Sunteți pe pagina 1din 18

OS CAMINHOS DOS TROPEIROS E O VALE HISTRICO DA SERRA DA BOCAINA (SP): UM ESPAO GEOGRFICO DEPRIMIDO Prof. Dr.

Fadel David ANTONIO FILHO1 RESUMO O Vale Histrico da Serra da Bocaina, na regio do Vale do Paraiba paulista, apresenta uma paisagem exuberante, atravs da qual transitaram pelos seus caminhos, o ouro das Minas Gerais, os tropeiros e o caf que por ali penetrou em So Paulo. As cidades da regio da Bocaina viveram perodos de riqueza e decadncia e a regio se tornou deprimida. Os esforos recentes visam dinamizar sua economia pelo turismo, de modo trazer de volta os tempos de opulncia. Palavras-Chaves: regio deprimida, cultura do caf, paisagem, tropeiros. LES RONTES DES BOUVIERS ET LA VALLE HISTORIQUE DE LA MONTAGNE DU BOCAINA (SP/BRSIL): UN ESPACE GOGRAPHIE DEPRIM RESUM La Valle Historique de la Montagne du Bocaina, dans la valle du Paraiba, prsente une paysage xuberant. Pour ses rontes ont pass lor du Minas Gerais, les bouviers et le caf, qui a penetr, pour cette voie, dans la rgion de So Paulo. Les villes de la rgion de la Bocaina ont vcu des priodes de richesse et de dcadence, et la rgion a devenu deprime. Les efforts rcents visant lever lconomie de cette rgion grce au tourisme, et alors ramener le temps dopulence. Mots-Cl : rgion dfavorise, paysage, culture du caf, bouviers.

INTRODUO A PAISAGEM NATURAL O espao correspondente ao Vale Histrico da Bocaina, situado nos limites do Mdio Vale Superior e Mdio Vale Inferior do rio Paraba do Sul, entre os estados de

Professor Adjunto (Livre Docente)-IGCE/UNESP/Rio Claro (SP-Brasil) fadeldaf@rc.unesp.br

So Paulo e Rio de Janeiro, faz parte integrante do Planalto da Serra do Mar. Segundo AbSaber e Bernardes (1958, p. 67):
A Serra do Mar, a imponente escarpa atlntica do planalto brasileiro, atravessada pelas vias de comunicao que demandam o Vale do Paraba e So Paulo, em seu trecho mais rebaixado (altitude mdia de 500-700 metros). Festonada pela eroso fluvial que se guiou, parte pelas direes das estruturas antigas (sudoeste nordeste) e parte pelo mosaico das diclases e falhas, a serra apresenta-se nesse trecho localmente rebaixada por influncias tectnicas mal definidas. Sua escarpa no tem a a imponncia que costuma caracteriz-la e a assimetria existente entre a vertente atlntica e a vertente continental medocre quando comparada com o que se passa em outros pontos do reverso da Serra do Mar, no sul do Brasil.

Quanto aos aspectos geolgicos/geomorfolgicos da Serra da Bocaina, Lamego (1963) escreve que a serra ainda no foi completamente estudada, mas acredita que a sua formao tenha grande influncia do magma grantico, e que num exame recente ficou demonstrado que ela constituda exclusivamente de gnaisse e granito. Ruellan e Azevedo (1945/1946) afirmam que as rochas predominantes na Bocaina so o gnaisse e o biotita-xisto. Nos trechos mais elevados (Pico do Tira-Chapu), afloram gnaisses granticos que, muitas vezes, formam mataces bem arredondados, com sinais fortes de esfoliao. Para AbSaber (2003), a regio da Serra da Bocaina faz parte de um dos cinco domnios paisagsticos brasileiros, cujo arranjo geral poligonal, considerando suas reas core: domnio dos mares de morros florestados.
O domnio dos mares de morros tem monstrado ser o meio fsico, ecolgico e paisagstico mais complexo e difcil do pas em relao s aes antrpicas. No seu interior tem sido difcil encontrar stios para centros urbanos de uma certa proporo, locais para parques industriais avantajados salvo no caso das zonas colinosas das bacias de Taubat e So Paulo como, igualmente, tem sido difcil e muito custosa a abertura, o desdobramento e a conservao de novas estradas no meio dos morros. Trata-se, ainda, da regio sujeita aos mais fortes processos de eroso e de movimentos coletivos de solos em todo territrio brasileiro ( faixa Serra do Mar e bacia do Paraba do Sul). Cada sub-setor geolgico e topogrfico do domnio dos mares de morros tem seus prprios problemas de comportamento perante as aes antrpicas, nem sempre extrapolveis para outros setores, ou mesmo para reas vizinhas ou at contguas. (ABSABER, 2003, p. 17)

Ainda de acordo com AbSaber (2003), a rea core do domnio morfoclimtico tropical-atlntico, encontrado especialmente nos mares de morros florestados do sudeste do Brasil, em termos de fatores fisiogrficos, apresenta uma decomposio funda e generalizada das rochas cristalinas ou cristalofilianas, de 3 a 60 m de profundidade. H a presena de solos do tipo latossolos ou red yellow podzolic. Em decorrncia das flutuaes climticas no final do Quaternrio, ocorreu a superposio de

