Sunteți pe pagina 1din 23

Fernando Correia Pina

CELEIROS COMUNS DO DISTRITO DE PORTALEGRE contributos para o seu estudo

1. Celeiros comuns: uma breve notcia histrica A auto-suficincia em cereais para consumo e semente constituiu, ao longo de todo o antigo regime, uma das preocupaes prioritrias dos poderes locais, ciclicamente confrontados com situaes de penria frumentria ou manobras especulativas por parte de produtores e intermedirios1, fenmenos acentuados pelas dificuldades do recurso a fontes externas de abastecimento, decorrentes quer das deficincias do sistema virio, quer de uma mirade de entraves portageiros que pontilhavam o pas agrcola, cronicamente deficitrio.2

Face a esta realidade, pressionados pela necessidade de satisfazer permanente e regularmente a procura, essencialmente local, de cereais, os concelhos viriam a actuar com recurso produo de instrumentos normativos de controlo das produes cerealferas e, simultaneamente, atravs da acumulao de reservas estratgicas tendentes a acautelar as assimetrias dos mercados.

A primeira destas duas vertentes da aco dos municpios teve a sua materializao na produo de um extenso corpo de instrumentos regulamentadores, cristalizados nas posturas municipais ou em determinaes avulsas dos executivos, de acordo com circunstncias pontuais.3

Neste mbito se inscrevem os mecanismos fiscalizadores tendentes ao conhecimento exacto das produes locais, semelhana do procedimento de apuramento do dzimo, por parte das instncias eclesisticas. Com base nos elementos recolhidos procediam as cmaras ao embargo das teras para abono do povo. Revelando-se insuficiente este primeiro embargo podiam ainda as governanas locais lanar mo de outros meios sua disposio tais como o fechar a terra 4, figura que tinha a sua expresso na proibio total de extraco de cereais das localidades, com o correspondente sequestro das rendas de particulares ou recorrer importao dos gneros em falta.

Complementar destes mecanismos de captao de cereais para consumo pblico era o seu armazenamento, imprescindvel para o regular abastecimento das populaes ao longo de todo o ano agrcola. Da a importncia dos celeiros e covas, sendo estas as estruturas mais comuns usadas para tal fim, especialmente no tocante s pequenas produes. Simples estruturas escavadas no subsolo, por vezes revestidas a cortia, a sua existncia, em grande nmero, encontra-se j atestada na Idade Mdia, um pouco por todo o territrio mas com especial incidncia no Alentejo, terra de po por excelncia, onde ganharam fama, pelas suas condies de secura susceptveis de conservar o cereal em boas condies, durante vinte anos, as covas de Elvas ou ainda, pela sua capacidade, as de Juromenha, propriedade da Ordem de Avis.5

Coexistindo com as covas, os celeiros constituam parte integrante das exploraes rgias, senhoriais, eclesisticas e monsticas bem como das economias dos municpios e instituies assistenciais ou de simples particulares, centralizando a recepo das rendas da propriedade fundiria, mormente a sul do rio Tejo. Tratava-se, essencialmente, de celeiros destinados ao armazenamento de gneros para consumo prprio e comercializao de excedentes.

Esta situao excedentria no era, porm, a regra nas pequenas exploraes, mais amide confrontadas com a carncia de cereais para consumo e semente, situao que levou os povos a representar s cortes, em 1562, um pedido sobre a necessidade da criao de celeiros de po para os tempos de necessidade. Catorze anos mais tarde surgiria, em vora, o primeiro celeiro comum.6

Enquanto os celeiros de que temos vindo a falar tinham como principal finalidade o armazenamento de gneros para auto-abastecimento, os celeiros comuns propunham-se - tal como sucedia j com os celeiros das misericrdias - ao emprstimo dos mesmos aos produtores que deles carecessem, mediante o pagamento de um juro relativamente baixo, situado na maior parte dos casos volta dos cinco por cento, prtica que lhes conferia caractersticas mistas de instituies de crdito e, simultaneamente, de socorros mtuos.

A disseminao dos celeiros comuns ou montepios agrcolas - como viro tambm a ser designados - no territrio nacional foi lenta e irregular. Durante o sculo dezasseis, poucas localidades seguiro o exemplo pioneiro de vora, fenmeno j interpretado como sintomtico de uma atitude de desconfiana face apregoada bondade das novas instituies.7 Porm, aps a restaurao, o seu nmero vai multiplicar-se rapidamente, para atingir a sua mxima expanso j em pleno sculo dezoito, nomeadamente na rea do actual distrito de Portalegre, onde vrios viriam a surgir, fruto de iniciativas municipais ou de particulares, configurando um quadro em que a sua instituio era assumida como um investimento susceptvel de gerar retornos significativos querendo com retornos significativos significar no apenas os lucros decorrentes da percepo do juro do capital mutuado mas tambm o eventualmente auferido em manobras especulativas potenciadas pela proximidade da fronteira e pelas diferenas de preos e medidas de concelho para concelho.

O sculo dezanove viria a testemunhar as ltimas instituies de celeiros comuns e as primeiras tentativas de normalizao orgnica, traduzidas na produo de diversos instrumentos legislativos de que mais frente se falar. Antes, porm, convir abordar o processo de criao dos celeiros comuns.

A fundao de um celeiro comum, decorria do concurso de duas ordens de factores: factores materiais, isto , a existncia de cereal para constituio dos fundos e de instalaes para a sua armazenagem e factores de natureza jurdica, traduzidos na autorizao rgia para constituio do depsito, verdadeira certido do seu nascimento, independentemente de institudos por particulares ou pelos concelhos.

O processo da sua instituio iniciava-se com uma petio do presumvel fundador dirigida coroa que, consultados o provedor ou corregedor da comarca correspondente e os oficiais da cmara da localidade sobre a utilidade da instituio, concedia (ou no) o respectivo alvar, depois de consulta do Desembargo do Pao.

