Sunteți pe pagina 1din 12

Saber e poder: os dilemas

da universidade brasileira
HLGIO TRINDADE
DINMICA histrica que articulou a universidade ps-medieval, o desenvolvimento da cincia e a emergncia do Estado nacional, ao relacionar universidade, cincia e poder, introduz os parmetros da complexa problemtica da universidade na perspectiva do novo sculo.

A metfora sugestiva de um reitor francs de que a universidade um dinossauro pousado em um aeroporto parece sugerir que a contradio da instituio universitria no mundo contemporneo no se limita nem ao universo latino-americano, nem resulta exclusivamente do um processo que atinge seu clmax na hegemonia neoliberal (1). Se lanarmos um olhar retrospectivo sobre a instituio universitria poderemos estabelecer quatro perodos para os fins de nossa anlise. O primeiro, do sculo XII at o Renascimento, foi o perodo da inveno da universidade em plena Idade Mdia em que se constituiu o modelo da universidade tradicional, a partir das experincias precursoras de Paris e Bolonha, da sua implantao em todo territrio europeu sob a proteo da Igreja. O segundo iniciou-se no sculo XV, poca em que a universidade renascentista recebe o impacto das transformaes comerciais do capitalismo e do humanismo literrio e artstico, mas sofre tambm os efeitos da Reforma e da Contra-Reforma. O terceiro, a partir do sculo XVII, marcado por descobertas cientficas em vrios campos do saber, e do Iluminismo do XVIII, a universidade comeou a institucionalizar a cincia, no sem resistncias, numa transio para os novos modelos. No quarto perodo, no sculo XIX, implantou-se a universidade estatal moderna, e essa etapa, que se desdobra at os nossos dias, introduz uma nova relao entre Estado e universidade, estabelecendo suas principais variantes institucionais.

122

ESTUDOS AVANADOS 14 (40), 2000

importante salientar que, enquanto a universidade se alastrava na Europa em todas as suas latitudes da Pennsula Ibrica Rssia e do Sul da Itlia aos pases nrdicos a instituio aportou nas Amricas. Os conquistadores espanhis transplantaram para o Caribe, no incio do sculo XVI, a primeira universidade (Santo Domingo, 1538) inspirada no modelo de Salamanca e at fins do sculo XVII se constituiu uma rede de mais de uma dezena de instituies pblicas e catlicas (2) de Norte ao Sul do continente. Por sua vez, as colnias norte-americanas da costa leste, aps enviarem seus filhos para estudar em Oxford e Cambridge de 1650 e 1750 adotaram o modelo dos colgios ingleses, a partir de 1636, em Cambridge (Harvard), Philadelphia, Yale e Princeton e Columbia (3).

Universidade, cincia e Estado


A penetrao das cincias nas universidades alterou irreversivelmente a estrutura da instituio, limitada anteriormente filosofia natural ensinada nas faculdades de medicina e artes. A Itlia desempenhou um papel central neste processo. A presso fora da pennsula itlica era menos forte, porque nem Kepler nem Coprnico eram acadmicos, e as cincias experimentais permaneceram por quase um sculo fora da universidade. A universidade renascentista resultou, pois, de uma profunda transformao, a partir do sculo XV, decorrente do fortalecimento do poder real, da afirmao do Estado nacional e da expanso ultramarina. A universidade, como instituio social, se abre ao humanismo e s cincias e, mais tarde, mesmo as que se alinharam com a Contra-Reforma, abandonam seu padro tradicional teolgico-jurdico-filosfico. O contexto histrico que produziu a universidade moderna se formou sob forte impulso do Estado nacional e do desenvolvimento das cincias, que sob a influncia do Iluminismo e do Enciclopedismo encontra, no plano poltico e social, seu leito nos efeitos radicais da Revoluo de 1789, dentro e fora da Frana. O Sculo das Luzes, iniciado sob a influncia de Newton, assegurou s universidades inglesas um avano cientfico proeminente. As cincias experimentais se difundiram por todos os pases: desde a Universidade de Moscou fundada em 1755, at a de Coimbra, renovada pela reforma pombalina de 1772, passando pela de Gttingen, na Alemanha, sob a influncia de Leibnitz, e por Upsala na Sucia, Edimburgo na Esccia e Npoles e Catnia na Itlia.