solos, em sertes sincopados. Ocorreu tambm a mamelonizao geral das vertentes, desde morros altos at os nveis dos morros intermedirios e patamares de relevo. A drenagem das redes hidrogrficas regionais apresenta-se dentrtica e originalmente perene at os menores ramos. Verifica-se a existncia de lenol dgua subterrneo que alimenta os cursos dgua, durante o perodo de estio e durante o perodo chuvoso. Apresenta cobertura vegetal contnua na paisagem primria, desde o fundo dos vales at as mais altas vertentes e interflvios, num gradiente que vai de prximo do nvel do mar at os espiges divisores de gua, a mais de 1000 m de altitude. O lenol dgua superficial apresenta-se difuso, anastomosado, escoando pelo cho florestado durante as precipitaes pluviais, redistribuindo os materiais particulados finos e os restos de material orgnico vegetal. Baixssima incidncia de luz solar diretamente no cho das reas florestadas. Umidade alta do ar e equilbrio precrio entre os processos morfoclimticos, pedolgicos, hidrolgicos e ecossistmicos. ainda AbSaber (2003) quem afirma a existncia de enclaves de bosques de araucrias em altitudes na Bocaina, bem como em Campos do Jordo, na Mantiqueira. Nestas mesmas reas, o autor citado considera a presena de minirredutos de cactceas bromlias de lajeados em cimeira de algumas serrinhas e escarpas. Ruellan e Azevedo (1945/1946) informam que no topo da Serra da Bocaina a vegetao predominante so os campos de altitude, ou campos limpos, que chegam a apresentar aspecto de estepe. So os famosos Campos da Bocaina. Contudo, esses autores chegam concluso de que essas formaes campestres no so naturais e que no representam o clmax. Para provar essa assertiva, apresentam algumas objees, como: a existncia de pequenos trechos florestados nas partes convexas das elevaes; a presena, em reas do topo, das elevaes de vrias espcies arbreas; e a uniformidade do tipo de solo, tanto nas reas de domnio florestado como dos campos de altitude. Com relao ao mesmo assunto, Viadana (2002, p. 65-66) faz as seguintes colocaes:
Nos altos blocos do Planalto Cristalino, tanto na Mantiqueira como na Bocaina, pelas evidncias constatadas nesta ltima unidade morfolgica serrana, as formaes campestres se impuseram de maneira expansiva, bem provavelmente a partir da cota de 600 m de altitude, em funo do refrigrio atmosfrico e do impedimento da penetrao de brisas martimas carregadas de uma possvel umidade, que atravs do efeito orogrfico descarregavam eventualmente o vapor condensado nas vertentes orientadas para o oceano. Mesmo nestas encostas, os campos prevaleceram nas cotas superiores a 800 m de altitude.

A presena de elevado nmero de espcies, que apresentam um carter xerfilo bem acentuado, ainda segundo Ruellan e Azevedo (1945/1946), demonstra cabalmente a ocorrncia de flutuaes climticas durante o Quaternrio antigo e recente. Mesmo a presena do pinheiro pode ser a prova de um antigo perodo xerotrmico, cuja regresso deixou testemunhos desde o planalto sul-mineiro at o Paran, onde ainda hoje prevalece o clima favorvel a sua sobrevivncia e predominncia. Num pequeno artigo sobre a Serra da Bocaina, Schmidt (1949, p.1295) descreve o que viu numa excurso pelos Campos de Cunha, cuja fisiologia da paisagem contgua aos Campos da Bocaina:
Regio acidentada esta, no atingem, entretanto, grande diferena de nvel os pontos percorridos pelo caminho. Nunca se desce a menos de oitocentos e poucos metros, e nunca se sobe a mais de mil e poucos. Uma s vez alcana-se a cota de mil e cem metros. Pouca mata, a no ser para o lado da Serra; regular rea coberta por capoeiras, bastante invernada de capim gordura. Muitas roas, milho e feijo principalmente.

Ferri (1980), ao se referir aos campos de altitude, descreve um fenmeno importante do ponto de vista ecolgico e fitogeogrfico : a neblina constante). Nas reas mais elevadas, escreve ele, esta neblina surge com frequncia (em Campos de Jordo conhecida como russo) em diversos pontos da Serra do Mar, no muito distante do oceano. Na rea da Serra da Bocaina, incluindo o Vale Histrico, as chuvas so regulares o tempo todo, com um aumento de precipitaes durante o vero (setembro a maro), entre 1250 e 1500 mm anuais (ABSABER; BERNARDES, 1958).
Os ventos midos que sopram do mar em demanda do interior, ao subirem resfriam-se e no podem mais conter toda a umidade que possuem; o excesso condensa-se e se precipita, principalmente nas partes mais altas da Serra, em forma de nevoeiro ou chuva. Assim estes ambientes contm bastante umidade para sustentar as florestas costeiras, densas, com rvores de 20 30 metros de altura. Abaixo destas h rvores menores. Em muitas h numerosas epfitas de vrias famlias. ( FERRI, 1980, p. 71-72).

O chamado planalto da Bocaina, no seu cimo, forma um verdadeiro plateau, que se estende por uma grande faixa com seu aspecto uniformemente ondulado. Em geral, as cotas de altitude sofrem uma ligeira inclinao rumo ao sul, onde se observa uma elevao do relevo, prximo do rebordo da Serra do Mar, onde so registradas cotas superiores s da vertente norte. Da eroso resultaram vales amplos, com sinais de maturidade, com frequentes fenmenos de retomadas dos processos erosivos, da os ravinamentos e voorocas. Em

razo da pouca ou nenhuma cobertura vegetal, o processo erosivo favorecido. H, na regio da Bocaina, sinais de possveis capturas de cursos dgua subsequentes, no passado. (RUELLAN; AZEVEDO, 1945/1946). Esses autores afirmam ainda que a Serra da Bocaina parece constituir um bloco elevado por falhas escalonadas com frentes dissecadas desse bloco que foi basculado para o sul.
[...] pode-se consider-las de formao recente, levando-se em conta os seguintes argumentos: a) a juventude da encosta da serra, escarpada e abrupta; b) a diferena de nvel entre o planalto da Bocaina e a plancie do Paraba, que chega a ser de 1500 metros; c) a situao das nascentes dos cursos dgua, que dissecam a encosta, nas proximidades da borda do planalto sem progresso notvel para o interior; d) a inexistncia ou, pelo menos, a no verificao de capturas; e) o perfil abrupto dos cursos dgua dissecando a encosta. (RUELLAN; AZEVEDO, 1945/1946, p. 51)