Note-se, contudo, que ainda que propriedade de privados, a Coroa reservava para si a superintendncia dos depsitos, como ficou bem expresso na resposta representao dirigida por Gaspar Lopes de Azevedo Coelho, proprietrio do celeiro comum de Arronches, rainha D. Maria II, na qual se esclarece que

[] suposto os celeiros comuns da Provncia do Alentejo pertenam a particulares, foram contudo estabelecidos e autorizados com a condio de interveno de autoridade pblica, j como meio de proteco, j como meio de fiscalizao para cumprimento das obrigaes dos proprietrios e carecendo dessa interveno para a sua existncia e conservao deve ela continuar a ter lugar para que a autoridade pblica inspeccione e fiscalize os celeiros de modo que por uma parte possam os proprietrios ser obrigados a cumprir as condies a que se sujeitaram e por outra se lhes d a proteco a que tm direito []8.

Relativamente questo da angariao de fundos para incio da actividade, no caso dos celeiros de fundao municipal, podem descortinar-se vrias estratgias de aquisio: por emprstimo em dinheiro9, compra com capitais prprios das cmaras10, por doao dos gneros11 ou ainda pela converso em terras de po de terrenos concelhios at a incultos12 donde se conclui que a fundao dos celeiros comuns funcionou, com alguma frequncia, como motor de expanso das reas cultivadas.

2. Os celeiros comuns num tempo de mudana

O liberalismo triunfante, na sua proposta de refundao de um pas, viu-se, inevitavelmente, confrontado com o problema da nossa secular dependncia frumentria, questo ainda hoje latente e geradora de agudas controvrsias, se bem que diluda no quadro mais vasto de uma poltica agrcola supranacional. A insuficincia das produes cerealferas, principalmente da produo de trigo, com toda a sua carga simblica, pesou nas mentes dos revolucionrios vitoriosos como j pesara nas polticas

fernandinas, em finais de mil e trezentos, e voltaria a pesar nos projectos de outros revolucionrios que ao longo do sculo vinte, em campanhas do trigo ou projectos de colectivizao tentaram, sem sucesso, ultrapassar.

Os aspectos tcnicos e jurdicos impeditivos do progresso agrcola, j diagnosticados pelos tericos setecentistas iriam, desta feita, ser objecto de uma reavaliao fortemente intervencionista, no mbito de um projecto de mudana radical de regime. As alteraes introduzidas traduzir-se-o, ao longo de todo o sculo, no desmantelamento das estruturas feudais responsveis pelo imobilismo do sector agrcola. Nestas circunstncias, os celeiros comuns foram, desde o comeo da nova ordem, objecto da ateno dos responsveis polticos.

Criados pela lei de 25 de Abril de 1835, os Governos Civis, rgos coordenadores da aplicao das polticas governamentais ao nvel distrital, iriam ser os instrumentos privilegiados de transmisso de informaes para o governo central. Naquele mesmo ano e no uso das suas competncias, o primeiro governador civil de Portalegre, Jos Maria Grande, defensor intransigente dos interesses da rea da sua jurisdio, remetia ao visconde de S da Bandeira, ministro do governo devorista presidido por Jos Jorge Loureiro, executivo que ficou conhecido como o ministrio dos vndalos,13 as respostas a um inqurito relativo situao dos celeiros comuns do distrito, acrescidas de algumas observaes pessoais sobre a matria: Ilmo. e Exmo. Sor. Havendo-me sido ordenado em portaria que me foi expedida pela 3a. repartio do ministrio de Va. Exa. na data de 17 de Setembro ltimo, que eu fizesse convocar na conveniente localidade todos os lavradores contribuintes e empresrios dos celeiros deste distrito para de entre si formarem uma comisso, que depois de aprovado por ela proponha ao governo de Sua Majestade um plano de reforma sobre os mesmos celeiros comuns devendo o plano proposto ter por base fundamental o ficarem os celeiros fora da ingerncia dos juzes territoriais e sujeita a sua fiscalizao s municipalidades, tenho a honra de levar ao conhecimento de Va. Exa. que havendo sido convocada em a vila de Veiros a comisso acima indicada e que foi composta pelos lavradores e empresrios que

aparecem assinados no projecto de reforma que sobe adjunto presena de Sua Majestade ali se discutiu o objecto em questo adoptando-se as bases que no mesmo projecto aparecem exaradas. E como em observncia do que me foi ordenado me incumbe emitir sobre este importante assunto a minha opinio farei algumas reflexes que respeitosamente submeto considerao de Va. Exa.

Os celeiros comuns deste distrito ou so propriedade do Estado ou das cmaras ou de particulares; os primeiros foram adquiridos por ttulos derivativos (e apenas existe um no distrito), os segundos foram criados por provises e alvars, e os seus fundos provieram de bens municipais que para esse fim foram vendidos ou arrendados; os terceiros finalmente foram institudos com capitais de particulares e por provises passadas em favor dos instituidores. Foram institudos estes depsitos pblicos com fins muito recomendveis; eles eram e so uma espcie de bancos rurais em que a pobreza achava um alvio e o trabalho e a indstria um alimento. As usuras e as esterilidades foram provavelmente a causa ocasional destas caixas de economia. Mas para lamentar que nas provises e alvars de sua criao se estabelecem uma usura legal que ofendia a lei e a moral; locupletava o empresrio e vexava a classe misteriosa. O privilgio vislumbra-se pois nesta instituio como em todas aquelas que partem de governos em que o elemento aristocrtico predomina viciosamente. Mas discutamos o objecto um pouca mais de perto. A reforma dos celeiros comuns deve talvez firmar-se nestes trs [sic] captulos: 1 Diminuir as rendas das fraces do capital que se empresta. 2 Fazer com que estes capitais se aumentem progressivamente. 3 Generalizar os benefcios destes bancos rurais. 4 Dar-lhes um centro comum de fiscalizao.

