Sunteți pe pagina 1din 4

Matrias PIS/COFINS

http://www.fisconet.com.br/user/materias/pis/reidi.htm

REIDI - Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infra-estrutura - Normas Gerais Sumrio 1 - Introduo 2 - Benefcios do REIDI 2.1 - Prazo para Aproveitamento e Aprovao 2.2 - Converso em Alquota Zero 3 - Habilitao ao REIDI 3.1 - Obrigatoriedade da Habilitao 3.2 - Pessoas Jurdicas que Podem Requerer a Habilitao 3.2.1 - Formalizao da Habilitao 3.2.2 - Indicao do Benefcio em Documento Fiscal 3.2.3 - Titular do Projeto 3.3 - Co-Habilitao ao REIDI 4 - Pessoas Jurdicas Impedidas de Requerer a Habilitao ou Co-habilitao 5 - Crditos das Contribuies ao PIS/PASEP e COFINS 6 - Cancelamento da Habilitao ao REIDI 6.1 - Conseqncias do Cancelamento da Habilitao ao REIDI

1 - Introduo O Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura - REIDI, institudo pelos arts. 1 a 5 da Lei n 11.488, de 15 de junho de 2007, regulamentado, por meio do Decreto n 6.144, de 03.07.2007 (DOU de 04.07.2007), alterado pelo Decreto n 6.167, de 24.07.2007 (DOU de 25.07.2007), traz disposies sobre a suspenso de PIS/PASEP e COFINS para obras de infra-estrutura.

2 - Benefcios do REIDI O REIDI suspende a exigncia: a) da Contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS incidentes sobre a receita bruta: a.1) decorrente da venda de mquinas, aparelhos, instrumentos, novos, quando adquiridos por pessoa jurdica habilitada ao regime, para a incorporao em obras de infra-estrutura destinadas ao seu ativo imobilizado; a.2) venda de materiais de construo, quando adquiridos por pessoa jurdica habilitada ao regime, para utilizao ou incorporao em obras de infra-estrutura destinadas ao seu ativo imobilizado; e a.3) prestao de servios, por pessoa jurdica estabelecida no Pas, pessoa jurdica habilitada ao regime, quando estes servios forem aplicados em obras de infra-estrutura destinadas ao ativo imobilizado; b) da Contribuio para o PIS/PASEP-Importao e da COFINS-Importao incidentes sobre: b.1) mquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos, novos, quando importados diretamente por pessoa jurdica beneficiria do regime para incorporao ao seu ativo imobilizado; b.2) materiais de construo quando importados por pessoa jurdica habilitada ao regime, quando aplicados em obras de infra-estrutura destinadas ao seu ativo imobilizado; e b.3) o pagamento de servios importados diretamente por pessoa jurdica beneficiria do regime quando aplicados em obras de infra-estrutura destinadas ao seu ativo imobilizado. 2.1 - Prazo para Aproveitamento e Aprovao A suspenso das contribuies acima podero ser aproveitadas nas aquisies e importaes de bens e servios vinculados ao projeto aprovado, realizadas no perodo de 5 (cinco) anos contados da data da aprovao do projeto de infra-estrutura. Ser considerado aprovado o projeto mediante publicao no Dirio Oficial da Unio da Portaria do Ministrio

1 de 4

02/08/2011 13:37

Matrias PIS/COFINS

http://www.fisconet.com.br/user/materias/pis/reidi.htm

responsvel pelo setor favorecido. 2.2 - Converso em Alquota Zero A suspenso ser convertida em alquota 0 (zero) aps a incorporao ou utilizao, na obra de infra-estrutura, dos bens ou dos servios adquiridos ou importados sob o regime do REIDI.

3 - Habilitao ao REIDI 3.1 - Obrigatoriedade da Habilitao Somente poder efetuar aquisio de bens e servios com o benefcio do REIDI a pessoa jurdica previamente habilitada pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. 3.2 - Pessoas Jurdicas que Podem Requerer a Habilitao A habilitao ao REIDI somente pode ser requerida por pessoa jurdica de direito privado titular de projeto para implantao de obras de infra-estrutura nos setores de: a) transportes, abrangendo rodovias, ferrovias, hidrovias, trens urbanos e portos organizados; b) energia, abrangendo a gerao e a transmisso de energia eltrica de origem hidrulica, elica, nuclear, solar e trmica; c) saneamento bsico, abrangendo abastecimento de gua potvel e esgotamento sanitrio; ou d) irrigao. 3.2.1 - Formalizao da Habilitao A pessoa jurdica interessada na habilitao ao REIDI dever encaminhar Secretaria da Receita Federal do Brasil, formulrios prprios, acompanhados: a) da inscrio do empresrio no registro pblico de empresas mercantis ou, no caso de sociedade empresria, do contrato de sociedade vigente, devidamente registrado, bem como, no caso de sociedade empresria por aes, os documentos que atestem o mandato de seus administradores; b) de indicao do titular da empresa ou relao dos scios, pessoas fsicas, bem como dos diretores, gerentes, administradores e procuradores, com indicao do nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas - CPF e seus respectivos endereos; c) da relao das pessoas jurdicas scias, com indicao do nmero de inscrio no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas - CNPJ, bem como de seus scios, pessoas fsicas, diretores, gerentes, administradores e procuradores, indicando o nmero de inscrio no CPF e os respectivos endereos; d) de cpia da portaria do Ministrio responsvel pelo projeto descrito em um ou mais setores citados no subitem 3.2 acima; e e) de documentos comprobatrios da regularidade fiscal da pessoa jurdica requerente em relao aos impostos e contribuies administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. A habilitao dever ser solicitada de forma individualizada para cada projeto a que estiver vinculada e sua formalizao se dar atravs de publicao no Dirio Oficial da Unio. 3.2.2 - Indicao do Benefcio em Documento Fiscal Na hiptese da letra a do item 2 acima, a pessoa jurdica vendedora dos bens ou servios dever fazer constar na Nota Fiscal o nmero da portaria que aprovou o projeto, o nmero do ato que concedeu a habilitao ao REIDI pessoa jurdica adquirente e, conforme o caso, a expresso: a) Venda de bens efetuada com suspenso da exigncia da Contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS, com a indicao do dispositivo fiscal legal correspondente; ou b) Venda de servios efetuada com suspenso da exigncia da Contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS, com a indicao do dispositivo fiscal legal correspondente. 3.2.3 - Titular do Projeto