interessante comparar os relatos mais recentes com os de observadores, feitos h mais de um sculo. Na sua viagem para So Paulo, procedente do Rio Janeiro, ento capital do Imprio, Johann Baptist von Spix, zologo, e Carl Friedrich Philipp von Martius, botnico, sob a gide da Academia de Cincias de Munique, em dezembro de 1817, deixaram inmeros registros sobre a exuberante cobertura florestal da regio da Serra do Bocaina, os quais sero aqui transcritos posteriormente Auguste de SaintHilaire, em sua viagem do Rio de Janeiro a Minas Gerais e So Paulo, em 1822, passou pela regio e registrou em seu dirio a presena de extensas matas virgens. Na primeira viso que teve da cidadezinha de Areias, registrou-a como situada num vale, entre dois morros cobertos de matos. A cultura do caf, quela poca, ainda era nova na regio. (SAINT-HILAIRE, 1974). Na atualidade, ao longo da Via dos Tropeiros( SP-068), possvel observar os morreados desnudos, cobertos por gramneas, e alguma mata mista, arbreo/arbustiva, em colos ou fundo de vale. Nas vertentes, vez ou outra possvel vislumbrar ravinas e voorocas. A paisagem montona das pastagens predominante. Entre o incio da estrada, na Via Dutra, e Silveiras, num trecho de cerca de 25 km, h um grande reflorestamento de pinus. Adentrando a serra, atravs das estradas vicinais, podemos encontrar remanescentes da Mata Atlntica, nas vertentes mais ngremes, nos fundos de vale ou nos colos das encostas dissecadas.

OS CAMINHOS NO VALE HISTRICO DA SERRA DA BOCAINA O Caminho Velho Quem demandava de So Paulo at o Rio de Janeiro, a partir do sculo XVIII, tinha de percorrer um longo e perigoso caminho, que inclua um trecho martimo e a possibilidade de ser vtima de piratas. De So Paulo de Piratininga, seguia-se num caminho que correspondia a uma antiga trilha indgena que, com o tempo, tornou-se de franco acesso, adentrando ao longo do Vale do Paraba paulista. Ao atingir a localidade de Hepacar ou Guaypacar (Lorena), o caminho bifurcava: um ramo seguia em direo Serra da Mantiqueira, passando pela garganta do Emba, em direo s Minas Gerais; o outro ramo, conhecido como o Caminho dos Guaians, subia o planalto do Faco (Itamb), passando pela antiga Freguesia do Falco, que mais tarde deu origem cidade de Cunha. A partir deste ncleo de povoamento, parada obrigatria dos viajantes e tropas de muares, subia-se ou descia-se a Serra do Mar, em direo ao porto de Parati, na cidade que existia desde 1667, fundada por Martin Corra Vasques Anes. De Parati seguia-se de barco at o Rio de Janeiro, com os devidos cuidados na travessia da Baa da Ilha Grande, infestada de piratas que atacavam as embarcaes do governo, que transportavam os quintos de ouro vindos das Minas Gerais. Sobre este antigo caminho, Willems (1947, p. 14-15) escreve que:
Ncleo apenas boca do serto nos primeiros tempos, Cunha passava a ser, medida que o sul de Minas se povoava, freguesia beira da estrada que conduzia de Parati s Minas Gerais. Em Cunha, esse caminho se bifurcava conduzindo a duas cidades do Vale do Paraba: Guaratinguet e Lorena. As tropas que vinham de uma dessas duas cidades tinham que pousar em Cunha e aquelas que partiam, ao amanhecer, de Parati, chegavam noite a Cunha, de maneira que a freguesia se tornava ponto obrigatrio de pouso. Ecologicamente, o desenvolvimento da antiga Freguesia de Nossa Senhora da Conceio ligava-se colonizao do sul de Minas e articulao comercial dessa rea com o litoral. Ficando a meio caminho entre duas jornadas, a freguesia encontrava os principais estmulos de desenvolvimento na necessidade de abastecimento das numerosas tropas que a atravessavam. A importncia desse movimento pode ser avaliada levando-se em conta o fato de ter sido calado a lajes todo o trajeto do caminho do mar, calamento esse que ainda hoje se encontra intacto em certos trechos da Serra de Parati.

Esse antigo caminho, na verdade, era uma velha trilha de ndios, aberta pelos ndios guaian, que mais tarde foi lajeado para facilitar o trnsito das tropas de muares que iam e vinham entre o planalto e o litoral. Na atualidade, corre uma rodovia entre Cunha e Parati (no necessariamente ao longo do trajeto da antiga trilha), com 71 Km, a SP-171, com um trecho de 10 Km que atravessa rea do Parque Nacional da Bocaina.

Capistrano de Abreu (2000, p. 163), em seu livro Captulos de Histria Colonial, assim descreve o caminho que partia de So Paulo:
O caminho do Rio seguia por terra ou por mar at Parati, pela antiga picada dos Guaian galgava a serra do Faco nas cercanias da atual cidade do Cunha e em Taubat entroncava na estrada geral de So Paulo. Mais tarde o entroncamento fezse em Pindamonhangaba.