Diminuir os lucros do capital emprestado cinco alqueires por moio que so aproximadamente nove centsimos so a renda anual de quase todos os celeiros comuns; alguns h que s emprestam a seis por sessenta isto a dez por cento; o que verdade em certo modo inquo porque fazer pagar s vezes ao lavrador mais daquilo que a terra regada com o seu suor e revolvida com o seu trabalho lhe paga e ento vem um ano de esterilidade e do benefcio que a lei quis fazerlhe deriva a runa do seu pequeno estabelecimento, e com ela a perda de um chefe de famlia til que passa da classe produtora para a classe consumidora.

Ainda mais: se o fim destes estabelecimentos foi criar reservas para acudir s necessidades ocorrentes evitando as usuras, para no ser contraditrio deveria o legislador evitar essas mesmas usuras visto que o seu pensamento foi remedilas. E ento devem os lucros dos emprstimos reduzir-se e a minha opinio por seis centsimos para o proprietrio e um para as despesas da administrao.

Fazer com que estes capitais se aumentem progressivamente os capitais, o trabalho e as trocas so quem cria as riquezas mas s a economia quem as acumula. Hoje ningum se contenta com o presente e a criao dum futuro um dos elementos de bem ser dos homens e do progresso das coisas. Se quando estes depsitos foram constitudos se tivesse providenciado no seu progressivo aumento, hoje seriam grossos bancos rurais e fecundas reservas onde a fome e a indstria viriam procurar alimento. Mas foram desde logo como tudo o que ento existia condenados a este estado a que se chama estacionrio. Este defeito deve pois remediar-se num sculo de perfectibilidade e progressos e remedeia-se segundo me parece obrigando o empresrio a adicionar anualmente um por cento dos fundos da instituio primitiva deduzido do perodo da renda.

Generalizar os benefcios destes bancos rurais o esprito de excluso que fazia de cada concelho um pequeno departamento estranho e s vezes hostil aos que o cercavam deu talvez origem ideia de que os cereais de cada celeiro comum s deviam ser distribudos pelos habitantes do municpio onde se achava institudo. Esta ideia mesquinha produziu um grande mal porque o limitado das transaces tolheu o aumento dos capitais. Deve-se pois adaptar uma regra de precedncia e jamais de excluso: depois de abastecidos os habitantes do concelho distribuirse-o a quem os quiser todos os cereais que sobejarem. Esta liberdade de transaces e trfico far crescer os fundos e generalizar os benefcios da instituio alm dos limites que at aqui lhe eram erradamente prescritos.

Dar-lhe um centro comum de fiscalizao o concelho de cada um dos distritos administrativos (se que em todos h celeiros comuns) deve ser esse centro, isto pode trazer muitas vantagens administrao, fiscalizao e distribuio dos fundos dos mesmos celeiros. As cmaras municipais, os imediatos

administradores. Elas devem presidir distribuio, velar na conservao do

capital de cada celeiro e na arrecadao do centsimo de reserva que deve anualmente adicionar-se-lhe. A autoridade judiciria s deve intervir quando se tornar contenciosa. Omito entrar em outros pormenores porque a informao que o presidente da comisso me transmitiu e que tenho a honra de levar por cpia ao conhecimento de Va. Exa. bastante explcita e minuciosa. Somente julgo

dever aqui juntar um quadro estatstico dos celeiros comuns do distrito para em vista dele se avaliarem melhor as razes que deixo ponderadas e que Va. Exa. se servir levar presena de Sua Majestade para que se digne tom-las em aquela considerao que julgar que merecem. Deus Guarde a Va. Exa. Portalegre 5 de Dezembro de 1835 Ilmo. e Exmo. Sr. Visconde de S da Bandeira14

Entende-se, antes de mais, da exposio acima, que o inqurito tinha um objectivo bem definido: a colheita de argumentos justificativos da transferncia da administrao dos celeiros para a esfera de competncias das cmaras o que s viria a suceder em 1864. Procurava-se, deste modo, conferir novo dinamismo s instituies tornando-as mais permeveis aco dos poderes polticos inspirados pela ideologia liberal de que o texto se faz eco quer na letra quer no esprito.

Se entre as causas da decadncia dos celeiros, ameaados pelo crescente peso das dvidas, se contam os elevados juros, oscilando entre os cinco por cento praticados em Campo Maior e os dez por cento cobrados em Elvas e Avis, outras razes se apontam, directamente filiadas na natureza aristocrtica do prprio regime deposto, avesso s formas de explorao capitalista: a ausncia de investimento produtivo e a perspectiva estritamente local da comercializao. Perante tais obstculos propunha o governador a adopo generalizada de uma poltica de reinvestimento anual de um por cento do capital de modo a gerar fundos susceptveis de converso dos celeiros em bancos rurais como viria a acontecer em Serpa, em 1840, e o lanamento dos excedentes num mercado mais alargado e livre das peias dos proteccionismos locais.

A instabilidade poltica marcada pelo rpido desgaste dos sucessivos governos no ter possibilitado a introduo das reformas apontadas - ou de quaisquer outras na

orgnica dos depsitos, matria que s voltaria a ser abordada em meados do sculo, durante o governo de Costa Cabral empossado em 18 de Junho de 1849. Em 1850, por portarias datadas de 13 de Agosto e 1 de Outubro15, o governo solicitou, uma vez mais, ao ento governador civil de Portalegre, Jos Francisco Agnelo da Silva Gago,16 o envio das informaes relativas aos celeiros comuns do distrito, semelhana das remetidas havia j quinze anos, o mesmo sendo vlido para as que viriam a ser despachadas, para o Ministrio dos Negcios do Reino, em 1852.17

Nesse mesmo ano, o decreto com fora de lei de 14 de Outubro viria consagrar a efectiva ingerncia do Estado na gesto dos celeiros comuns, no sentido de remediar as disfuncionalidades organizativas de que padeciam, como se pode ler no seu prembulo:

[] reconhecida a utilidade de tais estabelecimentos em favor da agricultura, pois que, sendo alguns deles institudos h perto de trs sculos, em 1576, ainda hoje se conservam atravs de todas as alteraes polticas e administrativas. Mas tambm certo que uma tal instituio, fundada e dotada sucessivamente em to largo perodo, ora pela autoridade do Legislador, ora por meio de contratos celebrados entre os lavradores e outras pessoas particulares, no pode deixar de ter graves defeitos no sistema da sua organizao e administrao. Esses inconvenientes agravados pela falta de providncias eficazes para a cobrana fcil e pouco dispendiosa das dvidas dos estabelecimentos, j muito acumuladas, tm contribudo para a sua decadncia, e podem ser causa da sua destruio, se por ventura, para lhe obstar, no se promoverem alguma reformas em harmonia com a Legislao administrativa e fiscal em vigor, por maneira que, sem ofensa dos direitos legitimamente adquiridos por contratos particulares, e ficando sempre salvo o pensamento protector da instituio, possa ela ser cada vez mais proveitosa aos interesses da agricultura [].18

Na continuao do seu articulado e considerando a necessidade de uniformizao da gesto dos celeiros, o decreto ir cometer a sua administrao a uma junta integrada pelos presidente da cmara, proco e juiz de paz das localidades e por dois cidados probos e abonados, eleitos anualmente pelo conselho municipal. A fiscalizao das instituies ficava sob a alada directa do administrador do concelho; a

cobrana das dvidas existentes, reconhecidamente a causa maior da sua decadncia, passava para a responsabilidade directa do Estado. Desenvolvendo as disposies deste decreto, seria publicado, em 20 de Julho de 1854, o Regulamento dos Celeiros Comuns.19

Confirmando a composio dos corpos administrativos, o regulamento veio fixar o quadro dos funcionrios - escrivo, procurador, medidor e tesoureiro e respectivos vencimentos, deixando em aberto a hiptese de nomeaes suplementares, em caso de necessidade. O mesmo documento estabelece ainda um limite mximo de vinte alqueires para os emprstimos, contra apresentao de garantia de fiana, hipoteca de bens de raiz ou penhor de prata, ouro ou jias por parte dos muturios. Nos emprstimos em numerrio, a lei estabelecia o juro de cinco por cento acrescido de um por cento de amortizao. A cobrana das dvidas foi igualmente contemplada, tendo-se estabelecido vrios regimes de pagamento.

Finalmente e consolidando o enquadramento normativo, o regulamento propunha-se uniformizar o sistema de escriturao dos celeiros atravs da adopo de livros obrigatrios: o livro histrico do celeiro, um livro de tombo dos bens mveis e de raiz, um livro de actas da junta administrativa, um livro de nomeao, juramento, posse e vencimentos dos empregados, um livro de registo de expediente e entrada de correspondncia, um livro de termos de emprstimo e um livro de tomada de contas pelo administrador do concelho. A gesto contabilstica desdobrava-se em trs livros para os emprstimos em gneros - o livro da existncia, entrada e sada de gneros, o livro dos muturios e o livro dos devedores morosos - a que correspondia igual nmero de livros para os emprstimos em dinheiro: livro-caixa, livro dos muturios e livro dos devedores morosos. A estes acrescia ainda um livro para registo das despesas ordinrias e extraordinrias dos celeiros.

Este modelo de gesto, marcado pelo intervencionismo estatal, viria a sofrer uma inflexo com a publicao da lei de 25 de Junho de 186420 que fez transitar a administrao dos celeiros da juntas criadas em 1852 para as cmaras municipais e juntas de parquia. Quanto aos celeiros de instituio particular, estes voltavam a regerse pelos seus regulamentos prprios, sob a administrao dos fundadores ou seus representantes, sujeitos, porm, ao controle governamental.

Posteriormente, a situao dos celeiros comuns viria a manter-se, sem grandes alteraes, at 1914, ano em que a lei 215, de 30 de Junho, na continuidade do j disposto no decreto de 1 de Maro de 1911, os veio a extinguir definitivamente, fazendo reverter as suas existncias para um fundo especial do crdito agrcola ento criado21.

Termo de sada de trigo do celeiro comum do Assumar

3. Celeiros comuns do distrito de Portalegre em meados do sc. XIX

Os elementos que a seguir se apresentam foram extrados de variados quadros estatsticos produzidos ao longo da primeira metade do sc. XIX, a requerimento do poder central. Na sua qualidade de representante do governo, competia ao governador civil do distrito a sua compilao e remessa e aos administradores do concelho, no mbito das suas funes, a recolha dos dados ao nvel local. Ser, talvez, algo excessivo falar em quadros estatsticos considerando que os dados coligidos nos vrios inquritos carecem de coerncia de forma e contedo22. De facto, so notrias as divergncias no nmero de celeiros, nas datas de fundao ou ainda na dimenso dos fundos. Porm, apesar disso, as informaes recolhidas, ainda que sintticas, revestem-se de inegvel interesse para o conhecimento das instituies que, durante sculos, foram elementos fundamentais da sobrevivncia do Portugal rural.

escala mais restrita da zona abrangida no podemos deixar de sublinhar dois aspectos: em primeiro lugar, a constatao da expanso progressiva da cultura do trigo em detrimento dos outros cereais. Apesar do sensvel aumento das reas cultivadas que, estimulado a partir de 1820 pelo proteccionismo cerealfero, estar na origem de produes excedentrias de trigo23, as existncias de outros cereais iro manter-se pouco representativas, como em Nisa, ou mesmo desaparecer, como em Monforte.

