Sunteți pe pagina 1din 14

CINCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: A RELEVNCIA DO ENFOQUE CTS PARA O CONTEXTO DO ENSINO MDIO Science, Technology and Society: the

importance of the STS view to high school context


Nilcia Aparecida Maciel Pinheiro1 Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira2 Walter Antonio Bazzo3
Resumo: Ressalta-se a importncia do enfoque Cincia, Tecnologia e Sociedade (CTS) perante os questionamentos crticos e reflexivos acerca do contexto cientfico-tecnolgico e social e, em especial, sua relevncia para o Ensino Mdio. Os pressupostos do movimento CTS tm se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na rea educacional. Dentro da proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), configurada nos Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Mdio (PCNEMs), percebe-se a relevncia de aproximar o aluno da interao com a cincia e a tecnologia em todas as dimenses da sociedade, oportunizando a ele uma concepo ampla e social do contexto cientfico-tecnolgico. Palavras-chave: CTS. Ensino Mdio. Educao cientfica e tecnolgica. Abstract: We aim to highlight the importance of the STS view as a driving force of critical and reflexive questions about scientific, technological and social contexts, and also, to emphasize its relevance to High School. The STS movement has spread throughout our society and, specially, has gained more and more followers in the educational area. Inside the Guidelines Law of the National Education (LDB) proposal, designed in the National Curriculum Parameters for Secondary Education (PCNEMS), we noticed the importance of bringing the student closer to the interaction between science and technology in societal dimensions, considering their reciprocal relation, giving the students a wide and social conception of the scientific and technological context. Key words: STS. High School. Scientific and technological education.
Doutora em Educao Cientfica e Tecnolgica; docente, Coordenao de Mecnica, Universidade Tecnolgica Federal do Paran (UTFPR), campus de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR. <nilceia@utfpr.edu.br> 2 Doutoranda em Educao Cientfica e Tecnolgica; docente, Coordenao de Mecnica, Universidade Tecnolgica Federal do Paran (UTFPR), campus de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR. <rosemari@utfpr.edu.br> 3 Doutor em Educao; docente, departamento de Engenharia Mecnica; Programa de Ps-Graduao em Educao Cientfica e Tecnolgica, Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC), Ncleo de Estudos e Pesquisas em Educao Tecnolgica (NEPET). Florianpolis, SC. <wbazzo@emc.ufsc.br>
1

Rua Herculano de Freitas, 20 Bairro So Jos - Ponta Grossa, PR 84.070-200


1

71
Cincia & Educao, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007

Pinheiro, N. A. M. et al. Introduo


O desenvolvimento da cincia e da tecnologia tem acarretado diversas transformaes na sociedade contempornea, refletindo em mudanas nos nveis econmico, poltico e social. comum considerarmos cincia e tecnologia motores do progresso que proporcionam no s desenvolvimento do saber humano, mas, tambm, uma evoluo real para o homem. Vistas dessa forma, subentende-se que ambas traro somente benefcios humanidade. Porm, pode ser perigoso confiar excessivamente na cincia e na tecnologia, pois isso supe um distanciamento de ambas em relao s questes com as quais se envolvem. As finalidades e interesses sociais, polticos, militares e econmicos que resultam no impulso dos usos de novas tecnologias implicam enormes riscos, porquanto o desenvolvimento cientfico-tecnolgico e seus produtos no so independentes de seus interesses. Reforando esses comentrios, Bazzo (1998, p. 142) destaca que:
inegvel a contribuio que a cincia e a tecnologia trouxeram nos ltimos anos. Porm, apesar desta constatao, no podemos confiar excessivamente nelas, tornando-nos cegos pelo conforto que nos proporcionam cotidianamente seus aparatos e dispositivos tcnicos. Isso pode resultar perigoso porque, nesta anestesia que o deslumbramento da modernidade tecnolgica nos oferece, podemos nos esquecer que a cincia e a tecnologia incorporam questes sociais, ticas e polticas.

Apesar de os meios de comunicao estarem disseminando os pontos preocupantes do desenvolvimento cientfico-tecnolgico - como a produo de alimentos transgnicos, as possibilidades de problemas na construo de usinas nucleares, o tratamento ainda precrio do lixo e outros - muitos cidados ainda tm dificuldades de perceber por qu se est comentando tais assuntos e em qu eles poderiam causar problemas a curto ou longo prazo. Mal sabem as pessoas que atrs de grandes promessas de avanos tecnolgicos escondem-se lucros e interesses das classes dominantes. Essas que, muitas vezes, persuadindo as classes menos favorecidas, impem seus interesses, fazendo com que as necessidades da grande maioria carente de benefcios no sejam amplamente satisfeitas. Torna-se cada vez mais necessrio que a populao possa, alm de ter acesso s informaes sobre o desenvolvimento cientfico-tecnolgico, ter tambm condies de avaliar e participar das decises que venham a atingir o meio onde vive. necessrio que a sociedade, em geral, comece a questionar sobre os impactos da evoluo e aplicao da cincia e tecnologia sobre seu entorno e consiga perceber que, muitas vezes, certas atitudes no atendem maioria, mas, sim, aos interesses dominantes. A esse respeito, Bazzo (1998, p. 34) comenta: o cidado merece aprender a ler e entender muito mais do que conceitos estanques - a cincia e a tecnologia, com suas implicaes e conseqncias, para poder ser elemento participante nas decises de ordem poltica e social que influenciaro o seu futuro e o dos seus filhos. Precisamos constantemente considerar que somos atores sociais. Uns diretamente afetados pelas possveis conseqncias da implantao de determinada tecnologia e que no podem evitar seu impacto; outros, os prprios consumidores de produtos tecnolgicos, coletivo que pode protestar pela regulao e pelo uso das tecnologias; outros mais, pblico interessado, pessoas conscientes que vem nas tecnologias um ataque a seus princpios ideolgicos, como
72
Cincia & Educao, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007