Alguns ncleos de povoamento, na regio de Cunha, s tiveram seu isolamento amenizado com a construo da estrada de rodagem entre Cunha e Guaratinguet, em 1932. Mesmo Cunha sentiu esse isolamento, pois desde 1860 viu o velho caminho das Minas abandonado e os portos de Parati, Mambucaba, Ubatuba, So Sebastio e Iguape, perderem a importncia. Segundo Willems (1947), o primeiro golpe na prosperidade de Cunha foi a ligao de Areias ao porto de Mambucaba. Com a construo da Estrada de Ferro Central do Brasil, em meados do sculo XIX, passando ao longo do Vale do Paraba, ligando So Paulo ao Rio de Janeiro, Cunha foi esquecida. A estrada calada a lajes, que atravessava a Serra do Mar, deixou de ser conservada como antes. Esse momento no processo histrico de Cunha coincide, mais ou menos, com a fase de decadncia do Vale do Paraba e do Vale Histrico da Bocaina, e suas zonas cafeeiras. A estagnao das cidades do Vale e da Bocaina provocou tambm o agravamento da situao econmica das comunidades entre o Paraba e o litoral. Na regio de Cunha, o caf no se tornou dominante como produto e jamais pde competir com as cidades do Vale do Paraba e do Vale Histrico da Serra da Bocaina. Na freguesia, dois sistemas econmicos funcionaram a contento: um de subsistncia e outro de escambo local e regional. (WILLEMS, 1947). Mller (1958) tambm confirma que na rea de Cunha o caf no chegou. A penetrao cafeeira se fez em direo ao litoral, passando por So Lus de Paraitinga ou por Paraibuna, em trechos muito semelhantes ao do Mdio Vale do Paraba. Entretanto, um pouco adiante daquelas cidades, em direo ao litoral, a influncia cafeeira diminuiu e desapareceu em seguida. Essa relao tambm ocorreu com Cunha. Sobre isso, AbSaber e Bernardes (1958, p. 166) escrevem que: No somente as maiores altitudes de alguns trechos, mas tambm o aumento da pluviosidade e sua maior distribuio anual na faixa vizinha serra do Mar, constitui limitao expanso da cultura do caf. Uma rea, mais ou menos extensa, portanto, da regio drenada pelos formadores do Paraba permaneceu em matas ou utilizada por pequenos agricultores que a cultivam segundo o sistema de roas. Essas reas, que h muito vm sofrendo

impiedosa devastao pelos lenheiros e carvoeiros, so referidas regionalmente como o serto. Convm lembrar que, mesmo aps a construo do caminho novo, entre o Rio de Janeiro e So Paulo, no sculo XVIII, o caminho velho das Minas para o litoral continuou em pleno uso pelas tropas de muares e viajantes que demandavam para essas regies. O golpe maior, que veio influir na decadncia do caminho velho que passava por Cunha, s aconteceu de fato em 1860, com a construo da Estrada de Ferro Central do Brasil (antes chamada Pedro II). Na verdade, esta ferrovia j vinha sendo construda, e seus trechos inaugurados, desde 1855, chegando a transportar 300 mil passageiros em 1862. A ligao entre Areias e o porto de Manbucaba, uma das inmeras trilhas ou caminhos feitos pelos ndios Guaian, tamoios e tupinambs, para ir e vir do litoral ao planalto, foi tambm lajeada por escravos negros, melhorando o trnsito de tropeiros na chamada Trilha do Ouro. Esse caminho j era usado desde o sculo XVIII (logicamente que os ndios utilizavam-no desde antes da chegada dos portugueses, no sculo XVI) como uma via franca para escoar ouro e mercadorias entre o planalto e a regio das Minas e o litoral. Um historiador filho da regio, Rogrio Ribeiro da Luz (2002), informa num livro seu que a Trilha do Ouro saa de So Jos do Barreiro em direo a Mambucaba e foi aberta por volta de 1790, por escravos, sendo tambm denominada de Estrada Cesrea. A jornalista Carolina Tarrio (1997), por sua vez, informa que a Trilha do Ouro foi aberta por escravos, mas em 1740. Zaluar (1975, p. 59-60), ao passar por Areias, em 1860, descreveu que:
As estradas mais importantes do municpio so a estrada Geral de So Paulo e a chamada Cesrea, que comunica esta localidade com o porto de Mambucaba, e por onde se faz a importao dos produtos comerciais e agrcolas. Esta estrada tem onze lguas de extenso e est mal conservada, excetuando a parte que pertence provncia de Rio de Janeiro, que se acha quase toda empedrada.

O que conclumos que a Cesrea passava tanto em Areias como em So Jos do Barreiro, subindo a Bocaina e l se encontrando e seguindo at Mambucaba. Willems (1947) e Zaluar (1975) afirmam que ela saa de Areias, e Luz (2002) diz que saa de So Jos do Barreiro. Acreditamos que todos tm razo, cada um sob sua perspectiva, pois se trata da mesma velha Trilha do Ouro ou Trilha dos Mineiros. O Caminho Novo A necessidade de abrir uma nova via, toda terrestre, entre o Rio de Janeiro e So

Paulo, fez com que, em 1725, o Governador Geral da Capitania de So Paulo, Rodrigo Cesar de Meneses, em comunicado ao Governo Colonial, informasse ter mandado abrir um novo caminho, a partir da Freguesia de Hepacar ou Guaipacar, segundo Luz (2002), atual Lorena, at a Real Fazenda de Santa Cruz, nas proximidades do Rio de Janeiro. Como explica Rodrigues (1980, p. 23):
O desenvolvimento crescente dos povoados, freguesias e vilas pelos Vicentinos, Piratininganos e famlias oriundas de Minas Gerais e Portugal e, principalmente, a necessidade da utilizao de um caminho melhor, todo terrestre, a fim de evitar os ataques de piratas s embarcaes do governo, que transportavam os quintos de ouro de Parati ao Rio de Janeiro, tornavam imprescindvel a busca de trajeto mais rpido e seguro.

No incio do sculo XVIII, os riscos da navegao costeira estavam relacionados ao corso e pirataria, fomentados principalmente pela Espanha, que disputava com Portugal as terras sul-americanas, particularmente a Provncia da Cisplatina. Nesse sentido, o Governo de Portugal ordenou aos governadores das duas capitanias, o de So Paulo (Rodrigo Cesar de Meneses) e o do Rio de Janeiro (Antonio da Silva Caldeira), a abertura de uma estrada que assegurasse o transporte de ouro e de mercadorias, de um modo mais seguro e mais rpido do que pelo mar. Como escreve Lamego (1963, p. 102):
O Caminho Velho dos Goians indo por terra de So Paulo a Parati, onde os viajantes seguiam por mar at a Guanabara, punha todo o intercmbio entre a baa e o interior merc dos proprietrios de barcos, alm do risco de piratas. Urgia a construo de uma nova estrada que diretamente ligasse os dois grandes centros da Colnia [...]