Celeiro comum de Arronches

Criado por proviso rgia de 22 de Maio de 1734, com as mesmas condies do celeiro comum de Portel. O primeiro fundo foi de oitenta moios de trigo, elevado mais tarde para cem moios. At 1834, o juiz de fora era superintendente privativo deste estabelecimento, juntamente com o escrivo da cmara. Essas competncias passaram, aps a extino dos juizados de fora, para o administrador do concelho e seu escrivo que recebiam de gratificao um moio de trigo por ano. Igual quantidade de cereal cabia aos empregados da Justia, de acordo com a portaria de 5 de Agosto de 1841. Em 1850 as dvidas ao celeiro ascendiam a duzentos e vinte alqueires de trigo. O seu capital era anualmente distribudo pelos lavradores com o prmio de cinco alqueires e meio por moio de trigo, o que foi introduzido pelo costume, e no por lei porque a proviso da sua criao estabelecia o prmio de seis alqueires. Eram seus administradores os

herdeiros de D. Maria Severiana Margarida Pereira de Macedo, viva de Manuel de Barros Castelo Branco, de Castelo de Vide.

Celeiro comum do Assumar

Criado por proviso de 6 de Dezembro de 1752, a requerimento de Lus Vaz Madeira. Os seus fundos eram constitudos por sessenta moios de trigo a repartir anualmente pelos lavradores do concelho pelo juro de cinco alqueires por moio. Eram seus administradores os herdeiros de Joo Baptista da Costa, de Portalegre.

Celeiro comum de Avis

Fundado por alvar de 7 de Janeiro de 1643, a requerimento dos membros da governana. O fundo inicial foi constitudo pelo rendimento de dez anos da Defesa de Margem e ascendia, em 1850, a 7.777 alqueires de trigo, graas ao sistema de incorporao dos rditos anuais. A sua administrao esteve inicialmente a cargo de uma comisso composta pelos corregedor, juiz de fora e vereador mais moo, a quem se pagava ordenado. Passou, depois da extino da ouvidoria de Avis e dos juzes de fora, para a responsabilidade da autarquia. O capital era anualmente distribudo pelos moradores do concelho pelo prmio de um alqueire por cada dez. Em 1850, as dvidas dos 171 muturios ao celeiro, consideradas bem paradas, cifravam-se em cerca de 274,5 alqueires de trigo. Apesar do alvar de fundao prever a existncia de cevada e centeio entre os capitais a mutuar, esses gneros nunca fizeram parte da constituio dos fundos.

Celeiro comum de Barbacena

Erigido por alvar de 3 de Setembro de 1683, a requerimento da cmara e do povo . O fundo inicial foi criado com um emprstimo de vinte moios de trigo, a seis por cento, feito pelo donatrio da terra que desses seis s cobrava trs, incorporando-se a outra metade nas existncias do depsito, at ao limite de duzentos moios. Regia-se pelo regulamento do celeiro de Elvas. Os seus fundos eram compostos, em 1850, por 5.061 alqueires de trigo, totalizando as dvidas 404 alqueires. Era, poca, administrado pela cmara de Elvas.
24

Celeiro comum de Cabeo de Vide

Institudo por proviso do Desembargo do Pao de 15 de Setembro de 1731. Compunha-se de oitenta moios de trigo. O juiz de fora do concelho era privativo em todas as causas que diziam respeito distribuio e arrecadao do capital e juros. Nomeava escrivo e um medidor era eleito por este e pelo senhorio, com aprovao do juiz. O capital era repartido pelos lavradores do concelho e de Alter Pedroso pelo juro de cinco alqueires e meio de trigo por moio. O senhorio era responsvel pela conservao do capital, sendo os lavradores obrigados a receber anualmente, pelo menos, cinquenta moios pelo juro correspondente, sendo lcito ao senhorio vender o resto do capital, contanto que o fizesse novamente entrar no celeiro at ao fim de Setembro. As penses ao juiz e escrivo eram pagas pelo senhorio. O medidor era pago pelas partes que tambm pagavam ao juiz e escrivo certos emolumentos. Em 1835 era seu administrador Joo Diogo de Aparcio.

Celeiro comum de Campo Maior

Fundado por alvar de 17 de Outubro de 1588 e administrado de acordo com proviso de 18 de Abril de 1682 e com o regimento do celeiro de Elvas. O capital inicial de 15.600 alqueires de trigo ascendia, em 1850 a 17.663 alqueires. No mesmo ano, o total das dvida ao celeiro, acumulada entre os anos de 1837 e 1849, era de 964 alqueires. A distribuio de trigo era feita pela cmara, sua proprietria, que cobrava, anualmente, o juro de cinco por cento.

Celeiro comum de Elvas

Criado por alvar de 16 de Setembro de 1627. Regeu-se, de incio, pelo regulamento do celeiro de vora mas, em 1671, foi-lhe dado regimento prprio. Dispondo nos seus comeos de um fundo de oitenta e quatro moios de trigo, o celeiro dispunha, em 1850, de capital avaliado em 314 moios em virtude da disposio do seu regimento que obrigava a que o produto dos juros acrescesse sempre ao capital sendo apenas permitida a sua venda por preo mdico aos habitantes do concelho, em caso de esterilidade, desde que o seu produto na nova colheita fosse empregado no mesmo

gnero e entrasse no celeiro. Naquele ano era o celeiro credor de aproximadamente quarenta e trs moios de trigo dos quais cerca de dez eram considerados irrecuperveis por falncia dos devedores. O depsito, propriedade do concelho, praticava um juro de um por cada dez alqueires.

