Sunteți pe pagina 1din 26

Revista da Escola de Guerra Naval, Rio de Janeiro, no 14 (2009), p. 25-50.

25

Poltica Externa e Defesa na Primeira Metade do Sculo XX


Guilherme Mattos de Abreu*

Resumo
O foco do presente artigo despertar o interesse dos pesquisadores em relao ao tema Diplomacia da Defesa aplicada Histria do Brasil. Constata-se que alguns autores apontam que a diplomacia brasileira prescindiu do brao armado como instrumento de poltica externa, em maior parte do sculo XX. Na verdade, no Brasil, pouco percebida a abrangncia de atuao do segmento Defesa como instrumento de poder de uma nao no exerccio de sua poltica externa. Especificamente na primeira metade do sculo XX, ocorreram situaes em que os denominados Instrumentos Militares foram empregados em sua verso extrema: a guerra. Tais eventos encerram lies relevantes e merecem ser estudados sob a perspectiva da poltica externa, o que proposto neste artigo. Palavras-chave: Brasil - Defesa - Diplomacia - Foras Armadas.

Abstract
The focus of the present article is to foster the interest of researchers in the Defense Diplomacy in Brazilian recent history. Some writers have mentioned that the Brazilian diplomacy did not employ the armed forces as a tool in its foreign policies during most of the twentieth century. In fact, the scope of the work of the Defense as an instrument of power for a nation in the exercise of its foreign policies is little perceived in Brazil. Specifically in the case of the first half of the 20th century there were certain occasions in which the so called Military Instruments were deployed in their extreme version, i.e., the war. Such events contain very important lessons which, therefore, deserve being investigated under the aforementioned perspective of the foreign policies, and this is the purpose of the present article. Keywords: Armed Forces - Brazil - Defense - Diplomacy.

Contra-Almirante - Escola Naval, Chefe do Departamento de Ensino

26

Poltica Externa e Defesa na Primeira Metade do Sculo XX

.. la historia, , depsito de las acciones, testigo de lo pasado, ejemplo y aviso de lo presente, advertencia de lo por venir. Miguel de Cervantes A Histria sempre foi, em todos os tempos, a maior fonte de ensinamentos de que dispe a Humanidade. Vice-Almirante Joo do Prado Maia (1961)

Alguns escritos apontam que a diplomacia brasileira prescindiu do brao armado como instrumento de poltica externa, em maior parte do sculo XX. Esse posicionamento minimiza a importncia de eventos que encerram lies significativas, ainda que possam ser avaliados como em pequeno nmero, comparativamente a outras naes, considerando a estatura de nosso pas. O fato de o Brasil sempre ter primado pela busca de solues pacficas para as controvrsias no justificava para se olvidar experincias passadas e, ao confinar o foco ao emprego clssico do Poder Militar, ignorar o vulto do que a Diplomacia da Defesa realiza no presente; bem como dificultar o aproveitamento de todo o seu potencial, por imagin-la pouco relevante. Em nosso pas, relativamente pouco percebida a abrangncia de atuao do segmento Defesa como instrumento de poder de uma nao no exerccio de sua poltica externa. O segmento est presente, at mesmo, em meio queles instrumentos classificados como no-militares, pois atua em apoio diplomacia tradicional, conduz parcela significativa da diplomacia paralela e contribui para a viabilizao de instrumentos econmicos. A leitura frequente de publicaes e artigos relacionados poltica externa e Defesa permitiu-nos tambm constatar que, em nosso pas, pouco comum o estudo desses dois temas integrados, consoante uma perspectiva histrica. Entretanto, especificamente na primeira metade do sculo XX, ocorreram situaes em que os denominados Instrumentos Militares foram empregados em sua verso extrema: a guerra. Tais eventos encerram lies relevantes, e que, portanto, mereceriam ser estudados sob a perspectiva da poltica externa. Trata-se de assunto muito amplo para ser desenvolvido com abrangncia no limitado espao disponvel nesta revista. Em verdade, despertar o interesse dos pesquisadores para essas aes, para as suas consequncias e de como o Brasil portou-se caso a caso, transformou-se em nosso principal objetivo. No perodo abrangido por este breve estudo, o uso das Foras Armadas (FA) como instrumento de poltica externa, embora significativo, no parece ter ocorrido de maneira planejada, articulada e com viso de longo prazo.

Guilherme Mattos de Abreu

27

Oportunidades foram desperdiadas. No se levou na devida conta, inclusive, que estas se configuraram em funo de esforos e sacrifcios desenvolvidos em etapa anterior. Por oportuno, ainda que, em um posicionamento extremo, se possa considerar que a diplomacia brasileira no encara o Poder Militar como ferramenta essencial de projeo dos interesses nacionais; e que, ao longo do sculo XX, o Itamaraty jamais pode contar com um aparato militar que lhe permitisse maior latitude de atuao, como aponta Joo Paulo Soares Alsina Jr 1 (ALSINA JR, 2008, p. 68), torna-se importante salientar que, no ambiente complexo em que so conduzidas as decises de governo, mltiplos atores, de formao e bagagem de conhecimentos diferentes, como polticos e militares, foram relevantes nos processos decisrios que levaram ao emprego das Foras Armadas no exterior na poca em anlise.

Nos tempos do Baro


A revolta dos dreadnoughts, em 1910, foi, para Rio Branco, um abalo tremendo. Sonhara ele um Brasil forte e capaz de, pela sua unio e tranqila robustez, dominar os destinos desta parte sul do Continente. Circunvagando os olhos pela baa ameaada e pela capital prestes a padecer os horrores do fratricdio, o grande brasileiro teria talvez compreendido quo longe nos achvamos do seu ideal ... Carlos de Laet 2

O Brasil era um pas relativamente pobre ao ingressar no sculo XX. Possua, aproximadamente, as mesmas dimenses continentais de hoje, sendo que as fronteiras no estavam perfeitamente delineadas em muitas regies (o Acre foi a nica aquisio territorial relevante desde ento). A populao, cerca de 17,5 milhes de habitantes, era constituda por 65,3 % de analfabetos, entre os maiores de quinze anos. Desde a proclamao da Repblica, em 1889, vivia em crises e revolues sucessivas, inclusive com confrontos sangrentos, at mesmo na Capital.
No campo externo, dava continuidade ao isolamento poltico e cultural em que viveu ao longo do sculo anterior. Os fatos da poltica interna e regional se sobrepunham a qualquer outro tema

Joo Paulo Soares Alsina Jr Diplomata. Carlos de Laet in Rio Branco, Revista Americana, abril de 1913, pgina 20, conforme reproduzido em LINS, 1996, p. 438.
1 2

28

Poltica Externa e Defesa na Primeira Metade do Sculo XX

internacional. Um bom exemplo argumentao apresentada pelo nosso governo ao governo russo, justificando-se por recusar o convite para participar da Primeira Conferncia de Paz de Haia (1899): .... o Brasil se recolhe para refazer suas foras, e procura afastar-se o mais possvel de questes que lhe no afetem diretamente, ..... 3

As nossas atenes estavam voltadas para a Amrica do Sul, onde existiam temas relevantes como a crise acreana um dos mais srios problemas diplomticos enfrentados pelo Brasil em sua histria; buscando aproximao e boa vizinhana com as demais repblicas.
No final do sculo XIX, as relaes com Argentina pareciam evoluir positivamente. Um marco importante deste relacionamento seria a primeira troca de visitas entre os Presidentes dos dois pases (1899 e 1900). Uma situao efmera mais um episdio dos avanos e recuos que caracterizam as relaes entre os dois pases ao longo da histria. 4

