Sunteți pe pagina 1din 32

revista bimestral da embaixada de angola em moambique - n.

1 - novembro/dezembro 2010

Presidente revela Estado da Nao

Novembro.Dezembro.2010

ficha tcnica

Angola apoia realizao dos Jogos Africanos de 2011, em Maputo


PROPRIEDADE E EDIO Embaixada de Angola em Moambique Av. Kenneth Kaunda, 783 Maputo - Moambique DIRECO Embaixador Garcia Bires ADIDO DE IMPRENSA Eduardo Sousa DIRECO EDITORIAL Helga Nunes COLABORAO Eurico Vasques Lecticia Munguambe Nina Temba Teresa Pereira Tholedo Mundau FOTOGRAFIAS Lus Muianga Embaixada de Angola em Moambique Gettyimages DESIGN GRFICO Rui Batista PAGINAO Benjamim Mapande PUBLICIDADE-PRODUO PUBLICAR Rua da S, Hotel Rovuma, 3 andar Maputo - Moambique IMPRESSO Brinrodd Press TIRAGEM 5.000 ex.

08 09 10 12 14 18 24 29
sumrio

Cooperao assinada no domnio da Defesa

Em defesa dos Estados de Direito em frica

Consideraes sobre a Independncia de Angola

O objectivo melhorar a qualidade de vida dos angolanos

Angola colhe frutos do passado diplomtico

Angola perdoa 50% da dvida de Moambique

23

Angola, um pas de contrastes

Estatuto de Cidado da CPLP em debate

26

Exposio sobre vida e obra de Agostinho Neto

nota de abertura

Garcia Bires

embaixador de Angola em moambique

Um forte abrao e um vazo comunicante


Ao lanarmos hoje, dia 11 de Novembro de 2010, a Revista da Embaixada da Repblica de Angola na Repblica de Moambique com o ttulo Kandando, para alm de pretendermos marcar de forma diferente os festejos alusivos ao 35. aniversrio da nossa Independncia, queremos igualmente levar ao seu conhecimento o que fazemos, quem somos e quais so os nossos objectivos. Contudo, sendo o mundo actual cada vez mais uma aldeia global, estamos abertos em acolher a sua prestimosa colaborao e, num trabalho onde os integrantes so simples aprendizes para uma melhor prestao de servio, tambm queramos saber se o contedo que apresentamos o que esperava ler, pois somente sendo criticados poderemos melhor-lo por termos conscincia que para o sucesso da revista, toda a colaborao bem-vinda. O nosso primeiro nmero igualmente especial porque tivemos o grande privilgio de termos tido a prestimosa colaborao de Sua Excelncia Senhora Dra. Ana Dias Loureno, Ministra do Planeamento, do Dignssimo Procurador-Geral da Repblica, Senhor Dr. Joo Maria Moreira de Sousa, e de distintos cidados que, mau grado o curto tempo, os programas antecipadamente acordados, o calendrio completamente preenchido e as tarefas inadiveis, sem regateio, responderam imediatamente aos nossos pedidos. Fica aqui registado o nosso sincero agradecimento. Nesta primeira nota, desejamos afirmar a nossa firme determinao da Kandando ficar para muito tempo e marcar seu tempo como um dos instrumentos para dar a conhecer o que fazemos, informar o que se passa no nosso Pas. Que a revista Kandando, que nasce das mos dos diplomatas angolanos em terras do ndico, venha a ser de facto aquele muito forte abrao e um vazo comunicante por onde passar o calor sado das reas quentes do Atlntico.

Para alm de pretendermos marcar de forma diferente os festejos alusivos ao 35. aniversrio da nossa Independncia, queremos igualmente levar ao seu conhecimento o que fazemos, quem somos e quais so os nossos objectivos.

Novembro.Dezembro.2010

Secretria de estado para a Cooperao em maputo


A secretria de Estado para a Cooperao, Exalgina Gamboa, esteve na cidade de Maputo, onde integrou a delegao que participou, de 22 a 24 do Setembro, na VIII Comisso Bilateral Angola/Moambique. Na stima reunio, realizada em Julho de 2008, em Luanda, os governos de Angola e Moambique comprometeram-se em acelerar a negociao do protocolo de proteco recproca de investimentos. Os dois pases so membros fundadores de organizaes como a Comunidade dos Pases de Lngua Oficial Portuguesa (CPLP), Comunidade dos Pases da frica Austral (SADC) e dos Pases Africanos de Lngua Oficial Portuguesa (PALOP). As relaes econmicas entre os dois pases foram estabelecidas formalmente a partir de 1978, quando os governos dos dois pases estabeleceram as relaes de cooperao econmica, com a realizao da primeira sesso da Comisso Bilateral.

destaque

Angola apoia realizao dos Jogos Africanos de 2011, em Maputo


O Governo angolano vai dar apoio tcnico a Moambique para a realizao dos X Jogos Africanos de 2011, em Maputo, no quadro de um acordo de cooperao rubricado na capital moambicana, que abrange diversos domnios. O ministro moambicano das Finanas, Manuel Chang, e a ministra angolana do Planeamento, Ana Dias Loureno, assinaram o memorando de cooperao no fim da VIII Sesso da Comisso Mista de Cooperao Bilateral entre Angola e Moambique. Os acordos so instrumentos rubricados no fim de cada sesso e indicam o estgio de cooperao de cada sector bem como os planos futuros nas diferentes reas, designadamente Defesa e Segurana, Poltica e Diplomacia, Agricultura e Finanas. O mesmo memorando abrange domnios do Interior, Juventude e Desportos, ministrio responsvel pela realizao dos Jogos Africanos, em Setembro de 2011, tambm conhecidos como olimpadas africanas, que envolvem 4.000 membros de apoio e 6.000 atletas. A organizao dos X Jogos Africanos est avaliada em mais de 190 milhes de euros. "Queremos solicitar o apoio tcnico e organizacional para a realizao deste evento", disse o ministro das Finanas de Moambique. No tocante ao repto feito por Chang, Ana Dias Loureno assegurou o "apoio de Angola, que tem muita experincia na organizao deste tipo de eventos".

Angola apoia candidatura de Portugal no Conselho de Segurana


Angola vai apoiar a candidatura de Portugal a membro no permanente do Conselho de Segurana das Naes Unidas, posto a que concorrem tambm a Alemanha e o Canad, segundo garantiu o secretrio de Estado angolano para as Relaes Exteriores, George Chicoty. George Chicoty, que chefiou a delegao do seu pas cimeira de avaliao da implementao das metas de desenvolvimento do Milnio, em Nova Iorque, disse, imprensa angolana que acompanhou a realizao do evento, que (Portugal) a nossa primeira opo apesar das boas relaes que Angola mantm com os trs pases. Reagindo s declaraes do governante angolano, o ministro portugus dos Negcios Estrangeiros, Lus Amado, disse ter acolhido com satisfao a posio de Angola, acrescentado que nunca teve dvidas quanto ao apoio de Angola candidatura portuguesa.
8 Novembro.Dezembro.2010

Parlamentos da CPLP

Secretrios gerais discutem gesto e modernizao


Os secretrios-gerais dos Parlamentos da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP), discutiram em Setembro, na cidade de Maputo, as formas de melhorar cada vez mais a gesto e a modernizao das respectivas administraes na prestao do apoio tcnico ao trabalho dos parlamentares. Trata-se do XI encontro e o segundo a ter lugar em Moambique que, entre outros assuntos, debateu a importncia da pesquisa para o funcionrio parlamentar. Ao longo dos cinco dias de durao do evento foram apreciados os relatrios nacionais de actividade do pas anfitrio, Angola, Brasil, Cabo Verde, Portugal, So Tom e Prncipe e Timor-Leste. A Guin-Bissau no esteve presente no encontro por razes que se prendem com a situao poltica naquele pas. Foram ainda debatidos temas como a incidncia da crise financeira na Assemblia da Repblica de Portugal; a questo da autonomia financeira no Parlamento de So Tom e Prncipe e o papel do funcionrio parlamentar na constituio e preservao do acervo documental o caso de Moambique. A utilizao da lngua portuguesa nas reunies plenrias da Unio Interparlamentar constituiu tambm um dos assuntos debatidos no XI Encontro dos Secretrios Gerais da CPLP, que se inteiraram ainda do projecto de criao do Centro de Estudos e Formao Parlamentar para o fortalecimento e desenvolvimento de recursos humanos na Assemblia da Repblica e do respectivo plano estratgico para o perodo 2011-2014. Constou ainda do programa de trabalhos do encontro uma deslocao dos secretrios-gerais dos parlamentos da CPLP ao Museu Aberto de Nwadjahane, terra onde nasceu Eduardo Chivambo Mondlane, fundador da Frente de Libertao de Moambique (Frelimo), visita a alguns empreendimentos econmicos e uma audincia de cortesia com a presidente da Assemblia da Repblica de Moambique, Vernica Macamo. No ltimo dia dos trabalhos, seguidos por Eduardo de Jesus Beny, secretrio-geral da Assemblia Nacional (a representar Angola), o secretrio-geral da Assemblia da Repblica, Baptista Machaieie, ex-presidente da Associao dos Secretrios-Gerais dos Parlamentos de Lngua Portuguesa, passou as pastas ao novo dirigente eleito.

