Sunteți pe pagina 1din 5

TEORIAS DO CURRCULO

Teoria Tradicional

A teoria tradicional procura ser neutra, tendo como principal foco identificar os objetivos da educao escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar uma educao geral, acadmica, populao. Silva (2003) explica que essa teoria teve como principal representante Bobbit, que escreveu sobre o currculo em um momento no qual diversas foras polticas, econmicas e culturais procuravam envolver a educao de massas para garantir que sua ideologia fosse garantida. Sua proposta era que a escola funcionasse como uma empresa comercial ou industrial. Segundo Silva (2003, p.23) apud Hornburg e Silva (2007): [...] de acordo com Bobbit, o sistema educacional deveria comear por estabelecer de forma precisa quais so seus objetivos. Esses objetivos, por sua vez deveriam se basear num exame daquelas habilidades necessrias para exercer com eficincia as ocupaes profissionais da vida adulta.

O modelo que Bobbit propunha era baseado na teoria de administrao econmica de Taylor e tinha como palavra-chave a eficincia. O currculo era uma questo de organizao e ocorria de forma mecnica e burocrtica. A tarefa dos especialistas em currculo consistia em fazer um levantamento das habilidades, em desenvolver currculos que permitissem que essas habilidades fossem desenvolvidas e, finalmente, em planejar e elaborar instrumentos de medio para dizer com preciso se elas foram aprendidas. Estas idias influenciaram muito a educao nos EUA at os anos de 1980 e em muitos pases, inclusive no Brasil. Tyler tambm determinou como identificar ou onde encontrar as respostas s perguntas por ele propostas para elaborar o currculo. Para Tyler, deveriam ser feitos estudos sobre os prprios aprendizes, sobre a vida contempornea fora da educao, bem como obter sugestes dos especialistas das diversas discipli- nas. (SILVA, 2003). Mas, para fazer esse levantamento, as pessoas envolvidas deveriam respeitar a filosofia social e educacional com a qual a escola estivesse comprometida e a psicologia da aprendizagem. Numa linha mais progressista, mas tambm tradicional, apresenta-se a teoria de Dewey, na qual aparecia mais a preocupao com a democracia do que com o funcionamento da economia. (SILVA, 2003). Essa teoria dava, tambm, importncia aos interesses e s experincias das crianas e jovens. Seu ponto de vista estava mais direcionado prtica de princpios democrticos, sendo a escola um local para estas vivncias. Em sua teoria,

Dewey no demonstrava tanta preocupao com a preparao para a vida ocupacional adulta. A questo principal das teorias tradicionais pode ser assim resumida: contedos, objetivos e ensino destes contedos de forma eficaz para ter a eficincia nos resultados.

Teoria Crtica

Em meio aos muitos movimentos sociais e culturais que caracterizaram os anos de 1960 em todo o mundo, surgiram as primeiras teorizaes questionando o pensamento e a estrutura educacional tradicionais, em especfico, aqui, as concepes sobre o currculo. As teorias crticas preocuparam-se em desenvolver conceitos que permitissem compreender, com base em uma anlise marxista, o que o currculo faz. No desenvolvimento desses conceitos, existiu uma ligao entre educao e ideologia. A nfase das teorias crticas estava no significado subjetivo dado s experincias pedaggicas e curriculares de cada indivduo. Isso significava observar as experincias cotidianas sob uma perspectiva profundamente pessoal e subjetiva, levar em considerao as formas pelas quais estudantes e docentes desenvolviam, por meio de processos de negociao, seus prprios significados sobre o conhecimento. Embora tenham tentado identificar tanto as teorias marxistas como as ligadas fenomenologia com o movimento reconceptualista, os pensadores ligados s idias marxistas no queriam muito essa identificao em virtude do aspecto estritamente subjetivo de sua teoria. Silva (2003) cita um movimento crtico em relao s teorias de currculo que ocorreu na Inglaterra, com Michael Young. Essa crtica era baseada na sociologia e passou a ser conhecida como Nova Sociologia da Educao. Diferentemente das outras teorias que tinham como base as crticas sobre as teorias tradicionais de educao, esta tinha como referncia a antiga sociologia da educao, que seguia uma tradio de pesquisa emprica sobre os resultados desiguais produzidos pelo sistema educacional, preocupada principalmente com o fracasso escolar de crianas das classes operrias. Porm, essas pesquisas fundamentavam-se nas variveis de entrada, classe social, renda e situao familiar, e nas variveis de sada, resultado dos testes escolares, sucesso ou fracasso escolar, deixando de verificar o que acontecia entre esses dois pontos. So as aes implcitas que caracterizam o currculo oculto. Esto presentes, mas no esto organizadas ou planejadas no currculo e tanto podem ser positivas como negativas. Para as teorias crticas, estas aes geralmente ensinam o conformismo, a obedincia e o individualismo, ou seja, comportamentos que mantm a ideologia dominante.