Ao norte, os Estados Unidos, sob a liderana de Roosevelt, nasciam como potncia mundial, moldando o que os norteamericanos denominariam de American Century. neste cenrio que Jos Maria da Silva Paranhos Jnior, o Baro do Rio Branco, assume a pasta das Relaes Exteriores, em 1902. Em sua gesto, para apoiar a poltica externa, Rio Branco procurou obter o respaldo do Poder Militar, que ento era insuficiente e que, portanto, necessitava ser ajustado para um nvel que conferisse credibilidade. No longo perodo em que exerceu o cargo de Ministro, reestruturou-se o Exrcito e modernizou-se a Marinha, por sinal, ento muito deteriorada, em funo dos conflitos internos que ocorreram no incio da Repblica. Nessa poca, em boa parte por influncia de Rio Branco, o tema Defesa virou motivo de discusso nacional, sendo debatido na mdia e no Congresso. O Baro defendia a tese de que era necessrio ser forte para ser pacfico. 5

3 Trecho da resposta oficial do governo brasileiro ao convite russo para participar da 1 Conferncia de Haia, conforme publicado em CARDIM, 2007, p. 61. 4 Ainda que os dois pases sejam vocacionados parceria, esta a realidade histrica. A mar positiva iria refluir alguns anos depois, no governo de Jos Figueroa Alcorta (19061910), particularmente em funo de seu Chanceler, Estanislau Severo Zeballos, que, mesmo antes de ser ministro, protagonizava uma agressiva postura antibrasileira. 5 Mas no se pode ser pacfico sem ser forte, como no se pode, seno em inteno, ser valente sem ser bravo. Discurso de agradecimento do Baro do Rio Branco, por ocasio de homenagem no Clube Militar, sem data indicada (ANTUNES, 1942. p.102.)

Guilherme Mattos de Abreu

29

Em sua gesto, Rio Branco teve algumas frustraes com relao ao Poder Militar. O Exrcito, basicamente por falta de estrutura logstica, mostrou-se lento para atender a solicitao do Chanceler para que deslocasse tropas para a fronteira com o Peru, enquanto se processavam as negociaes com aquele pas (o Peru, antecipando-se, ocupara extensas reas litigiosas no Alto Purus e no Alto Juru (1904)). Ocorrncia que mereceria do Baro um desanimado registro, em 27 de maio de 1904:
Estamos a perder tempo e a dar tempo ao Peru para que se reforce e fortifique em Iquitos, no Juru e no Purus. Qualquer das republiquetas da Amrica Central poria de 6 a 8.000 homens prontos para operar em poucos dias. Fui ter com o Presidente para lhe manifestar a minha contrariedade diante de tantos adiamentos, quando desde tanto tempo, no interesse da paz, eu peo e insto que nos mostremos fortes e prontos .... 6

A Revolta dos Marinheiros de 1910, ao demonstrar que a modernizao do material no fora acompanhada da evoluo da capacitao organizacional, tecnolgica e das tripulaes, exporia as fragilidades de uma Esquadra aparentemente poderosa, mas que consistia uma exteriorizao de poder em bases frgeis, como apontou o Almirante Joaquim Marques Baptista de Leo, Ministro da Marinha poca. Esquadra que tinha sido modernizada para respaldar a poltica externa e que tivera como um de seus incentivadores o prprio Chanceler. Estes pargrafos destacam como o preparo e o emprego das Foras Armadas demandam tempo de maturao e recursos de natureza diversificada, bem como so dependentes dos demais segmentos do Poder Nacional.

O Sculo Americano8
Eu juro fidelidade bandeira dos Estados Unidos da Amrica e Repblica que ela representa: uma Nao sob Deus, indivisvel, com liberdade e justia para todos. Juramento bandeira proferido rotineiramente pelos alunos das escolas de nvel elementar nos EUA.

6 A avaliao de Luiz Viana Filho que o Baro, devido sua ansiedade, teria descrito a situao pior do que realmente era, visto que as Chancelarias se entenderiam algum tempo depois (VIANA FILHO, p. 392 e 393).

30

Poltica Externa e Defesa na Primeira Metade do Sculo XX

Se fosse possvel a um viajante deslocar-se no tempo e visitar os Estados Unidos nas primeiras dcadas do sculo XX, em funo de seus referenciais, espantar-se-ia ao encontrar desemprego acentuado, trabalho infantil, pobreza e um nmero expressivo de famlias vivendo em habitaes precrias ou em cortios, em locais que hoje so imagens de carto postal. Como ento os Estados Unidos transformar-se-iam na maior potncia do mundial, ao longo do sculo, o qual, orgulhosamente, os norteamericanos denominam de O Sculo Americano? fato que existiam condicionantes geopolticas e conjunturais favorveis (localizao geogrfica, dimenso territorial, populao, abundncia de recursos naturais, o advento da era do petrleo, ...). Independente de qualquer crtica negativa que possa ser apresentada, existem peculiaridades que indicam que esse desenvolvimento foi um processo de construo, tornado possvel em funo de algumas caractersticas positivas da idiossincrasia daquele povo, as quais contrastam, em maior ou menor grau, com o que se observa na Amrica do Sul. O povo norteamericano destaca-se por cultuar os valores nacionais, pela valorizao dos construtores da nao e por aqueles que se sacrificaram pelo pas, bem como pelas frequentes manifestaes de patriotismo caractersticas geradoras de coeso, a qual facilita o enfrentamento de situaes complexas e relevantes. A sociedade estimula o trabalho, a competio e o desenvolvimento de talentos, os quais, mais tarde, iro despontar nos vrios ramos da atividade humana. Chama a ateno o pragmatismo de se capitalizar os ganhos obtidos nas etapas anteriores, ao se iniciar uma nova fase (mesmo quando, por divergncia de proceder, os mtodos sejam reformulados), e, principalmente, o exerccio do aprendizado continuado a partir das experincias vividas, sejam intencionais ou
Ilustraes de autoria do Capito-de-Corveta (T-RM2) Rogrio Domingos dos Santos.

Guilherme Mattos de Abreu

31

imprevistas. Especificamente em relao ao nosso tema, foram selecionados dois exemplos: A Grande Esquadra Branca 8 Uma das mais impressionantes demonstraes de fora realizadas na histria foi a viagem de circunavegao empreendida por dezesseis encouraados norteamericanos e navios menores por ordem do Presidente Theodore Roosevelt, entre 16 de dezembro de 1907 a 22 de fevereiro de 1909. Essa Esquadra passaria histria com o nome de a Grande Esquadra Branca. Roosevelt tinha conscincia da importncia de uma Marinha forte como instrumento de prestgio e de poder na seara internacional. Impressionarase com o drama da Esquadra russa derrotada pelos japoneses na Batalha de Tsushima 9 (1905). Via o Japo como uma ameaa potencial. Para Roosevelt, o deslocamento em massa da Esquadra era pura diplomacia, um treinamento inigualvel, um espetculo de poder e, principalmente, uma oportunidade para que as limitaes logsticas, as falhas e os erros surgissem em tempo de paz. De fato, as mais diversas limitaes e deficincias apareceriam ou seriam ressaltadas (e solucionadas, posteriormente): desde a sistemtica de promoes, que fazia com que os oficiais chegassem aos mais altos postos muito velhos e sem resistncia fsica, inadequabilidade dos uniformes em climas quentes; da convenincia em se modificar a pintura dos navios (passariam cor cinza), necessidade de bases de apoio no exterior e de navios abastecedores em qualidade e quantidade adequadas (a fim de reduzir a dependncia de navios mercantes estrangeiros contratados); entre outras.

O Exrcito dos EUA na I Guerra Mundial


O Exrcito Norteamericano em campanha na Europa muito se ressentiu do apoio deficiente que recebeu do sistema de mobilizao industrial dos EUA. O Alto Comando e alguns elementos da Fora Expedicionria norteamericana chegaram a Paris no incio de junho de 1917, em pleno vero, mas atrasos no recrutamento e no treinamento e dificuldades de transporte fizeram com a que a Fora s estivesse em condies de combate na primavera (hemisfrio norte)
8 ABREU, Diplomacia Naval (Caderno de Estudos Estratgicos no 6, Escola Superior de Guerra) 2007, p. 163. 9 A batalha de Tsushima ocorreu entre 27 e 28 maio de 1905. Foi a ltima e decisiva batalha naval da Guerra Russo-Japonesa (19041905). Nesta batalha, a esquadra japonesa, sob o comando do Almirante Heihachiro Togo, destruiu dois teros da esquadra russa, comandada pelo Almirante Zinov Rozhestvenky. Para enfrentar os japoneses, os russos realizaram uma pica e longa viagem de 18.000 milhas nuticas (33.000 km), do Mar Bltico ao Extremo Oriente.