destaque

Angola - Moambique

Cooperao assinada no domnio da Defesa


Angola e Moambique assinaram em Maputo um acordo de cooperao no domnio da Defesa, sobretudo nas reas de segurana internacional, poltica de defesa, formao, misses de paz, operaes humanitrias de busca e salvamento, desminagem, assistncia mdica, desporto e cultura. O acordo foi rubricado pelos titulares da rea por Angola e Moambique, respectivamente Cndido Pereira dos Santos Van-Dunen e Filipe Nyussi. O acordo visa igualmente a promoo de intercmbio entre estabelecimentos militares de ensino e instruo, legislao militar, cincia e tecnologia, transferncia do know how, relaes civis-militares, bem como a explorao da possibilidade do incio de um programa de formao mais slido e troca de experincias em vrios domnios e nveis. Os laos de amizade e cooperao entre as duas instituies foram formalmente rejuvenescidos em Novembro de 2005, com a assinatura do acordo geral de cooperao, que abrange as reas econmica, cientfico-tcnica e cultural, para alm de muitos outros protocolos dele decorrentes. Na ocasio, o ministro da Defesa de Angola realou as relaes de amizade e de cooperao existentes entre os dois povos e pases, que remontam desde os primrdios dos tempos da luta de libertao. Disse que essas relaes tm-se desenvolvido de forma fraterna ao longo dos tempos, melhorando ano aps ano atravs duma concertao permanente e troca de experincias, quer no mbito bilateral, quer no mbito multilateral, por via das organizaes a que os dois pases pertencem. Afirmou que a visita a Moambique acontece num momento particularmente importante da Histria de Angola, uma vez que o pas caminha para a reconstruo nacional e regista um crescimento econmico assinalvel, numa perspectiva que visa a criao de condies sociais que permitam erradicar a pobreza to depressa quanto possvel e conferir melhor qualidade de vida a todos os angolanos. Nesta rdua tarefa, disse Cndido Van-Dnen, o Ministrio da Defesa Nacional e as Foras Armadas angolanas tm estado engajados no acompanhamento da dinmica que o pas vem experimentando nos ltimos oito anos, com o advento da paz em 2002, bem como realizar aces como a construo de pontes, estradas, escolas, hospitais, assistncia mdica e medicamentosa s populaes, a par da sua misso fundamental. Para o ministro da Defesa Nacional de Moambique, Filipe Nyussi, foi com esta mesma cooperao que as duas instituies conseguiram materializar as suas pretenses, e das respectivas Foras Armadas, de formalizar a cooperao bilateral no domnio da Defesa que os dois pases tm mantido.

Cndido Van-Dunen ministro da Defesa de Angola Novembro.Dezembro.2010 9

Em defesa dos Estados d


A V Conferncia da APA (Associao de Procuradores de frica) realizou-se na cidade de Maputo e os procuradores dos diversos estados do continente africano debateram sobre os mecanismos e procedimentos atinentes a uma efectiva proteco dos direitos dos cidados. Nesse mbito, Joo Maria de Sousa, procurador-geral da Repblica de Angola, reflecte sobre a temtica e traa o retrato da Regio e do seu pas no que diz respeito criminalidade, legislao e prpria Constituio da Repblica de Angola.
Quais foram as principais concluses a que os procuradores de frica chegaram quanto proteco do Estado de Direito e quais foram os momentos mais altos da Conferncia?

Angola

Este perodo de trabalho teve o condo de permitir que discutissemos uma srie de temas distintos, nomeadamente sobre a proteco e a manuteno do Estado de Direito, e os crimes transnacionais que esto relacionados com a criminalidade organizada transfronteiria. Mas no que diz respeito a concluses, podemos dizer que face manuteno e proteco do Estado de Direito, a tendncia vai para que os procuradores levem conselhos e sugestes aos respectivos estados e governos no sentido de modernizarem a legislao no interesse da reforma da Justia e do prprio Direito, visando adoptar mecanismos legais que garantam os direitos do cidado, e que lhes possam dar o pleno uso da cidadania.
Falou-se do trfico humano como sendo uma das principais preocupaes. Ser que esse fenmeno, cuja preponderncia se faz sentir mais no norte de frica, est a alargar ao resto do continente?

O trfico de seres humanos , actu-

almente, considerado um dos crimes que causa maior preocupao porque envolve crimes que atingem particularmente pessoas pobres e indefesas, que de um modo geral so recrutadas com promessas de melhoria de vida e de emprego, quando na verdade, vo para uma espcie de escravatura sexual em que so obrigados a fazer tudo sem poder dizer no. uma tipologia de crime que no tpica de frica. Na verdade, os principais actores - os criminosos envolvidos nas grandes redes de trfico de seres humanos - esto localizados em muitos outros continentes como por exemplo, na Europa, na Amrica, na sia, e claro que em frica encontram uma maior facilidade por ainda no dispormos de um controlo rigoroso sobre as nossas fronteiras. Ainda no conseguimos, muitas vezes, identificar se algum que vai a acompanhar um determinado passageiro vai ou no forado ou coagido a fazer a viagem. Por outro lado, as vtimas do trfico de seres humanos tm alguma dificuldade em denunciar os crimes de que so vtimas. Isto por qu? Porque a tendncia do criminoso transmitir vtima que tem a famlia devidamente controlada. Eles dizem logo: se voc denuncia alguma situao, a sua famlia ou vai morrer, ou desa-

parecer. Nesse sentido, as pessoas tm receio e dificuldade em denunciar esse tipo de situaes.
E essa situao tambm se passa em Angola e em Moambique?

Ns no temos uma cifra registada, mas no temos dvidas de que este um tipo de crime que j comea a preocupar todos os pases da nossa Regio. Temos algumas falhas em termos de controlo e de registo de casos, mas j estamos a ser vtimas deste tipo de criminalidade. Seja em Angola, frica do Sul ou Moambique, qualquer um de ns j sente isso.
E quanto ao branqueamento de capitais?

O que sabemos que o branqueamento de capitais tambm chamado de lavagem de dinheiro um fenmeno em que determinadas pessoas e organizaes, em diferentes pases, se locupletam de avultadas somas de dinheiro por via ilcita, para posterior-

10

Novembro.Dezembro.2010

de Direito em frica
cional, ao longo destes anos todos, foi sofrendo revises que a foram adequando prpria realidade de cada poca. claro que o pas esteve mais de 30 anos em guerra e as instituies tinham um funcionamento anormal, como natural, porque a guerra tem sempre estes efeitos. Mas, com o fim da guerra, que teve lugar em 2002, era necessrio normalizar o funcionamento das instituies democrticas. Da que fosse necessrio aprovar uma Constituio atravs da qual foram reunidas todas as normas consideradas indispensveis para que o nosso pas pudesse funcionar com absoluta normalidade. bvio que esta Lei define que Angola um Estado de Direito democrtico e da o surgimento de todas as outras normas prprias de um pas de direito democrtico em que so trazidas para a nossa Constituio normas da Declarao Universal dos Direitos do Homem, que so adoptados na nossa Constituio e que conferem as garantias para que qualquer cidado se possa sentir um homem livre, para que possa ter aces sem nenhum tipo de presso ou coaco. Enfim, para que possa ter todos aqueles direitos: o direito vida, liberdade, reunio e associao, educao, a um crescimento so, habitao que alis so direitos naturais.
Qual foi, no fundo, a mensagem que Angola deixou nesta V Conferncia da Associao de Procuradores de frica?

Angola

mente o fazerem passar por uma via oficial, de forma a que parea dinheiro limpo ou fruto de investimentos. O que ficou recomendado que, efectivamente, os nossos pases devero ser aconselhados a adoptar legislao apropriada ao combate deste tipo de crime de maneira a que no s os operadores da justia estejam preparados para o seu papel na preveno e no combate, atravs dos julgamentos, etc., mas tambm de modo a que o cidado comum ou as populaes possam estar inteiradas das manifestaes que se relacionam com este tipo de crime. Muitas vezes, o que acontece que o prprio funcionrio bancrio no se encontra preparado e passam-lhe pelas mos processos de transferncias de valores, sobre os quais deveria ter um maior cuidado e, provavelmente, consultar as autoridades policiais. Mas, como ele nem sequer est preparado, ento no faz nada. E quando estes crimes so detectados j se registaram grandes leses.

Ns temos casos ocorridos em Angola que no foram tratados como sendo decorrentes do branqueamento de capitais e que de facto o eram. E por que que no foram tratados como crimes dessa natureza? Porque na altura ns nem sequer tnhamos uma lei aprovada e em vigor sobre o assunto. O que deu origem a que o nosso Parlamento se apressasse a aprovar leis nesse sentido. Neste momento, ns j temos aprovada uma lei sobre o branqueamento de capitais, mas aqueles casos que foram detectados j no podem ser julgados mediante esta lei porque a mesma s surgiu depois do crime ter ocorrido.
Decorreu a aprovao da Constituio da Repblica em Angola. A que nvel a mesma ir contribuir para um Estado de Direito?