Para tanto, a distribuio de cartas de sesmarias foi agilizada e as doaes abrangeram um grande nmero de beneficiados, cujo intuito do governo era povoar rapidamente o trajeto ao longo do novo caminho. O traado original da estrada nova, usado quando de sua abertura, em 1725, com a aprovao do Governador Geral de So Paulo, Rodrigo Cesar de Meneses, foi substitudo ou retificado por outro, em 1776, que encurtou as distncias e trouxe certas vantagens para o trnsito. Entretanto, o traado antigo (original) continuou a ser usado por algum tempo, inclusive com o nome de caminho novo. Sobre a abertura dos trabalhos da estrada nova, Rodrigues (1980, p.26) escreve que:
No foi fcil a abertura do caminho novo, em cujos trabalhos se empenharam elevado nmero de pessoas, que tiveram que lutar contra os ndios Puris (embora o nome signifique gente mansa ou gente tmida) ainda que menos belicosos que as

outras tribos, sobretudo dos temveis Goitacs que viviam na parte sul do Paraba. Estavam os Puris na poca do desbravamento localizados nos vales da parte norte do rio e seus afluentes como o Bananal, o Pira e nas regies onde depois surgiram Areias, So Jos do Barreiro e Queluz.

A partir de 1778, teve incio o declnio da fase de minerao, nos sertes das Minas Gerais. Esse evento trouxe uma srie de consequncias para a regio do Caminho Novo. O Capito-Mor de Guaratinguet, com os poderes outorgados pelo Capito General da Capitania de So Paulo, Marim Lopes Lobo de Saldanha, subdividiu as terras do Caminho Novo em sesmarias menores, em favor daqueles que o ajudaram a retificar o referido Caminho. (RODRIGUES, 1980). Em consequncia, verificou-se intenso movimento migratrio para a regio, mesmo dos que j possuam terras nela, mas moravam em outras paragens. Registrouse, igualmente, a vinda de muitos forasteiros, principalmente das Minas Gerais, que rumavam para o novo local com todos os seus bens e haveres. Ali desenvolveram culturas de subsistncia, culturas de anil, cana-de-acar, milho e feijo. Essa populao expandida deu origem s novas freguesias. O Caminho Novo foi uma designao muito comum durante o perodo colonial e o Imprio no Brasil. Vamos encontrar, em muitos lugares, estradas que so denominadas Caminho Novo. Entretanto, o Caminho Novo que atravessa o Vale Histrico da Bocaina, fazendo a ligao terrestre entre o Rio de Janeiro e So Paulo, no decorrer do tempo, veio a receber diversas denominaes. Inicialmente (1725), Caminho Novo, para contrapor ao Velho Caminho pelo mar, atravs de Cunha e Parati; Saint-Hilaire (1974), ao sair do Rio de Janeiro rumo a Minas, passou por um trecho que ele denominou de Caminho Novo do Paraba; depois, em 1822, em homenagem pela passagem do prncipe Regente D. Pedro I, em direo a So Paulo, o caminho passou a chamar-se Estrada do Imperador, ficando mais tarde conhecida como Estrada da Corte. Entre 1860 e 1861, durante sua passagem pelo Vale Histrico, Zaluar (1975) registrou o nome de Estrada Geral de So Paulo; no decorrer do sculo XX passou a ser Estrada Rio - So Paulo e, depois da inaugurao da Via Dutra, Antiga Rio - So Paulo. Na atualidade (sculo XXI), o nome oficial SP 068 Via dos Tropeiros.

A FASE TROPEIRA UMA ATIVIDADE ECONMICA E UM MODO DE VIDA Barros (1967a) escreve que, no So Paulo setecentista, dois profissionais se destacavam: o lavrador e o tropeiro. Enquanto a lavoura representava uma atividade econmica estvel, o tropeirismo, por sua vez, se tornou uma atividade empresarial liberal que impulsionou a circulao da riqueza. A partir da segunda metade do sculo XVIII, a atividade tropeira tornou-se comum e o tropeiro um introdutor de hbitos civilizadores. Portador de notcias verdicas ou boatos, s vezes exercia as funes de correio ou de jornal vivo, precursor dos mascates srios e libaneses, os famosos turcos, outra atividade comercial que se difundiria em So Paulo e outros rinces, a partir do comeo do sculo XX. O mascateamento anterior, nos sculos XVIII e XIX, era feito por portugueses e italianos. Por toda a rea do vale paraibano, incluindo a da Bocaina, o tropeirismo tornouse uma verdadeira instituio, um modo de vida, com costumes peculiares e regras bem definidas para os diversos tipos de trabalho que envolviam aquela atividade. Tornou-se, enfim, uma autntica cultura incorporada sociedade e fundamental para dinamizar sua existncia material. Desse modo, inmeras atividades profissionais atrelavam-se ao tropeirismo. Por exemplo, o muladeiro, que comercializava os burros e mulas, comprando lotes de uma a duas centenas de animais, nas feiras de muares, como a de Sorocaba. Dali, os animais seguiam para os currais para fazer a doma, chamada de primeira quebra. Aps amans-los, comeava o treinamento para acostum-los e adapt-los com os apetrechos e a carga, de modo a no corcovear e perder a mercadoria pelo caminho. Especificamente com relao regio do Vale do Paraba Paulista, Ferreira (1997, p. 86) explica:
Durante quase trs sculos, porm, esse foi o nico tipo de transporte possvel nessa regio montanhosa de trilhas ngremes que, na poca, nenhum veculo de rodas conseguia vencer. S esses animais, com suas cargas, enfrentavam os obstculos difceis das ladeiras de pedras soltas, contornando abismos e vencendo os desafios das trilhas na floresta. Por esses caminhos, cruzando as serras da Bocaina e do Mar, eles alcanavam os portos martimos de Parati, Angra dos Reis e Mambucaba, no atual Estado do Rio de Janeiro, em viagens que consumiam, s vezes, uma semana inteira.