32

Poltica Externa e Defesa na Primeira Metade do Sculo XX

do ano seguinte. Despreparados, os militares dos EUA passaram a utilizar material britnico e francs para suprir as suas deficincias. Aps a guerra, tal desempenho provocaria uma srie de questionamentos no mbito do Congresso e do Departamento da Guerra, os quais tinham como foco a necessidade de se criar sistemas logsticos adequados e de formar lderes militares capazes de responder apropriadamente a qualquer contingncia no futuro. O Colgio Industrial do Exrcito (Army Industrial College) foi criado em funo desses questionamentos (1924). Mais tarde, com a extino dos Departamentos da Marinha e da Guerra e a criao do Departamento de Defesa, o Colgio passaria a denominar-se Colgio Industrial das Foras Armadas (Industrial College of the Armed Forces ICAF) (1946). Posteriormente, seria integrado Universidade Nacional de Defesa (National Defense University Washington D. C.) (1976). Em seu corpo discente, o ICAF possui militares e civis, inclusive alunos oriundos do setor privado.

A I Guerra Mundial (I GM)


Em presena da insurreio armada contra o direito positivo, a neutralidade no pode ser a absteno, no pode ser a indiferena, no pode ser insensibilidade, no pode ser o silncio. Ruy Barbosa (1916) 10 Consinta o glorioso precursor de nossa poltica externa na conflagrao europia que lhe envie felicitaes muito amigas pela assinatura da paz. (...) Parece exato o que acabo de ler numa revista do norte, que o Brasil tem trs grandes datas externas: a Independncia, a Abolio e a sua internacionalizao que sua entrada na guerra da Europa. Nilo Peanha, em carta a Ruy Barbosa (29 de junho de 1919) 10

O nosso pas foi o nico pas latino-americano a declarar guerra s Potncias Centrais, por ocasio da Primeira Guerra Mundial. O Brasil declarara-se neutro em 4 de agosto de 1914, mas frices com a

10 Conferncia na Faculdade de Direito e Cincias Sociais de Buenos Aires (14/07/ 1916). O debate ideolgico entre anglfilos e germanfilos foi intenso, no Brasil, no perodo de 1914 a 1918. Rui Barbosa participou ativamente dessa discusso, criticava duramente a poltica alem e defendia a entrada do Brasil na guerra ao lado dos Aliados. (CARDIM, 2007, p. 241). 11 CARDIM, 2007, p. 52.

Guilherme Mattos de Abreu

33

Alemanha tornar-se-iam inevitveis. O pas possua a maior frota mercante (377 navios) da Amrica Latina, sendo respeitvel para os padres internacionais de ento. Com a carncia de embarcaes no exterior, navios brasileiros estenderam as suas rotas para portos antes dominados pelos britnicos e tornaram-se alvos de submarinos alemes, a despeito de nossa neutralidade. Em 5 de abril de 1917, o Navio Mercante (NM) Paran foi torpedeado e afundado nas costas da Frana, ocorrendo trs bitos. Em 20 de maio, dois outros navios foram afundados em guas europias. Em 1 de junho, o Brasil revoga a sua neutralidade. Em decorrncia desses ataques, o povo foi s ruas, clamando por uma reao mais forte do Governo. A causa era apoiada ou insuflada por polticos de oposio, como Rui Barbosa, que, em discurso declarara que o mero abandono da neutralidade no seria suficiente e que nada alm da entrada na guerra satisfaria a nao. Por fim, o afundamento do NM Macau, ao largo da Espanha, em 18 de outubro, levou o nosso pas a reconhecer e proclamar o estado de guerra iniciado pelo Imprio Alemo contra o Brasil (26 de outubro de 1917). Outros trs NM brasileiros ainda seriam atacados antes de findar o ano. O plano brasileiro, inicialmente, limitava-se proteo do trfego mercante contra submarinos e unidades de superfcie alemes, em guas costeiras. Em guas internacionais e no exterior era dependente da proteo aliada. A Alemanha pouco poderia ameaar o nosso pas, ainda que tenham ocorrido combates navais no Atlntico Sul. Mas, respondendo s presses internas, o governo brasileiro, por ocasio da Conferncia Interaliada que se reunira em Paris (20 de novembro a 3 de dezembro de 1917), colocou trs contribuies disposio das potncias aliadas: uma Diviso Naval, uma misso mdica e um grupo de aviadores navais. Em 21 de dezembro, o governo britnico solicitou ao Brasil o envio de cruzadores e contratorpedeiros para a zona de guerra, sob o controle operacional e apoio logstico do Almirantado britnico, recebendo resposta positiva em 31 de dezembro. 12 Com esforo acentuado, a Marinha preparou uma fora naval, denominada Diviso Naval em Operaes de Guerra DNOG (formalmente criada em 30 de janeiro de 1918), constituda por dois cruzadores, quatro contratorpedeiros, um tnder (navio de apoio logstico) e um rebocador de

12 A proposta brasileira seria materializada com alguns ajustes. A Diviso Naval foi constituda; a misso mdica, composta por civis e militares, se estabeleceria na Frana; o grupo de aviadores, acrescido de um oficial do Exrcito, foi incorporado Real Fora rea Britnica; alm disso, alguns oficiais da Marinha e do Exrcito foram destacados na Marinha Real Britnica e no Exrcito Francs.

34

Poltica Externa e Defesa na Primeira Metade do Sculo XX

alto mar. Embora relativamente novos, a verdadeira revoluo que ocorrera na construo naval militar desde que foram encomendados tornara esses cruzadores e contratorpedeiros obsoletos em curto espao de tempo. A quase totalidade desses navios apresentava algum problema tcnico relevante, decorrente da precariedade das instalaes de manuteno no Brasil. Alm disso, o combustvel utilizado era o carvo importado. Somente em 31 de julho, a DNOG partiu de Fernando de Noronha (ponto de reunio) para a frica, onde enfrentaria um inimigo traioeiro a gripe espanhola que, no seu pice, incapacitaria a quase totalidade das tripulaes. Em Dakar, foram 150 bitos; 250 enfermos foram enviados de volta ao Brasil, onde muitos morreram. Algumas poucas misses foram cumpridas. A Guerra chegava a seu final. Em 11 de novembro de 1918 assinou-se o armistcio. A atuao brasileira na I GM foi militarmente inexpressiva. Isto no significa ignorar os esforos custosos e admirveis realizados, considerando as limitaes de um pas agrrio como era o Brasil poca. Tais deficincias fizeram com que a prontificao de uma fora naval nas dimenses da DNOG tardasse cerca de seis meses. Isso requereria poucas semanas em qualquer das grandes potncias! Apesar disso tudo, a Diviso materializou-se e foi til naquele cenrio. A DNOG, com suas dificuldades e limitaes, representou um alerta para necessidade de que as Foras Armadas estejam sempre prontas e adestradas. Alerta que cairia no esquecimento, considerando as condies em que ingressamos na Segunda Guerra Mundial. Apesar de modesta, a contribuio teve significado poltico: Em consequncia da participao militar, o pas ganhou o direito de se fazer representar na Conferncia de Paz de Versalhes e, mais tarde, a ocupar papel de relevo na Liga ou Sociedade das Naes, fazendo parte de seu Conselho, o qual o antecedente jurdico do Conselho de Segurana da ONU.

No perodo entre Guerras


E hoje, quando a humanidade estua de paixes, de interesses feridos, de transformaes sociais intensas; em que o espectro da guerra ergue-se, tremendo, por cima dos cinco continentes; ..... o Brasil, espapado na calma de um colosso confiante, v-se enfraquecer dia a dia, e dia a dia recua na escala das naes fortes. E o Brasil precisa reagir!

