Sunteți pe pagina 1din 107

OUVINDO COM AMOR Aconselhamento Pastoral: uma resposta crist para as pessoas vivendo com o VIH

-1-

Prefcio
O movimento ecumnico tem destacado esta questo do VIH desde 1980. Em 1986 o Conselho Mundial de Igrejas recomendou trs reas principais para a Igreja responder. Desde ento o Conselho Mundial de Igrejas recomendou uma variedade de iniciativas para desenvolver e distribuir vrias publicaes para assistir s Igrejas a ultrapassarem a epidemia. O guia para o VIH, aconselhamento pastoral publicado em 1990, foi um passo significante e tem sido muito usado mundialmente. Durante os quinze anos passados a epidemia do VIH espalhou-se por todo o mundo afectando tambm as religies. Ao longo deste perodo congregaes e comunidades crists tm contribudo bastante em responder, com cuidado e apoio na epidemia. A epidemia tem mobilizado mundialmente comunidades crists. Porm este entusiasmo e responsabilidade ainda no universal e precisa se tornar uma norma. As comunidades crists esto dispostas a trazerem uma diferena positiva e palpvel na vida de pessoas; mas estas precisam ser melhor capacitadas para poderem fazer isso. Escutar com amor designado como uma fonte baseada na Bblia, um livro que permite assistncia nas congregaes, o aconselhamento pastoral efectivo na altura do VIH. uma tentativa de abrir as portas dos cus (II Reis 7:2). Resistir ao cerco a que as comunidades vivem por causa de barreiras cujo o ser humano por si mesmo sofre por causa da ignorncia, pobreza e estigmao; para deixar que a graa de Deus caia livremente ns e para que possamos recebe-la. atravs de servir aos outros que vemos Deus. dando foras aqueles que vivem com VIH que as comunidades vo ser libertas da epidemia. Que Deus nos abenoe a todos nesta caminhada. Dr. Manoj Kurian Programme Executive Health and Healing World Council of Churches.

-2-

Introduo
Este manual uma resposta crist para o VIH. Antes que v alem, porque no parar por um momento para reflectir e orar? Leia Joo 20:11-18 Que pensamentos vm na tua mente ao ler essa passagem? H alguma ligao entre esta passagem e a epidemia do VIH? H alguma coisa que se diga em como ns encontramos o ministrio cristo para ouvir? Existem muitos milhes de mulheres, homens, jovens e crianas por todo o mundo que vivem chorando por causa do devastamento do VIH. Como Maria, eles esto a procura de uma esperana e algumas vezes, como ela, eles procuram por essa esperana em lugares errados e de maneira errada. Maria foi no jardim a procura de uma coisa errada. Ela foi a procura de um corpo morto, ela deparou-se com Jesus o ressuscitado. Ela queria fazer algo por ele: Diga-me onde puseste ele e eu irei... uma mulher sozinha levantar um corpo morto ser que isso faz sentido? Se ns desejamos ouvir com amor a estes doentes com VIH precisamos ser claros que tipo de servio esperamos providenciar. Talvez nossas ideias precisam mudar para que tambm deparemo-nos com Jesus nas pessoas que mais queremos acompanhar. O aconselhamento pastoral para os infectados com VIH primeiramente para encontrar vida e dar esperana. Como cristos inspirados pelo evangelho, podemos ser uma fonte genuna de compaixo, cura, e encorajamento atravs de um ministrio de ouvir com amor.

Senhor Jesus, eu confio-te. Meu desejo ser parte da tua compaixo e cuidado. No seu ministrio deste ouvidos aos que tinham dor e tentas-te trazer-lhes cura e paz. Envie o teu esprito santo agora para ungir os meus ouvidos e meu corao para que eu tambm aprenda como escutar e ouvir os choros do teu povo, e que atravs do ministrio de ouvir com amor, que eu possa trazer-lhes o que precisam de ti. Amem.

Oremos:

-3-

Questes bsicas
Esta introduo responde a trs questes bsicas: Porque que este Manual necessrio? O que ele contem? Como pode ser usado? O VIH tem estado connosco por mais de vinte anos. Continuar a desafiar-nos por mais dcadas. A lio mais importante que aprendemos at aqui que ns podemos fazer a diferena: Ns podemos prevenir novas infeces, ns podemos melhorar a qualidade de cuidado e tratamento das pessoas que esto vivendo com o VIH1. Se voc est a ler este manual provavelmente estars interessado e envolvido no cuidado ou aconselhamento daqueles que esto vivendo com o VIH. Voc saber a partir da primeira experincia como cuidar de outros e isto pode ser imperioso. Talvez voc tenha aberto este manual na esperana de encontrar encorajamento ou simplesmente estar informado. Seja qual for a razo, certamente poders ser mais efectivo em trazer esperana e compaixo. Quando Deus foi para o jardim para ver Ado e Eva ele fez-se ouvir. No corao da f crist o ministrio de ouvir, o que permite as pessoas desvendarem o que est por detrs e dizerem a sua prpria histria da sua prpria maneira sem que algum os obrigue, encontrando assim significado, esperana e direco. Este ministrio compassivo de ser ouvido e cuidado a maior contribuio que ns como cristos podemos oferecer em face da epidemia do VIH. O que se segue uma pequena tentativa para encorajar o ministrio cristo, para que caminhemos confiantes com aqueles que esto infectados pelo vrus e estarmos juntos afim de criar comunidades de cura e vida. Criar espaos seguros para dizer a sua prpria histria no seio das nossas comunidades portanto uma prtica primordial, atravs da qual as congregaes podem tornar-se comunidades de cura. A Igreja, que construda, formada sobre a histria do Mestre do Evangelho, pode oferecer um frum onde os afligidos podem confiar e aceitar, baixar as suas guardas e partilhar suas histrias2.

1
2

Kofi Annan, Secretrio Geral das Naes Unidas, 2004 Relatrio sobre a epidemia global do SIDA).

Conselho Mundial de Igrejas, Facing AIDS (Enfrentando SIDA)

-4-

Porqu que este Manual necessrio?


A estimativa actual que 38 milhes de pessoas no mundo inteiro esto a viver com o vrus do VIH. a crise de sade mais sria dos nossos tempos. Mulheres, homens e crianas de todas as idades, independentemente da sua educao, extracto social, esto lutando. No podemos simplesmente ignor-los. A luta contra o SIDA deve ser uma luta de todos3. Devemos fazer toda a gente entender que a crise do SIDA no para sempre, isto no para alguns poucos pases estrangeiros, longe de ns. Est uma ameaa para a gerao inteira, esta uma ameaa para a nossa civilizao4. Ns sabemos que o VIH est em todos os nveis de vida. Isso vai para o mago do ser humano, e levanta questes sobre a estabilidade econmica, desigualdade no gnero, direitos, justia e espiritualidade. Estando perante esta pandemia somos, cercados de temor e ignorncia sobre a natureza deste vrus, assim como a falta de entendimento acerca de nossa sexualidade, bem como o lugar de Deus na luta contra o VIH; estas questes no devem confundir-nos em promover um aconselhamento pastoral genuno. Atravs de baptismo, as pessoas de f so chamadas a partilhar no ministrio de Jesus. Somos convidados a estabelecer comunidades de cura no meio da dor e sofrimento, seja qual for a fonte. Os cristos tm sido pedidos a consolar (II Cor. 1:35), a reconciliar (II Cor. 5:19), a amar (I Cor. 13) e estar com e servir os outros (Mateus 25:35-36). No decurso da histria aqueles que se depararam com Jesus Cristo nas suas prprias vidas comprometeram-se a servir os outros, especialmente os pobres, os doentes, os destitudos e as pessoas a beira da morte. Somos desafiados a ver Cristo no mais pobre dos pobres, no importa como sua pobreza se manifesta. Este manual procura promover o evangelho de compaixo. baseado na esperana de vida de um faminto. Como pessoas comprometidas com a vida em sua abundncia (Jo. 10:10), desejamos ajudar todas as pessoas a descobrir Deus nas suas vidas. Nossa crena encoraja-nos a acompanhar aqueles que vivem com VIH e juntar-se a eles para quebrar as barreiras do estigma, a descriminao, ignorncia e temor. Queremos providenciar apoio pastoral para

3 4

Papa Joo Paulo II Koff Anan, UN Secretrio Geral, Assembleia especial sobre o SIDA, Julho de 2001.

-5-

que suas preocupaes, ansiedades e desejos possam encontrar estrutura informada e apropriada de cura e aconselhamento.
Cuidado pastoral o sinal da presena de Jesus. D boa mensagem a quem sofre. Quem d cuidado pastoral tem que ser um mensageiro da esperana e cura de Cristo5.

O que voc encontrar neste Manual?


Este manual ir ajudar-lhe a sentir-se confortvel e confidente, escutar as pessoas que esto vivendo com VIH. Ir providenciar-lhe ainda algumas habilidades bsicas para que voc possa ajudar outras pessoas a expressar a sua dor, sofrimento e confuso, seus descontentamentos, dvidas e temores, num clima seguro e de cura. Isso no ir treinar-lhe a tornar-se um conselheiro profissional, porm ajudar-te- a melhorar as suas habilidades de aconselhamento para que voc oia mais efectivamente e profissionalmente. O manual apresenta um entendimento cristo de cura e aconselhamento no contexto do VIH. Isto ajudar-lhe- ajudar os outros a ajudarem-se a si mesmos. Os cristos que cuidam, tentam influenciar aqueles infectados e afectados, para que eles possam encontrar neles mesmos a fonte de cura e fora que so ddivas de Deus. Leia Joo 7:37-40 Se algum tem sede, venha a mim e beba. Quem cr em mim como diz a escritura rios de gua viva correro do seu ventre. I Corntios 3:16-17; 6:19-20 No sabeis vs que sois o templo do esprito santo? Apocalipse 22:1-6 No meio da sua praa, e de uma e da outra banda do rio, estava rvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de meio em meio, e as folhas da rvore so para a sade das naes. Enfrentado a doena que ameaa a vida, as pessoas comeam a perguntar: Onde Deus poder ser encontrado neste vrus e neste sofrimento? Qual o meu valor como ser humano? Qual o propsito da vida e da morte? Quantos que eu devo perdoar? Como posso viver sem dar esperana?

John Muchir: VIH/SIDA: Quebrando o Silncio.

-6-

Aconselhamento pastoral precisa ser organizado e afirmar a vida se tem como propsito responder tais perguntas. Precisamos ser ouvintes, estarmos presentes com amor nas nossas comunidades. Este manual ir providenciar efectivamente instrumentos para serem usados quando estivermos perante aqueles que vivem com VIH. Esta no a palavra final no que diz respeito ao tpico, mas a fonte que voc pode adaptar para a sua prpria situao cultural.

Como usar este manual?


Nos hospitais, clnicas, cuidados caseiros para com o doente e quem estiver a beira da morte, nos momentos de funerais atravs da orao e louvor, muitos cristos (e outros grupos de f) so envolvidos no apoio pastoral para as pessoas vivendo com VIH. Este manual providenciar-te- encorajamento. Ele desafia outros a ofereceremse a si mesmos a trabalhar, para os seus irmos e irms atravs do ministrio de escutar com amor. uma tentativa de ajudarmos todos a nos sentirmos mais confortveis e atender ao convite dos que vivem com VIH, para que possamos ajud-los nas suas lutas dirias e aceitar a realidade de ser-se positivo. 1. Isso vai informar-nos sobre as preocupaes fsicas e espirituais em volta do VIH. Informaes correctas ajudam a dissipar a confuso e a ignorncia; 2. Grupos cristos que queiram responder seriamente a chamada para lutar o estigma e descriminao podem usar este manual como um princpio primordial. Depois podem projectar suas prprias respostas e compaixo no sentido apropriado, baseando-se nas necessidades actuais e recursos de seu meio ambiente. 3. Indivduos podem usar este manual para cultivar suas prprias habilidades que iro providenciar melhor contributo e um lugar seguro para que os outros partilhem suas histrias. Ao lermos este Manual importante reflectirmos o que voc ir aprender para captar suas prprias necessidades e circunstncias. Ningum pode dizer-nos com exactido como cuidar e aconselhar os outros, porque cada situao diferente e ns precisamos aprender a responder e respeitar as pessoas diante de ns. Todavia, podemos apoiarmo-nos uns aos outros partilhando nossas experincias. Este manual d-nos tal apoio.

-7-

Uma coisa certa que temos de lutar contra esta pandemia, porque ns temos a arma para conquist-la. Temos Cristo!6

Vamos para o comeo


Esse captulo responde as seguintes perguntas: O que o VIH? O que significa seropositivo do VIH? Como posso saber se sou seropositivo? Como que o vrus do VIH se torna SIDA? Quais so as principais rotas de transmisso do VIH? Quem est em risco, e como o risco pode ser evitado? Agora um senso comum que o VIH/SIDA, no somente a condio que magoa muitos (porque muitas doenas e circunstancias geram sofrimentos srios e mortes), mas porque normalmente um seropositivo enfrenta descriminao e rejeio.7 A ignorncia continua a ser um factor preponderante na expanso do VIH, mesmo depois de 22 anos de informao. Se queremos providenciar um ministrio efectivo de ouvir e cuidar, ento podemos ter certeza de que estamos propriamente informados sobre VIH e SIDA. Caso contrrio agir sob a nossa prpria ignorncia e temor.

O que o VIH/SIDA?
Antes de leres mais alm pergunte-se a si mesmo: O que j sei sobre o VIH/SIDA? Como posso explicar a diferena entre VIH e SIDA? Estou informado como o vrus transmitido? Em que que preciso ter mais conhecimentos? Desde o princpio dos anos 1980, temos sabido sobre a existncia de uma doena chamada SIDA. Muita gente sabe que o SIDA significa Sndrome de Imunodeficincia Adquirida. Tambm sabemos que o vrus chamado VIH causa SIDA. VIH significa Vrus Imunodeficincia Humano.
6 7

Sr. Tarisai Zata OP. Irm dominicana no Zimbabwe. Rev. Canon Gidean Byanugisha CMI, Plano de Aco.

-8-

VIH ataca o sistema imune de uma pessoa e faz com que a pessoa seja menos capaz de lutar com a doena. Assim a pessoa desenvolve a doena chamada SIDA, uma doena que at aqui incurvel. importante lembrar que uma pessoa infectada pelo VIH no desenvolve sintomas, quer seja do vrus ou da doena chamada SIDA de imediato. Est a razo pelo qual no se pode dizer se a pessoa tem VIH ou SIDA simplesmente por olhar para eles. No pode levar dois dez anos antes da infeco ou antes que qualquer sinal da doena se manifeste. Uma vez infectado, todavia, a pessoa continua infectada por toda a vida e pode infectar outros. VIH e SIDA so primeiramente condies mdicas, porm elas podem causar muitos outros problemas de angstia. Portanto, no devemos limitar-nos medicina simplesmente. E como veremos, VIH pode causar SIDA, mas o risco de infeco do VIH depende de outros factores.

O que significa ser seropositivo?


Para a doena penetrar nas nossas razes precisa antes de algum modo atacar ou entrar nas clulas do corpo. VIH ataca um tipo de clula branca no sangue chamado clula ajudador-T. Isto acontece pelo quebramento da porta na clula chamado de CD4-receptor. Uma vez dentro o vrus do VIH disfara-se para que seja difcil detectar, e depois multiplica-se. Tendo enchido o sistema imune natural do corpo o vrus do VIH pem de lado sua aco. Uma vez alcanado (ou o sistema imune estiver pelo menos severamente enfraquecido), outras doenas podem tomar vantagem e atacar o corpo. Chamamos tais doenas infeces oportunistas. Vimos ento porque VIH to perigoso: incapacita o sistema que mais protegenos. O sistema defensivo do corpo torna-se to fraco, e quando despertamos numa altura que j no podemos ser salvos. O VIH to esperto que pode disfarar-se parecendo tal qual a clula que este ataca. At ser descoberto, o sistema imune j est destrudo. ... Ela tinha se casado por sete anos e foi sujeita a ofensas corporais constantemente. Seu marido batia-lhe por coisas vulgares. Por exemplo, ele bateu-lhe por ela acusar de ser m com os vizinhos. Numa das surras seu marido disse-lhe que ele tinha infectado ela com SIDA. Depois disso ela foi fazer o teste e foi diagnosticado positivo. Seguindo-se uma outra surra ela foi admitida no hospital por suspeita de ter contrado meningite, porm foi descoberto mais tarde que durante as surras ela tinha sofrido alguns ferimentos na cabea. Aps deixado o hospital as surras pioraram e ento ela foi a polcia e falou para os

-9-

seus familiares, mas nada aconteceu. Ela sentiu que no podia continuar com o casamento. Depois ela falou com o Pastor conselheiro de sua Igreja. Juntos analisaram suas opes: permanecer num abrigo para sobreviver a violncia fsica, ir ao tribunal e deixar que ele tivesse parte da propriedades, ser parte do grupo que apoiava mulheres com VIH, e depois ter mais conselhos. Ela decidiu tomar todas essas opes, ele queria viver como seropositivo do VIH mais livre da violncia.8 Viver com VIH e SIDA significa mais que sofrer desta infeco. Tambm vivemos com medo. Medo de dizer a outros por causa do que eles podem pensar e dizer, medo da morte e como pode ser difcil, medo do futuro e o que isto pode significar para nosso parceiro cnjuge ou filhos. Tambm vivemos a ira de como este vrus penetra nos nossos corpos. Muitas vezes precisamos perdoar a ns mesmos assim como os outros. Dependendo do local em que nos encontramos, podemos nos acostumar com a presso da vida e tentar encontrar dinheiro suficiente para medicamentos e comida. Vivemos com questes: como posso aprender a viver com um vrus que gostaria de matar-me? Como que este inimigo pode tornar-me amigo?

Como posso saber se sou seropositivo?


A nica maneira certa para saber o nosso estado ter um anti-corpo teste de VIH. importante compreender que um teste de VIH e o que no . Um teste de VIH no revela se algum tem SIDA. Pelo contrrio, detecta os anticorpos que atacam o sistema imune do corpo. Anti-corpos so substncias produzidas pelas clulas brancas sanguneas. Muita gente produzir anti-corpos caso o vrus do VIH o tenha infectado. H sempre um vazio entre ser infectado e a aparncia dos anti-corpos no sangue. Isto refere-se a um perodo de janela. Todavia, em um perodo relativamente curto que a pessoa infectada desenvolver um nvel de anti-corpos que podem ser detectados. Se uma pessoa est preocupada sobre o seu estado de VIH ento o melhor para ele ser testado o mais cedo possvel, depois do tempo que pensa que tenha sido exposto. Uma vez que a pessoa decide ir fazer um teste, o procedimento simples. H agncias e praticas diferentes, mas os passos bsicos so os seguintes: A pessoa perguntada porque que ela gostaria de ser testada e saber mais sobre o VIH;
8 Programa de Treinamento do SIDA da frica do Sul, Maio 2001

- 10 -

Um tcnico de laboratrio ou enfermeiro levam amostra de sangue; Se o teste for rpido eles podem esperar pelos resultados. Caso contrrio, pode-se marcar uma consulta; Antes que os resultados sejam dados a pessoa testada encontra-se com um conselheiro para saber o que elas entendem por um resultado positivo ou negativo e que mudanas podem fazer nas suas vidas. Simone tem 23 anos de idade, e terminou o ensino universitrio a pouco tempo. Recentemente, ele foi a uma clnica por um simples problema de sade e seguindo-se de uma conversa com o doutor que estava de servio: Eu posso tratar-te Simone, o doutor disse-lhe, mas precisamos falar mais acerca da tua doena. Imediatamente Simone ficou ansioso e perguntou se isso era anormal. O doutor disse-lhe que isso parecia como uma doena transmitida sexualmente. Quando ele ouviu isso, ele comeou a transpirar imediatamente e mencionou o relacionamento que tinha antes. Simone, posso ver que estas com medo, disse o doutor. O teste de Simone precisa ser feito para que possamos determinar exactamente o que sentes. O doutor explicou-lhe sobre os testes incluindo o teste do VIH, e teve certeza que ele entendeu porque era importante que Simone soubesse do seu estado. O VIH tinha sido positivo. O doutor aconselhouo e encorajou-o a procurar por um pastor conselheiro na sua Igreja local, porque sabia que Simone era cristo. No! No posso ser positivo do VIH, e eu no vou a nenhum aconselhamento pastoral! Ele saiu muito nervoso, cheio de ansiedade. Ele pensou na morte e sentiu-se rejeitado. Ele at pensou no suicdio. Ele estava deprimido e desesperanado. Ele continuou assim por alguns meses sem dizer a ningum. Ele ia para o servio e trabalhava como se nada tivesse acontecido. Quando algum pensasse nisso, ele achava que era o fim de tudo, e podia perder o seu trabalho. Depois de seis meses, a vida tornou-se to difcil que no fim ele disse a um amigo sobre o seu estado de VIH. Embora ele sentiu-se aliviado, ele sentiu-se preocupado uma vez que sabia que seu amigo traiu-lhe. Finalmente, o desespero permitiu que ele fosse ver o pastor conselheiro na sua Igreja9.

Como que o vrus do VIH transforma-se em SIDA?


H quatro passos bsicos, uma vez que algum infectado: I. A pessoa infectada com VIH. A pessoa no parece doente, nem as pessoas sentem-se desconfortadas. No possvel decidir se as pessoas so seropositivas ou no simplesmente por olhar nelas. Depois de algum tempo, todavia, elas podem dar conta que ficam constantemente cansadas, sentem febres, dor nos msculos, gripes, e outras infeces.
9

John Muchiri, HIV/AIDS: Breaking the silence

- 11 -

Lembre-se: mesmo assim as pessoas parecem saudveis, mesmo estando infectadas. II. Desenvolvem sintomas parecidos com o SIDA. Na medida que o sistema imune da pessoa torna-se fraco, ela pode desenvolver sintomas parecidos ao SIDA. Experimenta perca de peso, perca de apetite, feridas na boca, diarreia, os vasos glandulares comeam a inflamar, rugas na pele, febres nocturnas. Precisamos ser cautelosos, porm esses sintomas podem ser tambm manifestao de outras doenas. Se algum est preocupado deve ir ao medico ou fazer um teste de VIH. III. Elas desenvolvem o SIDA. SIDA o resultado desta infeco por VIH, quando o sistema imune do corpo no pode lutar contra srias infeces. impossvel dizer exactamente que tipo de doena a pessoa tem, isso depende de cada organismo e das circunstncias. A pessoa fica doente e depois diagnosticado o SIDA ou uma doena parecida. Doenas comuns so tuberculoses, febres, diarreia crnica, perca de peso, infeces intestinais, meningites e outros problemas. IV. Elas morrem de doenas parecidas com o SIDA. Sem o funcionamento do sistema imune ningum pode viver. O medicamento tem melhorado a qualidade de vida de muita gente com SIDA e prolongado suas vidas. Sem medicao adequadas, todavia, elas morrem de uma doena parecida ao SIDA. Isso mais provvel que acontea nos pases em de desenvolvimento.

Quais so as principais vias de transmisso do VIH?


O VIH encontrado principalmente no sangue, smen, fluidos vaginais e no leite materno. Para que o vrus se espalhe, um desses fluidos tm que passar de uma pessoa para outra. Ao menos que a pessoa infectada tenha alguns cortes ou feridas, nossa pele bastante densa para proteger-nos contra o VIH. A vagina e o recto, porm, tm a pele mais delicada, que pode quebrar-se facilmente. Esta a razo pelo qual o vrus penetra no sangue mais facilmente. H quatro meios principais que o VIH penetra no sangue? Atravs de relaes sexuais com uma pessoa infectada; Atravs da transfuso de sangue, por via de instrumentos no esterilizados, e outros contacto com sangue infectado; De uma me seropositiva do VIH para seu filho enquanto no tero; Atravs do aleitamento materno caso a me seja seropositiva; Atravs de instrumentos cortantes infectados (facas, laminas, agulhas, etc.).

- 12 -

Nas primeiras trs pode haver uma pessoa que infectada, que transmite o vrus atravs de sangue ou fludo vaginal ou seminal. Isso normalmente acontece atravs das mucosas e membranas da boca, da vagina ou recto ou um ferimento na pele. Existem ainda muitos mitos sobre VIH. Sabemos que este vrus no pode ser transmitido por: Toque, abrao, beijo; Partilhar os mesmos cobertores ou copos e pratos; Tocar mos ou cumprimentar; Viver na mesma casa, usar a mesma casa de banho; Mordidas de insectos. Estar perto da pessoa infectada com VIH no pem-nos em risco. Porm, se estamos a cuidar de uma familiar ou amigo que esta muito doente com SIDA, naturalmente precisamos tomar cuidado com os resduos slidos e principalmente o contacto com o sangue da pessoa infectada. Falar somente de causas mdicas do VIH/SIDA negligenciar muitos outros factores que contribuem para a expanso desta epidemia.

Falta de tolerncia

Pobreza

Problemas de gnero

Crenas e prticas culturais

VIH

Factores econmicos

Quem est em risco e como pode-se evitar o risco?


Do que j debatemos at aqui importante esclarecer que certos comportamentos pem-nos mais em risco que outros. Isto acontece especialmente quando temos uma vida sexualmente activa. Factores de risco incluem o seguinte: Ter relaes sexuais quando voc ou seu parceiro estiver infectado com uma doena sexualmente transmissvel;

- 13 -

Manter relaes sexuais se houver algumas feridas ou sangramento na rea genital; Ter mais de um parceiro sexual; Manter relaes sexuais com algum que no saiba o seu estado de VIH; Manter relaes sexuais sem o uso do preservativo; Ser injectado com agulha contaminada ou um outro equipamento; Ser circuncidado, tatuado, cortar-se com um instrumento no esterilizado depois de cada uso; Ser injectado com uma agulha ou seringa no esterilizada; Estar em contacto com alguns fluidos do corpo nos lenis; Leia Romanos 12:1-12 Todavia, o risco no ocorre simplesmente atravs de comportamento. Podemos estar em risco por causa da pobreza, falta de apoio social, guerra, gnero e nossa idade. Em muitas partes do mundo, mulheres e raparigas esto em risco por causa de algumas circunstncias biolgicas e porque elas so discriminadas. Crianas tambm podem estar em risco por via de rapto e abuso sexual em algumas artes do mundo elas so consideradas estarem livres da doena ou consideradas como seres que trazem pureza e cura atravs de actividades sexuais. Homens e mulheres homossexuais, e consumidores de drogas, tambm esto em risco por causa da marginalizao e descriminao. Se queremos tomar a peito as coisas que contribuem para a expanso do VIH, no devemos nos limitar apenas em falar sobre imoralidade sexual ou a necessidade de mudar de comportamento individual. Antes, precisamos enfrentar o facto de que algumas pessoas optam por viver assim por causa de como as nossas estruturas sociais esto organizadas. O indivduo pode almejar mudar, mas pode no ter liberdade para tal. Suas decises so subestimadas pelas estruturas sociais do seu contexto. O pecado estrutural to real como o pecado individual. Neste caso precisamos saber que no apenas o indivduo que est a falhar, mas as estruturas tambm. Como que a palavra de Deus poderia ajudar-nos a impedir de estar infectado? Em que circunstncias podemos oferecer nossos corpos como um sacrifcio vivo? Que passos prticos podemos tomar para encorajar outros a continuarem livres da infeco? Que tipo de compaixo devemos ter com outros que esto em risco por causa de seu comportamento?

- 14 -

Ao providenciar cuidados ou aconselhamento pastoral aqueles que esto mais em risco, devemos tambm enfatizar acerca de abusos que fazem com pessoas continuem em risco.

Captulo II
Resposta Crist
Este captulo responder as seguintes questes: Em qu que o VIH tem haver com os cristos? o VIH um castigo de Deus por causa do pecado? Os infectados com VIH no so culpados? Ento porqu que as pessoas sofrem? Como que os cristos tm respondido epidemia do SIDA? VIH e SIDA; no est a perguntar nada novo da comunidade religiosa, antes porm, SIDA est a confrontar-nos com a realidade de sermos generosos e compassivos com as pessoas que tm sido chamadas a ser10. Porqu que nos preocupamos com os que tm VIH? No sua prpria culpa? Eles causaram a doena a si mesmos! Onde est o perdo e entendimento que Jesus trouxe? Meu marido deu-me este vrus. Agora devo envergonhar-me, e sentir-me culpada na totalidade?

