Sunteți pe pagina 1din 2

RESENHA* NEGCIOS. Revista poca: A Tabela do Tesouro. Agosto 2011.

Atualmente com a necessidade de novas tecnologias e fomento da produo das mesmas, o desenvolvimento econmico se torna uma mquina que no para e quer sempre manter sua estrutura econmica estvel independente do que acontea. Isso em contra partida gera uma impacto ao conceito de desenvolvimento sustentvel, que : Um desenvolvimento capaz de suprir as atuais e as futuras geraes sem comprometer as necessidades das mesmas. De acordo com o texto a Tabela do Tesouro da revista poca, podemos ver claramente que o desenvolvimento econmico no est preocupado com os impactos que podem existir devido s atitudes desenfreadas de se extrair esses minrios de terras raras, que de certa forma alm de promover impactos ambientais podem impactar tambm na sade humana. A grande problemtica que todos querem ter inovaes tecnolgicas, produtos novos do momento, mas no param pra pensar de que forma a matria prima foi extrada e que tipo de problema isso pode trazer para as atuais e futuras geraes. A demanda e a oferta por novas tecnologias contrapem esse conceito de desenvolvimento sustentvel, porque at empresas que pregam esse desenvolvimento, muita das vezes est apenas preocupada com a imagem da empresa e atrela a sua estratgia ao chamado Marketing verde ou Marketing ambiental que a grande bola da vez atrelada sustentabilidade. Hoje o ser humano virou escravo de si prprio, porque em defesa do desenvolvimento econmico so capazes de desapropriar famlias, cidades e destruir reservas que no futuro poderiam servir de fontes alternativas de energias. Como o prprio texto diz quando faz referncia ao Vandio, diz que o impacto da mina pode reverberar em pelo menos sete cidades.

*UNIJORGE - Gesto Ambiental. Disciplinas: Meio Ambiente e Patrimnio Ambiental. Fontes de Financiamento para Projetos Ambientais. Professora: Msc.Rafaela Oliveira Ludof. Aluno: Jeanderson Santos Oliveira. Salvador 2011.

Uma coisa que podemos chamar a ateno que desses minrios que tem sido encontrado na Bahia j serviu at para a reconstruo do Japo depois do desastre de Fukushima. Infelizmente s pensam no hoje e usam do imediatismo para querer crescer a economia, mas quando essas reservas acabarem e se saturarem os impactos ficaro e os nicos prejudicados seremos ns que pagaremos pelas nossas prprias atitudes. O Brasil tem um grande potencial energtico e isso interessa a grandes pases, os mesmos por sua vez exploram o quanto podem e depois deixam os impactos expostos e prejudiciais a qualquer tipo de vida. Para que realmente haja uma execuo verdadeira do conceito de desenvolvimento sustentvel necessrio trabalhar a questo da educao ambiental, que primordial para o entendimento da preservao e da importncia da diminuio de impactos ou com a inexistncia deles. Hoje j tem pessoas que fazem isso e acreditam que podem mudar o mundo fazendo sua parte, sei que uma atitude utpica, mas que pro futuro ser de grande valia, na hora de pensar em construir ou desenvolver qualquer tipo de atividade que ser passvel de certificaes ou de licenas ambientais. Espero que as pessoas tomem conscincia das atitudes feitas no presente e mudem desde j, pois no futuro elas sero como espelhos e refletiram as conseqncias causadas pelas atitudes anteriores.

S-ar putea să vă placă și