Na prtica foi a aprovao de uma Constituio e a primeira existente em Angola porque em 1975 depois do pas ser independente foi aprovada uma Lei Constitucional. Essa Lei Constitu-

Angola tem estado a participar activamente. um dos membros do Comit Executivo e o nosso contributo tem sido muito valioso at porque temos sido pontuais no cumprimento de todas as decises tomadas nas reunies, tanto nas anuais como nas do Comit Executivo, ao contrrio de muitos membros que nem sequer aparecem s reunies, no pagam contribuies e que nem se dignam a dar algum tipo de satisfao, aparecendo apenas neste tipo de reunies anuais, e nada mais.

Novembro.Dezembro.2010

11

Paulo Jorge, o defensor da "tough diplomacy"

Considerae a Independn

Partiu esta noite para a sua ltima viagem o nosso querido Camarada Paulo Jorge, pessoa que marcou no s a sua gerao, como a minha e as geraes seguintes. Partiu como queria, como viveu. At ao fim, debilitado, continuou o ritmo de trabalho extenuante, participando activamente na Internacional Socialista em Nova Iorque, na passada semana. Marcou todos com quem conviveu, pela lucidez das suas escolhas, o seu humor inabalvel, a coerncia das suas anlises, a sua honestidade desconcertante. A mim, marcou-me com o seu exemplo e seu saber, e o seu pragmatismo, que comeou ao exigir que eu servisse o meu Pas no noutro local de trabalho, qualquer, mas ali, no Ministrio das Relaes Exteriores que ele na altura chefiava, do recentemente formado pas, Angola, e de quem me orgulho de ter seguido o exemplo de coerncia, esprito de sacrifcio, abnegao, patriotismo. dele a tough diplomacy de que tanto se queixava Chester Crocker, e dele as estratgias para se contornar o linkage e trazer Nambia a independncia to sonhada por todos ns. Pela sua inteligncia e argcia nos corredores diplomticos, Angola se pode orgulhar de grandes passos dados na conquista de um lugar slido, na arena internacional, como Pas recentemente inependente. Que o nosso Querido e j saudoso Camarada e Amigo, tente descansar agora na eternidade. Bem o merece. Teresa Pereira
12 Novembro.Dezembro.2010

Angola

E. Vasques (texto)

Para os mais velhos, quando sobe a bandeira, sente-se um arrepio de saudade (ou ser de angstia?) e alguns nomes, entre tantos outros, vm memria e como se eles estivessem ali trocando sorrisos e lgrimas que ensopam a Histria

Quando me perguntaram se podia escrever alguma coisa sobre a Independncia de Angola, logo um arrepio de saudosismo (ou seria de angstia?) despertou memrias de um tempo quase esquecido. Mergulhei no antigamente e lembrei-me do meu olhar extasiado mirando o olho de boi que indicava que o rdio, ligado a uma bateria, funcionava e ia trazer as notcias, via Brazaville, do desenvolvimento da II Guerra Mundial. A grande sorte de ter absorvido, com as minhas primeiras palavras, ouvidas e pronunciadas, essa fabulosa ideia de que a liberdade , muitas vezes, um pssaro sem asas, um pesadelo sem acordar, uma luta sem fim, fizeram-me compreender que, seja quando for, seja onde for, as hienas e os abutres querem sempre rapar a carcaa, depois dos lees comerem a carne. Era, numa rstica comparao, a situao Colonial, e no s em frica, no caos que o conflito mundial trouxe

es sobre ncia de Angola


Rei nem Roque. Basta lembrar a guerra civil em Espnha. Da at II Grande Guerra foi um passo. durante este conflito que so criadas condies para se iniciar a organizao poltica dos povos colonizados. A dificuldade em navegar os mares, onde os navios de transporte eram frequentemente afundados, no permitindo o abastecimento das tropas nos teatros de guerra e dificultando o acesso a matrias primas e gneros, que eram obtidos nas Colnias, para suprir as necessidades dos pases coloniais, levou a que algumas infra-estruturas, transformadoras e de produo, fossem criadas nas possesses africanas, reduzindo a frequncia dos transportes e a consequente utilizao dos navios. Reduzir o risco implicava tambm que fosse aproveitada a mo de obra local, numa forma de explorao diferente daquela que tinha sido utilizada durante a prtica industrial da escravatura. Este fenmeno histrico levou ao aparecimento de uma classe nativa mais educada e mais esclarecida que comeou a interpretar as condicionantes impostas ao imperialismo como um instrumento possvel de libertao. Assim vo surgir movimentos que procuram a emancipao e a constituio de sociedades locais politicamente organizadas. Como consequncia veio a represso, as mortes, as prises, as polcias secretas e mais o que se sabe. Porm, a onda no arrepiou, os ventos no pararam e, como se sabe, os pases Africanos foram alcanando a independncia, o que alm de no ter sido fcil no trouxe, infelizmente em muitos casos, a realizao das aspiraes dos mentores dos processos evolutivos. Por um lado, foram vtimas da confrontao ideolgica Leste/Oeste, notoriamente procura de controlo e de estabelecimento de zonas de influncia que contrapunham a Unio Sovitica e os Estados Unidos. certo que no eram s estas as foras em conflito, como seria o caso da China e das exforas coloniais, em geral determinadas por importantes interesses econmicos. Dentro da nova ordem estabelecida ou a estabelecer nos novos pases, apareceram foras dissidentes e muitas vezes confrontadoras. Quase por toda a parte acendem-se guerras fratricidas que deixaram dolorosas marcas, ainda hoje evidentes e que dificultaram ou mesmo impossibilitaram a instalao de administraes funcionais e eficientes. O esforo e sacrifcio daqueles que fundaram e dinamizaram, superando dificuldades tremendas, os movimentos polticos que assumiram a responsabilidade de dar forma e contedo a novos pases so simbolicamente lembrados com algumas celebraes que, embora lustrosas, esto longe de traduzir o que foram, esse esforo e sacrifcio, para alcanar o estatuto actual no concerto das naes. Isso mais notrio entre as novas geraes. Para os mais velhos, quando sobe a bandeira, sente-se um arrepio de saudade (ou ser de angstia?) e alguns nomes, entre tantos outros, vm memria e como se eles estivessem ali trocando sorrisos e lgrimas que ensopam a Histria. Alguns nomes de quem no est, mas estar sempre: Viriato da Cruz, Amlcar Cabral, Eduardo Mondlane, Mrio Pinto de Andrade, Agostinho Neto. Apenas para que os mais novos possam ir procura destes smbolos e de outros que com eles tornaram possvel terem hoje um pas e uma ptria sua, no esquecendo de ter um momento de reflexo e respeito por aqueles, e foram tantos, que morreram anonimamente.

Angola

humanidade. J nos fins do Sculo XIX a Conferncia de Berlim (e seus acessrios) tinham tentado estabelecer novas regras do jogo para a poltica mundial de ocupao colonial na fase ps-esclavagista. As mais estranhas sugestes foram feitas numa perspectiva que a Histria toma como resultado ou antecipao de grandes acontecimentos: a seguir revoluo industrial aproximava-se a revoluo Bolchevique, ambas com um impacto decisivo no futuro dos pases colonizados e seus povos. Primeiro veio a Grande Guerra, que era ainda uma questo domstica Europeia que serviu apenas para aquecer a fornalha. Segue-se a estruturao da Unio Sovitica com um monoltico Aparelho de Estado e o aparecimento de uma Alemanha belicosa e expansionista procura de espao vital. O resto da Europa entretinha-se com manobras mirabolantes de jogos diplomticos sem

Novembro.Dezembro.2010

13

O objectivo melhor de vida dos angolano


grande plano
O Presidente da Repblica de Angola, Jos Eduardo dos Santos, proferiu um discurso sobre o Estado da Nao na cerimnia solene de abertura do Ano Parlamentar da Assembleia Nacional, no dia 15 de Outubro passado. O Chefe de Estado angolano, numa aco sem precedentes, dirigiu-se Nao e procurou retratar os constrangimentos vividos em 2009, devido crise financeira internacional, e traar o contexto econmico e social do pas.
Eduardo dos Santos, Presidente da Repblica de Angola, abordou, ao longo de um discurso Nao, as polticas e medidas adoptadas para enfrentar a crise; normalizar a situao e promover o desenvolvimento sustentado, com vista a uma melhor distribuio da riqueza, melhoria da qualidade de vida e satisfao crescente das necessidades espirituais e materiais dos cidados. De igual modo, o Presidente tratou igualmente de aspectos gerais que visam projectar a Repblica de Angola no concerto das Naes, como um pas com ambio para se tornar moderno, forte e capaz. Somos uma Nao independente que ao longo dos seus trinta e cinco anos de existncia comprovou que tem sabido concretizar paulatinamente os sonhos do seu povo e os seus desejos mais profundos, com determinao, coragem e vontade de vencer, falava ento a propsito. Eduardo dos Santos relembrou que, mesmo nos momentos mais difceis, o Povo angolano nunca se deixou vergar pelo desnimo, pelo desespero ou pelo pessimismo. Pelo contrrio. Referiu que foi precisamente nesses momentos que ele se ergueu, levantando a cabea, ganhando foras e partindo firme e unido rumo vitria. Com essa atitude conquistmos a Independncia, a Democracia e a Paz. Com essa atitude consolidmos a Unidade Nacional e comemos a Reconstruo do pas, sublinhou, alertando para o facto de que actualmente outros desafios se apresentam, como a construo
14 Novembro.Dezembro.2010