O qu que o VIH tem haver com os Cristos?


Silncio e negar ou apontar dedo e vergonha, no ajuda-nos a responder ao VIH. Cristos no so apenas afectados pela epidemia; muitos de ns esto infectados tambm. O corpo de Cristo est a sofrer do VIH. Como seguidores de Jesus, temos a responsabilidade de responder. Muita gente clama em no ter f, e mesmo crendo em Deus e nas promessas de Jesus vemos que a epidemia do SIDA um desafio. No encontramos nenhuma resposta fcil na pessoa de Jesus, mas vemos que Jesus foi crucificado e descriminado injustamente. Se ns examinarmos a vida de Jesus, vemos algum que sofreu fsica e emocionalmente. Em Jesus podemos encontrar cura e fora tambm.

10

Fonte desconhecida

- 15 -

Leia Marcos 5:25_34 Ouvindo falar de Jesus, veio por detrs, entre a multido, e tocou no seu vestido, porque dizia ela se to-somente tocar nos seus vestidos, sararei e ele disse-lhe: Filha, a tua f te salvou; vai em paz, e s curada deste mal. A prpria vida de Jesus e seu ministrio so cheios de exemplos e desejo de trazer conforto para os angustiados. Ele curou incondicionalmente todas doenas (Marcos 1:29-32) e procurou os estigmatizados (Marcos 1:40; Lucas 17:36-49; 15:11-32), viveu com os pobres (Mateus 9:10-13; Lucas 18:1-8) e falou contra opresso e estruturas sociais (Lucas 4:16-22). Como cristos e pastores que providenciam cuidados, ns podemos trazer esperana e encorajamento na medida que procuramos trazer uma assistncia prtica a situao que parecem ser difceis por muitos indivduos e famlias. Podemos trazer presena de ser ouvinte onde as pessoas afectadas e infectadas podero partilhar a sua angstia e descobrir por eles mesmos onde Deus pode ser encontrado. Por meio das escrituras e orao podemos encontrar esperana e significado daquilo que parece estar perdido. VIH e SIDA so preocupaes crists porque elas so preocupaes de Deus. Leia Marcos 1:29-34 O doente veio a Jesus a procura de consolo. Podemos jogar as pessoas fora nos nossos dias? Onde quer que houvesse doena, Jesus trouxe cura. Leia Tiago 5:13-18 Nas nossas comunidades crists h muita gente que esta doente ou precisando de um apoio pastoral. Precisam de nossas oraes e nossa presena compassiva. Isso pode ajudar-lhes na cura, ajud-los com amor a ultrapassar suas emoes.

Ser que o SIDA um castigo de Deus por causa do pecado?


A resposta simples NO. Por muito tempo nas mentes de alguns cristos, todas as doenas, especialmente o VIH tm sido consideradas como resultado do pecado. A doena sempre confundiu pessoas, o que seja talvez razo pela qual alguns pensam: Se Deus Deus de amor, ento certamente doenas so resultado do castigo pelas nossas prprias ms aces e escolhas? Se somos bons, ento seremos sos e prsperos. Se fazermos o mal ento Deus tirar o seu amor de ns. Todavia, existem muito exemplos de boas pessoas que morem por cncer, ou outros males, e ser que elas merecem castigo? Essa a luta que o livro de Job descreve-nos?

- 16 -

O VIH tem sido associado com a falta de princpios morais muito em particular, parece muito simples, mas as consequncias tm sido inmeras. VIH = SEXO = PECADO = CASTIGO = MORTE Tais pensamentos no so encontrados nos exemplos e ensinamentos de Jesus. Leia Joo 8:1-11; 9:1-5; Marcos 2:1-5 Ao reflectirmos nessas passagens podemos realmente pensar que nos nossos prprios dias Jesus poderia curar as pessoas ou quereria ver-lhes sofrer? Os discpulos perguntaram quem pecou; mas para Jesus esta no a questo mais importante. Quando as pessoas esto doentes o mais importante no como que elas obtiveram a doena, mas o que podemos fazer para ajudar-lhes a sobreviver no seu sofrimento.

Ser que as pessoas no causam o SIDA para si mesmas?


Jesus ensinou-nos a no julgar (Joo 8:15). Naturalmente, escolhas tm consequncias. Qualquer coisa que faamos na vida pode ter efeitos na nossa sade e bem-estar. Todos ns precisamos aprender como escolher a vida, e no a morte (Deuteronmio 30:19). Afinal ningum totalmente livre nas escolhas que faz. Nossa cultura, nossas condies econmicas e sociais, nossas crenas e valores influenciam nossas escolhas. Como cristos que somos, todavia, devemos ter compaixo (Mateus 6). Isso no significa culpar outros, mas ajudlos naquilo que for necessrio. Em vrias ocasies, o VIH tem sido associado com actividade puramente sexual, mesmo sendo que o sexo no a nica forma de contrair essa doena. E, naturalmente, muitas mulheres e moas tornam-se seropositivas do VIH enquanto so fiis a seus parceiros, seus maridos. Por causa do desinteresse em como a pessoa torna-se seropositivo do VIH no comum que se providencie aconselhamento pastoral. Nossa tarefa enfrentar o sofrimento de outros e encoraj-los. Betty Strauss foi diagnosticada seropositiva do VIH em Novembro de 1998, depois da morte de seu marido. Logo deu conta que as pessoas passaram a evitar-lhe e no queriam ver-lhe prxima dos seus filhos. Desesperada, falou com o Pastor da Igreja onde ela fazia parte. Queria dizer a congregao que tinha VIH mas no tenho SIDA. O Pastor ouviu-a mas no deixaria que ela falasse na Igreja. Ele nunca visitou-a em sua casa; nem mesmo alguns ancies da Igreja. Senti que ningum da Igreja queria saber de mim. Num sbado a tarde, em Setembro de 2000, Betty notou uma marcha no Centro de Windhoek. Pessoas levavam bandeiras e postais sobre o VIH/SIDA. Era uma marcha de

- 17 -

esperana para os rfos namibianos organizada pela Aco Catlica do SIDA. Um dos que estava a marchar deu a Betty um folheto, onde ela leu sobre Bernhard Nardkamp Centre, atravs do qual ela decidiu visitar. Passaram duas semanas at que ela conseguiu dinheiro para apanhar o autocarro, mas no final ela teve dinheiro bastante e encontrou o local. Encontrei tudo que procurava e foi importante para a minha vida e sade. Sempre oramos juntos. Para mim importante orar porque ajuda-me a ver alm da doena. Isso ajuda-me a tomar cada dia em cada tempo e entendo agora o sofrimento dos seres humanos. Eu tambm sofri de vrias maneiras e a vida no tem sido fcil, porem, agora entendo que tudo que acontece na minha vida tem um propsito11.

Ento porqu que as pessoas sofrem?


Naturalmente no existe resposta fcil a esta pergunta, mas como cristos devemos lutar para dar sentido a este facto fundamental da vida. Quer gostemos ou no, ou quer entendamos isto ou no, as pessoas sofrem. Porqu Porqu Porqu Porqu que que que que as pessoas sofrem? causamos sofrimento para outros e para ns mesmos? existe doena? Deus permite rapto e abuso sexual de crianas inocentes?

Quando nos deparamos com sofrimento, comeamos a perguntar-nos, qual o propsito da vida e as coisa que valorizamos. Questionamos nossa f e que tipo de Deus ns cremos. Sofrimento causa-nos lutar com a grande questo do porqu? O cristianismo tenta lidar com problemas de sofrimento honestamente e seriamente. Isto porque o centro da f crist a crena num Deus crucificado. Paulo diz claramente: Porque a palavra de Deus loucura para os que perecem; mas, para ns, que somos salvos o poder de Deus... Porque o judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria, mas ns pregamos a Cristo, o Messias crucificado. (I Corntios 1:18-23). A f crist fala-nos de um Deus que no lida apenas com agonia e dor fsica, mas tambm a ferida profunda da rejeio e abandono daqueles que ele ama e tenta ajudar. Neste sentido a f crist no foge de estar presente com os que sofrem no mundo, mas antes tenta ir alm. A cara feia de sofrimento no guarda
11 G. Willians e A. Williams, Jornada da F

- 18 -

apenas nossos passos enraizados firmes na realidade da vida, mas tambm lembra-nos claramente que no existem respostas fceis. No tenho resposta clara a pergunta eterna PORQU ? do sofrimento mas estou certo de que tudo o que possa resultar e tudo o que possa advir, nunca sem significado. O que isto significa possivelmente adivinhar: talvez diferentes sofrimentos de pessoas tm diferentes significados. Alguns esto claramente purificados e fortalecidos por isso e fazem melhores coisas para Deus e para outras pessoas. Outros esto simplesmente decepcionados, desumanizados e destrudos. Alguns esto arruinados antes que eles possam mesmo comear. O pacote embrulhado com tal ansiedade e esperana revela apenas uma desagradvel coleco de decepes, naufrago alm de qualquer esperana12. As razes porqu que as pessoas sofrem no so claras, mas ns no precisamos perder esperana. Paulo na sua carta aos Romanos diz-nos que Nada pode separar-nos do amor de Deus (Romanos 8:39). Deus no encontrado no sofrimento, mas no centro da nossa luta e dor. No podemos evitar as dificuldades que enfrentamos na vida, mas podemos comear a escolher como interpret-los. Sofrimento um mistrio. No entendemos porque que as pessoas so violadas e baleadas, porque que h doenas que causam morte, porqu que algumas pessoas pensam que suicdio a resposta para os seus problemas. Resposta inteligente no trar alvio, mas o conhecimento de que h maior poder que em ns mesmos que pode ajudar-nos nos nossos problemas e dores. H muito tempo que deixei de perguntar porqus?. Isso no me leva a lugar nenhum... Sei pouco, mas do que sei, eu sei profundamente... Sofrimento ; da mesma maneira a vida... Mais importante que perguntar porqu, ns devemos chegar at l, e solidarizar-se com os que sofrem13. Todos ns temos direito de viver e quanto mais nos deparamos com o sofrimento face a face, a necessidade torna-se mais profunda. O mistrio do sofrimento deixa-nos com muitas perguntas por responder, mesmo que tambm isso leve-nos ao centro de nossa f e no centro de nosso Deus. Tendo sido criados por um Deus carinhoso e compassivo precisamos encontrar nossa dignidade e nosso destino na nossa humanidade.

Como que os cristos tm respondido pandemia do SIDA?

12 13

Sheila Cassidy, Good Friday People Ibid.

- 19 -

Desde o princpio da epidemia do VIH, cristos e muitos outros tem tentado trazer alvio e ajuda a aqueles afectados, incluindo vivas e rfos, comunidades crists tm trago assistncia mdica a milhares de pessoas, muito deles no receberiam ajuda de uma outra maneira. Atravs de escolas e organizaes juvenis tm expandido a mensagem de preveno. Ministros cristos e membros das Igrejas do apoio espiritual a aqueles na beira da morte e realizam funerais. Cristos tambm tm sido promotores de drogas antiretrovirais (que reduz a expanso de nvel do VIH no sangue) e mes adequadas em programas de transmisso. H muitos outros exemplos admirveis do evangelho e compaixo. A questo Cristos tm feito alguma coisa? ou, O que deve ser feito? Stephan Lewis, embaixador especial da NU do VIH em Africa, disse para os lderes religiosos que reuniram em Nairobi em Julho de 2002: Quem mais alm de vs mesmos, melhor para ser lder? Quem mais tm tal corao? Quem mais tem acesso a todas as comunidades uma vez por semana, todas as semanas, por todo o continente? Quem mais oficializa milhes de bitos daqueles que morrem de SIDA e doenas parecidas, e entende melhor as consequncias de crianas e famlias? Quem mais trabalha diariamente a base de f, base de comunidade ou organizaes? No meio destes matos, a epidemia de vingana, verdade que um acto de interveno divina pode estar presente a todo o lugar, todo o tempo. Eu peo-vos outra vez: Quem mais, portanto, bom para ser lder? Como que podemos dar melhor e uma nova forma de liderana na luta contra o VIH?

- 20 -

Captulo III
Chamados para cuidar
Este captulo responde as seguintes perguntas: Como podemos cuidar mais? Como que os nossos cuidados podem ser mais prticos? Que tipo de aconselhamento pastoral os cristos podem dar aos infectados com VIH? O que aconselhamento pastoral? Como que o aconselhamento pode ajudar algum? Como se deve dar aconselhamento pastoral? Quais so as qualidades necessrias? O aconselhamento pastoral tem opinies prprias? Como posso dar melhor aconselhamento pastoral tendo em conta o meu ser? Como posso ajudar a mim mesmo com o aconselhamento pastoral? Como que escutar a mim mesmo, pode ajudar aos outros? Voc no apanha o SIDA por abraar, beijar e dar as mos algum. Somos normais. Somos seres humanos, andamos e falamos14.

Como podemos cuidar mais?


Comunidades crists existem porque alguns membros tm algumas experincias sobre a cura e o amor de Deus. O ministrio de Jesus permitiu muitos encontrar Deus nas circunstncias de suas vidas todos os dias. A Igreja pela sua natureza como o corpo de Cristo chama seus membros a serem comunidades de cura. Apesar dos problemas e complexidades que o VIH traz, a Igreja pode fazer uma cura efectiva e testemunhar aqueles que esto afectados. Ser cristo praticar a misso de Jesus de trazer boas novas, especialmente para aqueles que mais precisam. O que vos parece? Diz Jesus em Mateus
14 Nkosi Johhson, um rapaz de 11 anos de idade que morreu com SIDA.

- 21 -

18:12-14. Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, no ir pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou? Eis aqui a indicao mais possvel do grande valor de cada um diante de Deus. Na verdade, se analisarmos bem as parbolas de Jesus e seus milagres, veremos como os estrangeiros, pobres e mulheres eram menosprezados, ao passo que, ele escolheu viver com essa gente que era descriminada, curando os doentes e comer com eles. Ele ouve quem chora e o pobre cego (Marcos 10:46-52). Ele curou os doentes e comeu com cobradores de impostos, prostitutas e fariseus (Lucas 19:1-10; Marcos 5:25-33; Lucas 7:37-38). Jesus sabia que quem era aceite perante Deus no era bem visto perante os seus contemporneos.

Como que nossos cuidados podem ser mais prticos?


O cuidado de Jesus para com os outros era imensamente prtico. O exemplo mais prtico o que ns chamamos de cuidados pastorais. No cuidado pastoral precisamos ser as mos, braos e corao de Jesus. Para cristos, tais cuidados no so opo extra, mas so a forma visvel em que ns vivemos a prtica do evangelho. Se ns alimentamos os famintos, visitamos os doentes e prisioneiros, e damos de vestir os nus, assim faremos a Jesus (Mateus 25:31-46). Se um membro padece, todos os membros padecem com ele, e se um membro honrado, todos os membros se regozijam com ele. (I Corntios 12:12-31; Romanos 12:4-21). Ns partilhamos juntos nas nossas aflies e alegrias como filhos de Deus. Assim, ns aliviamos a dor de outros com uma expresso natural de compaixo como sinal dos pertencentes a mesma famlia. Liberdade indivisvel, o sofrimento de cada um de meu povo sofrimento de todos... Foi durante os meus longos anos de solido na priso que minha nsia pela liberdade de meu povo tornou-se uma nsia de liberdade de todos os povos, brancos e negros. Eu tambm sabia que da mesma maneira que o oprimido precisava ser liberto, tambm o opressor precisava de liberdade. O homem que tira a liberdade de outro homem um prisioneiro do dio; este est fechado por detrs de um pensamento limitado do prejuzo. Eu no sou completamente livre quando tiro a liberdade de algum, tambm no sou livre quando a minha liberdade tirada de mim... Estar livre no apenas tirar algum da priso mas viver uma vida que respeita e encoraja verdadeira liberdade de outros 15.

15

Nelson Mandela, Uma Longa Caminhada para a Liberdade.

- 22 -

Que tipo de aconselhamento pastoral os cristos podem dar aos infectados com VIH?
Se a Igreja crist advoga responder positiva e mais profundamente aos irmos e irms vivendo com VIH, ento importante que ela saiba ouvir aqueles que sofrem. Cuidado pastoral no feito simplesmente na base de fazer algo pelos outros, esses cuidado deixa para trs o fazer coisas para eles. Cuidado pastoral providenciado sob a importncia e reconhecimento de que somos chamados como cristos a estar e sofrer com os que sofrem e aprender deles. Nunca devemos imaginar que temos todas as respostas. Cuidado pastoral genuno preocupar-se em como ajudar e estar com os outros, muito antes que eles sintam-se como objectos de caridade, ou tentarmos reparlos. Como cristos que cuidam num contexto pastoral podemos preparar-nos para tal: Leia Joo 8:31-32 Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vs permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discpulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar. Falar abertamente sobre VIH. Podemos procurar por momentos para discutir com os outros. Falar quebra o silncio do estigma e descriminao e permite que a f tenha mais luzes. D-nos oportunidades de mostrar como o evangelho de vida traz esperana. Nas nossas famlias, perante nossos parentes, nos nossos momentos de louvor e na Igreja, podemos fazer do VIH uma parte normal da nossa converso, ensinamentos e pregaes. Leia Marcos 5:1-19 E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porm, no lho permitiu, mas disse-lhe: V para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quo grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericrdia de ti. Podemos familiarizarmo-nos com situaes locais. Precisamos estar claros sobre as necessidades das nossas localidades. Podemos descobrir o que os outros esto a fazer por aqueles infectados e afectados com VIH, pelas pessoas em risco, por rfos e sobretudo famlias afectadas. Podemos ajudar e comear a preencher espaos vazios como uma comunidade crist. Leia Joo 6:1-13

- 23 -

Duzentos dinheiros de po no lhes bastaro, para que cada um deles tome um pouco! Est aqui um rapaz que tem cinco pes de cevada e dois peixinhos; mas que isto para tantos? D apoio aos infectados e afectados. Podemos dar apoio e encorajar outros a fazerem o mesmo nas nossas Igrejas. Isso pode, ser feito quer por ajuda mdica ou atravs da prtica de cuidados e projectos caseiros. H aqueles que se encontram doentes nas suas casas e hospitais e providenciar apoio suas famlias onde for necessrio, estes so meios importantes de mostrar mais compaixo. Nos pases em vias de desenvolvimento onde a pobreza um factor contribuinte do VIH, podemos encontrar meios para ajudar com comida, limpeza e funes bsicas de enfermagem. Leia Romanos 12_4-16 O amor no seja fingido... Amai-vos cordialmente uns aos outros, com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Deia uma voz h aqueles que no tm voz. A expanso do VIH no apenas um problema medicinal. H factores sociais e econmicos que contribuem grandemente no aumento da infeco. Apoio cristo importante e contribui na luta contra a epidemia. Podemos promover debates que despertem em ns o grau da nossa pobreza, gnero, prticas culturas, estigmas e descriminao. Podemos ajudar e fazer diferena por meio de publicao de males sociais que continuam a trazer novas infeces. Leia Amos 2:6-8; 8:1-7 Para comprarmos os pobres por dinheiro e os necessitados por um par de sapatos? E depois venderemos as cascas do trigo? Ouvi isto, vs que anelais o abatimento do necessitado e destrus os miserveis da terra. Podemos cuidar de pessoas que do cuidados e tambm aqueles infectados. Quando algum esta doente, maior cuidado e energia dedicado a pessoa doente, e nos esquecemos que a pessoa que cuida do doente esta afectada. Elas lutam com o medo e decepes, dio e necessidade de perdoar, frustrao e a dor de deixar passar. Muitas emoes, necessidades fsicas e espirituais fazem-se aparecer. Todos que cuidam, seja eles profissionais ou membros da famlia e voluntrios precisam de apoio e encorajamento, e permitir que eles descansem e recuperam. Leia Mateus 11:28-30

- 24 -

Vinde a mim, todos os cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de corao. E encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo suave e o meu fardo leve. Esta uma das maneiras mais prticas que grupos cristos podem contribuir na compaixo dos que sofrem com VIH. Naturalmente, as nossas Igrejas locais determinaro que tipo de ajuda estaremos a prestar. No importa onde estamos todavia, podemos tambm embora muito desesperados providenciar cuidados e apoio emocional. Podemos procurar por voluntrios que estejam dispostos a visitar e escutar; para que os que vivem com VIH possam ter oportunidade de partilhar as suas preocupaes e problemas. Por vezes mais fcil fazer algo prtico (ex. Limpeza, ir s compras ou dar medicamentos) do que escutar com amor as dores profundas e frustraes das quais no temos respostas imediatas. Esta a razo pela qual as Igrejas crists precisam de pensar mais sobre como podemos providenciar cuidados espirituais e emocionais por meio de aconselhamento pastoral.

O que o aconselhamento pastoral?


Dentro do contexto de cuidados pastorais h o ministrio especifico de ouvir, ou que tem-se chamado aconselhamento pastoral. A epidemia do VIH um desafio para as comunidades de f de base para serem servos do amor e da tolerncia daqueles afectados com o vrus. Fazemos isso de uma maneira prtica para demonstrar nossa maneira genuna de cuidar, mas isso deve dar oportunidade as pessoas para expressar e explorar os seus pensamentos e sentimentos que so causados pela doena. Aconselhamento pastoral Providencia um lugar seguro para conversar e ouvir; Ajuda as pessoas a explorar assuntos importantes que lhes preocupa; No procura julgar os outros; Olha para os problemas mediante a f; Desperta a crena dos outros, e oferece um desafio; Escuta com amor. Muitos de ns j sentiram uma vez o alvio que resulta da conversa com algum que se predispe a ouvirmos. Aconselhamento pastoral uma forma de dar tempo e oportunidade as pessoas a partilharem as suas emoes e dificuldades espirituais que eles enfrentam tal como as pessoas infectadas e afectadas pelo VIH. Estes encontros no so por acaso (embora possa acontecer). Mas,

- 25 -

comunidades crists aprendem a partir dessas experincias que h uma necessidade proporcionar momentos mais formais para se conversar. Por essa razo muitos sentem a necessidade de aprender algumas habilidades bsicas sobre aconselhamento para que possam verdadeiramente apresentar aos outros e ouvir com maior efectividade. Vejamos com mais preciso o que de facto aconselhamento. Aconselhamento a conversa que tem como propsito e objectivo dar apoio a pessoa, afim de dar cura e crescimento pessoal. Esta cura e crescimento comea a ter lugar quando o ambiente de confiana e aceitao criado e a pessoa assistente para explorar e entender como lidar com a vida e suas dificuldades mais efectivamente. Dizem que as pessoas se envolvem nos programas de aconselhamento quando podem escutar as dificuldades e problemas dos outros. Tal auscultao proporciona oportunidade para clarificar o que realmente preocupa uma pessoa e descobrir outros mecanismos de enfrentar novos desafios. Alm demais, aconselhamento pastoral depende na qualidade do nosso relacionamento, especialmente qualidade de honestidade, confiana e confidncia. Aconselhamento convida-nos a proporcionar um espao para aqueles que precisam falar sobre o que mais toca-lhes, porm isso s possvel atravs de uma amizade sincera estabelecida numa determinada comunidade. Aconselhamento pastoral uma ajuda, sentimento de compaixo que d oportunidade nos problemas de f e tambm espirituais. Tem como propsito apoiar os outros fazendo parte do seu mundo por um curto espao de tempo e por escut-los estar presente. Assim vemos que eles comeam a expressar o que sentem. Na medida que crescemos no nosso entendimento, atravs de ouvi-los atentamente, podemos ajud-los a ver e encontrar uma nova luz das suas dificuldades atravs de perguntas e comentrios sensveis. Quando meu marido comeou a ficar doente, estava preocupada em deixar meus filhos estarem com ele. Eu no sabia o que dizer a eles. Pedi que tivesse um aconselhamento pastoral na minha Igreja. Partilhamos muito e com a sua ajuda eu pude ver que eles j sabiam muito. Quando achei necessrio falar-lhes acerca da doena de seu pai, eles surpreenderam-me pelo que eles j sabiam e viam. Agora podemos conversar juntos, mesmo com meu marido. Ele gosta de brincar com o meu filho mais novo no seu quarto onde ele est, e o meu filho gosta de estar com ele. Talvez eu era muito medrosa do que os meus filhos16.

16

Programa de treinamento do SIDA, Africa do Sul

- 26 -

Nossa motivao no aconselhamento pastoral, por estar com os outros, participar da sua dor e estar presente na medida que eles expressam seus problemas do ponto de vista da f crist. Caminhamos assim, numa mais fcil entre questes bsicas de medo, ansiedade e problemas espirituais de onde Deus deve ser encontrado, como orar e onde focalizar em termos de esperana. No aconselhamento pastoral, portanto, no estaremos a fazer algo para os outros ou mesmo por eles. Pelo contrrio, ajudamos somente a caminhar com os outros ao longo da sua jornada, como Jesus fez com os seus discpulos a caminho de Emas (Lucas 24:13-35). No captulo quatro falaremos com mais detalhe sobre a histria da jornada de Jesus Emas afim de vermos o que um modelo de ouvir com amor. Aconselhamento pastoral um relacionamento de amor e compaixo; No uma questo sobre algum superior ajudando algum que est fraco; pelo contrrio, uma forma de criar uma parceria de confiana e igualdade para que juntos comecemos a dar sentido das dificuldades e encontrar cura; um mistrio no pondo de parte padres e pastores, madres e membros religiosos, mas que todos os cristos devem tomar a peito e considerar; No aconselhamento pastoral encontramo-nos capacitados para ajudar os outros e estar presente nas situaes que lhes aflige.

Como que o aconselhamento pastoral pode ajudar?


Estar livre e seguramente livre de dizer algum o que nos causa ansiedade e preocupao claramente um benefcio para o aconselhamento Pastoral. A pessoa infectada com VIH e os familiares daquele que est infectado no tm sempre certeza com quem conversar. Estigma e descriminao so ainda factores que previnem as pessoas a abrirem-se. Muitas vezes, um conselheiro seja ele enfermeiro, voluntrio ou membro da famlia, tem muitas outras obrigaes e tem poucas oportunidades de ver alm dos problemas fsicos imediatos. Muitas vezes O VIH causa medo, culpa, vergonha e preocupao acerca do futuro, assim como de mudar o passado. Tais feridas so dolorosas, no menos dolorosas que o desconforto do herpes do corpo, diarreia ou muitos dos outros desconfortos que podem surgir quando somos infectados pelo VIH. Essas feridas internas no so visveis e no podem ser curadas. Elas precisam a pacincia de algum que nos deixa falar sobre o que sentimos profundamente. neste sentido em que o aconselhamento pastoral pode ajudar: pode dar as pessoas alguma coisa que gratuita e de vida. Pode providenciar as pessoas com tempo que necessitam.

- 27 -

Jesus disse O que contamina o homem no o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso e o que contamina o homem (Mateus 15:10-11). Pois, do que h em abundncia no corao, disso fala a boca (Mateus 12:34). Ao mesmo tempo, a cura acontece a partir do interior. Aconselhamento pastoral uma fonte de cura. D sentido a uma paz interior. Aconselhamento pastoral, portanto no : Dizer aos outros o que fazer; Dar conselhos aos outros; Dar as nossas prprias opinies; Decidir pelos outros. Tudo isso previne uma pessoa de explorar seus prprios pensamentos e sentimentos e encontrar solues dos seus prprios problemas. Estranho pelo que parea, mesmo a simpatia no uma resposta apropriada. As pessoas no precisam que sejamos sentimentalistas por elas. Eles somente querem que ns faamos parte com eles e ouvir na medida que eles revelam o que mais profundo dentro deles. As pessoas infectada por VIH requerem respeito e aceitao, confiana e compaixo genuna. Elas sero capazes de dizer suas prprias histrias pobres ou ricas. Qualquer coisa que impede esta histria de ser contada ou fazer-se de porta-voz do historiador, qualquer coisa que no pertence a eles, bloqueia o processo de aconselhamento. Aconselhamento pastoral permite a histria rolar como ela . No aconselhamento pastoral tentamos permitir que os outros experimentem cura e crescimento. Neste processo ajudamos-lhes a explorar suas dificuldades. A partir das Sagradas Escrituras tentamos implementar a espiritualidade, usando a psicologia e o senso comum, bem como a sensibilidade. E esperamos que este discernimento ajude a pessoa a ter melhor entendimento, integridade e liberdade.