ESTUDOS AVANADOS 14 (40), 2000

123

Alm da entrada das cincias nas universidades, o fato relevante que se iniciou uma nova relao entre a universidade e o Estado, rompendo com seu formato tradicional e, tornando-se tributria dessa complexa interdependncia. As novas tendncias da universidade caminham em direo do modelo estatal (Frana e Alemanha) e do fim do monoplio corporativo dos professores. Na Frana, a Universidade Imperial organizou-se subordinada ao Estado. Em pleno expansionismo militar, Napoleo fundou, em 1806, a Universidade, subdividida em Academias, articulando as faculdades profissionais isoladas que se tornaram um poderoso instrumento para criar quadros tcnicos e polticos. O novo modelo se instituiu pelo poder do governo de nomear professores, assistido por um conselho central, fazendo da educao um monoplio. A Universidade napolenica e suas Academias se estendem aos Pases Baixos e Itlia. Na Prssia, a concepo de uma instituio acadmica, estabelecida sob o princpio da pesquisa e do trabalho cientfico desinteressado, amadureceu, tambm, sob o impulso do Estado. Com a nomeao de Humboldt para o Departamento dos Cultos e da Instruo Pblica, em 1809, a Universidade de Berlim nasceu da fuso da Academia de Berlim, garantindo a liberdade dos cientistas sob a proteo do Estado do qual dependia seu oramento. O problema da educao nacional foi to central na Prssia, quanto na Frana napolenica. A diferena era que, na ausncia de um Estado-nao at a segunda metade do sculo XIX, o Estado prussiano era o portador potencial da civilizao nacional e a Universidade de Berlim, concebida como o laboratrio da nova nao, tornava-se o eixo da luta pela hegemonia intelectual e moral na Alemanha. Ambos os modelos tiveram grande repercusso internacional. A concepo napolenica de faculdades profissionais isoladas influenciou a educao superior brasileira desde o sculo XIX, mesmo sem estarem integradas numa estrutura universitria. Da mesma forma, foi o modelo adotado pelas jovens repblicas dos pases hispano-americanos aps a independncia, reformulando a estrutura de suas universidades tradicionais. Por sua vez, as universidades de pesquisa, que tm alto prestgio em vrios pases do mundo, inclusive nos Estados Unidos, se inspiraram no modelo humboldtiano. No caso brasileiro, a Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras desempenhou um papel estratgico na Universidade de So Paulo, anlogo ao das faculdades de filosofia nas universidades alems, apesar da importante presena de professores franceses na sua origem. Esse modelo explicitarse-, mais tarde, via influncia norte-americana, com a criao da Universidade de Braslia e a implementao da reforma universitria de 1968.

124

ESTUDOS AVANADOS 14 (40), 2000

A trade universidade, conhecimento e Estado alcana seu ponto crtico com as novas relaes entre cincia e poder. Mudaram os paradigmas cientficos como a interao com o Estado e a sociedade, a partir de sua eficcia em termos econmicos e militares. Da mesma forma, as universidades, inseridas na produo cientfica e tecnolgica para o mercado ou para o Estado, ficaram submetidas a lgicas que afetaram substantivamente sua autonomia acadmico-cientfica tradicional. Nas sociedades industriais avanadas, as universidades, a cina cincia perdeu cia e sua organizao tornaram-se a inocncia no massacre uma questo eminentemente poltica. A idia de que todo o saber apocalptico de Hiroxima . . . eficaz possa ser, ao mesmo tempo, poder, muito antiga. A prova que mais tarde a cincia perdeu a inocncia no massacre apocalptico de Hiroxima. Na sociedade moderna seria ingnuo acreditar que o sistema cientfico se organiza e se desenvolve de forma autnoma. O ideal da auto-organizao da cincia confronta-se quotidianamente com as injunes das polticas cientficas dos governos e pelo alto custo de sua realizao. O fulcro do problema que hoje no se pode falar de cincia em abstrato, mas do que os homens fazem em nome dela, por seu intermdio ou visando a seu desenvolvimento. E medida em que a cincia tambm est submetida ao jogo do poder, corre o risco de se transformar num instrumento dos interesses econmicos e polticos. As polticas cientficas que se generalizam em todos os pases no colocam, em ltima instncia, nas mos do Estado ou de empresas multinacionais a definio das prioridades estratgicas e a alocao dos recursos financeiros que estabelecem os parmetros da pesquisa cientfica e tecnolgica? Tornase, pois, imperioso introduzir a questo da tica, seja sob a forma de uma tica do pesquisador e da prpria comunidade cientfica em todos os seus ramos a propsito da cincia, de sua utilizao e de sua responsabilidade social. Nesta perspectiva, um especialista (4) explicita essas novas relaes entre sociedade, cincia e poder, mostrando que a atitude geral da opinio pblica diante da cincia oscilou entre a venerao dos mistrios da cincia e o desprezo face ao seu poder malfico. Ele destaca vrias fases dessa evoluo no ps-guerra: numa primeira fase, aps a crena num futuro construtivo e pacfico, as consideraes estratgicas gerais e a emergncia da Guerra Fria orientam em grande parte o esforo de pesquisa e de desenvolvimento para o esforo militar.