13 Vice-Almirante (Ref) Hlio Lencio Martins. Publicado originalmente no editorial da revista A Galera, dos Aspirantes da Escola Naval, em dezembro de 1934.

Guilherme Mattos de Abreu

35

O ento Aspirante Hlio Lencio Martins (1934) 13 A situao atual do material flutuante e dos servios auxiliares no satisfaz aos respectivos objetivos. Velhos navios de quase trinta anos de vida, no mais suportando as reparaes que a cada instante se fazem necessrias; ausncia completa de meios para a fabricao dos elementos blicos, obrigando dependncia da indstria estrangeira, onde nem sempre possvel obt-los, principalmente nos perodos agitados da poltica europia; ..... Vice-Almirante Henrique Aristides Guilhem, Ministro da Marinha (1940) 14

No campo interno, o perodo entre Guerras conflituoso e de profundas transformaes: Revolta da Escola Militar do Realengo e do Forte de Copacabana (1922); Revoluo de 1923 (Rio Grande do Sul); Revolues em So Paulo (1924 e Constitucionalista de 1932); Coluna Prestes (1925 a 1927); Revoluo de 1930, que culminou com a deposio do Presidente da Repblica, Washington Lus, impedimento da posse do presidente eleito, Jlio Prestes, e ps fim Repblica Velha; Intentona Comunista (1935); golpe de estado de 1937 (instituiu o Estado Novo); Levante Integralista (1938); movimento anarquista; etc. As consequncias internas da crise de 1929 (a Grande Depresso) acrescentaram novos complicadores ao perodo. Com tal gama de problemas internos, a ateno poltica externa seria afetada e perderia prioridade. Ainda assim, o ps-guerra registra um movimento das Foras Armadas na busca do aperfeioamento e atualizao, com a instalao da Misso Militar Francesa, em 1920; e da Misso Naval Americana, em 1922. Entretanto, os resultados materiais seriam insatisfatrios, considerando o estado em que as FA permaneceram ao longo do perodo, como assinala o jovem Aspirante Lencio, em 1934, e afirma, em relao Marinha, o seu Ministro, em relatrio encaminhado ao Presidente da Repblica, em 12 de maio de 1940. Especificamente com relao poltica externa, uma ocorrncia chama a ateno: a sada do Brasil da Liga das Naes, em 1926. Com a ativao da Liga das Naes (1919), o Brasil - includo no rol de pases com interesses limitados - foi indicado como Membro Temporrio de seu Conselho (que o antecedente jurdico do Conselho de Segurana da ONU, como j mencionado), sendo sucessivamente reconduzido. Ao longo da presidncia de Epitcio Pessoa (1919-1922), o Brasil, satisfeito com o status

Relatrio do Ministro da Marinha ao Presidente da Repblica, referente ao trinio de 1937 a 1939, datado de 12 de maio de 1940. Disponvel no Arquivo da Marinha.
14

36

Poltica Externa e Defesa na Primeira Metade do Sculo XX

alcanado, teria uma presena ativa na Liga. A ausncia dos EUA conferiu maior peso relativo ao nosso pas, moldando uma conjuntura favorvel que, por algum tempo, seria bem aproveitada, pois o Brasil esforou-se por ter bom desempenho e manter a posio no Conselho. No Governo Artur Bernardes (1922-1926), as diretrizes para a poltica externa passaram a carecer de consenso. Pode-se dizer que era provinciana, formulada de dentro para fora, visualizando os fatos internacionais segundo uma perspectiva unilateral ou nacional (GARCIA, 2005, p. 73). Nesse contexto, o Governo, irrealisticamente, passou a ambicionar mais do que podia - o status de membro permanente para o Brasil -, baseado, entre outras coisas, no fato de tratar-se do representante das Amricas (sem se concertar adequadamente com os representados, correndo o risco de no obter apoio, como de fato aconteceu). Em suma: um objetivo que carecia de realismo.15, 16 O Conselho da Liga adotava a regra de unanimidade para as decises, o que conferia o poder de veto a todos os membros. Portanto, qualquer pas, fosse membro transitrio ou permanente do Conselho, tinha condies de bloquear o sistema. Em 1926, o Brasil se retiraria da Liga, por no ter obtido status de membro permanente. O fez ruidosamente, antes vetando o ingresso da Alemanha, a qual teria status de grande potncia - ou seja, seria membro permanente 17. Em 12 de junho de 1928, oficializou a sua sada definitiva. Em sua nota, o governo brasileiro argumentou que no era apenas ocupando uma cadeira na Assemblia ou no Conselho que um pas poderia colaborar com a Liga; disps-se a participar, quando convidado, das conferncias internacionais e trabalhos promovidos por ela, que julgasse de seu interesse; e informou que continuaria a colaborar com a organizao, quando convidado e assim julgasse conveniente. Argumentos que mereceriam um cido comentrio da revista norteamericana Time:

15 Segundo Jos Honrio Rodrigues (1913-1987; foi docente do Instituto Rio Branco), no havia unidade de ao na conduo da poltica externa brasileira poca. Aponta que o Governo Bernardes, envolvido em uma srie de problemas internos, buscaria encontrar uma vlvula de escape na poltica externa. (RODRIGUES, SEITENFUS, 1955. p. 288 e 299). 16 Nessa fase, em sua busca por status, o Brasil seria o primeiro pas a instalar uma misso permanente em Genebra, a qual, segundo Rodrigues, possuiria meios funcionais e materiais com os quais as grandes potncias da poca no poderiam contar. (ibidem, p. 291). 17 Em decorrncia dos Tratados de Locarno, negociados entre as potncias europias, a Alemanha seria admitida na Liga das Naes com status de grande potncia. A admisso da Alemanha na Liga era uma condio sine qua non para a vigncia dos acordos (ibidem, p.309). Entretanto, o fato do veto ter sido manifestado por pas no-europeu e no participe dos acordos permitiu que os mesmos fossem consolidados, a despeito do adiamento do ingresso da Alemanha Liga (ibidem, p.345).

Guilherme Mattos de Abreu

37

Claramente, a afirmativa brasileira um puro caso de as uvas esto verdes. Mas a sua concluso veicula uma doutrina perniciosa. Ela sugere que os Estados da Liga podem evitar responsabilidades indesejadas desligando-se dela, e esperar continuar obtendo muitas das vantagens dos membros da Liga, mediante colaborao, maneira dos Estados Unidos.18

Nesse episdio temos um caso de descompasso entre os fins perseguidos pela diplomacia e os meios nacionais disponveis. Ao mesmo tempo, o no-aproveitamento de um xito por parte de nosso pas. Rodrigues aponta que essa crise inspiraria os redatores da Carta de So Francisco, que criaria a ONU, pois, o direito de veto no seria generalizado e comporia unicamente o poder dos membros permanentes do Conselho de Segurana. (RODRIGUES; SEITENFUS, 1955. p. 345). Nesse perodo, observa-se um contraste entre as posturas do Brasil e da Argentina. A rivalidade regional se estendera ao cenrio europeu, obviamente, tendo a Liga como um dos cenrios (GARCIA, 2005, p.133.). Mas, ainda assim, o pas vizinho, em uma primeira fase, mostrou-se relativamente pouco ativo no cenrio internacional. Com a deposio do Presidente Juan Hiplito Iriguyen e o incio do governo General Jos Flix Uriburu (setembro de 1930), a Argentina rompeu com este padro. O novo Presidente, rapidamente, recoloca o pas no cenrio internacional e oferece os servios da Nao para solucionar os conflitos entre seus vizinhos (PETERSON, 1964, p. 367 - 393), a ponto de seu Chanceler, Saavedra Lamas, ser agraciado com o Prmio Nobel da Paz (1936). Os argentinos manteriam um navio de guerra (Cruzador 25 de Mayo, depois substitudo pelo Torpedeiro Tucumn) na Espanha, com o propsito de proteger cidados argentinos residentes naquele pas, ento em guerra civil. No perodo em que l estiveram (1936/1937), esses navios transladaram cerca de 1500 refugiados espanhis e de outras nacionalidades (inclusive brasileiros) para a Frana, Itlia e Portugal. Dr Robert Scheina chama a ateno quanto a este episdio nico: navios de guerra de uma nao latino-americana sendo enviados para a Europa para exercer influncia, na ordem inversa do que ocorria h sculos (SCHEINA, 1987, p. 144).