Quem d Aconselhamento Pastoral?


Aconselhamento pastoral no uma tarefa assumida por pastores, ministros ou padres. Todos os cristos podem fazer parte deste servio importante em lugares formais ou informais. Naturalmente, os conselheiros mais efectivos nesse processo de cura e crescimento das pessoas positivas so aqueles (as) pessoas que vivem positivamente com o VIH, porque eles souberam enfrentar questes por causa de suas prprias experincias. No temos que necessariamente ser profissionalmente treinados, porm ser uma vantagem do lado do conselheiro caso tenha habilidades para tal. Se ns

- 28 -

soubermos como escutar activamente com amor, ento seremos capazes de sentirmos a cura que resulta de ser um ouvinte efectivo, com ateno genuna. Nossa escuta poder capacit-los a dizerem suas histrias e encontrar dessa maneira sua prpria cura. Portanto, aconselhamento pastoral : Algum que est disposto a dar o seu tempo e oportunidades aos outros para expressarem o que sentem; Algum que ouve os problemas da pessoa sem que julgue ou tente dar conselho; Algum que pela sua sensibilidade usa as habilidades bsicas de aconselhamento e de perspectivas da f, gentilmente conduz os outros a um melhor entendimento dos problemas que eles vivem. Algum que pretende influenciar os outros a encontrar uma nova forma de viver. Consequentemente, o Pastor conselheiro querer ser algum que serve no ministrio de cura de Jesus. Eles descobriro que ouvir no sempre fcil ou simples. Dar sua ateno aos outros pode determinar e requer muita energia. Os conselheiros precisam de qualidades especficas que lhes capacitem a levar o seu ministrio de ser ouvinte cada vez mais efectivamente.

Quais so as qualidades necessrias?


O conselheiro pastoral algum que ouve quando algum tenta exprimir sua prpria histria. Alm disso, aceitao e o calor que se d so qualidades muito essenciais. Existem tambm outras qualidades importantes que nos ajudam a ouvir aquilo que se diz na sua realidade, que naquilo que pensamos que est sendo dito. Existem trs qualidades bsicas que nos ajudam a ouvir efectivamente: empatia, aceitao e genuinidade. Vamos analisar cada um destes casos mais detalhadamente. Empatia Daniel: eu no sei como posso comear a dizer o que senti quando me disseram que era seropositivo do VIH... Simplesmente queria morrer imediatamente... Todo o meu mundo tinha vindo ao fim. O qu que as pessoas teriam pensado de mim? O qu que os meus pais e as pessoas na Igreja diriam? Simplesmente queria desaparecer foi um pesadelo! Conselheiro pastoral: Daniel, do que voc acabou de dizer sinto a dor que voc passou quando deram-te o resultado. Foi como se o teu mundo todo tivesse chegado ao fim, o pior foi o medo do que as pessoas pensariam de ti,

- 29 -

especialmente os teus pais e as pessoas na Igreja. Como que est a dor agora? Ouvir significa que ns tentamos entender a vida atravs do ponto de vista de outra pessoa. Isto no significa que estamos sempre de acordo com eles. Porm significa que tentamos reconhecer que esta a maneira como eles sentem-se e pensam. Chamamos a isso empatia. Empatia no a mesma coisa que simpatia. Normalmente as pessoas no gostam de algum que sinta por eles, mas de algum que possa ouvi-los e entender-lhes. Empatia ajuda-nos a ouvir de tal maneira que vivemos a experincia de outrem o que ele ou ela sente. Aceitao Se realmente a nossa inteno ouvir algum ento temos que saber como esvaziarmo-nos do julgamento. Precisamos a qualidade de aceitao. Ns todos procuramos nos olhos dos outros para ver se somos aceites. Isto particularmente para os infectados pelo VIH. Estigma e descriminao tem causado neles, medo de falar abertamente, muitas vezes so rejeitados e condenados. Quando ouvimos a histria do outro e suas ansiedades precisamos mostrar-lhes que ns no estamos a julgar-lhes: mesmo se ns no aprovamos, podemos aceitar. Daniel: Penso que com o tempo a dor menor. Sou seropositivo e no posso fazer nada sobre isso. O maior medo era que as pessoas iriam perguntar-me como apanhei o vrus. Toda gente pensa que ns tivemos uma vida de imoralidade, especialmente as pessoas da Igreja. Conselheiro pastoral: Oio o medo Daniel, mas estou preocupado em saber se voc a nica pessoa que precisa de saber como se apanha o vrus. O que importante agora saber como voc vai lidar com esta situao. Genuinidade Ouvir com amor, no um jogo ou apenas um caso de habilidade, precisamos ser genunos. Temos que ser ns mesmos e sermos honestos em como encarar a situao, caso contrrio, as pessoas daro conta que ns estamos apenas a dramatiz-las. Daniel: fcil voc dizer, mas sou um dos que andam por ai preocupados com o que as pessoas possam pensar, se eles realmente soubessem que estava doente porque tive sexo com outro homem! O que pensas de um cristo, um pastor da Igreja que homossexual? Conselheiro pastoral: Daniel posso ouvir, que o que penso de ti importante para ti. Voc quer que eu seja honesto. Penso que voc esta amedrontado. No ests apenas a tentar lidar com a realidade de que tens VIH mas ests com

- 30 -

medo do que as pessoas vo pensar se souberem que s homossexual. Agora precisas de amor e apoio. Isto que eu quero dar. Jesus o modelo de empatia, aceitao e genuinidade. Alm dessas qualidades principais ele manifesta outros dois que so cruciais: respeito e desafio. Porqu que Jesus ama tanto? Porque ele sempre teve em conta a dignidade de cada indivduo que ele encontrava. Ele honrou a imagem de Deus nas pessoas. Como pastores conselheiros que somos chamados a ajudar e fazer diferena na vida dos que vivem com VIH, temos que ser sensveis quanto ao estigma e descriminao que cada um sente e sofre. O nosso respeito vital, embora no fcil. As vezes seremos convidados a ouvir algum cuja histria no gostamos ou julgamos imediatamente. Temos de aprender como mostrar respeito profundo mediante a vontade de Deus. Isto no significa que no temos que desafiar os outros. Jesus certamente desafiou. Porm, desafio no significa difamar os outros. Desafio realmente significa ajudar os outros a ver a inconsistncia na sua maneira de pensar, a informao errada e alguns valores e crenas que possam de uma maneira ou de outra prejudic-los. Nosso desafio, como o de Jesus, origina do cuidado e amor, se desejamos o melhor para a outra pessoa. Desafio lembrar as pessoas a terem responsabilidade pelo seu prprio crescimento e bem-estar.

Respeito no inclui apenas ver a pessoa do jeito que ela est agora mas ver tambm o que ela no processo de tornar a ser. No respeitoso difamar os problemas das pessoas, mesmo quando elas vm-se da mesma maneira17.
Estas qualidades, so tornadas visveis nas pessoas que ouvimos por meio de perguntas e respostas. Ao lidarmo-nos com um paciente, a forma como as olhamos, a forma como nos posicionamos ao longo da conversa os gestos que apresentamos a medida que eles esto falando se olhamos para eles ou barramos as nossas cabeas nos momentos apropriados, se escusamo-nos de interrompe-los e perguntar por clarificaes ou sumariar o que ouvimos. Tudo isto ter um impacto no nosso relacionamento com o paciente. Dessa forma mostramos-lhes que ouvimos e respeitamos suas opinies e sentimentos exprimidos. Todos aqueles que esto engajados no aconselhamento pastoral devem lembrarse que a pessoa que eles pretendem ouvir tm directos bsicos: O direito de falar e ser ouvido; O direito de opinio;
17

Ann Long, Ouvindo

- 31 -

O direito de defender seus pontos de vista; O direito de suas crenas religiosas; O direito de no falar. Quando ouvimos a histria de uma outra pessoa, estamos a procura de um documento vivo. Todo o livro, todo o documento, tem uma historia, e precisa ser lido com cuidado e compreenso para que se chegue a uma interpretao apropriada. O respeito que mostramos histria de algum requer que ns no julguemos ou demos uma interpretao que no seja deles. Devemos ouvi-los e no sermos preconceituosos.

Os conselheiros pastorais tm opinies prprias?


muito difcil ser livre de nossas prprias opinies. Todos ns vemos a vida e ouvimos os outros por meio de nossas prprias opinies e experincias. Estamos sempre preocupados a interpretar o que ouvimos. por isso que uma das formas mais importantes na qual podemos aprender a ouvir aos outros saber ouvir a ns prprios primeiro. Auto conscincia essencial para algum envolvido no ministrio de ser um ouvinte. Como veremos, nossa habilidade de ouvir por si s infectada por aquilo que est no nosso interior e nas nossas prprias mentes, bem como a interpretao que damos as nossas palavras e gestos que observamos. Isto especialmente verdade no nosso contacto com as pessoas vivendo com VIH. Reflicta por um instante nas questes seguintes: Que receios, preconceitos e perguntas no respondidas que preocupam o teu interior? De que maneira ests melhor informado sobre as formas de contrair o vrus do VIH? Entendes como que o vrus se desenvolve? De que formas implementas a tua f com relao a epidemia do VIH? Quando deparas-te com pessoas vulnerveis tal como crianas, prostitutas, homossexuais ou pessoas que foram violadas ou abusadas sexualmente, como te sentiste tendo em conta a sua dor e suas experincias?

Como posso dar melhor aconselhamento pastoral tendo em conta o meu ser?
Antes que comecemos a entender as outras pessoas, precisamos entendermonos ns mesmos. A vontade de ajudar naturalmente um aspecto muito

- 32 -

importante do aconselhamento pastoral, mas est vontade apenas no ser suficiente para dar uma ajuda mais frutfera e uma cura amigvel. Na medida que tentarmos relacionarmos com os outros fazemos isso com as nossas prprias foras e fraquezas. Ns no ajudamos os outros porque pensamos ser perfeitos e sem problemas ou dificuldades. Nem to pouco procuramos ajudar os outros porque pensamos que temos todas as respostas. Perguntas importantes: O qu que pode ser doloroso ou desagradvel para mim ao ouvir as pessoas que so seropositivas do VIH? Qual ser o meu maior desconforto? Quais so os meus pensamentos com relao a morte ou suicdio? Posso ouvir sem interromper os outros? O qu que eu faria se estivesse a ouvir a algum com quem eu discuti ou no goste? Como posso lidar com as emoes mais fortes dos outros? Ser que tenho conhecimento suficiente sobre o VIH? Ser que tenho pessoas que vo apoiar-me neste trabalho? As pessoas que querem cooperar no ministrio de cura de Jesus, o aconselhamento pastoral reconhece que elas so curadores magoados. Para tal esta seco encoraja-lhes a serem cuidadosos e sensveis para que eles no estejam magoando ao tentarem curar infectando os outros com mais confuso, angustias ou dvidas. Nunca suficiente que digamos tudo bem simplesmente. Precisamos fazer o melhor que podemos atravs de auto consciencializao fazendo uso de nos prprio no processo de cura. Qualquer um que queira fazer parte do ministrio de ouvir tem que reflectir em primeiro lugar at que ponto ele se conhece a si mesmo. O que que est dentro do seu intimo com relao prestao de ajuda ou criao de obstculos no ministrio de ouvir com amor? O conselheiro pastoral deseja, acima de tudo, criar um relacionamento de confiana para que a pessoa a ser ouvida sinta-se livre para falar. Como um conselheiro pastoral tentamos antes de tudo solidarizarmo-nos com a pessoa que se predispe a partilhar sua estria. Isto fcil porque todos ns compreendemos o que vemos e ouvimos atravs de nossos prprios valores, atitudes e crenas. por isso que a empatia, aceitao e genuinidade so habilidades que devemos praticar. Aconselhar no portanto considerar-se como um superior sentado e depois dar respostas; antes fazer parte da conversa, um dilogo, na qual o pastor conselheiro procura entender o que se esta a falar para adquirir melhor entendimento e focalizar a pessoa.

- 33 -

Desta forma ouvir no fcil como pensamos. uma arte disciplinar e requer estarmos alerta dos nossos preconceitos pessoais, para que o ser humano que ns ouvimos possa desenrolar vagarosamente seus mistrios e encontrar sua verdade. Como conselheiro pastoral deparamo-nos com uma pessoa vivendo com VIH numa altura muito vulnervel de suas vidas. A questo a ter em conta os sentimentos e pensamentos que podem muito bem segui-los que podem ser muito prematuros e clamam por muita sensibilidade. Estamos a debatermo-nos com assuntos que dizem respeito a vida e a morte. Podemos tambm precisar de enfrentar e explorar alguns casos de suicdios, dio, desespero e ansiedade de vingana. Outrossim, precisamos de saber que as nossas primeiras funes so para assistir a pessoa a alcanar muita sade e balano emocional.

Como posso ajudar-me a mim mesmo como conselheiro pastoral?


Temos de ser muito prticos e realistas. Estar engajado no trabalho de cuidados e aconselhamento pastoral extremamente extenuante. No fcil ouvir as pessoas sobretudo quando esto angustiadas, nem mesmo ver as pessoas que sofrem cada dia e muito mais para algum de quem no podemos dar uma soluo imediata. Porque o trabalho requer dedicao, e necessrio ter certeza que tambm temos algum com quem podemos conversar sem trair a confiana daqueles cuja estria tivera sido confidente. Por exemplo, podemos juntarmonos como um grupo de conselheiros pastoral e partilharmos os problemas comuns e reflectirmos nos assuntos importantes. Tambm podemos encontrar indivduos de confiana com quem podemos esclarecer as nossas ideias e tentar sustentar nossas foras e diminuir nossas fraquezas. Antes de comear a agir como um conselheiro pastoral bom ter em vista estas poucas questes. Existe algum que eu respeito e confio, com quem posso partilhar a minha experincia de aconselhamento pastoral de tempos a tempos? Se conversamos com uma outra pessoa ou grupo, como poderei respeitar a confidncia daqueles que tm caminhado comigo? Quantas vezes penso que posso precisar desabafar uma vez por ms, ou somente quando sinto-me estagnado, afligido, nervoso ou confundido? Quais so as qualidades que queremos encontrar na pessoa que nos escuta? Tenho essas qualidades? importante pensar sobre as questes, e outras que j tivemos em conta, antes, que voluntarizemo-nos para o trabalho de aconselhamento pastoral. Depois de reflectirmos podemos perceber que estamos em melhores condies de dar

- 34 -

cuidados pastorais em vez de aconselhamento. Precisamos explorar o que +e requerido de ns no cargo de pastor conselheiro antes de mergulharmos em alguma coisa que nos trar stress. Quanto mais entendermos a ns mesmos, melhor estaremos para ouvir os outros e seremos mais capazes de manejar as dificuldades inevitveis que possam advir. No ministrio de Jesus vimos a importncia de cuidado prprio. Ele sempre teve tempo para estar sozinho, assim como teve tempo para estar com os outros nas suas dificuldades. Jesus tenta em todo os tempos ouvir Deus (Jo. 8:28). H um ritmo de dar e receber: ele ouve as pessoas. Somente atravs de suas palavras, mais tambm do seu mais profundo corao (Jo. 2:5; Lucas 7:39,40). Leia Marcos 1:29-45 A febre a deixou, e servia-os... e curou que achava enfermos de diversas enfermidades...Levantou-se de manh, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava. Jesus no ouvia apenas os outros, mas ele ouvia a si mesmo!

Como ouvir a mim mesmo para poder ajudar os outros?


No mundo onde milhes de pessoas precisam de muita ajuda por causa da epidemia do VIH, parece estranho ser dito que importante ouvir a si mesmo. realmente necessrio uma preparao par ouvir aos outros? A resposta simples sim.

Na medida que praticamos uma auto-reflexo para que nos tornemos capazes de reconhecemos mais e mais a mo de Deus sobre ns em toda a nossa vida. O salmista relembrou com a sensao de admirao que as sua aces, pensamentos modo, entrada e sada, passado e presente foram todos conhecidos por Deus, cuja a mo tem estado sobre ele desde o princpio da sua vida no ventre da sua me (Salmo 139)18.
Somos convidados a examinar os vossos coraes e estar em silncio (Salmo 4:4). Temos de examinar os nossos caminhos e test-los (Lamentaes 3:40). Para que seja fcil entender porqu que Jesus isolava-se de tempos a tempos para lugares afim para reflectir no seu ministrio e misso. Este tempo de auto reflexo e orao capacitou-lhe para saber ouvir as reais necessidades dos outros a quem desejava ajudar.

18

Ann Long, Ouvindo

- 35 -

No final o nosso crescimento no apenas para ns, mas para os outros e para Deus. Se queremos realmente ouvir os outros e suas histrias temos que fazer o mesmo por mim mesmo19.
Atravs do nosso crescimento no entendimento de ns mesmos em nveis diferentes na maneira de pensar e sentir, crescemos e entendemos os outros. Se pararmos e pensarmos por um instante saberemos que falamos para ns mesmos todo o dia. Levamos dentro de ns muitas vozes algumas delas as compartilhamos com os outros, enquanto outras so guardadas dentro de ns em segredo. Estas vozes expressam o que gostamos e o que no gostamos, nossas esperanas e temores. Quando aprendemos a ouvir as nossas prprias histrias tornamo-nos mais sensveis as histrias dos outros, bem como presena de Deus nas nossas vidas. Em resumo podemos ajudar a ns mesmos para ajudar aos outros atravs de: Ser informado sobre o VIH e os problemas em volta dos afectados; No julgar, aprender a ouvir o que est sendo dito e no fazer julgamento em relao ao que foi ouvido ou no. Se concordas com o que ouvimos ou no isso no nossa tarefa; Ser sensvel e compassivo. Este no apenas o lado oposto que sentirmos por algum. No fazemos perguntas simplesmente por curiosidade ou por que sentimos um silncio. Fazemos perguntas para que criemos um relacionamento de confiana para encaminhar algum a um melhor entendimento. Porque respeitamos e estamos dispostos a viver com eles as suas dificuldades; Criar um ambiente amoroso. Se aceitamos os outros eles sentir-se-o capazes de serem mais abertos. O ambiente que criamos ser por si s um espao de cura; Darmos tempo de nos prepararmos antes do encontro com algum. Isto inclui orao e reflexo para dar espao dentro de si mesmo, assim sendo sers livres em ouvir o que os outros gostariam de explorar. Eu marquei um encontro com o Jim por volta das 10 horas, mas ele atrasou-se. De repente, a porta pareceu aberta. Desculpa, estou atrasado, talvez ests zangado e muito ocupado para atender-me agora! Ele disse tudo isso antes que eu tivesse uma chance de dizer al ou mesmo levantar-me e dar a minha mo. Posso vir numa outra altura? Sua voz parecia tremida e os seus olhos olhavam para o cho. No, porqu isso? Tenho tempo agora. Entre e senta-te. Ao falar estas palavras aproximei-me dele e peguei-lhe na mo. Como est a famlia? perguntei. Aqueles teus filhos esto a crescer rpido e cheios de vida? Ele sorriu e relaxou um pouco. Sim, eles esto bons e mesmo os negcios esto a progredir... no tenho nada a reclamar. Embora ele disse isso, a sua voz era
19

Henry Nouve, Indo alem

- 36 -

baixa e o seu rosto no mostrava alegria correspondente a que ele tinha dito. Parecia ansioso, como se tivesse algo que preocupava a sua mente. Houve silncio por um instante. Jim parecia estar a procura por onde comear. Depois de algum tempo eu disse: Jim, voc disse que no tens nada a reclamar e que tudo est bem, mas pareces como se houvesse um peso em tua volta. O que se passa? Houve um grande suspiro e depois levou-me para um turismo de suas semanas. Ele explicou-me que ele no tinha estado a sentir-se muito bem nos ltimos dias e no podia acabar com a tosse que j, perturbava-lhe h alguns meses. Ele estava apertado com o servio, e quase que tinha poucas energias. por isso que ele no tem ido a Igreja nestas ltimas semanas. Ele tinha que concluir o trabalho em casa enquanto sua famlia estivesse fora de casa. Trs semanas atrs um dos senhorios que trabalhava e viajavam com ele em termos de negcio tinha morrido. Ele esteve doente por algum tempo e tinha perdido muito peso e parecia esqueleto. Isso tinha realmente lhe afectado bastante. Ns ramos bons amigos, viajamos por todo o mundo juntos afim de negcios e divertimo-nos muito nas nossas viagens. Porque ele sentia-se to mal, no podia dormir a noite mesmo que ele estava casado, ele foi ter a um doutor. A morte do Richard realmente amedronta-me. Fez-me pensar, que, possivelmente eu tivesse apanhado a mesma coisa. Conforme acabei de dizer, ns no nos portvamos muito bem nas nossas viagens. Jim meteu-se em silncio outra vez, mas olhou para mim. Se fosses o conselheiro pastoral como reagirias agora? Quais so as questes que poderias perguntar ao Jim, especialmente o que lhe perturbava? O que pensas agora depois de ter ouvido o Jim? Cura significa antes de tudo, a criao de um espao vazio onde aqueles que sofrem podem dizer as suas estrias a algum que pode ouvi-los com uma ateno real20.

20

Ibid

- 37 -

Captulo IV
Um caminho do ouvir Cristo
Este captulo responde a seguinte questo: Jesus d-nos um exemplo de como ouvir? Ouvir, como um outro importante ministrio, cansativo. Suscita concentrao, responsabilidade, f, pr de lado suas preocupaes pessoais. Quando ouvimos

seriamente algum podemos nos sentir fatigados, esgotados, as vezes ansiosos. Como podemos entregarmo-nos generosamente e ao mesmo tempo sermos continuamente uma fonte de consulta de expediente21?

VIH um desafio importante e convida todas as comunidades crists a aprender como ouvir mais efectivamente a aqueles que esto infectados e afectados. Ouvir as pessoas que vivem com o vrus, ajuda-los a entender de antemo quais so as suas reais necessidades, em vez de assumirmos o que ns prprios sabemos ser melhor para eles. As vezes, pensamos que ouvir propriamente significa adquirir algumas qualidades e que estas por si mesmas ajudaro as pessoas a partilhar livremente as dificuldades que elas atravessam. Maria, do Centro da Cidade de Dublin, contraiu VIH atravs do uso de medicamentos intravenosos. Eu usei pensando que no fazia sentido deixar de

usar medicamentos porque eu ia morrendo, era o comentrio quando tinha vinte e trs anos, uso de droga e lcool. Mas agora que ela j no consumia a vinte meses, Maria, que parece mais jovem que os seus quarenta e um anos, est ansiosa em expandir a mensagem que, ela acreditava que o uso de drogas podiam levar-lhe morte antes que o VIH, o qual ela soube ser positivo em 1985. Maria viveu parte da sua vida dentro e fora da priso, ela dependia da roubalheira para sustentar os seus vcios. O seu filho (tem agora dezoito anos) vive com a me de Maria e sua filha de doze anos de idade vive com pais
21

Ibid

- 38 -

adoptivos. Maria disse a sua filha: No posso dar-lhe a qualidade de vida que ela merece. Mas eu quero que ela saiba que eu amo-a incondicionalmente. Ela j deve saber isso ela muito fiel a mim. Apesar dessa dor toda, Maria descrevese como uma pessoa feliz que gosta de fazer as pessoas rir. Ela tremendamente apoiada pela f crist e pelo staff de cuidados educacionais e treinamento do SIDA na Irlanda. Creio que tenho um futuro, ao passo que no passado no tinha. Gostaria de ser uma jornalista e escrever como Dublin mudou. E quero que as mulheres saibam que elas podem viver com VIH22.
Como cristos que anseiam dar tempo para ouvir, o nosso ponto de partida no tanto nas habilidades e tcnicas (falaremos disso no prximo captulo), mas sim um ministrio que pode ser encorajado e praticado nas nossas vrias comunidades de f, para que possamos, como corpo de Cristo, ser completamente abertos as necessidades que nos rodeiam. Estar informados das necessidades dos outros requer ouvidos sensveis e coraes abertos. Estamos, depois disso tudo tentar ouvir os outros com amor genuno e compaixo e tambm o nosso ministrio de ouvir, como o de Jesus que o chefe de servio. Jesus num dos seus exemplos mostra-nos que a sua motivao primordial estar lado a lado com os outros nas suas dificuldades (Lucas 7:11-17; 13:10-17; 17:11-19). Ele veio servir e no ser servido (Marcos 10:45). Tambm, se queremos servir como um conselheiro pastoral, precisamos ver isso no apenas como uma actividade que requer simplesmente qualidades, mas uma forma de apoiar as pessoas para que sejamos um sacramento de amor e compaixo. Ouvir pode parecer uma forma de ajudar muito prtica e ridcula, mas uma forma de lavar os ps dos outros (Joo 13), seguindo o exemplo de Jesus: Amai-vos uns aos outros. Da mesma forma que eu tenho vos amado... Por estarmos disponveis neste ministrio de ouvir ns mostramos um sentimento de compaixo muito profundo e cheio de respeito. Ouvimos por amor. Este amor que nos convida a estar, dispostos a caminhar passo a passo com os outros nas suas necessidades. No seu livro Ouvindo, Ann Long diz que h trs imagens importantes e que a experincia ensinou-lhe a considerar estas imagens como elementos principais no seu ministrio ouvir com amor: dom, hospitalidade e cura. Ser ouvido, no importa por quanto tempo, de facto um dom, sabemos do talento porque sentimos ser ouvidos. Isso d-nos valor. Jesus tinha habilidade de permitir que todos fossem ouvidos. Ele reconheceu a sua dignidade. Da mesma forma aceitar sentar com algum enquanto que este conta a sua estria a maneira visvel de algum mostrar a hospitalidade. Como Abrao em Gneses 18:1-9 os outros so bem-vindos e fizemos com que eles se sintam
22

Christian Aid, Vidas das mulheres: Estorias para o Dia Mudia da SIDA 2004

- 39 -

seguros e a vontade como estivessem em suas casas. Criamos um espao sagrado. Recebemos os outro tal como eles so e no como pensamos que eles deveriam ser. Jesus ofereceu aos outros um espao onde eles podiam dizer o que lhes preocupava. Ele no lhes oferecera solues antes do problema ser ouvido (Marcos 10:46-52). Ouvir a forma mais alta de hospitalidade, pelo que no muda as pessoas, mas d-lhes espao quando a mudana tem lugar... Hospitalidade no um convite ideal para adoptar o modo de vida do hspede, mas a dor de uma mudana para o visitante encontrar sua prpria estadia. Quando sentimos o que vivem com VIH para eles falarem livremente sobre as suas dificuldades que eles encontram no seu dia-a-dia. Se somos realmente generosos para dar hospitalidade aos outros atravs de ouvi-los, embora parea ser imperiosos, veremos que isso nos ajudar bastante. Se ouvir realmente um dom e uma forma de mostrar hospitalidade, ento sem dvida uma forma de cura. Cada um de ns leva dentro de si mesmo grandes pores que as vezes so escondidas que na maioria dos casos no queremos que sejam descobertas. Quando algum gentilmente permite-nos expor as suas mgoas, de uma maneira geral sentir-se-a aliviado. Ter aceitao e entendimento genuno na face de outra pessoa o comeo de um processo de cura. Como Jesus fez na Galileia e nos distritos em redor ele estava apenas presente a aqueles que muito lhe precisavam. Era por causa da sua presena e servio que eram considerados como um dom e forma de hospitalidade que trouxe cura profunda. Embora ouvir no algo fcil, mas , como algum possa pensar, no vem naturalmente. Cada dia ouvimos muitas vozes e temos uma habilidade para distinguir sons e palavras, mas ouvir seriamente vai mais alm. como algum disse: Eu sei que voc pensa que ouviste o que eu disse, mas o que voc pensa que ouviste no realmente o que eu disse. Muita coisa pode no ser entendida entre o transmissor e o receptor! Antes de falarmos detalhamente sobre ouvir como uma habilidade chave em aconselhamento pastoral, voltemos as nossas atenes para Jesus para ver se ele pode dar-nos qualquer sugesto sobre a forma de como ouvir aos outros.