ESTUDOS AVANADOS 14 (40), 2000

125

No final dos anos 60, uma segunda fase se abre, com a expanso sem precedentes dos pases capitalistas centrais e do Japo: crescem os esforos para explorar as relaes entre cincia, tecnologia e produo. A dominao dos Estados Unidos inquieta fortemente a Europa e a distncia tecnolgica pe perigosamente em risco sua competitividade. Apesar de a ameaa nuclear e o fosso que abre com a periferia do sistema capitalista, atribui-se m orientao ou a aplicaes erradas da cincia. A terceira fase caracteriza-se como uma poca de desiluso com relao cincia e a tecnologia e os cientistas tornam-se quase instrumentos do poder militar e econmico, insensveis aos graves problemas sociais e ecolgicos que os rodeiam. Esta fase de desencantamento afeta tambm a indstria de alta tecnologia, especialmente a multinacional, e o crescimento at ento constante no domnio da pesquisa comea a diminuir seu ritmo. A ltima fase inicia-se nos anos 70 com os choques do petrleo, e distingue-se como um perodo de fraco desenvolvimento econmico e cheio de incerteza. A indstria pesada entra em crise e, no Japo, se expande a indstria automobilstica e eletrnica. Principia a era da microeletrnica, da automatizao e da robotizao da sociedade ps-industrial. Na avaliao geral, a pesquisa cientfica aparece como hipergeradora de poder, capaz de aumentar ainda o poderio dos mais poderosos (5). A relao de dependncia da cincia com o Estado mudou radicalmente no ps-guerra, especialmente pela estreita interao entre cincia bsica e cincia aplicada voltada para a utilizao civil ou militar. Nos Estados Unidos, com as guerras da Coria e do Vietn, o eixo tecnolgico-militar mais avanado passou para a costa do Pacfico. Sem os financiamentos federais macios nas universidades de maior prestgio, no teria havido o elo entre pesquisa e alta tecnologia. O Vale do Silcio, com as mais avanadas empresas de informtica, no seria, hoje, o plo mais dinmico do mundo sem a Guerra Fria e a conquista espacial. Interessante livro de Rebecca Lowen analisa as atividades da Stanford University no referido perodo. No captulo intitulado Stanford vai guerra, a autora descreve as ligaes acadmico-cientificas e tecnolgicas entre a universidade, seus departamentos e os financiamentos governamentais (6). At aqui analisamos as hard sciences e sua relao com a sociedade e o poder. E o que se passa, porm, no campo mais sensvel das cincias sociais e aplicadas? O tema abordado por Brunner & Sunkel. Eles diagnosticam que os pesquisadores sociais recolhidos em seus domnios tradicionais de produo departamentos ou centros de pesquisa se encontram cada dia em maior desvantagem com relao aos analistas simblicos que cumprem