rar a qualidade os
do desenvolvimento e do bem-estar, o controlo da imigrao ilegal e das fronteiras. Apesar dos previsveis obstculos, no h dvidas que tambm desta vez havemos de triunfar. No h metas impossveis na trajectria de um povo quando ele se prope lutar com f, realismo e abnegao. Acreditando em ns prprios e nas nossas capacidades j desbravmos meio caminho para o sucesso!. De acordo com o presidente da Repblica de Angola, o resto do percurso depende da clarividncia poltica, da definio correcta dos objectivos, do planeamento das aces, da organizao do trabalho e do mtodo a empregar para o cumprimento das tarefas. Depende igualmente dos recursos humanos, financeiros e materiais com que podemos contar ou criar, garantiu num tom positivo e contagiante. Ser tudo isto, de acordo com o Chefe de Estado, conjugado com uma atitude responsvel perante o trabalho e a disciplina, com honestidade, com transparncia e boa governao que pode levar o povo angolano ao xito e satisfao plena pela realizao dos seus sonhos. O tECiDO ECOnMiCO Eduardo dos Santos traou um olhar atento sobre a economia angolana face crise. O Presidente recordou que o sector petrolfero (principal fonte de receitas) sofreu um duplo impacto com a crise mundial, evidenciando consequncias negativas, como a reduo drstica dos seus preos. Alis, salientou igualmente que o impacto da queda da receita petrolfera na receita tributria do pas foi enorme, uma vez que mais de dois teros dessa receita provm da actividade petrolfera. Por outro lado, no deixou de mencionar que a crise atingiu tambm, embora em menor extenso, a actividade diamantfera. A completar este quadro sombrio, sublinha-se que se registou nessa altura no mercado interno o crescimento de um forte movimento especulativo de procura de moeda estrangeira e o aumento generalizado dos preos relativos. Por essa e outras razes, as reservas internacionais lquidas do pas diminuram de forma acentuada, nos primeiros meses de 2009, e foi preciso agir prontamente como forma de evitar que a procura injustificada de moeda estrangeira levasse a que a crise cambial se tornasse ainda mais grave. O Executivo comeou por tomar medidas na rea fiscal, reduzindo de forma acentuada e selectiva a despesa pblica para fazer face brusca e violenta queda da receita tributria e a seguir, de forma mais incisiva, harmonizou a sua aco com a do Banco Nacional de Angola, para que este aperfeioasse a gesto da poltica monetria e reduzisse o excesso de liquidez existente na economia. Neste contexto, o Executivo passou a financiar parte da despesa pblica com recursos obtidos da venda de ttulos da dvida pblica ou bilhetes do Tesouro Nacional. Adoptadas as medidas necessrias no plano interno, que foram integradas num Programa de Estabilizao consistente, firmou-se um Acordo Stand By com o Fundo Monetrio Internacional no terceiro trimestre de 2009. Esse acordo serviu para captar mais recursos financeiros para a nossa Balana de Pagamentos e significou tambm um reconhecimento internacional da correco e oportunidade das medidas de ajuste que haviam sido implementadas pelo Governo ao longo desse ano, que permitiram proteger as reservas internacionais lquidas e assegurar a estabilidade macroeconmica do pas, explicou Eduardo dos Santos. avaliao positiva da poltica econmica angolana seguiram-se, no primeiro trimestre de 2010, as classificaes de rating soberano da economia angolana feitas pelas trs principais agncias internacionais especializadas

Apesar dos previsveis obstculos, no h dvidas que tambm desta vez havemos de triunfar. No h metas impossveis na trajectria de um povo quando ele se prope lutar com f, realismo e abnegao. Acreditando em ns prprios e nas nossas capacidades j desbravmos meio caminho para o sucesso!

grande plano

na matria. O rating positivo no contexto das economias com o mesmo perfil econmico de Angola, para alm de conferir prestgio ao pas, reforou a convico de que estvamos, e continuamos, no caminho certo para a superao das consequncias negativas da crise financeira internacional sobre a nossa economia, referia o Presidente ao longo do seu discurso. Nesta perspectiva, a dvida acumulada, que tambm uma consequncia da crise, comeou a ser saldada em Abril deste ano. A oportunidade e a eficcia das medidas podem ser ainda avaliadas pelos efeitos positivos que provocaram na economia. A economia angolana continua a crescer, mesmo que seja a um ritmo mais moderado. A taxa de crescimento do PIB em 2009 foi de 2,4 por cento e a inflao subiu apenas um por cento, apesar da forte depreciao do kwanza. As reservas internacionais lquidas foram estabilizadas no final de 2009 e recuperaram rapidamente em 2010.
Novembro.Dezembro.2010 15

grande plano

O Kwanza, depois de ter sofrido a referida depreciao em 2009, comeou a valorizar-se a partir do primeiro trimestre deste ano e estabilizou no patamar de 90 Kwanzas o Dlar no mercado primrio. As reservas internacionais lquidas do pas, entretanto, atingiram valores superiores a 1 trilio, 10 mil e 862 milhes de kwanzas, equivalentes a 12 mil e 635 milhes de dlares, no final do ltimo semestre. De acordo com o Presidente da Repblica, desde 2002, constitui um facto indesmentvel que o pas registou um progresso notvel na reconstruo das suas infraestruturas e na reorganizao da sua economia. O crescimento da economia angolana foi dos mais elevados do mundo desde que Angola alcanou a paz. BEM-EStAR SOCiAL O objectivo principal do Executivo a constante melhoria da qualidade de vida do Povo angolano. Como tal, encontra-se determinado a aumentar - de modo sistemtico - os meios financeiros para os programas sociais, de forma a superar a actual meta mnima de 30 por cento dos recursos previstos no Oramento Geral do Estado. Nesse sentido, de se reconhecer que j foram obtidos nos ltimos anos importantes progressos e melhorias, como o demonstram alguns dos principais resultados do recente Inqurito Integrado sobre o Bem-estar da Populao.

Nesse sentido, de se reconhecer que j foram obtidos nos ltimos anos importantes progressos e melhorias, como o demonstram alguns dos principais resultados do recente Inqurito Integrado sobre o Bem-estar da Populao
16 Novembro.Dezembro.2010

Para alm dos bons resultados adquiridos em matria de sade, importa reforar ainda mais a proteco concedida criana e ao idoso, bem como melhorar o controlo das grandes endemias como a malria, o HIV/SIDA, a tuberculose e a tripanossomase. Estes e outros importantes problemas de sade pblica so desafios que o pas ter de continuar a priorizar, pois para a implementao das metas do Executivo no domnio da Sade, at 2012, fundamental reabilitar e ampliar a rede dos diferentes nveis de cuidados da sade e orientar correctamente os planos de desenvolvimento sanitrio a nvel provincial e os de investimentos pblicos e recursos humanos. Importa igualmente melhorar a capacidade dos profissionais e dos meios de diagnstico e de tratamento, com nfase na humanizao dos servios e na gesto cuidada dos recursos disponveis bem como melhorar as condies e infraestruturas relacionadas com o sector da Educao. O sector em que a situao muito mal o da habitao. Mais de 70% das famlias angolanas no tm casa condigna. Neste domnio, teremos que fazer um grande esforo, eu diria um esforo gigantesco para revertermos a actual situao, revela Eduardo dos Santos Nao. J no que diz respeito ao programa de investimentos pblicos no sector dos Transportes, tanto na recuperao de estradas, pontes e ferrovias como na construo de novos empreendimentos, o mesmo permitiu o rpido reassentamento de mais de trs milhes de pessoas deslocadas nas suas zonas de origem e uma mais fcil circulao de pessoas e bens em todo o territrio nacional. Permitiu igualmente aumentos significativos dos volumes de carga transportada, nas suas diversas modalidades. Por outro lado, a gerao total de energia elctrica e a capacidade de produo de gua tratada tambm aumentou. E no que diz respeito s Telecomunicaes registam-se, anualmente, elevadas taxas de crescimento do nmero de usurios dos servios telefnicos. De igual modo, constatou-se a criao de mais de 385 mil empregos nos sectores da energia, do comrcio, da agricultura, das pescas, dos transportes, das obras pblicas, da geologia e minas,

da sade, da indstria e da hotelaria e turismo, em 2009. O combate fome e a luta pela reduo e erradicao da pobreza, pelo seu impacto na vida da populao, constituem dois dos maiores desafios que se colocam hoje ao Estado angolano, pois so preponderantes para se construir uma sociedade mais prspera e de justia social. Contudo, ambos os problemas esto a ser tratados numa dupla perspectiva, isto , no quadro da execuo