A II Guerra Mundial (II GM) (1939-1945)


O brasileiro um bom soldado. Lamento ouvir que querem voltar para casa e no ir para a ustria.

18 A expresso as uvas esto verdes alude fbula A Raposa e as Uvas, atribuda a Esopo, reescrita por Jean de La Fontaine (The League Of Nations: Brazil Out, Time Magazine, 21/ 05/1928).

38

Poltica Externa e Defesa na Primeira Metade do Sculo XX

Marechal-de-Campo Sir Harold Alexander, Exrcito Britnico, Comandante Supremo das Foras Aliadas no Mediterrneo (1945) 19

sobejamente conhecido que os ataques dos submarinos do Eixo, particularmente os alemes, levaram o Brasil a ingressar na Segunda Guerra Mundial. O pas praticamente parou ao se restringir o trfego martimo, pois importava a quase totalidade do que era necessrio para a vida moderna. Alm disso, ramos, na prtica, um arquiplago, pois no possuamos vias terrestres adequadas e de qualidade. O primeiro navio atacado foi o Taubat, no Mediterrneo, metralhado por um navio de guerra alemo, em 22 de maro de 1941, quando faleceu um tripulante. De fevereiro a julho de 1942, treze navios seriam afundados. Finalmente, entre 15 e 19 de agosto, um nico submarino alemo U-507 afundaria, na costa da Bahia e Sergipe, cinco navios mercantes, matando 607 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Foi a atuao do U-507 que levou o Brasil Guerra. Em 22 de agosto, o governo brasileiro reconheceu o estado de beligerncia com a Alemanha e Itlia, que passou para Estado de Guerra, em 31 de agosto de 1942. Quando a II GM irrompeu na Europa, o Brasil buscava evoluir de uma sociedade basicamente agrria para os estgios iniciais de industrializao. As ameaas tradicionais representadas por seus vizinhos haviam desvanecido com a fixao das fronteiras terrestres. Entre 1935 e 1940, o Brasil oscilava entre os interesses norteamericanos e germnicos. Por volta de 1940, a balana passou a pender para o lado norteamericano, por motivos tanto pragmticos quanto idealistas. O recurso brasileiro mais valioso no conflito era a sua posio estratgica, prxima ao saliente africano, permitindo que os avies de ento, de reduzido alcance, pudessem chegar frica voando. Alm disso, todos os navios em trnsito entre o Atlntico Norte e o Atlntico Sul tinham que passar por esse gargalo, o que o transformava em campo de caa para os submarinos do Eixo. Para os Aliados, tambm configurava a nica regio em que podiam, com praticidade, confrontar as eventuais unidades de superfcie e os navios mercantes inimigos procedendo de e para o Atlntico Sul, ndico e Pacfico. Outro bem precioso era a marinha mercante brasileira, a quarta maior do mundo, poca. Para o esforo de guerra aliado, tambm era relevante manter o suprimento de matrias primas provenientes do Brasil.

19 The Brazilian is a fine soldier. Im sorry to hear they want to go home and not go to Austria. (CUNHA, 2003. p.105.)

Guilherme Mattos de Abreu

39

As FA brasileiras estavam desatualizadas. Os indicadores do Brasil tambm eram muito precrios. Em 1940, ramos pouco mais de 41 milhes de habitantes, dos quais 69% residiam na zona rural; 56% dos indivduos com mais de quinze anos eram analfabetos. A Marinha encontrava-se em situao material muito deficiente, devido ao abandono a que fora relegada pelos governos. O Exrcito era relativamente fraco, a despeito do programa de modernizao que iniciara, mas que seguia com dificuldade, por falta de recursos. A modernizao, acordada com a Alemanha, estava sendo efetivada base de troca por produtos agrcolas e matrias primas negociao que se tornara, obviamente, difcil de concretizar com a Guerra. O inventrio da Fora Area, recentemente criada, era despadronizado, composto por um grande nmero de marcas e modelos distintos, herdados da Marinha e do Exrcito. Foi com enorme esforo e com auxlio norteamericano que as Foras Armadas se atualizaram e se reequiparam.

No incio da Guerra, a possibilidade de que foras do Eixo atacassem o Nordeste Brasileiro esteve entre as preocupaes das autoridades brasileiras, como sinaliza o Memorando do General Cordeiro de Farias. O bilhete, oriundo do Comando da 2 Zona Area, d conta de que o trfego martimo fora interrompido no saliente nordestino por conta da presena de submarino, pouco mais de dois meses aps a carnificina promovida pelo U-507. (documentos existentes no Arquivo da Marinha)

40

Poltica Externa e Defesa na Primeira Metade do Sculo XX

O processo decisrio que levou o Brasil a lutar na Itlia


As preocupaes iniciais do Brasil com relao II GM limitavam-se proteo do prprio territrio e ao trfego mercante, o que motivaria o remanejamento de unidades e meios militares das trs Foras. Logo surgiriam propostas norteamericanas para que tropas brasileiras guarnecessem as ilhas dos Aores e de Cabo Verde (com o propsito de liberar tropas portuguesas para a metrpole no Continente; ao que se ops o Foreign Office britnico) e atuassem na frica. No fim de 1942, chegaram a ser cogitadas aes independentes contra a Guiana Francesa, Guiana Holandesa (Suriname) e frica Ocidental Francesa (Senegal), que no prosperaram, particularmente por carncia de meios (SCHEINA, 2003. p. 166). Mas, em dezembro de 1942, o Presidente Vargas assinalou que as tropas brasileiras poderiam lutar ativamente na guerra e no apenas atuar meramente como um contingente simblico. No encontro de Vargas com Roosevelt em Natal (28 de janeiro de 1943), ocorreram entendimentos para que o Brasil tivesse efetiva participao em combate. Roosevelt concordou em ajudar a reequipar e treinar as tropas brasileiras para lutar no exterior. Scheina aponta que, considerando a experincia na Primeira Guerra, os brasileiros entendiam que apenas a participao em combate traria para a nao, no ps-guerra, a influncia no cenrio internacional que buscavam obter (SCHEINA, 2003. p. 166). Os registros do Marechal Dutra, ento Ministro da Guerra, em relatrio ao Presidente Vargas, no qual narrava viagem que fizera aos EUA, corroboram esta linha de pensamento: Houve ainda quem, pessoa de alta representao, afirmasse que o Brasil iria buscar no prprio teatro da luta o seu prestigioso lugar na Conferncia de Paz e, consequentemente, no convvio definitivo das potncias, no ps-guerra .20 Assim, o Exrcito Brasileiro passou a planejar o envio para o exterior de uma fora expedicionria composta por quatro divises (totalizando um efetivo de 100.000 homens), sendo que apenas uma diviso seria realmente organizada e combateria na Itlia. Sua prontificao foi demorada. O 1 escalo da Fora Expedicionria Brasileira (FEB) partiu para a Itlia somente em 2 de julho de 1944. 21
Relatrio do Ministro da Guerra, Marechal Dutra, de 12 de outubro de 1942 (LEITE, NOVELLI JUNIOR, 1983, p. 613). 21 Em 1944, a situao dos Aliados evolura e no havia mais uma demanda premente por reforos inexperientes em combate. O Alto Comando do Exrcito Norte-Americano no se mostrava favorvel ao envio de foras latino-americanas ao front, argumentando que o esforo para equip-las, trein-las e transport-las no compensaria os ganhos polticos esperados. (ALVES, 2007, p. 77).
20