Cincia, Tecnologia e Sociedade...

os ecologistas e vrias ONGs; e, tambm, estudiosos de vrios segmentos com condies de avaliar os riscos da rea de conhecimento que dominam. Em suma, podemos ser capazes de avaliar e tomar decises. Cada cidado tem seus valores e posturas sobre as questes cientfico-tecnolgicas que, muitas vezes, vo ao encontro das demais. Por isso, uma adequada participao na tomada de decises que envolve cincia e tecnologia deve passar por uma negociao. As pessoas precisam ter acesso cincia e tecnologia, no somente no sentido de entender e utilizar os artefatos e mentefatos4 como produtos ou conhecimentos, mas, tambm, opinar sobre o uso desses produtos, percebendo que no so neutros, nem definitivos, quem dir absolutos. Bazzo (1998, p. 114) complementa essa idia, comentando que:
preciso que possamos retirar a cincia e a tecnologia de seus pedestais inabalveis da investigao desinteressada da verdade e dos resultados generosos para o progresso humano. [...] Devemos ter cuidado para no produzir o que poderamos chamar de vulgarizao cientfica, o que, longe de reduzir a alienao do homem com relao cincia e tecnologia, contribuiria, na realidade, para aument-la, fornecendo a iluso, perigosa, de ter compreendido o princpio sem entrar na essncia da atividade da cincia contempornea: sua complexidade, sua coerncia e seu esforo.

Sendo assim, precisamos de uma imagem de cincia e tecnologia que possa trazer tona a dimenso social do desenvolvimento cientfico-tecnolgico, entendido como produto resultante de fatores culturais, polticos e econmicos. Seu contexto histrico deve ser analisado e considerado como uma realidade cultural que contribui de forma decisiva para mudanas sociais, cujas manifestaes se expressam na relao do homem consigo mesmo e os outros. Para que essas discusses e participaes pblicas possam se tornar efetivas, necessrio que os cidados exijam seus direitos de vez e voz. Deve haver uma igualdade, permitindo a participao direta de todos, e no somente de especialistas ou autoridades pblicas. preciso exigir transparncia na transmisso da informao, da disponibilidade de tempo e de meios para participar das discusses, bem como igualdade de tratamento de opinies. As propostas devero ter carter efetivo e ativo, podendo influenciar realmente no assunto em debate, permitindo ao pblico envolver-se nos problemas e no unicamente na deciso final, que poderia j estar planejada. As afirmativas anteriores somente sero possveis se tivermos um pblico formado na compreenso do funcionamento da tecnocincia, percebendo que o debate e a negociao so mtodos que permitem a resoluo de conflitos que envolvem o interesse da sociedade, podendo contribuir ao desafio de viver em uma sociedade voltada para a democracia.

Silogismo utilizado por Ubiratan D Ambrsio em sua obra Da realidade ao: reflexes sobre a Educao Matemtica, 1986, para expressar idias tais como religio, valores, filosofias, ideologias e cincia como manifestaes do saber, que se incorporam realidade. [...] So os artefatos e mentefatos que resultam da ao, e que ao se incorporarem realidade, vm modific-la. A se situa a tecnologia, como sntese de artefatos e mentefatos.
4

73
Cincia & Educao, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007

Pinheiro, N. A. M. et al.
Segundo nossa avaliao, algumas dessas atitudes j comearam a ser tomadas nesse sentido, envolvendo discusses, questionamentos e crticas em torno do desenvolvimento cientfico-tecnolgico. Uma delas vem ganhando corpo em vrios setores da sociedade, sendo nominada pela sigla CTS (Cincia, Tecnologia e Sociedade). Os pressupostos do movimento CTS tm se ampliado em toda sociedade e, principalmente, vm recebendo cada vez mais adeptos na rea educacional. Esse movimento tem se manifestado desde 1970, tendo sido base para construir currculos em vrios pases, em especial os de cincias, dando prioridade a uma alfabetizao em cincia e tecnologia interligada ao contexto social. Originou-se a partir de correntes de investigao em filosofia e sociologia da cincia. Seu carter interdisciplinar compreende [...] uma rea de estudos onde a preocupao maior tratar a cincia e a tecnologia, tendo em vista suas relaes, conseqncias e respostas sociais (BAZZO e COLOMBO, 2001, p. 93). Visa, tambm, ressaltar a importncia social da cincia e da tecnologia, de forma a enfatizar a necessidade de avaliaes crticas e anlises reflexivas sobre a relao cientfico-tecnolgica e a sociedade. Alm dos currculos de cincias, tem abrangido as disciplinas das cincias sociais e humanidades, entre elas a filosofia, histria da cincia e economia. Para melhor explorar esse enfoque na rea educacional, utilizaremos, neste artigo, os pressupostos da pesquisa bibliogrfica. Dessa forma, ao consultar livros, teses e artigos cientficos com suporte na posio de diversos autores que abordam o assunto na educao, procuramos ressaltar a importncia do movimento CTS como impulsionador de questionamentos crticos e reflexivos acerca do contexto cientfico-tecnolgico e social e, em especial, destacar sua relevncia no Ensino Mdio.

