Sunteți pe pagina 1din 16

A REDE BANCRIA NO ESTADO DO AMAZONAS: Algumas notas sobre sua distribuio espacial1

Juliana Arajo Alves Gegrafa, Mestranda pelo Programa de Ps-graduao em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Pesquisadora do Ncleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amaznia Brasileira (NEPECAB) jalves.geografia@gmail.com Jos Aldemir de Oliveira Gegrafo, Professor Doutor Titular da Universidade Federal do Amazonas e Lder-Pesquisador do Ncleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amaznia Brasileira (NEPECAB) jaldemir@ufam.edu.br Luciana Karoline Farias de Moura Licenciada em Geografia, Mestranda do Programa de Ps-graduao em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Pesquisadora do Ncleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amaznia Brasileira (NEPECAB). lk_geo@hotmail.com Resumo: Os estudos sobre rede urbana no Brasil possuem uma vasta literatura. Diferentes estudos sobre essa temtica vm sendo desenvolvidos, relacionados ao transporte, aos servios, a comunicao, a alimentao e etc. Porm, reduzidos tm sido essas anlises sob a tica dos servios do sistema financeiro, que se constituem em importante indicador espacial para a temtica, devido ao seu alcance espacial amplo. Neste artigo, entende-se por rede urbana: um conjunto de centros urbanos funcionalmente articulados entre si, tal como sustentado por Corra (2006). A rede urbana se apresenta como a formar em que as atividades capitalistas (comrcio, distribuio e circulao) se territorializam no espao e fixam as suas bases de escoamento e produo. Metodologia: Parte-se do entendimento da construo dialtica do espao que vai produzindo-se a partir das contradies inerentes da sociedade. Entende-se o espao urbano como um reflexo da sociedade, sendo que, suas desigualdades sociais so refletidas na configurao espacial. Fez-se levantamento bibliogrfico e de dados secundrios, tabulao e espacializao com Sistema de Informao Geogrfica. A concentrao dos bancos e correspondentes bancrios no Estado do Amazonas se estabelece em pontos-chave do territrio. E no, necessariamente, nas cidades mais prximas da capital Manaus. Palavras-chave: distribuio espacial, rede bancria, Estado do Amazonas, Brasil.

Esse artigo parte da pesquisa Tipificao da rede urbana na calha SolimesAmazonas: espao urbano e servios bancrios em Manacapuru e Coari vinculado ao projeto maior As cidades e os rios: tipificao da rede urbana na calha SolimesAmazonas financiado pela FAPEAM. Tambm, faz parte do projeto maior Cidades Amaznicas: dinmicas espaciais, rede urbana local e regional PRONEX/FAPEAM/CNPq.

Introduo: a rede urbana e o sistema financeiro na compreenso do territrio Uma infinidade de estudos vem sendo desenvolvidos na Geografia com nfase na rede urbana, dentre eles, estudos acerca dos transportes, alimentao, comunicao, servios e setores da economia. Contudo, reduzidos so os estudos dessa temtica acerca dos servios ligados ao setor financeiro. A ateno para esta varivel na organizao da rede urbana toma impulso com a mudana na configurao da rede urbana do pas, na dcada de 1960, quando se assiste ao processo de concentrao dos bancos comerciais (Corra, 2006). Pois, O controle do sistema bancrio, anterior reforma financeira de 19641966, era calcado nos moldes da legislao bancria de 1808, desde a criao do Banco do Brasil. Segundo Santos e Silveira A reforma financeira de 1964, por meio da lei 4.595, marcou um incio de um processo intenso de incorporaes e fuses bancrias (Santos e Silveira, 2002, p. 187). Sendo assim, neste perodo houve o aumento considervel das agncias bancrias e uma diminuio progressiva das sedes bancrias. Carlos de Faro Passos justifica que [...] a fim de atingir o objetivo desejado aumentar o volume dos depsitos recebidos os bancos iniciaram a criao de novas agncias [...] (Passos, 1973, p. 56). Nesse processo de pulverizao dos bancos e aumento das agncias bancrias instaura-se uma lgica: vo desaparecendo primeiramente os bancos locais, que passam a ser absorvidos pelos bancos de repercusso regional. E em seguida, estes so incorporados pelos bancos de renome nacional e internacional, como aconteceu no Estado do Amazonas, em 2001, com a privatizao do Banco do Estado do Amazonas S.A. (BEA) pelo Banco Brasileiro de Descontos S.A. (Bradesco) (Alves e Oliveira, 2007; Alves e Oliveira, 2008a). Para ilustrar essa drstica mudana na configurao da rede bancria no pas, os estudos de Corra (2006), apontam que em 1961 nenhum banco possua mais de 500 agncias, nem mesmo o maior conglomerado bancrio Banco do Brasil S.A.. Sendo que, em 1985, j existiam no pas vrios bancos controlando mais de 500 agncias. A concentrao da anlise vai se restringir ao Estado do Amazonas, a distribuio atual da rede urbana no Estado (baseada em dados de 2009)