decises em conselhos de concertao social. Os programas integrados de combate fome e a pobreza incluem aces no domino da sade e da educao, das infra-estruturas bsicas, do comrcio rural, da agua e energia, da produo local e da formao profissional. O Executivo aprovou, uma linha de crdito de um valor em Kwanzas equivalentes a 350 milhes de dlares e fundos para a promoo de micro-crdito, aos quais tm acesso os pequenos e mdios agricultores, destinado em especial a apoiar a agricultura familiar e a populao camponesa desfavorecida. O empresariado nacional tambm ir beneficiar de medidas especficas no quadro do fomento e promoo das pequenas e mdias empresas e de novos estmulos para a formao de grandes empresas angolanas. O Executivo ir adoptar uma poltica consistente de promoo das empresa privadas angolanas, por forma que os cidados nacionais tenham cada vez maior interveno em actividades produtivas, como j est a ocorrer com sucesso nos sectores petrolfero e diamantfero. Todas essas medidas visam a insero competitiva da economia angolana no contexto internacional, pois a realidade da globalizao impe uma estratgia de crescimento no s apoiada na diversificao, mas tambm com alguma selectividade sectorial, na qual o Estado dever assumir um papel de liderana. Por essa razo, esto a ser feitos esforos para melhorar a coordenao institucional, principalmente no sector produtivo da distribuio e do comrcio, de modo a que os programas e projectos atinjam as metas fixadas. da poltica macroeconmica e no mbito de uma desconcentrao administrativa mais forte e especificamente ligada aos locais onde se concentram os focos de pobreza. Da que o Executivo esteja a implementar programas municipais integrados de desenvolvimento rural e de combate fome e pobreza, pressupondo maior participao comunitria, fiscalizao local, execuo e implementao de aces pela prpria comunidade e RELAES ExtERiORES No domnio das Relaes Exteriores, Angola vai continuar a desenvolver e reforar as relaes de amizade e cooperao, com vantagens recprocas para todas as partes envolvidas. Ao mesmo tempo, vai manter a sua inelutvel vocao de ser um factor de paz, estabilidade e desenvolvimento no s das sub-regies em que est inscrita, como a SADC, a CEEAC e o Golfo da Guin, mas tambm de apoio a pases a que nos ligam profundos laos histricos

e de amizade, como est agora a acontecer com a Guin-Bissau. Por outro lado, o estabelecimento de parcerias estratgicas com a Repblica Federativa do Brasil, com a Repblica Portuguesa, com os Estados Unidos da Amrica e, futuramente, com a Repblica da China est adequado ao momento que o mundo vive hoje e inscreve-se no apenas na necessidade urgente da reconstruo nacional, mas tambm numa perspectiva mais ampla do projecto de desenvolvimento nacional e da projeco de Angola no plano internacional. Nesse contexto, o pas continuar a desenvolver relaes de amizade com todos os pases do mundo, na base do respeito mtuo e da igualdade.

grande plano

Em resumo, as grandes prioridades estratgicas para os prximos anos, visando assegurar a continuao do processo sustentado de desenvolvimento so as seguintes: A preservao da unidade e coeso nacional, com a consolidao da democracia e das instituies; A garantia dos pressupostos bsicos necessrios ao desenvolvimento, atravs da estabilidade financeira e da transformao e diversificao da estrutura econmica; A melhoria da qualidade de vida e a consequente melhoria dos ndices de desenvolvimento humano dos angolanos;

1 2 3

4 5

O estmulo ao sector privado, em especial ao empresariado angolano;

O reforo da insero competitiva do Pas no contexto internacional.

Novembro.Dezembro.2010

17

Angola colhe frutos do passado diplomtico


Torna-se cada vez mais frequente observar o esforo da cooperao e das misses diplomticas e empresariais entre Angola e Moambique. Garcia Bires, embaixador de Angola em Moambique desde 2002, tece consideraes sobre as relaes bilaterais existentes entre os pases irmos, contando um pouco da Histria que os une.
o de foras na altura, a nvel do Globo.

entrevista

ESFORO DiPLOMtiCO REALiZADO


Uma vez que pertenceu gerao que criou o Ministrio dos negcios Estrangeiros em Angola, na sua opinio quais foram os momentos mais marcantes vividos pelo pas em matria de poltica externa?

Em matria de poltica externa, o momento mais marcante foi o reconhecimento de Angola pelas Naes Unidas, primeiro, e o avolumar do reconhecimento que o pas foi tendo de Novembro at Fevereiro-Maro de 1976. A independncia foi proclamada de uma maneira sui generis. O reconhecimento pelas Naes Unidas foi o culminar de todo um trabalho que ns levamos a cabo e veio-se a comprovar que, de facto, estvamos no caminho certo.
E qual foi a principal estratgia que o
18 Novembro.Dezembro.2010

Ao fim e ao cabo, ns colocamos em prtica a linha poltica do MPLA. Ns lutamos pela libertao do pas, no sentido de criar condies para que Angola pudesse ocupar o seu espao quer na frica quer no Mundo. Alis, no por acaso que o ento chefe de Estado proclamou diante do Mundo e de frica a independncia de Angola. Foi o culminar de todo um trabalho que fomos fazendo no decurso de 14 anos e depois houve o reconhecimento da parte da comunidade internacional de todo o esforo e da seriedade que a poltica proclamava no dia 11 de Novembro. Portanto, era uma poltica sustentvel e real naquele momento em que se previa j o fim da Guerra Fria. Creio que fomos felizes, no s em Angola como em outros pases onde foi proclamada a independncia naquele perodo. E temos sabido tirar proveito da correla-

pas teve em conta a partir de ento?

O boom veio mais tarde. O boom foi outro aspecto que demonstra a coerncia poltica do Governo e daquilo que o Governo sempre pretendeu que fosse Angola, e resultado do esforo naturalmente de todo o povo para que Angola continuasse a ser um pas unindivisvel. Portanto, esse boom devia ter surgido muito antes. Mas felizmente nunca tarde e procuramos por todos os meios que as capacidades de Angola revertam a favor do seu povo. Naturalmente que temos alguns problemas. No fcil porque na reconstruo do pas no podemos pensar no boom sem que tenhamos estradas, pontes, escolas, postos clnicos infraestruturas que se reflectem no bem-estar dirio e que iro fazer com que cada angolano possa beneficiar das riquezas do seu pas.
O Dr. embaixador de Carreira, tendo dado igualmente o seu contributo na Assemblia das naes Unidas e na Comisso dos Direitos Humanos, em Genebra. Quais foram os principais desafios propostos nessa altura?

Depois, decorreu um boom econmico que ajudou e que trouxe uma maior visibilidade em termos de relaes com outros pases

Tinhamos muitos problemas nessa altura, porque coincidiu com o perodo da Guerra. Mais concretamente, com o perodo da II Guerra da Libertao. E a minha misso foi levar a mensagem do Governo de tudo quanto fazamos a nvel social, pois realmente a preocupao era como cuidar das crianas e dos idosos. Quero fazer recordar que depois do fim da guerra e de assinarmos os acordos de paz com a UNITA, ns tnhamos acima de um milho de angolanos refugiados, tanto internos como externos.

Portanto, houve um grande esforo no s da comunidade internacional como do prprio Governo no sentido de dar condies de habitabilidade e alimentao populao. A nvel dos Direitos Humanos em Genebra, fui o chefe da delegao de Angola na 10. Conferncia Mundial de Direitos Humanos. Na altura, queramos mostrar ao Mundo que mau grado a situao de guerra que vivamos, o nosso pas no tinha declarado o Estado de Stio, e no tinha suspendido a Constituio. Como tal, tudo prosseguia normalmente graas capacidade do Governo em manter estruturas a funcionar e em manter as liberdades do povo. E esta foi a mensagem que passmos em Viena de ustria e que foi ento bem acolhida. Hoje, portanto, estamos a colher frutos desse passado.
E agora alterou-se a Constituio. Quais foram as principais mudanas estipuladas?

gamos normal, em vrias zonas do mundo. E esse o exemplo que ns temos passado. Por outro lado, o esforo de Angola presentemente em relao Guin Bissau (enquanto pas e no mbito da presidncia da CPLP, e como estado dos PALOP e membro das Naes Unidas e da Unio Africana), um esforo no sentido a que os nossos irmos guineenses possam tambm beneficiar da paz. Portanto, essa a mensagem que temos passado a par do esforo feito que vem sendo motivo de estudo.

A RELAO AnGOLA-MOAMBiQUE
A primeira vez que veio a Moambique foi em Setembro de 1975 e depois retornou em 2002, ano a partir do qual passou a representar Angola no espao moambicano. Qual tem sido o percurso das Relaes Bilaterais entre estes dois pases?