CTS e educao
Desde que se iniciou, h mais de trinta anos, um dos principais campos de investigao e ao social do movimento CTS tem sido o educativo. Nesse campo de investigao, que comumente chamamos de enfoque CTS no contexto educativo, percebemos que ele traz a necessidade de renovao na estrutura curricular dos contedos, de forma a colocar cincia e tecnologia em novas concepes vinculadas ao contexto social. De acordo com Medina e Sanmartn (1990), quando se pretende incluir o enfoque CTS no contexto educacional importante que alguns objetivos sejam seguidos: Questionar as formas herdadas de estudar e atuar sobre a natureza, as quais devem ser constantemente refletidas. Sua legitimao deve ser feita por meio do sistema educativo, pois s assim possvel contextualizar permanentemente os conhecimentos em funo das necessidades da sociedade. Questionar a distino convencional entre conhecimento terico e conhecimento prtico - assim como sua distribuio social entre os que pensam e os que executam - que reflete, por sua vez, um sistema educativo dbio, que diferencia a educao geral da vocacional. Combater a segmentao do conhecimento, em todos os nveis de educao. Promover uma autntica democratizao do conhecimento cientfico e tecnolgico, de modo que ela no s se difunda, mas que se integre na atividade produtiva das comunidades de maneira crtica.
74
Cincia & Educao, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007

Cincia, Tecnologia e Sociedade...

Dessa forma, a importncia de discutir com os alunos os avanos da cincia e tecnologia, suas causas, conseqncias, os interesses econmicos e polticos, de forma contextualizada, est no fato de que devemos conceber a cincia como fruto da criao humana. Por isso, ela est intimamente ligada evoluo do ser humano, desenvolvendo-se permeada pela ao reflexiva de quem sofre/age as diversas crises inerentes a esse processo de desenvolvimento. A idia de levar para sala de aula o debate sobre as relaes existentes entre cincia, tecnologia e sociedade tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Mdio vem sendo difundida por meio dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como forma de Educao Tecnolgica, a qual no seria voltada para confeco de artefatos, mas para a compreenso da origem e do uso que se faz desses artefatos e tambm mentefatos na sociedade atual. Para isso, precisamos entender a Educao Tecnolgica num sentido que, conforme Palacios et al. (1996), leve os alunos a compreender a dimenso social da cincia e tecnologia, tanto do ponto de vista dos seus antecedentes sociais quanto de suas conseqncias sociais e ambientais. Ou seja, preciso compreend-la no que diz respeito aos fatores de natureza social, poltica ou econmica que modulam a mudana cientfico-tecnolgica e no que concerne s repercusses ticas, ambientais ou culturais dessa mudana. Verificamos, assim, que a Educao Tecnolgica encaminha-se para o enfoque CTS, que vem sendo muito difundido, principalmente no ensino de cincias, acentuando-se a partir de 1980. Em nvel internacional impulsionou os peridicos da rea de Ensino de Cincias e Matemtica a publicarem vrios artigos sobre o tema, entre eles destacamos a Revista Science & Education e International Journal of Science Education, tendo esta ltima publicado um volume especial Special issues: Science, Technology and Society (v. 10, n. 4, 1988). Alm disso, citamos tambm a existncia da International Organization for Science and Technology Education (IOSTE), que em 2006 realizou seu dcimo segundo simpsio internacional, com o intuito de discutir assuntos que envolvem o contexto cientfico-tecnolgico e social. importante lembrar que vrios trabalhos sobre o tema vm sendo desenvolvidos h algum tempo dentro de instituies escolares. Cruz (2001) cita, em sua tese, alguns dos mais conhecidos: Nos Estados Unidos: Chemistry and Community da Amerian Chemical Society; Chautauqua Program de Iowa; Projeto 2061, da American Association for the Advancement of Science; Projeto Scope, Sequence and Coordination da International Assessment of Education Progress. Na Europa: SATIS (Science And Technology In Society) e SISCON (Science In a Social Context), na Inglaterra. De acordo com Cerezo et al. (2003), alm dos trabalhos j citados, duas associaes merecem destaque por suas pesquisas nessa rea: National Science Teachers Association (Norteamericana) e Association for Science Education (Britnica). Entre outros autores que vm escrevendo sobre o movimento CTS e ressaltando sua importncia para a educao, na Espanha esto Palcios et al. (1996), Sanz et al. (1996), Tortajada e Pelez (1997), Acevedo (2001), Acevedo et al. (2004) e Cerezo et al. (2003). De acordo com Cerezo (2002), o Ministrio de Educao e Cultura espanhol introduziu CTS como disciplina optativa em todos os cursos de graduao para alunos entre 16 e 18 anos (Lei de Ordenamento Geral do Sistema Educacional) e, no ensino secundrio, obrigatria como complemento transversal de disciplinas de cincias para alunos entre 14 e 16 anos (Ensino Superior