Que exemplos Jesus d sobre como ouvir


Se Jesus o nosso modelo em termos de compaixo e cuidado, ento ele certamente um guia seguro quando queremos ouvir com amor, para descobrir uma forma crist de ouvir. Vamos analisar a estria da sua jornada com os seus discpulos caminho de Emas (Lucas 24:13-45). A estria no apenas um

- 40 -

exemplo maravilhoso de nossa jornada de f mas, uma jornada de temor e alegria, angstia e esperana mas tambm d-nos um exemplo maravilhoso de como Jesus soube acompanhar os outros.

Enquanto eles falavam (Lucas 24:13-16),


A estria por si s no nos da explicao, quanto tempo os dois discpulos j estavam falando antes de Jesus encontra-los. Conversam e andam ao mesmo tempo a conversa to interessante que no prestam ateno a pessoa estranha que anda com eles. O mais importante para ns lembrar que a sua jornada comeou antes que o Senhor os encontrou. Como cristos que desejam compartilhar no ministrio de Jesus de ouvir com amor, devemos sempre ser sensveis pelo facto de que encontramos os outros nas suas jornadas particulares. Geralmente as pessoas viajam longos percursos antes que viemos ou os encontremos. Inicialmente, podemos no saber quanto tempo eles esto a andar. Podemos no ter entendimento de alegria e aflio que eles vivem. Desta feita muito importante saber como comeamos a juntarmo-nos a eles. Precisamos estar passo-a-passo com respeito e humildade. Ao comearmos a caminhar com os outros precisamos ser sensveis tendo em conta ao que aconteceu antes. Ns adaptamos o nosso ritmo ao seu espao e sintonia. Jesus no comeou a falar logo de imediato. Ele tentou ver onde os discpulos estavam em termos de sua jornada de f. Sua tarefa no era desencaminh-los, mas afirmar e reconhecer ate onde eles entendiam para depois ajud-los a prosseguir.

descobrirs por si mesmo a capacidade de usar tal relao para o crescimento e mudana pessoal e ento registar-se- desenvolvimento23.
H sempre uma tentao para as pessoas serem enquadradas em certas formas. No podemos assumir que sabem exactamente o qu que a pessoa que vive com VIH estar a precisar ou sentir. No sabemos que tipo de experincia eles tm passado desde o momento que eles souberam do seu estado ou de um familiar ou amigo. Jesus teve certeza que ele estava prximo dos seus discpulos antes que ele comeasse a fazer perguntas. Se ns comearmos por respeitar os outros, isso nos ajudar a sermos mais observadores e aprender deles para que entendamos melhor. A nossa primeira tarefa como Pastor conselheiro desenvolver um relacionamento. Podemos nos sentir tentados em primeiro lugar a perguntarmonos a ns mesmos: Como posso ajudar esta pessoa? Na medida que crescemos
23

Se podes providenciar um certo tipo de relacionamento a outra pessoa

Carl Rogers, Naes Unidas: Tornando-se uma pessoa

- 41 -

em ouvirmos com amor, aprendemos a fazer muito mais perguntas: Como posso proporcionar um relacionamento para que esta pessoa possa usar para o seu crescimento pessoal? Cada conversa um novo comeo e uma oportunidade de refrescarmos o nosso conhecimento e entendimento. Ouvir com amor ouvir pela presena de Deus na vida de uma pessoa e suas experincias. Em fazendo assim estaremos a pisar numa terra santa.

O que esto discutindo? (Lucas 24:17-24)


Primeiro, a estria do evangelho no diz porqu que os discpulos pararam de falar, mas Jesus esperou pacientemente at que houve uma pausa na conversa. Depois ele fez uma pergunta muito simples. Ele teve de perguntar-lhes duas vezes: Do que vocs esto a falar? Esta pergunta d uma oportunidade aos discpulos expressarem o que realmente lhes perturbava. Com certeza de que a pergunta de Jesus pode ser vista como tendo dois resultados importantes. Primeiro, permite que os discpulos exprimam aquilo que eles vivem no momento. Em outras palavras os discpulos so convidados a explorarem a sua prpria experincia. Essa explorao proporciona-lhes uma oportunidade de fazer ouvir aquilo que estava a acontecer. Permite-lhes interpretar e entender que afinal eles tinham sido dados um momento muito significativo nas suas vidas. Segundo, a forma como Jesus faz a pergunta chama a ateno aos discpulos. Ele no caiu no risco de se tentar a si mesmo quando os discpulos realaram que ele devia ser a nica pessoa estrangeira em Jerusalm que no sabia o que estava a acontecer. Ele simplesmente pergunta: Que coisas? Ele quis ouvir deles a maneira como eles encaram as coisas, do que dizer-lhes de imediato o que aconteceu. H um ditado: Ns tivemos a experincia mas no captamos o significado. Falar com outra pessoa pode ser a ocasio para ns reconhecermos que significado damos aos eventos que vivemos. Uma pessoa vivendo com VIH pode no ter a chance de falar das suas emoes espirituais e traumas psicolgicos. Jesus sublinha uma outra qualidade de ouvir: ele deu aos discpulos a dor que poderia ajud-los. Ele deu-lhes a sua presena. Quando algum luta para dizer a sua histria a nossa primeira tarefa estarmos presentes, dar-lhes a nossa mxima ateno. por isso que ao longo da nossa conversa, tentamos manter a nossa ateno na pessoa e focalizar as questes de tal maneira que isso ajude-lhes a dizer a sua estria tal como ela . Pode haver um entendimento no genuno ou mudar a aparncia de sua estria em dizer tal como ela .

- 42 -

Para Jesus, o primeiro passo de ouvir com amor explorar os detalhes da estria, por uma informao justa. Talvez pela primeira vez os discpulos eram capazes de dizer a estria tal como eles esperavam, mas como ficaram desapontados

No era necessrio? (Lucas 24:25-27)


uma tentao grande quando ouvimos a estria dos outros para interromper e p-los da melhor forma, quando pensamos que as suas interpretaes de sua experincia so erradas. Jesus era mais sensvel. Ele concentrou-se no auto entendimento dos dois discpulos. Depois, atravs do uso das escrituras muito cuidadoso, ele convida os discpulos a explorarem e examinar os seus sentimentos e pensamentos. Isso como que ele se abrisse a eles a impossibilidade de uma interpretao alternada. Ele encoraja-lhes a basearem-se nas experincias que tinham acontecido recentemente, ele pede que eles faam isso atravs da f. Ser que esta perspectiva d-lhes um entendimento renovado? Ele comea por dar-lhes foras na sua f atravs das escrituras e aos pouco eles comeam a ver a estria atravs da histria da presena e plano de Deus. Aqui temos o segundo passo no exemplo de Jesus ouvir com amor. Ele conduz os outros para um novo entendimento.

Ele desapareceu do seio deles (Lucas 24:28-35)


A cena final da nossa histria proporciona-nos muitas caractersticas importantes. Para comear, no sabemos quanto tempo que os trs estavam a conversar. Os costumes locais poderiam significar que quando eles aproximavam-se da aldeia e estava a ficar escuro, e eles podiam ter hospedado Jesus, mas ele fez com que ele estava a continuar a viagem. Segundo, os discpulos j tinham se apercebido e deram conta que era ele. Terceiros, sem considerarem o tempo da viagem assim como do cansao, os dois discpulos imediatamente saram de volta para Jerusalm. Na companhia de Jesus, nas mentes dos dois discpulos existiu um reconhecimento que ele no permaneceria com eles. Ele no queria estabelecer um relacionamento de dependncia. Antes, o seu grande desejo era dar poder aos discpulos, ajuda-los, como se fosse, prse no seu lugar. A sua presena deu-lhes a fora que eles necessitavam. Por isso, eles podiam ir de volta para Jerusalm, para o lugar de onde eles queriam fugir. No nosso papel como conselheiro pastoral podemos trazer muitos dons, habilidades e tcnicas diferentes. Ns guiamos; Ns encorajamos; Ns apoiamos,

- 43 -

Ns providenciamos compaixo e presena; Acima de tudo, ns somos sensveis pelo facto de que como um companheiro na jornada de f no podemos viver a jornada de vida de outra pessoa. Podemos andar com eles lado a lado por um certo tempo concordado e uma vez que termina ns tambm desaparecemos at que eles possam precisar de ns outra vez. Ns ajudamos a manter as atenes nos recursos que eles tm dentro deles e o Senhor que lhes d foras. Na histria de Emas, Jesus providenciou para ns um modelo simples de ouvir.

Explore entenda aco


Porque os discpulos foram dados o tempo e a oportunidade de explorar a estria de sua experincia dolorosa, eles foram guiados a um entendimento refrescante, que deu-lhes a motivao para a aco. Jesus viajou com os discpulos. Num ministrio de aconselhamento pastoral com pessoas vivendo com VIH, tambm somos convidados a acompanhar e a viajar com os outros na sua jornada junto a santidade. Caminhar com os outros sempre um privilgio sagrado e de responsabilidade. Embora tenhamos desfeito a histria da jornada de Jesus para Emas para realar a forma de Jesus de ouvir com a amor, na realidade no podemos fazer isso. A histria do evangelho de Lucas permite-nos avaliar que ouvir aos outros com amor significa um desejo de viajar com eles que precisa: Respeito; Reconhecer que cada pessoa nica; Sensibilidade pelo facto de cada jornada de cada pessoa comea muito antes de ns entrarmos nas suas vidas; A necessidade de por de lado os nossos prprios preconceitos sobre as necessidades de cada pessoa; Aprender como estar presentes atravs de nossas atenes, facilitando os outros a contarem a sua estria; Cada estria deve ser vista no contexto da f; A importncia do relacionamento que criamos e o relacionamento que indicamos para Deus.

gozei de uma boa sade, at meados de 2002. Comecei a perder peso rapidamente, e senti aumento de fraqueza. O hospital era avanado em termos de tecnologia. No tenho dvida que eu devo pelo facto de que estou vivo hoje graas a esta interveno mdica. Todavia, eu no tive vigor, e continuei fraca... Depois de duas semanas pedi para ser transferida para uma hospedagem de madres. Elas no tinham uma medicina avanada ou staff qualificado. Mas elas abraaram-me com amor, e trataram-me com cuidado e compaixo. E

Fui diagnosticado como seropositivo do VIH a mais de nove anos atrs... eu

- 44 -

imediatamente o meu corpo respondeu. Eu sei que devo a minha prpria convalescena ao cuidado, compaixo e amor que elas me deram. Muitas vezes pensamos que o acesso de nosso trabalho avaliado pelo montante de fundos que angariamos, ou pelo montante de aco que tomamos... cuidado comea com amor, ateno ligada ao amor, e a melhor possvel resposta pode permanecer ali com a pessoa que est a sofrer24.

24

Stuart Bate, Responsabilidade em tempos de SIDA

- 45 -

Captulo V
Escutar com ateno de amor
Este captulo responde as seguintes questes: Ser que precisamos realmente aprender como escutar? O qu que devemos aprender sobre escutar? Quais so as noes bsicas de aconselhamento que ajudar-me-o a escutar? O que escutar com ateno?

anos de idade so mulheres... Por causa da desigualdade de gnero, mulheres que vivem com VIH muitas das vezes passam por tratamentos de estigma e descriminao provavelmente SIDA estar connosco por longo tempo, mas como que se expandiu rapidamente e quantos danos tm causado a responsabilidade inteiramente nossa25.
Como vimos no captulo 4, escutar foi fundamental para o ministrio de cura de Jesus. No menos importante para o nosso ministrio se queremos implementar o aconselhamento pastoral. Este captulo explorar alguns dos conceitos bsicos do aconselhamento e algumas tcnicas efectivos no nosso ministrio de escutar. Lembre-se: Este manual no tem com propsito fazer-te um conselheiro profissional, porm, tem como propsito ajudar-te a ser mais profissional na forma de ouvir os outros. As habilidades e tcnicas mencionadas aqui no pretendem confundir-te, mas antes dar-te confidncia, para que sinta-se mais confortvel no seu ministrio pastoral to importante. V-los como instrumentos para usar afim de ajuda-los a encontrar paz e esperana. Primeiro eles podero parecer estranhos, mas com a prtica eles tornamse parte de ti na medida que ouves. J ters possudo muitas dessas

Globalmente, quase metade de pessoas infectadas entre as idades de 15 e 49

25

Peter Piot, UNAIDS:Relatrio Global Sobre a Pandemia do SIDA

- 46 -

habilidades e usar elas naturalmente. Este captulo simplesmente alinhava elas para ti. Muitos manuais relacionados com o aconselhamento usam a frase ouvir activo. uma frase que pode parecer estranha para ns, porque raramente pensamos de ouvir como uma actividade. por isso que ouvimos as pessoas dizerem coisas como: Eu no fiz nada, eu simplesmente ouvi. Simplesmente ouvi uma actividade. Se pensarmos sobre isso cuidadosamente, quando ouvimos propriamente somos de facto pessoas muito ocupadas.

Ser que precisamos realmente aprender como ouvir?


A resposta simples sim, porque ouvir no to fcil quanto ns pensamos. Tome um momento e reflicta: Nas suas experincias quanta dor e embarao j temos causado porque as pessoas no ouviram bem, desentenderam e interpretaram mal ao que ns dissemos? Quanta dor ns j passamos, porque talvez tenhamos ouvido mal aos outros? Muitas vezes as pessoas no ouvem. Pelo contrrio, preenchem o vazio ou pe as palavras e pensamentos na boca e mente dos outros. Viver com VIH j viver com medo de ser julgado e rejeitado. Estigma e descriminao so reais e podem as vezes serem mais mortais que o mesmo vrus. O primeiro estigma que as pessoas que vivem com VIH precisam derrotar e ter auto estima: O qu que as pessoas esto a falar sobre mim? O qu que elas pensariam se elas soubessem o meu estado? Ser que esto a lavar aquele copo assim porque est sujo ou porque eu fui o ltimo a usa-lo? Porqu que ele evita saudar-me pela mo? Ns que desejamos ser uma presena de cura precisamos aprender como ouvir para que no causamos mais dor por responder de uma maneira que no ajuda. Precisamos aprender como ouvir para que ajudemos melhor a algum dizer a sua histria aberta e claramente. Precisamos aprender como ouvir para que comecemos a ouvir o que no esta sendo dito entre muitas palavras que eles proferem.

O que que devemos aprender de concreto sobre ouvir?


Talvez uma das primeiras lies sobre ouvir que envolve mais do que simplesmente usar os nossos ouvidos. Ouvir mais importante que ouvir barulhos. Uma coisa ouvir palavras que falam para ns, e to bom entender o que as palavras significam. Ouvir e escutar so duas coisas diferentes. Quando

- 47 -

ouvimos, estamos simplesmente a ouvir o som, quando escutamos, tentamos dar sentido ao que ns ouvimos. Portanto, quando ns escutamos a outra pessoa, ns precisamos estar conscientes de: O seu tom de voz; A sua expresso facial; A sua postura; Todos esses jogam uma parte importante na comunicao. Ento no simplesmente o que as pessoas falam que significante, mas como elas dizem isso. Os nossos olhos como parceiros no escutar Vamos ser honestos, muitos de ns escutam atravs de nossas bocas! para dizer que, ns j temos uma resposta rolando nas nossas cabeas antes que a pessoa termine mesmo de falar. Os nossos olhos so muito importantes para a nossa habilidade de escutar com entendimento. Mesmo antes de uma pessoa comear a falar, seus corpos e sua face j esto a comunicar alguma coisa para ns. Como pastores conselheiros o nosso prprio corpo pode revelar o que estamos a pensar e a sentir sobre a pessoa a quem estamos a escutar, quase que sem ns nos apercebermos. Ao estamos presentes para com os outros algo que precisamos ter em conta sem sermos muito auto-conscientes sobre isso! Por exemplo, olhando para algum d-lhes a mensagem especfica que do nosso interesse, vs que eles esto a falar, mas no significa que temos que fixar os nossos olhos neles. Devemos ter cuidado no fazer com que os outros sintam-se inconfortveis. Tal como ns olhamos para os outros com sinais de encorajamento, eles tambm olham para ns. Mas o qu que estamos a procura exactamente quando damos a nossa ateno algum?

Falar e pensar
Faa uma boa retrospectiva sobre um desentendimento recente com mais algum. O qu que foi que eles disseram que realmente desanimou-te ou pela forma que elas disseram?

Sentimentos como uma Janela para o mundo da outra pessoa


Ao olharmos e escutar, tentamos testar como a pessoa sente-se. Quais so as emoes que elas tentam exprimir? Que emoes esto sendo exprimidas atravs de gestos e comunicaes no verbal? Note a frase tentar exprimir. Muita gente encontra dificuldade para descrever exactamente como eles esto a

- 48 -

sentir-se, especialmente a primeira vez do encontro. Por outro lado, deparamonos com os outros que no tm problemas em expressarem-se. Contudo, quando escutamos tentamos notar os sentimentos exprimidos e aqueles que de uma maneira ou de outra esto escondidos debaixo do que se fala e do que no se fala. A msica um bom exemplo aqui. Quando escutamos a msica as vezes concentremo-nos na melodia, mas h outras debaixo disso. No nosso aconselhamento pastoral tentamos acatar partes diferentes, tenor, baixo e contralto da histria completa que esta sendo dita. Pare e pense Podes lembrar-te de uma ocasio quando voc estava a falar para algum e eles estavam ocupados a olhar para os teus ombros ou continuar a fazer o que eles esto a fazer? Como que te sentiste? O que que disseste para si mesmo sobre seu comportamento? Pensar como uma armadilha Se nos escutarmos atentamente, descobriremos ainda outro significado grande por detrs das palavras e sentimentos espremidos. Comearemos a sentir o que o povo realmente pensa. Quando as pessoas dizem o que incomoda-lhes elas tambm revelam o que pensam sobre elas mesmas, outros o mundo no sentido amplo e o que elas crem sobre Deus. Estas mensagens precisam ser ouvidas para ajudar-nos a entender no apenas os assuntos que a ser debatidos, mas tambm o contexto no qual estas dificuldades movem e tem o seu ser. Para e pense Reflicta numa ocasio quando voc estava a tentar dizer alguma coisa. Havia clareza no que voc disse? Voc esperou que a outra pessoa teria acatado a real mensagem sem que voc soletrasse.

Sentimentos, pensamentos, tom de voz, postura


Silncio como uma forma de falar. Ns exprimimos muito atravs de palavras e nossa postura, mas tambm precisamos escutar nos momentos de silencio, quando a pessoa para de falar. Ser porque eles tm mais que dizer? Ou eles esto estagnados? Ser que eles teriam chagado no momento em que a histria muito dolorosa? Esto a decidir se ou no partilham alguma informao? Como pastores conselheiros precisamos aprender como nos confortarmos com o silncio, enquanto o silncio significa. Silencio. Tambm, uma forma de falar. Pare e pense

- 49 -

J alguma vez usaste o silncio como uma forma de comunicar uma mensagem? Como te sentes confortvel quando as pessoas esto silenciosas e vm dificuldades para dizer o que lhes preocupa?

O nosso prprio barulho interno?


Finalmente, precisamos ser muitos cientes de como ns mesmos reagimos ao que est sendo dito. Todos ns filtramos o que ns ouvimos atravs de nossas opinies, valores e crenas. Somos levados pelas ideias das nossas cabeas. Falamos para ns mesmos, e isto pode prevenirmos de escutar aos outros. Se ns desconseguimos ouvir o que os outros concretamente falam e substituem com as nossas prprias verses no estamos a ajudar o processo de cura. Pare e pense Se voc honesto como voc escuta a outros e quanto julga o que voc ouve antes que voc ouviu antes que a estria toda fosse contada? Todos estes elementos jogam um papel muito importante na nossa habilidade de escutar. Porque voc ouve, aquilo que estas ouvindo uma estria se no estivermos treinados neste sentido, aquilo que ouvimos poder criar ocupao dentro de nos, mas quando realmente ns escutamos seremos capazes de reviver empaticamente aquilo que o irmo (a) esta contando e a isso chamamos escuta activa. com isso que as pessoas tm tido habilidades bsicas de aconselhamento para ajudar os outros a melhorarem a qualidade de escuta. Quais so as noes bsicas de aconselhamento que ajudaro a escutar? Para ser um cristo ouvinte confortvel e efectivo precisamos explorar alguns conceitos bsicos que vo ajudar-nos como pastor conselheiro. Escuta activa Envolve: Dar a mxima ateno ao que no esta sendo dito; Olhar atentamente para a pessoa quando fala; Reflectir no que eles exprimiram; Sumariar; Focar na conversa. Fazer pergunta que vo de encontro ao assunto que se trata. Aprendemos a fazer perguntas concisas que permitiro a continuao da conversa. Qualidades pessoais Empatia Aceitao

- 50 -

Genuinidade Confronto Entender os sentimentos e pensamentos do outro. Modelo de aconselhamento Ter alguns tipos de estruturas acima do plano que ajuda a conversa a continuar e chegar a uma concluso. Resolver o problema Ajudar as pessoas a planear uma possvel soluo. Superviso Saber onde podes obter ajuda para os outros e obter apoio a ti mesmo. Nenhuma dessas habilidades pode ou substituiro a razo fundamental para serem parte integral do ministrio de aconselhamento pastoral. a nossa f que muito importante. Esta crena a Deus impulsiona-nos a sermos compassivos e chegar at aos outros. Ao analisarmos estes conceitos, portanto, no h necessidade de ficarmos nervosos ou pensar que aconselhamento pastoral tem que ser explicado. J vamos possuir muito desses conceitos mencionados aqui; e usar alguns deles naturalmente. Tudo que precisamos fazer olhar para esses conceitos como forma de capacitar-nos a fazer o que realmente fazemos: ter canal da cura do amor de Deus. Ento podemos prestar as nossas atenes mais uma vez a escuta activa.

O que escuta activa


Escutar atentamente significa dar a nossa completa e indivisvel ateno a uma outra pessoa. Ao imaginarmos, isto precisamos uma grande concentrao. Como podemos fazer isto? Interessar-se pelo que a outra pessoa diz; Olhar para a pessoa e mostrar que estamos a seguir o que est sendo dito; Usar todos os nossos sentidos na comunicao no verbal. muito simples: quanto mais mostramos interesse, mais capazes a outra sentirse- ao exprimir-se. Quando escutamos atentamente ficamos quase como detidos, tentando detectar todos os sinais e informaes presente. E se ns escutamos cuidadosamente muitas vezes seremos capazes de notar que certos temas emergem de tempo a tempo. Estes temas revelam uma forma de pensamento bsico que pode as vezes ocultar as palavras.

- 51 -

Exerccio prtico
Ter tempo de praticar a escuta activa com os membros de nossa famlia, amigos e pessoas com quem trabalhamos. Isto realmente mostra que voc est a escutar e dar-lhes sua maior ateno. Como voc v esse exerccio? Quais so as razes que encontras? Pea um amigo para ajudar. Ache um tempo e espao e depois pede ao amigo para partilhar uma experincia que foi difcil para eles ultrapassarem. Agora reflicta para eles o que pensar, sobre o que voc ouve eles dizer, ambos em termos de palavras e emoes. Depois reserve uma parte. Quais foram as tuas experincias? Tenho certeza que as pessoas na Igreja esto a falar sobre mim, mesmo que eu nunca disse a ningum que sou seropositivo do VIH? (medo, desconfiana, auto estigmao). As pessoas so boas mais ningum parece ter nenhum tempo de sentar e escutar, (solido, frustrao). Que tipo de me deixa-se usar desta maneira? Eu provavelmente mereo seropositivo de VIH (baixa auto estima, culpa, dio). Eu sei que voc pensa que eu sou mau; ah, mas eu poderia realmente matar a pessoa que me transmitiu este vrus (dio, amargura, ressentimentos). Quando Phylllis conheceu a irm Florence na clnica, ela j estava desesperada em dar fim a sua vida quando descobriu que era seropositivo do VIH. Irm, vou cometer suicdio... a vida tornou-se desnecessria! A irm Florence olhou para ela e viu que estava muito frgil. Bem, antes que faas isso, talvez seria bom que tomasses o assento e dizer-me o teu nome e o que realmente est a perturbar-te...Meu nome irm Florence e o teu? Eu sou a Phyllis e basta olhar para mim e dars conta do que se passa. Eu tenho SIDA! Ento porqu tenho de viver? E ento porque s seropositivo de VIH e senteste muito doente queres dar termino a tua vida, isso? Sim, naturalmente isso mesmo! No posso viver! A irm Florence depois pediu a Phyllis para dizer toda a estria do princpio. Quando falavam, Phyllis comeou a ver que a vida no era to m. Ela tambm tinha de pensar o efeito que o suicdio causaria para os seus filhos e familiares. Ela concordou em vir ver a irm Florence todas as semanas a mesma hora. Enquanto, a irm Florence deu-lhe alguns medicamentos para ajuda-la.

- 52 -

Quando ns escutamos, fazemos isso com um ouvido interno, escutar no simplesmente s palavras da estria, mas tambm as emoes mais visveis que do uma imagem total do que a pessoa vive. Damos a nossa ateno para que entremos por algum momento, o mundo do outro ser vivo. Chamamos a isso entendimento emptico, e isso a fonte de escuta activa. Escutamos para que comecemos a entender mais claramente os pensamentos e sentimentos da pessoa. Queremos saber como vivem com VIH bem como as dificuldades e desafios, que eles deparam. No fim de tudo, portanto, no o nosso entendimento que de extrema importncia, mas que o nosso escutar e presena cria um ambiente que permite que a pessoa entenda seus prprios sentimentos e pensamentos. H um segredo grande que precisamos ser cuidadosos antes de cairmos na armadilha. Como pastores conselheiros devemos ter cuidado de no assumir que j sabemos como que a outra pessoa est a sentir-se ou que eles esto a pensar. Cada um de ns um mistrio e deve ser tratado com respeito. Na medida que escutamos precisamos ter uma mente aberta. As habilidades, conceitos ajudaro a fazer isso: Escreva a palavra assumir; Agora desenha uma linha e qualquer dos lados da letra u; Se assumirmos que sabemos o que a pessoa esta a pensar ou sentir faa um ass do u e mir!

Questes para ter em mente?