126

ESTUDOS AVANADOS 14 (40), 2000

as mesmas funes em novos domnios (consultorias privadas, assessoria legislativa, agncias de anlise e organismos internacionais). Admitem que se est constituindo um sistema que se parece cada vez mais a um contexto de mercado dentro do qual se organizam os servios desenvolvidos pelos analistas simblicos em que se valoriza mais o servio final do que o conhecimento. Utilizando o conhecimento disponvel das cincias sociais, o que interessa aos analistas simblicos o servio que manipula, operando os efeitos prticos buscados. Os autores consideram que esse novo quadro de globalizao do mercado de analistas simblicos cria novas formas de financiamento em expanso e torna obsoletas as que no passado permitiam o desenvolvimento das universidades, j que as atividades acadmicas de pesquisa social parecem no ingressar no circuito efetivo de sua utilizao e muito menos nas arenas de deciso dos assuntos relevantes (7). Em sntese, conhecimento e poder se interpenetram na sociedade contempornea em todos os nveis, da esfera pblica ao mercado, recolocando o problema do pblico nas universidades e afetando sua misso social. Esta questo, alm de interferir na uma instituio pblica lgica da produo do conhecimento e suas formas de aplicao legtino pode se deixar dominar mas em benefcio da sociedade, copela lgica do mercado . . . loca tambm para a comunidade universitria e seus dirigentes uma questo central de natureza tica: uma instituio pblica no pode se deixar dominar pela lgica do mercado ou do poder. Esta a questo que est no centro do conceito de autonomia universitria, mesmo que historicamente ele tenha se transformado nas diferentes etapas da evoluo da sociedade em relao a sua forma medieval originria.

Dilemas da universidade brasileira


Os estudos comparativos sobre educao superior na Amrica Latina no tm enfatizado adequadamente as singularidades da experincia brasileira, na qual o Brasil sempre ocupou uma posio singular. No ensino bsico, temos um dficit secular se comparado aos pases do Cone Sul. Basta referir a distncia que se estabeleceu entre nosso limitado sistema escolar durante o Imprio e a Repblica Velha e os avanos, desde a segunda metade do sculo XIX, dos nossos vizinhos platinos. As polticas educacionais de Sarmiento na Argentina, de Varela no Uruguai, e de Andrs Bello no Chile, voltadas para criar as bases de uma cidadania republicana, estabeleceram um amplo sistema de ensino fundamental.

ESTUDOS AVANADOS 14 (40), 2000

127

Os efeitos dessa inferioridade se refletem at hoje, se considerarmos a situao ainda crtica do ensino de primeiro e segundo graus em muitas regies do Brasil e nos baixos ndices de ingresso ao ensino superior brasileiro. Apesar de a taxa bruta de escolarizao superior ter crescido significativamente entre 1950 a 1994, a porcentagem da matrcula de jovens de 1824 anos no ensino superior bastante inferior (10%) da Argentina (38,9%), do Uruguai (29,9%) e do Chile (26,6%) (8). Na educao superior tambm somos singulares frente tradio universitria hispano-americana. A universidade pblica brasileira regional e tempor (9), nunca teve a centralidade de suas congneres ibero-americanas que, com a independncia, foram transformadas em instituies nacionais. Enquanto os conquistadores espanhis implantaram universidades, desde o sculo XVI, o Brasil optou pelo ensino superior profissional somente a partir do sculo XIX, mediante um conjunto de faculdades e escolas estatais (Medicina de Salvador e Rio de Janeiro, Direito de Olinda/Recife e So Paulo, Faculdade de Farmcia e Escola de Minas de Ouro Preto, Politcnica do Rio de Janeiro etc.). Preferimos cultivar o gosto pelo bacharelismo de nossas elites imperiais em Coimbra e, apenas na dcada de 30, fundou-se a Universidade de So Paulo que se tornou o paradigma da univerdade brasileira. Outro paradoxo a ser salientado refere-se autonomia universitria: as universidades pblicas brasileiras (com exceo das paulistas) no gozaro deste atributo inerente prpria idia de universidade desde a Idade Mdia e que faz parte da tradio latino-americana desde a Reforma de Crdoba de 1918. A autonomia universitria sempre foi na Amrica Latina uma aspirao permanente da comunidade acadmica, inclusive fazia parte das principais reivindicaes do movimento da Reforma Universitria no Brasil da dcada de 60. No entanto, o que est em jogo, para alm da questo da autonomia, so as novas relaes entre Estado, universidade e seu financiamento. Na Europa, apesar da tradio histrica de universidades autnomas, os especialistas mostram que, nas ltimas dcadas, a ao dos governos tem limitado sua abrangncia, em decorrncia das polticas em cincia e tecnologia. Mesmo nos Estados Unidos, pesquisas mostram crescentes restries dos governos estaduais com relao s suas universidades pblicas. Na Amrica Latina, embora preservada em alguns pases como Mxico ou Uruguai, observam-se, tambm, aes estatais limitadoras na Argentina e no Chile da tradicional autonomia.