75
Cincia & Educao, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007

Pinheiro, N. A. M. et al.
Obrigatrio). Isso fez com que vrios professores do ensino secundrio e universitrio buscassem aperfeioamento. Na Espanha, a disciplina de CTS consta de cinco blocos temticos, que abrangem: perspectiva histrica sobre cincia, tecnologia e sociedade; sistema tecnolgico; repercusses sociais do desenvolvimento cientfico e tecnolgico; controle social da atividade cientfica e tecnolgica; desenvolvimento cientfico-tecnolgico: reflexes filosficas. A Espanha conta, tambm, com a revista Enseanza de Las Ciencias que, entre outros peridicos, procura trazer artigos que enfoquem tal preocupao. Osorio (2002) cita a relevncia de alguns seminrios apresentados em universidades, os quais podem retratar a importncia do movimento para os pases latinos. Entre eles, encontramos: Seminrio do Programa Universitrio de Investigao PUI - Cincia, Tecnologia e Cultura, Universidade Nacional de Bogot; Seminrio de Histria da Biologia, Universidade Nacional de Medelln; Seminrio de Histria das Matemticas, Universidade do Valle em Cali; Seminrio de Histria da Medicina, Universidade do Bosque de Bogot. Outras experincias realizadas na Universidade Tecnolgica de Pereira e na Universidade de Antioquia, em Medelln, tambm merecem ser destacadas, em termos do enfoque CTS. Voltando o foco para o Brasil, os trabalhos sob a perspectiva CTS podem ser encontrados em peridicos da rea de Ensino de Cincias e Matemtica como, por exemplo, Revista Ensaio - Pesquisa em Educao em Cincias e Revista Cincia & Educao, entre outras. Alguns so tambm encontrados em livros, teses e dissertaes e, entre outros, destacamos: Bazzo (1998); Auler, (2002); Mion et al. (2001); Leal e Gouva (2001); Cruz (2001); Bazzo e Colombo (2001); Mortimer e Santos (2000); Koepsel (2003); Pinheiro e Bazzo (2004); Pinheiro (2005). Alm dessas, h outras bibliografias que trazem relatos de experincias, pesquisa terica, experimentos prticos, entre outros assuntos pertinentes. Uma boa indicao de consulta o site da Organizao dos Estados Iberoamericanos, OEI (<www.campus-oei.org>), que, alm de oferecer um campo diversificado da literatura, disponibiliza a revista eletrnica Iberoamericana de Educacin Enseanza de la tecnologa, que traz vrios artigos direcionados para a rea CTS, principalmente voltados para o campo educacional. Ao analisarmos os referenciais bibliogrficos at aqui citados, percebemos que as pesquisas e experincias voltadas para o enfoque CTS na educao concentram-se em trabalhos que, de acordo com Walks (1990) e Medina e Sanmartn (1990), podem ser classificados em trs modalidades: introduo de CTS nos contedos das disciplinas de cincias (enxerto CTS); a cincia vista por meio de CTS; e CTS puro. De acordo com Palacios et al. (1996), pode-se resumir os objetivos dessas trs modalidades da seguinte forma: Enxerto CTS: introduo de temas CTS nas disciplinas de cincias, abrindo discusses e questionamentos do que seja cincia e tecnologia. Nos Estados Unidos o projeto Harvard Project Physics e, na Europa, o projeto SATIS (Science and Technology in Society) englobam essa modalidade. Cincia e tecnologia por meio de CTS: estrutura-se o contedo cientfico por meio do CTS. Essa estruturao pode acontecer numa s disciplina ou por meio de trabalhos multidisciplinares e interdisciplinares. Podemos ver essa forma de trabalho no PLON (Dutch physics curriculum development project), desenvolvido na Holanda. CTS puro: ensina-se cincia, tecnologia e sociedade por intermdio do CTS, no qual
76
Cincia & Educao, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007

Cincia, Tecnologia e Sociedade...

o contedo cientfico tem papel subordinado. O projeto mais conhecido nessa modalidade o SISCON (Studies in a Social Context), na Inglaterra. Nas trs categorias, o professor o grande articulador para garantir a mobilizao dos saberes, o desenvolvimento do processo e a realizao de projetos, nos quais os alunos estabelecem conexes entre o conhecimento adquirido e o pretendido com a finalidade de resolver situaes-problema, em consonncia com suas condies intelectuais, emocionais e contextuais. Cabe ressaltar que o enfoque CTS que venha a ser inserido nos currculos apenas um despertar inicial no aluno, com o intuito de que ele possa vir a assumir essa postura questionadora e crtica num futuro prximo. Isso implica dizer que a aplicao da postura CTS ocorre no somente dentro da escola, mas, tambm, extra-muros. De acordo com Osrio (2002, p. 64):
O enfoque educativo em CTS tanto recupera os espaos crticos dessa relao conjunta ao desenvolver as implicaes e os fins do desenvolvimento cientficotecnolgico em um emaranhado social, poltico e ambiental, quanto se nos apresenta como um campo de anlises propcio para entender e educar o fenmeno tecnocientfico moderno. (Traduo nossa)

Nesse encaminhamento, o ensino-aprendizagem passar a ser entendido como a possibilidade de despertar no aluno a curiosidade, o esprito investigador, questionador e transformador da realidade. Emerge da a necessidade de buscar elementos para a resoluo de problemas que fazem parte do cotidiano do aluno, ampliando-se esse conhecimento para utiliz-lo nas solues dos problemas coletivos de sua comunidade e sociedade. Com o enfoque CTS, o trabalho em sala de aula passa a ter outra conotao. A pedagogia no mais um instrumento de controle do professor sobre o aluno. Professores e alunos passam a descobrir, a pesquisar juntos, a construir e/ou produzir o conhecimento cientfico, que deixa de ser considerado algo sagrado e inviolvel. Ao contrrio, est sujeito a crticas e a reformulaes, como mostra a prpria histria de sua produo. Dessa forma, aluno e professor reconstrem a estrutura do conhecimento. Em nvel de prtica pedaggica, isso significa romper com a concepo tradicional que predomina na escola e promover uma nova forma de entender a produo do saber. desmitificar o esprito da neutralidade da cincia e da tecnologia e encarar a responsabilidade poltica das mesmas. Isso supera a mera repetio do ensino das leis que regem o fenmeno e possibilita refletir sobre o uso poltico e social que se faz desse saber. Os alunos recebem subsdios para questionar, desenvolver a imaginao e a fantasia, abandonando o estado de subservincia diante do professor e do conhecimento apresentado em sala de aula.

