ex-marido, ainda que comprovada a necessidade econmica superveniente.

d) Me e filho so considerados parentes naturais em linha transversal.

d) De acordo com jurisprudncia pacificada no mbito do STJ, na unio estvel a partilha de bens exige prova do esforo comum.

e) Pai e filho so considerados parentes afins em linha colateral.

e) De acordo com o entendimento do STJ, a meao do cnjuge responde pelo ato ilcito ainda quando o credor, na execuo fiscal, provar que o enriquecimento dele resultante no aproveitou ao casal.

Admitida a existncia de unio estvel e de sua regulao por contrato escrito, lcita a disposio acerca do patrimnio adquirido durante uma unio estvel, com eficcia na futura sucesso, mas no lcita com relao ao patrimnio anterior; para este, deve utilizar-se, se for o caso, escritura pblica de doao.

As pessoas portadoras de deficincia fsica ou os enfermos tm legitimidade para requerer que lhes seja nomeado curador para cuidar de todos ou de alguns negcios ou bens.

Certo

Errado

Certo

Errado

Acerca das relaes de parentesco e da unio estvel, julgue os itens que se seguem. Os filhos no podem discutir a existncia de unio estvel entre seu falecido pai e a suposta companheira dele se esse casal tiver celebrado, por escritura pblica, contrato escrito de convivncia, visto que o direito brasileiro prev, expressamente, esse tipo de ajuste e atribui eficcia a esse contrato perante terceiros.

O casamento efetuado com infringncia dos impedimentos vlido, havendo apenas a imposio do regime da separao de bens.

Certo

Errado

Certo

Errado

At o momento da celebrao do casamento, qualquer pessoa capaz pode opor os impedimentos por meio de declarao escrita, assinada e instruda com as provas do fato alegado ou com a indicao do lugar onde possam ser obtidas.

Certo

Errado

c) independentemente do regime de bens, a alienao de imveis no pode ser realizada por um dos cnjuges sem autorizao do outro.

A respeito da curatela, assinale a opo correta.

a) Ao contrrio do que ocorre no caso da notria reduo da inteligncia, no deve ser nomeado curador para as pessoas com pouca instruo escolar.

d) se um dos cnjuges for incapaz, a alienao dos bens comuns pode ser feita pelo outro, independentemente de autorizao judicial.

b) Cabe nomeao de curador ao portador de deficincia fsica, independentemente da natureza da deficincia.

c) Ainda que a pessoa portadora de leses de nervos cerebrais possa comunicar-se com sinais convencionados, deve ser nomeado curador para ela.

d) Deve-se nomear um curador para o usurio eventual de substncia entorpecente, ainda que a incapacidade seja transitria, pois o ordenamento ptrio no reconhece os intervalos lcidos.

e) Com vistas a proteger a famlia do prdigo, deve ser nomeado um curador para ele, fato que, no entanto, no o priva de administrar o seu patrimnio.

ssinale a alternativa correta.

a) A declarao de nulidade do casamento tem eficcia ex tunc, exceto com relao a alguns direitos de terceiros, perdendo o cnjuge a capacidade adquirida com a realizao do ato.

b) A dissoluo da sociedade conjugal anterior elimina a bigamia e convalida o segundo casamento.

c) A invalidade do casamento por infringncia a impedimento pode ser reconhecida ex officio e incidenter tantum.

d) O casamento contrado por incapaz nulo.

Com relao aos efeitos patrimoniais do casamento,

a) o regime de bens pode ser alterado a qualquer momento, bastando o acordo entre os cnjuges e a autorizao judicial.

b) no regime da comunho parcial, o aval, como a fiana, depende da concordncia do cnjuge, sob pena de anulabilidade do ato, podendo o juiz supri-la se injustificvel a recusa.

S-ar putea să vă placă și