Guilherme Mattos de Abreu

41

A despeito das dificuldades iniciais, cessada a guerra, o Brasil encontrava-se prestigiado. Alguns registros da poca indicam que a nossa participao era motivo de reconhecimento entre os Aliados, enquanto se desenrolava o conflito. Mas a situao j assumia os novos contornos do que seria a Guerra Fria, mesmo antes de a II GM encerrar-se. O Brasil no seria brindado com o reconhecimento que esperava no ps-guerra. No entanto, importante frisar que o Governo brasileiro no acolheu a proposta de que nossas tropas permanecessem na Europa, integrando as foras de ocupao 22, o que possibilitaria FEB continuar mostrando a nossa bandeira no exterior. Trata-se de uma contradio: menos de um ano aps a partida da FEB, em decorrncia de uma deciso que tem entre os seus fundamentos a busca por maior insero internacional, o Brasil recusou-se a continuar na Europa como parte das foras de ocupao vale dizer, da estrutura organizacional que serviria de base para a reconstruo da Europa. Em suas memrias, o Embaixador Vasco Leito da Cunha (que registrou a declarao do Marechal Alexander que abre este tpico) lamentou a recusa, citando que ns, brasileiros, abdicamos das vantagens conquistadas e no sabemos aproveitar as coisas que fazemos bem feitas. (CUNHA, 2003, p. 106.) Em sntese, fez-se o difcil e rejeitou-se o mais simples, que era colher os resultados da vitria, mostrando a nossa bandeira. E o Brasil ficaria esperando por um reconhecimento que no viria! oportuno registrar que a poltica norteamericana para Amrica Latina desarranjara-se no governo Truman (Democrata), que se confrontava com um Congresso de maioria republicana, conforme aponta Scheina (2003, p. 171.). Adicionalmente, o Presidente Truman no tinha conhecimento pleno dos compromissos entabulados por Roosevelt em seu longo governo. O fato que muito das informaes se perderam. Franklin Roosevelt as levara para o tmulo!23 A frustrao do Brasil ver-se-ia demonstrada em suas atitudes, quando o pas foi instado a participar no conflito que encerra esta narrativa: a Guerra da Coria.

O ltimo ato: A no-participao na Guerra da Coria


A Guerra Fria trouxe alteraes significativas nos alinhamentos da poltica externa americana, uma vez que antigos aliados tornaram-se adversrios e
O Exrcito na Histria do Brasil - Repblica (volume 3), 1998, p. 162. O Presidente Roosevelt faleceu em decorrncia de uma hemorragia cerebral, em 12 de abril de 1945.
22 23

42

Poltica Externa e Defesa na Primeira Metade do Sculo XX

inimigos recentes viraram parceiros. ... De uma forma menos dramtica, mas com resultados igualmente negativos, Washington tambm perdeu o Brasil, .... Ao faz-lo, praticamente assegurou o declnio, em longo prazo, de sua influncia na Amrica Latina. Stanley E. Hilton 24 Lutamos a guerra passada e fomos inteiramente esquecidos e recusados na partilha dos despojos. Getlio Vargas para Lourival Fontes, Chefe da Casa Civil (1951) 25

Chegamos ao fim deste meio sculo! No imediato ps-guerra, gerou-se no Brasil um otimismo considervel em relao possibilidade de se obter status internacional sem o necessrio Poder Militar, aponta Stanley Hilton. Tambm se acreditava na iminncia de um influxo de capitais norteamericanos para impulsionar o desenvolvimento do pas. Essas expectativas no seriam atenuadas com a decepo surgida nas negociaes finais da Carta da ONU, quando a aspirao brasileira de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurana viu-se frustrada. O Embaixador Mrio Gibson Barbosa, em suas memrias, registrou o desconhecimento vigente quanto ao realismo que imperava (e impera) na poltica externa norte-americana, exemplificando com um trecho de uma mensagem do Presidente Richard Nixon ao Congresso dos EUA, que espelha a postura tpica: No estamos envolvidos no mundo porque temos compromissos. Temos compromissos porque estamos envolvidos. Nossos interesses devem dar forma aos nossos compromissos e no o contrrio. (BARBOSA, 1992. p. 202). Mais adiante, o Embaixador argumenta:
Quantas vezes me entristeci, como jovem secretrio de nossa Embaixada em Washington, no imediato ps-guerra, em 1946, 1947, 1948, 1949, ao ver chegarem quela capital sucessivas misses de negociadores brasileiros romanticamente despreparados, que tudo o que traziam como argumento para negociarem um emprstimo era a alegao, em uma pgina de papel, do esforo de guerra realizado pelo Brasil e do sacrifcio das vidas de jovens nos campos de batalha da Itlia. E enfrentavam-se com experientes tecnocratas que, friamente, como de praxe em negociaes

24 25

HILTON, 1981, p. 599. GARCIA, O Brasil na Liga das Naes (1919-1926), 2005, p. 190.

Guilherme Mattos de Abreu

43

internacionais, exigiam nmeros, estatsticas, PIBs, etc. (BARBOSA, 1992. p. 203). 26

nesse contexto que, em maio de 1949, o Presidente Dutra viajaria aos EUA, realizando a primeira visita de um Chefe de Estado brasileiro a aquele pas 27, com poucos resultados. No ano seguinte, em junho, a Coria do Norte invade a Coria do Sul. O Conselho de Segurana da ONU condena a agresso e conclama os seus membros a assistirem Coria do Sul. Os EUA, imediatamente, enviam foras para aquele pas, a fim de repelir os invasores. Em 14 de julho, o Secretario Geral da ONU alerta o governo brasileiro de que necessitava urgentemente de tropas. Os norteamericanos obtm alguns sucessos iniciais, mas logo se vem em dificuldade com a escalada do conflito. A administrao Truman passa a esforar-se em obter a participao de outros pases, inclusive na Amrica Latina. O Brasil tornar-se-ia visado nessa busca. 28 O Presidente Dutra, em seus ltimos meses de governo, compreensivelmente, recusou-se a ir alm do apoio diplomtico, argumentando que no poderia comprometer o prximo presidente com deciso to importante (ALVES, 2007. p. 139). Na ONU, em setembro, o representante brasileiro, ao abrir a V Sesso Ordinria da Assemblia Geral das Naes Unidas, proferiu um discurso de tomada de posio 29 (CORRA, 2007, p. 69). No governo seguinte, o Presidente Getlio Vargas, ante a situao, imaginou poder negociar a cooperao com o governo norte-americano. Como condio, o governo apresentou uma extensa lista de reivindicaes de auxlio militar e econmico, sendo que tal ajuda deveria ser fornecida antes de o governo

H que se considerar, ainda, que existiam diferentes concepes quanto forma como deveriam chegar os recursos pleiteados. Washington tinha convico de que o desenvolvimento seria mais bem obtido mediante capital privado e reivindicava legislao mais liberal, de modo a atrair os investidores estrangeiros (HILTON, 1981, p. 603) 27 A viagem de D. Pedro II (1876) teve carter privado. (GARCIA. Cronologia das Relaes Internacionais do Brasil. 2005, p. 167.) 28 Na Amrica Latina, somente a Colmbia enviaria Foras Coria. 29 Extrato do Discurso do Embaixador Cyro de Freitas-Valle (19/09/1950): Os eventos na Coria do Sul, suscitados pela agresso lanada pelo norte, motivou (sic) ao imediata e efetiva por parte do Conselho de Segurana. No entanto, esses eventos tambm demonstram - e parece no haver mais nenhuma dvida a esse respeito que necessrio equipar melhor a nossa Organizao, tendo sempre em vista o estabelecimento de uma fora internacional e a criao de um sistema para a mobilizao imediata de todos os recursos comuns. Os estados-membros no deixaram de demonstrar solidariedade com as Naes Unidas. Porm, quase todo o fardo da luta caiu sobre uma Nao, cuja ao em defesa da democracia exige o respeito dos homens livre. Alguns se somam nesse esforo. Muitos outros ainda no foram capazes de transformar as suas boas intenes em verdadeira ajuda material.
26