O enfoque CTS e o Ensino Mdio


Ao se propor uma reestruturao nas leis que regem o contexto educacional, bem como o estabelecimento de suas diretrizes curriculares, muito se tem a caminhar para que as propostas se efetivem. necessrio que saibamos interpretar o que cada um dos objetivos
77
Cincia & Educao, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007

Pinheiro, N. A. M. et al.
pretende e as possveis direes para atingi-los. Acreditamos ser interessante tecer, neste momento, alguns comentrios referentes aos objetivos do Ensino Mdio e, por conseqncia, s propostas dos Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Mdio (PCNEMs), por serem de grande importncia para o contexto social, bem como destacar algumas possveis maneiras de avanar em direo concretizao desses objetivos. O primeiro destaque que fazemos relaciona-se a um dos objetivos estabelecidos nos PCNEMs:
A formao da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competncias necessrias integrao de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa; o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formao tica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico; a preparao e orientao bsica para a sua integrao ao mundo do trabalho, com as competncias que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanas que caracterizam a produo no nosso tempo; o desenvolvimento das competncias para continuar aprendendo, de forma autnoma e crtica, em nveis mais complexos de estudos. (BRASIL, 1999, p. 23)

Percebemos que uma das preocupaes no Ensino Mdio em relao funo social desse grau de ensino. possvel verificar que ela est vinculada formao do indivduo em sociedade, enquanto cidado. Isso significa dizer que, ao consultarmos o contexto histrico5 dos objetivos que o Ensino Mdio assumiu at chegar aos dias atuais, percebemos que sua prioridade deixou de ser a preparao para o ensino superior ou a formao profissionalizante. A preocupao agora pautada em um currculo que
[...] promova no indivduo, tanto em termos de desenvolvimento pessoal, quanto em termos do desenvolvimento social, quando ele poder questionar e posicionarse, por exemplo, quanto hegemonia das naes que detm o poder do conhecimento cientfico-tecnolgico. (GRINSPUN, 1999, p. 28).

Para que isso venha a ocorrer, os PCNEMs reafirmam a necessidade de um [...] fortalecimento dos laos de solidariedade e de tolerncia recproca; formao de valores; aprimoramento como pessoa humana; formao tica; exerccio da cidadania. (BRASIL, 1999, p. 161). Nesse sentido, aparece explcito no contexto da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), que a sociedade moderna exigir do cidado muito mais do que saber ler, escrever e contar. Assim, prope-se que para o aluno acompanhar os nveis de desenvolvimento da sociedade, em seus vrios setores, precisar ter conhecimentos relacionados esttica da sensibilidade, que valoriza o lado criativo e favorece o trabalho autnomo; a poltica da igualdade,

5 Para entender o contexto histrico pesquisamos diversas obras na rea de Educao entre elas: Pilletti (1988), Ribeiro (1991) e Romanelli (1989).

78
Cincia & Educao, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007

Cincia, Tecnologia e Sociedade...

que busca solidariedade e respeita a diversidade, como base para a cidadania; e a tica da identidade, que promove a autonomia do educando, da escola e das propostas pedaggicas. A educao dever contribuir para a auto-formao do aluno, estimulando-o a assumir a condio humana, incentivando-o a viver de forma a se tornar um cidado, que numa democracia, ser definido por sua solidariedade e responsabilidade. Todos esses saberes so necessrios para que o educando possa viver numa sociedade moderna e tecnolgica como a nossa. Logo, necessrio que tais saberes voltem-se, tambm, para a compreenso da cincia e da tecnologia, que se tornam presena contnua em nosso meio. Por esse motivo, a LDB ressalta, em seu artigo 36, que o Ensino Mdio [...] destacar a educao tecnolgica, a compreenso do significado da cincia, das letras e das artes; o processo histrico de transformao da sociedade e da cultura; a lngua portuguesa como instrumento de comunicao, acesso ao conhecimento e exerccio da cidadania. O artigo afirma que, alm de ter acesso aos conhecimentos relacionados cincia e tecnologia, o educando precisar entender como esses processos se formaram, em que eles implicam, quais suas conseqncias e que tipo de atitudes o cidado dever ter diante dos problemas. necessrio que ele possa efetivar sua participao enquanto ente de uma comunidade, buscando informaes, aquelas diretamente vinculadas aos problemas sociais que afetam o cidado e seu meio, exigindo um posicionamento quanto ao encaminhamento de solues. Para formar um cidado com essas compreenses, preciso que o Ensino Mdio d ao aluno condies de compreender a natureza do contexto cientfico-tecnolgico e seu papel na sociedade. Isso implica adquirir conhecimentos bsicos sobre filosofia e histria da cincia, para estar a par das potencialidades e limitaes do conhecimento cientfico pois, para que o cidado possa tomar suas decises, precisa ter evidncias e fundamento. Para que essas colocaes se efetivem, o artigo 36 ainda complementa que novas formas de trabalho em sala de aula devero ser propostas, pois fazem-se necessrias metodologias de ensino e de avaliao que estimulem a iniciativa dos estudantes. Dessa forma, caso persista o processo ensino-aprendizagem atual, no ser formado um cidado dotado das habilidades que o Ensino Mdio pretende. Urge pensar em novas formas de trabalho, de metodologia, de enfoque e de posturas. preciso estimular o aluno a desenvolver a adaptabilidade e flexibilidade, formando-o como pessoa que tome decises, avalie o papel das decises humanas na determinao da sobrevivncia e da vida na sociedade futura. , pois, imprescindvel desenvolver nos alunos a capacidade de diferenciar o que conhecimento do que informao, verificando o que h de mais relevante para poder resolver criticamente um problema especfico no campo scio-tecnolgico. Os PCNEMs expressam que no necessrio criar novas disciplinas ou saberes. No entanto, importante utilizar os conhecimentos de vrias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender determinado fenmeno por meio de diferentes pontos de vista. A proposta de estabelecer as trs reas de ensino (Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias; Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias e Cincias Humanas e suas Tecnologias) foi o primeiro passo no sentido de reunir conhecimentos correlatos e trabalhar em conjunto. Tal idia visa desfragmentar os conhecimentos, colocando-os em reas, de forma a incentivar os professores a reunir os saberes, criando projetos, renovando a prtica pedaggica visando novos rumos. De acordo com Morin (2003), os problemas mais graves que devem ser revistos no ensino so: a compartimentalizao dos saberes e a incapacidade de articul-los uns aos
79
Cincia & Educao, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007