correlacionando com estudos anteriores sobre a rede bancria na calha dos rios Solimes e Amazonas (Alves e Oliveira, 2007, Alves e Olivera, 2008a, Alves e Oliveira, 2008b, Alves e Oliveira, 2008c). A rede urbana: Os bancos se constituem num importante indicador da posio hierrquica de determinada cidade na rede urbana. Sua primazia em termos de servios e equipamentos urbanos, ou seja, sua importncia que como destaca Corra (2006) deve ser superior (duas vezes maior) sobre a de nvel hierrquico inferior. A rede urbana se apresenta como a formar em que as atividades capitalistas (comrcio, distribuio e circulao) se territorializam no espao e fixa as suas bases de escoamento e produo. Para que se exista de fato rede urbana, Corra (2006) sustenta que devem ser satisfeitas trs condies mnimas e essenciais: que exista uma sociedade urbano-industrial, ou seja, que haja comrcio e atividades prprias do modo de vida urbano, havendo certa diviso territorial do trabalho, ou seja, que exista uma diferenciao espacial de funes das mais variadas; existam pontos e fixos no territrio que possibilitem a circulao de bens, servios e capitais e, por ltimo, que haja certa comunicao entre esses pontos, que eles estejam de certo modo estabelecendo relaes das mais variadas, econmicas, sociais, polticas e etc. Segundo Corra (2006), a concentrao e/ou disperso dos centros bancrios depende de certo modo do grau de desenvolvimento da regio, alm de se constituir em uma contribuio ao tema da gesto do territrio. A propsito da gesto do territrio, este autor ainda salienta que so: [...] as aes exercidas pelos agentes sociais, privados e pblicos, no sentido de apropriar-se de um territrio e controlar a sua organizao socioespacial (Corra, 2006, p. 61). Assim o controle se estabelece pela forma de apropriao pelas quais os diversos agentes sociais se relacionam no espao e a forma como est disposta s nodosidades, ou seja, as relaes em rede. Contudo, o gegrafo Claude Raffestin (1993), sustenta que toda relao em rede uma relao de poder, que envolvem dominados e dominantes, sendo, portanto, estabelecida por relaes dialticas.

Para Corra (1997, p. 93). [...] a rede urbana constitui-se no conjunto de centros urbanos funcionalmente articulados entre si [...], esclarecendo que [...] o tipo de rede a que nos referimos, a rede urbana, um produto social, historicamente contextualizado, cujo papel crucial o de, atravs de interaes sociais espacializadas, articular toda a sociedade numa dada poro do espao, garantindo a sua existncia e reproduo. Portanto,a rede urbana, nunca esttica, ela um reflexo e produto das aes da sociedade, condicionante dos seus processos . Notas sobre a configurao espacial da rede bancria no Estado do Amazonas: Milton Santos (2004) j predizia uma creditizao do territrio ao tratar da proliferao de financeiras e bancos sobre o territrio. A configurao desse tipo de servio possibilita aferir sobre o grau de desenvolvimento da regio. Portanto, questiona-se possvel falar de uma rede bancria no Estado do Amazonas? Como se configura espacialmente esta rede? Sua ligao se d para alm dos limites estaduais ou perpassa para outros pases? Para apresentar a distribuio espacial dos bancos no Estado do Amazonas, depara-se com a seguinte configurao (Figura 1). Os conglomerados financeiros presentes na regio so quatro grandes bancos: Banco do Brasil, Caixa Econmica Federal, Banco da Amaznia e o Banco Brasileiro de Descontos S.A. (Bradesco). Com exceo da capital do Estado do Amazonas, Manaus, que detm uma maior variedade de bancos nacionais e internacionais. As demais cidades do interior do Estado dispem apenas destas instituies bancrias e dos seus, respectivos, correspondentes bancrios. A configurao espacial dessa rede delineia e caricatura as calhas dos rios, caminhos navegveis da regio, que possibilitam o ir e o vir entre as cidades da Amaznia.

Figura 01: Distribuio da rede bancria no Estado do Amazonas 2009. Fonte: IBGE, 2000. Org.: Juliana A. Alves.