A forma bsica na qual podemos ajudar-nos a crescer na medida que escutamos termos em mente algumas questes simples para guiarmos na nossa escuta e ajudar-nos a entender mais claramente a histria. Quem? O que? Porqu? Quando? Como? Onde? So questes que no precisamos faze-las logo de imediato com se estivssemos a interrogar algum! Elas formam uma consulta de listas mental, embora algumas vezes podemos faze-las para ter esclarecimentos: Porque que esta pessoa precisa de ajuda logo agora? O qu que aconteceu e fez com que ele pedisse ajuda agora? A quanto tempo que eles vivem com estes problemas particular? O qu que eles querem realmente exprimir? Quem ou o que que trouxe-lhes o conforto no passado? Como que eles puderam lidar-se com estes problemas at agora? Quem ajuda-lhes a expandir suas preocupaes para que possam ser conhecidas pelos outros;

- 53 -

Quais so os tipos de fontes espirituais que eles tm ou precisam? Como que eu posso ajuda-los a ajudarem-se a eles mesmos? Qual o problema desta pessoa? Quando e como que isso comeou? Quem que est envolvido? Que que eles esto a procura? Como que o apoio e ajuda podem ser dados melhor? Estas questes simples proporcionam um tipo de estrutura boa para a conversa. Questes; ns falamos alto As questes nunca so usadas simplesmente para satisfazer a nossa curiosidade, mas para ajudar a pessoa que est a dizer a sua histria para relacionar livremente e na sua prpria marcha. Fazemos uma pergunta para que: A histria prossiga, A duvida possa ser clarificada, A pessoa por si s pode ganhar um entendimento e significado profundo, Pensamentos e sentimentos ocultados, e traz-los a superfcie, Tiramos aquilo que nos interessa. As perguntas so um instrumento muito importante no nosso ministrio de escutar com amor. Pense num iceberg. Um grande iceberg escondido em guas profundas e precisa de ser descoberto com cuidado. Quando algum comea a dizer a sua histria ele s revela uma informao limitada os detalhes mais importantes esto debaixo da superfcie. A funo do pastor conselheiro ajudar a desbravar estes detalhes escondidos para que a histria completa seja revelada. As nossas questes capacitam a pessoa a explorar, clarificar e entender o que eles vivem na realidade. No fazemos estas perguntas simplesmente para juntar mais e mais informaes, mas para que a pessoa que conta a histria chegue a um nvel de entendimento. por esta razo que ns usamos o que so comummente conhecidos como perguntas abertas. Perguntas ou questes abertas encorajam as pessoas a reflectir e responder como eles sentem-se e o que est acontecer de uma maneira mais profunda. Perguntas, questes abertas velam por como, o que, onde e quando anexadas a elas. Questes fechadas requerem apenas um sim ou no respostas e palavras com: estava, , fez e so. Exerccio prtico Tenta fazer estas fechadas questes abertas:

- 54 -

Quando foi dito que voc era seropositivo ficou muito desapontado? Ser que voc culpou o teu marido agora que voc seropositivo? A tua atitude esta a ser positiva e aceitvel? Tens sempre um problema de usar lcool e drogas demasiadamente? Agora que foste violada est a ser difcil relacionar-se com os homens? Claramente, precisamos ser sensveis acerca de como usamos as questes para que as pessoas no se sintam como se estivessem a ser interrogadas ou que ns estamos a espiar nas coisas que no pertence-nos. Conselheiros pastorais tm de ser capazes de responder para eles mesmos uma pergunta crucial: Porqu que estou a fazer esta pergunta? H um grande perigo que quando nos sentimos nervosos ou esttico ou no sabemos o que dizer depois, ou h um silncio, nos sentimos embaraados, fazemos uma pergunta puramente com o propsito de dizer alguma coisa. As questes so feitas com um propsito na mente, temos de considerar se isto o tempo apropriado ou o lugar na nossa conversa para fazer essa pergunta. Qual o propsito destas questes/perguntas e o qu que eu espero alcanar? Estas questes importantes esto a flutuar por detrs de nossas costas e escutamos. Vamos agora considerar alguns tipos de questes/perguntas diferentes e o propsito por detrs delas: H uma arte e habilidade em fazer perguntas que capacita em vez de desviar uma pessoa. Estar no fim receptivo de uma linha de perguntas pode parecer como ser interrogado (exemplo: ento o qu que voc disse para a tua esposa? Depois o qu que ela disse? Como que reagiste?). Pode ser uma suspeita para uma pessoa estar continuamente interrompida por perguntas...faa perguntas alternadamente para ajudar uma pessoa a ser mais especifica ou abrir-se numa rea...as vezes, como a confiana envolve-se relacionamento de escuta e quem fala e mais rpido, a necessidade de perguntar ser pouca.

Perguntas/questes abertas em vez de fechadas


O nosso chefe quer que um conselheiro pastoral providencie tempo e oportunidade para as pessoas desabarem-se. Demos-lhes uma chance de exprimirem o que podem estar dentro de si por causa do medo de ser julgado ou mal entendido. Quando fazemos perguntas de uma maneira aberta, portanto, demos a pessoa a escolha como elas quisessem responder, enquanto que uma pergunta fechada limita a sua escolha. Fazemos uma pergunta de uma maneira que d a pessoa a quem ns estamos a escutar liberdade de reflectir e responder na sua prpria forma. Perguntas abertas do poder

- 55 -

Sara, pergunto-me se voc pode dizer-me como foi e o que sentiu na tua experincia de ires voluntariamente para o teste e ao centro de aconselhamento? Pergunta: Sara, a tua experincia de ir voluntariamente para o aconselhamento e ao centro de teste foi bom ou mau? Clarificao de questes/perguntas Quando as pessoas comeam a partilhar as suas estrias as vezes ficam emocionalmente desapontadas ou confusa. Elas no so sempre claras na forma de como expressam-se. Precisamos clarificar o que elas querem dizer por certas palavras ou sentimentos. No podemos assumir que sabemos o que outras pessoas querem dizer ou como elas interpretam a sua prpria experincia. Clarificao Sara, quando dizes que ir ao teste e ao aconselhamento foi uma loucura, ajudame a entender o que queres dizer. Ou: Sara, quando dizes que ir ao teste e aconselhamento foi uma loucura parece que foi uma experincia de susto. O qu que foi mais difcil? Elaborao Sara, ir ao teste foi mais que fcil. Podes dizer um pouco mais sobre isso, ajudame a entender como que foi realmente? Questes especificas em detalhes Quando escutamos, para os outros haver dias que precisaremos deles para serem mas especficos sobre alguns detalhes de sua histria. Precisamos sensibilidade porque as vezes as pessoas do descries gerais para protegeremse. Como: Sara, disseste que foi a atitude da pessoa que deu os resultados que fizeram a experincia difcil. Como que sua atitude foi demonstrada? O que: Sara, quando disseste que foi a atitude da pessoa quem te deu os resultados foi muito difcil, o qu que realmente aconteceu? Mostra-me: Voc disse que a sua atitude foi m. Mostra-me como que ele realmente falou e como que voc sentiu?

- 56 -

Quando: Sara, quando deste por conta dessa atitude pela primeira vez foi to difcil?

Procurando pelo significado das questes


Escondidas por detrs de tudo, dizemos que um sistema completo de valores e crenas que do significado para ver o mundo. Ao escutarmos aos outros; h vezes que precisamos de consultar que significado pessoal est ligado a certas frases e afirmaes. Sara, voc disse que saber que eras seropositivo de VIH fez-me sentir impura e castigada por Deus. Estou preocupado se pudesses dizer um pouco mais sobre a tua f e como sentiste Deus olhar para ti agora? Sara, o qu que significa ser impura para ti? Podes dizer um pouco mais? Castigada por Deus? Podes dizer-me como que a tua experincia religiosa guio-te a sentir-te assim? Procurando por opes e foras Quando as pessoas encontram-se em dificuldades muito fcil para elas serem focadas nos seus problemas por excluir o resto. A vida parece pesada e sem esperana. Um dos apoios que um pastor conselheiro pode dar ajudar as pessoas a reconhecer as suas foras e esperanas e encorajar-lhes porm que no dependam muito dessas qualidades. Ser seropositivo de VIH ou ter um familiar ou amigo seropositivo de VIH uma coisa, o prximo passo decidir como viver com o vrus. Como com qualquer problema, no focamos nas dificuldades ou podemos tentar procurar por solues e opes possveis. Quando escutamos com amor, tentamos ajudar as pessoas a mover de baixo com o seu problema e manejar as suas dificuldades por seus prprios meios. Podemos fazer perguntas que convide-os a procurar por opes e foras. Sara, disseste como foi difcil para voc saber que eras seropositivo de VIH e como isso fez parecer que estavas abandonada por Deus e empurrada para fora, mas diga-me um pouco mais como te sentes agora. Ainda sentes que a vida no tem esperana? Foi claramente muito doloroso quando soubeste pela primeira vez sobre o teu estado positivo. Havia algum ou qualquer coisa que deu-te apoio ou esperana, Sara?

- 57 -

Sara, falaste muito hoje e penso que encontraste alguma ajuda. Falavas com os outros que so seropositivos de VIH a serem opo possvel para ti em termos de apoio e encorajamento? As formas que usamos as questes vai de uma maneira bloquear e fech-las ou elas ajudaro a libert-las. No nosso ministrio de escutar com amor precisamos entender a importncia e o valor de perguntar. Significa que precisamos ser sensveis as ansiedades e vulnerabilidades de algum. Precisamos usar o tacto de maneira que faamos uma pergunta, quando perguntamos e como respondemos pergunta. As perguntas do direco nossa conversa e precisamos sentir a pergunta. Precisamos prestar ateno ao que omitido na resposta que damos as perguntas. O que se diz pode as vezes ser de muita importncia que aquilo que . Ns tambm precisamos ser sensveis ao volume da nossa voz a nossa expresso facial. As vezes as pessoas precisam ser certific-las que ns estamos realmente a escutar e seguir ao que elas esto a dizer. Ento como mais podemos fazer entender a pessoa que estamos presente para eles?

Encorajadores
Como pastores conselheiros, tentamos providenciar um espao onde as pessoas sentem-se seguras, confortveis e capazes de expressarem-se. Podemos fazer isso simplesmente por encorajar a conversa: Usamos contacto de olhos para dar a mensagem que estamos a prestar ateno; Usamos frases tais como: uh-hmm, fala-me mais, Ok, correcto, esta bom, e depois Abanamos a nossa cabea no momento certo; O nosso gesto facial combina com o que estamos a ouvir; Podemos mesmo aprender um pouco sobre a pessoa. Estes gestos pequenos do uma mensagem importante: estou contigo, por favor continue, quero ouvir mais. Naturalmente, eles tm de ser naturais, caso contrrio as pessoas to cedo do conta que somos genunos. As pessoas so mais que a soma de sua mensagem verbal e no verbal. Escutar no seu sentido mais profundo significa escutar aos clientes como influenciado pelo contexto no qual eles vivem e movem e tm o seu ser. Reflectir, clarificar e sumariar

- 58 -

As trs formas prticas de procurar entendimento e penetrar nos pensamentos e sentimentos de uma outra pessoa so por reflectir, clarificar e sumarizar. Estas tcnicas simples indicam que estamos a seguir o que algum esta a dizer e querer estar com eles a medida que continuam a contar a sua histria. Reflectir Isto proporciona uma indicao muito clara que voc tem de ouvir o que algum disse, que voc no esta a julgar o que, eles pensam ou sentem, e tentam entender. Tambm mostra a tua vontade de penetrar no seu mundo e ver as coisas como fazer. Quando reflectirmos no usamos as palavras exactas que ouvimos, como se estivssemos a gravar! Pelo contrrio, acatamos certas frases e fazemos voltar eles para que a pessoa ouvir o que ouvimos em termos de sentimentos e factos. Ns reflectimos para consultar se ouvimos correctamente. Do que ouvi parece Ouvi-te correctamente? Voc disse? Estou certo em pensar? Do que voc disse e como se ouvisse voc dizer. Estas so frases simples que podemos usar facilmente para introduzir a nossa reflexo. Olhe para os seguintes exemplos: Como conselheiro pastoral voc pode ter sido pedido para ir ao hospital onde a famlia de um paciente pede-te para v-lo. O familiar est angustiado e encontra-te fora da enfermaria. Frango: estou feliz por teres vindo. O meu companheiro Tom est a morrer. Os seus pais no viro ver-lhe, como eles no querem admitir que o Tom homossexual e eles dizem que o matei por ter-lhe dado VIH. No sei como ajudar o Tom. Sinto-me to perdido e sozinho. Eles no entendem que ns nos amamos. Eu no quero que ele morra. O que posso fazer? Eu no o matei. No sei porque que te pedi para vir, porque talvez voc nem goste de homossexuais! Pastor conselheiro: FranK, bom que o que eu penso sobre pessoas que so homossexuais importante para voc. Mas estou ouvindo assuntos mais importantes agora: a dor e tristeza que sentes ao perder algum que voc ama e a rejeio que sentes dos outros, especialmente pelos pais do Tom. Certamente voc quer fazer alguma coisa para o Tom e no sabes o qu! Mas se isso ajuda, deixa-me dizer que no estou a julgar-te por ser homossexual e eu certamente no penso que mataste o Tom, vos comear por voc ajudar-me a entender um pouco mais sobre voc e Tom e como ele foi parar no hospital.

- 59 -

Reflectindo o sentimento e pensamento da pessoa que estamos a escutar, nas nossas prprias palavras e sem adicionar qualquer julgamento ou opinies, ajuda-lhes a sentir valorizado, assim como dar-lhes uma chance de redefinir o que eles querem dizer. Tenta por si mesmo no seguinte exemplo: Foste pedido se gostarias ver membro da Igreja que precisa um ouvido que escuta. A Maria est aliviada por ver-te aqui e comeou a falar sobre a sua filha que veio da Universidade doente. Maria: realmente bom que voc apareceu. Para ser honesta eu no sabia onde ir e no sei quanto tempo eu podia manter esse problema. H muita coisa rolando na minha mente, sinto-me muito confusa e eu no sei onde comear. Seja como for, deixa-me comear. minha filha Patience. Ela uma boa menina e tem estado na universidade, at que s falta-lhe um ano para terminar (Maria pe-se a chorar). Desculpa-me, podes estar pensando que eu sou uma boba. Porque chorar por causa da minha filha estar no ltimo da Universidade? Eu suponho que seja isso realmente, eu estou com medo, ela no ser capaz de terminar, que foi tudo uma perca de tempo, para no falar do dinheiro. Ela teve de vir a casa a cerca de um ms atrs porque estava muito doente. Na verdade eu sei que ela tem estado doente j a muito tempo mas tem escondido isso de mim. Naturalmente, eu sabia profundamente que alguma coisa no tem estado bem por algum tempo, mas eu supus que no queria admitir esta realidade. No bom, eu tenho de dizer isso, ela tem esta doena VIH agora ela vai morrer e eu sinto-me to nervosa e envergonhada. O que que vou fazer? Como responderias a Maria por tentar reflectir os sentimentos e factos que ouvistes? Clarificar Usar a habilidade de clarificar uma forma crucial de ter certeza que realmente entendemos o que outra pessoa disse e como elas esto a sentir-se. Clarificar significa pedir a pessoa explicar um pouco alm. Um grande desentendimento pode ser evitado por simples perguntar a pessoa dizer um pouco mais sobre uma situao particular ou deixar-te saber se voc entendeu correctamente. Por exemplo: Podes ajudar-me a entender um pouco mais, quando disseste O que que realmente disseste? Voc disse que sentiu... O que exactamente fez-te sentir desta forma?

- 60 -

Posso saber alguma coisa para ver se ouvi correctamente? Disseste? Estou preocupado, quando voc primeiro ouviu que o teu filho tem VIH, como que sentiste? Quem que voc queria dizer primeiro, que voc tinha VIH? Quando decidiste dizer ao teu parceiro do seu estado como que ele reagiu e como que te sentiste? Esta tcnica simples d a uma pessoa a mensagem clara que ns verdadeiramente queremos que a pessoa entenda na totalidade o que eles revelam. Quando pedimos clarificao, estamos a dizer no efeito; eu estou contigo, ajuda-me a entender mais. Quando a pessoa diz a sua histria e revela os seus sentimentos eles so como se estivessem a abrir a janela do seu mundo. Clarificao procura reconhecer que a pessoa existe dentro de contexto diferente, e que para entender-lhe, e suas dificuldades precisamos ser claro sobre o contexto no qual eles pertencem ou vivem. O diagrama abaixo d-nos alguns dos contextos que rodeiam as pessoas vivendo com VIH/SIDA. Entender o contexto
Orientao sexual Cultura Gnero Apoio Pessoa Famlia

Idade

Grupo social

Emprego Comunidade de f

Voltemos a Frank e o Pastor conselheiro no hospital: Frank: Tom e eu estamos juntos aproximadamente por oito anos. Conhecemonos numa festa e parece que comeamos a nos dar bem desde o princpio. Eu no posso imaginar a vida sem ele. Ele tudo que tenho. E acerca de um ano que ele caiu doente, e nada faz-lhe parecer melhor. Eventualmente, eu persuadilhe a ir para o doutro e pedir por um teste de VIH. Ficamos assolados quando soubemos que o resultado era positivo. Eu tomei a carta dele em casa at na semana passada, quando somente teve de vir ao hospital. Todos os enfermeiros so bons, mas eu posso ver-lhe observando. Por qu que as pessoas no vmme como normal. isso que torna a situao mais dura mais agora.

- 61 -

Pastor conselheiro: Duro porque se algum de vs fosse mulher ento o vosso relacionamento seria reconhecido e a sua tua dor presente entendida? Frank: Sim, isso mesmo. Se eu viesse em casa com uma menina nos meus braos e se ela estivesse seriamente doente a minha famlia apoiavam-me. Mas agora eles esto envergonhados. Sendo seropositivos todas as pessaos acham que merecemos isso por causa da nossa orientao sexual, no ? Pastor conselheiro: Frank, ningum merece VIH, e isto no certamente um julgamento de Deus, ento ajuda-me a entender um pouco mais sobre porque que voc pediu ao Tom a ir para o teste de VIH, o qu que te fez suspeitar? Muitas dos desentendimentos e frustrao que vivemos na vida podem ser por causa de um simples facto que embora as pessoas ouvem as nossas palavras eles interpretam diferentemente ao que nos pretendemos. Clarificao crucial para prevenir desentendimentos. No aconselhamento pastoral necessrio entender as histrias porque eles entende-as e vivem as suas experincias no como pensamos que . Vamos continuar com a histria de Maria e a sua filha. O que querias clarificar no seguinte exemplo? Como estruturamos a pergunta? Mary: Como eu disse antes, eu sabia que alguma coisa estava errada por um certo tempo. Ela no era a mesma e no telefonava muito. Mesmo quando ela o fazia era difcil para ela tentar conversar com ela. No era como ela foi primeiro para a Universidade ela gostava muito e tinha sempre notcias, mas alguma coisa parecia ter acontecido para mudar tudo. Bem, agora sei o que isso era? Sem duvida porque ela foi expulsa. Estou muito nervosa. Porqu que no fiz algo quando eu soube que ela no estava feliz. Talvez ela no estaria to doente agora, talvez ela no seria seropositivo do VIH. Porqu que ela no disse-me que algo tinha acontecido? Todas essas perguntas rolam e rolam na minha cabea. Sumariar Quando as pessoas comeam a contar as suas histrias elas as vezes falam por muito tempo. A habilidade de reflectir e clarificar pode ajudar a quebrar este monlogo para uma seco manejvel. Pode tambm ajudar as vezes parar a pessoa e tentar por junto o que voc ouviu. Isto especialmente no fim da conversa. Um sumrio tenta estabelecer somente e clarificar o que foi exprimido em termos de sentimentos, facto e temas e os problemas e assuntos levantados. Uma das coisas mais usadas sobre sumarizar que ajuda a seguir com a conversa, isto especialmente verdade se uma pessoa no esta bem clara na forma como eles expressam-se eles mesmos, ou se eles no so claros,

- 62 -

simplesmente repetir a histria outra vez. Sumariar pode ajudar a quebrar este tipo de desconexo e proporciona uma oportunidade para o bom entendimento. Existem pelo menos quatro formas bsicas que podemos tentar sumarizar: I. To simples quanto possvel podemos descobrir o que teve lugar na conversa at aqui em termos de detalhes e sentimentos; II. Podemos perguntar a pessoa para fazer um contraste: sumariar o que foi dito, depois pede a pessoa para contradizer: o O passado com o presente: Voc estava a dizer que quando voc foi diagnosticado primeiro com VIH sentiste que a tua vida tinha terminado. Duvido se alguma coisa mudou. Como te sentes agora, neste preciso momento; o O presente com o possvel futuro: Voc diz que agora voc sentes que no pode imaginar ir de volta para o servio caso as pessoas saibam que voc seropositivo do VIH. Diga-me um pouco mas sobre as desvantagens que esto ser feitas no servio. III. Podemos pedir a pessoa para escolher o que mais importante. As vezes, quando as pessoas falam, particularmente no comeo, elas misturam muita coisa junto, e muita coisa vem de uma s vez. Precisamos saber que assunto elas querem debater, em vez de o que assumimos ser importante. Por exemplo: Voc disse muito e eu estou em duvida das coisas que voc disse-me a, b, c, d, etc. qual deles voc gostaria de explorar primeiro IV. Por intermdio do nosso sumrio podemos, tentativamente, sugerir um assunto que parece ser mais preocupante para pessoa: De tudo que voc disse-me a, b, c, d, etc. Eu parei de duvidar se os assunto b o que est a causar-te mais desconforto agora. Este de que voc gostaria de falar mais um pouco? A que ponto na nossa conversa decidimos sumarizar; depende de como discernirmos sensivelmente. Alguns pastores conselheiros gostam de sumarizar: No fim da conversa; No comeo da prxima conversa; Quando d-se alguma coisa a algum para reflectir antes do prximo encontro; Para identificar o maior problema/assunto; Quando h confuso. A falar com a pessoa sentiremos que necessrio fazer uma pausa.

- 63 -

Focar A ltima habilidade de escutar activo a notar aqui focar. J mencionamos que as pessoas as vezes no so muito claras quando elas comeam a falar. Isto particularmente verdade no comeo do primeiro encontro. Isso pode fazer a vida difcil se voc est tentar escutar: O que que esta pessoa est realmente a dizer? O que que realmente incomoda-lhe? O que que posso acatar na conversa? H perguntas importantes a ter em considerao na medida que escutamos com amor genuno e compaixo. Veja este exemplo de Maria cuja histria j vimos atrs: Maria: Eu sei, no foi cristo da minha parte mas eu perdi o controlo quando a minha filha disse-me primeiro que tinha VIH. Eu sempre tinha problema com o meu temperamento. Eu estava to nervosa com ela, com Deus, comigo mesma. Eu senti-me em baixo. Porqu que ela no podia ter me dito mais cedo? Agora eu sinto-me muito envergonhada de mim mesma e no sei como aproximar-me dela? O que que voc acatou? Como responderias? H muitas consideraes gerais que precisamos clarificao e explorao. Para que se faa isso voc precisa saber onde voc quer que Maria concentre-se: voc: concentra-se nos sentimentos, eu estava nervosa, senti-me muito em baixo. Senti-me muito envergonhada. Concentra-se no pensamento por detrs dos sentimentos? No cristo perder o temperamento. A minha filha podia ter me dito mais cedo. Deus no podia deixar isso acontecer. Porque que ele fez isso comigo e com a minha filha? Reprovei como me. Como posso enfrentar as pessoas VIH um castigo?

Concentra-se no problema
A resposta crist para pessoas com dio manejar o dio. O seu entendimento do VIH. Sua imagem sobre Deus. Sua relao com a sua filha. Concentra-se na possvel soluo: Como que ela podia aproximar-se da sua filha. Onde ela vai encontrar a espiritualidade e apoio prtico. Na resposta destas perguntas poderemos encontrar algumas formas de como lidar com o dio.

- 64 -

Concentrar-se nas necessidades reais e prtica. Precisamos acima de tudo ser sensveis. No podemos cair na ratoeira de concentrarmo-nos no que prioridade, mas naquilo que ajudaria melhor a pessoa a encontrar liberdade e paz interior. Concentremo-nos para trazer boa clareza. As pessoas as vezes do consideraes gerais: no foi cristo de minha parte, eu sinto-me muito envergonhada! Na concentrao ns tentamos tornar estas consideraes gerais nas mais especificas para que a pessoa cresa no entendimento e encontra uma forma. Aqui est uma forma que um conselheiro pastoral pode tentar mover a Maria por combinar as habilidades de sumarizar e concentrar-se. Pastor conselheiro: Maria, ns podamos fazer uma pausa? Voc expressou muito no que voc disse sobre os sentimentos, desapontada por Deus e sua filha, sentimentos de nervosismo contigo mesma e Deus, ter problemas com dio e agora estando parada em saber como aproximar-se melhor da tua filha. No quero perder qualquer coisa que voc disse, mas ns podamos concentrarmonos por um tempo no que foi dito sobre seropositivo que fez-te sentir nervosa? Talvez voc podia pensar de outra coisa Neste captulo ns vimos uns conceitos bsicos de aconselhamento pastoral que ajudaro a escutar mais efectivamente. Com prtica e leitura voc descobrir mais tais habilidades. Por agora, ns vamos virar nossas atenes para ajudar que tendo uma estrutura podemos ter pelo nosso escutar com amor.

- 65 -

Captulo VI
Um processo que nos ajuda a curar
Este captulo responde as seguintes questes: Porque o nosso aconselhamento pastoral precisa de uma estrutura? Podes sugerir estrutura? Como que essa estrutura pode ser estruturada? Que tal a confidncia, apoio e correco? Todos que embarcam e continuam a prtica de aconselhamento pastoral vo cometer erros, assim como gostam de sucessos. Treinamento para aconselhamento pastoral um processo contnuo. Os livros podem apenas ajudar-nos at a um certo ponto. Cada nova pessoa, aumenta a experincia e aprende-se. Atravs do uso de um cuidado do seu prprio conhecimento e sentimento, atravs de escutar a uma voz pequena dentro deles mesmos e de outros, o pastor conselheiro encontrar esta fora particular de estar a par e passo com as pessoas necessitadas. Causa um desempenho emocional, intelectual e espiritual. Aconselhamento, como j mencionamos atrs, pode simplesmente ser definido como uma conversa com um propsito. Se isso verdade, ento a nossa conversa como pastor conselheiro com as pessoas vivendo com VIH/SIDA vai beneficiar-se de uma estrutura simples. Naturalmente, isto no significa que tem que ser uma coisa formal ou inflexvel. Pelo contrrio significa ter um propsito claro. O mesmo propsito fazermo-nos disponveis para que aqueles que precisam expressar possam faze-lo livre e abertamente. O propsito da nossa conversa que a pessoa pode explorar o que est perturbar-lhe e prosseguir e serem mais capacitadas com confidncia e lidar com a situao. Esperamos que a outra pessoa vir sentir-se capaz de enfrentar as nossas dificuldades com foras renovadas. Com isso nas nossas mentes vamos dar uma olhada a uma estrutura simples de aconselhamento que pode ajudar-nos a alcanar o nosso propsito. Para ajudar os outros a ajudarem-se a eles mesmos.

Porque que o nosso aconselhamento pastoral precisa de uma estrutura?

- 66 -

Como pastores conselheiros precisamos ter um desejo genuno de estar de servio. Queremos ser parte no ministrio de cura de Jesus atravs da nossa escuta activa para aqueles que vivem com VIH. Ter uma ideia clara e simples na forma como escutamos aumenta o valor teraputico do nosso ministrio. A histria da jornada de Jesus com os discpulos de Jerusalm para Emas (Capitulo 4) revelou a estrutura e forma como ele conduziu os discpulos para um novo entendimento e interpretao da sua experincia. Enquanto isto for verdade que um problema partilhado um problema dividido podemos ajudar com grande efectividade se temos alguns planos que d forma nossa conversa. Isso no o mesmo como dizer que j temos uma soluo ou um processo fixo que toda a pessoa tem por passar. Antes, nos estamos a sugerir que uma estrutura da forma aneira que ns escutamos e permite muita flexibilidade. Tendo alguns modelos na mente protege e ajuda as pessoas a sentirem-se confidentes como eles sentem algum tipo de movimento de A para B. Tambm protege o pastor conselheiro; lembre-nos que no estamos presentes para resolver as dificuldades dos outros, mas para ajudarmos e encorajar-lhes a encontrar formas de resolver os seus prprios problemas e descobrir as suas prprias fontes internas. Na idade de 41 anos de idade. Pearl foi diagnosticado ser seropositivo do VIH num hospital governamental em Durban. No teve aconselhamento antes ou mesmo depois do teste. Eu senti-me como se tivesse sido dada a sentena da

morte. Felizmente eu fui com a minha me e minha irm, mas elas estavam provavelmente mais chocadas que eu. Fomos para casa e bebemos algo, e joguei alguma coisa a volta da casa.

fora os postais quando fosse para a escola, mas isto afectou-lhe muito. Ele tomou drogas e negligenciou fazer trabalhos escolares. A minha filha rejeitou-me completamente.
A me de Pearl tirou um folheto sobre o centro de assistncia do SIDA do Hillcrest. Ela era uma enfermeira que pertencia organizao de conselheiros voluntrios. Ela disse a sua filha: voc espera uma organizao crist que te tratar como um ser humano e eles certamente fizeram isso. Cheryl e eu

A sade de Pearl deteriorou-se: ela criou alta, infeco no ouvido e transpirao nocturna. Pior ainda, os vizinhos do bloco do apartamento em que ela vivia postaram alguns papeis na parede de fora; no toquem na Pearl, ela tem SIDA. A sua filha adolescente sofreu serenamente. O meu filho costumava tirar para

nunca oramos juntas, mas eu orei por ela. E eu creio em milagres. Eu disse que viver para ser avo um milagre.