Pinheiro, N. A. M. et al.
outros, uma vez que a aptido para contextualizar e integrar qualidade fundamental da mente humana e precisa ser desenvolvida e no atrofiada. Nesse sentido, Morin (2003, p. 102) complementa que na direo da desfragmentao dos saberes necessrio refletir sobre alguns pontos essenciais na misso de ensinar:
Fornecer uma cultura que permita distinguir, contextualizar, globalizar os problemas multidimensionais, globais e fundamentais, e dedicar-se a eles; preparar as mentes para responder aos desafios que a crescente complexidade dos problemas impe ao conhecimento humano; preparar mentes para enfrentar as incertezas que no param de aumentar, levando-as no somente a descobrirem a histria incerta e aleatria do universo, da vida, da humanidade, mas tambm promovendo nelas a inteligncia estratgica e a aposta em um mundo melhor.

Assim, o ensino que se pretende aquele que propicie condies para o desenvolvimento de habilidades, o que no se d simplesmente por meio do conhecimento, mas de estratgias de ensino muito bem estruturadas e organizadas. As propostas para o ensino do cidado precisam levar em conta os conhecimentos prvios dos alunos, o que pode ser feito mediante a contextualizao dos temas sociais, na qual se solicita a opinio dos alunos a respeito do problema que o tema apresenta, mesmo antes de ser discutido do ponto de vista do conhecimento (Matemtica, Fsica, Qumica, Biologia etc). Trabalhar com os alunos nesse sentido no se restringe a uma simples adequao de fatos descontextualizados da realidade, mas implica a redefinio de temas sociais prprios ao contexto nacional, local, ou adaptados problemtica brasileira. Para que a reforma do ensino possa se concretizar, conforme argumenta Morin (2003), deve-se promover uma reforma do pensamento. S assim ocorrer a reforma do ensino. Nesse sentido, entendemos que os objetivos propostos na LDB e configurados nos PCNEMs encontram aplicaes no enfoque CTS pois, como a proposta para o Ensino Mdio foi estabelecida, percebe-se a relevncia em aproximar o aluno da interao com a cincia, a tecnologia e com todas as dimenses da sociedade. Assim, consideram-se suas relaes recprocas, oportunizando ao educando uma concepo ampla e social do contexto cientficotecnolgico. Nesse processo, a relao educando/sujeito deixa seu status de cognoscente, que se relaciona com objetos, e passa a estabelecer novas relaes intersubjetivas para a construo de um entendimento e, por conseguinte, de um conhecimento cientfico, que inclui a reao, reelaborando-o, ampliando-o, criando possibilidades de ao. Porm, no basta apenas julgarmos importantes os pressupostos do enfoque CTS e sua conseqente relevncia para o contexto educacional. Segundo Santos e Mortimer (2000), antes, ao ter em mente a introduo do enfoque CTS em sala de aula, em particular no Ensino Mdio, precisamos considerar alguns pontos. Um deles a utilizao dos modelos curriculares de outros pases. Comentam os autores que muitas vezes esses modelos so transferidos para nossa realidade sem a devida contextualizao local, ou seja, sem considerar as necessidades de cada realidade, os problemas existentes, a cincia e tecnologia advinda de cada pas. Outro problema enfrentado a formao de professores. Essa necessidade reforada por autores como: Medina e Sanmartn (1990); Rubba e Harkness (1993); Rubba et al. (1996); Acevedo (2001); Osrio (2002), Auler (2002) e Acevedo et al. (2004), que realizaram pesquisas sobre
80
Cincia & Educao, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007

Cincia, Tecnologia e Sociedade...