A distribuio por tipologia de banco se estabelece com a gesto do Banco Brasileiro de Descontos S.A. (Bradesco), que privatizou o Banco do Estado do Amazonas (BEA), em 2001. Em 2001, antes da aquisio do BEA, o Bradesco correspondia, quanto quantidade de agncias, a uma fraca rede bancria no Estado do Amazonas. O BEA possua 36 agncias bancrias em todo o Estado do Amazonas, sendo que 10 destas se localizavam na capital e 26 no interior do Estado. Enquanto o Bradesco possua 16 agncias, sendo que 12 se localizavam em Manaus e 4 nos demais municpios. Hoje, o Bradesco o banco que estabelece a maior rede bancria no Estado do Amazonas, com 58 agncias das quais 25 na capital e o restante nos demais municpios do Estado, fora os correspondentes bancrios que esto dispersos em diversas modalidades: Bradesco expresso, Banco Postal, Bradesco dia e noite etc. (Alves e Oliveira, 2007). As cidades, mais prximas da capital do Estado, Manaus, possuem uma maior variedade de bancos, sendo representados pelos bancos do Brasil, Bradesco, Caixa Econmica Federal e BASA, enquanto as demais cidades possuem apenas um tipo de banco que, na maior parte das vezes representado pelo Bradesco ou no possuem nenhuma agncia.

Figura 02: Distribuio das agncias bancrias do Bradesco - 2009. Fonte: IBGE, 2000. Org.: Juliana A. Alves.

A cidade com o maior nmero de agncias do Bradesco no Estado Manaus que detm 24 agncias, enquanto as demais cidades contam com 1 ou 2 agncias, ainda havendo grande parte do territrio que no conta com a corbetura do Bradesco.

Figura 03: Distribuio das agncias do Banco Postal- 2009. Fonte: IBGE, 2000. Org.: Juliana A. Alves.

Mas, naquelas cidades onde no h agncias do Bradesco a cobertura do banco feita por meio dos seus correspondentes bancrios. Quando comparamos a distribuio das agncias com a distribuio dos postos do

Banco Postal (parceria entre o Bradesco e os Correios) a cobertura fica quase que completa por todo o Estado.

Figura 04: Distribuio dos caixas do Bradesco Dia&Noite- 2009. Fonte: IBGE, 2000. Org.: Juliana A. Alves.

Quando atenta-se para a distribuio das agncias e dos caixas do Bradesco Dia&Noite a cobertura se d, necessariamente, nas cidades que no possuem agncias do Bradesco. Presumi-se, portanto, que existe a lgica de uma rede complementar: onde no h a presena do banco por meio das agncias, sua presena vai se estabelecer a partir dos correspondentes bancrios.

Figura 05: Distribuio das agncias do Banco do Brasil - 2009. Fonte: IBGE, 2000. Org.: Juliana A. Alves.

A cobertura do Banco do Brasil S.A. quando comparada ao dos demais bancos se apresenta fraca, mas estratgica, em pontos-chave do territrio, ou seja, em cidades que permitem deslocamentos por via fluvial. Manaus, capital do Estado, conta com 15 agncias. Enquanto, as demais contam com 1 ou nenhuma agncia do Banco do Brasil.

Figura 06: Distribuio dos caixas eletrnicos do Banco do Brasil - 2009. Fonte: IBGE, 2000. Org.: Juliana A. Alves.

A configurao da distribuio dos caixas eletrnicos do Banco do Brasil , praticamente, a mesma das agncias. Sendo, expansvel para algumas das cidades prximas quelas que j possuem agncias bancrias. Manaus com 86 caixas eletrnicos, enquanto as demais cidades com 1 a 4 caixas ou nenhum.

Figura 07: Distribuio dos caixas eletrnicos dos Bancos Integrados (BB e CEF) - 2009. Fonte: IBGE, 2000. Org.: Juliana A. Alves.

Com o objetivo de estender sua rede bancria, o Banco do Brasil em conjunto com a Caixa Econmica Federal formaram os bancos integrados. O cliente do Banco do Brasil agora pode sacar e consultar saldo em terminais externos e nas casas lotricas da CEF e os clientes da Caixa Econmica podem fazer o mesmo processo nos terminais de atendimento do Banco do Brasil. Agora as redes bancrias da Caixa e do Banco do Brasil esto conectadas. Somente em Manaus, existem 83 bancos intergrados e nas demais cidades 1 a 5 terminais intergrados ou nenhum. A existncia da rede bancria do Banco do Brasil no interior do Estado de extrema importncia, visto ser, por meio dela que podem ser efetuados os pagamentos de benefcio social (bolsa escola, bolsa-famlia e etc.). perceptvel que h cidades que no possuem nenhuma modalidade de atendimento da Caixa, a alternativa o deslocamento populacional ou a espera por grupos de funcionrios da CEF para essas cidades.