As pessoas precisam expressar-se por vrias razes. Alguns somente querem desabafar os seus dissabores e depois ir-se embora aliviados, enquanto os

- 67 -

outros esto parados sem saber como mover para frente. Tendo alguns modelos de aconselhamento pastoral na mente capacitar o pastor conselheiro a ajudar uma pessoa a ganhar uma perspectiva e libert-las de estarem perdidas nas suas prprias histrias. Estruturar a nossa escuta tambm previne o pastor conselheiro de estar perdido! Existem muitos modelos de aconselhamento, cada um enfatiza uma aproximao. Este manual sugere um modelo e forma possvel que acata os ingredientes bsicos. Com a prtica e mais leitura voc poder encontrar e corrigir o seu mtodo de escutar com amor. Os clientes vm para o aconselhamento na dor, com problemas, com decises, em crise e em necessidade de apoio. Eles precisam relacionar ou estar ligados ao conselheiro com uma forma de trabalhar nas suas preocupaes. Eu defino o relacionamento no aconselhamento como a qualidade e fora de um ser humano ligada que os conselheiros e os clientes tm... escutar e mostrar entendimento so qualidades centrais para formar relacionamentos com os clientes. Vamos agora listar estes ingredientes bsicos e depois ler uma breve considerao e ver cada um. Orao e preparao; Formar um relacionamento de confiana; Explorar a situao presente; Entender o que est a acontecer e como seguir em frente; Planear para a aco e alcanar os objectivos; Revisar as foras e manter-se nelas.

Orao e preparao
Ns nunca podemos ter pensado que escutar precisa preparao, mas depois ns nuca podamos ter pensado que havia muito envolvido em escutar! Nos vemos no exemplo de Jesus que ele as vezes foi para um lugar solitrio para poder orar, especialmente antes de eventos importante, ele precisava de tempo aparte para ajudar-lhe a concentrar sua ateno. Como povo que quer escutar com compaixo profunda, pastores conselheiros precisam de tempo para orar, ler e reflectir. Precisamos de tempo para criar espao interno afim de podermos estar verdadeiramente disponveis e presentes aqueles que procuram um corao que escuta. Parte da nossa preparao (junto com a orao) ter tempo de informar-nos sobre a variedade de assuntos complexos que esto por volta do VIH/SIDA. Como pastores conselheiros podemos prestar melhor servio aos outros por dar-

- 68 -

lhes a informao correcta. Para fazer isso devemos ver o que ns estamos a ser informados. Precisamos de estar cientes de certos assuntos que podem muito bem vir at ns quando nos fazemos presentes aos outros atravs da escuta: dio; Medo; Auto prejuzo; Violao; Estigma; Desigualdade de gnero; Abuso da criana; Vergonha; Orientao sexual; Culpa; Crise de f; Dificuldade com orao; dio e vingana; Depender de drogas; Pobreza; Prostituio; Ser censurado; Perdo; Violao domstica. Estas so apenas algumas dificuldades que resultam de vive com VIH. Precisamos de reflectir neles e descobrir os nossos prprios pensamentos e sentimentos sobre eles, para dar fora aos outros. No que as pessoas precisam os nossos pensamentos, no, mas se ns tivssemos tirado da jornada poderamos ser capazes de guiar os outros no caminho para encontrarem as suas prprias respostas. Se as pessoas pediram para ver um pastor conselheiro ento ns trazemos a eles no nosso escutar servio e crena da presena e amor de Deus. Ento vamos comear com orao Uma orao que j comea a criar uma atmosfera de aceitao e confiana. No nos assustemos de orar e convidar a pessoa para orar. Muito ser revelado quando eles/elas expressarem as suas experincias e temores. A orao lembra-nos que ns estamos firmas num solo sagrado e que h um poder grande que ns prprios.

Formar uma relao de confiana

- 69 -

Quando nos sentimos flexveis com uma outra pessoa as vezes a experincia aliviam a tenso. A forma como cumprimentamos as pessoas, o volume da voz e o gesto da face, transmite um calor genuno e aceitao. Naturalmente, o contrrio pode igualmente ser verdade! As pessoas depois de tudo, analisam-nos mesmo antes de ns falarmos. Ajudar no mximo, profundamente uma aventura. Modelos, mtodos, tcnicas e habilidades so instrumentos no servio desta aventura... o relacionamento entre o ajudante e o cliente extremamente importante, mas no fim um relacionamento do servio, e no fim por si s. verdade que como vemos as coisas tem um grande impacto do que ns dizemos. Portanto, usar os nomes de pessoas de uma maneira muito respeitosa, ser sensvel idade das pessoas, gnero e cultura, pode ser uma forma muito clara para afirmar a sua identidade e mostrar respeito por eles. Quando encontramos algum pela primeira vez precisamos apresentarmo-nos; explicar quem somos e dizer-lhes o nosso nome. Mesmo que tenham sido eles a pedir para vermos, precisamos passar um tempo quebrando o gelo. Isto pode ser feito muitas vezes atravs de uma simples e pequena conversa que d a mensagem que a pessoa valiosa. O momento de apresentao de nossa conversa so formas significantes de prepararmo-nos neste relacionamento e permitir a pessoa (tambm a ns mesmos), a relaxar. Isto especialmente importante no primeiro encontro com a outra pessoa d-nos a oportunidade de ter a temperatura do nosso encontro. A pregadora americana Margareth Guenther escreveu muito bem no seu livro Holy Listing (escutar Santo), sobre escutar como uma forma de criar um espao sagrado. Cada momento que encontramo-nos com uma outra pessoa precisamos ser sensveis ao entrar nesse relacionamento sagrado, no apenas com o ser humano perante ns, mas tambm a presena de Deus em cada um de ns. Estamos a tocar o divino, ento precisamos aprender como reconhecer que por no correr nos momentos iniciais quando tentamos conectar com a outra pessoa que encontra-se em dificuldades. Inicialmente, podemos sentir que estamos a bater papo uma perca de tempo, mas ns perca de tempo o princpio de como construir um relacionamento de confiana. Numa vila na sia um padre que era seropositivo do VIH foi expulso da sua parquia e de todas as actividades diocesanas e enviado para um centro de retiro cem milhas fora, sem mais contacto com a sua diocese. No resumo que seguiu-se a um seminrio na sia, muitos padres disseram que ele no podiam dizer ao seu bispo, se eles descobrissem que ele tinha VIH. Humildemente, movido com muita afeio, o bispo, tambm um participante, levantou-se e disse

- 70 -

aos padres que se um deles fosse encontrado como seropositivo, ele estaria presente por eles. Numa vila no Sul de frica, uma pessoa descreveu um cenrio pouco usual onde o marido bateu e violou a sua esposa quando ele voltou do bar. Quando ela finalmente pediu a um padre local para intervir disseram-lhe para ir para a casa e aguentar o seu sofrimento. Numa vila do leste de frica um padre local recusou visitar uma mulher que tinha SIDA, porque ela tinha sido uma prostituta. Quando ele ouviu acerca disso o bispo, ele mesmo visitou a mulher regularmente at a sua morte e celebrou a sua missa funerria na catedral. Pelo estranho que parea, mesmo que algum tenha pedido para ver um pastor conselheiro, e eles possam querer desesperadamente, uma vez que o tempo tenha chegado eles as vezes vm isso difcil saber onde comear. Podemos confirma-los gentilmente que isto normal e convida-lhes a ter calma e comear a histria onde parece comear. Ou podemos sugerir: Porqu que no comeas por dizer o qu que fez-te decidir que pensavas de falar com algum conversadamente, podemos encontrar as pessoas que vo comear simplesmente a falar como se o rdio tivesse sido ligado, algo fosse romper a gua da barragem. agora aqui esta o meu segredo, um segredo muito simples: com o corao que algum pode ser directamente, o que essencial visvel aos olhos... o tempo que voc tem perdido no seu levantar que faz voc levantar to importante. A coisa para lembrar na medida que penetramos o mundo de uma outra pessoa que a qualidade da nossa presena de muito valor e apoio do que o que ns possamos dizer.

Explorando a situao presente


Se recuarmos na histria da jornada para Emas iremos lembrar que quando Jesus juntou-se aos discpulos ele pediu-lhes para partilharem a sua experincia pessoal. Do qu que vocs esto a falar? Ele perguntou. As coisas que aconteceram em Jerusalm estes dias passado? Eles responderam Que coisas? Ele respondeu. Por meio dessa conversa breve Jesus foi simples em dizer: digam-me o que preocupa-vos. Qual o problema? Podemos fazer o mesmo no comeo do nosso tempo na medida que escutamos. Viemos para dar a pessoa que vive com o VIH o tempo e oportunidade de expressar os problemas mais profundos. Deixamos-lhes dizer a histria desse

- 71 -

vrus como eles experimentaram isso. Pelo uso das nossas perguntas, reflectindo, escutando, presenciando, etc. Ganhamos um entendimento inicial de que situaes que esto perturb-los. Na nossa explorao sensvel ns ajudamos a clarificar para eles os problemas mais importantes e comear a procurar pelas formas de lidar-se com os problemas.

Habilidades de explorao
Escuta activa Perguntas guias Reflectir sentimentos e factos Clarificando Sumariando Parafraseando Focando As vezes, quando as pessoas comeam a falar, elas apresentam um assunto, ou um nmero de assuntos complexos, como o problema, enquanto o problema real est escondido debaixo da superfcie. apenas como as pessoas falam e como elas escutam a elas mesmas e so guiadas por escutar sensvel que elas comeam realmente a ver o que verdadeiramente est a perturba-los. por isso que a nossa maior contribuio permitir que a histria prossiga e depois reflectir nela os sentimentos e factos que ouvimos. Se a pessoa no expressar nenhum sentimento enquanto eles falam ns podemos talvez faze-lo gentilmente. Voc disse-me como voc disse aos teus pais que tinhas VIH, mas eu estou preocupado como voc sente-se sobre isso, voc nunca mencionou sobre isso? Depois quando sentirmos que a histria foi contada na totalidade, pelo menos nesta primeira edio, podemos perguntar alguma coisa como esta: Ruth, qual a razo principal de voc dizer isso, o que mais importante? A nossa tarefa principal quando escutamos ajudar as pessoas a contar a histria como ela .

Entender o que est a acontecer e como prosseguir


Quando falamos de entendimento como um passo no processo de escutar com amor no tanto assim como nos ouvimos, crescemos no entendimento (embora isso importante), mas que a pessoa que est a partilhar a sua histria cresce no prprio entendimento. Naturalmente, no podemos dar entendimento prprio as pessoas, mas podemos dar-lhes o tempo e oportunidade que pode ajudar que o entendimento venha a superfcie. Uma das coisas mais prejudiciais que ns como pastor conselheiro podemos fazer dizer algo como:

- 72 -

Sei exactamente como te sentes e penso que isto o que voc deve fazer! Ou Agora parece-me que este o teu problema e eu aconselho-te que... Estes so os tipos de resposta que as pessoas no precisam de ouvir e que bloqueia-lhes de expressarem-se livremente. Isso apenas possvel quando as pessoas falam expressando o que causa-lhes dor. Ao exploramos, a pessoa diz no efeito: assim como eu percebo e vivo a experincia de seropositivo do VIH. Na escuta activa tentamos agir como um espelho e atravs do qual nos reflectirmos o passado e clarificando nos respondemos: Eu oio o que voc esta a dizer, mas essa a nica maneira? Essa interpretao que ds a nica opo.

Habilidade de entender
Empatia avanada; Confrontao ou desafio; Interpretao alternada; Uso de ouvido prprio. Pensamos numa ocasio quando voc mesmo tinha um problema que realmente preocupou-te. Pudeste honestamente ver as coisas claramente? Talvez no. Como um conselheiro pastoral no precisamos simplesmente esponjas que enxugam tudo sem nenhum desafio. As vezes, como algum que v a coisas de fora, podemos ver as coisas mais claramente onde o pensamento das pessoas conduz infelicidade. Mas a nossa tarefa no dizer as pessoas que elas esto erradas e como devem pensar. O nosso trabalho de amor tentar ajudar-lhes a descobrir por eles mesmos onde eles esto estagnados. Como podemos fazer isso? Vamos ver algumas habilidades de entendimento.

Empatia avanada
Quando tentamos mostrar apatia tentamos penetrar o mundo da pessoa a quem ns estamos a escutar. Permitimos ns mesmos ver as coisas da sua perspectiva. Reflectimos o passado eles os sentimentos e factos que ouvimos. Mas quando escutamos aos outros nos apercebemos de sentimentos no falados e pensamentos que esto a serem insinuados. A pessoa pode aperceber-se que elas esto a esconder algumas coisas ou elas podem no aperceber-se disso. Como a confiana desenvolve-se entre ns podemos desta maneira tentar partilhar estas coisas:

- 73 -

como se estivssemos a dizer... Voc nunca disse que voc est nervosa, ou como se eu pudesse estar debaixo da superfcie? Como que voc descreve os seus sentimentos a imagem do que te vem na mente? Empatia avanada convida-nos a reflectir o passado num nvel profundo no a nossa interpretao do que a pessoa esta a dizer mas o que esta sendo meio dito ou dito numa maneira confusa. Ento, quando escutamos, perguntamos ns mesmos. O O O O que que que que que que que que esta pessoa est a dizer pela metade? eles querem dar a perceber? esta sendo dito de maneira confusa? estou a ouvir por detrs das palavras faladas?

Pastor conselheiro: Maria, voc disse muito sobre sentimentos, nervosismo com a tua filha Patience e com Deus. Sentis-te desapontada e envergonhada. Mas ao menos que estou errado eu tambm ouvi debaixo disso tudo que um sentimento de culpa prpria vive em ti. como se eu estivesse a ouvir dizer: Onde que eu errei que a minha filha no podia vir falar comigo mais cedo? Porqu que eu no pode fazer algo quando vi ela deprimida? Que tipo de me sou eu? Como um pastor conselheiro precisamos ser parceiros num processo de entendimento. No metemos palavras ou ideias nas bocas das pessoas ou nas cabeas delas. Antes, consultamos os nossos cofres e intuies. Agir como um espelho, ns ajudamos a pessoa a dizer mais claramente o que foi expressado numa maneira confusa, trazer o que est apenas sendo meio dito e ver o que foi revelado como uma coisa superficial numa forma profunda. Empatia avanada convida-nos a partilhar um mundo ale do que est sendo dito.

Confrontando/Desafiando
Ns todos sofremos de viso selectiva e de ouvir. No porque fazemos isso intencionalmente (pelo menos, no sempre). Todos ns temos algo que no vemos onde o nosso entendimento de uma situao, o problema no todo claro. Nesta altura o processo de ajuda tentamos como u ouvinte compassivo ajudar as pessoas a chegar a nossa perspectiva. Isto significa que inconsistncia ou atitude que no ajudam, valores ou normas de conduta que so sensveis. Quando escutamos s pessoas que vivem com VIH estamos na presena de pessoas que so vulnerveis, elas sentem os efeitos de estigma e descriminao. Elas podem ter vozes externas e internas que reforam os seus sentidos de ser

- 74 -

uma vtima. Ns, portanto, precisamos ser sensveis como quando desafiamos. No estamos presentes para dizer as pessoas que elas esto erradas. Pelo contrrio, estamos presentes para ajud-los a descobrir profundo entendimento por reconhecer por eles mesmos a forma que elas pensam e agem, que esto a fazer-se perder. A experincia ir ensinar-nos as reas que precisamos ser desafiados e confrontados. Aqui temos algumas coisas que precisamos desafiar: Um desejo de culpar os outros pelos seus problemas; Falta de ter oportunidade que possam trazer alivio; Falta de ser bem claro sobre o que o seu real problema; Uma tendncia de apresentar desculpas porque que elas no podem mudar a maneira como eles pensam ou sentem-se; Uma interpretao de eventos que no so necessariamente verdade; Uma atitude que olha para os outros resolverem o problema; Crenas, valores e atitudes que matem comportamentos no saudvel, e situaes problemticas; Falar de tudo excepto o assunto real; Uma preferncia indesejvel para pensar de soluo possveis; H muitos outros. Precisamos estar de olho quando escutamos. Onde que est pessoa no est ajudar-se a concentrar uma paz interna e cura? Leia Joo 5:1-9 Jesus perguntou ao homem: Queres ser curado? A pergunta requer um simples sim ou no. Depois i homem na tipia no podia ver e ento comeou a desculpar-se: No tenho ningum para pr-me na gua... Ns somos parceiros no processo de cura quando somos capazes de ajudar outros ouvir as suas prprias negativas e falsas formas de pensar e agir. A verdade liberta-lhes a entender mais profundamente. Pastor conselheiro: Maria, voc disse antes que voc estava nervosa quando soubeste que a Patience tinha sido violada por um dos professores e que ela possivelmente contraiu o vrus. Voc falou bastante sobre sentimentos, envergonhada e decepo, desapontada de ti prpria e da tua filha, para no dizer com Deus tambm. Estou apenas preocupado sobre o que podias fazer para proteger as outras meninas de sofrerem a mesma violao e abuso?

Interpretao alternada

- 75 -

Victor Frank era um psiquiatra e professor eminente em Vienna Medical School que morreu em 1997. Ele foi sobrevivente do campo de concentrao Auschwitz na Segunda Guerra Mundial. Durante o seu tempo de priso, ele testemunhou muitas formas de sofrimento repugnante, mas nunca perdeu esperana. No seu livro Mans Searching for Meaning (Homem procurando pelo significado) ele faz uma observao: Tudo pode ser tirado de um homem, mas uma coisa que sempre permanecer ate ao fim da liberdade humana escolher a atitude de algum numa dada circunstncia, escolher a prpria forma de algum. Os eventos das nossa vidas, sejam eles vividas no presente ou memorias do passado, no impe os seus sentimentos sobre ns; antes, como nos sentimos sobre uma situao particular amplamente determinado pela forma como escolheremos interpretar os e ventos. Sentimo-nos como pensamos! O prisioneiro que tinha perdido f no futuro o seu futuro era perdio. Com a perca da crena no futuro, ele tambm perdeu a sua segurana espiritual; ele deixou-se declinar e tornou-se sujeito de decadncia mental e fsica. As palavras de Nietzsche: Quem tem um porqu para viver pode suportar quase qualquer coisa Quando tentamos ajudar as pessoas imaginamos uma alternativa, interpretao de eventos que elas esto a sofrer no estamos apenas a fazer um jogo de vamos pretender! Quando escutamos dos outros, e de facto nos mesmos, nos tornamos conscientes que a maneira de como as situaes so desertas no para encorajar as pessoas a ver possibilidades. Por exemplo, Maria na estria temos estado a usar dito como ela comeou: No bom, eu tenho de dizer isso... ela tem essa doena VIH e agora ela vai morrer e eu sinto-me to nervosa e envergonhada. O que que vou fazer? Como conselheiro pastoral caminhar com aqueles que vivem com VIH precisamos dar prpria informao s pessoas e desafiar os seus desentendimentos. Isso verdade porque algum seropositivo do VIH elas vo morrer? No, no . A verdade que todos ns vamos morrer, mas ningum tem de morrer porque ele tem VIH. Conselheiro pastoral: Maria, eu gostaria de recuar um bocado na nossa conversa. Quando primeiro soube que a Patience era seropositiva do VIH, voc pareceu sugerir que no havia esperana. Se eu lembro correctamente voc disse alguma coisa como ela tem a doena do VIH e agora ela vai morrer. Do que falamos sobre os vivos e as necessidades de aqueles infectados, como isto verdade? Na medida que usamos esta habilidade tentamos convidar a pessoa a recuar e olhar no que elas disseram e como elas sentem-se de uma alternativa

- 76 -

perspectiva. Ao fazer isso podemos trazer ao de cima o entendimento prprio da f crista da pessoa. Como que a histria crist informa e influencia a sua histria pessoal? Jesus levou os discpulos com que ele estava viajando na rota de Emas Numa jornada interna uma grande jornada que atravs das escrituras e os seus olhos forma abertos. Em implementar o unguento das escrituras podemos as vezes encontrar bom entendimento prprio e liberdade. Empatia avanada, desafia e procura por uma alternativa perspectiva so as trs habilidades bsicas que podem ser usadas neste passo; processo de aconselhamento pastoral. H outras, naturalmente, mas estes ajudam o conselheiro pastoral a ajudar uma pessoa a examinar as suas reaces e respostas eventos causando angstias. Elas procuram por uma imagem mais ampla, para que um entendimento mais profundo possa emergir.

Planear para aco e traar metas


Habilidades de aco Resolver problema; Traar metas; Dramatizao; Tarefa/reflexo; Avaliao e fins. No centro de nosso ministrio de escutar com amor est o desejo de ajudar os outros viver numa maneira que mais doadora de vida. As vezes verdade que tendo somente a chance de desabafarem-se de dificuldades da vida suficiente para a maioria das pessoas sentirem algum tipo de alvio e nova energia para a vida. Como um pastor conselheiro, todavia, ns tambm temos a responsabilidade de ajudar as pessoas a serem prticas e trabalhar para novas formas de viver. No podemos resolver os problemas de pessoas; VIH no pode ser desejado de qualquer forma. Mas talvez a real cura olhar para as dificuldades que enfrentamos e encontrar formas de como conviver com elas. Os budistas tm um ditado: A melhor maneira/forma de escapar-se de um inimigo e fazer que o inimigo se torne seu amigo! O passo do processo de cura no sobre levar os problemas fora, mas ajudando as pessoas a identificar foras para que elas possam aprender como lidar e adaptar-se a viver com VIH. Revelar o nosso estado uma coisa, mas a pessoa vivendo com VIH/SIDA ir precisar ser guiado pelo pastor conselheiro a identificar estratgias que iro fazer mudar esse vrus que ameaa a vida a afirmar uma escolha da vida. Uma vez que a pessoa contou a estria a meta agora dar-lhes a oportunidade de

- 77 -

perguntar, comeando por responder as questes cruciais: Como que vou andar de aqui em diante? Os dois discpulos que andavam com Jesus de Jerusalm para Emas certamente no erram as mesmas pessoas quando eles chegaram em Emas. Os seus olhos tinham sido abertos, quando eles foram para os seus amigos eles estavam muito diferentes. Tendo acompanhado os outros atravs de nossa tentativa de escuta, nos esperamos que iro continuar com os mesmos coraes pesados, estagnados numa crise. Queremos que eles vivam algum momento dentro de si, nesta aco, portanto, esperamos ajudar as pessoas a pensar ao aplicar possveis, primar por metas alcanveis, e identificar que fontes e foras esto disponveis para ajudar na tarefa de trazer paz interior. Vamos ver brevemente algumas formas de dar poder aos outros para aco.

Soluo de problemas em vez de criar problema


A primeira coisa que fazemos na soluo de um problema ajudar tirar o focus dos problemas. A fazermos isso ns estamos a tentar a evitar os problemas. Pelo contrrio procuramos separar os problemas da pessoa que tem problemas. Isto pode parecer mentira, mas se ns de algum modo separarmos o problema isso d-nos espao de recuar. Quando ns estamos numa encruzilhada com problema ento no podemos sempre focar to claramente, e podemos facilmente sentirmo-nos afligidos. Neste estado mental ns no solucionamos os nossos problemas como tal mas criamos mais problemas. Passos Qual o meu problema? O qu que realmente quero? Quais so as opes disponveis para mim? Estou pronto a tomar uma deciso? Porque devo tentar? Isso funcionou? Quando a filha da Maria veio para casa doente da Universidade e revelou o seu estado de VIH, aquilo foi realmente um problema suficiente. Pela sua reaco para com a filha, Maria criou um novo problema que fizeram com a comunicao fosse difcil.

- 78 -

Algumas tcnicas de aconselhamento que usamos chamada cadeira vaza como uma forma de olhar para os problemas se separados da que pessoa o que os tem. O pastor conselheiro pede a pessoa para imaginar um cadeira vazia, depois por problema particular na cadeira para verem-se como separados: Pastor conselheiro: Maria, eu quero que por um momento voc ponha tal cadeira vazia o facto de que a Patience agora seropositiva do VIH. O que que tu vs? Que forma de sentimentos tens sobre ela diante desta noticia dolorosa? Quais eram as suas esperanas e sonhos? Isto convida a Maria a relembrar que havia vida diante do VIH. Talvez no toda sua esperana e sonhos esto perdidos. Isso encoraja-lhe a estar em sintonia com os seus reais sentimentos sobre a sua filha. As pessoas precisam ser dadas o poder por serem recordadas que elas podem ter um problema, mas elas mesmas no so os problemas. O primeiro passo na aco altura de ter o problema numa perspectiva.

Traar Metas
Todos ns sabemos da experincia que grande energia usada quando temos um problemas porque levamos isso nas nossas cabeas, repetir os detalhes muitas vezes. Desejando que ns nunca tivemos o problema tambm perde uma grande parte da energia. Quando ns traamos metas precisamos ajudar a pessoa vivendo com VIH para dar a sua ateno para viver positivo agora que o seu estado do VIH sabido, eles podem olhar para as fontes e foras que iro capacitar-lhe a escolher a vida. Tenho uma meta por si s d-nos uma razo para viver. Porque que eu quero viver? O que faz-me viver? Estas so questes cruciais. A motivao a chave e elemento na luta contra este vrus destruidor de vida. Todos ns precisamos uma razo para viver. Se nos sabemos porque que queremos viver, ento iremos procurar por estratgias que ajudaro a viver. Vos ser mais claros. Uma meta no a mesma coisa como um propsito ou objectivo. Muitos de ns sofrem de tempo tempo por sermos muito identificados sobre o que gostaramos de fazer. Sofremos de uma resoluo de novo ano, forma de pensar! Naturalmente, um bom nmero destes propsitos indefinidos e intenes nunca vm a luz do dia e certamente no te muitos focos. Metas movem alem de propsitos em ser claros e especficos, firmeza daquilo que uma pessoa quer por na prtica para manejar um problema e saturao.

- 79 -

Uma meta foca a nossa ateno em algumas coisas especficas e em algumas coisa que so alcanveis. Ns podemos criar as estruturas no lugar em que nos ajudara a trabalhar em prol das nossas metas. A coisa importante que as nossas metas so claras, realistas e avaliadas. Vamos olhar para a estria de Frank mais uma vez cujo o parceiro Tom est a beira da morte. O Pastor conselheiro gastou um bom tempo permitindo Frank dizer a histria do seu relacionamento com o Tom e explicando como ele ficou doente. Ele desafiou de uma certa forma a auto derrota de Frank e ajudou-lhe a identificar onde sair o seu apoio quando Tom morrer. Assim que o tempo vai passando o pastor conselheiro vivo para ajudar Frank despedir-se de Tom. Pastor conselherio: Frank, uma vez que os pais de Tom chegarem voc no pode outra oportunidade de estar sozinho com o Tom. Estou preocupado, mesmo que o Tom esta semi-consciente. O que dirias para ele antes que morra? Frank: H muito...eu no saberia onde comear Pastor conselheiro: Considere isso como simples, FranK. Diga-lhe alguma coisa que gostarias que ele se lembrasse e levasse consigo. Frank: Eu quero que ele saiba quanto eu amo-o muito. Que ele tem sido uma parte importante de minha vida. Ele ajudou-me a aceitar a mim mesmo. Pastor conselheiro: Estas so coisas importantes para Tom saber. Porque no dizer-lhe agora numa maneira que voc sabe melhor? Eu deixarei-vos por um tempo, mas chama-me quando precisarem de mim? Quando estiver ajudar algum a formular uma meta as vezes podes ser proveitoso que as pessoas olhem para os obstculos que possam alguma forma prevenir que eles alcancem isso. Estes obstculos pode ento se explorados e enfraquecidos. Assim como discutir formas de lidar-se com elas. A coisa importante no permanecer muito tempo nos obstculos antes de direccionar a ateno a estas foras que podem ajudar a trazer a meta a um gozo. Estas foras facilitadoras so as fontes internas e externas que podem ser usadas a trazer um resultado positivo. Este passo no processo de focos da ateno da pessoa numa fonte positiva que pode muito bem ter sido ignorada por causa de olhar muito no problema. E importante que estes recursos, assim como a meta por si s, origina da pessoa vivendo com o VIH e no o pastor conselheiro. So eles que tm que viver com as suas metas e eles tm que formular as planos de aco que iro trabalhar por eles.