Celeiro comum de Fronteira

Celeiro fundado pelo capito-mor Antnio Borralho Mura, autorizado por proviso de 20 de Dezembro de 1747. Regia-se, como o de Arronches, pelo regulamento do celeiro de Portel. Por disposio testamentria do instituidor, o celeiro comum de Fronteira foi incorporado num vnculo integrado nos prprios nacionais, em 1801, passando a sua administrao para a Fazenda Nacional. O seu capital, constitudo por duzentos moios de trigo, era repartido pelos moradores da vila e termo ao juro de cinco alqueires e meio por moio. O administrador podia acrescer o capital inicial de duzentos moios mas no lhe era permitido diminu-lo e somente em caso excepcional poderia desviar do celeiro a parte do capital que no fosse distribuda pelo povo. O juiz de fora e escrivo da cmara eram privativos no que pertencia distribuio ou arrecadao dos fundos e percebiam certa penso. Em 1851 as existncias em cereal, 11.640 alqueires, eram inferiores s da fundao enquanto as dvidas acumuladas ascendiam a 11.787 alqueires.

Celeiro comum de Monforte

Celeiro fundado por Baltasar Martins, em data desconhecida. O capital inicial era constitudo por duzentos moios de trigo e setenta de centeio, no havendo j notcia da existncia deste ltimo cereal em 1850. O juiz de fora e escrivo da cmara eram privativos para este estabelecimento. O capital mutuado vencia o juro de cinco alqueires e meio por moio. Em 1835 era seu administrador Francisco de Paula Zuzarte Ferreira de Sande, da vila de Borba. O seu regulamento, extrado do de Portel, continha as seguintes condies:

1. Condio Ser Baltasar Martins obrigado a fazer um celeiro capaz de nele meter os cento e cinquenta moios de trigo e os vinte e cinco de cevada e os

quarenta e cinco moios de centeio que se obrigou a ter sempre no dito celeiro segundo o alvar de merc que o dito senhor lhe fez e mais expressamente consta e antes de se entrar para o dito celeiro far uma casa que sirva para nela assistir o doutor juiz de fora e escrivo da cmara e ele dito Baltasar Martins quando se recolher a repartir o trigo do dito celeiro cuja obra ser feita a contento dos ditos doutor juiz de fora e escrivo da cmara e os consertos dela correro por conta digo correro sempre por conta do dito Baltasar Martins de sorte que nem poder tirar os emolumentos deste celeiro havendo consertos para se fazerem nele sem que primeiro os faa quando nesta matria tenha omisso ou os no faa a contento dos doutor juiz de fora e escrivo o doutor juiz de fora as mandar fazer por conta do dito Baltasar Martins ao qual ficaro obrigados os emolumentos do dito celeiro.

2. Condio Correr a distribuio deste celeiro por conta do doutor Juiz de Fora e a aprovao das finanas por conta de Baltasar Martins para que este fique e esteja obrigado sempre a falta que o dito celeiro tiver caso que falte algum devedor e fiador a pagar o trigo que do dito celeiro tiver levado e no poder o dito doutor juiz de fora mandar dar trigo algum nem consentir que se d sem fiana a nenhuma pessoa de qualquer grau, preeminncia ou condio que sejam sob pena de se lhe lhe dar em culpa na residncia que der de seu cargo, e ser obrigado satisfao da falta que o dito celeiro tiver por este respeito e por razo de correrem as aprovaes das fianas por conta do dito Baltasar Martins se porm suceder dar o dito Baltasar Martins a uns mais trigo do que era razo se lhe desse aceitando-lhe as fianas menos abonadas e a outros no dar trigo algum sendo razo dar-se-lhe registando-lhe as fianas que oferecerem ainda que sejam abonadas pelo qual modo no s ficaria correndo toda a administrao digo distribuio do dito trigo por mo do dito Baltasar Martins mas impediria a boa e justa distribuio dele pelos moradores deste povo e seu termo no podendo o doutor juiz de fora mandar dar trigo que fosse justo a cada um ainda quando as fianas fossem abonadas porque o dito Baltasar Martins as no aceitava, de que

resultava um grande absurdo portanto de assentou que todas as vezes que o dito Baltasar Martins rejeitasse alguma fiana que ao dito juiz de fora parecesse ser abonada precedendo sempre informao do escrivo da cmara de consentimento de ambos poderiam aceitar a dita fiana e mandar dar trigo que ao dito doutor juiz de fora lhe parecer sem o dito Baltasar Martins abonar tal fiana; mas no caso que o trigo assim dado se no cobre ficaro obrigados a toda a satisfao dele o doutor juiz de fora e escrivo da cmara e o ministro que vier sindicar do dito juiz de fora fazendo-lhe requerimento o dito Baltasar Martins mandar satisfazer ao dito celeiro o trigo que por este modo ache faltar nele pelos bens dos ditos doutor juiz de fora e escrivo da cmara.

3. Condio Todos os anos antes de se comear a repartir este trigo se remediro neste celeiro e postos parte os duzentos moios de po que pertence ao dito celeiro do que ficar se pagaro os oficiais e ordenados do dito celeiro e as mais despesas dele, e o que sobrar o poder levar o dito Baltasar Martins e quando queira deixar ficar o trigo e o mais porque assim exercer o poder fazer o qual se repartira ao povo pelo modo que o outro trigo se reparte de sorte que o dito celeiro cresa e tenha mais dos duzentos moios de trigo para se repartirem ao povo, mas no poder fazer que se diminua e tenha menos dos duzentos moios porque achando-se menos o far logo o doutor juiz de fora pelos bens de quem estiver obrigado, e no havendo quem esteja obrigado pelos bens do dito Baltasar Martins.

4. Condio Cobrar-se- este trigo do primeiro at ao ltimo dia do ms de Agosto e quem no dito ms no der satisfao do que dever ao dito celeiro assim do prprio como dos interesses, sero constrangidos a pagar executivamente como dvida que se deve Fazenda Real de sorte que at o fim de Setembro se far meter no dito celeiro todo o trigo que se lhe estiver devendo no ficando na mo de pessoa alguma de qualquer condio que seja po algum de um ano para outro pena de se dar em

culpa ao doutor juiz de fora e escrivo da cmara e de se haver por suas fazendas o que faltar no dito celeiro por este respeito.

