Sunteți pe pagina 1din 3

Tema: Anlise crtica sobre o filme Pequena Miss Sunshine Lea Ainhoren

Pequena Miss Sunshine, apesar de ser uma comdia, de tom suave e delicado, uma filme denso que se presta a diferentes interpretaes e anlises. Sob o ponto de vista sociolgico, uma contundente crtica sociedade competitiva, tipicamente capitalista, na qual a vida parece ser um grande concurso como refere um dos personagens no havendo lugar para perdedores, cujos padres e valores so impostos de maneira to opressiva e alienante que so capazes de transformar crianas em caricatura de adultos - infncia erotizada. O filme trata da saga de uma famlia de classe mdia baixa americana, aparentemente desajustada, cujos membros se caracterizam por serem pessoas problemticas, totalmente diferentes umas das outras e que, de incio, nos aparecem como centradas em si mesmo, preocupadas com seus prprios objetivos e completamente distantes entre si. Neste contexto, nos deparamos com temas cotidianos da vida real relaes familiares conflitivas, velhice, drogas, morte, pobreza, homossexualismo, suicdio, diferenas, excluso social tratados de forma to sutil que mal se percebe sua profundidade; mas fundamentalmente, o filme nos fala da forma como cada um dos personagens enfrenta os desafios da vida e qual o significado que cada um d alternativa dada pela sociedade: ser vencedor ou perdedor. Assim temos que dentro da perspectiva dos padres e valores da sociedade a que pertencem, a saber, uma sociedade que desprivilegia qualquer indivduo que no se enquadre no padro por ela previsto e que desqualifica qualquer valor que no seja aquele por ela determinado individualmente, e num primeiro momento, parece que nenhum deles tem condies psquica para responder ao desafio, sendo todos, dentro desta lgica, perdedores e fracassados. A personagem central, a pequena Olive, gordinha e totalmente fora dos padres, sonhando ou alucinado - em participar de um concurso de beleza infantil; Richard

seu padrasto cujo discurso, est perfeitamente adequado aos valores da sociedade, inobstante ser profissionalmente fracassado tenta, inutilmente, vender um programa maluco de auto-ajuda para o sucesso pessoal por ele criado, o qual aplica, obsessivamente, a qualquer custo, sem critrio e em qualquer contexto; seu av paterno, que, sob a justificativa de que tudo lhe permitido por ser velho, viciado em herona, o que lhe valeu a expulso do asilo em que morava, obrigando-o a ir viver com o filho, e denota nada ter feito em sua vida que pudesse ser considerado aes bem sucedidas; Sheryl sua me viciada em cigarros, inexpressiva e privada de subjetividade, serve, alienadamente, fast food e refrigerantes famlia em pratos e copos de plstico; seu tio materno, intelectual e homossexual emblematicamente, profundo estudioso de Proust tenta o suicdio frente a perda de seu amor, de um ttulo honorfico e do emprego, para outro professor, seu rival e concorrente; seu irmo Dwayne, adolescente que constri sua identidade no isolamento. Simbolicamente, leitor ardoroso de Nieztsche em quem, provavelmente se inspira odeia a todos e h nove meses no fala, por conta de um voto que fez a fim de realizar seu sonho de ser piloto de caa na Fora Area para o qual exercita seu corpo, obsessivamente; sonho este que ver impossvel por ser daltnico. De um certo modo, a partir desta descrio e sob a perspectiva do tema central, podemos concluir que esta uma famlia infeliz e patologicamente desajustada, posto que seus membros no so capazes de encontrar solues alternativas e criativas para suas vidas, presos que esto ao modelo idealizado e imposto pela sociedade em que vivem. Estas concluses nos remete ao pensamento de Canguilhem sobre o critrio de sade e patolgico, normal e anormal. Este autor defende a idia de que o que distingue o patolgico da sade o que ele define como normatividade vital, a saber, a capacidade do organismo criar novas normas de vida, ou seja, saudvel o organismo que capaz de ultrapassar os padres e normas que definem o normal vigente em um dado contexto, bem como capaz de tolerar as variaes do meio e instituir novas respostas e solues para as questes da vida. Por outro lado, o indivduo doente encontra-se limitado a uma nica norma de vida, adaptado e restrito a um meio determinado de existncia.

Assim, se a vida polaridade, ou seja, produto de valores, possibilidade de afrontar riscos e triunfar, ento um organismo completamente fixo e adaptado a uma nica norma doente, por no possuir uma margem de tolerncia variaes do seu meio.Essas afirmaes, de inegvel acento nietzscheano, implicam que um indivduo biolgico somente poder ser dito normativo quando considerado em relao ao seu meio de existncia1. No filme, no decorrer da viagem, rumo realizao do sonho de Olive a bordo da metafrica Kombi amarela, atravs dos conflitos individuais e relacionais dos personagens, vamos percebendo uma mudana de perspectiva e um amadurecimento quanto ao enfrentamento dos obstculos e desafios com os quais se deparam. Embora, em um primeiro momento, possa-se inferir que todos estivessem projetando na realizao do sonho de Olive, a concretude de seus prprios desejos fracassados. Novas atitudes e solues criativas de enfrentar os desafios e a valorizao da afirmao da personalidade de cada um, com suas peculiaridades prprias e independentes, vo culminar na cena final, com total subverso ao modelo imposto socialmente. Neste sentido, e de acordo com Canguilhem, no h como manter a idia de patolgica, a conturbada, mas simptica famlia em questo. Conforme este autor, o doente mental o patolgico est limitado pelas normas estipuladas pelo meio social, no possuindo a capacidade de super-las ou de inventar novas normas. Neste sentido, a famlia hoover se supera, transformando a derrota em vitria e a concluso a que se chega que o fracasso, assim como o normal ou patolgico, depende do ponto de vista. E como diz o av Olive: Perdedor aquele que tem tanto medo de no vencer, que acaba no tentando.

Fbio Luis Ferreira N. Franco George Canguilhem e a Psiquiatria normal, sade e patologia mental. Primeiros escritos, V 1, N.1 p. 87-95, 2009.

S-ar putea să vă placă și