- 80 -

Dramatizao
VIH no enfraquece apenas o sistema imune da pessoa, mas tambm tira as suas energias, entusiasmo pela vida. Elas vivem uma perca de confidncia neles mesmos e na vida em geral. Um propsito importante do pastor conselheiro no apenas restaurar um sentido de perspectiva mas tambm renovar um sentido de confiana. Dramatizao pode ser um instrumento importante em ajudar as pessoas a sentirem-se seguras. Como pastores conselheiros ouviremos as vezes pessoas a dizer eu no sei o que fazer ou eu no sei como vou dizer-lhe. Dramatizao pode ajudar as pessoas tentar conversas difceis, aces e atitudes e um clima seguro. No princpio parece artificial, mas isto pode ser uma habilidade de dar poder, quando isto d a pessoa uma oportunidade de viver o que se sente como ser diferente. Na verdade, cm a tcnica da cadeira vazia, dramatizao pode ser usada para explorar o passado, presente e o futuro que eles vm como afligveis. Podemos enderear os sentimentos e formas de pensar como imaginar o que a vida podia ser como se estes problemas/emoes fossem pensados de uma nova forma. Dramatizao uma experincia importante para o pastor conselheiro e uma forma que podemos praticar e aprender as habilidades que tm sido realadas neste captulo. Muitos pastores conselheiros poderiam trabalhar juntos para enfrentarem situaes particulares que eles possam deparar e tentar enfatizar uma ou outra das habilidades. Podemos ajudarmo-nos um ao outro a crescer no nosso talento de escutar atravs da crtica construtiva. Pastor conselheiro: Maria, voc disse-me o quanto medrosa, envergonhada. Vox sente-se sobre a situao da tua filha porque voc estava nervosa com ela quando ela disse-te o seu estado do VIH e que ela foi violada na Universidade. Voc disse que queres que haja reconciliao, mas ests nervosa sobre acertar, vamos tentar agora. Imagine que eu sou Patience. Qual a coisa mais importante que voc querias que eu entenda? Tome um momento a pensar antes de comear. Depois de um tempo iremos trocar papeis. Eu irei ser voc e voc pode sentir o que ser como a Patience.

Tarefa/reflexo
Os milagres de Jesus, as vezes mostram que a cura no apenas alguma coisa que acontece uma vez. A cura um processo.

- 81 -

Leia Lucas 17:11-14 Uma das caractersticas importantes deste milagre que os leprosos foram curados e forma at ao sacerdote. Cura precisa de tempo para acontecer. O servio que prestamos s pessoas atravs do nosso ministrio de escutar, vai ser concludo numa conversa ou sesses de aconselhamento. Certamente, pode haver ocasies que uma sesso suficiente e a pessoa sente-se ajudada de uma forma que elas podem estar a ss. As vezes as pessoas precisam trs ou quatro ocasies para expressarem as dores que sentem. Por isso, no fim do nosso tempo com elas, podemos dar as pessoas alguma tarefa ou questes para reflexo. Isto d-nos um sinal poderoso daqueles que escutam de maneiras que estamos a tentar resolver os seus problemas, dar-lhes conselho. Estamos comprometidos eles. por isso podemos sugerir: Estou preocupado se durante nos prximos poucos dias voc poderia reflectir no assunto que voc colocou e considerar qual deles mais importante para ti qual deles pode trazer-te alivio? Quando ns falamos de uma passagem particular da escritura tem vindo na minha mente. Estou preocupado se voc gostaria de orar e ver como esta situao ser iluminada? Ns podamos ainda dar como tarefa a meta que a pessoa tem na mente: Voc disse que a tua meta seria dizer aos teus pais que voc seropositivo de VIH e ns exploramos como voc poderia fazer isso. Estou apenas preocupado, se voc poderia fazer isso antes que ns entramos na prxima vez? Depois poderamos falar sobre a resultado que obterias. As pessoas precisam reconhecer que como um pastor conselheiro voc no tem uma soluo s suas dificuldades, mas que voc est disposto a caminhar com eles at que eles descubram por eles mesmos. Uma forma de compreender a enormidade de estatstica da epidemia do SIDA lembrarmo-nos que em cada pessoa infectada e afectada esta acompanhada com uma histria humana. Certas histrias pe a face de um ser humano ao anonimato a qualquer aflio, estatstica e d voz ao silncio adormecido de o temor, dor e morte escondida debaixo do estigma.

Avaliaes e fins
Traar uma meta e enfatizar as fontes que ajudaro a facilitar apenas um passo no processo. Precisamos ajudar aqueles que ns escutamos reconhecerem que eles posam voltar para ver como que as coisas ocorreram, o

- 82 -

qu que deu bem e o que no! Isto no um jogo de ganhar e perder, mas construir foras e utilizar fraquezas. Avaliao necessria se ns vamos permanecer na nossa cura, como isto ajuda-nos a permanecer em focos. Avaliao pode acontecer no fim de cada sesso ou no principio do prximo, dependendo no que estamos a avaliar: Ento Daniel, eu penso que na ltima vez que nos encontramos, voc disse que iria consultar o doutor acerca dos retrovirais. Como foi o encontro? Ns viajamos com outra peregrinao que o afectado do VIH ou infectado, porque sempre que eles desejarem que ns os faamos companhia. Mesmo assim precisamos estar informados de criar uma dependncia, seja de seu lado ou de nosso. Atravs do processo de escutar podemos discernir quando a altura certa deixar que essa pessoa j no precisasse da nossa ajuda. Precisamos saber como terminar uma vez que reconhecemos que elas j podem lidar-se com a situao por si mesmos, ou antes, uma vez que ns ajudamos-lhe a encontrar apoio, ambos internos e externos. H apenas mais trs assuntos que precisamos notar na nossa concluso:

Confidncia
um princpio bsico do aconselhamento pastoral que precisamos entender e manter como um nvel alto de confidncia. Quando as pessoas que vivem com VIH/SIDA confia-nos suas histrias eles fazem isso tendo em conta que ns vamos dizer a histria onde quer que formos. Onde no h confidncia, no pode haver confiana. Portanto confidenciar crucialmente importante no ministrio de aconselhamento pastoral. Diante das preocupaes sobre o qu que eles vo pensar de mim quando eu dizer-lhe isto? A pessoa ir tambm estar preocupada: Posso realmente confilos para dizer mais ningum? A importncia da confidncia pode portanto parecer ser bvias, mas situao no simples como podamos pensar no princpio. A confiana bsica essencial todos os momentos no nosso ministrio de escutar. Esta confiana pode apenas crescer se a pessoa confidente que os seus pensamentos e sentimentos no sero comunicados mais ningum. A pessoa vivendo com VIH j est num estado muito vulnervel. Como pastores conselheiros no devemos vilar a sua confiana e causar mais dor por espalhar a informao inapropriadamente.

- 83 -

importante no princpio de nossa relao de ajuda explicar o nosso entendimento de confidncia. Algumas pessoas podem pensar que confidncia sempre absoluta (nunca podemos debaixo de qualquer circunstancia repetir o que ns ouvimos). naturalmente importante para ns guardar a informao que nos foi dita para ns mesmos, excepto onde seja necessrio ou onde houver ameaa do bem-estar de algum. Uns poucos exemplos so de uma menino que revela que esto sendo abusados sexualmente, uma mulher que est errada nestas situaes permiti-lhes a voltarem para o mesmo stio que no seguros sem providenciar cuidados e apoio apropriados.

Pare e Pense
Qual pode se as situaes ou assuntos que causaram-te a considerar que confidncia total e absoluta intil ou mesmo perigosa? Precisamos explorar a ideia de partilhar confidncia. Haver muitas ocasies e situaes onde ns precisamos partilhar partes de uma histria de uma pessoa com mais algum para proporcionar-lhe ajuda apropriada. As vezes, as pessoas iro comear a sua primeira sesso por dizer alguma coisa como: Espero que posso confiar-te, voc no vai dizer uma outra pessoa? A armadilha que ns dizemos que no vamos contar diante da permisso da pessoa. Quando uma atmosfera de confiana no criada do princpio, a maioria das pessoas aceitaro uma ajuda. Se ns mesmos no termos certeza se certo trair a confiana precisamos por um conselho. Confidncia parece simples, mas ns precisamos se ser realistas. Como um pastor conselheiro tentar ministrar no contexto do VIH imperativo. Seremos cofiados com algumas histrias muito dolorosas e o peso que eles carregam por si s um mistrio, para no dizer a solido. Somos os portadores dos segredos de outras pessoas. Como lidar com esta situao? Mais tarde ns veremos a importncia do apoio, mais agora precisamos mais uma vez considerar a necessidade de uma vida espiritual firme para aqueles que acompanham os outros no seu sofrimento. A chave da confidncia e a confiana. O guia de como podemos praticar a confidncia o que a melhor forma de apoiar e ajudar esta pessoa.

Apoio
A natureza sensvel e emocionalmente imperativa deste ministrio requer cada pastor conselheiro tomar seriamente a necessidade de ter algum com quem eles podem conversar, sem naturalmente trair a confiana daqueles cujo comprometeram-se em partilhar a histria. Foi sugerido antes neste manual que ns poderamos receber o apoio e encorajamento de outro pastor conselheiro

- 84 -

sem a nossa companhia crist. Poderamos juntarmo-nos como um grupo ou na base de um a um rever situaes e casos difceis. Conselheiros profissionais refere a esta como superviso, que no significa que algum mais diga-nos o que fazer, mas que nos falamos atravs das dificuldades que encontramos e problemas onde nos sentimos estagnados. Supervises contem a ideia e responsabilidade. Discutimos as coisas para melhor capacitarmo-nos a escutar livremente e objectivamente. Se estamos muito cheios, como disponibilizar espao para os outros? Podemos sempre melhor escutar. Uma pessoa com mais experincia com quem podemos falar ocasionalmente sobre coisas pode ajudar-nos a entender o que esta a acontecer uma relao particular de escuta. Este uma outra razo porque ns podemos consentir com confiana absoluta. Precisamos do direito para contar. Fazemos isso, todavia, sem revelar a identidade da pessoa que estamos a falar. Portanto, apoio essencial para ajudar-nos como pastores conselheiros a fazer isso: No absorvemos e levamos os problemas de outras pessoas. Temos o suficiente de ns mesmos; Isso actua como um sistema de aviso antecipado; Capacita-nos a ter cuidado de ns mesmos e no sermos pressionados; Ajuda-nos focar nas nossas habilidades como ouvintes; Desafia-nos a desenvolver como um ouvinte e d-nos um recurso de algum com mais experincia que a nossa; Avalia a forma que ns ministramos com um pastor conselheiro para encorajar boa prtica e prevenir comportamento perigosos. Proporciona uma oportunidade de olhar para os assuntos que rodeiam o nosso ministrio de escutar e demonstrar responsabilidade. O nosso sistema de apoio, portanto no apenas proteger e ajudar as pessoas que escutamos. Conselheiros profissionais todos trabalham consoante ao cdigo de tica, cujo as parte requerem superviso antes de praticar como um conselheiro. Na nossa comunidade crist tambm precisamos de guias para encorajar-nos um senso de responsabilidade, para que possamos prestar o melhor servio aos outros que procuram por ajuda.

Redes
Uma das formas mais simples de ajudar os outros saber o que est ao alcance da sua rea. Os problemas que as pessoas que vivem com VIH tm so variveis: medicinal, financeiro, social. Podemos ajudar por saber que h disponibilidade para aquele que vive com este vrus.

- 85 -

Onde que esto os centros de teste e aconselhamento e como que eles so? Que tipo de grupos de apoio existem? Existem ONGs ou grupo locais que podem proporcionar cuidados caseiros? Existem fundos governamentais disponveis para medicamentos? Onde que esta pessoa pode encontrar apoio espiritual e encorajamento?

Auto superviso
Depois de escutar tome tempo de reflectir e rever: Como que senti-me quando eu escutava? Como que senti-me sobre a pessoa que eu escutava? Quais so as habilidade que eu poderia melhorar? O que que eu quero fazer diferente na prxima vez do encontro? Precisamos saber o nosso local da cena com relao VIH, ento podemos recomendar as pessoas quando elas tm muitos problemas prticos. Igualmente, precisamos estar informados de quando que podemos recomendar as pessoas quando reconhecemos que o problema que elas tm demais para ns. Reconhecendo que no podemos auxiliar algum no um sinal de fraqueza, mas um sinal claro de maturidade. Como conselheiros pastorais precisamos saber as nossas prprias foras e fraquezas. Algumas pessoas tm uma habilidade particular em escutar naqueles que choram porque perderam um ente querido, enquanto os outros esto estagnados quando tem que lidar com o assunto de morte. Alguns podem ter sensibilidade especial para aqueles que forma violados, sexualmente abusados, que so homossexuais ou aqueles cujo matrimnio foi destrudo. Como pastores conselheiros e parte de uma comunidade crist, podemos partilhar as nossas foras para saber quem podemos recomendar s pessoas quando o assunto muito sensvel para ns.

Como que isso tudo pode ser sumariado?


Talvez a melhor forma de sumarizar este captulo lembrarmo-nos que no estamos a tentar a jogar para sermos conselheiros profissionais. Antes, estamos tentando ser profissionais de maneira que procuramos ajudar os outros ajudar eles mesmos. Uma estrutura no tem de fazer-nos rgidos e formais, existe para dar-nos poder de sermos livres e espontneos. Temos que acima de tudo recordar as trs

- 86 -

qualidades principais que trazemos para a nossa ajuda de relacionamento. Tentamos por todos os meios penetrar no mundo de outra pessoa que esta compartilhando (empatia). Mostramos o mximo respeito eles como seres humanos atravs de nossa atitude de no julgar (considerao positiva). Temos de ser naturalmente ns mesmos na nossa resposta e compaixo (genuinidade).

Regras bsicas para aconselhamento


Escute com ateno individida, Lembre-se de detalhes importantes; Relaxe e ajude os outros a relaxar; Escute debaixo do que bvio; Escute a ti mesmo; Escute pequena voz dentro de ti; Evite falar muito Seja sensvel em fazer a pergunta certa Evite julgamento; Como conselheiros pastoral viemos com o corao e compaixo de Deus para ser o canal da sua cura de amor. Podemos usar qualquer ajuda para reflectir a presena de cura para trazer paz e encorajamento.

- 87 -

Captulo VII
Casos de estudos
Neste captulo vamos ver variedades de reas de estudos e por em prtica o que ns lemos.

todas as oportunidades de curar as nossas comunidades magoadas por serem parceiros activos na preveno do VIH, a proviso de qualidade de cuidado, e a mitigao do seu impacto? Cremos que as fontes da Igreja; sua escritura, sua liturgia, seus valores, seus membros, seus lderes e suas construes, so poderosas balas e recursos para dar energia capaz de dar a Igreja a capacidade de jogar um papel efectivo na luta contra o VIH26.
As reas de estudo neste captulo proporcionam inmeras situaes possveis para as pessoas que vivem com VIH. Estas so situaes reais que voc pode deparar com um pastor conselheiro. Como voc responderia?

Como que a Igreja quebra o silncio e o estigma em volta do VIH, e toma

O propsito aqui no encorajar-te a construir uma srie de respostas. Isso no possvel. Toda pessoa sem igual, mesmo se os seus problemas parecem os mesmos, e cada pessoa vive uma situao diferentemente. O propsito dessas reas de estudos dar-te tempo e oportunidade de reflectir e usar a sua imaginao por voc mesmo criativamente na situao real. Quais so a suas opes? Qual seria a sua meta principal em ajudar cada individual? Como voc reage interinamente sua histria? Para ajudar-te com esta rea de estudos ns pedimos-te a imaginar que elas formam as bases de uma conversa de aconselhamento. Escrever como voc guiaria a pessoa atravs de diferentes passos de explorar, entendimento e agir. Escrever como se voc estivesse a escrever um programa na rdio com dois caracteres: o pastor conselheiro e a pessoa que precisa de falar. Depois da

26

Musa Dube, Africa Praying

- 88 -

primeira rea de estudo iremos proporcionar um exemplo curto do que queremos dizer. Exemplo 1: Samuel Samuel um jovem muito talentoso, de 23 anos de idade, forte e saudvel. Ele toca na banda musical de jovens da Igreja e na banda de jazz nas noites de fim de-semana. Por algum tempo ele no se tem sentido bem. Em particular, ele est sempre cansado quase sempre e perdeu o seu apetite e transpira muito a noite. Ele tem uma tosse que no passa j l vo alguns meses. Eventualmente, ele decidiu ir uma consulta na clnica local e sugeriram-lhe que fizesse um teste de VIH. Uma vez que so dados os resultados ele perde o interesse na vida e tenta esconder-se. Ele at para de ir a Igreja. Embora os seus amigos no sabem sobre o seu estado de VIH, eles podem ver que alguma coisa no vai bem. Depois de falar com o ministro, eles sugerem Samuel marque um encontro com u pastor conselheiro. Quando ele eventualmente marca a consulta ele vem para a tua sala e comea a chorar por algum tempo. Como voc lida com lgrimas; O que seriam os teus pensamentos e sentimentos como ele sentou-se e chorou? Qual seria a forma de ajuda til que poderias responder?

Uma sesso de aconselhamento possvel


Pastor conselheiro: (Depois de sentar-se em silencio por algum tempo). Samuel, tome o seu tempo...Deixe as lgrimas carem... No te sintas embaraado por causa de mim... Deixe s lgrimas carem. (Uma vez as lgrimas pararam e ele parecia mais calmo), Samuel, quando estiveres pronto, talvez voc pode dizer-me o que as lgrimas querem dizer. Samuel: Onde que comeo, demais. Pastor conselheiro: Parece que h uma grande necessidade de acalmares, no tente dizer tudo de uma vez s, mas talvez ajuda-me a entender o que aconteceu que fez-te vir e falar. Samuel: No tenho estado bem a m notcia e quase que foi em metade. Parei de ir a Igreja e tocar na banda musical e penso que os meus amigos sentiram que eu preciso falar com algum. Conselheiro pastoral: Ento a tua sade no tem estado boa, e esto preocupados por causa da m notcia que recebeste. Samuel, pareces concordar

- 89 -

com os teus amigos sugerirem que voc precisava falar para algum, agora estou preocupado se a tua sade ou a m notcia que voc recebeu que voc precisa falar com algum. Samuel: Est tudo ligado...est bem, vamos comear. Eu no estava bom por algum tempo. Normalmente eu sou saudvel. Eu trabalho fora e sou forte. De algum modo comecei a sentir-me cansado. Ento eventualmente eu fui ver o doutor e ele sugeriu-me um teste de sangue para uma srie de coisas... (silncio)! Pastor conselheiro: (Permanece em silncio por algum tempo). Samuel, eu posso ver, isto, difcil, mas esteja calmo e depois diga-me o que aconteceu quando voc voltou a busca dos teus resultados. Samuel: Foi nesta altura que o doutor disse-me... ele disse Ele disse que eu era seropositivo do VIH. O que significa que posso morrer agora! Isto vai acontecer de qualquer forma. Como posso enfrentar as pessoas? Os meus pais morreriam se eles soubessem, como pelo resto eles poderiam simplesmente fugir de mim, por isso que escondi-me. Conselheiro pastoral: Ento uma vez que voc ouviu a notcia do seu estado de VIH voc sentiu-se como se fosse o fim, a vida tinha acabado e eu estou deduzindo que voc estava, est muito preocupado sobre os outros v pensar e como eles podem reagir ao seu seropositivo. Todos esses so assuntos importantes que voc gostaria de ver, Samuel, mas eu estou preocupado se voc estava a por na mente o que outras pessoas pensam, um lado o que a cosia mais importante para voc neste momento? Porque no continuar esta conversa e praticar levar Samuel em diferentes passos explorar, entender e agir nisso? Voc no pode fazer tudo numa conversa. O seu tempo limitado. Ento no fim desta sesso o que seria o teu objectivo ou meta principal? Existe qualquer coisa que gostarias que ele reflectisse antes do prximo encontro? Uma outra forma de praticar as suas habilidades pedir um amigo ajudar talvez algum de sua comunidade religiosa ou Igreja quer ser um pastor conselheiro. Podias fazer o drama da rea de estudos, tendo alternativas para ser a pessoa que vive com VIH e o pastor conselheiro. Discuta como que parecer a pessoas aconselhada e sentar numa cadeira quente do pastor conselheiro. Exemplo 2: Miriam

- 90 -

Mariana uma mulher feliz em termos de negcios, bem respeitada e admirada no seu local de trabalho. At aqui ela tem dedicado toda a sua energia para o desenvolvimento da sua carreira com o apoio e encorajamento do seu marido, mas agora tempo de comear a formar uma famlia. Quando ela suspeitou que ela estava grvida ficou muito alegre e foi ao doutor para uma consulta. Como era de costume e parte dos procedimentos da clnica para o doutor fazer teste de sangue e mais outros, incluindo teste de VIH. Depois do exame, Mariana foi pedida para regressar clnica depois de uma semana, quando ela seria dada a noticia que confirmaria a sua gravidez. No dia da consulta a Mariana no trabalhou a noite para ir a busca dos resultados. Ela tinha planeado uma refeio especial para o seu marido para celebrar a boa noticia. O doutor parecia srio quando ela entrou na sala. O doutor disse-lhe que era verdade que estava grvida, mas que tambm o sangue revela que ela seropositiva do VIH. Ela ficou muito chocada. Como que isso pode ser? Ser doutor que cometeu algum erro e misturou os seus resultados com os de algum? Ela no podia ser seropositiva do VIH, se ela no tinha relaes sexuais com um outro homem mas o seu marido. Nem ela est envolvida em ambientes e comportamentos de risco. Certamente era um erro. Depois calmamente ela comeou a pensar: Se eu sou seropositiva isso significa que o meu marido tambm o ? Ela deixou a clnica em vez de ir direito para casa ela foi a casa do seu ministro. Ela tinha de falar com algum. Quando voc convidar ou for interpelado por uma pessoa seropositiva dentro de ti sabes que ela tem estado a chorar e como tal estar muito chocada. No caso da Mariana tendo encontrado o ministro, depois de um momento de silncio, ela disse: No sei realmente como dizer, mas como se a minha vida toda estivesse paralisada. Estou paralisada. Eu estou a vir da clnica onde fui apanhar os meus resultados de gravidez Mas obtive mais do que eu estava preparada para receber. Estou grvida tudo bem, mas acharam que sou seropositiva do VIH. Como que isso pode ser? O que devo fazer? Como dizer ao Joel? Tens de ajudar-me! Como comearias em ajudar a Mariana? Que tipo de resposta aberta farias? Como reflectirias no que voc ouviu e captou em termos de sentimentos? Do bocado que ela disse que assunto vem imediatamente na tua mente que ela possa precisar de ajuda? Como transmitirias essa mensagem a ela? De que forma prestarias ajuda a Mariana a fazer saber o seu marido? Haveria qualquer valor em ver-lhes juntos alguns dias? Se assim for, quais os assuntos eles precisam confrontar?

Exemplo 3: Nomia
- 91 -

Nomia uma viva e vive numa vizinhana muito pobre com a sua nora Ruth, que tem trs filhos. O nico filho de Nomia que tinha se casado com a Ruth morreu a dois anos atrs e a Ruth ficou como nica fonte de sobrevivncia para Nomia. A Ruth trabalhava s noites num bar local como hospedeira. Por alguns meses ela tem sentido mal, tossindo muito e diarreias constantes. O doutor disse-lhe que ela tinha tuberculose e VIH. A Nomia est preocupada como ela vai sobreviver se a Ruth morrer. Como ela vai alimentar as crianas e pagar as propinas escolares? Se a Ruth fica muito doente sem trabalhar quem ir providenciar comida e medicamentos? A Nomia manda uma mensagem casa pastoral para ver se a irm Rosemaria poderia vir. Quando ela chega v o quanto que essa gente pobre e o quanto ela est deprimida. Fala-me apenas o que vou fazer... Porque que Deus fez isso comigo agora que sou velha? Quando a Ruth morrer, quem vai tomar conta de ns? Deus far um milagre se eu orar? Onde que comearias na sua resposta a Nomia? Como que tentarias explorar a questo de Deus? Quando voc explora a histria e as dificuldades de Nomia que fonte pratica darias? Saber a fonte possvel na sua prpria rea onde as pessoas podem obter ajuda? Exemplo 4: Pedro Pedro tem apenas 17 anos de idade e o nico filho do vigrio anglicano local. Ele inteligente, embora o seu empenho escolar deteriorou-se recentemente e a sua pauta no tem sido boa. Ele criou um hbito de vir muito tarde as aulas e dormir na sala. Os seus pais falaram com ele acerca disso, mas ele diz que no h problema. Tem havido discusses por ele vir a casa tarde. O relacionamento em casa est ameaado. No dia em que os seus pais esto ausentes para uma conferncia, Pedro vai apressado ao hospital. No princpio os doutores pensam que excesso de drogas, mas acontece que Pedro comprou alguns medicamentos maus de um negociante. Ele tambm tem VIH e tem verrugas genitais. Como capelo do hospital s pedido a visitar-lhe para ver se ele abre-se, ele diz ao elenco que no quer que os seus pais saibam. Depois de alguma conversa ameaada ele imediatamente diz: Est bem, voc enviado para saber algo de mim. Eu seu que

disseram-te porque que estou aqui bem, eles tambm disseram-te sobre a ltima notcia, sou seropositivo de VIH. Eu gostaria que as drogas acabassem comigo.

- 92 -

Estou perdido. filho de um vigrio, um viciado em drogas e tem sexo no parque com homens para pagar as drogas o que que a minha namorada vai fazer? Talvez dei-lhe tambm est coisa. No sei porque que estou preocupado a dizer-te isto porque voc provavelmente como o meu pai, voc j mandou-me para o inferno.
Assim que escutas a contar a sua estria que pensamentos e sentimentos ocorrem na tua mente? Agora que ele parou de falar como vais responder? Como que gostarias esclarecer para capacitar a histria completa da vida de Pedro a ser dita? Em termos de passo de aco, como poderias trazer a mxima ajuda para ajudar-lhe num curto tempo e depois a longo tempo? Exemplo 5: Abel e as suas trs mulheres Voc a enfermeira conselheira na clnica rural. Abel e a sua famlia vivem prximo da estao missionria e vm a clnica quando eles necessitam de ateno medicinal. Cerca de dois meses atrs a terceira mulher de Abel, uma jovem de 20 anos, veio porque ela estava grvida. Voc sabe que a primeira mulher foi testada como seropositiva do VIH e que o marido tem ITS (infeces transmitidas sexualmente). Voc explica que a norma da clnica examinar uma mulher grvida para o teste do VIH porque voc tem um programa que tenta reduzir a transmisso da doena da me para a criana. Voc pergunta a uma mulher jovem se ela est disposta a ser examinada. Uma semana depois ela tem que voltar para os resultados a segunda mulher vem ver-te e ele tem uma doena sexualmente transmitida e o comeo de herpes. Voc pergunta se ela gostaria de ser testada para VIH e ela recusa. Quando a terceira mulher vem de volta para os seus resultados ela diz-te que a terceira mulher morreu de surra pelo marido por ter feito teste de VIH, os seus resultados so negativos. Mas se o seu marido no for negativo? A segunda mulher tambm no est muito bem, ela tem rugas por todo o corpo e corrimento vaginal. O meu marido disse que somente as prostitutas apanham SIDA. O que devo fazer? Eu no quero morrer? O meu marido e as outras suas mulheres vieram a ti porque elas esto doentes? Voc tem de dizer-me! Como voc sentiria sobre esta situao familiar? Quais so os assuntos para voc que este problema cresa? Enquanto manter a confidncia como ajudarias a mulher jovem a proteger-se? Quais so as estruturas na sua rea local e cultura que poderiam ajudar-te? Exemplo 6: Zacarias e Elisabete

- 93 -

Zacarias e Elisabete tm quatro filhos. O seu filho mais novo, Joo foi levado ao hospital as pressas depois que ele foi atropelado por um carro que passava. Felizmente, os ferimentos no so srios como se pensava no princpio, eles ficaram muito aliviados. Depois o doutor pediu para ver-lhes. Ele explicou que como parte dos procedimentos todos os sangues so testados para VIH e o jovem Joo foi encontrado seropositivo. Ambos os pais ficaram chocados e enquanto iam para a casa pedem para ver-te, como um amigo e lder do grupo de mulheres na Igreja que eles frequentam. s tambm uma pastora conselheira. Tendo dito isto eles ficam muito tristes. Como que isto pode acontecer a ns como cristos? Porque que Deus nos abandonou? Ns no podemos entender que isto pudesse acontecer? O qu que vai acontecer com a nossa famlia? Todos ns temos de enfrentar este teste humilhante? Como ns conduzamos para casa pensamos que era melhor manter isto em segredo, podes imaginar se eles souberem na sua escola? Na verdade o Zacarias e eu estamos preocupados se os outros filhos tm de saber ou se podamos manter isso s para ns e estarmos calados? Depois de tudo, porqu perturb-lo? Com medicamentos ele nunca pode saber. Seja como for, ele no vai entender. Agora, por favor diga-nos o que devemos fazer? Como responderias ao pedido para dizer-lhes o que fazer? Qual o assunto que Zacarias e Elisabete no levantaram mais manifestada na sua reaco notcia do estado de seu filho? Se voc tivesse que enumerar os assuntos mencionados para priorizar o que eles fariam? Saberias onde Zacarias e Elisabete poderiam encontrar apoio na tua localidade? Encontrarias qualquer conflito entre os teus amigos e o relacionamento como uma pastora conselheira. Exemplo 7: Ana, David e Teresa Ana e David tm trs filhas. Vivem numa rea muito afluente da cidade a vida tem sido boa at que a Teresa, sua segunda filha, vem a casa um dia muito deprimida. De repente Eva vem para anunciar: tenho alguma coisa terrvel para dizer-vos. O meu namorado Samuel disse-me ele foi testado pela segunda vez para o VIH e seropositivo. Eu sei que vocs nunca queriam que eu namorasse com ele, vocs disseram que ele tinha estado por todos os lados e no era bom uma jovem crist como eu. Bem, o que devo fazer agora? Os pais chamam-te para ajud-los. Onde que comearias no processo de ajuda? Que tipo de informao a Teresa e os seus pais precisam de ti?