128

ESTUDOS AVANADOS 14 (40), 2000

A discusso sobre o complexo problema no pode, no entanto, se limitar defesa de uma bandeira histrica no plano dos princpios, mas seu contedo amplo e concreto tem de ser examinado luz das estratgias governamentais sob a presso das agncias internacionais. Ressalte-se, alis, que nessas questes crticas, a Unesco e o Banco Mundial se colocam geralmente em campos opostos. O grande paradoxo brasileiro, porm, que o princpio da autonomia universitria, inscrita na Constituio de 1988, tornou-se letra morta para as instituies pblicas federais submetidas a controles absurdos, enquanto que as instituies privadas, uma vez reconhecidas pelo governo, passam a goz-la plenamente imunes a qualquer controle governamental. Da decorre um ltimo paradoxo do ensino superior no Brasil: a hegemonia do sistema privado de educao superior sobre o pblico federal e estadual. As instituies privadas expandiram-se em trs dcadas de 40% para 75% das matrculas, gerando um processo de privatizao que se acentua durante os governos militares. No Brasil, a democratizao do acesso educao superior no se faz pela via da massificao do sistema pblico, como no Mxico e na Argentina, mas atravs de um ensino privado, pago e de baixa qualidade mdia. Cabe ressaltar que no Brasil, em termos latino-americanos, o sistema de educao superior pblico consolidou sua qualidade acadmica: alm de responsvel por 90% da pesquisa cientfica e tecnolgica do pas, tem igualmente uma qualidade mdia superior do setor privado hegemnico. Tal diferena resultou, em grande medida, de polticas estimuladas pelo sonho militar do Brasil-potncia, que consolidaram essas vantagens comparativas pelos pesados investimentos no sistema pblico. Essas desenvolveram a ps-graduao e implementaram aes coerentes no campo do desenvolvimento cientfico e tecnolgico. Os recursos substanciais concedidos pelas agncias de financiamento (CAPES, CNPq e FINEP) profissionalizaram o sistema federal, com a implantao do tempo integral e com o apoio de um amplo sistema de bolsas (ps-graduao no pas e no exterior e de iniciao cientfica), expandindo a comunidade acadmica e gerando um crescimento sustentado das cincias e das humanidades. No entanto, todos esses esforos conjugados burocratizaram as universidades transformando-as em organizaes pesadamente complexas, mas por outro lado modernizaram e qualificaram o sistema pblico de ensino superior, colocando-o numa posio de liderana na Amrica Latina e de reconhecimento pelos grandes centros universitrios internacionais (10).

ESTUDOS AVANADOS 14 (40), 2000

129

Da mesma forma, as universidades pblicas, ao priorizarem o ensino e pesquisa avanados, no se preocuparam igualmente com expanso de vagas na graduao e, de outro lado, o governo, atravs do extinto Conselho Federal de Educao, ao baixar os nveis de exigncia para a criao das instituies privadas, permitiu a disseminao descontrolada de autnticas empresas educacionais de qualidade muito discutveis. Estabeleceu-se atualmente, no Brasil, um debate que se refletiu na mdia entre governos, dirigentes universitrios, membros da comunidade cientfica sobre a situao das universidades federais que, com a recente greve das estaduais paulistas, estendeu-se ao conjunto do sistema pblico. Muitas vezes, o governo que critica seus altos custos, deixando de considerlas como um investimento social. Outras vezes, so os dirigentes universitrios ou a comunidade cientfica que protestam contra sua asfixia progressiva pela insuficincia de verbas, congelamento de vagas e salrios ou pela deteriorao dos laboratrios de pesquisa e do espao fsico. Neste contexto foi denunciada a universidade em runas na repblica dos professores (11). preciso que essa discusso seja colocada em perspectiva para mostrar populao e ao prprio governo a importncia estratgica da universidade pblica no Brasil, como o fez recentemente o prprio Instituto de Estudos Avanados da USP (12). Alm dos problemas especficos das universidades estaduais, cabe avaliar as conseqncias das polticas governamentais sobre o destino das 52 instituies federais espalhadas em todo o territrio nacional, com 400 mil alunos de graduao e a rede de 44 hospitais universitrios, com 10 mil leitos, que so um patrimnio nacional e dependem do governo federal. Uma das formas possveis para aprofundar tal discusso ampliar sua abrangncia, observando o que se passa na Amrica Latina e nos pases desenvolvidos com maior tradio universitria. Eis alguns parmetros de referncia. A dinmica das tensas relaes entre governo e universidades pblicas tem se manifestado, no s no Brasil, mas tambm nos pases desenvolvidos e latino-americanos, como resultante de aes governamentais restritivas forte expanso das universidades decorrente do crescimento demogrfico. O ps-guerra favoreceu a massificao das instituies de educao superior, fazendo com que as universidades perdessem seu carter elitista tradicional, transformando-as em organizaes burocrticas e complexas. O momento crtico desse processo foi a ecloso das rebelies estudantis de 1968 na Frana, Alemanha e Estados Unidos.