2 de 4

02/08/2011 13:37

Matrias PIS/COFINS

http://www.fisconet.com.br/user/materias/pis/reidi.htm

Considera-se titular a pessoa jurdica que executar o projeto, incorporando a obra de infra-estrutura ao seu ativo imobilizado. 3.3 - Co-Habilitao ao REIDI Tambm poder usufruir do regime do REIDI a pessoa jurdica co-habilitada, desde que cumpridas as exigncias aplicveis pessoa jurdica a ser habilitada, alm de apresentar contrato celebrado com esta, cujo objeto seja exclusivamente a execuo de obras referente ao projeto aprovado pela portaria do Ministrio responsvel pelo setor favorecido. Ser admitida como co-habilitada ao regime a pessoa jurdica sujeita ao regime de apurao cumulativa da Contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS, que aufira receitas decorrentes da execuo por empreitada de obras de construo civil, contratada pela pessoa jurdica habilitada ao REIDI. A pessoa jurdica co-habilitada fica dispensada da comprovao da titularidade do projeto, devendo, no entanto, cumprir as demais obrigaes aplicveis s pessoas jurdicas habilitadas. 4 - Pessoas Jurdicas Impedidas de Requerer a Habilitao ou Co-habilitao No poder se habilitar ou se co-habilitar ao REIDI a pessoa jurdica: a) optante do SIMPLES NACIONAL de que trata a Lei Complementar n 123/2006; ou b) que esteja irregular em relao aos tributos e contribuies administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

5 - Crditos das Contribuies ao PIS/PASEP e COFINS A aquisio de bens ou servios, com a suspenso das contribuies ao PIS/PASEP e COFINS pelas pessoas jurdicas habilitadas ou co-habilitadas ao REIDI, no gera direito ao desconto dos crditos apurados na modalidade do regime de apurao no-cumulativa, consoante disposto no artigo 3 das Leis ns 10.637/2002 e 10.833/2003. Este critrio no se aplica quando a pessoa jurdica habilitada ou co-habilitada optar por efetuar aquisies e importaes fora do REIDI, sem a suspenso de que trata este trabalho. Contudo, a venda de bens e servios para a pessoa jurdica habilitada ou co-habilitada ao benefcio do REIDI no impede, ao vendedor, a manuteno do direito ao desconto de crditos das contribuies ao PIS/PASEP e COFINS quando este estiver sujeito s contribuies na modalidade no-cumulativa prevista no art. 3 das Leis ns 10.637/2002 e 10.833/2003.

6 - Cancelamento da Habilitao ao REIDI O cancelamento da habilitao ocorrer: a) a pedido, quando concluda a participao da pessoa jurdica no projeto, em at 10 (dez) dias contados da data em que adimplido o projeto do contrato aps a concluso da participao da pessoa jurdica habilitada ou co-habilitada; b) de ofcio, nas hipteses em que o beneficirio no satisfazia ou deixou de satisfazer, ou no cumpria ou deixou de cumprir os requisitos para habilitao ou ao regime.

6.1 - Conseqncias do Cancelamento da Habilitao ao REIDI O cancelamento da habilitao implica no simultneo cancelamento da eventual co-habilitao a ela vinculada, no mais podendo as pessoas jurdicas habilitadas ou co-habilitadas efetuarem aquisies ou importaes sob o regime do REIDI. No caso de pedido de cancelamento por concluso da participao no projeto, o no cumprimento do prazo implicar em multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por ms-calendrio ou frao de atraso, sem a inibio das demais sanes cabveis. A pessoa jurdica beneficiria fica obrigada a recolher as contribuies acrescidas de juros e multa, de mora ou de ofcio, na forma da lei, contados a partir da data da aquisio de bens ou servios ou do Registro da Declarao de Importao, caso na condio de:

3 de 4

02/08/2011 13:37

Matrias PIS/COFINS

http://www.fisconet.com.br/user/materias/pis/reidi.htm

a) contribuinte, em relao contribuio para o PIS/PASEP-Importao e COFINS-Importao; ou b) responsvel, em relao contribuio para o PIS/PASEP e COFINS. O pagamento dos acrscimos legais e da penalidade acima descritos no gera, para a pessoa jurdica beneficiria do REIDI, direito ao desconto de crditos apurados na forma do artigo 3 das Leis ns 10.637/2002 e 10.833/2003.

4 de 4

02/08/2011 13:37

S-ar putea să vă placă și