CTS com professores de diversos nveis. Tais estudos mostraram o pouco conhecimento dos professores em relao abordagem CTS, evidenciando a necessidade de uma formao especfica neste campo, isto , a necessidade de temas CTS serem includos na formao inicial e continuada dos professores, para que estes possam contribuir mais adequadamente para melhorar e inovar o ensino das cincias, visando conseguir uma alfabetizao cientfica e tecnolgica mais ajustadas s suas necessidades. So poucas as instituies no Brasil que tm linha de pesquisa voltada para o enfoque CTS, o que faz com que a grande maioria de professores no tenha acesso a esse tipo de trabalho. A formao disciplinar tambm um problema que no condiz com a necessidade interdisciplinar do enfoque CTS. Nem nossos docentes nem nossos alunos foram - ou esto sendo - formados dentro da perspectiva da interdisciplinaridade, o que torna os objetivos do enfoque CTS algo que exige bastante reflexo antes que se possa agir. Torna-se, pois, urgente dar subsdios para que os professores de todos os nveis possam refletir sobre os conhecimentos com os quais trabalham, como tambm sobre o ensinoaprendizagem desses conhecimentos. Assim ser possvel investir em reformas curriculares que propiciem uma reflexo sobre meta, pontos de vista que unam natureza e cultura, homem e cosmo, e edifiquem uma aprendizagem cidad capaz de repor a dignidade da condio humana. No se pode esquecer que as mudanas tambm requerem uma formao continuada dos docentes, no bastando apenas reformular os currculos das licenciaturas. Dessa forma, imprescindvel organizar programas de desenvolvimento profissional em servio dos docentes. Isso equivale dizer que reformas educacionais no dependem somente do desejo dos docentes: preciso que todas as instncias educacionais se unam: governo federal, estadual, municipal, escola, funcionrios e professores em prol da mesma causa.

Consideraes finais
Diante dos comentrios tecidos podemos verificar que os pressupostos do enfoque CTS se interceptam em vrios pontos com os objetivos propostos na LDB. Ao conceber o currculo como uma organizao conceitual com uma preocupao em temas sociais, procurando desenvolver atitudes que favoream o julgamento, mediante o estudo da cincia voltado aos interesses sociais, buscando a compreenso das implicaes sociais dos conhecimentos cientfico e tecnolgico, a LDB entra em sintonia com o enfoque CTS. O carter interdisciplinar destacado na proposta da LDB configura-se no enfoque CTS, o qual enfatiza a quebra de fronteiras rgidas e excludentes entre os saberes. A busca de um ensino mais reflexivo e contextualizado est em sintonia com esse enfoque, que persegue tambm os objetivos de formar um cidado crtico, capaz de interagir com a sociedade. Contudo, a utilizao do enfoque CTS no Ensino Mdio no se reduz somente a mudanas organizativas e de contedo curricular: alcana, tambm, a metodologia educativa. Ele parte do princpio no qual o objetivo do professor promover uma atitude criativa e crtica, ao invs de conceber o ensino como um processo de transmisso de informaes por meio de macetes e de memorizao. Para que se atinja este tipo de formao, ser necessria uma nova postura perante os contedos a serem estudados, afinal, a pretenso do ensino CTS buscar e incentivar a participao dos estudantes e minimizar a participao do professor.
81
Cincia & Educao, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007

Pinheiro, N. A. M. et al.
As formas de se trabalhar com o enfoque CTS no Ensino Mdio so vrias e, principalmente, encontram respaldo em diversos objetivos, tanto da LDB quanto dos PCNEMs, basta que cada um analise os conhecimentos com os quais trabalha em sala de aula e encontre as possibilidades de trilhar esse caminho. Diante disso, ainda importante lembrar que para um trabalho em sala de aula encontrar respaldo no enfoque CTS preciso resgatar as concepes que esse enfoque defende. necessrio entender o intuito para o qual ele surgiu, as necessidades que busca atender, bem como as direes que se prope a tomar. Nesse sentido, acreditamos que abrem-se vrias perspectivas com a utilizao do enfoque CTS. Devido aos objetivos e s propostas de estratgias que apresenta, ele poder contribuir no questionamento e na crtica, tambm, de outros conhecimentos, pois no somente o ensino das cincias ligadas natureza que deve se responsabilizar pelos princpios de ao cidad. O ensino da Geografia, Histria, Matemtica, entre outras, tambm deve se preocupar em desenvolver seu lado reflexivo em favor de um contexto social mais justo. Precisamos ultrapassar a velha idia de que discutir sobre cincia tarefa das disciplinas de qumica, fsica ou biologia: participamos de um compromisso social comum. Todos os conhecimentos contribuem em igual escala nas tarefas de lutar por um mundo mais justo e mais humano. Assim, trabalhar dentro de uma determinada disciplina, utilizando-se do enfoque CTS, implica capacitar o educando a participar do processo democrtico de tomada de decises, promovendo a ao cidad encaminhada soluo de problemas relacionados sociedade na qual ele est inserido. Acreditamos que a introduo do enfoque CTS no Ensino Mdio poder promover um ensino-aprendizagem que propicie ao aluno habilidade de discusso sobre assuntos relacionados com a cincia, a tecnologia e a implicao social das cincias nos aspectos ligados sua rea de atuao que possa lev-lo, enfim, a uma autonomia profissional crtica.

Referncias

ACEVEDO, J. A. D. A. La formacin del profesorado de enseanza secundarias para la educacin CTS: una cuestin problemtica. Disponvel em: <http://www.campusoei.org/salactsi/acevedo9.htm>. Acesso em: 10 set. 2001. ______.; ALONSO, . V.; MASSANERO, M. A. Progresos en la evaluacin de actitudes relacionadas con la ciencia mediante el cuestionario de opiniones CTS. Disponvel em: <http://www.campus-oei.org/salactsi/acevedo.htm>. Acesso em: 04 out. 2004. AULER, D. Interaes entre Cincia-Tecnologia-Sociedade no contexto da formao de professores de cincias. Florianpolis, 2002. Tese (Doutorado em Educao: Ensino de Cincias) - Universidade Federal de Santa Catarina.

82
Cincia & Educao, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007

Cincia, Tecnologia e Sociedade...