Esta a primeira Constituio angolana. Ela enquadra-se no tempo e no espao. Ela respeita e observa todas as tendncias actuais de uma sociedade moderna. Esto previstas todas as liberdades do povo angolano. uma constituio nova e moderna e creio que nos podemos sentir orgulhosos porque a mesma foi produzida por angolanos e por crebros de Angola

entrevista

So profundas. Esta a primeira Constituio angolana. Ela enquadrase no tempo e no espao. Ela respeita e observa todas as tendncias actuais de uma sociedade moderna. Esto previstas todas as liberdades do povo angolano. uma constituio nova e moderna e creio que nos podemos sentir orgulhosos porque a mesma foi produzida por angolanos e por crebros de Angola.
E que leitura pode fazer de Angola, passadas mais de trs dcadas de independncia. Houve diversas alteraes a nvel scio-econmico

Trs dcadas para um pas pouco tempo mas para um cidado muito tempo porque tem sempre a nsia de ver as coisas andarem. As recordaes que eu tenho reportam ao esforo que o Governo teve, quer no decurso da guerra que travamos e quer no ps-guerra. E a nossa experincia tem sido motivo de estudo em vrias zonas do planeta, e diversos governos procuram colher a nossa experincia. Isto porque apesar de 30 anos de guerra, ns conseguimos manter o nosso pas unindivisvel e hoje em Angola todas as foras polticas, todas, inclusivamente a UNITA esto no Parlamento e todos convivemos. E isso no diEm que medida?

Recordo-me de vrios episdios. A minha presena em 1975, em Maputo, faz-me lembrar que o governo moambicano atravs da organizao de Solidariedade frica e sia rendeu uma homenagem ao povo angolano e eu vim representar o MPLA nesse evento. Ento, senti, uma vez mais, que foi um renovar da amizade entre Angola e Moambique. Passados alguns meses, Angola tornou-se independente e Moambique foi um dos primeiros pases a reconhecer a sua independncia. E tivmos boas relaes no s porque os dois chefes de Estado na altura, os saudosos Agostinho Neto e Samora Machel, eram prximos, mas tambm porque havia muita coisa em comum. Ns fomos os fundadores da CNCP. Ns fomos dinamizadores dos PALOP. Ns fomos os pases africanos com maior populao e capacidade, e tal conferiu s relaes bilaterais um cunho de responsabilidade e de solidariedade para com outros povos. E eis mais uma das razes pela qual Angola se encontra engajada na pacificao da Guin Bissau e a razo pela qual Moambique se mostrou preocupada em garantir a estabilidade no Zimbabwe. Esta relao Angola-Moambique uma relao histrica e com o andar dos anos, essa relao tem aumentado de forma considervel. No por acaso que hoje os empresrios moambicanos e angolanos se renem. No por aca-

so que hoje Angola beneficia da experincia moambicana a vrios nveis. H pouco tempo, esteve c, por exemplo, o presidente da Assemblia Nacional de Angola, e temos c estudantes assim como h moambicanos em Angola em vrias reas para recolher experincias. E esta ligao faz com que de facto estejamos cada vez mais unidos e a ligao area vem de facto reconfirmar todo esses esforo que os nossos dois pases tm desenvolvido, nos ltimos 34 anos.
Em que reas prioritrias se manifesta o fruto desse relacionamento?

No que diz respeito energia, formao de quadros - quer tcnicos quer a nvel superior, ao desporto, cultura e ao comrcio. Tendo em conta a nossa realidade, ns optamos por reas concretas atravs das quais tanto Angola como Moambique podem beneficiar.
Um dos exemplos dessas reas de cooperao tambm abrange o parlamento, de acordo com a visita do presidente da Assemblia de Angola?

O que ns viemos procurar, compreender e levar para Angola como que a Assemblia da Repblica v e controla
Novembro.Dezembro.2010 19

a funo do Governo. E depois H vrios departamentos que ns no temos e nos quais Moambique tem uma certa experincia. A nossa Assemblia Nacional tem poucos anos de vida em relao a Moambique e da a busca da experincia moambicana. Assim como os moambicanos colhem algumas experincias nossas. Como tal, h uma vantagem recproca, a todos os nveis. Ns temos, por exemplo, estudantes na Academia da Polcia e recebemos estudantes moambicanos a nvel do sector do petrleo. E estamos a precisar de mandar tcnicos angolanos a nvel da agricultura para Moambique, porque Moambique nesse aspecto tem um estatuto de agronomia muito avanado. Portanto, queremos colher experincia do cultivo da mandioca, da ginguba (amendoim) e do feijo. E devo dizer que tambm temos interesse em recolher experincia no domnio da aquacultura. Em contrapartida, Angola tambm tem recebido alguns tcnicos moambicanos, quer a nvel dos bombeiros, a nvel de estudantes e tambm tem havido algum intercmbio a nvel da sade. De facto, as coisas nos ltimos sete anos tm encontrado espao quer num quer noutro pas. Somos dois pases de lngua portuguesa, temos muita coisa em comum que podemos aproveitar.
Esta j a sua segunda misso aqui em Moambique. O que se estipula para os prximos tempos? A consolidao do esforo ou existem mais novidades a acrescentar ao esforo diplomtico?

entrevista

aspectos mais tcnicos. E creio que tambm l iremos num futuro muito prximo, porque o mundo hoje vive trocando, vendendo, comprando e investindo, e naturalmente que ns abrindo as portas para o investimento moambicano em Angola tambm acreditamos que Moambique abrir as suas portas ao investimento angolano. H muitas reas onde podemos investir e tanto um como o outro pas temos as portas abertas para o mercado da frica Austral, atravs no s dos portos como da rede de linhas frreas. A frica Austral espera, quer de Angola quer de Moambique, que as linhas frreas da Beira e de Benguela venham a ser dinamizadoras do desenvolvimento dos estados africanos.
O investimento entre Angola e Moambique tem vindo a aumentar em termos de volume?

Creio que o volume no assim to grande como desejaramos porque, infelizmente, ainda existe muita burocracia e os nossos bancos no esto capacitados no sentido de acudir de forma rpida ao nosso empresariado.
Quais so os sectores de actividade econmica preferenciais para os angolanos que investem em Moambique? E qual a dimenso dessa comunidade?

Angola tornouse independente e Moambique foi um dos primeiros pases a reconhecer a sua independncia. E tivmos boas relaes no s porque os dois chefes de Estado na altura, os saudosos Agostinho Neto e Samora Machel, eram prximos, mas tambm porque havia muita coisa em comum. Ns fomos os fundadores da CNCP. Ns fomos dinamizadores dos PALOP

A tendncia aumentar o campo de cooperao. Pensamos que agora com a linha area Maputo-Luanda se no ser oportuno que a TAAG abra aqui uma delegao. Com o futuro processo de gs, por que no enviarmos tcnicos para junto do Ministrio da Energia e ganharmos com a experincia moambicana na explorao de gs em Inhambane (Pande e Temane). Temos interesse em participar na construo das novas barragens, e tambm temos intenes de enviar alguns tcnicos para trabalhos de reabilitao.
E na rea financeira tambm se espera algumas novidades?

A comunidade angolana em Moambique muito pequena, havendo cidados em Maputo, Tete e Beira. Hoje, a mesma est mais reduzida porque uma boa parte da comunidade regressou ao pas depois da paz. A maioria so angolanos que j esto c estabelecidos ou porque constituram famlia ou porque tm ocupao em moambique. O seu desempenho no tem contudo grande peso a nvel comercial, ou a outro nvel. Penso que vamos apostar para que os empresrios angolanos venham mais a Moambique.
Em termos de objectivos propostos por si foram todos conseguidos? O que lhe falta agora concretizar?

nha misso criar condies para que de facto as relaes entre Angola e Moambique se fortaleam. O meu chefe de Estado esteve c j algumas vezes, tal como o chefe de Estado moambicano esteve duas ou trs vezes em Angola. Quando fui nomeado para c, propus como misso tentar ligar Luanda a Maputo e com a LAM Linhas Areas de Moambique, conseguimos. Como tal, tenho de agradecer ao Eng. Veiga, da Direco da LAM, por juntos termos conseguido que a LAM pudesse voar para Angola. Tem havido troca de experincias a todos os nveis, portanto tenho cumprido com os deveres que o meu Governo me incumbiu. A EnVOLVnCiA nAS GRAnDES COMUniDADES
Essa mais-valia poder representar um bom boost ao relacionamento bilateral E em relao aos desafios que so propostos pela SADC? Acha que essa deciso de estreitar distncias ir incrementar a relao entre os pases daquela Comunidade?

possvel. Isso ter a ver com alguns

Tenho encontrado facilidades a nvel do governo moambicano para desempenhar as minhas funes. Mas provavelmente no serei a pessoa mais indicada para poder classificar. Creio que tenho cumprido as obrigaes que so ditadas pelo meu Governo. A mi-

Eu creio que sim. O problema que

20

Novembro.Dezembro.2010

entrevista

se coloca como que cada um desses pases vai desempenhar esta ou aquela tarefa na SADC. Por exemplo, neste momento estamos a construir Angola. Por conseguinte, ns no podemos abrir o mercado concorrncia. Isso seria matar a iniciativa do empresariado angolano e do investimento em Angola. Logo, no nos encontramos preparados para participar imediatamente. Fala-se tambm na livre circulao de pessoas e bens. Sim, ns participamos. Mas como que feito o controlo? Ns estamos a construir o pas e no temos postos fronteirios onde o estrangeiro possa pedir o visto de entrada, como acontece em Moambique. Ns no temos estrutura, portanto no podemos acompanhar essa passada da SADC. Alis, penso que cada um dos pases ir contribuir melhor para a SADC se o fi-

zer de acordo com as suas capacidades e o seu ritmo. Ns queremos criar uma comunidade nica e na qual cada um de ns tenha peso, seja respeitado e possa participar de forma activa. Como tal, este o desafio que temos na SADC.
E o que se espera de Angola frente aos destinos da CPLP?