44

Poltica Externa e Defesa na Primeira Metade do Sculo XX

brasileiro decidir se iria ou no enviar tropas e a magnitude dos pedidos punha em cheque a prpria sinceridade brasileira em cooperar (ALVES, 2007, p. 143). Com o tempo, ficou bem claro que o Brasil no enviaria tropas para a Pennsula Coreana. Vale destacar que, ao contrrio do que ocorrera na II GM, o contexto institucional era diferente Vargas era um presidente eleito e no um ditador - e a deciso de se enviar tropas para o exterior teria que ser precedida de ampla discusso. Segundo os registros de Alves (2007, p. 179), ao longo do processo decisrio, o Itamaraty era favorvel ao envio de tropas; o Alto Comando do Exrcito estava dividido e Presidente era contra. O assunto no chegou a ser levado ao Congresso Nacional, mas aquele autor aponta que haveria dificuldades para a aprovao no Legislativo, caso a deciso de Getlio fosse por acatar o pedido. Conjeturou, tambm, quanto ao peso da opinio pblica que seria mobilizada pela mdia, majoritariamente de oposio. Assinala que esses aspectos devem ter pesado na deciso do Presidente. De qualquer modo, independentemente dos objetivos do Presidente, a literatura parece sinalizar que ocorreram falhas de avaliao: O custo de cooptao de um pas da dimenso do Brasil, nos moldes propostos, seria muito elevado, em comparao com outras opes que estariam disponveis para os EUA no cenrio internacional; os norteamericanos tinham concepo diversa dos brasileiros quanto forma como os recursos pleiteados deveriam ser disponibilizados; e passavam por uma situao muito difcil e complicada em termos financeiros, em funo dos elevados investimentos em Defesa e em outras reas, pois, na poca, alguns segmentos imaginavam que se estava s vsperas da III Guerra Mundial.

Sntese
H uma ampla gama de ensinamentos a ser colhida ao longo desse meio sculo. A gesto do Baro do Rio Branco destaca o esforo em moldar um Poder Militar com uma capacidade de dissuaso compatvel com as necessidades da poltica externa; bem como os acontecimentos do perodo demonstram que este Poder dependente dos demais segmentos do Poder Nacional. Aspectos que nos levam a apontar que necessrio manter as FA no nvel de aprestamento apropriado, no s para a defesa da ptria, mas tambm para aquilo que se deseja empreender; e que o tema envolve a Nao como um todo. Tanto na I GM quanto na II GM, observaram-se atrasos no processo decisrio - decises difceis de implementar na realidade brasileira, quando existia baixa prontido operacional das Foras Armadas, particularmente

Guilherme Mattos de Abreu

45

para o tipo de misso pretendida. Entretanto, a despeito das dificuldades, as FA cumpriram as misses que lhes foram atribudas. Nas duas guerras, ocorreram problemas significativos de ordem material e de pessoal. A amostragem indicou que no prudente acreditar que a repercusso das manifestaes pblicas ser traduzida em disponibilizao de recursos tempestivos e na quantidade adequada. A propsito desse assunto, o Marechal Dutra, referindo-se I GM, declarou que a .... nossa participao se limitou a uma contribuio platnica de manifestos, passeatas e declaraes ferventes de votos, exclusa a contribuio real de uma diviso naval e de alguns poucos e espontneos voluntrios ..... (LEITE, 1983, p. 361). Por ocasio da mobilizao na II GM, o Marechal registrou que somente se apresentavam os humildes e os desempregados, mas que os jovens atuantes nos comcios no se voluntariavam para a luta. 30 De ordinrio, a literatura ressalta mudanas internas como consequncia da II GM. Poucas obras destacam que tais conflitos, bem como as convulses sociais deste meio sculo, tiveram reflexos acentuados na psique do militar brasileiro, em um processo cumulativo de longa maturao, com intensidade varivel em cada Fora Singular no contexto temporal, cujas consequncias manifestaram-se de diversas maneiras. Percebeu-se a necessidade de aperfeioar o material humano, o que redundou em melhorias na formao de oficiais e praas. De modo geral, adquiriu-se uma mentalidade estratgica. Foi percebida a necessidade de o pas ser submetido a reformas estruturais, de modo a desenvolver o seu potencial. Identificou-se, claramente, que a segurana da Nao era funo do todo e no apenas do Poder Militar; que o Brasil possua os requisitos bsicos indispensveis para se tornar uma grande potncia; e que o seu desenvolvimento vinha sendo retardado por motivos susceptveis de remoo. No coincidncia que a Escola Superior de Guerra, que sempre esteve focada em estudar o Brasil e na integrao entre militares e civis, tenha sido criada em 1949. Especificamente no caso da I GM e II GM, verifica-se que os conhecimentos profissionais militares estavam acentuadamente defasados em relao ao estado da arte. Esta constatao fez com que se investisse em capacitao logstica e no desenvolvimento em Cincia & Tecnologia, para se diminuir a dependncia das FA. possvel associar os nomes dos jovens
30 Correspondncia ao Presidente, datada de 4 de agosto de 1942: O General Silva Jnior, Comandante da 1 RM, mostrou-me uma relao dos voluntrios reservistas que desejavam alistarse no Exrcito. Lamentvel! Apenas se apresentaram os humildes desempregados e alguns de idade que j ultrapassou a do servio militar; estudantes e outras pessoas que tanto pregavam a guerra nas ruas e os comcios, nenhum apareceu. (LEITE, NOVELLI JUNIOR, 1983, p. 179.)

46

Poltica Externa e Defesa na Primeira Metade do Sculo XX

oficiais que viveram os momentos crticos desse meio sculo, aos nomes dos lderes que, mais tarde, impulsionariam os programas de reaparelhamento e o desenvolvimento da indstria voltada s necessidades militares (com reflexos na indstria nacional como um todo), o qual, infelizmente, no manteve o mpeto. Outras ocorrncias relevantes do perodo podem ser vinculadas aos seguintes aspectos: Conduo provinciana da poltica externa, visualizando os fatos internacionais segundo uma perspectiva unilateral ou nacional, o que conduz a uma percepo incorreta em relao aos demais pases e do cenrio internacional; bem como acarreta a dificuldade em conhecer as capacidades, limitaes e vulnerabilidades do nosso pas por ocasio das diversas interaes.

Dificuldade em compreender como o pas percebido no cenrio internacional. Trata-se, de certo modo, de corolrio do registro anterior. necessrio conhecer o prprio pas, mas tambm compreender que mandatrio saber v-lo a partir do ponto de vista dos estrangeiros. Em poltica externa no existem vazios. O espao deixado por um pas ser rapidamente ocupado por outro. As participaes, no exterior, nas duas Guerras Mundiais foram decises legtimas de um pas agredido. Tiveram resultados positivos. No entanto, no houve aproveitamento do xito obtido. Situao em que se enquadram a renncia Liga das Naes e o regresso apressado da FEB.

Concluso
O Brasil no tem a minima vocao para ser uma potncia regional..... Liderar custa dinheiro, algumas vezes, a fora necessria . No est interessado nisto. No quer isso. No capaz. No tem garra. Carlos Alberto Montaner (2009) Quando nossos estadistas se convencerem de que no conceito exterior do Brasil, na sua boa nomeada entre as naes, est o mais seguro critrio dos seus interesses, a influncia dessa preocupao ter sobre o nosso desenvolvimento efeitos incomparveis. .... Bem menores ainda somos do que nos presume o patriotismo ftuo; mas somos maiores do que nos figura o patriotismo ctico, pessimista ou negligente. Rui Barbosa (1907) 31

31 Discurso proferido em Paris, em 31 de outubro de 1907, por ocasio de homenagem dos brasileiros ali residentes, aps a Conferncia de Haia (CARDIM, 2007, p. 310).