- 94 -

Quais so os assuntos que tm sido expressados mais escondidos debaixo da superfcie? Que tipo de apoio poderias dar famlia na tua comunidade crist? Qual a ajuda que prestarias a Teresa e Samuel? Exemplo 8: Pastor Jeremias O pastor Jeremias um pastor preocupado e muito trabalhador. Ele tem um bom corao e tem aconselhado as pessoas que vivem com VIH/SIDA por algum tempo. O seu ministrio significa que ele tem de cuidar das pessoas fisicamente. Todavia, ele no tem sempre sido cuidadoso quando lida com fluidos corporais. Ele deu conta que seropositivo do VIH. A sua congregao no estava feliz sobre o seu trabalho. Ele vem ver-te como um colega pastor conselheiro. O que devo fazer? Como que eu vou dizer congregao? Eles j pensam que estou numa liga com o demnio, e agora eles vo chamar-me imoral! Depois est a minha mulher! Voc tem de dizer-me o que devo fazer. Talvez devo simplesmente dizer a ningum e procurar por retrovirais. Quais so algumas das situaes ticas que voc quereria ajudar o pastor? Porque que comearias a sesso de aconselhamento? A quem serias capaz de recomendar o pastor para obter apoio? Como ajudarias a informar sua mulher? Exemplo 9: Padre Pedro Voc uma padre catlico e voc pedido a ir visitar um casal que parece angustiado. Daniel o marido, veio a ti para a confisso a nos atrs e revelou que ele tinha tido sexo ocasionalmente com um homem enquanto fora para negcios. Voc pensa que sua mulher, Debora j sabe agora. Ela diz: Eu realmente no sei como dizer-te isto, a minha vida chegou ao fimeu apercebi que sou seropositivo do VIH. Estou muito nervosa com o Daniel. Ele deve ter dado isso a mim, porque eu nunca tive sexo com mais ningum. Ele no vai admitir que ele via outras mulheres quando est fora em viagens de negcio. Agora ests aqui ele tem de ser honesto. Padre, tens de dizer a Debora a verdade, eu no tive sexo com outras mulheres! Que pensamentos e sentimentos esto na tua mente? Como que lidarias com este assunto de confidncia e confisso? De que forma ajudarias este casal a lidar com o que est a acontecer entre eles? Qual seria o teu objectivo principal nesta primeira sesso de aconselhamento? Quem voc encontraria para ajudar-te neste dilema?

- 95 -

Captulo VIII
Usando a Orao e a Escritura
Este captulo sugere como podemos usar a rao e a escritura como instrumentos no nosso aconselhamento pastoral. Se cada dia uma palavra do Senhor pode verdadeiramente chegar viva at ns e pode formar as nossas mentes e coraes, certamente viveremos pela fTermos uma mente como a de CristoDesta forma viveremos primeiro pelo mandamento de amar ao Senhor, ao nosso Deus com toda a nossa alma, de todo corao, com toda nossa mente e toda nossa fora. VIH um convite vida. Como cristos que somos responsveis ao evangelho de vida e esperana, devemos tentar atravs de nosso aconselhamento e cuidado pastoral encorajar as pessoas a escolher a vida. Podemos ajudar-lhes a acalentar a sua oferta de vida dada por Deus, apesar do VIH. A epidemia do VIH/SIDA um desafio para a nossa sobrevivncia. Devemos usar todas as oportunidades e todas as balas que temos para permanecermos vivos. Leia Efsios 6:10-20 Nesta passagem encorajadora da escritura de Paulo diz que devemos imaginarmos empenhados no bem-estar e pr toda a armadura necessria de Deus. Na luta contra VIH as balas que Paulo fala so poderosas: Verdade; Trazer paz; Justia F; Palavra de Deus; Orao. Paulo sugere que concentremos a nossa fora do Senhor e do seu poder. Para lutar na batalha contra VIH/SIDA precisamos todos os recursos que podemos dominar. O nosso cuidado pastoral deve naturalmente envolver uma grande

- 96 -

prtica e assistncia, mas nunca devemos esquecer as necessidades espirituais que possumos como povo de f. Dentre estas armas esto a orao e a escritura. Como conselheiro pastoral que escuta a partir perspectiva de nossa f crist no devemos esquecer que a orao uma preparao indispensvel para o nosso ministrio de escutar com amor. A orao ajuda-nos a criar um espao dentro de ns para que possamos estar verdadeiramente disponveis aos outros. Durante o nosso tempo com as pessoas vivendo com VIH podemos comear com orao e usar isso nos outros tempos apropriados durante uma sesso. A orao no ltima esperana, mas o apoio contnuo que direcciona-nos presena de Deus. A palavra de Deus uma outra arma crucial em construir esperana e f na luta contra um vrus mortal de desespero e depresso. A palavra de Deus pode ajudar a focar os nossos pensamentos e desafiar algumas das nossas maneiras destrutivas negativas do pensar. Reflectindo na escritura pode ser uma forma poderosa para aqueles envolvidos no aconselhamento pastoral e de aqueles vivendo com VIH olhar outra vez naquilo que d-lhes vida.

Oraes para ocasies diferentes


Para uma pessoa que vive secretamente com VIH Meus Deus, voc sabe como eu tenho lutado desde que eu descobri que eu era seropositivo de VIH! Eu estava zangado comigo mesma e nervosa com quem deu-me esta doena. Acima de tudo eu estava nervosa contigo por deixares esta coisa terrvel acontecer mim. Estou envergonhada para dizer a qualquer pessoa sobre o meu estado e caso elas rejeitarem-me e ficarem envergonhadas de conhecerem o meu estado. Senhor, eu tinha de aprender uma lio dura. No posso procurar por aceitao de outros antes que eu aceite a mim mesma. Vejo que isto ser muito difcil, mas vou aceitar aos poucos. Obrigada por me ajudares a lutar por essa aceitao. Eu sei mais do que nunca que voc no rejeita-me, no envergonhaste de mim, voc ama-me. Com esta fora ajuda-me agora a amar a mim mesma e desfazer este silncio mortal que quer manter-me uma prisioneira de culpa e vergonha. Ajuda-me a dizer s pessoas que so importantes para mim sobre o meu estado, para que eu possa ter ajuda e apoio. Ajuda-me a dizer-lhes depressa para que eu encontre paz mental. D-me a tua fora para que eu possa escolher agora viver positivamente e escolher a vida completamente. Amem.

- 97 -

Para os que cuidam


Pai, o teu nome amor. Fora e encorajamento. Aqueles que tm a tarefa de cuidar, ajudar e aconselhar o teu povo que vive com VIH. Conforto para aqueles que tentam confortar os solitrios, guiar aqueles que tentam guiar os que sentem-se perdidos e do esperana ns todos que nunca vo ultrapassando por angstia. Pedimos isto em nome de Jesus, nosso irmo mdico. Amem. Acender uma vela de esperana Senhor, quando acendemos esta vela lembramos a tua presena. Que esta luz ajude-me a relembrar todos aqueles cujas as vidas tm sido tocadas pelo VIH/SIDA. Que isto seja um smbolo de esperana para todos aqueles que esto infectados e afectados. Que isto encoraja-nos a trabalhar para trazer um fim ao estigma, negao e novas infeces. A vela, acenda retumbantemente! Que a tua chama infunda dentro de mim um senso de amor vivo e compaixo que brilha atravs de cura da presena de Deus. Eu fao esta orao em nome de Jesus. Amem Uma orao de Pais Deus, eu estou nervosa. Estou to envergonhada que o meu filho tem esta doena chamada SIDA. Eu preciso mais do que nunca, porque eu no sei onde ir. Eu quero esconder o meu filho. Eu quero inventar alguma histria que no verdade, porque eu no quero que VIH seja parte da minha famlia. Perdoa-me pela cobardia, o meu orgulho, e unge-me com a sua graa para eu enfrentar a vida como ela . Esteja com toda a minha famlia que est a lutar com este vrus. Console-nos e ajuda-nos a no sermos desencorajados. Toca-me com a tua cura de amor e traga paz. Amem Para aqueles que esto a morrer Olhe com amor e compaixo Senhor sobre [nome] que em breve vai voltar para a casa ao encontro de Ti. Tu ests cheio de graa, misericrdia e ningum esquecido ao teu lado. Abenoe este teu filho (a) que carrega no seu corpo o vrus do VIH. Consola-lhe agora a sua dor, encha-lhes com a tua esperana e ajuda-lhe a viver o teu perdo. Chama-lhe pelo nome agora e receba-o nos teus braos gentis como um pai ou uma me amorosa. Para a sua famlia e amigos, d-lhes o tu sustento nesta perca para que eles possam escolher a vida. Para os afligidos

- 98 -

Senhor Jesus, nos pedimos-te para abenoar os afligidos e que esto tristes na morte de membros da famlia e amigos. Que eles no estejam abatidos pela perca, mas receber o conforto e consolo que ajude a cada e todos os dias. Nos dias da perca e solido que eles encontrem nos seus coraes um senso de confiana e esperana e ti, porque voc quebrou a barreira da morte prometenos a vida eterna. Amem.

Litania de esperana e compaixo


Dirigente: Pai, sabemos que sempre ouvirs as nossas oraes; Povo: Encurvamo-nos a ti em todas as nossas necessidades; Dirigente: Oramos por todos aqueles que compartilham nesta epidemia de VIH/SIDA. Povo: Ajuda-nos a ver isto em particular na dor de outros para podermos crescer na esperana e compaixo; Dirigente: Oramos para aqueles que ainda no esto infectados. Povo: Encoraja-lhes a fazer escolhas sbias para que escolham sempre a vida; Dirigente: Oramos para aqueles que j tm o vrus nos seus corpos.3 Povo: D-lhes a resoluo de viver positivamente e no perder esperana; Dirigente: Permanecemos no teu amoroso corao daqueles que cuidam por outros na sua doena; Povo: D-lhes pacincia e fora quando as coisas so duras; Dirigente: Oramos pelos que morrem; Povo: Deseja-lhes boas vindas no teu abrao amoroso; Dirigente: Oramos para os mortos e os enlutados; Povo: Traga paz para ambos e uma experincia da tua eterna compaixo; Todos: Senhor trazemos todas oraes no teu nome, de teu filho Jesus, que o ressurreio e a vida, e no poder do teu esprito santo que cura e faz-nos santos. Amem. Orao da criana Deus, tu ests ali, por favor escute No sei o que dizer algum to grande, mas estou confusa. Porqu que os meus pais tm de morrer? Porque fui deixada sozinha? Eu choro para dormir e j no sei se quero viver. No podias deixar-me morrer para que esta dor eterna desaparea. Estou cansada de ser chamada rf. Eu quero um lugar prprio. Uma famlia, uma casa, uma vida que normal. Eu quero amor, no apenas generosidade e carinho. Ento Deus, estou a olhar para em ti, somente voc pode dar-me o amor que preciso. Eu tenho de viver, ento d-me esperana. No posso dizer mais nada. Sabes o que esta por dentro. Esteja comigo agora que vou dormir. Ajuda-me chegar num outro dia, Amem.

- 99 -

Um rosrio de vida esperana Primeiro mistrio: Maria concebe a palavra Maria recebeu a mensagem do anjo, mas eu no sei se posso aceitar o meu estado. Quando recebi a notcia que eu era seropositiva de VIH, senti-me doente de corao. Senhor d-me um corao. Senhor d-me um corao que aceita. Ajuda-me a encontrar a tua palavra da vida. Segundo mistrio: Maria deu a Luz Jesus Quando nasci, uma nova vida veio ao mundo. Onde que posso encontrar vida agora com este vrus? Senhor, sinto como se a minha vida chegasse ao fim, mas est nascido em mim em cada momento eu digo sim esperana e vida. Terceiro mistrio: Maria d o nome Jesus H dor no meu corpo, porque a dor profunda no meu esprito. Eu temo as reaces das pessoas e sua rejeio a mim. O que que elas pensam de mim? Senhor, ajuda-me a lidar com as muitas infeces que eu possa deparar, especialmente a infeco de estigma. Ajuda-me a chamar as coisas pelo prprio nome. Quarto mistrio: Os homens sbios procuram por Jesus Senhor eu quero viver, mas eu sei um dia morrerei. Eu temo morte como temo dor. Ensina-me a achar a tua misericrdia e compaixo que eu no encontro nos outros. Quinto mistrio: A ressurreio Olhando ao teu corpo ressuscitado faz-me pertencer a ti. Um dia quando eu no tenho que levar este vrus comigo. Pela tua morte voc destruiu a vida. D-me coragem a crer que a vida vitoriosa e esperana vai vencer. Alguns textos teis para o mistrio de VIH A palavra de Deus verdadeiramente vida e activa. uma palavra de vida. Se ns temos que ajudar aqueles com VIH para viver positivamente precisamos ajudar-lhes a descobrir a verdade que pode libertar-lhes. As vezes, ouvimos que uma nutrio prpria e crucial para quem vive com este vrus. A nutrio que precisamos no apenas para o nosso corpo fsico, para as nossas mentes e coraes. Lendo as escrituras pode realmente ser um dom que nos liberta de

- 100 -

pensamentos negativos e sentimentos que tiram-nos a nossa energia. Ento vamos adicionar a palavra de Deus nossa dieta diria. Tome a tua bblia nas tuas mos e lembre-se que ela contm a palavra viva de Deus. Como Dietrich Bonhoeffer disse: O mesmo de Deus. Pea ao esprito santo a ajudar-te a ler este sagrado. Quando ns convidamos o esprito santo a ajudarnos a escutar, a viver atravs do dia. Depois lemos ler vagarosamente e escutar passagem diante de ns. Podemos ler a passagem muitas vezes, para que as palavras fiquem dentro de ns encravadas. Como que isso fala as nossas situaes? Como posso aplicar esta cura de unguento as feridas que levo comigo? Ento ns escolhemos uma palavra ou frase que vai ficar no nosso dia-a-dia e continuar a orar. Est uma forma simples de estar com a palavra de Deus e permitir que esta d-nos fora. A seguir encontraremos uma seleco de passagens bblicas. Podemos acrescentar mais se ns encontrarmos tempo cada dia a permanecer na cura da palavra de Deus.
Gnesis 1 e 2: Histria da Criao Criado na imagem e semelhana de Deus, dignidade humana e destino Gnesis 28:10-16: O Sonho de Jacob Ns lutamos para encontrar Deus no contexto do VIH/SIDA, mas Deus lembranos que estamos a pisar na terra santa, ele est presente. Qual o teu sonho? Ezequiel 36:1-14: Ossos Secos Escolha na vida/nova vida/ressurreio Ezequiel 47:1-12: Priso de gua Convite achar cura Deuteronmio 30:11-fim: Moiss convida a Escolha da vida e no morte viver escolha positivamente I Reis 19:9-13: Elias vive a experincia de Orao permanente: Onde esta a voz de Deus Deus neste vrus? I Samuel 3:1-9: A Chamada de Samuel Escutar a chamada de Deus Salmo 23: O Pastor Direco, ser guiado Salmo 27: Confidencia em Deus Procurar a Deus esperana Salmo 40: Esperei pelo Senhor Pacincia/confiana Salmo 42: Desejar Deus Orao Salmo 62: s o meu Deus Anelo Salmo 85: Deus de Promessa Convite para encontrar esperana Salmo 103: Bendito o Senhor Cura/Perdo Marcos 2:15-17: Jesus come com os Quebrar o estigma e descriminao pecadores Marcos 5:1-20: Endemoninhado Ser liberto do estigma e descriminao/Responsabilidade

- 101 -

Marcos 5:25-34: Mulher de f

Convite f/Papel de mulheres no contexto do VIH problemas do gnero/o que estas a procura Marcos 6:45-52: Andar nas guas Coragem, f, confiana, tempestades da vida Mateus 5:13-16; Ns somos a luz do Devemos deixar a nossa luz brilhar para os mundo outros na esperana Mateus 13:24-30: Ovelhas e cabritos Seremos julgados pela qualidade de nosso amor Lucas 1: Anncio, visita F de Maria, submisso, como que Deus visitou-te? Sua magnitude, vocao da mulher no contexto do VIH/SIDA Lucas 7:36-50: Lavagem dos ps a Jesus Reconciliao, perdo, cuidado prtico Lucas 10:38-11:13: Quem o prximo A quem eu devo ser vir? Devo curar as feridas de quem? Lucas 15: O filho prdigo Deus toda a misericrdia, quem que precisas de perdoar? Lucas 18:35-45: A cura do homem cego O que queres de Jesus se voc est vivendo com a VIH/SIDA? Onde est a tua cegueira? Lucas 19:13-35: Zaqueu A salvao veio a tua casa, temos uma dignidade real que Jesus quer partilhar Lucas 24:36-40: Emas Jesus junta-se ns na nossa jornada com VIH/SIDA. Ele quer alistar-nos. O que voc aprendeu na jornada? Lucas 24:36-49: Aparies de Jesus Dado o poder, chamado testemunhar os outros e atravs de nossa revelao dar esperana. Joo 4: A mulher Samaritana Jesus quer ouvir a histria da tua vida, a nossa histria pode ajudar-nos a encorajar-lhes Joo 5:1-9: A piscina de Bethesda Queres ser curado? De que maneira ajudamos a ti mesmo a receber cura? Joo 9: O homem cego de nascena O qu, aonde esta a tua cegueira? Estigma e descriminao Joo 10: O bom pastor Qual a voz que escutas? Como podes aprender a escutar na voz da vida Joo 13: Jesus lava os ps aos discpulos Somos chamados a lavarmos os ps um ao outro mesmo quando ns estivermos infectados. Joo 14: A meno de Maria Jesus vence o teu medo Joo 15: Vinho Unio com Deus Joo 16: O Esprito Onde que est o esprito da tua vida. Joo 20:19-29: NO cenculo Jesus penetra nas tuas fendas I Corntios 2: A escondida sabedoria de Entrar na mente de Jesus Deus I Corntios 3:1-16: Parceiros com Deus O tempo do Esprito Santo mesmo que

- 102 -

nossos corpos esto infectados com VIH somos templo de Deus I Corntios 12: Dons e Espritos Onde que esto os teus dons? Procure pela fonte que ajuda-te a viver positivamente I Corntios 13: Hino para amar Onde que o meu amor para? II Corntios 1:3-11: Bendito seja o Senhor O nosso sofrimento tem um propsito II Corntios 3:7-18: O vu de Moiss Chamados a transformar II Corntios 4:5-15: O tesouro na argila Levamos Jesus dentro de nossos corpos infectados de VIH/SIDA II Corntios 5:14-21: Mensagem de Ns estamos com Jesus e assegurados no Reconciliao amor, quem que precisamos perdoar? Romanos 6: Baptismo Morremos e ressuscitamos com Cristo Romanos 8:1-17: Vida atravs do Esprito A nossa dignidade como filhos de Deus Romanos 8:18-27: Cheios de Esprito Deus aparece nas nossas fraquezas Romanos 8:28-39: No separados de Deus Assegurados no amor Glatas 5:16-25: Frutos do Esprito Onde est o teu fruto Efsios 1:3-14: Bendito o Senhor Somos abenoados embora estamos infectados e afectados Efsios 2:4-10: Rico em misericrdia A importncia da misericrdia e graa Efsios 3:14-21: A Orao de Paulo Auto-Conhecimento Efsios 4: Tornar-se perfeito Vocao e desafio Efsios 6:10-20: Armadura de Deus Ajuda prpria na vida espiritual Filipenses 2:1-11: Hino para Cristo Ser como um cristo humilde Filipenses 3:7-16: Conhecer Cristo Chamada a maturidade Colossenses 1:10-14: Estilo de vida Vida em Cristo Colossenses 1:15-21: Cristo imagem de Portadores da imagem de Deus Deus Colossenses 3:1-9: Buscai as coisas dos Onde est a tua viso? cus Colossenses 3:10-17: Seja uma nova Chamada mudar pessoa Tiago 3: A lngua Convite verdade I Joo 1: Ande na luz Escolha vida I Joo 3:1-6: O amor do pai Banhe no amor de Deus Apocalipse 21:1-7: Um novo cu Chamado a estar com Deus Apocalipse 22:1-5: Reino de Vida Onde est o rio de vida para ti?

- 103 -

Glossrio
Tentamos escolher muitas palavras tcnicas, mas no ter trabalho como um pastor de aconselhamento irs encontrar o seguinte material muito til. Responsabilidade Como uma forma de salvaguardar a ns mesmos e a pessoa que vai nos ajudar, o pastor conselheiro deve trabalhar dentro de um cdigo de tica reconhecido BC e P, primeiro lugar regente. Rugby CV21 2PJ, Reino Unido. Associao de Conselheiros cristos, 173a Workington road, Reading, Rg6, 1LT, Reino Unido. Methodist Publishing House, 20 Ivatt Way, Peterborough, PE37PG, Reino Unido. Escuta active Habilidade de dar a pessoa que estamos a escutar com a nossa maior ateno. Pessoa afectada Aquele que acha-se muito prximo de pessoas vivendo com VIH/SIDA. SIDA Sndrome de imunodeficincia adquirida. causado pelo vrus, que enfraquece a habilidade do corpo de lutar a infeco, fazendo o corpo especialmente sujeitvel de frequentar infeces. Estes so conhecidos como infeces oportunistas. A pneumonia mais comum entre elas inclui, tuberculose e certos cancros tal como sarcoma de kaposi, que afecta a pele. Antiretrovirais (ARVS) Medicamentos que reduzem os nveis no sangue. CD4 Receptores Tambm conhecido como T-helper cells. Algum imagina-lhes como escritrios e defensores de defesa que protegem a pessoa contra a infeco e doena. Desafio/confrontao A habilidade que convida o conselheiro pastoral a trazer teno da pessoa qualquer inconsistncia e informao incorrectas que elas possam ter. Cristo escutando

- 104 -

So cristos que entenderam a importncia de escutar como uma forma de curar o crescimento. Eles esto dispostos a manter contacto com as pessoas infectadas pelo VIH/SIDA, os associados, os que cuidam por longo tempo e aqueles que lutam contra o vrus. Eles esto dispostos a visitar as pessoas nas suas casas, hospitais, campos de refugiados e cadeias para oferecer cuidados pastorais, aconselhamento e apoio. Curiosidade de f A comunidade crist ou a Igreja local na qual a pessoa pertence na qual um pastor conselheiro esta afiliado. Confidencia Uma responsabilidade de concrdia para falar sobre o que foi discutido na sesso de aconselhamento excepto quando a segurana de algum e bem-estar em perigo. Empatia Habilidade de viver a experincia de outras pessoas como se fossem tuas. Vemos as coisas da perspectiva de outra pessoa afim de ganhar entendimento emocional. Genuinidade Habilidade de ser si prprio, ser real, honesto e sincero. Uma qualidade importante para aqueles que desejam ser pastores conselheiros. VIH Vrus Imunodeficincia Humana, que eventualmente pode causar SIDA. As pessoas infectadas com VIH podem parecer boas sentirem-se bem por uns certos anos antes de qualquer infeco oportunista desenvolver-se. Muitas pessoas infectadas com VIH so completamente despercebidas do facto, ao menos que elas decidem ter um teste de sangue. Todavia, elas podem levar o vrus. Transmitindo aos outros. Teste do VIH Um teste de laboratrio numa pequena quantia de sangue, que detecta onde esto os anticorpos do VIH. Embora a presena dos anticorpos indicam que a pessoa forma expostos ao vrus, a sua ausncia no significa necessariamente que a pessoa no est infectada com o vrus do VIH. Uma vez que somos infectados podemos passar o vrus embora no ter sido ainda encontrado no nosso sangue. O teste do VIH no significa que a pessoa vai continuar a desenvolver SIDA. VIH positivo

- 105 -

Indica que os anticorpos do VIH esto presentes no sangue da pessoa examinada. Se o teste for positivo, significa que a pessoa foi exposta infeco do VIH e que o sistema imune desenvolveu vrus no anti-corpos. Deficincia Imune O enfraquecimento da habilidade do corpo a resistir infeco. Sistema Imune O sistema natural de defesa do corpo, que protege o corpo da infeco por reconhecer a bateria, vrus e doenas no geral. Consiste na clula que entre outras coisas produz anti-corpos, que reconhece matrias como estrangeiro ao corpo e depois tenta neutralizar-lhe sem danificar aos outros clulas. Pessoas infectadas Pessoas que fizeram o teste VIH e so seropositivos. Elas tm o vrus dentro dos seus corpos Infeces oportunistas Uma infeco causada por um micro organismo inocente que pode tornar-se patognico (ex: causa ou produz a doena) quando a resistncia e prejudicial. Aconselhamento pastoral
Existem muitas definies de aconselhamento. A destacada aqui refere-se ao contexto pastoral da actividade tendo em conta o VIH/SIDA. Aconselhamento pastoral um relacionamento de ajuda encabeado por mulheres e homens de f na qual uma pessoa concorda explicitamente dar tempo, ateno e respeito a outra pessoa infectada ou afectada por VIHSIDA para que elas possam ter oportunidade a explorar os pensamentos, sentimentos e comportamento causados pela sua presente situao. Aconselhamento pastoral reconhece a importncia particular de questes de f como ltimas problemas sobre a vida e morte, valores e significados. Tem como objectivo ajudar as pessoas a descobrir e a clarificar formas de viver mais meios e capacitar-lhe a alcanar um bom senso de bem-estar. uma relao com um propsito que lavado dentro de fronteiras na qual uma pessoa ajuda os outros a ajudarem-se a si prprios.

Pastor conselheiro

Um cristo que v a importncia de um ministrio de escutar e tendo passado por algum treinamento em habilidades de aconselhar. Esta disposto dar as pessoas vivendo com VIH/SIDA, assim como os membros de suas famlias e aqueles que esto mais afectados, tempo e oportunidade dentro de um contexto formal ou informal a explorar os assuntos que o incomodam profundamente.

Pessoa infectada/afectada
Um termo usado por denotar um individuo que procura por aconselhamento pastoral. Foi escolhido em preferncia a muitas outras possibilidades, tal como recipiente, membros de Igreja ou clientes, pessoa usada para mostrar que cada individuo

- 106 -

tem o direito de ser tratado com dignidade, respeito e sensibilidade como igual ao filho de Deus. Alguns infectados ou afectados com VIH/SIDA a primeira pessoa, no um problema ou doena.

- 107 -

S-ar putea să vă placă și