A articulao criada, em razo desta atividade, foi muito grande. Nas fazendas e mesmo nos ncleos urbanos, e nas mais distantes ou modestas paragens, havia uma infraestrutura de apoio: estalagens, abrigos, ranchos abertos ou fechados, currais,

profissionais que lidavam com o couro, arreamento, selaria, o ferreiro, os artesos que fabricavam cestos e bruacas (o seleiro, o cangalheiro), o funileiro, o ferrador, o jacazeiro, todos imprescindveis para as tropas, encontrados em todas as cidades do vale e, em alguns casos, nas fazendas e pousadas. As tropas correspondiam aos comboios de muares, e cada mula ou cargueiro levava costumeiramente em torno de quatro arrobas de cestos ou de bruacas. Como explica Barros (1967a, p. 172):
Empreendiam os tropeiros viagens dirias em trajetos de sete a oito lguas de extenso, por entre chapadas escondidas em capoeiras grossas, encharcadas barrancas de rio, ou por serrarias continuadas; as tropas de cangalha marchavam, no mximo, de trs a quatro lguas por dia, chegando a transportar de dez a doze arrobas de acar ou caf, por sua vez. Compunham-se as tropas de lotes de sete ou nove bestas, embora algumas, como as goianas, se constitussem de onze bestas e at mais.

Deste modo, cada tropa era formada por dezenas ou centenas de muares, formando um grupo que, por sua vez, era dividido em lotes. Cada grupo ou tropa era comandado por uma mula treinada para a funo e, em geral, arreada como um cavalo de sela. Atrs dessa mula, chamada madrinheira ou mula de cabea, seguiam, obedientes, os outros muares. Essa madrinheira, mula guia, levava ao pescoo um sino de lata, o cincerro, que emitia um rudo que mantinha unido e dava direo ao grupo. Ademais, a madrinheira recebia adornos especiais, guizos de bronze e outros enfeites. Logo aps a madrinheira seguia o dianteiro ou deanteiro, um burro encangalhado como os outros, mas com arreios mais bonitos, com guizos e outros enfeites coloridos, chamados bonecas, o que o destacava dos demais. Segundo a tradio, esse dianteiro nunca deixava outro animal ultrapass-lo, coiceando ou mordendo os que tentavam tomar-lhe a frente. Por fim, atrs do grupo seguia uma mula chamada de culatreiro ou culatra, normalmente um animal mais tranquilo e manso, acostumado a no deixar nenhum animal da tropa se atrasar ou se extraviar. Era o que transportava o trem da cozinha. Para as jornadas da tropa, os tropeiros se encarregavam de diferentes tarefas. Acompanhando o grupo, seguia o madrinheiro ou guiador, em geral um garoto entre oito e quinze anos que, alm de guiar o deslocamento da caravana, montado numa mula mansa, nos pousos servia de cozinheiro. O madrinheiro devia ser um grande conhecedor dos caminhos e ia sempre ao lado da mula madrinheira. s vezes, adiantava-se tropa, esperando-a no prximo pouso, aguardando o comboio com um caf quente e cheiroso,

a gua fresca nas morangas de barro, ou mesmo o almoo ou o jantar pronto para ser servido ou quase pronto. No havia necessidade de se preocupar com a direo da tropa, com o avano do menino guiador, pois os animais, comumente, seguiam o caminho certo, por instinto ou por condicionamento. Ao tocador cabia a conduo da tropa e ao arreador (nome dado em So Paulo, em Minas arrieiro), que em geral era o dono da tropa ou pessoa de grande confiana do dono, a responsabilidade por tudo mais, isto , pela carga, pelos pees, pelos animais, pela escolha dos pousos e pela ordem da tropa. Pela prpria necessidade, a cultura tropeira incorporou tambm todo um procedimento de uma medicina veterinria popular, empregada para os casos de ferimento ou doenas nos animais. A castrao, por exemplo, requeria cuidados especiais para evitar hemorragias e infeces. O emprego de ervas, benzimento ou poes destinavam-se a tratar de cascos, picadas de cobras ou curar bicheiras, rendidura (problemas com a hrnia dos machos) ou barriga cada. O tropeiro, no ato de aparelhar o animal, seguia regras detalhadas e obedecidas ao p da letra. Desde a colocao do cabresto e da cangalha, dos demais arreios e apetrechos, nos quais iam presas as cargas e os sacoles de couro para carregar as bagagens, at o estender de um couro de boi, para proteger a carga, o ligal, que servia tambm de cama para os pees noite, as regras de aparelhamento eram seguidas conforme a tradio e a eficincia comprovada pela prtica. (FERREIRA, 1997). Os apetrechos usados no labutar cotidiano do tropeiro eram em grande nmero e tais que necessitavam de um verdadeiro especialista para poder lidar com todos eles. Conforme escreve Barros (1967a, p. 172):
O arrieiro, lugar-tenente do patro no comando atilado da tropa, devia ser homem afeito aos tropeiros do serto; precisava conhecer a fundo o ofcio, as manhas dos animais, a fidelidade ao madrinha, assim como a lidar com o complexo aparelhamento empregado: as mantas, baixeiros, sobrecincha, sobrecargas, lombilhos, pelegos, caronas, albardas, socadinhos, cutucas, cabrestos, bucais, cangalhas com retrancas e peitorais, seligotes, bastos, cabea das tintilantes, diversas espcies de couros, um conjunto que se afigurava [...] bizarro, de rude e brbaro aspecto.