Guilherme Mattos de Abreu

47

Para se tomar decises temos que ter coragem. Tem que se ter, exatamente, a perspectiva do futuro e no as restries do passado.... O Brasil precisa fazer um grande acerto de contas com o seu futuro. .... A humildade uma caracterstica individual, no uma caracterstica de uma nao. Ministro Nelson Jobim (2009) 32

Do incio do sculo XX at hoje o Brasil muito evoluiu. A populao mais que decuplicou e mais educada, ainda que em nveis insuficientes. O pas est entre as dez maiores economias do mundo e, ao longo do sculo, foi um dos que mais cresceu, mesmo se dando ao luxo de desperdiar algumas dcadas. Assume uma nova estatura geopoltica, considerando os recursos que dispe, em um mundo vido por gua, energia, alimentos e espao. Aspectos que encerram uma ampla gama de oportunidades, mas tambm vulnerabilidades, que no podem ser desprezadas. Trata-se de uma situao diferente da que vivenciou at o sculo passado, por estar distante do eixo dos grandes acontecimentos. O avanar do tempo suprimiu distncias e tornou este afastamento desprezvel. Por oportuno, vale lembrar, que h um efeito contraditrio no desenvolvimento tecnolgico: a sociedade, medida que evolui, torna-se mais sensvel a ataques, mesmo que oriundos de oponentes pouco poderosos, os quais possuem um amplo leque de opes. O que acentua as nossas vulnerabilidades. A histria e o acompanhamento do que ocorre no dia-a-dia indicam que a probabilidade de que ocorram atries entre Estados, a demandar uso de fora ou ameaa de uso de fora, continuar a existir. Isto particularmente relevante em nossa poca, em que o pas vem realizando uma ofensiva em vrios ambientes, com o propsito de aumentar a sua insero no cenrio internacional. A mudana de situao estratgica e tal postura aumentaro a possibilidade de que ocorram eventos em que seja necessrio empregar as Foras Armadas em proveito da poltica externa ou para atender interesses brasileiros no exterior. Ao longo desta trajetria de um sculo, da qual pinamos parcela, as perdas de oportunidade parecem dar razo perspectiva negativa de que o cubano Montaner tornou-se porta-voz recente. Entretanto, preferimos mirar Rui Barbosa, quando aponta a relevncia de se ter bom conceito no exterior (que necessita ser construdo); e sinaliza que temos que conhecer as
Discurso proferido por ocasio do 60 aniversrio da Escola Superior de Guerra. Rio de Janeiro, em 20 de agosto de 2009.
32

48

Poltica Externa e Defesa na Primeira Metade do Sculo XX

capacidades, limitaes e vulnerabilidades de nosso pas. J o Ministro Jobim, em seu discurso, assinala que fundamental assumir as oportunidades de mudanas e de crescimento e aparenta, positivamente, querer reeditar os conceitos de Rio Branco. O fato que o tema Defesa, em tempo de paz, entrou na agenda nacional, passando a ser debatido na mdia, no Congresso e em diversos crculos, o que no acontecia desde a primeira dcada do sculo XX. Mas, para que este interesse se traduza em sucesso, ser necessrio desenvolver, no Brasil, uma cultura compatvel com uma potncia de porte mdio, consciente de seus deveres e responsabilidades; com capacidade de pensar estrategicamente e em longo prazo e de compreender as questes concernentes Segurana e Defesa. Para isto, ser necessrio no apenas a conscientizao da populao, investimentos, o aumento de efetivo e a redistribuio das Foras Armadas. Tambm ser preciso disseminao de conhecimento, muito estudo, testes, avaliaes, treinamento e persistncia, de modo que se possa fundamentar apropriadamente as decises a serem implementadas. Nestes aspectos, o exemplo norteamericano merece ser reproduzido. Cabe registrar que o que se despende em Foras Armadas funo das ameaas existentes e do valor daquilo que se tem a proteger e o que se quer empreender. E que este investimento pode ser feito com ganhos colaterais em diversos campos, se realizado em bases apropriadas, maximizando os efeitos positivos de sua existncia e atuao, em benefcio de nosso povo e, portanto, contribuindo para a construo de um possvel e vivel Sculo Brasileiro. O nosso Brasil merece!

Referncias
ABREU, Guilherme. Defesa e Diplomacia: uma viso geral. In: SEMINRIO AS FORAS ARMADAS NA DEFESA DA AMAZNIA, 2007, Rio de Janeiro: FUNAG, 2007. Texto de apoio ao seminrio. ABREU, Guilherme. Diplomacia Naval. Caderno de Estudo Estratgicos, Rio de Janeiro, n. 6, 2007. Edio Especial. ALSINA JR. Joo. Dez Mitos sobre Defesa Nacional no Brasil. Revista Interesse Nacional, So Paulo, ano 1, out./ dez. 2008. ALVES, Vagner. Da Itlia Coria: decises sobre ir ou no ir guerra. Belo Horizonte: UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2007.

Guilherme Mattos de Abreu

49

ANTUNES, P. Histria do grande chanceler. Rio de Janeiro: Biblioteca Militar, 1942.(Ministrio da Guerra). BARBOSA, Mrio Gibson. Na diplomacia o trao de todo da vida. Rio de Janeiro: Record, 1992. BRASIL. Ministrio da Marinha. Relatrio do Ministro da Marinha (1935-1945) ao Presidente da Repblica, referente ao trinio de 1937 a 1939. 12 de maio de 1940. CARDIM, Carlos Henrique. A raiz das coisas- Rui Barbosa: o Brasil no mundo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007. CORRA, Luiz Felipe (Org.). O Brasil nas Naes Unidas 1946-2006. Braslia: FUNAG, 2007. CUNHA, Vasco. Diplomacia em alto-mar: depoimento ao CPDOC. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV; Braslia: FUNAG, 2003. FLORES, Mario Cesar. Parmetros internacionais e problemas internos. Revista Interesse Nacional, So Paulo, ano 1, 1. trim. 2008. GARCIA, Eugnio. Cronologia das relaes internacionais do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Contraponto; Braslia: FUNAG. 2005. GARCIA, Eugnio. O Brasil na Liga das Naes (1919-1926): vencer ou no perder. Porto Alegre: UFRGS, 2005. HILTON, Stanley. The United States, Brazil and Cold War, 1945-60: end of the special relationship. The Journal of American History, Indiana, v. 68, n. 3, dez. 1981. JOBIM, Nelson. [Discurso proferido por ocasio do 60 aniversrio da Escola Superior de Guerra]. Rio de Janeiro, ago. 2009. 1 CD. LEITE, Mauro Renault. NOVELLI JUNIOR, Luiz Gonzaga. Marechal Eurico Gaspar Dutra: o dever da verdade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983. LINS, lvaro. Rio Branco- o Baro do Rio Branco: biografia pessoal e histria poltica. 3. ed. So Paulo: mega; Braslia: FUNAG ,1996. MARTINS, Hlio. Ultima Ratio. Revista Martima Brasileira, Rio de Janeiro, v. 129 n. 04/06, p. 218, abr./jun. 2009. MONTANER, Carlos Alberto. Brazil cant be leader in region, 2009. Disponvel em: < http://www.miamiherald.com/opinion/other-views/story/ 1234006.html>. Acesso em 16 de out. de 2009. O EXRCITO na histria do Brasil: Repblica. Rio de Janeiro: Bibliex, 1998. v. 3. PETERSON, Harold. Argentina and the United States, 1810-1960, 1964. Disponvel: <http://books.google.com.br/books?>. Acesso em 29 de outubro de 2009. RODRIGUES, Jos Honrio, SEITENFUS, Ricardo. Uma histria diplomtica do Brasil: 1531-1945. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1955. SCHEINA, Robert. Latin America- a naval history: 1810-1987. [s.l]: Naval Institute Press, 1987. SCHEINA, Robert L. Latin Americas wars. Virgnia, EUA: Brassey Inc. Dulles, 2003. v.2.

50

Poltica Externa e Defesa na Primeira Metade do Sculo XX

THE LEAGUE of nations: Brazil out. Time Magazine, 1928. Acesso em: 27 out. 2009. Disponvel em: <http://www.time.com/time/magazine/article/ 0,9171,731754,00.html. VIANA FILHO, Luiz. A vida do Baro do Rio Branco 2.ed. Fragmento de arquivo pessoal.

S-ar putea să vă placă și