BAZZO, W. A. Cincia, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educao tecnolgica. Florianpolis: Ed. da UFSC, 1998. ______.; COLOMBO, C. R. Educao tecnolgica contextualizada: ferramenta essencial para o desenvolvimento social brasileiro. Revista de Ensino de Engenharia, Florianpolis, v. 20, n. 1, p. 9-16, 2001. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Mdio: bases legais/ Ministrio da Educao Braslia: Ministrio da Educao/Secretaria de Educao Mdio e Tecnolgica, 1999. CEREZO, J. A. L. Cincia, Tecnologia e Sociedade: o estado da arte na Europa e nos Estados Unidos. In: SANTOS, L. W. (Org.). Cincia, tecnologia e sociedade: o desafio da interao. Londrina: IAPAR, 2002. p. 3-38. ______.; LUJN, J. L.; GORDILLO, M. M.; et al. Introduo aos estudos CTS (Cincia, Tecnologia e Sociedade). Madrid: OEI, 2003. CRUZ, S. M. S. C. S. Aprendizagem centrada em eventos: uma experincia com enfoque Cincia, Tecnologia e Sociedade no Ensino Fundamental. Florianpolis, 2001. Tese (Doutorado em Educao) Centro de Educao, Universidade Federal de Santa Catarina. D AMBRSIO, U. Da realidade ao: reflexes sobre a educao matemtica. So Paulo: Summus, 1986. GRINSPUN, M. P. S. Educao tecnolgica. In: GRINSPUN, M. P. S. (Org.). Educao tecnolgica: desafios e perspectivas. So Paulo: Cortez, 1999. p. 25-73. KOEPSEL, R. CTS no Ensino Mdio: aproximando a escola da sociedade. Florianpolis, 2003. Dissertao (Mestrado em Educao) Universidade Federal de Santa Catarina. LEAL, M. C. E; GOUVA, G. Uma viso comparada do ensino em cincia, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de cincia. Cincia & Educao, Bauru, v. 7, n. 1, p. 67-84, 2001. MEDINA, M.; SANMARTN, J. El programa Tecnologa, Ciencia, Natureza y Sociedad. In: _____. Ciencia, Tecnologa y Sociedad: estudos interdisciplinares en la universidad, en la educacin y en la gestin pblica. Barcelona: Anthropos, 1990. p. 114-121. MION, R.; ANGOTTI, J. A.; BASTOS, F. P. Educao em Fsica: discutindo Cincia, Tecnologia e Sociedade. Cincia & Educao, Bauru, v. 7, n. 2, p. 183-197, 2001. MORIN, E. A cabea bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. MORTIMER, E. F.; SANTOS, W. L. P. Uma anlise de pressupostos tericos da abordagem C-T-S (Cincia-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educao brasileira. Ensaio Pesquisa em Educao em Cincias, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 133-162, 2000.
83
Cincia & Educao, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007

Pinheiro, N. A. M. et al.
OSORIO, C. O. M. La educacin cientfica y tecnolgica desde el enfoque en Ciencia, Tecnologa y Sociedad: aproximaciones y experiencias para la educacin secundaria. Revista Ibero-Americana de Educao, Madrid, n. 28, p. 61-81, 2002. PALACIOS, F. A.; OTERO, G. F.; GRCIA, T. R. Ciencia, Tecnologa y Sociedad. Madrid: Ediciones Del Laberinto, 1996. PILLETTI, N. Ensino de 2. grau: educao geral ou profissionalizante. So Paulo: EPU, 1988. PINHEIRO, N. A. M.; BAZZO, W. A.Educao crtico-reflexiva para um Ensino Mdio cientfico tecnolgico: a contribuio do enfoque CTS para o ensinoaprendizagem do conhecimento matemtico. Florianpolis, 2005. Tese (Doutorado em Educao Cientfica e Tecnolgica) - Universidade Federal de Santa Catarina. ________.; ______. Uma experincia matemtica sob o enfoque CTS: subsdios para discusses. Revista Perspectiva, Erechim, v. 28, p.33-49, 2004. RIBEIRO, M. L. S. Histria da educao brasileira: a organizao escolar. So Paulo: Cortez, 1991. ROMANELLI, O. O. Histria da educao no Brasil (1930-1973). Petrpolis: Vozes, 1989. RUBBA, P. A.; HARKNESS, W. L. Examination of preservice and in-service secondary science teachers beliefs about science-technology-society interactions. Science Education, v. 77, n. 4, p. 407-431, 1993. ______.; SCHONEWEG, C.; HARKNESS, W. L. A new scoring procedure for the views on Science- Technology-Society instrument. International Journal of Science Education, London, v. 18, n. 4, p. 387-400, 1996. SANZ, M. A.; MORTALLA, T. D.; GMEZ, Y. H.; et al. Ciencia, Tecnologa y Sociedad. Madrid: Noesis, 1996. TORTAJADA, J. F. T.; PELEZ, A. L. Ciencia, Tecnologa y Sociedad. Madrid: Sistema, 1997. WALKS, L. Educacin en ciencia, tecnologa y sociedad: orgenes, desarrollos internacionales y desafos intelectuales. In: MEDINA, M.; SANMARTIN, J. (Orgs.). Ciencia, tecnologa y sociedad, estudios interdisciplinares en la universidad, en la educacin y en la gestin pblica. Barcelona: Anthropos, 1990. p. 42-75.

Artigo recebido em setembro de 2006 e aceito em janeiro de 2007.

84
Cincia & Educao, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007

S-ar putea să vă placă și