130

ESTUDOS AVANADOS 14 (40), 2000

A demanda crescente por educao superior dos pases industrializados ocorreu, em menor proporo na Amrica Latina, provocando a massificao da matrcula entre 1960-1980, mas o Brasil tornou-se uma exceo regra. Tal fato deve-se aos governos militares que estabeleceram, na prtica, uma diviso de trabalho entre universidades pblicas e privadas. O resultado foi que o sistema pblico ficou reduzido a 35% da matrcula, gerando, em conseqncia, o efeito socialmente perverso de que a democratizao do acesso se fez atravs do ensino privado e pago, de baixa qualidade mdia, limitando o acesso s carreiras de maior prestgio aos que no tm condies de freqentar uma escola privada no segundo grau. Com a crise econmica dos anos 80, os governos dos pases desenvolvidos reduziram o ritmo de expanso das universidades, mantendo, no entanto, nveis aceitveis de financiamento pblico. A grande exceo foi a Inglaterra que, a partir de 1981, desenvolveu as drsticas polticas educacionais que se transformaram num modelo internacional de referncia, atravs de um sistema draconiano de avaliao das universidades com efeitos diretos sobre os nveis de financiamento. Essa forma de avaliao no conseguiu, porm, penetrar no continente europeu devido presena de sistemas alternativos (francs e holands) que no se utilizavam de rankings de desempenho para punir ou premiar as instituies, e recorriam avaliao interna ou externa de pares para melhorar a qualidade acadmica e avaliar se a universidade estava cumprindo sua misso pblica (13). A partir de ento, se estabelece um grande divisor de guas: de um lado, os governos que se inspiram no modelo thatcheriano, ou, mais tarde, se submetem s presses do Banco Mundial; de outro, os que buscam, apesar da crise fiscal do Estado, manter adequadamente um sistema de avaliao voltado para a melhoria da qualidade acadmica, nveis satisfatrios de investimentos para infra-estrutura, equipamentos para laboratrios e financiamento competitivo para pesquisa. Nesse incio de sculo o que se espera da universidade? Primeiro preciso ter conscincia que, para alm do pblico e do privado, a prpria instituio universitria est em crise. Pela primeira vez na hista prpria instituio ria, a crise da universidade na Sociedade do Conhecimento atinge universitria est em crise . . . a prpria instituio multi-secular em que mecanismos concorrentes de formao e de pesquisa cientfica ou social pretendem restringir a sua funo tradicional de formar profissionais polivalentes para o mercado e cumprir sua misso numa sociedade em que o espao pblico se transnacionaliza.