O destino ser continuar a tnica imprimida. Ns comprometemo-nos diante do nosso chefe de Estado quanto manuteno da nossa solidariedade e empenho no sentido de garantir a paz na Guin Bissau. E vamos conseguir. J encontramos um consenso de trabalho a nvel da CPLP e de outros rgos regionais, e vamo-nos todos esforar para que a Guin seja um pas activo da CPLP, assim como dos PALOP.

Neste momento estamos a construir Angola. Por conseguinte, ns no podemos abrir o mercado concorrncia. Isso seria matar a iniciativa do empresariado angolano e do investimento em Angola. Logo, no nos encontramos preparados para participar imediatamente
Novembro.Dezembro.2010 21

22

Novembro.Dezembro.2010

cooperao

Angola perdoa 50% da dvida de Moambique


O governo angolano perdoou metade da dvida moambicana, estimada em 54 milhes de euros, no mbito de um acordo poltico entre Angola e Moambique, anunciado durante a VIII Sesso da Comisso Mista de Cooperao Bilateral entre Angola e Moambique realizada em Maputo, para discutir os mecanismos de implementao do acordo. Os tcnicos moambicanos e angolanos tm estado a analisar os mecanismos para resolver a proposta de reduo da dvida em 50%, cujo remanescente ser amortizado em forma de activos, a serem utilizados em investimentos. O que est em discusso o mecanismo a utilizar para resolver o problema da dvida. H acordo poltico para reduzir em 50%, disse a ministra do Planeamento de Angola, Ana Dias Loureno, tendo acrescentado que preciso encontrar formatos para a resoluo ou pagamento da parte restante. Segundo aquela governante, a cooperao entre os dois pases foi-se desenvolvendo e consolidando com o tempo, cooperao que agora se dever adaptar aos novos tempos. Para o Governo angolano, o continente africano, como bero da humanidade e do comrcio internacional, tem de assumir uma nova postura, respeitando os valores histricos e convenientes para fazer face actual crise financeira e econmica, no interesse da correco das regras do comrcio e da arquitectura financeira internacional. O comrcio intra-africano ter de desempenhar um papel preponderante nas nossas economias, como elemento gerador e catalisador de sinergias concorrenciais, em matria de industrializao e produo de produtos comerciais, inovao e competncia humana, disse a ministra angolana. O ministro das Finanas de Moambique, Manuel Chang, considerou a dvida para com Angola como um embarao para as autoridades moambicanas, pelo que os dois pases continuam a negociar.

O que est em discusso o mecanismo a utilizar para resolver o problema da dvida. H acordo poltico para reduzir em 50%
Ministra Ana Loureno Houve deciso poltica para a reduo desta dvida em 50%. Vamos continuar a trabalhar, de forma a vermos a fase de implementao daquilo que foram as decises j tomadas, disse Manuel Chang. Os trabalhos desta Comisso versaram, entre outras matrias, os investimentos pblicos e privados, assim como a cooperao bilateral estabelecida a 5 de Novembro de 1978.

Novembro.Dezembro.2010

23

Angola, um pas de contrastes


Carlos Ferreirinha* (texto)

Ritmo acelerado. Poeira. Gruas. Crescimento vigoroso. Frustraes. Custo de vida muito alto. Curiosidade. Carros. Filas em postos de gasolina. Sim, muitas filas. Inacreditveis filas. Gasolina barata? No. Volume de carros. Angola. Nem mesmo completou sete anos desde o fim da Guerra e Luanda j surpreende. Como possvel manter um sorriso nos rostos diante de tantos obstculos e tanto que precisa ser desenvolvido? No h duvida alguma que a explicao para isso que alm da esperana, existe uma tenso de curiosidade. J dizia o Sr. Walt Disney na teoria dos 4 Cs: sejamos curiosos! A alegria nos servios e a cordialidade do atendimento suplantam e muito as limitaes tcnicas que demandam evidentemente treinamento e capacitao. So novos passos que precisam ser dados nesta direco. O conceito comprometimento profissional na prestao de servios ainda est em sua fase inicial e bsica. Estes obstculos perdem a importncia e relevncia diante do sorriso que encanta e emociona. Em todos os lugares que se olha, tem movimento acelerado de mudana e transformao. A teoria de Maslow ensina que o consumo acontece somente em quatro nveis de necessidades: segurana, fisiolgica, indulgncia e status. Angola passa pelos quatro simultaneamente. E no h nada de errado nisso. Tudo que o mundo de alguma forma tem percebido sobre o homem que assume, cada vez mais, um novo papel no contexto do consumo, devidamente percebido em Angola. O homem angolano tem estilo, elegncia e vaidoso; carrega referncias mundiais mantendo um estilo muito prprio e entende de marcas de prestgio sejam elas francesas, italianas ou brasileiras. Qual o prximo passo? Garanto: Spas, resorts, hotis, cafe-

terias, modelos privates dos Bancos, clnicas nas mais diversas reas, principalmente as estticas, moda, decorao de interiores. A exploso de servios especiais vir antes do varejo de luxo. Ser difcil e lento o processo de ruas e centros de comrcio para abrigarem as principais marcas de Luxo do mundo, mas no impossvel. Apenas o tempo ser outro. Mas os angolanos no deixaro de comprar ou aceder a produtos e servios de Luxo ou Premium, seja localmente ou internacionalmente. A era da premiumzao tambm j chegou a Angola e lentamente entrar no quotidiano das diversas camadas sociais. O termo Luxo j vem sendo inclusive utilizado principalmente pelas construtoras na apresentao dos surpreendentes condomnios residenciais. Num Pas onde praticamente tudo importado, a tarefa da diferenciao no to simples; afinal no basta ser importado em Angola, isso comum. No negcio do Luxo fundamental que no consumo o desejo prevalea em relao razo. O filsofo Bertrand Russel afirmava que toda a actividade humana nasce do desejo. Os angolanos desejam e isto far com que os hbitos de consumo sejam alterados. E junte a isso o facto de serem alegres, simpticos, amigos, de terem o conceito famlia, a crena de que o amanh ser melhor do que hoje e definitivamente do que ontem. O grande desafio de pases como o Brasil e Angola, receber a modernidade de braos abertos sem esquecer as tradies, as origens, o passado que formou o presente e que criou lastros para o futuro. Luanda, sinceramente, OBRIGADO pelo seu carinho! Angolanos tenham a persistncia de seguirem em frente, no desviem. Volto de Angola me sentindo mais brasileiro, mas, me sentindo tambm um pouco angolano.

opinio

(*) Carlos Ferreirinha Presidente da MCF Consultoria & Conhecimento, especializada em ferramentas de gesto e inovao do Luxo e Premium

24

Novembro.Dezembro.2010

Terceiro voo da lAm para luanda inicia em Novembro


A LAM Linhas Areas de Moambique oferece mais um voo para Luanda. O terceiro voo semanal ligando as cidades de Maputo e Luanda ser efectuado s quartas-feiras, a partir do incio de Novembro, quando entrar em vigor o novo horrio de voos concebido em concordncia com a IATA Associao Internacional de Transporte Areo. Com o aumento do nmero de voos na rota Maputo Luanda Maputo, a LAM torna mais viveis as oportunidades de negcio em Angola e Moambique ao contribuir para a reduo do tempo de estadia em cada um dos pases. O fluxo entre Angola e Moambique est crescer com os voos da LAM que so efectuados s segundas e sextas-feiras. At Agosto de 2010 a rota Maputo Luanda Maputo registou um aumento de 8% em nmero de passageiros transportados. Em retribuio demanda pelos voos nesta rota, a LAM oferece desde Agosto de 2010 a tarifa fim-de-semana que permite ir a Luanda s sextas-feiras e regressar s segundas-feiras, o mesmo acontecendo para quem vem a Maputo. Recentemente, o Embaixador de Moambique em Angola, Antnio Matonse, garantiu que os vistos de entrada nos dois pases sero abolidos, de forma a aumentar as hipteses de melhorar o ambiente de negcios, assim como o incentivo ao turismo.