Os comboios tropeiros tambm eram distinguidos ou classificados, conforme Luz (2002), de acordo com os volumes que transportavam. Evidentemente isso influa no nmero de lotes de bestas que compunha a tropa. Tropeiros de pequenos volumes transportavam diversos tipos de mercadoria (sal, fumo, pinga, leo etc.). Os de grandes volumes transportavam acar, num primeiro perodo, e depois caf, numa fase

posterior. Levavam a mercadoria at os portos, no litoral paulista e fluminense. Prado Junior (2000), ao se reportar ao tropeirismo e indstria dos transportes, desde a colnia, cita que ao longo das estradas havia estabelecimentos destinados a apoiar as tropas que por ali trafegavam, os chamados ranchos, grandes telheiros nos quais viajantes e suas cargas encontravam abrigo contra as intempries. Eram construdos e mantidos, via de regra, pelos fazendeiros que, embora no cobrassem pela sua utilizao, compensavam-se com a venda do milho para as bestas. Existiam, em menor nmero, os chamados Ranchos Reais, construdos por iniciativa da administrao pblica. Em geral, prximo aos ranchos, no raro era possvel encontrar as vendas, onde era encontrada toda a sorte de artigos que os viajantes podiam necessitar, principalmente bebidas alcolicas. As vendas tambm se constituam num importante ramo de negcios para o fazendeiro das margens da estrada. SaintHilaire (1974), em sua viagem do Rio de Janeiro para as Minas Gerais, descreve em seu dirio de viagem a atividade tropeira, observada em maro de 1822.
Depois de ns, vrias caravanas vieram sucessivamente aboletar-se no rancho. Vm umas do Rio de Janeiro para S. Joo e Barbacena, carregando sal; vo outras destes arredores para a capital e levam toucinho e queijos. Estes gneros que constituem dois ramos de comrcio muito importantes para a comarca de S. Joo transportam-se em cestas de bambu ( jacs), achatados e quadrados. Cada cesto contm cinqenta queijos e dois formam a carga de um burro. Os de toucinho pesam cada um trs arrobas se o burro os leva novo, e quatro, quando j acostumados carga. O sal transportado em sacos. Quando chegam os tropeiros, arrumam as bagagens em ordem e de modo a ocupar menor lugar possvel. Cada tropa acende fogo, parte do rancho, e faz cozinha prpria. Antes e depois das refeies, conversam os tropeiros sobre a regio que percorreram e falam de aventuras amorosas. Cantam, tocam violo ou dormem envoltos em cobertas estiradas ao cho sobre couros. (Saint-Hilaire, 1974, p.49).

Houve um perodo tambm que comboios de tropas transportavam para o governo os quintos do ouro arrecadado nas Minas Gerais, para os portos, como Parati, com destino ao Rio de Janeiro ou Metrpole portuguesa. Barros (1967a) lembra que este intenso comrcio empreendido pelo tropeirismo, que abrangeu boa parte do sculo XIX, foi a origem de muitas fortunas e inmeros chefes de grandes famlias paulistas, mineiras, paranaenses e gachas foram tropeiros. Esse ciclo da economia Planaltina, e em particular paulista, deu origem, posteriormente, a muitos empreendimentos ligados ao ciclo aucareiro e cafeeiro. A negociao de muares gerou muitas fortunas, principalmente em So Paulo, e esse lucrativo comrcio, particularmente concentrado na feira de muares de Sorocaba, perdurou at o advento da ferrovia. Como escreve Luz (2002, p. 88): Muita poeira levantou o tropeiro, muita

carga levou at que um dia, cortando o seu caminho, cruzou um trem. Mas, antes disso, muita carga, muito acar, muito ouro e muito caf foram transportados no lombo dos muares, pelos caminhos de So Paulo, pelo Vale do Paraba, pelo Caminho Velho, pelo Caminho Novo, no Vale da Serra da Bocaina, subindo o serto e descendo o planalto em direo ao litoral. Sobre este processo, Motta Sobrinho (1968, p.30) escreve que:
Em 1883, a produo cafeeira paulista igualou-se fluminense, ultrapassando-a, nos anos seguintes, e distanciando-se cada vez mais. Com o transporte por via frrea, livrou-se o fazendeiro das perdas de mercadorias e dos encargos da tropa.

De acordo com Barros (1967b), o Vale do Paraba recebeu as melhores tropas, recm-criadas nos campos de Lages, nos Campos Novos dos Curitibanos ou no Viamo e vendidas na feira de Sorocaba. O preo do muar no mercado sorocabano era cotado entre 30 mil a 50 mil ris por animal. O Vale do Paraba configurou-se, desse modo, num entreposto regular e importante de tal comrcio. Na regio do Vale Histrico da Serra da Bocaina, em particular, o tropeirismo foi intenso; afinal, o Caminho Novo representava uma rota vital para a circulao de mercadorias. Outras importantes rotas convergiam ou cruzavam os caminhos do Vale Histrico. Um exemplo citado o chamado Caminho do Ouro ou a Trilha do Ouro, que passava em Areias e So Jos do Barreiro, atravessava a Serra da Bocaina e atingia o litoral, na altura de Mambucaba, prximo a Parati. Tropeiros faziam essa rota para, inicialmente, transportar o ouro das Minas Gerais, depois, num outro momento, o caf. Luz (2002) lembra que os pees de Silveiras, que transportavam caf conduzindo as tropas de muares, eram dos mais conceituados. Sua profisso e sua experincia entraram em decadncia com o advento da ferrovia que passava ao longo do Vale do Paraba (a Estrada de Ferro Pedro II, depois Central do Brasil), ligando So Paulo ao Rio de Janeiro e recolhendo a safra cafeeira ao longo das estaes do Vale: Guaratinguet, Lorena, Queluz, Rezende, Barra Mansa, para levar direto ao porto do Rio de Janeiro. CONSIDERAES FINAIS A sub-regio da Serra da Bocaina, parte integrante da Serra do Mar e do Vale do Paraba, trecho paulista, atravs do seu Vale Histrico, representou importantssimo papel na histria econmica, social e cultural de So Paulo. Entretanto, o resgate desta importncia ainda no se fez de modo adequado e completo.