ESTUDOS AVANADOS 14 (40), 2000

131

Uma das vertentes dessa viso neoliberal sustentada por alguns especialistas em economia da educao e gesto do ensino superior ligados ao peridico Policy perspective, da Universidade de Pensylvannia, nos Estados Unidos, que resultou de uma srie de seminrios internacionais de que a universidade deve responder a diversas necessidades que lhe so externas, tornando-se cada vez mais uma organizao multifuncional, indispensvel e utilitria. Este novo modelo internacional, vlido inclusive para os Estados Unidos, deve dar uma forte nfase para a graduao e ser cada vez mais seletivo na pesquisa, ainda que a prestao de servios econmicos e sociais faa parte em igualdade com a pesquisa na gerao de novos conhecimentos (14). No livro Reinventando o governo, Osborne & Gaebler apresentam o exemplo da Faculdade Tcnica Fox Valley, em Wisconsin, com 45 mil alunos, como a instituio pblica mais completamente voltada para o cliente. A proposta dos autores de que a nica e melhor maneira de fazer com que os prestadores de servios pblicos respondam aos seus clientes colocar os recursos nas mos dos clientes e deix-los escolher. E concluem sem rodeios: se os clientes controlam os recursos, so eles que escolhem o destino e a rota (15). Eis, portanto, a problemtica a ser equacionada: compreender as diferentes dinmicas universitrias e polticas governamentais para buscar novos caminhos. Esta uma tarefa urgente e uma exigncia acadmica e poltica intransfervel. Assim como o governo tem a responsabilidade de definir polticas educacionais para o sistema pblico de educao superior, seus dirigentes e a comunidade universitria tm o dever de debater amplamente a questo e bem avaliar as implicaes de tais polticas, como propor alternativas que tornem possvel a reforma necessria para garantir o futuro da universidade.

Notas
1 Vide Pour un modle europen denseignement suprieur, Rapport de la Comission

preside par Jacques Attali, Paris, Stock, 1998, 147 p.; Erhard Friendberg & Christine Musselin, Enqute dUniversits: tude compare des universits en France et en RFA, Paris, ditions l Harmattan, 1989.
2 Segundo Eunice Durham, O ensino superior na Amrica Latina: tradies e

tendncias, So Paulo, Novos Estudos Cebrap, julho 1998, p. 92.


3 Vide Harold R.W. Benjamin, La Educacin superior en las republicas america-

nas. New York, McGraw-Hill Company, 1964.

132

ESTUDOS AVANADOS 14 (40), 2000

4 Alexander King, Science et technologie depuis la fin de la Seconde Guerre

Mondiale. In : F. Mayor & A. Forti, Science et pouvoir, Paris, Editions Unesco / Editions Maisonneuve & Larose, 1996.
5 Id. ibid, p. 66-77 e 99. 6 Rebecca S. L., Berkeley, Los Angeles, London, University of California Press, 1997. 7 J.J. Brunner & G. Sunkel, Conocimiento, sociedad y poltica. Santiago, Flacso,

1993, p. 9-15.
8 Cepal. Anurio Estadistico de Amrica Latina y el Caribe, Santiago, Chile, 1994. 9 Expresso utilizada por Luiz Antnio Cunha em A Universidade Tempor: o

ensino superior da Colnia era de Vargas. Rio de Janeiro, Francisco Alves.


10 O principal convnio da Frana com um pas estrangeiro o Acordo Capes /

Cofecub e a Rede Santos Dumont. Prev o reconhecimento recproco de ttulos de mestrado e de doutorado entre ambos os pases, do qual participa a grande maioria das universidades pblicas brasileiras.
11 Helgio Trindade (org.), Universidade em runas na repblica dos professores, 2

ed., Petrpolis, Vozes / Cipedes, 2000, 222p.


12 A presena da universidade pblica, documento elaborado pela Comisso de

Defesa da Universidade Pblica, instituda junto ao IEA/USP pelo reitor da Universidade de So Paulo.
13 O Programa de Avaliao Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB),

proposto pelos reitores da Andifes e incorporado ao sistema de avaliao do MEC, na gesto do ministro Murlio de Avelar Hingel, inspira-se na filosofia do modelo holands, combinando mtodos qualitativos e quantitativos com avaliao interna e externa. A edio do Word Yeardbook of Education 1996 The evaluation of higher education systems, editado por Robert Cowen, London/ Philadelphia Kogan Page, 1996, incluiu o PAIUB entre as experincias internacionais bem sucedidas. Vide p. 34-50 e 163-168.
14 Ver a respeito Policy perspective, Institute for Research on Higher Education,

University of Pensylvannia, 1993: The transatlantic dialogue e An uncertain terrain.


15 Vide David Osborne & Ted Gaebler. Reinventando o governo: como o esprito

empreendedor est transformando o setor pblico. Braslia, M.H. Comunicao / ENAP, 1994, p. 190.

Hlgio Trindade, educador, foi reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992-1996). Organizou a obra Universidade em runas na repblica dos professores (2000).

ESTUDOS AVANADOS 14 (40), 2000

133

S-ar putea să vă placă și