5. Condio Ter o celeiro deste depsito trs chaves das quais ter uma o doutor juiz de fora, a outra o escrivo da cmara e o dito Baltasar Martins a outra e haver um armrio na casa aonde assistirem o doutor juiz de fora, o escrivo da cmara e o dito Baltasar Martins quando se recolher ou repartir o trigo o qual ter sua chave e a tal ter o mesmo escrivo na sua mo que servir o tal armrio para os livros que ho-de servir nesse celeiro em cada um ano comprados por conta do dito Baltasar Martins nos quais se assentaro em um os metidos e em outros as despesas e tiradas, e sero numerados e rubricados pelo doutor juiz de fora e os livros de um ano no serviro no outro ano e no livro se formar assento particular a cada pessoa do trigo que leva declarando nele quem o fiador, e se foi aceite por Baltasar Martins ou pelo doutor juiz de fora, e escrivo da cmara, e no fim de cada assento assinar o doutor juiz de fora, e Baltasar Martins e que levou o trigo e seu fiador.

6. Condio Repartir-se- o trigo do dito celeiro aos lavradores e moradores deste povo e seu termo nos meses de Setembro e Outubro e no mais tempo quando a necessidade o pedir e sendo caso que no ms de Maio se veja que o povo no h-de levar o trigo em que ento estiver no celeiro poder o dito Baltasar Martins fazer petio cmara na qual pedir licena para o tirar do celeiro e distribui-lo segundo lhe parecer e a cmara mandar apregoar o dito trigo por menos um vintm do que ento valer, e no havendo quem o queira dar ento licena ao dito Baltasar Martins para o tirar do celeiro e levar para fora dando primeiro fiana segura e abonada a repor no novo seguinte o trigo que assim lhe foi deixado tirar do dito celeiro.

7. Condio Ser obrigado o dito Baltasar Martins a dar postos no fim de Setembro deste presente ano cento e cinquenta moios de trigo e cinquenta moios de misturas a que pelo dito alvar est obrigado a ter no dito celeiro os quais de ento para todo o sempre no podero ser divertidos para outro algum efeito mais que para efeito de se repartir ao povo.

8. Condio No poder ministro algum desta comarca ou fora dela sem especial ordem de Sua Majestade intrometer-se no dito celeiro revendo livros ou tomando contas dele porque s o doutor juiz de fora ou quem seu cargo servir ser o juiz e superintendente deste celeiro sem ministro superior a quem d conta, e haver em cada um ano de ordenado pagos pelos emolumentos do dito celeiro um moio de trigo.

9. Condio Levar o escrivo da cmara um vintm de cada assento que fizer de entrada e outro de sada os quais lhe pagaro as partes que levarem o dito trigo, e haver mais de ordenado em cada um ano pelos emolumentos do celeiro um moio de trigo.

10. Condio Dar-se- este ordenado ao doutor juiz de fora ou a quem seu cargo servir e ao escrivo da cmara no princpio de Outubro de cada um ano.

11. Condio Elegero o doutor juiz de fora e escrivo da cmara e o dito Baltasar Martins um medidor a quem se dar juramento dos santos evangelhos e este haver um real de cada alqueire de trigo que medir nas tiradas e outro nas metidas pago por conta das partes que levarem o dito trigo e sendo este medidor necessrio para dar volta ou remedir o dito celeiro lhe pagar o dito Baltasar Martins a duzentos reis por dia.25

Celeiro comum de Nisa

Estabelecido em data muito antiga e administrado pela cmara municipal este era o nico celeiro do distrito cujo capital era constitudo, exclusivamente, por centeio, mais precisamente por 7.294 alqueires deste cereal, de acordo com os dados estatsticos fornecidos em 1850.

Celeiro comum de Ouguela

Celeiro fundado em data incerta e administrado, em 1850, pela cmara municipal de Campo Maior. O fundo inicial de cem moios de trigo encontrava-se, em 1850, reduzido a 95,6 moios.

Celeiro comum de Sousel

Criado por alvar de [3?] ou [31?] de Agosto de 1729, com as mesmas condies dos celeiros de Vila Viosa, Borba e Portel. O capital inicial era de noventa a cem moios de trigo. O juiz de fora era privativo em todas as causas que diziam respeito a este estabelecimento e tinha tambm escrivo privativo, vencendo ambos emolumentos e uma penso paga pelo senhorio. Posteriormente, a superintendncia do depsito passou para a competncia do administrador do concelho que, juntamente com o seu escrivo, recebiam um moio de trigo anualmente, cabendo aos empregados da Justia igual maquia. As dvidas em capital que em 1835 se estimavam em 6.660 alqueires de trigo encontravam-se, em 1850, reduzidas a 610 alqueires totalizando os fundos em cereal os 111 moios de trigo. O capital era anualmente repartido pelos lavradores deste concelho pelo juro de cinco alqueires e meio de trigo por moio. Era seu senhorio, em 1835, D. Maria Ezequiel, de Tomar.

Celeiro comum de Veiros

Fundado por proviso de 9 de Setembro de 1734, o celeiro comum de Veiros dispunha de um fundo de cem moios de trigo para emprstimo aos lavradores do concelho, ao juro de cinco alqueires por moio. A sua superintendncia era, inicialmente, da competncia do juiz ordinrio da cmara e do respectivo escrivo. Em 1815, a pedido

do proprietrio, passou o corregedor da comarca de Avis a tomar as contas da administrao do celeiro. Com a extino daquele cargo, essas funes transitaram para o administrador do concelho.