Sua posio geografia estratgica, entre as duas maiores cidades do Brasil, ou seja, So Paulo e Rio de Janeiro, se constituiu num espao de ligao fundamental para a penetrao da cultura do caf em territrio paulista, a partir do Estado do Rio de Janeiro. O Vale Histrico tornou-se passagem natural entre as duas grandes cidades, passagem tambm dos Caminhos do Ouro que demandavam das Minas Gerais ao litoral, na poca do chamado ciclo da minerao (Sculo XVIII). O modo de vida tropeiro encontrou no Vale Histrico da Bocaina sua poca mais pujante e deixou marcar profundas na vida local. Ainda na atualidade possvel encontrar resqucios da cultura tropeira, como na culinria e nos festejos tradicionais como ocorre em Silveiras. Ou, em muitas fazendas da regio, no trato dos animais de montaria. Os velhos caminhos tropeiros, transformaram-se com o tempo em estradas pavimentadas ou carroveis, onde transitam ainda muares, eqinos e modernos veculos automotores. Com a construo e mais tarde pavimentao e duplicao da Via Dutra, ao longo do Vale do Paraba, a chamada Estrada Geral de So Paulo, que ligava a capital paulista com a antiga Capital Federal, o Rio de Janeiro, passando pelo Vale Histrico da Bocaina, foi deixada de lado. As cidades existentes ao longo do chamado Caminho Novo (Estrada Geral de So Paulo), outrora movimentadas e ricas, devido aos lucros da cultura cafeeira, entraram em declnio. O escritor Monteiro Lobato (1995), que morou em Areias (1907-1911), onde exerceu o cargo de promotor pblico, escreveu suas impresses daquele momento histrico, num livro chamado Cidades Mortas. As cidades do Vale, Silveiras, Areias, So Jos do Barreiro e Bananal, j estavam em pleno marasmo econmico. E assim permaneceram at a dcada de 1980 do Sculo XX, quando, ao que parece, teve incio um processo de revitalizao do Vale Histrico, apesar de incipiente ainda. O turismo tornou-se o apangio para essa revitalizao. Com a economia estagnada, porm, com um extraordinrio potencial paisagstico proporcionado pela Serra da Bocaina, as cidades do Vale Histrico tem tudo para tornarem-se um plo turstico capaz de deixar para o passado o epteto de Cidades Mortas. REFERNCIAS ABSABER, Aziz Nacib. Os Domnios da Natureza no Brasil: potencialidades paisagsticas. So Paulo: Ateli Editorial, 2003. 106 p.

ABSABER, Aziz Nacib.; BERNARDES, Nilo. Vale do Paraiba, Serra da Mantiqueira e Arredores de So Paulo: guia de excurso n. 4, XVIII Congresso Internacional de Geografia, 1958. 304 p. ABREU, Capistrano de. Captulos de Histria Colonial (1500-1800). 7 ed. rev. e am. Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: Publifolha, 2000. 280 p. BARROS, Gilberto Leite de. A Cidade e o Planalto: processo de dominncia da cidade de So Paulo: Martins, 1967 (Tomo I). 268 p. BARROS, Gilberto Leite de. A Cidade e o Planalto: processo de dominncia de cidade de So Paulo: Martins, 1967b (Tomo II). 357 p. FERREIRA, Durval. No Caminho dos Tropeiros. Revista Geogrfica Universal. Rio de Janeiro, n 274, p.84-91, Nov/1997. FERRI, Mario Guimares. Vegetao Brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: EDUSP, 1980. 160 p. LOBATO, Monteiro. Cidades Mortas. So Paulo: Brasiliense, 1995. 244 p. LAMEGO, Alberto Ribeiro. O Homem e a Serra. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE/CNG, 1963. (Biblioteca Geogrfica Brasileira, n. 8). 456 p. LUZ, Rogrio Ribeiro da. 5 Cidades Paulistas: uma pequena viagem. So Paulo: KMK, 2002. 264 p. MOTTA SOBRINHO, Alves. A Civilizao do Caf. 2. ed. So Paulo: Brasiliense, 1968. 184 p. MLLER, Nice Lecocq. Apontamentos sobre habitat rural no Vale do Paraiba (Estado de So Paulo). Anais da Associao dos Gegrafos Brasileiros. So Paulo, v. 5, tomo I, (1955-1957), p.183-220, 1958. PRADO JUNIOR, Caio. Formao do Brasil Contemporneo: colnia. So Paulo: Brasiliense/Publifolha, 2000. 408 p. (Grandes Nomes do Pensamento Brasileiro). RODRIGUES, Pndaro de Carvalho. O Caminho Novo: povoadores do Bananal. So Paulo: Governo do Estado de So Paulo, 1980. 182 p. RUELLAN, Francis.; AZEVEDO, Aroldo de. Excurso Regio de Lorena e Serra da Bocaina. Anais da Associao dos Gegrafos Brasileiros. So Paulo, v. 1, p. 37-55, 1945-1946. SAINT-HILAIRE, Auguste de. Segunda Viagem do Rio de Janeiro a Minas Gerais e a So Paulo (1822). Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: EDUSP, 1974. 130 p. SCHMIDT, Carlos Borges. A Serra da Bocaina. Boletim Geogrfico, Rio de Janeiro, ano 6, n. 71, p. 1294-1297, fev/1949.

TARRO, Carolina. A Serra do Passado: nas trilhas e casares da verdejante Serra da Bocaina, uma histria de pompa e de riqueza roubada pelo tempo. Terra, So Paulo, ano 6, n. 12, edio 68, p.76-87, abr/1997. VIADANA, Adler Guilherme. A Teoria dos Refgios Florestais Aplicada ao Estado de So Paulo. Rio Claro: Edio do Autor, 2002. 72 p. WILLEMS, Emlio. Cunha, Tradio e Transio em um Cultura Rural do Brasil. So Paulo: Secretaria da Agricultura do Estado de So Paulo, 1947. 240 p. ZALUAR, Augusto Emlio. Peregrinao pela Provncia de So Paulo (1860-1861). Belo Horizonte: Itatiaia: So Paulo: EDUSP, 1975. 237 p.

S-ar putea să vă placă și