Teorias ps-crticas

possvel analisar as teorias ps-crticas considerando o currculo multiculturalista, que destaca a diversidade das formas culturais do mundo contemporneo. O multiculturalismo, mesmo sendo considerado estudo da antropologia, revela que nenhuma cultura pode ser julgada superior a outra. Em relao ao currculo, o multiculturalismo aparece como movimento contra o currculo universitrio tradicional que privilegiava a cultura branca, masculina, europia e heterossexual, ou seja, a cultura do grupo social dominante. A partir desta anlise, houve a proposio de que o currculo tambm inclusse aspectos de formas mais representativas das diversas culturas dominadas. Assim surgiram duas perspectivas: a liberal ou humanista e a mais crtica. A linha liberal defende idias de tolerncia, respeito e convivncia harmoniosa entre as culturas, e a viso crtica pontua que, dessa forma, permaneceriam intactas as relaes de poder, em que a cultura dominante faria o papel de permitir que outras formas culturais tivessem seu espao. De acordo com Silva (2003, p. 90): O multiculturalismo mostra que o gradiente da desigualdade em matria de educao e currculo funo de outras dinmicas, como as de gnero, raa e sexualidade, por exemplo, que no podem ser reduzidas dinmica de classe. As desigualdades criadas dentro do processo escolar no aparecem apenas nas relaes de poder entre grupos dominantes a partir de questes econmicas, mas tambm nas diferenas raciais, de sexo e gnero, quando so colocados como dominantes valores, como a superioridade masculina e a branca.

CONCLUSO

Diante do exposto possvel constatar que nas primeiras teorizaes sobre o currculo, este teve papel puramente burocrtico e mecnico, com questes relacionadas a procedimentos, tcnicas, mtodos e avaliao, comparando a escola a uma empresa. As teorias tradicionais se apresentam, assim, como neutras, cientficas e desinteressadas, j que os saberes dominantes representam a existncia do que ensinar e as tcnicas existentes, j definidas cientificamente, servem justamente para que o ensino re realize. Por isso, resta apenas transmitir o conhecimento

inquestionvel, de forma bastante organizada, utilizando-se, para tanto, das tcnicas desenvolvidas pela cincia. As teorias crticas e ps-crticas no aceitam esses argumentos, apresentando questionamento sobre o porqu de se trabalhar determinados conhecimentos e no outros, tentando desvelar a ideologia oculta sob o rtulo da neutralidade cientfica e privilegiando outras caractersticas, que, segundo elas, deveriam permear as discusses relacionadas ao currculo escolar. Surgiram para repensar este papel, que se diz neutro, no currculo tradicional, e questionar a pura transmisso de conhecimentos elaborados por um determinado grupo. As teorias crticas, por sua vez, atacaram as perspectivas empricas sobre o currculo tradicional. Compreender as teorias do currculo foi relevante para entender a histria e os interesses que envolvem a construo curricular, proporcionando um olhar mais crtico nos nossos currculos, o que eles trazem e fazem e em que precisam mudar.

REFERNCIAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 35.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

GADOTTI, Moacir. Educao e poder: introduo pedagogia do conflito. 9. ed. So Paulo: Cortez, 1989.

Nice Hornburg1 Nice Hornburg1 HORNBURG, Nice. SILVA, Rubia da. Teorias sobre currculo: uma anlise para compreenso e mudana. Vol. 3n. 10 - jan.-jun./2007. p. 6166.Disponvel: .

MOREIRA, Antonio Flvio; SILVA, Tomaz Tadeu da. (orgs.). Trad. Maria Aparecida Baptista. Currculo, cultura e sociedade. 8. ed. So Paulo: Cortez, 2005.

PADILHA, Paulo Roberto. Currculo intertranscultural: novos itinerrios para a educao. So Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004.

SACRISTN, J. Gimeno. O currculo: uma reflexo sobre a prtica. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu da Silva. Documentos de identidade: uma introduo s teorias do currculo. 2. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2003.

S-ar putea să vă placă și