Figura 08: Distribuio das agncias da CAIXA no Estado do Amazonas - 2009. Fonte: IBGE, 2000. Org.: Juliana A. Alves.

A distribuio da rede bancria da Caixa Econmica Federal quase inexistente. Manaus, conta com 18 agncias, em seqncia, aparecem as cidades de Tabatinga e Parintins (nos extremos da calha Solimes-Amazonas) e Manacapuru e Itacoatiara (no entorno de Manaus) com 1 agncia da CAIXA cada, enquanto as demais no possuem nenhuma agncia.

Figura 09: Distribuio dos postos do CAIXA AQUI no Estado do Amazonas - 2009. Fonte: IBGE, 2000. Org.: Juliana A. Alves.

Por outro lado, a ausncia das agncias da Caixa compensada pela distribuio dos postos do Caixa Aqui no Estado que cobrem quase que todo o Estado. E onde esto ausentes vo ser compensadas pelas agncias lotricas.

Manaus, conta com 24 correspondentes Caixa Aqui, sendo mais expressivos Parintins e Manacapuru com 3 postos; Careiro, Itacoatiara, Silves e Urucurituba e Eirunep (no extremo sudoeste) com 2 postos e as demais cidades com 1 ou nenhum posto do Caixa Aqui.

Figura 10: Distribuio dos agncias lotricas no Estado do Amazonas - 2009. Fonte: IBGE, 2000. Org.: Juliana A. Alves.

Apenas em Manaus existem 60 agncias lotricas. As demais cidades possuem 1 ou nenhuma loteria. Quando juntamos a distribuio da rede de Caixa Aqui e das Loterias ambas, juntas, compensam a rarefeita rede de distribuio das agncias da Caixa Econmica no Estado do Amazonas.

Figura 11: Distribuio dos agncias do BASA no Estado do Amazonas - 2009. Fonte: IBGE, 2000. Org.: Juliana A. Alves.

Por todo o territrio brasileiro, esto distribudas 95 agncias bancrias do Banco da Amaznia. Somente no Amazonas so 9 agncias, o Par concentra uma grande parte da rede bancria do Banco da Amaznia com 31 agncias, seguido pelos Estados de Tocantins e Maranho com 12 agncias cada e os Estados do Acre, Mato Grosso e Rondnia com 8 agncias cada e o Estado de Roraima com 2 agncias. Enquanto os Estados de So Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, o Distrito Federal e o Amap com 1 agncia cada. O Banco da Amaznia tambm opera com os chamados Postos de Atendimento Bancrio (Pabs), so 14 Pabs no Brasil, 4 no Estado do Amazonas, mais precisamente em Manaus, 6 no Estado do Par e nos Estados de Tocantins e Maranho 2 Pabs em cada um (Alves e Oliveira, 2007).
Estados Acre Amap Amazonas Distrito Federal Maranho Mato Grosso Par Rio de Janeiro Rio Grande do Sul Rondnia Roraima So Paulo Tocantins Nmero de agncias 8 1 9 1 12 8 31 1 1 8 2 1 12 Nmero de Postos de Atendimento Bancrio 4 2 6 2

Tabela 1 - Distribuio da rede bancria do Banco da Amaznia no Brasil Fonte: BASA, 2007. Org. Juliana Arajo Alves. Fonte: Alves e Oliveira, 2007.

Atravs da tabela abaixo, tem-se a distribuio das agncias bancrias e dos postos de atendimento no Estado do Amazonas:
Municpio/Povoado Boca do Acre Carauari Coari Humait Itacoatiara Manaus Maus Parintins Nmero de agncias 1 1 1 1 1 2 1 1 Nmero de Postos de Atendimento Bancrio 4 -

Tabela 1 - Distribuio da rede bancria do Banco da Amaznia no Amazonas Fonte: BASA, 2007. Org. Juliana Arajo Alves. Fonte: Alves e Oliveira, 2007.

Figura 12: Distribuio dos terminais de auto-atendimento do BASA - 2009. Fonte: IBGE, 2000. Org.: Juliana A. Alves.

Quanto aos terminais de auto-atendimento so apenas 5, sendo 3 em Manaus e 2 no municpio de Boca do Acre no extremo sudoeste do Estado.

Figura 13: Distribuio dos Postos de Atendimento Bancrio (PABs) do BASA - 2009. Fonte: IBGE, 2000. Org.: Juliana A. Alves.