Notas
Na sua sesso de 20 de Janeiro de 1790, queixavam-se os vereadores da Cmara de Fronteira que da vila e seu termo se tem transportado para outras diferentes terras uma grande poro de trigo, de sorte que pouco resta para de todo se extinguir e seguir-se a desordem de se mandar buscar por maior preo quelas mesmas terras para onde se tem conduzido. (Arquivo Histrico da Cmara Municipal de Fronteira, Actas das Vereaes, Y.1.27, f. 191 v.) 2 Marques, A. H. de Oliveira. Introduo Histria da Agricultura em Portugal. Lisboa : Edies Cosmos, 1978. 3 MAGALHES, Joaquim Romero As estruturas da produo agrcola e pastoril. In MATTOSO, Jos, dir. Histria de Portugal : terceiro volume : No Alvorecer da Modernidade. Lisboa : Crculo de Leitores, [D.L. 1993]. ISBN 972-42-0798-6, p. 243 e ss. 4 ARQUIVO HISTRICO DA CMARA MUNICIPAL DE FRONTEIRA. Actas das Vereaes. Acta de 7 de Novembro de 1787. (Y.1.27, f. 64 v.) 5 Marques, A. H. de Oliveira. ob. cit. 6 CASTRO A. de Celeiros Comuns. In SERRO, Joel Dicionrio de Histria de Portugal. Porto : Figueirinhas, 1984. 7 MAGALHES, Joaquim Romero , Ibid. 8 ARQUIVO DISTRITAL DE PORTALEGRE. Celeiro Comum de Assumar. Livro de termos de entrada do trigo, 1830.f. 43 (CMASS, 03AS) 9 PORTUGAL. Leis, decretos, etc. Alvar de 10 de Junho de 1693 : criao de celeiro comum e depsito geral de trigo na vila de Mrtola e providncias correlativas. IN SILVA, Jos Justino de Andrade e, compil.. Colleco chronologica da legislao portugueza 1683-1700. Lisboa : Imprensa Nacional, 1856. [em linha]. [consultado Ago. 2011]. Disponvel em http://iuslusitaniae.fcsh.unl.pt 10 PORTUGAL. Leis, decretos, etc. Alvar de 7 de Maro de 1651 : instituio de celeiro comum na vila de Redondo. IN SILVA, Jos Justino de Andrade e, compil.. Colleco chronologica da legislao portugueza 16481656. Lisboa : Imprensa Nacional, 1856. [em linha]. [consultado Ago. 2011]. Disponvel em http://iuslusitaniae.fcsh.unl.pt 11 PORTUGAL. Leis, decretos, etc. Alvar de 3 de setembro de 1683 : instituio de celeiro pblico na vila de Barbacena. IN SILVA, Jos Justino de Andrade e, compil.. Colleco chronologica da legislao portugueza 16751683. Lisboa : Imprensa Nacional, 1857. [em linha]. [consultado Ago. 2011]. Disponvel em http://iuslusitaniae.fcsh.unl.pt 12 PORTUGAL. Leis, decretos, etc. Alvar de 27 de Maio de 1690 : instituio do celeiro e depsito comum na vila de Serpa. IN SILVA, Jos Justino de Andrade e, compil.. Colleco chronologica da legislao portugueza 16831700. Lisboa : Imprensa Nacional, 1850. [em linha]. [consultado Ago. 2011]. Disponvel em http://iuslusitaniae.fcsh.unl.pt 13 MALTEZ, Jos Adelino. Devorismo. [em linha]. [consultado Ago. 2011]. Disponvel em http://maltez.info/respublica/portugalpolitico/regimespoliticos/1834%20Devorismo.htm 14 ARQUIVO DISTRITAL DE PORTALEGRE. Governo Civil de Portalegre. Correspondncia expedida para o Ministrio do Reino, 1835/1836, f. 33 v., (M. 39, GC373). 15 ARQUIVO DISTRITAL DE PORTALEGRE. Governo Civil de Portalegre. 1. Repartio. Copiador da correspondncia expedida ao Ministrio do Reino, 1845-1855, f. 138 (M. 11, GC036) 16 PORTUGAL. Governo Civil do Distrito de Portalegre. Governadores. [em linha]. [consultado Ago. 2011]. Disponvel em http://www.gov-civil-portalegre.pt/main.asp?secao=governadores 17 ARQUIVO DISTRITAL DE PORTALEGRE. Governo Civil de Portalegre. 1. Repartio. Copiador da correspondncia expedida ao Ministrio do Reino, 1845-1855, f. 213 (M. 11, GC036) 18 PORTUGAL. Leis, decretos, etc. Colleco Official da Legislao Portuguesa: anno de 1852. Lisboa : Imprensa Nacional, 1853, p. 566 19 PORTUGAL. Leis, decretos, etc. Colleco Official da Legislao Portugueza : anno de 1854. Lisboa : Imprensa Nacional, 1855, p. 186 20 PORTUGAL. Leis, decretos, etc. Colleco Official da Legislao Portugueza : anno de 1864. Lisboa : Imprensa Nacional, 1865, f. 318 21 PORTUGAL. Leis, decretos, etc. Dirio do Governo, 30.6.1914, 107, I Srie, p. 412. 22 ARQUIVO DISTRITAL DE PORTALEGRE. Governo Civil de Portalegre. 1. Repartio. Copiador da correspondncia expedida ao Ministrio do Reino, 1845-1855, passim. (M. 11, GC036) 23 CABRAL, Arlindo. Produo, transformao e comercializao dos cereias em Portugal : monografia sobre Medidas de poltica econmica adoptadas sobre cerealicultura no perodo de 1950-1973. Lisboa : EPAC, [d.l. 1991]. 24 SILVA, Jos Justino de Andrade e, compil.. Colleco chronologica da legislao portugueza 1683-1700. Lisboa : Imprensa Nacional, 1850. [em linha]. [consultado Ago. 2011]. Disponvel em http://iuslusitaniae.fcsh.unl.pt 25 ARQUIVO DISTRITAL DE PORTALEGRE. Celeiro Comum de Assumar. Livro de termos de entrada do trigo, 1830, f. 39 v. (CMASS, 03AS)
1

S-ar putea să vă placă și