Estatuto de Cidado da CPLP em debate

comunidade

O Estatuto de Cidado vai demorar a ser oficializado embora constitua um objectivo para o futuro, segundo o embaixador angolano em Moambique, Garcia Bires.
O embaixador de Angola em Moambique, Garcia Bires, considera que o Estatuto de Cidado da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP) uma matria complicada embora constitua um objectivo para o futuro. necessrio que se defina bem quem o cidado da CPLP, encontrar o enquadramento jurdico mais adequado. Tem que se mexer com hbitos, costumes e leis nacionais, referiu o diplomata. Entre os pontos controversos constam a questo sobre se o cidado lusfono ter ou no todos os direitos que as constituies de cada pas reservam exclusivamente aos seus cidados. Outros pontos so o de poder votar e ser votado, ter previdncia social ou participar de determinados concursos pblicos, por exemplo. Existe uma corrente que defende que os estatutos fiquem reservados a quem nato ou residente. A restrio envolveria igualmente os direitos ligados integrao regional, como a Unio Europeia para Portugal e o Mercosul para o Brasil. Em relao possibilidade de existncia de visto de trabalho, o embaixador angolano disse: O mundo est cada vez mais unido no um empecilho. Cada pas tem as suas normas e elas sero respeitadas. Para o Ministro moambicano dos Negcios Estrangeiros e Cooperao, Oldemiro Baloi, ainda ir demorar para que o sonho cidado lusfono se converta numa realidade. O governante
26 Novembro.Dezembro.2010

moambicano considera que a mesma realidade se verifica na plena adopo do Acordo Ortogrfico. Tanto o Estatuto de Cidado quanto o Dossier da Lngua Portuguesa (o acordo ortogrfico) so complexos, exigem um trabalho aturado constante, perseverante e muito sereno. o que est a se fazer neste momento, garantiu Bali, citado pela noticiosa Agncia Brasil. Segundo o mesmo governante, ambos os assuntos esto ainda a ser trabalhados a nvel tcnico. Pretende-se que o Estatuto de Cidado da CPLP seja um mecanismo destinado a facilitar a circulao e a integrao das populaes dos oito Estados-membros da comunidade, designadamente Moambique, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guin-Bissau, So Tom e Prncipe, Portugal e Timor Leste. A questo foi discutida pela primeira vez na segunda reunio dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em 1998, altura em que se criou um grupo de trabalho para tratar do assunto. Em 2002, durante um encontro realizado em Braslia, foram assinados sete acordos que modificaram a concesso de determinados tipos de visto entre os membros da CPLP e criaram balces especficos para integrantes da comunidade em aeroportos. Contudo, at hoje nem todos os parlamentos dos pasesmembros da organizao ratificaram as decises.

Novembro.Dezembro.2010

27

Novos estdios permitem qualidade aos atletas angolanos

desporto

O forte investimento angolano em infraestruturas desportivas feito aquando do campeonato africano de futebol (CAN 2009), e de basquetebol em 2007, j verifica algum impacto positivo no seio dos novos atletas, segundo afirma Antnio da Luz, chefe da delegao angolana que se fez presente nos VII Jogos Desportivos da Comunidade de Pases de Lngua Portuguesa (CPLP), em Maputo no ms de Agosto. As referidas infraestruturas colocam cada vez maiores ambies nas equipas angolanas no panorama desportivo internacional, tal como se verificou aquando dos Jogos da CPLP, onde a delegao no colocava de lado a possibilidade de atacar os dois lugares cimeiros, ombreando desta feita com o Brasil e Portugal, tidos como os crnicos papa-medalhas do certame. Antnio da Luz avana que, em resultado do upgrade infraestrutural, o futebol beneficiou da possibilidade de at as escolas formarem os seus jogadores em campos relvados, enquanto no atletismo j se projecta para breve a colocao de pistas de tartan em alguns dos estdios. Outro grande desafio no panorama desportivo angolano reside, actualmente, na formao de dirigentes e tcnicos desportivos, onde ainda existe algum dfice, segundo Antnio da Luz. O mesmo aponta ainda para uma massificao desportiva nunca experimentada em Angola, com grande enfoque para o desporto escolar.

A realizao do Afro-basquete 2007, em Luanda, permitiu a construo de quatro pavilhes e a reabilitao de muitos outros em cinco cidades angolanas, facto que trouxe um aumento considervel de praticantes de modalidades como o basquetebol, andebol, futsal e hquei em patins. Por outro lado, o forte investimento em infraestruturas desportivas que se verifica em Angola, coloca cada vez maiores ambies para o desporto juvenil angolano. Nos VII Jogos da CPLP, Angola tinha como objectivo superar o quarto lugar conseguido no Brasil. Entretanto, os atletas angolanos presentes em Maputo nos Jogos da CPLP deixaram a capital moambicana com 17 medalhas na bagagem, dos quais trs so de ouro, oito de prata e seis de bronze, conseguidas nas modalidades de voleibol de praia, tnis, andebol e atletismo. Este nmero de medalhas possibilitou o quarto lugar, resultado que no deixa de ser positivo na avaliao da maior parte dos atletas. Nas modalidades de futebol e basquetebol, os Khambas no lograram medalhas no certame. O nvel infraestrutural que Angola alcanou nos ltimos trs anos impe tambm que o pas tenha uma presena constante e de grande nvel nos Jogos Olmpicos, no CAN, nos Mundiais de Futebol, de basquetebol e tambm nos Jogos da CPLP, segundo observa Antnio da Luz.

28

Novembro.Dezembro.2010

Exposio sobre vida e obra de Agostinho Neto


Yola Semedo apresenta mINHA AlmA em maputo
A cantora angolana Yola Semedo esteve em Maputo para dois concertos que tiveram lugar no Coconuts e no Big Brother. Yola lanou o seu mais recente trabalho discogrfico Minha alma, o retrato da trajectria por ela percorrida durante os 25 anos de carreira. Os moambicanos Neyma Alfredo e Sweet Boys foram os escolhidos para fazer sala cantora angolana. Este disco foi muito bem aceite em Angola e as informaes que tenho que tambm foi bem aceite aqui em Moambique, pelo que no podia desperdiar este convite do Big Brother Entretenimento, que tem feito muito para elevar a musica dos dois pases, disse Yola Semedo. Os temas Injusta e Say Yo so os mais badalados do seu segundo CD Minha Alma que j vendeu mais de 50 mil cpias em Angola. Yola Moutofa Coimbra Semedo, nasceu na cidade do Lobito a 8 de Maio de 1978. actualmente a artista angolana mais premiada. Conquistou o prmio de Voz de Ouro de frica (1995) em representao de Angola no festival organizado pela UNESCO, na Bulgria. Foi considerada a melhor voz feminina de Angola trs vezes (2000, 2006, 2007). Ganhou o prmio de Balada do ano (2006), melhor intrprete feminina, duas vezes (2006, 2007), e Diva do Ano, em 2007 e 2008. Yola j conquistou a edio 2010 do Top dos Mais Queridos, uma realizao da Rdio Nacional de Angola, batendo na concorrncia a artista Ary e os Irmos Almeida.

cultura

Uma exposio fotogrfica sobre a vida e obra de Antnio Agostinho Neto, fundador da Nao e primeiro Presidente de Angola, marcou o ponto mais alto das comemoraes do dia do Heri Nacional. Numa iniciativa da Embaixada de Angola em Moambique, a exposio foi inaugurada pelo Ministro da Defesa, Cndido Van-Dunem e contou com a presena do corpo diplomtico acreditado em Moambique, membros da comunidade angolana e jovens estudantes. Os cerca de 150 convidados percorreram o local da exposio, onde receberam explicaes detalhadas sobre as fotografias que retratam a vida do poeta, mdico e estadista desde a sua infncia, passando pela fase de sofrimentos nas cadeias e da guerrilha, da independncia e sua morte. Na ocasio, o Ministro Cndido VanDunen realou o facto de Agostinho ser um dos maiores smbolos da nossa luta pela independncia, cujo legado constitui hoje um marco histrico por ter deixado marcas indelveis na memria do povo angolano, bem como do resto do mundo. ANTNIO AGOSTINHO NETO nasceu a 17 de Setembro de 1922, na aldeia de Kaxicane, regio de Icolo e Bengo, a cerca de 60 km de Luanda. O pai era pastor e professor da igreja protestante e, tal como sua me, era igualmente professora. Aps ter concludo o curso liceal em Luanda, Neto trabalhou nos servios de sade. Viria a tornar-se rapidamente uma figura proeminente do movimento cultural nacionalista

que, durante os anos quarenta, conheceu uma fase de vigorosa expanso. Decidido a formar-se em Medicina, Neto ps de lado parte dos seus magros proventos durante vrios anos e, foi com essas economias que embarcou para Portugal em 1947 e se matriculou na Faculdade de Medicina de Coimbra. No havia uma nica instituio de ensino superior na Colnia. O estudante que pretendesse continuar os seus estudos via-se forado a faz-lo custa de grande sacrifcio e tinha de alcanar um notvel status acadmico em condies de pobreza e descriminao racial extremamente difceis. Estudando primeiro em Coimbra e posteriormente em Lisboa, foi-lhe concedida uma bolsa de estudos pelos Metodistas Americanos dois anos depois da sua chegada Portugal. Cedo se embrenhou em actividades polticas e experimentou a priso pela primeira vez em 1951, ao ser preso quando reunia assinaturas para a Conferncia Mundial da Paz em Estocolmo. Fez parte da gerao de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independncia dos seus pases naquela que ficou designada como a Guerra Colonial Portuguesa, ou guerra do Ultramar como tambm conhecida. Foi preso pela PIDE e deportado para o Tarrafal sendo-lhe fixada residncia em Portugal de onde fugiu para o exlio. A assumiu a direco do Movimento Popular de Libertao de Angola, MPLA, do qual j era presidente honorrio desde 1962.

Novembro.Dezembro.2010

29

30

Novembro.Dezembro.2010

S-ar putea să vă placă și