No Estado do Amazonas existem apenas 3 Postos de Atendimento Bancrio do Banco da Amaznia (segundo os dados de 2009 disponveis no banco de dados do banco), contrapondo as informaes de 2007 que apresentava 4 PABs em Manaus.

Consideraes Finais: Repensando a distribuio espacial da rede bancria no Estado do Amazonas Pensar na localizao espacial da rede bancria no Estado do Amazonas atentar para 3 variveis que so determinantes na sua distribuio: o contingente populacional, a distncia das cidades em relao a capital Manaus por via fluvial e a facilidade de acesso, ou seja, o fluxo de transporte entre essas cidades e por ltimo, talvez o aspecto mais decisivo, uma infra-estrutura consolidada que proporcione conexo entre as agncias e suas sedes (rede virtual), conforme j vnhamos atentando em trabalhos anteriores (Alves e Oliveira, 2007; Alves e Oliveira, 2008a, Alves e Oliveira, 2008b, Alves e Oliveira, 2008c). Quando consideramos a varivel contingente populacional observa-se que as cidades mais populosas so as que possuem o maior nmero de agncias bancrias.

Figura 14: Total populao (IBGE, estimativa 2008) e agncias bancrias por municpio - 2009. Fonte: IBGE, 2000. Org.: Juliana A. Alves.

Quando se considera a varivel distncia da capital Manaus no se aplica a proposta, tendo em vista a grande extenso do Estado do Amazonas, verificando-se que as cidades mais prximas da capital no so, necessariamente, as que possuem o maior nmero de agncias bancrias. relevante ressaltar que a varivel distncia, possui uma outra lgica no Estado, computado em dias, de acordo com a potncia do motor de linha, pois o

barco o principal transporte na regio e os rios os principais caminhos pra se ir e vir na Amaznia. Portanto, a distribuio da rede bancria se apresenta como varivel primordial para o entendimento da concentrao de crdito e a gesto do territrio, haja vista que, os bancos necessitam de infraestrutura tecnolgica para se fixarem no territrio. Apesar do escasso meio tcnico-cientficoinformacional na regio os bancos conseguem cobrir de forma satisfatria quase todo o Estado. Essa pesquisa um trecho de uma longa caminhada de procura sobre respostas acerca da temtica. Portanto, trata-se de um estudo investigatrio e exploratrio introdutrio permeado de questionamentos, tais como: como abastecido os bancos e os terminais eletrnicos com cdulas nos perodos de seca e cheia extrema no Estado, nos quais ficam impossibilitados de transitar pelas vias fluvias? Como se deu a fixao desses bancos nessas cidades? So vinculados aos bancos de Manaus? Referncias Bibliogrficas: ALVES, Juliana Arajo; OLIVEIRA, Jos Aldemir. Tipificao da rede urbana na calha Solimes-Amazonas: espao urbano e servios bancrios de Manacapuru e Coari. Manaus: UFAM, 2007 (Relatrio de Pesquisa). _________. A Geografia das Redes Bancrias na Amaznia. In: 3 Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentvel. Santos: PLURIS, 2008a. _________. O Sistema Bancrio na calha Solimes-Amazonas: entre a floresta, os rios e as cidades. In: XV Encontro Nacional de Gegrafos. So Paulo: ENG, 2008b. _________. Where are the Banks? Cities excluded of the financial system. In: First World Forum of Sociology. Barcelona: World Forum of Sociology, 2008c. BANCO CENTRAL DO RASIL. Lei n. 4.595 (de 31/12/64). DEJUR, 1982. CORRA, Roberto Lobato. Estudos sobre a rede urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. ______. Trajetrias Geogrficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. PASSOS, Carlos de Faro. Estrutura financeira e desenvolvimento: o caso do Brasil. So Paulo: Atlas, 1973. RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Traduzido por Maria Ceclia Frana. So Paulo: tica, 1993. RICHARDSON, Harry W. Economia Regional. Teoria da localizao, estrutura urbana e crescimento regional. Traduzido por Fausto Guimares Cupertino. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. SANTOS, Milton. A natureza do espao: Tcnica e Tempo, Razo e Emoo. 4. ed. 1.reimpr.- So Paulo: EDUSP, 2004.

______. Da Totalidade ao lugar. So Paulo: EDUSP, 2005. ______. O espao dividido: os dois circuitos da economia urbana nos pases subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1979. SANTOS, Milton. SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: Territrio e sociedade no incio do sculo XXI. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

S-ar putea să vă placă și